Anda di halaman 1dari 2
Reflexão de Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação Em UFCD: Fundamentos de Cultura, Língua e
Reflexão de Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação Em UFCD: Fundamentos de Cultura, Língua e

Reflexão de Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação

Em UFCD: Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação abordámos temas como a relação entre os contextos de vida e os trajectos pessoais; a importância do outro na construção do Eu; a importância dos equipamentos culturais para os cidadãos; a arte e análise de algumas obras de arte mundialmente famosas.

Abrangemos também o tema da percepção da língua como elemento construtor do universo; os fenómenos de variação da língua como causam e consequências da intervenção cívica e social no campo do conhecimento; o papel da média e da opinião pública nas relações interpessoais e a importância dos documentos como elementos de difusão de informação sobre um determinado tema.

Ao estudarmos os contextos de vida, verifiquei que o contexto em que vivemos ou pelas experiências vividas nos grupos em que crescemos, também as normas e valores dados em família vai influenciar o modo como se relacionam com os outros.

Ao relacionarmos com os outros tornamo-nos com novos comportamentos como competir, lutar ou ajudar um amigo.

A família tem um papel importante na formação do Eu porque ela à que nos transmite valores, a educação e tradições para nos inserirmos na sociedade.

Para haver um desenvolvimento pessoal temos de interagir com os outros a nível social, profissional e familiar.

Foi importante salientar que os equipamentos culturais numa sociedade são importantes porque as pessoas exprimem-se e é uma maneira de distracção.

Neste módulo fomos a uma visita de estudo a uma exposição de fotografia intitulada”Zenografias” de Rui Goulart dentro do tema “Obras de Arte”.

Ainda dentro do tema”Arte”analisamos algumas obras de arte de artistas mundialmente famosos e a visualização de um filme sobre a vida pessoal e profissional do pintor “Pollock” onde conhecemos a sua famosa técnica de pintar.

Visualizamos também “Code da Vinci” em que observei que cada pessoa tem uma maneira diferente
Visualizamos também “Code da Vinci” em que observei que cada pessoa tem uma maneira diferente

Visualizamos também “Code da Vinci” em que observei que cada pessoa tem uma maneira diferente de ver a história e conta-la.

Foi importante este tema sobre a arte porque fiquei a conhecer melhor de maneira que através desta posso usar na imagem para a minha empresa, quer na escolha das cores para o escritório quer também para artigos de decoração.

Não menos importante, abordamos o domínio de mecanismo linguísticos que viabilizem metodologias de diagnóstico e prospecção. A percepção da língua como elemento construtor do Universo e também como organismo vivo e em constante mudança.

Abordamos o papel dos média e da opinião pública nas relações interpessoais em que têm um papel fundamental na formação da opinião pública. Os média criam e mudam visões da realidade, dividem ou unem a população sobre um determinado assunto.

Os sistemas de comunicação e os média numa sociedade ajudaram a interligar as pessoas quer longe ou perto.

A comunicação ajuda a publicitar produtos de informação influenciando a sociedade a tomar certas decisões no acesso a bens e serviços. Os documentários como elementos de difusão de informação sobre um determinado assunto são importantes nos dias de hoje.

Na minha opinião gostei deste modulo e da maneira como foi apresentado, o que contribuiu para melhorar o meu português na escrita.

Ponta Delgada, 23 de Setembro de 2010

Formadora: Susana Dias

Formanda: Ana Cristina Roias