Anda di halaman 1dari 63

DeepC Anlise de Risers e Umbilicais

Fan Joe Zhang


Sesam Business Development Manager DNV Software / Houston

Joo Henrique Volpini Mattos


Engenheiro Naval Regional Sales Manager - Maritime & Offshore Solutions (South America), DNV Software / Brasil

Agosto 2012

DeepC
Ferramenta do Sesam para anlise de risers e linhas de ancoragem conectadas corpos flutuantes estacionrios.

Anlise sem e com acoplamento. Modelagem de estruturas delgadas. Definio e execuo de anlises no domnio do tempo :
Riflex e Simo para anlise acoplada. Riflex para anlise convencional de riser.

Ps-processamento estatstico. Anlise de fadiga dos risers. Code-checking de carregamento combinado de risers
metlicos.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

DeepC : Histrico
Resultante do projeto de pesquisa sobre ferramentas de anlise em guas profundas (DEPER JIP) no perodo 1996-1999. O projeto foi uma cooperao entre DNV e Marintek, sob os auspcios do Royal Norwegian Council for Scientific and Industrial Research e vrias companhias de petrleo e empresas de engenharia :
Aker Engineering Australian Maritime Engineering CRC Babcock & Wilcox Brown & Root ETPM AS Kvaermer Oil & Gas Mobil Norsk Hydro Offshore Design Petrobras Saga Statoil Umor Technology

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

DeepC : Propsitos
Anlise tradicional do projeto de risers para guas rasas e profundas, desde a modelagem at a anlise de fadiga e verificao por normas. Calcular precisamente as respostas das linhas de ancoragem/risers e o movimento da embarcao. Efetuar anlise acoplada com vrios corpos conectados, cobrindo todos os tipos de layouts de campos. Levar em conta os efeitos de acoplamento :
- Foras de restaurao no lineares - Amortecimento devido dinmica das estruturas delgadas - Carregamento nas estruturas delgadas - Foras de inrcia nas estruturas delgadas
3 embarcaes conectadas

Servir de pr e ps-processador grfico para Simo e Riflex.


Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados. 4

DeepC : Aplicaes
FPSOs
- Amortecimento da excitao de baixa frequncia. - Movimentos lentos de flutuao/avano/deriva. - Melhoria da preciso da resposta da catenria de risers de ao. - Previso da contribuio da fadiga de baixa frequncia. - Melhoria da modelagem dos movimentos lentos de jogo, arfagem e afundamento. - Fatiga de sistemas de risers tensionados. - Resposta de afundamento de trelias clssicas de Spars.

Semisubmersveis

Spars

TLPs

- Incorpora foras no lineares e dinmicas da correnteza na resposta na frequncia das ondas. - Melhora a preciso da previso do avano e de alta frequncia do amortecimento da arfagem.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

Configurao de Risers : Steel Catenary Riser (SCR)


Pr : Movimentos da plataforma absorvidos por mudanas na configurao da geometria Contra : Sujeito cargas de fadiga, particularmente na regio em que toca o solo, devido :
- Movimentos da plataforma - Vibrao induzida por vrtices (VIV) - Correnteza.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

Configurao de Risers : Top-tensioned Riser (TTR)


Pr : Contra : Risers verticais suportados pela trao Requisitos pesados de re-trabalho no topo. Compensadores de afundamento permitindo um movimento relati- Requer plataforma com boas caractersticas de resposta de movimento vo entre o riser e a plataforma. Evita flambagem e flexo excessiva devido ao movimento da plataforma e VIV Reduz custos de perfurao e completao.
- Tension Leg Platform (TLP) - Spar
- Pequeno afundamento (15 cm a 3m) - Afundamento negligvel (0 to 30 cm)

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

Configurao de Risers : Free-standing Riser


Prs : Desacopla a resposta do riser da plataforma associada, bem como dos efeitos de vento e swell. O requisito principal garantir uma fora de flutuao que estabilize o riser no longo prazo. Contras : O riser ainda sofre movimentos induzidos pela correnteza. A resposta estrutural do riser estes movimentos ao longo de sua vida til ainda deve ser avaliada.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

Desafios no Projeto de Risers


Modo tradicional : metodologias desacopladas. Para guas profundas o efeitos do acoplamento das linhas relativamente ao movimento da plataforma pode ser significativo. esperada uma reduo na amplificao dos movimentos da plataforma comparado aos resultados da anlise sem acoplamento. A anlise acoplada considera a interao entre
- o comportamento hidrodinmico do casco, - o comportamento estrutural das linhas de ancoragem. - e risers sujeitos s foras ambientais.

Para guas profundas e ultra-profundas, o projeto da SCR adotando deslocamentos prescritos da anlise acoplada ir fornecer resultados mais realsticos e otimizados, do que quando comparado a anlise no acoplada convencional.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

Caractersticas do Movimento da Plataforma em WF e LF


Movimento de avano

Riser/ancoragem/plataforma compreendem um sistema dinmico integrado nico

Componentes do movimento mdio +LF+WF

tempo

Resposta complexa ao vento, ondas e correnteza


A resposta na frequncia de ondas (WF) devido ao carregamento das ondas na plataforma normalmente no influenciada pelas estruturas delgadas. A resposta de baixa frequncia (LF) devida excitao dinmica do vento e foras de onda de segunda ordem. O movimento horizontal de baixa frequncia definido pela dinmica da ressonncia do sistema riser/ancoragem/plataforma. O amortecimento essencial para a predio destes movimentos. O deslocamento mdio definido pelo carregamento ambiental mdio e as caractersticas de restaurao do sistema riser/ancoragem/plataforma.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

10

Anlise do Movimento Sem Acoplamento


Modelo de Cargas da Plataforma : Massa e restaurao hidrosttica Modelo de amortecimento Carga de ondas de 1 e 2 ordem Carga de vento e correnteza Modelo de Estrutura Esbelta : Caractersticas de restaurao hidrosttica Sem carregamento externo nas estruturas delgadas

Modelo de resposta sem acoplamento :

Esquema da Soluo : Soluo no domnio do tempo da plataforma (6 graus de liberdade) Fora de restaurao das estruturas esbeltas aplicadas como foras estticas externas no lineares (molas)

Avaliao em separado dos outros efeitos de acoplamento entre a plataforma e os riser requerida. Ex : - Amortecimento devido dinmica das estruturas delgadas Efeitos dependentes da excitao no - Carga da correnteza nas estruturas delgadas. sistema a serem avaliados caso a caso. - Foras de inrcia devido s estruturas delgadas.
Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados. 11

Anlise do Movimento Com Acoplamento


M (x) + C(x)x + K (x) = f (x, x, t ) x
O modelo de foras da plataforma incluido no modelo detalhado de elementos finitos na modelagem da estrutura delgada completa (risers e ancoragem). Plataforma, ancoragem e risers so resolvidos simultaneamente no domnio do tempo, com equilbrio dinmico a cada passo de tempo. Todos os efeitos de acoplamento na so automaticamente levados em conta. Um modelo grosseiro da estrutura delgada ainda pode capturar os efeitos principais do acoplamento, e pode ser aplicada para uma maior eficincia computacional. Uma resposta mais precisa para a anlise global de desempenho estruturas ancoradas.

Modelo de resposta acoplada entre a plataforma e a estrutura delgada

Todos os efeitos de acoplamento so levados em considerao, por ex. : - Fora de restaurao no linear - Amortecimento devido dinmica da estrutura esbelta - Correnteza nas estruturas esbeltas - Foras de inrcia devido s estruturas esbeltas.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

12

Anlise Acoplada com Mltiplos Corpos


TLP FLOW TRANSFER LINE CALM BUOY

Os flutuantes, linhas de ancoragem, risers, e FTL, constituem um sistema dinmico integrado que responde ao vento, corrente e ondas de maneira complexa.

FPSO

Axial force at two ends of FTL


(wave/wind/current_180deg, swell_225deg)
end at FPSO end at TLP

4000

4050

4100 (sec)

4150

4200

Na anlise da resposta dinmica dos corpos flutuantes, a anlise acoplada leva em conta a restaurao, amortecimento e foras inerciais dos outros corpos. Os flutuantes, ancoragem e risers so resolvidos simultaneamente, com equilbrio dinmico em cada passo de tempo.
Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados. 13

Efeitos do Acoplamento
1) Restaurao esttica do sistema de posicionamento como uma funo do deslocamento do flutuante. 2) Carga de corrente e seus efeitos na fora de restaurao do sistema de ancoragem e de risers. 3) Frico com o leito martimo (se as estruturas tiverem contato com o fundo). 4) Amortecimento pelos sistemas de ancoragem e risers devido dinmica, correnteza, etc. 5) Contato casco-riser (importante em Spars). 6) Foras adicionais de inrcia devido aos sistemas de ancoragem e risers. Anlise desacoplada : 1) levado em conta com preciso 2), 4), 6) podem ser aproximados 3), 5) geralmente no so considerados Tratamento consistente de todos os 6 efeitos
14

restaurao

amortecimento inrcia

Anlise acoplada :
Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

Quando os Efeitos do Acoplamento So Importantes ?


Sistema Flutuante Profundidade Raso Pequenos ---------------Moderada Moderados Pequenos ----------Profunda Altos Moderados Moderados Altos Ultra Profunda Altos Moderados Moderados/ Altos Altos

FPSO TLP Spar


Sistema de riser Aircan

Spar
Sistema de riser suportado pela Spar

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

15

Estratgias de Anlise Acoplada


Advanced vessel model Simplified slender structure model

Anlise separada do movimento da plataforma/estrutura delgada


Vessel Motion Analysis

O propsito da anlise acoplada a predio dos movimentos da plataforma Um modelo groseiro das estruturas delgadas aplicado, ainda capturando os efeitos principais do acoplamento (amortecimento, restaurao, correnteza)
(a)

LF & WF vessel motions

(b)

Select vessel motion representation

Establish representative offset (mean & LF)

WF &LF vessel motions

Uma anlise detalhada da resposta da estrutura delgadas feita atravs de elementos finitos, considerando os movimentos forados da plataforma. Abordagem flexvel e eficiente, frequentemente utilizada no projeto de risers com anlise detalhada de fadiga.

Vessel WF motion RAO

Advanced slender structure model of each riser & mooring

Anlise combinada do movimento da plataforma/estrutura delgada


Inclui o modelo detalhado das estruturas delgadas de interesse no modelo de resposta acoplada.. Abordagem simples tudo de uma vez

Slender structure analysis

Slender structure analysis

WF slender structure responses

WF & LF slender structure responses

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

16

Carregamento Hidrodinmico
No Sesam as foras de excitao da embarcao podem ser calculadas utilizando :
- Mtodo da radiao/refrao teoria potencial 3D. - Teoria das faixas modelo de foras viscosas. - ou ambos.

O carregamento hidrodinmico das estruturas esbeltas so modeladas por Morison, baseando-se na velocidade relativa. Os principais modelos utilizados so :
Carregamento de ondas regulares (Stokes 5 ordem e Airy). Carregamento de ondas irregulares (Airy). Cinemtica calculada por FFT ou sries cossenoidais. Carregamento hidrodinmico calculado at a superfcie livre (Wheeler, movimento potencial). - Carregamento hidrodinmico em tubulaes parcialmente submersas.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

17

Carregamento de Ondas Regulares


Benefcio principal : Condies regulares em adio a condies irregula-res de mar. A anlise tpica de fadiga devido a ondas regulares similar a anlise com ondas irregulares, que normalmente incluem :
- Criao de mltiplas ondas regulares e durao baseados em um diagrama de disperso de ondas. - Especificao de um determinado nmero de perodos (em geral 10) baseados em um gabarito de anlise pr-definido, - Execuo de todas as anlises e da anlise final de fadiga.

Condies de ondas regulares podem tambm ser utilizadas em anlise acoplada.

Onda regular apresentada

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

18

Diagramas de Disperso Direcionais


Benefcios principais : Utilizao de mltiplos diagramas de disperso. Esta funcionalidade torna muito mais fcil a manipulao de diagramas de disperso dependentes da direo.
- O usurio somente precisa especificar as probabilidades de cada discretizao da disperso (como mostrado a direita). - Esta funcionalidade se aplica a tanto a diagramas de disperso regulares como irregulares.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

19

Execuo Paralela
possvel executar vrias anlises em pararelo (max. 64).
- Reduo do tempo de processamento. - Licenas adicionais do Simo/Riflex podem ser necessrias.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

20

DeepC : Softwares DNV Relacionados


GeniE HydroD
- Wadam

Modelagem do casco e distribuio de massas. Interface grfica para o Wadam


Interao corpo-onda, radiao/refrao e teoria de Morison.

GeniE

Mimosa Digin DeepC


- Simo

Anlise de ancoragem no domnio da frequncia. Comportamento e instalao de ncoras ofshore. Anlise de acoplamento e de raisers, no linear no domnio do tempo.
Gerao de foras no flutuante (tambm usado para simulao de operaes martimas e anlise sem acoplamento. Programa de elementos finitos para estruturas delgadas, anlise e solver de equaes de movimento.

HydroD

Wadam

Mimosa

- Riflex

DeepC

Xtract

Apresentao aperfeioada de resultados e animao.


Xtract

Riflex

Simo Digin

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

21

DeepC : Como Utilizar


GeniE
Modelo:
Forma de casco

HydroD / Wadam
Hidrodinmica:
Massa adicional Amortecimento Funes de transferncia

DeepC / Riflex / Simo


Modelagem & Anlise:
Ambiente Modificao da embarcao (coeficientes de vento e corrente, massa, etc.) Controle da anlise

Distribuio de massas

Foras

Ancoragem/risers

Processamento das sries temporais:


e movimentos. Filtragem (LF, WF) Envelopes de resposta Verificao de normas Anlise de fadiga
Power Spectrum of Oil Offloading Line Tension

Estatsticas de foras

opcional

opcional

DeepC D2.0-05 Date: 10 Apr 2003 10:51:36

Energy Density Spectrum

50000

100000

150000

200000

250000

300000

0.15

0.2

0.25

0.3

0.35

0.4

0.45

0.5

0.55

0.6

0.65

0.7

0.75

0.8

0.85

0.9

0.95

1.05

1.1

1.15

1.2

Circular Frequency [rad/s] S0: 41204.1, S1: 23002.7, S2: 14502, S3: 10137.2, S4: 7653.19, Tz: 8.92615, Cut off: 1, Smoothing: 7

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

22

Wadam (Wave Analysis by Diffraction and Morison Theory)


Anlise hidrodinmica da iterao entre ondas e estrutura (domnio da frequncia) para corpos estacionrios.
Interao hidrodinmica entre vrios corpos independentes Estruturas fixas e flutuantes de formato arbitrrio Semi-submersveis TLP FPSO SPARS Gravity based Teoria de radiao-difrao 3D e de Morison Amortecimento viscoso Foras de excitao e resposta de 2 ordem Gerao das cargas para anlise estrutural (Sestra) Transferncia de dados para o DeepC

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

23

Wadam em Aplicaes Multi-Corpos


A anlise multi-corpos do Wadam calcula a interao hidrodinmica entre os corpos Obteno dos operadores de amplitude de resposta (RAO)
- Os movimentos de uma das embarcaes podem alterar a resposta da outra devido perturbao do fluido

Massa adicional e amortecimento


- Se as embarcaes estiverem muito prximas, elas podem agir como paredes, levando a diferentes massas adicionais e coeficientes de amortecimento
direo das ondas cavado pico

Visualizao da superfcie livre


- Animao do novo campo de ondas e da regio entre as embarcaes

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

24

DeepC/Wadam : Anlise de Corpos Prximos (1)


Acoplamento hidrodinmico entre corpos flutuantes Matrizes de massa adicional e amortecimento
- Transferidas do Wadam para o DeepC - Matrizes fora da diagonal ainda no so includas no Riflex (e portanto no DeepC

[11] [21]

[12] [22]

Foras de excitao de 1 ordem


- Transferidas do Wadam para o DeepC

Foras de arrasto de 2 ordem


- Transferidas do Wadam para o DeepC

Movimento dos corpos


- Calculados pelo DeepC

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

25

DeepC/Wadam : Anlise de Corpos Prximos (2)


224 m

20 m

Alternativas de Anlise
a) b) c) Corpo nico Multi-corpos Multi-corpos simplificado, negligenciando as matrizes fora da diagonal principal quando calcular os movimentos dos corpos

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

26

DeepC/Wadam : Anlise de Corpos Prximos (3)


Multi-corpos Jogo Corpo nico Afundamento

Multi-corpos simplificado

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

27

DeepC/Wadam : Anlise de Corpos Prximos (4)


Matrizes fora da diagonal so contribuies importantes na soluo do movimento
- A anlise do Wadam mostra este efeito - Simo trata as matrizes fora da diagonal e pode ser usado acoplando as estruturas modeladas mas no fazendo a anlise acoplada - Combinando a opo multi-corpos do Wadam com a anlise do Simo podemos calcular os acoplamentos fsicos e hidrodinmicos entre dois ou mais corpos flutuantes.

[11] [21]

[12] [22]

A generalizao no possvel
- Sistemas multi-corpos acoplados diferem de configurao para configurao - Sistemas de ancoragem so muito diferentes - Grandes diferenas no tamanho dos corpos

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

28

Simo (1)
Simulao de operaes martimas, com anlise do movimento e manuteno da posio de embarcaes e cargas suspensas.
Modelagem flexvel de sistemas multi-corpos Simulao no linear no domnio do tempo Cargas ambientais devido ao vento, ondas e corrente Simulao interativa ou em lote Posicionamento dinmico Operaes de guindastes com acoplamento mecnico Completao do convs (deck mating)

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

29

Simo (2)
Clculo do movimento de qualquer nmero de corpos
- Foras fracas de acoplamento e engate - Integrao das equaes de movimento para cada corpo separadamente - Passo mximo de tempo relacionado ao menor perodo natural

Cada corpo tem 3 ou 6 graus de liberdade


- Vrios modelos de foras

Sistemas de posicionamento
- Molas - Linhas de ancoragem - Impelidores

Acoplamentos
- Molas e amortecedores
Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados. 30

Riflex (1)
Anlise estrutural no linear de risers e umbilicais Estruturas martimas delgadas
- Risers, linhas de ancoragem, umbilicais, tendes de TLP

Recursos
Ondas regulares e irregulares Recurso para perturbao cinemtica Perfis arbitrrios Efeitos de presso hidrosttica interna e externa Contato com leito do oceano Propriedades no lineares de materiais Formulao do contato Pipe-in-Pipe Elementos de conexo (rtulas, juntas flexveis, swivels)

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

31

Riflex (2)
Imbatvel na velocidade de obteno da soluo (de 10 a 20x mais rpido que outros softwares na anlise com mar irregular) Excepcionalmente estvel Grande flexibilidade Grande versatilidade para cargas ambientais Opera com grandes massas de dados muito eficientemente

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

32

Slide 32

DeepC : Interface
Menus e barra de ferramentas Dicas e barra de status

Navegador

rea de trabalho

Interface de linha de comandos


Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados. 33

DeepC : Deriva Lenta de FPSO


Nveis de amortecimento dependentes da excitao de baixa frequncia mais realistas
- Tenses consistentes na linha de ancoragem - Respostas consistentes nos risers - Respostas consistentes no turret (foras/momentos)

Casos intactos e avariados podem ser verificados Casos extremos de fadiga podem ser cobertos Interaes hidrodinmicas e estruturais (ex : FTL flow transfer line) Estratgia de anlise adequada tempo de computao tempo real Interao onda e correnteza (wave drift damping)

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

34

DeepC : Anlise de Linhas de Ancoragem


Modelagem de uma ou vrias linhas na interface grfica do DeepC

Linhas independentes do movimento da embarcao :


- Funes de transferncia lidas de arquivo (acoplada ou desacoplada) - Sries temporais lidas de arquivo (tipicamente desacoplada) - Sries temporais lidas de anlise acoplada exitente

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

35

DeepC : Anlise Pipe-in-pipe

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

36

Anlise de Fadiga e Code-Checking 3 Abordagens


Anlise acoplada
- Resultados mais precisos - Ondas regulares e irregulares - Abordagem mais demorada

Uma opo eficiente


1. Faa a anlise acoplada global com um modelo grosseiro incluindo todas as estruturas delgadas, 2. Remova todas as linhas exceto as do rizer a ser analisado, 3. Refine o modelo (fazendo vrios modelos locais detalhados), 4. Re-execute a srie temporal da anlise acoplada para cada modelo local para executar o ps-processamento.

Anlise no acoplada com ondas irregulares


- Abordagem mais comum, mas os resuyltados podem ser sensveis profundidade - Movimento da embarcao baseado em RAO's - Abordagem mais rpida

Anlise no acoplada com ondas regulares


- Abordagem rapidssima utilizada na fase preliminar do projeto - Similar modelagem com mar irregular

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

37

DeepC : Verificao de Risers


Baseada em anlise sem ou com acoplamento Verificao da capacidade de acordo com
- DNV OS F201 - Tenses de Von Mises (API RP) - ISO 13628-7

Tenses axiais e momentos fletores escalados por fatores de acordo com


- LRFD ou WSD - ULS, SLS, ALS

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

38

DeepC : Anlise de Fadiga (1)


Anlise de fadiga em linhas tubulares
- Baseada em anlise com ou sem acoplamento - No linear no domnio do tempo - Ondas regulares e irregulares - Contagem de Rain-flow

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

39

DeepC : Anlise de Fadiga (2)


Representao grfica da vida de fadiga Representao tabular dos dados estatsticos de fadiga Discretizao da disperso
- Cada bloco corresponde a uma seleo de clulas - Uma anlise no domnio do tempo para cada bloco.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

40

DeepC : Resultados
Plotagens XY para apresentao de sries temporais, resposta, espectro, envelopes, etc., com exportao para o MS Excel. Apresentao grfica e relatrio estatstico da vida til por fadiga. Animao de movimentos tpicos e foras na ancoragem e risers. Ps-processamento interno de respostas de sries temporais (foras e deslocamentos) :
Filtros passa-alta/passa-baixa Espectro de resposta Envelopes Clculo de parmetros estatsticos chave

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

41

Exemplo 1 : Anlise Acoplada de FPSO em Turret


Experincia / exemplos Efeitos tpicos do acoplamento Efeitos do sistema
Norne

Modelo no DeepC

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

42

A Importncia dos Efeitos do Acoplamento


Amortecimento do avano como funo da profundidade

Deslocamento mdio/dinmico do FPSO como funo da profundidade Dynamic

Mean (static)

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

43

Experincia da FPSO com Anlise Acoplada


Efeitos significativos de acoplamento identificados
- Carga da correnteza nas estruturas delgadas (at 40% do total). - Amortecimento de avano em baixa frequncia de 20-30% do crtico. - Resposta na frequncia de ondas no influenciada pelos efeitos de acoplamento.

Experincias com a anlise acoplada


- Performance numrica estvel. - Pode ser aplicado um modelo simplificado das estruturas delgadas. - Tempo de computao = tempo real. - Aplicvel nas anlises do projeto. - A modelagem rpida para usurios experientes.

Efeitos do acoplamento fortemente dependentes do sistema


- Nmero de risers e linhas de ancoragem (mais amortecimento e foras de inrcia). - Profundidade.

Efeitos de acoplamento dependentes da excitao


- Ondas e correnteza. - Precisa ser estimado para a condio ambiente real.

A anlise acoplada contribui significativamente para o aumento da confiabilidade da anlise dos movimentos da FPSO

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

44

Exemplo 2 : Anlise Acoplada de SPAR


Experincia / exemplos Efeitos tpicos do acoplamento Efeitos do sistema

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

45

Tipos de SPAR
convencional truss

cell

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

46

Respostas Importantes da Anlise Acoplada de SPAR


Avano/deriva, afundamento e balano/caturro na frequncia de onda Avano/deriva, afundamento e balano/caturro em baixa frequncia Tenses das linhas de ancoragem Resposta dos risers Movimentos verticais em sistemas de risers suportados por bias (air-can) Golpe no tensionador para sistemas de risers verticais suportados pela SPAR

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

47

Caractersticas dos Movimentos WF-LF da SPAR

O centro de rotao em LF fica no fairlead

Centro de rotao em WF

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

48

Movimento de Avano Acoplado/Desacoplado (1)

Movimentos na quillha do SPAR

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

49

Movimento de Avano Acoplado/Desacoplado (2)

Movimentos na linha d`gua do SPAR

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

50

Efeitos do Acoplamento Casco/Estruturas Delgadas


Efeitos de acoplamento ; o tamanho influencia !

Hoover/Diana (1460m) sobre o centro de Houston

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

51

DeepC : Anlise Acoplada de SPAR Clssica

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

52

DeepC : Anlise Acoplada de SPAR Truss


Casco do SPAR

Linhas de ancoragem (16)

Risers SCR (2)

Risers tensionados pelo topo (15)

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

53

Esperincia na Anlise Acoplada de SPAR


Efeitos gerais do acoplamento
- Padro complexo do movimento WF/LF - Dificuldade na calibrao de modelos de anlise sem acoplamento - Efeitos significativos de acoplamento identificados - Sensvel profundidade e condies ambientais - Efeitos de acoplamento identificados no movimento de afundamento em WF (em particular em sistemas SSVR). Caso contrrio sem efeitos de acoplamento em WF - Reduo no desvio padro em LF
Avano WL Avano Quilha Caturri 10-20 % 10-35 % 15-30 %

Efeitos de Acoplamento no Afundamento


- Anlise acoplada essencial, particularmente para SSVR - Desvio padro reduzido por um fator de 2 quando comparado a anlise sem acoplamento - Modelagem do atrito/deslizamento do contato casco/riser essencial - Contribuio significativa de amortecimento pelo sistema de ancoragem, em particular para sistemas convencionais amarra/cabo

Experincias com a anlise acoplada


- Performance numrica estvel. - Pode ser aplicado um modelo simplificado das estruturas delgadas. - Tempo de computao = tempo real. - Aplicvel nas anlises do projeto. - A modelagem complexa mas rpida para usurios experientes.

A anlise acoplada essencial para a anlise de SPAR em guas profundas

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

54

DNV Offshore Codes : Hierarquia


Especificaes de Servio
OSS-302 Offshore Riser Systems

OS-F201 Dynamic Risers (steel)

Padres Offshore
RP (titan, composite, flexibles)
Operao Construo

Prticas Recomendadas

Normas internacionalmente aceitas

Projeto

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

55

Suporte s Normas e Prticas Recomendadas de Risers


DNV-OS-F201 Dynamic Risers Critrios de Projeto AO Filosofia de Projeto Cargas Anlises

DeepC Anlise Acoplada

Prticas Recomendadas
DNV-RP-F204 Riser Fatigue, DNV-RP-C204 Coupled Analyses ...

DeepC.Riser Anlise de Risers

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

56

DeepC
O DeepC completo consiste de : DeepC Concept Manager DeepC Analysis Engine SIMO DeepC Analysis Engine RIFLEX DeepC Post-processing Engine Fatigue (FLS) ULS code checks
Extenses Modelagem / entrada de dados Controle da anlise Interface integrada entre o corpo flutuante e os solvers FE para anlise acoplada Solver integrado de elementos finitos (vigas e prticos) para anlise acoplada de riser/ancoragem Ps-processamento especial para clculo dos envelopes de espectro e estatsticas chave dos resultados das sries temporais Avaliao de avaria por fadiga das linhas de ancoragem e risers Verificao ULS pelas regras DNV-FS-201 LRFD, WSD, Von Mises (API)

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

57

DeepC.Riser
Subconjunto do DeepC :
- Interface com usurio customizada. - Modelagem de uma ou vrias linhas.

Movimento da embarcao independente da linha :


- Funes de transferncia lidas de arquivo (RAO do Wadam ou sries temporais lidas de anlise acoplada existente). - Somente Riflex (Simo no utilizado). - Em adio ondas irregulares.

Anlise no domnio do tempo : Ondas regulares :

Velocidade computacional :

- Anlise de fadiga. - VIV (vortex induced vibrations) extenso Vivana do Riflex. - Cenrios.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

58

DeepC.Riser
O DeepC.Riser um pacote consistindo de :

DeepC.Riser GUI
DeepC Analysis Engine RIFLEX DeepC Post-processing Engine Fatigue (FLS) ULS code checks
Extenses
Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados. Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

Modelagem / entrada de dados Controle da anlise Solver integrado de elementos finitos (vigas e prticos) para anlise de riser simples Ps-processamento especial para clculo dos envelopes de espectro e estatsticas chave dos resultados das sries temporais Avaliao de avaria por fadiga das linhas de ancoragem e risers Verificao ULS pelas regras DNV-FS-201 LRFD, WSD, Von Mises (API)

59

Slide 59

DeepC : Sumrio

Eficincia computacional Performance numrica (estabilidade e robustez com relao ao sistema de modela-gem) Flexibilidade de modelagem, fcil acesso modificaes no sistema Ps-processamento eficiente (ULS/FLS) Recurso de verificao por normas (LRFD) A anlise com acoplamento essencial em guas profundas Extensivamente validado

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

60

As the oil and gas fields get deeper, the installations of deepwater platforms become more challenging. The coupling effects between a floater and its moorings become more pronounced and more important. Sesam is an excellent tool for analysing the interaction between hull, moorings and risers.
Andy Kyriakides, Project Manager, Modec International LLC.

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

61

Alguns Usurios DeepC

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

Slide 62

Dvidas
www.dnv.com.br
Salvaguardando a vida, a propriedade e o meio ambiente
Joo Henrique Volpini Mattos
Engenheiro Naval DNV Software - Maritime & Offshore Solutions Regional Sales Manager South America joao.volpini@dnv.com +55 21 3722 7337 +55 21 8132 8927

Det Norske Veritas Ltda. Todos os direitos reservados.

63

Anda mungkin juga menyukai