Anda di halaman 1dari 11

Belo Horizonte, p.

1-163

Crimes da terra na Amaznia, de Ingls de Sousa a Dalcdio Jurandir


Marli Tereza Furtado | UFPA

Resumo: O trabalho faz uma reviso diacrnica da produo romanesca que retratou a Amaznia brasileira, de modo a formar e sistematizar uma tradio. Nessa linha de observao, abordam-se aspectos de Contos amaznicos publicado em 1893, de Ingls de Sousa, at uma obra de Dalcdio Jurandir, Ponte do galo, de 1971. Palavras-chave: crimes, terra, Amaznia.

Dentre os autores que retrataram literariamente a Amaznia brasileira,


h nomes de variados estados que atingiram reconhecimento nacional, como o fluminense Euclides da Cunha, o gacho Raul Bopp, o paulista Mrio de Andrade, o potiguar Peregrino Jnior, o pernambucano Alberto Rangel, alm do portugus Ferreira de Castro. H, ainda, autores locais que ultrapassaram as fronteiras nativas e galgaram espao nas regies Sul e Sudeste, inscrevendo seus nomes nas Histrias da Literatura Brasileira, como os paraenses Ingls de Sousa, Abguar Bastos, Osvaldo Orico, Raimundo de Moraes, Dalcdio Jurandir, e, mais recentemente, os amazonenses Mrcio Souza e Milton Hatoum.

103

O eixo e a roda: v. 17, 2008

Coube a Ingls de Sousa, com as obras O caucalista, de 1876, O coronel Sangrado, de 1877 e O missionrio, de 1888, inscrever a Amaznia no mapa do romance brasileiro, no sculo 19, quando, no esprito do nacionalismo reinante, nosso romance teve fome de espao e uma nsia topogrfica de apalpar todo o pas. Na sequncia, Euclides da Cunha, com o livro margem da histria (1909), deu curso ao que o paraense iniciou, tanto no assunto quanto na proximidade da esttica naturalista, com duas ressalvas. A primeira diz respeito ao tom mais ensastico do que romanesco dos textos de Euclides e segunda liga-se ao fato de que o aspecto combativo da obra de Sousa foi e interpretado em Euclides como prenncio pr-moderno de um renovado debruar-se sobre os problemas sociais 1 e morais do pas. Na esteira do livro de Euclides, seguiu-se o de seu amigo Alberto Rangel, Inferno verde (1909), obra apadrinhada por Euclides e na qual reverbera o estilo grandiloquente do padrinho. Interessa, no entanto, que uma tradio do retrato amaznico, pautada na narrativa social, na fixao dos choques produzidos 2 pelos grandes interesses que governam os homens se formou a partir de Sousa, embora oscilante entre o retrato ora mais centrado nos dramas do homem e menos na natureza, ora mais na natureza, que de to imponente se torna voluntariosa e apequena os dramas do homem, impotente diante dela, mesmo que pertinaz e persistente. Dos trs autores, a produo que se voltou reiteradamente para o mesmo espao foi a de Ingls de Sousa, mas citemos dele apenas Contos amaznicos (1893) para perfilar autor e obra aos outros dois autores e obras de modo a formar uma trilogia. Nesse livro de contos, d-se o que consideramos crimes da terra, uma vez que barbaridades so cometidas em nome da terra, ou ento em funo da prepotncia de coronis, de mandatrios polticos, sempre acobertados porque defensores ou legitimadores de uma ordem social sistematizadamente opressora. Desse modo, monstruosa a violncia impetrada em nome da defesa da Ptria a tapuios pobres e ignorantes, caso do conto O voluntrio; monstruosos crimes so relatados na tentativa perseguida por Sousa de discutir dialeticamente a face herico-brbara da Cabanagem no Par, em A quadrilha de Jac Patacho e em O rebelde.

1. 2.

BOSI. Histria concisa da Literatura brasileira, p. 12.

PEREIRA. Histria da literatura brasileira. Prosa de Fico, de 1870 a 1920, p. 163.

104

Belo Horizonte, p. 1-163

Essas narrativas de Sousa apontam tambm para a difcil situao da mulher, sempre colada na condio masculina. Por mais que tenha esprito independente, depende do dinheiro, da proteo e da fortuna do homem. Se a situao dele decresce em qualquer sentido, sobre ela recai maior infortnio, como a velha Rosa, de O voluntrio, que acaba louca, ironicamente cantando uma quadrinha popular que enaltece o Imperador Pedro Segundo, em nome do qual lhe foi tirado o bem maior, o filho que a protegia e lhe garantia mansuetude na vida pobre e ordinria, num sitiozinho nas proximidades de Alenquer. Em O rebelde, Jlia, ainda menor, nica filha do mulato Paulo da Rocha, sofre primeiro a desdita de ficar como refm dos cabanos enquanto dada misso difcil ao pai, depois, quando o pai preso, no se sabe seu destino, mas o narrador do conto nos leva a inferir sobre isso. Na denncia dos malefcios pessoais que se transformam em dramas humanos coletivos e tambm ecolgicos, movidos pela ambio resguardada pela poltica do lucro e pela falta de polticas planejadas pela macroestrutura para proteger tanto o trabalhador comum, quanto a natureza, segue Euclides da Cunha nos textos narrativos, literrios, aos quais faltam maior tessitura ficcional. Na primeira parte de margem da Histria, intitulada Na Amaznia terra sem histria, so antolgicas as denncias do autor, agora j no contexto do ciclo econmico da borracha. O sistema criado para enredar o imigrante, no que o autor chama de a mais criminosa 3 organizao do trabalho, em que o homem trabalha para escravizar-se, responsvel pela ecloso de crimes e barbries, da o tom reivindicativo que 4 assumem algumas narrativas. Assoberbantes, no entanto, revelam-se Os caucheiros e Judas Ahsverus. O primeiro nos deixou a frase lapidar dos caucheiros como construtores de runas e o segundo, o mais ficcional de todos, cenas literariamente bem traadas da solido do seringueiro, no apenas porque est distanciado de outros seringueiros, mas porque esquecido pelas polticas governamentais. dOs caucheiros, todavia, que queremos tratar e registrar o que foi apontado em Ingls de Sousa, a crueldade contra a mulher, em denncia e cena que para ns so matrizes do conto Maiby, de Inferno verde, ltimo livro do que estamos denominando trilogia amaznica, criadora e sistematizadora de

3. CUNHA. margem da histria, p. 35. 4. Leia o final de Impresses gerais e de Rios em abandono, na mesma
obra.

105

O eixo e a roda: v. 17, 2008

uma tradio de seu retrato. Em seu texto, Euclides fala do trfico criminoso e 5 absolutamente impune de mulheres, revelando as faces intrincadas a esse fenmeno, como o contnuo descaso com a mulher, tratada apenas como pea reificada naquela engrenagem violenta, brutal e extremamente dirigida pelo e para o homem. Por isso o narrador do conto euclidiano nos explica que para o caucheiro a mulher era um regalo, um presente, um traste que ele abandonaria 6 primeira eventualidade, sem cuidados. Veja-se, no entanto, a cena descrita pelo narrador sobre um crime:
Num dia, de julho de 1905, quando chegava ao ltimo puesto caucheiro do Purus, uma comisso mista de reconhecimento, todos os que compunham, brasileiros e peruanos, viram um corpo desnudo e atrozmente mutilado, lanado margem esquerda do rio, num claro entre as frecheiras. Era o cadver de uma amauaca. Fora morta por vingana, explicou-se vagamente depois. E no se tratou mais do incidente cousa de nonada e trivialssima na paragem revolvida pelas gentes que a atravessam e no povoam, e passam deixando-a mais triste com os escombros das estncias abandonadas (...)
7

Na mesma teia enredada para a escravizao do seringueiro descrita por Euclides da Cunha, Alberto Rangel situa Sabino como devedor de quantia relativa a quatro anos de trabalho no seringal, cujo nome, Soledade, ndice de agruras humanas. Sabino coloca a mulher, tida apenas como reduplicao de suas despesas e consequentes dvidas, como pea de valor na diminuio de seu saldo devedor. Pea negociada, para ser usada por Srgio, outro seringueiro, Maiby martirizada por Sabino e aparece no final da narrativa como smbolo. Veja-se:
Atado com uns pedaos de ambcima madeira da estrada, o corpo acanelado da cabocla adornava, bizarramente, a planta que lhe servia de estranho pelourinho. Era como uma extravagante orqudea, carnosa e trigueira, nascida ao p da rvore fatdica. Sobre os seios trgidos, sobre o ventre arqueado, nas pernas rijas, tinha sido profundamente embutida na carne, modelada em argila baa, uma dzia de tigelas.

5. 6. 7.

CUNHA. margem da histria, p. 73. CUNHA. margem da histria, p. 72. CUNHA. margem da histria, p. 73.

106

Belo Horizonte, p. 1-163

Devia o sangue da mulher ench-las e por elas transbordar, regando as razes do poste vivo, que sustinha a morta. Nos recipientes, o leite estava coalhado, um sernambi vermelho (...)
8

O narrador nos diz que Maiby um smbolo pago de imolao da terra e, continuando a linha euclidiana de um narrador indignado, compara o martrio da mulher com o do Amazonas, que se oferece em pasto de uma indstria que o esgota. Na tradio j sistematizada, seguem vrios autores. Destaquemos o portugus Ferreira de Castro, com o romance A selva, a abrir o marcante decncio de 30 para a literatura brasileira. Castro seguiu a denncia euclidiana do que se 9 convencionou denominar epopia do trabalho no seio da Amaznia, ao que acrescentou a protagonizao do enredo tambm pela floresta. Como alguns outros autores, o romancista portugus produziu, com tcnica realista, um romance que traa um completo quadro da vida em um seringal amaznico, desde a arregimentao do nordestino em sua terra natal, as agruras da viagem e da chegada ao seringal, organizao do trabalho no local, e centra fora nas vicissitudes do dia a dia do trabalhador, preso quele sistema, escravizado ao trabalho. O diferencial de Castro a substituio do narrador indignado de Euclides da Cunha para um narrador onisciente neutro, segundo a tipologia de 10 Friedman, que manipula o foco da narrao, aproximando-se ou distanciando-se das personagens, equilibrando o jogo entre sumrio e cena, o que garante, na economia da obra, a ficcionalidade literria. Assim, por fora da ambio, mas tambm na busca de trabalho, o homem retratado por Castro, apenas dono de sua fora de trabalho, torna-se um ttere da selva por ter se tornado um ttere do patro e seus consortes , arregimentadores, capatazes que lhe exploram a pobreza e lhe retiram a esperana e as perspectivas. Nesse clima, a morte de seringueiros e de ndios se torna comum e as cores dos crimes violentos, resultando em morte fsica, aparecem fortemente tingidas:
L estava um homem sem cabea e outro, vermelhusco, latago, de longo e luzidio cabelo, como Alberto nunca vira. Do decapitado, nem a veste se reconhecia: era uma pasta de sangue seco, estendendo-se, em

8. RANGEL. Inferno verde, p. 217-218. 9. VALDEMAR. O xito e o esquecimento. 10. Citado por LEITE. O foco narrativo.

107

O eixo e a roda: v. 17, 2008

mamilos, por todo o tronco e vindo morrer, em ndoas escuras, ao cabo das calas de brim. O outro, no. Sangrentos tinha apenas os lbios, onde viera espraiar-se, em onda branda, a hemorragia interna, e um pequeno crculo, mui cerca do corao. Estava nu, no zarco diludo da sua cor, desde a ponta dos ps cabeorra de detalhe enrgico e tudo 11 nele tinha propores de fecundador de humanidade primitiva.

No romance, o crime da organizao escravizadora do trabalho gera o sentimento libertrio nos escravizados e a tentativa de fuga, considerada crime para os que escravizam, descambando para a tragdia do final da obra. Desse modo, a cena final do enredo, o grande fogo que come a sede do seringal, ironicamente chamado de Paraso, metfora dos crimes inconfessos e acobertados pela lei que ignora as leis. Os autores brasileiros continuadores da linhagem da denncia da explorao humana na Amaznia foram aos poucos retirando da selva a protagonizao das obras. Assim o fez Abguar Bastos com a obra Safra, de 1937, na qual demonstra que ao ciclo da borracha sobreveio o da castanha, repetindo-se a mesma estrutura de trabalho massacrante ao homem comum, que parece predestinado a muito trabalho e nenhuma riqueza, enquanto a outros at o poder de fechar um rio se torna possvel. Antes de discorrermos sobre Safra, ltimo romance de uma srie dos dramas da Amaznia, lembremo-nos de Terra de Icamiaba, de 1931, ntida aluso a e dilogo com Macunama, de Mrio de Andrade, assim como com os manifestos literrios da dcada anterior. Nesse romance de esprito xenfobo, Bastos cria um heri autctone que tem a misso de conduzir seu povo para o eldorado amaznico, a terra das icamiabas, onde se instauraria uma nova ordem, despojada da escravizao do brasileiro. Numa revolta acontecida em consequncia da barbrie impingida por estrangeiro que tomam as terras do brasileiro (o autor no deixa muito claro quem seria esse brasileiro), Bepe sai vitorioso e impinge aos estrangeiros o sacrifcio por meio de ardiloso estratagema. Abandona-os em um castanhal, durante uma forte tempestade de janeiro. A natureza se encarrega de massacrar os rus, bombardeados com os ourios de castanhas que despencam sobre eles, com a fora da chuva e do vento, em cenas pico-dantescas, traadas ainda com tintas naturalistas, focalizando as cabeas esmagadas e os corpos destroados, qual o seringueiro da cena de Ferreira de Castro.

11.

CASTRO. A selva, p. 255.

108

Belo Horizonte, p. 1-163

A narrao em Safra centrou-se no drama dos pobres despossudos e seus reveses para viver da pouca produo de castanha, em uma vila, na regio de Coari, no Rio Solimes. Em meio a latifundirios, o pequeno tem que aliar-se sempre aos mandos e desmandos de um deles. Esses se revelam ferozes a ponto de fecharem o rio, eliminarem opositores, promoverem guerras locais. O drama de Valentim conduz a ao. Pequeno extrativista, dono apenas de sua fora de trabalho, espremido entre o poder dos grandes castanheiros Dalvino Dantas e Major Leocdio, acabou assassinando Bento, aliado de Dalvino para prejudic-lo na extrao e venda da castanha. Junto ao drama de Valentim, casado com Aninha e pai de um filho doente, Manduca, desfilam outros dramas de pobres da vila e dentre estes emergem o de algumas mulheres, umas prostitudas, outras abusadas por homens inescrupulosos, outras ainda, desventuradas no amor incontinente, barrado por autoritarismos paternos. Tambm os crimes contra a infncia margeiam a obra. Antolgico o triste captulo Comedores de terra, que orquestra a denncia do descaso com a misria da infncia local, por meio do toque onomatopaico do barulho da terra na boca das crianas: carrau...carrau...carrau. O marajoara Dalcdio Jurandir (1909-1979) publicou, entre 1941 e 1978, dez romances que formam o ciclo Extremo Norte, a saber: Chove nos campos de Cachoeira (1941), Maraj (1947), Trs casas e um rio (1958), Belm do Gro Par (1960), Passagem dos inocentes (1963), Primeira manh (1968), Ponte do galo (1971), Os habitantes (1976), Cho dos lobos (1976), Ribanceira (1978). Coube ao primeiro romance do ciclo continuar a quebra daquela tradio iniciada por Bastos em seu ltimo romance, retirando de vez a selva da protagonizao das obras. Auxiliado por tcnica inovadora, a anlise mental, o monlogo interior, muitos recuos temporais, Dalcdio localiza a saga do mestio Alfredo, personagem central do ciclo, entre os anos 1920 e 1930 do, com retrospectivas a dados e fatos anteriores a essa dcada. O que o autor retrata j o vazio deixado pelo ciclo econmico da borracha. Ele se utiliza, pois, do ciclo romanesco, no para narrar o processo em andamento da queda do ciclo da borracha, nem a passagem de um modo de apropriao da terra a outro, ou de um modelo econmico a outro, mas para desvelar o vazio de um modelo econmico; no vazio deixado pela queda do ciclo da borracha trafegam suas personagens e do memorialismo de algumas recuperamos o auge desse ciclo j extinto. Do memorialismo de uma personagem feminina, Lucola Saraiva, na obra Trs casas e um rio, recuperamos os anos ureos do ciclo da borracha, metaforizados no nome de uma fazenda fantasmagrica, o reino de Marinatambalo,

109

O eixo e a roda: v. 17, 2008

no qual imperavam os Meneses, importadores da pompa dos costumes ingleses a ponto de promoverem caadas de antas e capivaras em rplicas caa inglesa das raposas. A ferocidade de Edgar Meneses pe fim festa, em cena que ressoa de Maiby, de Alberto Rangel. Note-se:
Aturdida, Lucola viu uma mulher, nua e amarrada ao tronco, retorcer-se dentre as cordas e enfrentar, num segundo, a luz e todos aqueles homens e mulheres que rccuavam sem fit-la. Era d. Adlia que, horas antes, danava com o marido, o Edgar Meneses, muito bonita, sorrindo, a face meio oculta no leque entreaberto. No curto olhar e na imobilidade em que ficou arquejando, o seu silncio de terror e de instintiva revolta revelava uma selvagem e triunfante repulsa pelo marido que se debatia ainda nas mos dos amigos para investir sobre ela. Quando o levaram, a luz do carbureto apagou-se como tambm as luzes do salo da casa grande. Lucola, numa vertigem, foi-se arrastando no meio de toda aquela gente que se retirava s pressas e uma solido caiu no bosque, to funda e escura que os longos soluos da mulher j seriam tambm pela prxima desgraa dos Meneses. D. Adlia ficou no tronco at a madrugada quando o cunhado a soltou, atirando sobre a nudez uma baeta vermelha e mandando-a montar no cavalo que a levou ao Arari. O vaqueiro semanas 12 depois apareceu morto num lago, meio comido pelos jacars.

Dalcdio Jurandir renovou a tcnica, mas no a denncia dos desmandos dos mandatrios locais. E junto com esse quadro que demonstra a prepotncia masculina contra a mulher, pobre ou rica, perceba-se que Adlia pertence elite local, queremos retratar outro, da stima obra do ciclo. Em Ponte do galo, a memria de D. Amlia traz tona um crime cometido pelo mesmo Edgar Meneses, em tempos posteriores ao ciclo da borracaha, quando a famlia se encontrava decada financeiramente, mas ainda no poder, a repetir as brutalidades antigas. Alado a chefe da polcia local, Edgar continua a assombrar a populao com os crimes de seu desmando. O quadro que focalizamos redimensiona de modo brutal todos os crimes em nome da terra numa Amaznia que parece terra de ningum porque de alguns poucos. Quando tira frias em Cachoeira, Alfredo ouve da me que Messias Monteiro, em defesa de sua propriedade, assassinou um Meneses em cuja desforra

12.

JURANDIR. Trs casas e um rio, p. 230.

110

Belo Horizonte, p. 1-163

acode Edgar, fazendo o assassino desenterrar, dias depois, o defunto e com ele abraar-se para arrancar do peito do morto o chumbo do tiro que lhe dera. Depois, obrigou Messias a enterrar novamente o morto e o trancafiou durante trs dias, com as roupas sujas, sem poder troc-las e tomar banho. Veja-se a cena:
Ento que prende o seu Messias. Afina o umbigo-de-boi nas costas do homem, enfiam pela noite, agarram o homem, carregam com o homem at chegar no cemitrio, um cemiteriozinho que tem no Retiro. Ao p da sepultura do que levou o chumbo, o Capito, naquela voz macia dele, escorregosu: Vamos. Pegue a enxada, meu filho, revire a sepultura. Desenterre, meu filho. Dizia meu filho... O homem, at inocente do que lhe diziam, virou-se pro Capito que lhe deu com a bota no vazio, l no vazio do filho de Deus, e as bocas das armas, oito, viraram em cima do homem, cresceram, roando a carne do homem. J bem noite, um breu, alumiao s o candeeiro pendurado na ponta da sela de um deles, tinham entrado no cemitrio a cavalo com o homem na corda. Desenterra-Desenterra! todos dando grosso a ordem, mais das bocas das armas que da boca deles. Inchado de umbig-de boi e do arrastamento pelo cho, o homem comeou a abrir aquela sepultura com as bocas das armas fazendo a roda, e foi, o fim do sete palmos, que deu um pulo para trs, como coisa dum soluo, um gemer feio, assim contou o vaqueiro que ficou de testemunha, oculto, s espiando. No, seu Capito!, (...) E todos: desenterra! Desenterra! Tira da cova! E o homem, o que fez? l vai, que havia de fazer, seu Messias um homem magro, um triste caador de marreca (Tira da cova! Abre!) tirando da cova e abrindo o caixo, trs dias tinha, golfava aquele ar, todos de chapu abanando, as bocas das armas no lombo j s sangue do sufocado e este que havia de fazer? a ter de suspender nos braos aquele que matou, ali a peso das armas, as bocas das 13 armas lhe dizendo: ou carrega o defunto ou deita eterno a no lado dele.

Apesar de longa, consideramos importante a citao pelo que nos revela. Primeiramente, esclarecemos que o excerto faz farte de um longo perodo em que a enunciao se constri via personagem. D. Amlia, me de Alfredo, negra, quase analfabeta, conta ao filho mais esse episdio de arbitrariedade do ex-imperador de Marinatambalo (nome arcaico da ilha de Maraj). A narrao de d. Amlia demonstra a opo tcnica dalcidiana que, no decorrer dos dez romances

13.

JURANDIR. Trs casas e um rio, p.116-117.

111

O eixo e a roda: v. 17, 2008

do ciclo, empresta, pouco a pouco, a voz do narrador em terceira pessoa, aos personagens populares das narrativas. Temos, por essa razo, a insero, no ciclo, do imaginrio social da regio pela voz do povo e no de um narrador culto, como em todos os outros romances citados. Essa personagens narradoras, em sua maioria, so pobres e/ou estigmatizadas, caso de d. Amlia, ironizada porque preta e casada com o branco Major Alberto Coimbra, secretrio da Intendncia. Na voz de d. Amlia encontra-se o recorte ilustrativo no s da opo dalcidiana pelos pobres locais, mas tambm a dificuldade de se retratar o universo amaznico ignorando as faccias dos poderosos, em tempos ureos econmicos ou em tempos de parada, como o foram os anos que se seguiram queda do ciclo da borracha. Mesmo Mrio de Andrade, fora do tradio amaznica que vimos retratando, coloca o rapsdico Macunama a lutar, em terras paulistas, com o regato peruno Vesceslau Pietro Pietra, o gigante Piaim, em razo de ele ter se apossado da muiraquit, riqueza amaznica desviada para a posse individual. Em vez de rapsdico, Dalcdio criou tambm um protagonista mestio que erra pela Amaznia paraense (Maraj, Belm e interior do estado) querendo entender os homens e as causas de tantas runas que atravessam seu caminho. Por meio do percurso dessa personagem, traa-se o roteiro do percurso de tantos outros homens que erraram pela Amaznia; por meio da verossimilhana da histria desses homens, percebe-se a histria da regio amaznica; por meio da representao dalcidiana, traceja-se o roteiro da representao Amaznica na literatura brasileira.

Abstract: This study intends a diachronic revision of the literary representation of the Brazilian Amazon in order to form and crate a tradition. Some aspects of some novels are observed, such as Contos amaznicos, published in 1893, by Ingls de Sousa, and Dalcdio Jurandirs, Ponte do galo, published in 1971. Keywords: crime, land, Amazon.

112

Belo Horizonte, p. 1-163

Referncias
BASTOS, Abguar. Terra de Icamiaba.Rio de Janeiro: Andersen Ed., 1934. BASTOS, Abguar. Safra. Rio de Janeiro: Ed. Conquista, 1958. BOSI, Alfredo. Histria concisa da Literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 1973 CANDIDO, Antonio. Formao da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, I976. v. 2. CASTRO, Ferreira de. A selva. Lisboa: Guimares, 1947. CUNHA, Euclides da. margem da histria. So Paulo: Cultrix, 1975. JURANDIR, Dalcdio. Ponte do galo. So Paulo: Martins, 1971. JURANDIR, Dalcdio. Trs casas e um rio. Belm: Cejup, 1994. LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. So Paulo: tica, 2004. PEREIRA, Lcia Miguel. Histria da Literatura brasileira. Prosa de Fico, de 1870 a 1920. Rio de Janeiro: INL; Braslia: MEC, 1973. SOUSA, Ingls de. Contos amaznicos. So Pauo: Martin Claret, 2005. RANGEL, Alberto. Inferno Verde. [s.l.]: Tipografia Minerva, 1914. SOUSA, Ingls de. Contos amaznicos. So Pauo: Martin Claret, 2005. VALDEMAR, Antnio. O xito e o esquecimento. Dirio de Notcias. Lisboa, 24 maio 1998. Disponvel em: <http://www.instituto-camoes.pt/arquivos/literatura/ centferrcastro.htm>. Acesso em: 20 ago. 2004.

113

Anda mungkin juga menyukai