Anda di halaman 1dari 5

ESTUDO DA TABELA PERIODICA

Introduo A tabela peridica a que hoje temos acesso no foi sempre igual desde que foi criada, tendo sofrido muitas alteraes. A tabela peridica nasceu da necessidade de agrupar os elementos que tinham propriedades qumicas e fsicas semelhantes, e separar os que no tinham nada em comum. Desde a primeira tentativa de Dobereiner de classificar os elementos, a tabela peridica sofreu inmeras alteraes, passando por Chancourtis, Newlands, Meyer e Mendeleev. Histria da tabela peridica A Tabela Peridica surgiu devido crescente descoberta de elementos qumicos e das suas propriedades, os quais necessitavam ser organizados segundo as suas caractersticas. At 1800 aproximadamente mesmo nmero de camadas de electres. 30 Elementos eram conhecidos; hoje me dia, na Tabela Peridica constam 110 elementos. O nome "Tabela Peridica" devido periodicidade, ou seja, repetio de propriedades, de intervalos em intervalos. A base da classificao peridica atual a tabela de Mendeleev, com a diferena de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus nmeros atmicos e no com os pesos atmicos, como era a classificao feita por Mendeleev. A Tabela Peridica atual formada por 109 elementos distribudos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de perodo. Os elementos pertencentes ao mesmo perodo possuem o mesmo nmero de camadas de electres. Por exemplo: 3Li 4Be e 10Ne, tanto o ltio, o berlio e o non possuem duas camadas de electres, logo esto no segundo perodo. A primeira tentativa real de se classificar os elementos de comportamento qumico semelhante devida a J. W. Dobereiner com suas trades. Ele procurou estabelecer vrios grupos de trs elementos com propriedades qumicas semelhantes. Observou, ento, que a massa atmica do elemento central era a mdia aritmtica das massas atmicas dos outros elementos. Para os conhecimentos da poca, a classificao era interessante, mas logo se verificou que, na maioria dos elementos, a massa atmica do elemento central no era a mdia aritmtica dos outros dois. Na dcada de 1860, as massas atmicas foram determinadas de maneira mais exata. Dois cientistas tiveram, ento, a mesma idia.

Chancourtois disps os elementos na ordem crescente das suas massas atmicas numa superfcie cilndrica chamada parafuso telrico. Os elementos colocados na mesma vertical apresentavam propriedades qumicas semelhantes. Alm de complicado, o parafuso s era vlido at o clcio. Newlands, ao ordenar os elementos na ordem crescente das massas atmicas fez uma curiosa comparao. Como existem sete notas musicais, a oitava nota sempre uma repetio da nota de onde se partiu. Com os elementos aconteceria a mesma coisa, porque o oitavo elemento teria as mesmas propriedades que o primeiro. Embora falha e muito ridicularizada na poca, essa classificao teve o mrito de esboar o conceito de periodicidade, isto , propriedades que se repetem aps certo perodo. Poucos anos depois, dois cientistas: L. Meyer e D. Mendeleev visualizaram melhor a periodicidade das propriedades dos elementos. Meyer fez uma tabela tomando como base o volume atmico dos elementos. Inicialmente Mendeleev ordenou-os em colunas, segundo as massas atmicas crescentes e observou que os elementos quimicamente semelhantes ficavam numa mesma horizontal. Posteriormente, reuniu esses elementos de propriedades semelhantes em colunas, denominadas grupos. Enunciou, ento, a lei peridica, segundo a qual, dispondo-se os elementos na ordem crescente de massas atmicas, as suas propriedades variam de modo definido e retornam ao mesmo valor em pontos fixos das sries. Ele tinha tanta confiana na validade da lei que, quando a ordem dos elementos parecia ser interrompida, deixava espaos em branco, lacunas que corresponderiam a elementos que deveriam ser descobertos. Mendeleev chegou a prever as propriedades destes elementos, acertando em quase todas. Outro mrito seu foi admitir que as massas atmicas de alguns elementos estivessem erradas. Inverteu suas posies, como, por exemplo, no caso do telrio e do iodo. Nem mesmo a descoberta de uma famlia completa de novos elementos, os gases nobres, desfigurou a classificao de Mendeleev. Os gases nobres ficaram perfeitamente acomodados pela simples adio de uma coluna vertical. Embora lanada na mesma poca e sendo semelhante de Mendeleev, a classificao de L. Meyer tem hoje apenas significado histrico. O que perfeitamente explicvel pelo fato de ser a tabela do qumico russo mais completa, mais simples e, principalmente, muito mais audaciosa para a poca. bom lembrar que naquela poca, o tomo era considerado indivisvel. Portanto, noes hoje em dia consideradas primrias, como a nuvem eletrnico e o nmero atmico, eram simplesmente desconhecidas.

Propriedades peridicas e aperidicas


A tabela peridica existe para organizar os elementos que tm propriedades qumicas e fsicas semelhantes. Os metais, semimetais, no-metais e gases nobres formam grupos subdivididos para facilitar a localizao. Mas a Tabela Peridica no til apenas para saber sobre a massa atmica, nmero atmico e distribuio eletrnica dos tomos, podemos us-la para observar as propriedades peridicas e aperidicas que so usadas para relacionar as caractersticas dos elementos com suas estruturas atmicas. Vejamos cada uma em particular: Propriedades peridicas: ocorrem medida que o nmero atmico de um elemento qumico aumenta, ou seja, assume valores que crescem e decrescem em cada perodo da Tabela Peridica. Entre as propriedades peridicas temos: raio atmico, energia de ionizao, eletroafinidade, eletronegatividade, densidade, temperatura de fuso e ebulio e volume atmico. Demonstrao: a propriedade peridica eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita da Tabela, uma vez que quanto menor um tomo maior ser sua eletronegatividade. Propriedades aperidicas: os valores desta propriedade variam medida que o nmero atmico aumenta, mas no obedecem posio na Tabela, ou seja, no se repetem em perodos regulares. Exemplos de propriedades aperidicas: calor especfico, ndice de refrao, dureza e massa atmica. vlido ressaltar que a massa atmica sempre aumenta de acordo com o nmero atmico do elemento, e no diz respeito posio deste elemento na Tabela.

Propriedades Peridicas
A Tabela Peridica pode ser usada para relacionar as propriedades de seus elementos com suas estruturas atmicas. Os elementos se organizam de acordo com suas propriedades peridicas: medida que o nmero atmico aumenta, os elementos assumem valores crescentes ou decrescentes em cada perodo. As principais propriedades peridicas so: Raio atmico, Energia de Ionizao, Afinidade eletrnica e Eletronegatividade.

Raio atmico Essa propriedade se relaciona com o tamanho do tomo, e para comparar esta medida

preciso levar em conta dois fatores: - Quanto maior o nmero de nveis, maior ser o tamanho do tomo; - O tomo que apresenta maior nmero de prtons exerce uma maior atrao sobre seus eltrons. Energia de Ionizao Energia necessria para remover um ou mais eltrons de um tomo isolado no estado gasoso: quanto maior o tamanho do tomo, menor ser a energia de ionizao. - Em uma mesma famlia esta energia aumenta de baixo para cima; - Em um mesmo perodo a Energia de Ionizao aumenta da esquerda para a direita. Afinidade eletrnica a energia liberada quando um tomo no estado gasoso (isolado) captura um eltron. Em uma famlia ou perodo, quanto menor o raio, maior a afinidade eletrnica. Eletronegatividade Fora de atrao exercida sobre os eltrons de uma ligao. Na tabela peridica a eletronegatividade aumenta de baixo para cima e da esquerda para a direita. Essa propriedade se relaciona com o raio atmico, sendo que, quanto menor o tamanho de um tomo, maior ser a fora de atrao sobre os eltrons.

Identificao, separao, destaques Na tabela peridica moderna se identifica de imediato a separao entre os metais, esquerda da tabela, os no metais direita e os semi-metais entre os dois grupos anteriores. O hidrognio no se classifica em nenhuma destas definies e ocupa um lugar de destaque na cabeceira da tabela. Os gases nobres, por possurem propriedades nicas, formam uma coluna exclusiva na extrema direita. As colunas da tabela peridica renem as famlias dos elementos qumicos, sendo que algumas possuem nomes especficos (tabela 1):
Famlia 1 (1A) Famlia 2 (2A) - Alcalino-terrosos Alcalinos Alcalino-terrosos

3B(3), 4B(4), 5B(5), 6B(6) 7B(7), 8B(8, 9 e Elementos de 10), 1B(11), 2B(12) Transio Famlia 13 (3A) Famlia 14 (4A) Famlia 15 (5A) Famlia 16 (6A) Famlia 17 (7A) Famlia 18 (Zero) Famlia do boro Famlia do carbono Famlia do nitrognio Calcognios Halognios Gases Nobres

As famlias dos elementos qumicos se definem pela semelhana entre a composio da ltima camada de eltrons, aquela onde as reaes qumicas acontecem. As linhas horizontais da tabela peridica so chamadas de perodos, sendo que em cada perodo se renem elementos qumicos com o mesmo nmero de camadas eletrnicas. No terceiro perodo, esto posicionados o sdio (Na), fsforo (P) e o enxofre (S) porque esses elementos, e todos os demais daquela linha, possuem trs camadas de eltrons em torno do ncleo de seus tomos.

Anda mungkin juga menyukai