Anda di halaman 1dari 5

Laje trrea Para elevar a habitao da cota do terreno, de modo a ser possvel passar todas as ligaes necessrias ao abastecimento

de guas e drenagem de esgotos, tem de ser determinado previamente em planta qual o local de passagem das condutas e da caixa de esgoto. VER PLANTA E DETERMINAR LOCAL TUBAGENS As ligaes elctricas no iro constituir obstculo pois no ir passar pela laje trrea mas sim ser ligada a uma caixa na habitao facilmente acessvel, e com recurso a uma calha tcnica oculta por debaixo do soalho. A nossa laje ter como referncia a altura de aproximadamente 3 degraus, de modo a evitar infiltraes. Como ser uma laje sem caixa-de-ar (espao no ventilado) recorreu-se ao uso de Floormate como material impermevel e isolante trmico. O uso do Floormate deve-se ao seu comportamento como isolante trmico, =0,035 m2.C/W, evitando a existncia de transferncias de calor para o solo; por possuir uma resistncia compresso de 300kPa, sendo adequado para uso residencial; pela sua capilaridade nula, o que o torna totalmente impermevel; apresenta temperaturas de servio de -50 a +75C e um coeficiente de dilatao linear de 0,07 mm/m.C. (http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/Floormate_Sotecnisol.pdf) Os outros componentes da laje: enrocamento de 0,15m, beto de 0,10m com painis de malhasol, placas de Floormate de 30mm, areia compactada de 0,10 com tubagens e betonilha de regularizao de 0,10m.

fig. Constituio da laje trrea

O sistema de suporte do muro atravs de blocos de beto Bayfield que funcionam por encaixe, dispensando o uso de argamassas, e garantem uma resistncia para muros at 1,20m de altura sem recurso de reforo geossinttico, sendo a opo ideal, pois dispensa o uso de dispositivos de ancoragem e funciona como um muro gravtico.

Fig. Bloco Bayfield http://www.soplacas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=113&Itemid=5 94&lang=pt

A escolha recaiu nestes blocos devido sua facilidade de aplicao e por questo paisagsticas pois existem em diversas cores, agradando a diversos clientes.

Fig. Instrues de construo do muro http://www.wallmuro.pt/images/stories/docs/catalogo-muros-2009-2010.pdf

No caso de terreno com nveis freticos altos, no possvel utilizar esta configurao e ter de se substituir o enrocamento na configurao acima por uma caixa-de-ar sanitria, com uma altura nunca inferior a 0,50m. Devido s pontes trmicas no apenas necessrio isolar o solo sob a habitao, mas sim numa largura de 1,5m a partir das paredes exteriores tambm com Floormate de 3cm. Assim sendo, qualquer que seja o solo que receba a habitao, apresenta uma resistncia trmica, Rt, de 1,28 m2.C/W que somado Rt dos painis da habitao cumpre a legislao em vigor em todo Portugal no que respeita o comportamento trmico, pois U habitao = 0,28 W/m2.C < U regulamentar = 0,40 W/m2.C.

A ligao rede de abastecimento de gua ser efectuada atravs de tubos PEAD PN10 de dimetro nominal de 32mm. O esgoto ser garantido atravs de tubos de dimetro nominal varivel conforme os equipamentos a escoar, sendo o maior dimetro de 110mm da bacia de retrete. Em seguida, um resumo de todos os materiais e custos estimados para a construo da laje soleira, considerando a rea da habitao e a rea da laje que ter que ser no mnimo, maior 1,5m em todo o permetro. rea em planta da habitao T1 28,8m2 rea da laje 70,2 m2 Assim sendo, necessitamos de uma parcela de terreno livre de 8 x 9 m para podermos implantar a moradia.

Volume de beto 7,1 m3 Malhasol AR30 em painis de 6 x 2,40m 6 painis. Floormate 30mm em painis de 1,20 x 0,60m 98 painis, 7 pacotes 712 Volume de enrocamento 11m3 x empolamento de 40% = 15,4m3 Volume de areia 7,1m3 x empolamento de 15% = 8,2m3 Volume de betonilha 7,1 m3 Sistema de abastecimento em PEAD PN10 DN32 15m Sistema de esgoto

http://www.aguasdevalongo.net/veolia/tecnica/obrasparticulares/ProjectosdeAbastecimento deAgua/Pormenores/NichosdeContadores.pdf http://www.politejo.com/pdf/tabelas-de-precos/Tabela_de_Precos_PP_Caixas_de_Visita.pdf http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/Floormate_Sotecnisol.pdf

Preos sem IVA.

Anda mungkin juga menyukai