Anda di halaman 1dari 3

objetivo como professor ou professora que seus alunos aprendam, adquiram conhecimentos, tornem-se competentes, dominem habilidades, estejam

m aptos a prosseguir seus estudos, encontrem sua vocao e realizem-se como profissionais no futuro.

Competncia: qualidade de quem capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade

o conjunto de conhecimentos, capacidades e aptides que habilitam as pessoas para desempenhar atividades da vida cotidiana.

Zabala destaca a necessidade de o professor tambm estar atento s particularidades dos processos de aprendizagem de cada aluno (diversidade).
A realizao de aes que formam os procedimentos uma condio essencial para sua aprendizagem. A exercitao mltipla elemento imprescindvel para o domnio competente. A reflexo sobre a prpria atividade permite que o aluno tome conscincia de sua prpria atuao. A aplicao em contextos diferenciados possibilita a transferncia do conhecimento adquirido.

Releia o segundo pargrafo do texto; ali so citadas com muita clareza algumas competncias bastante valorizadas: capacidade de resolver problemas; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de continuar aprendendo e agir de modo cooperativo e pertinente em situaes complexas.

O pargrafo termina destacando a importncia da qualidade da educao recebida na escola para desenvolver essas competncias, tornando-as fator determinante para a participao do indivduo em seu grupo social de forma crtica e renovadora. Mais adiante, o texto reitera a importncia da qualidade da educao a ser oferecida nas escolas pblicas e enfatiza, entre outros aspectos do trabalho pedaggico, o desenvolvimento pessoal e a autonomia do estudante para gerar a prpria aprendizagem (aprender a aprender).

Valorizar o desenvolvimento de competencias nesta fase da vida implica em ponderar, alem de aspectos curriculares e docentes, os recursos cognitivos, afetivos e sociais de que os alunos dispem

a competencia conseguida com o desenvolvimento de diversas habilidades

o professor caracterizase como um profissional da aprendizagem, e nao tanto do ensino. Isto e, ele apresenta e explica conteudos, organiza situacoes para a aprendizagem de conceitos, metodos, formas de agir e pensar, em suma, promove conhecimentos que possam ser mobilizados em competencias e habilidades, as quais, por sua vez, instrumentalizam os alunos para enfrentar os problemas do mundo real.

O importsnytr no so so as informaes, mas a forma como elas so assimiladas, a capacidade de lidar com elas

Para que se atinja o objetivo da obteno da aprendizagem significativa, o desenvolvimento dessa aprendizagem deve ser realizada no nos moldes clssicos de ensino, onde basta o professor apresentar o contedo, cabendo ao aluno o mero papel de absorv-lo, sem saber seus fins. Acredito que para se chegar a uma boa aprendizagem, cabe ao professor promover metodologias que faam com que o aluno adquira competncias escrita e leitora atravs dos contedos propostos. Como ferramentas de assimilao desses contedos, essas atividades tm que visar desenvolver as habilidades que compem essas competncias especficas, capacitando o aluno a realizar as atividades cotidianas, no somente as escolares. Pode-se e deve-se utilizar o conhecimento que esse aluno possui sobre o contedo proposto, facilitando seu entendimento, pois ver que esse contedo est relacionado com a sua realidade. O simples aprende a ler e escrever no suficiente para detectar que o aluno obteve uma aprendizagem significativa. O aluno tem que entender o que est lendo e ter um olhar crtico sobre esse contedo ou situao vivenciada. O importante no so s as informaes, mas a forma como elas so assimiladas e a capacidade de lidar com elas. Nessa tarefa, o professor tem papel fundamental. ele quem vai mobilizar contedos, metodologias, conhecimentos e saberes de sua disciplina para desenvolver as competncias necessrias a esses alunos para resoluo de situaes problema. Trabalhos interdisciplinares, trabalhos em grupos, trabalhos em projetos, com a realizao de pesquisas e formulao de perguntas e respostas pelos prprios alunos em relao ao tema, e realizao de trabalhos a partir de situaes problema, onde o aluno formula alternativas e reflete sobre aos questionamentos apresentados, so modelos que favorecero o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.

Anda mungkin juga menyukai