Anda di halaman 1dari 4

Janela de Johari - Perfil de comunicao

DIAGNSTICO DE COMUNICAO
O presente questionrio est baseado em uma pesquisa de eficincia gerencial e foi elaborado para avaliar seu perfil de comunicao e para aprimorar sua compreenso sobre relaes interpessoais. No existem respostas certas ou erradas. A melhor resposta simplesmente aquela que mais se aproxima da sua forma habitual de se relacionar com os outros. Seja honesto consigo mesmo. Para cada uma das perguntas, indique qual das alternativas mais compatvel com a maneira com a qual voc conduziria a situao descrita. Algumas alternativas podem ser igualmente representativas de sua conduta. Apesar de existir essa possibilidade, escolha aquela que mais se aproxima do seu estilo.

CRITRIOS PARA RESPOSTAS


Para cada pergunta voc ter cinco pontos, que pode distribuir em uma das seguintes combinaes:
Se A totalmente representativa de sua atitude e B est totalmente fora de possibilidade, atribua nota 5 para hiptese A e nota 0 para hiptese B. Se A bastante representativa de sua atitude, contudo, a hiptese B no pode ser totalmente descartada, atribua uma nota 4 para A e nota 1 para hiptese B. De qualquer forma, a soma das notas A e B deve ser 5.

1/4

Janela de Johari - Perfil de comunicao


1. Se um de meus amigos tem um conflito de personalidade" com um conhecido de ambos com o qual importante se dar bem. O que eu faria? A( ) B( )
Diria a meu amigo que considero que ele tem responsabilidade parcial nos problemas com esta pessoa e procuraria faz-lo ver de que forma esta pessoa foi afetada. No me envolveria, pois eu no seria capaz de continuar me dando bem com ambos, uma vez que decidi o caminho que devo seguir.

2. Se recentemente eu tive uma disputa acalorada com um dos meus amigos e percebo que ele ficou com dvidas a meu respeito, desde aquele dia, que faria? A( ) B( )
Evitaria que as coisas piorassem chamando a ateno para o seu comportamento, mas deixaria que tudo se resolvesse por si mesmo. Chamaria a ateno sobre o seu comportamento e perguntaria como ele sente que a disputa efetuou nossas relaes.

3. Se um amigo comeou a se esquivar e isso trouxe atitudes de afastamento, o que eu faria? A ( ) Diria-lhe o que penso sobre seu comportamento e perguntaria o que ele pensa. B ( ) Imitaria sua conduta e faria com que nossos encontros fossem rpidos e espaados, da maneira como ele prefere. 4. Se estou conversando com dois amigos e um deles traz tona um problema pessoal meu que envolve o outro amigo, do qual ele no est inteirado, o que eu faria? A ( ) Mudaria de assunto habilmente e estimularia ao amigo que tocou no assunto a fazer o mesmo. B ( ) Informaria ao amigo que ele no est inteirado sobre o assunto, sugerindo que tratssemos do assunto mais tarde. 5. Se um amigo me diz que, em sua opinio estou fazendo coisas que me tornam menos eficiente do que poderia ser em minhas relaes sociais, que faria eu? A ( ) Pediria que me explicasse, detalhadamente, o que ele observou e sugerisse as mudanas que devo fazer. B ( ) Ficaria sentido com a crtica e explicaria porque me comporto assim 6. Se um dos meus amigos aspira um posto em nossa organizao para o qual considero que no est qualificado, e se ele foi indicado para este posto pelo nosso chefe, o que eu faria? A ( ) No mencionaria meu receio nem ao meu amigo nem ao chefe e deixaria que eles tomassem a deciso final. B ( ) Faria ver, a meu amigo e ao chefe meu receio e deixaria que eles tomassem a deciso final. 7. Se percebo que um dos meus amigos comea a ser desleal comigo e com outros amigos e nenhum deles lhe chama a ateno, que faria eu? A ( ) Perguntaria a vrias pessoas como vem a situao para saber se elas tambm consideram desleal o que ele est fazendo. B ( ) No perguntaria a outros sobre o que pensam de nosso amigo, mas esperaria que eles comentassem o fato comigo. 8. Se estou preocupado com alguns assuntos e um amigo me diz que estou comeando a parecer irritado e que estou aborrecido com coisas sem importncia, que eu faria? A( ) B( )
Diria-lhe que tenho estado preocupado e, provavelmente, nervoso por algum tempo e que preferiria no ser incomodado. Escutaria suas queixas, contudo, no me preocuparia em lhe explicar minhas atitudes.

9. Se eu escutasse meus amigos discutirem um boato negativo a respeito de um outro amigo, o qual sei que poderia lhe prejudicar, e ele perguntasse o que sei a respeito, que eu faria? A( ) B( )
Diria-lhe que no estou sabendo do assunto e lhe confortaria dizendo que ningum poderia acreditar num boato como esses. Diria-lhe exatamente o que escutei, quando escutei e de quem escutei.

10. Se um amigo afirma que tenho um trao de personalidade indesejado, o qual importante modificar, que eu faria? A( ) B( )
Consideraria seus comentrios inoportunos e evitaria discutir esse assunto Falaria sobre o assunto abertamente com ele, procurando compreender de que forma esse trao de personalidade o afeta.

2/4

Janela de Johari - Perfil de comunicao


11. Se minhas relaes com um amigo fossem abaladas por sucessivos conflitos sobre um problema importante para ambos, o que eu faria? A( ) B( )
Tomaria cuidado nas conversas com ele, para que esse problema no surgisse novamente e piorasse nossas relaes. Assinalaria os pontos de controvrsia que abalam nossa relao, sugerindo que discutssemos at conseguir resolv-los.

12. Se durante uma discusso com um amigo, sobre seus problemas de comportamento ele sugerisse que abordssemos meus problemas de comportamento, o que eu faria? A( ) B( )
Trataria de conservar a discusso fora dos meus problemas, dando a entender que outros amigos, freqentemente, abordam esses assuntos. Receberia bem a oportunidade de ouvir a opinio a meu respeito e estimularia seus comentrios.

13. Se um amigo comeasse a falar sobre os seus sentimentos de desapontamento em relao a outro amigo, e eu estivesse francamente de acordo, o que eu faria? A( ) B( )
Ouviria e tambm expressaria meus sentimentos, de modo que ele conhecesse o meu ponto de vista. Ouviria, mas no expressaria meus pontos de vista e opinies negativas, uma vez que ele poderia comentar com o outro.

14. Se fosse espalhado um boato negativo a meu respeito, e eu suspeitasse de que um dos meus amigos o teria escutado, o que eu faria? A( ) B( )
Evitaria mencionar o problema e esperaria que ele resolvesse me comunicar, se quisesse. Correria o risco de ofend-lo, perguntando-lhe diretamente o que estaria sabendo sobre o assunto.

15. Se observando um amigo, eu considerasse que ele est agindo de maneira prejudicial suas relaes pessoais, o que eu faria? A( ) B( )
Correria o risco de ser considerado um intrometido e lhe diria o que observei, bem como as minhas reaes frente a isso. Guardaria minhas opinies para no parecer que interfiro em assuntos que no so da minha competncia.

16. Se estivesse conversando com amigos, e um deles, inadvertidamente, mencionasse um problema pessoal, no qual eu estaria envolvido, mas sem ter conhecimento, o que eu faria? A( ) B( )
Iria pression-lo para que me informasse sobre o problema e suas opinies a respeito. Deixaria a critrio de meus amigos me informarem ou no, dando-lhes opo para que mudassem de assunto se desejassem.

17. Se um amigo se mostrasse preocupado, aborrecido com coisas aparentemente sem importncia e irritado comigo e com outros sem uma causa real, o que eu faria? A( ) B( )
Trataria o amigo com cautela, supondo que ele estivesse com problemas passageiros, que no so da minha competncia. Trataria de falar com ele a respeito e lhe mostraria como seu comportamento estava afetando as pessoas.

18. Se certos hbitos de um amigo comeassem a me desagradar, a ponto de afetar o prazer que sentia na sua companhia, o que eu faria? A( ) B( )
No lhe diria nada diretamente, mas faria perceber os meus sentimentos, ignorando-o cada vez que manifestasse os hbitos que me desagradam. Manifestaria meus sentimentos de maneira aberta e franca, visando manter nossa amizade agradvel e com satisfao.

19. Em uma discusso sobre o comportamento com um bom amigo, o que eu faria? A( ) B( )
Evitaria mencionar seus defeitos e imperfeies de modo a no ferir seus sentimentos. Apontaria seus defeitos e imperfeies de forma que ele pudesse melhorar sua habilidade no trato com as pessoas.

20. Sabendo que poderia ser designado para um importante cargo dentro de nosso grupo e percebendo que meus amigos comeavam a mudar de atitude comigo, o que eu faria? A( ) B( )
Discutiria minhas limitaes com meus amigos, a fim de que pudesse descobrir aspectos nos quais devo melhorar. Trataria de descobrir sozinho minhas imperfeies, de maneira que pudesse super-las.

3/4

Janela de Johari - Perfil de comunicao


ANALISANDO OS RESULTADOS DO QUESTIONRIO
No questionrio que voc acaba de preencher existem 10 perguntas relacionadas com sua receptividade ao feedback (retorno de informaes) de seus amigos ou conhecidos e 10 perguntas relacionadas com sua disposio auto-abertura para proporcionar feedback a seus amigos ou conhecidos. Passe a sua pontuao da folha de respostas para o quadro abaixo. Uma vez terminado, some os pontos da coluna receptividade ao feedback e os pontos da coluna disposio auto-abertura. RECEPTIVIDADE AO FEEDBACK DISPOSIO AUTO-ABERTURA

2.B 3.A 5.A 7.A 8.B 10.B 12.B 14.B 16.B 20.A Total

1.A 4.B 6.B 9.B 11.B 13.A 15.A 17.B 18.B 19.B Total

DELINEANDO A JANELA DE JOHARI


Trace uma linha horizontal e outra vertical, partindo de sua pontuao para receptividade ao feedback e disposio auto-abertura, de tal modo que no resultado se veja a Janela de Johari.

4/4

Anda mungkin juga menyukai