Anda di halaman 1dari 2

Teoria da Constituio

ESTADO E GOVERNO
08/08/2011

Resumo por: Fernando Lopes 01 de 02

Formas de Estado

Estado criado. Um exemplo de Unio Real aconteceu entre os anos de 1815 e 1822, quando Brasil e Algarves Simples ou Unitrio aquele que gover- Atravs de uma unio com Portugal. nado constitucionalmente como uma unidade nica. O Confederao a unio de dois ou mais poder poltico de um Estado unitrio , a priori, centraliEstados, com vistas de objetivos comuns, como, por zado, podendo ser transferido a nveis inferiores (assemblias eleitas local ou regionalmente, governadores e pre- exemplo, a defesa externa dos Estados confederados, cefeitos) Tal poder, cedido aos nveis inferiores, pode ser lebrada por meios de acordos, tratados ou convenes. retomado pelo poder central. So exemplos de Estados Tambm poderamos dizer que confederao uma associao de Estados Soberanos, usualmente criada por unitrios: Uruguai, Chile, Frana e Itlia meio de tratados, mas que pode adotar uma constituio comum.

Formas de Governo
Monarquia a monarquia caracteriza-se pela vitaliciedade, hereditariedade e irresponsabilidade do chefe de Estado. O monarca governa enquanto viver e o poder passado de forma hereditria. A monarquia pode ser absoluta ou relativa Absoluta todo o poder est concentrado na Complexo ou Composto aquele formado mo de uma s pessoa (rei). por mais de um Estado, com alguns ou vrios poderes Relativa o poder distribudo. polticos internos funcionando ao mesmo tempo. So exemplos de Estados compostos: Brasil e EUA Repblica (res=coisa; pblica=povo. Coisa do Povo) a forma de governo em que a investidura se d por eleio, para o exerccio da funo em carter temporrio

Sistemas de Governo
Presidencialismo o sistema de governo em que os poderes executivo e legislativo so independentes, apresentando as seguintes caractersticas:
Mapa-Mundi exibindo em destaque os Estados Compostos Chefia de Estado e chefia de Governo atribuda mesma pessoa (presidente); Presidente da Repblica eleito pelo povo, de forma direta ou indireta; Mandado certo para a chefia do poder, no podendo o Presidente da Repblica ser destitudo por motivos puramente polticos; Participao do Poder Executivo no Processo Legislativo; Separao entre o poder Executivo e o Legislativo

Unio Pessoal uma modalidade exclusiva do governo monrquico. a unio momentnea de dois ou mais Estados em torno o mesmo monarca, preservando em cada um daqueles entes estatais a sua soberania. Em outras palavras, trata-se da unio de dois ou mais Estados sob o governo de um s rei.

Parlamentarismo o sistema de governo Unio Real a espcie de Estado composto em que existe forte interdependncia entre o poder Exeem que dois ou mais Estados, igualmente soberanos, se cutivo e o Legislativo. A chefia do Estado e a chefia do unem, perdendo a sua soberania em favor de um novo Governo so exercidas por pessoas diferentes. O chefe de

Teoria da Constituio

ESTADO E GOVERNO
08/08/2011

Resumo por: Fernando Lopes 02 de 02

Estado poder ser o Presidente da Repblica (no regime republicano), ou o Rei (no regime monrquico) Diretorialismo ou convencionalismo aquele em que existe total subordinao do Poder Executivo ao Legislativo. o sistema de governo que se caracteriza pela concentrao do poder poltico do Estado no Parlamento, sendo o poder Executivo exercido por pessoas escolhidas por este. Ex.: Sua e a extinta URSS.

Regimes Polticos
Democracia o regime em que as decises polticas so tomadas em estreita vinculao com a vontade popular. Democracia direta aquela em que as decises so tomadas pelo prprio povo, reunido em assemblias especialmente destinadas a este fim. Ex.: Grcia Antiga Democracia representativa aquela em que as decises so tomadas por representantes livremente escolhidos pelo povo, pois em grandes pases absolutamente impossvel reunir toda a populao em uma praa (gora) para a obteno de uma deciso nica. o Democracia semidireta aquela que combina as democracias anteriores (representativa e direta). a democracia representativa com alguns elementos da participao direta do povo na formao da vontade nacional. Ex.: Constituio Federal de 1988 (Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente, nos temos desta constituio)

Anda mungkin juga menyukai