Anda di halaman 1dari 38

Consultoria

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Esta pgina ou seco foi marcada para reviso, devido a inconsistncias e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistncia e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda noWikiProjeto Administrao.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinio. Este artigo est para reviso desde Fevereiro de 2008.

Esta pgina precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008). Sinta-se livre para edit-la para que esta possa atingir um nvel de qualidade superior.
Consultoria a atividade profissional de diagnstico e formulao de solues acerca de um assunto ou especialidade. O profissonal desta rea chamado de Consultor.
ndice
[esconder]

1 Histria da Consultoria uma tradio humana 2 Consultoria enquanto atividade profissional 3 Consultoria Externa e Interna

o o

3.1 Consultoria Interna 3.2 Consultoria Externa

3.2.1 Vantagens e Desvantagens do Consultor Interno 3.2.2 Vantagens e Desvantagens do Consultor Externo

4 Tipos De Consultoria

o o o o

4.1 Servio/Produto oferecido 4.2 Estrutura 4.3 Abrangncia 4.4 Forma de relacionamento

5 Caractersticas do consultor 6 Aspectos mercadolgicos da consultoria

6.1 Contratando um servio de consultoria

7 Consultoria quanto sua estrutura

o o

7.1 Consultoria por pacote 7.2 Consultoria artesanal

8 Consultoria quanto sua amplitude

o o

8.1 Consultoria especializada 8.2 Consultoria Total

8.2.1 Consultores Associados 8.2.2 Cooperativa de Consultores

8.3 Consultoria Globalizada

9 Referncias

[editar]Histria

da Consultoria uma tradio humana

A consultoria remonta s origens das relaes humanas. ato de conferncia para deliberao de qualquer assunto que requeira prudncia. Constitui-se na reflexo em busca de uma resposta atravs do mais adequado conselho ou de forma mais complexa, porm menos objetiva, de um parecer. Registros antropolgicos definem como trao comum s sociedades humanas o surgimento de indivduos adotados como guias, que aconselhavam suas comunidades em todas as questes, desde relacionamentos, at aes para caa ou a guerra, inclusive aspectos da sade fsica e psicolgica. Desta forma, podemos concluir que a consultoria deriva da tradio xamnica, que tambm deu origem aos homens sagrados (sacerdotes). De acordo com o Professor Paulo Ricardo Becker Jacintho, na antiga Grcia, os sacerdotes do Orculo de Delfos proviam consultorias embasadas nas observaes sistemticas e inteligentes dos fenmenos naturais, entendidas naquela poca como predies de homens escolhidos pelos deuses e dotados de poderes especiais. Foi nesse ambiente que surgiram os primeiros filsofos e o ideal da busca do conhecimento e do entendimento racional do mundo e da prpria humanidade atravs da cincia. Foi somente no incio do sculo XX que a consultoria passou a ganhar os moldes da atividade hoje bem definida e caracterizada. Especialmente nas dcadas de 40 e 50 nos Estados Unidos e na Europa Ocidental ocorreram importantes avanos na sistematizao do trabalho de consultoria, com vinculao eminentemente tcnica e cientfica aliada experincia e fundamentada em teorias, mas sempre com foco nas solues prticas. Pode-se concluir que a consultoria constitui-se na transio do conhecimento e da experincia de um homem em prol de um objetivo humano. Essencialmente, busca constante do saber preparado para o benefcio de outrem. Nas belas palavras de Peter Becker "A consultoria em sua melhor forma um ato de amor: o desejo de ser genuinamente til aos outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros.".

[editar]Consultoria

enquanto atividade profissional

Consultoria o servio de apoio aos gestores ou proprietrios de empresas, para auxiliar nas tomadas de decises estratgicas, com grande impacto sobre os resultados atuais e futuros da organizao.

O foco da consultoria definir a melhor alternativa de ao num ambiente de negcios repleto de incertezas, riscos, competio e possibilidades desconhecidas, que representam para os gestores da empresa um problema complexo e de grande importncia. Existem dois tipos de consultoria: a Consultoria Interna e a Consultoria Externa.

[editar]Consultoria

Externa e Interna

Os servios na atividade de Consultoria constituem normalmente reflexo da atividade profissional de diagnstico e formulao de solues acerca de um assunto ou especialidade. A Consultoria pode ser prestada em qualquer rea de conhecimento por pessoa ou pessoas detentoras desse conhecimento. As consultorias mais comuns so as decorrentes de profisses regulamentadas, tais como jurdicas, empresariais, econmicas, mas no exclusivamente, j que outras atividades tm revelado especialistas em assuntos no vinculados a profisses regulamentadas. O profissional consultor pode estar ou no vinculado a uma organizao especfica. O consultor que se dedica totalmente a uma organizao chamado Consultor Interno (normalmente empregado desta) mas pode ter outro titulo formal. Aquele que presta servios ocasionais chamado Consultor Externo (ou Autnomo) e pode ser um empregado de uma companhia de consultoria. Muitos autores consideram apenas o segundo como Consultor efetivamente. Muitas vezes as empresas possuem ambos os tipos de consultoria operando ao mesmo tempo. O consultor interno no vem em substituio ao externo, mas sim em complementao. O consultor interno servir como apoio e ponto focal dos projetos de consultoria, inclusive para minimizar as desvantagens das duas condies isoladamente.

[editar]Consultoria

Interna

O consultor interno normalmente um funcionrio da empresa cliente. Faz parte da estrutura organizacional e est inserido em sua cultura e valores.

[editar]Consultoria

Externa

O consultor externo autnomo. Geralmente trabalha em equipe com outros consultores de outras especialidades em uma empresa de consultoria com denominao "Consultores Associados".

[editar]Vantagens e Desvantagens do Consultor Interno


Possui vantagens por estar diariamente em contato com os procedimentos internos, possuir maior conhecimento dos aspectos informais (os chamados atalhos organizacionais), possuir maior acesso a pessoas e grupos de interesse, alm de participar da avaliao e do controle do processo inerente ao trabalho. Por ltimo, o consultor interno possui um certo poder informal que pode facilitar seu trabalho. Por outro lado, o consultor interno carece de atualizao prtica. Seus conhecimentos so adquiridos de maneira terica, por este no ter oportunidade de aplicar esses novos conhecimentos

em diferentes casos e empresas. Por esse mesmo motivo, o consultor interno geralmente possui menos experincia que o consultor autnomo. Dentro da empresa, suas idias geralmente tem menor aceitao nos altos escales da empresa e, por normalmente ter vnculo empregatcio com o cliente, possuem menor liberdade para dizer e fazer as coisas.

[editar]Vantagens e Desvantagens do Consultor Externo


O consultor externo possui maior experincia prtica que o interno, por estar sempre em atividade em empresas diferentes, com problemas diferentes. Por esse mesmo motivo, o consultor externo pode trabalhar com maior imparcialidade, tendo dos altos escales da empresa uma maior confiana. Ainda, este pode estar livre de "vicios" praticados pela empresa, para uma viso diferente de problemas praticados pela empresa. O consultor externo, ao contrrio do interno, pode correr maiores riscos. Mas tambm existem desvantagens: o consultor externo possui menor conhecimento dos atalhos organizacionais, pois normalmente no est presente diariamente na empresa cliente. Tem menor acesso a pessoas e grupos de interesse, alm de possuir somente um relativo "poder formal".

[editar]Tipos

De Consultoria

A consultoria pode ser dividida de quatro formas diferentes: de acordo com o servio ou produto oferecido, com sua estrutura, com sua abrangncia, ou ainda de acordo com a forma de relacionamento adotada.

[editar]Servio/Produto oferecido
O tipo de servio ou produto oferecido que vai definir a posio do cliente, pois este item definir o que o cliente quer do consultor e como o mesmo pode colaborar para sua organizao. A partir desta imagem, define-se a contratao ou no do consultor. Este consultor pode ser externo ou interno, segundo Crocco e Guttmann (2005). Porm essa uma distino e separao desnecessria, j que ambos passam praticamente pelas mesmas dificuldades no sentido de aceitao e implementao das propostas. O primeiro, quando desempenhado seu servio, lida com a resistncia por parte dos executivos, que no do a devida importncia a essa atividade, e com os funcionrios da empresa que s vezes consideram-no um "intruso" em seu ambiente de trabalho. J o segundo, apesar de j se encontrar inserido nesse ambiente, e j ter mais contato com os funcionrios, tambm encontra resistncia dos executivos por no ser levado to a srio, j que est hierarquicamente abaixo deles, e por dar sugestes "indesejadas" de mudanas na rotina de trabalho. Com os nveis mais baixos a dificuldade no sentido de muitos "invejarem" o cargo, e tambm no estarem dispostos a colaborar com mudanas propostas. Da cabe outra funo do consultor, que a de persuaso e convencimento da sua proposta para o seu cliente, o nico que tem poder de deciso sobre a aceitao da idia.

No entanto, Peter Block (2004), aponta diferenas significantes no seu ponto de vista, quanto ao consultor interno e externo. Ele sugere que "consultores internos freqentemente agem mais por imposio do que por escolha. Isso torna a negociao interna uma proposio de alto risco". E quanto aos externos, "enfrentam a maioria dessas situaes, mas no com a mesma intensidade", j que possuem diversos outros clientes que esto satisfeitos com seus trabalhos. Ou seja, o primeiro torna-se mais limitado e vulnervel quando apresenta seu diagnstico. Uma das maiores vantagens da consultoria interna, seria que o consultor j conhece os fatores informais existentes na empresa, conhece as pessoas e o processo em si, podendo assim acompanhar todo o planejamento e implementao de eventuais solues. J as vantagens apontadas para a consultoria externa so: a maior experincia e conhecimento que o consultor adquiriu em outras empresas, o risco que ele corre diferente; tem mais acesso a pessoas de nveis hierrquicos diferentes; tem uma maior possibilidade de fazer crticas empresa.

[editar]Estrutura
A consultoria tambm pode vir a ser categorizada de acordo com sua estrutura, que determinada e dividida por fatores como o grau de flexibilidade, a metodologia, a adequao realidade do cliente, o tempo para contratao e o nvel de aceitao. Primeiramente vem a consultoria artesanal, onde o consultor usa metodologias especficas para cada empresa em que presta seus servios. Aqui, acredita-se que para cada tipo de negcio e cada tipo de ambiente existe uma soluo diferente. A segunda a consultoria pacote, em que o consultor usa um mesmo mtodo para diferentes situaes em diversas empresas, uma mesma frmula para diferentes organizaes.

[editar]Abrangncia
A terceira forma de diviso da consultoria se baseia na abrangncia, ou seja, na amplitude e na profundidade do trabalho do consultor. Suas caractersticas genricas so: os nveis hierrquicos que se envolvem na contratao do consultor, o desenvolvimento e implementao que vai se seguir, o tempo de contratao, e a resistncia encontrada pelo profissional no ambiente estudado. A consultoria especializada aquela que age com mais nfase dentro de apenas um dos setores da empresa. Ela tem aquele foco definido, porm pode vir a influenciar outros departamentos. Aqui a contratao feita pelo nvel que dirige a rea de maior destaque na consultoria, e no pelo diretor geral. A consultoria total, ao contrrio da especializada, inclui vrios pontos ou reas de conhecimento da empresa. Aqui o consultor contratado pelos nveis hierrquicos mais altos, que dominam toda a empresa, para que ele possa vir a tratar de problemas que afetem a totalidade da organizao.

[editar]Forma de relacionamento

Aqui, a diviso feita de acordo com a maneira que o consultor se relaciona com seu cliente e parceiros de profisso. Algumas das caractersticas analisadas so: se h algum tipo de vnculo empregatcio, se o produto pode ser trabalhado remotamente, e se h necessidade de algum documento formal. O consultor associado aquele que de modo formal ou informal est inserido em uma "rede", onde cada consultor tem sua especialidade, e juntos se complementam, trazendo um resultado mais eficaz, veloz e completo. Uma das vantagens nesse caso que os consultores trocam experincias entre si, resultando num conhecimento muito maior para todos os profissionais envolvidos. O consultor autnomo no tem esse tipo de relacionamento com outros consultores. Ele trabalha sozinho e possui conhecimentos em diversas reas. Normalmente esses profissionais tambm so palestrantes, j que esta a melhor forma de propaganda para essa categoria. Por ltimo vem o consultor virtual. Ele no se encontra pessoalmente com seus clientes, mas de forma remota faz os diagnsticos e propostas de acordo com as necessidades informadas pelo cliente.

[editar]Caractersticas

do consultor

Primeiro, cabe definir o que um consultor. Segundo Peter Block (1991), "o consultor uma pessoa que, por sua habilidade, postura e posio, tem o poder de influncia sobre pessoas, grupos e organizaes, mas no tem poder direto para produzir mudanas ou programas de implementao". A partir da viso de Crocco e Guttmann (2005), para um profissional ser realmente considerado um consultor empresarial, necessrio que ele siga certas premissas de independncia, automotivao, percia escrita e verbal, capacidade analtica, autenticidade e tica. Um consultor, como qualquer outro profissional ligado rea empresarial, deve ter como caracterstica pessoal o que se chama de "CHA" no estudo da administrao de empresas, ou seja, deve possuir conhecimentos, habilidades e atitudes. No basta saber o que fazer, preciso saber como e querer fazer algo. O comportamento de um consultor deve exteriorizar valores, emoes e seu conhecimento. preciso ter a capacidade de se comunicar dentro da empresa de forma produtiva, porm tranqila, deixando claro a todos os colaboradores que est comprometido com seu trabalho, que acredita no que faz, e est disposto a ajudar a empresa. O posicionamento como um colega dos demais funcionrios, como o de algum que est ali para ajud-los, imprescindvel para que estes criem confiana e no atrapalhem no seu trabalho. As habilidades do consultor devem estar focadas preferencialmente nos mtodos e instrumentos utilizados, no compartilhamento de idias e informaes sobre a empresa, na criao de um clima favorvel, na gesto dos recursos disponveis e na motivao.

O consultor empresarial deve saber tambm quais as melhores formas de se realizar a coleta de dados para posterior diagnstico, dentro de cada tipo de organizao, observando suas polticas e valores, antes mesmo de iniciar seu trabalho. Ele deve manter-se alinhado aos componentes da cultura organizacional de onde est realizando a consultoria, e respeit-la. Isso vai garantir uma relao tranqila com a empresa-cliente, gerando sempre resultados positivos, que podem resultar tambm em contrataes futuras por essa mesma organizao e por outras que podem ter conhecimento dos bons resultados. Um consultor que no segue essa linha, e acaba encontrando obstculos no momento que est realizando sua anlise, considerado um profissional inexperiente e ineficiente no ramo empresarial.

[editar]Aspectos

mercadolgicos da consultoria

A consultoria no pode ser vendida. A empresa-cliente deve compr-la de acordo com suas necessidades. Compara-se a um mdico cirurgio, que no pode sair buscando pacientes oferecendo cirurgias de ponte-de-safena a qualquer um. No o consultor que deve vender seus servios, e sim a empresa cliente que deve reconhecer que algo est errado e buscar a ajuda de um profissional.

[editar]Contratando

um servio de consultoria

A empresa, ao decidir pela contratao de um servio de consultoria externa deve realizar cuidadosa seleo dentre as alternativas do mercado, considerando no mnimo - os seguintes aspectos: 1. Qual a especialidade que necessito para meu problema? 2. Vamos contratar consultores da nossa cidade, da regio, ou de outras regies? 3. Contratar um consultor pessoa fsica, ou uma empresa estabelecida? 4. Contratar um especialista no assunto, ou um generalista?

[editar]Consultoria

quanto sua estrutura

Podemos ter dois tipos de estrutura de consultoria: A consultoria por pacote e a consultoria artesanal.

[editar]Consultoria

por pacote

A consultoria por pacote consiste em fornecer ao cliente produtos pr-formatados, ou seja, a transferncia de fortes estruturas de metodologia e de tcnicas administrativas empresa cliente. Esse tipo de consultoria era muito comum nas dcadas de 60 e 70. Hoje esse tipo de consultoria pouco procurada, com exceo de trabalhos de tecnologia, organizao pura ou preparao para certificao ISO. contratada pela mdia administrao, e seu desenvolvimento se d com a baixa administrao. Porm, sua implantao tem contato com todos os nveis. um tipo de consultoria de baixo custo e

de alto impacto. Seus resultados vm em curto prazo. Ademais, no existe a preocupao com processo de mudana planejada, h um reduzido nvel de treinamento conceitual, metodolgico e conceitual na tarefa, e pode gerar dependncia da consultoria no cliente.

[editar]Consultoria

artesanal

A consultoria artesanal procura atender s necessidades da empresa-cliente, atravs de um projeto baseado em metodologia e tcnicas administrativas especificamente estruturadas para a referida empresa. Trata-se de fornecer ao cliente um atendimento personalizado aos seus problemas. H uma busca muito forte das causas, com pouco valor aos seus efeitos. contratada pela alta administrao e seu desenvolvimento com a mdia administrao. Sua implantao tambm tem contato com todos os nveis. Este tipo de consultoria enfrenta menor resistncia nos momentos de desenvolvimento e implantao. Este tipo de consultoria desenvolve-se em uma velocidade adequada, alm de contar com melhor treinamento dos envolvidos. Como dito, h menor resistncia aos trabalhos da consultoria. O resultado final tem mais qualidade e gera uma maior independncia da empresa-cliente em relao empresa de consultoria. Mas fundamental que se procure a consultoria artesanal para assuntos de mdia ou elevada abrangncia na empresa-cliente, alm de procurar consultores com elevada experincia no assunto considerado.

[editar]Consultoria

quanto sua amplitude

Quanto amplitude, a consultoria pode ser classificada em especializada, total ou globalizada.

[editar]Consultoria

especializada

aquela que atua em um ou poucos assuntos dentro de uma rea de conhecimento. a de maior crescimento nos ltimos tempos e pode evoluir para a consultoria total. A contratao geralmente feita pela mdia administrao, que onde se concentram as especialidades (RH, Marketing, Finanas,Controle de estoque, etc). A implantao se d tambm na baixa administrao. Tem como vantagens maior qualidade dos servios, menor resistncia, maior interao com os sistemas da empresa cliente, maior rapidez e menor custo e maior nvel de treinamento dos envolvidos. Deve-se definir corretamente o assunto da consultoria especializada, e sempre bom conferir se o consultor realmente especialista naquela rea de atuao. Verifique os seguintes pontos:

Sustentao Conhecimento

Experincia Postura de Atuao

[editar]Consultoria

Total

Consultoria total aquela que atua em praticamente todas as reas do cliente. Este tipo de consultoria tem sofrido diversos tipos de restries, como por exemplo, tratar de vrios assuntos de maneira no integrada, dar tiro para todos os lados e provocar desperdcio de esforos. Contratao se d diretamente com a alta administrao. Desenvolvimento se d com a mdia administrao e a implantao se d em toda estrutura. H uma maior abrangncia e facilidade de atuao nos diversos sistemas da empresa, um otimizado nvel de formao, alm de possibilitar investimentos menores para as empresas clientes. importante verificar se as metodologias a serem aplicadas esto integradas adequadamente e se existe no mnimo um especialista para cada um dos assuntos tratados.

[editar]Consultores Associados
So profissionais especialistas que complementam a amplitude ideal dos servios em uma empresa cliente. No pode ser forma de contratao de pessoal, mas sim serem formados por consultores experientes e especializados em assuntos especficos.

[editar]Cooperativa de Consultores
Empresa de propriedade coletiva. Mantm-se a necessidade de ser composta por consultores especializados e experientes, em assuntos distintos ou at no mesmo assunto. Caractersticas Adeso voluntria de associados, capital social em quotas-partes, intransferibilidade das quotaspartes, singularidade de voto e retorno das sobras lquidas para os consultores. Necessidades Estabelecer a amplitude e forma de atuao, definir as atribuies e responsabilidades, rodizio da equipe diretiva, forma de interao entre os trabalhos dos diversos consultores, estabelecer plano de divulgao e definir as despesas corporativas e rateios.

[editar]Consultoria

Globalizada

Consultoria Global ou globalizada a que consolida servios em empresas globalizadas e que atua em pases diferentes. de amplitude basicamente territorial. Possui forte evoluo tecnolgica, principalmente tecnologia da informao. Atua em formao de reas de livre comrcio e blocos econmicos e interligao

dos mercados, principalmente financeiro e de consumo. de contratao com a alta administrao e desenvolvimento com a mdia administrao. Existem diversas e dos mais variados estilos, seguindo orientaes filosficas mltiplas.

Portal de economia e negcios

Referncias
Categoria: Consultoria

Perspectivas em Cincia da Informao (v. 12, n. 2, 2007).


Sbado, Setembro 01, 2007 Publicado por Murilo Cunha Assunto: arquivologia, Perspectivas em Cincia da Informao, Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao

O ltimo nmero da Perspectivas em Cincia da Informao (v. 12, n. 2, 2007), peridico editado pela Escola de Cincia da Informao da Universidade Federal de Minas Gerais, publicou os artigos relacionados que podem ser consultados no URL: http://www.eci.ufmg.br:80/pcionline/viewissue.php?id=29

Editorial Jorge Tadeu Ramos Neves

Artigos A cincia da informao na viso dos professores da ECI/UFMG. Carlos Alberto vila Arajo, Aline Michelle Sima, Roger Miranda Guedes e Karine Souza Resende.

Profissional da informao: anlise da insero no mercado de trabalho brasileiro. Paulo Jannuzzi de Martino e Mnica de Ftima Loureiro.

Prticas de gesto do conhecimento: caso dos stios associados ao portal corporativo da FIOCRUZ. Danuzia da Rocha Paula e Regina de Barros Cianconi.

Processo de deciso do uso da informao. Waleska Silveira Lira, Geraldo Maciel Arajo, Gesinaldo

Atade Cndido e Marcelo Alves de Barros.

Um modelo de gesto da informao para aprendizagem organizacional em projetos empresariais. Nabor Monteiro Alves e Orandi Falsarella Mina.

O impacto do portal de peridicos da CAPES na produo cientfica da rea de Plasma no Brasil. Joo de Melo Maricato.

Comparando peridicos pela medida da disperso de seu impacto. Guido Rummler.

A classificao de acervos bibliogrficos em bibliotecas de rgos do judicirio: bens de consumo ou permanentes? Nilcia Lage Medeiros, Alfredo Alves de Oliveira Melo e Ester Eliane Jeunon.

Representao do bom professor na perspectiva dos alunos de arquivologia. Leonina Amanda Feitoza, Julce Mary Cornelsen e Silza Maria Pasello Valente.

Revises de literatura Estudo de usurios: viso global dos mtodos de coleta de dados. Sofia Baptista Galvo e Murilo Bastos da Cunha.

Competncia informacional e gesto do conhecimento: uma relao necessria no contexto da sociedade da informao. Eliany Alvarenga de Arajo e Ana Virginia Chaves de Melo.

A problemtica dos indivduos, suas lutas e conflitos no turbilho da informao. Mirian de Albuquerque Aquino.

Teses e dissertaes Uso estratgico da informao gerada pelo servio de atendimento ao consumidor de empresas de alimentos: um estudo de mltiplos casos. Raquel Andrade de Almeida Cunha.

Comparao entre termos de indexao e palavras dos ttulos dos artigos do peridico "Cadernos de Sade Pblica (2000/2005). Elizabeth Andrade Duarte. Monitorao ambiental no setor de biotecnologia: comportamento de busca e uso de informao em empresas de micro e pequeno portes de Minas Gerais. Adriana Duarte Nadaes.

Sistemas eletrnicos de gerenciamento de documentos arquivsticos: um questionrio para escolha,

aplicao e avaliao. Leandro Ribeiro Negreiros.

Informao e democracia deliberativa: um estudo de caso de participao poltica na Assemblia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Nilson Vidal Prata.

A Cincia da Informao e sua configurao epistemolgica: anlise com base nas linhas de pesquisa da rea. Leonardo Vasconcelos Renault.

A pauta do dia: informao educacional em jornais brasileiros. Tacyana Karina Arce Rodrigues.

Caracterizao do trabalho do bibliotecrio no campo jurdico em Belo Horizonte. Regina Clia Rosa.

Leitura e interatividade feminina nos jornais impressos: a postura das leitoras do jornal Estado de Minas. Patrcia Esprito Santo.

Consolidao do processo de informatizao em sistemas de bibliotecas universitrias na frica do Sul, Brasil e Moambique. Manuel Valente Mangue.

O cluster da construo em Minas Gerais e as prticas de colaborao e de gesto do conhecimento: um estudo das empresas da Regio Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Antnio Braz de Oliveira e Silva.

1 Comentrios:
Annimo disse... Realmente um site muito importante para o profissional que lida diretamente com a informao. Isso quer dizer que mais uma fonte de informao de qualidade para esse profissionais. Vocs concordam? Mrcia.

Perspectivas em Cincia da Informao


Print version ISSN 1413-9936

Perspect. cinc. inf. vol.12 no.1 Belo Horizonte Jan./Apr. 2007


http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362007000100004

Produo cientfica em cincia da informao: anlise temtica em artigos de revistas brasileiras

Scientific production in information science: thematic analysis of brazilian journals articles

Leilah Santiago BufremI; Helena de Ftima Nunes SilvaII; Ceclia Licia Silveira RamosIII; Medina FabianIII; Tidra Viana SorribasIV
I

Doutora em cincias da comunicao pela USP e ps-doutora pela Universidad Autonoma de Madrid; Professora titular do Departamento de Cincia e Gesto da Informao da Universidade Federal do Paran II Professora Adjunta; Departamento de Cincia e Gesto da Informao da Universidade Federal do Paran III Professora Assistente; Departamento de Cincia e Gesto da Informao da Universidade Federal do Paran IV Bolsista de Iniciao Cientfica PIBIC/CNPq; Aluna do Curso de Gesto da Informao, da Universidade Federal do Paran

RESUMO Analisa o tema Produo cientfica em artigos de revistas brasileiras na rea de cincia da informao. Realiza recorte de 442 ttulos de uma base de dados de peridicos nacionais da rea de cincia da informao BRAPCI -. Identifica trs vertentes de preocupao: a produo cientfica propriamente dita, em suas manifestaes; a anlise temtica dessa literatura, e as suas formas de expresso, tais como, peridicos, teses, dissertaes e literatura cinzenta. Palavras-chave: Produo cientfica; Cincia da informao; Revistas cientficas; Bibliometria; Comunicao cientfica.

ABSTRACT An analysis of the thematics of Scientific Production in articles from Brazilian journals in the field of Information Science is presented. A sampling of 314 titles from a database of Brazilian periodicals in the domain of Information Science (BRAPCI) was performed. Three concerning areas were detected: the strictlyspeaking scientific production, in its occurrences; the analysis of this production, and the types of production, such as periodicals, theses, dissertations, and gray literature.

Key-words: Scientific production ; Information science ; Scientific journal ; Bibliometry ; Scientific communication.

1 Introduo
Para concretizar a reflexo sobre a literatura de um campo do conhecimento faz-se necessrio pensar nas diversas possibilidades e suportes dessa produo. Considerando-se a diversidade de produtos, tais como livros, revistas cientficas, teses, dissertaes, monografias, comunicaes em eventos, impe-se a necessidade de categoriz-los, para somente ento, iniciar o planejamento de recortes ou diviso de etapas do trabalho. O que diferencia a produo editorial peridica cientfica, a forma de expresso privilegiada como objeto deste trabalho, de qualquer outra produo, o fato de estar vinculada a uma organizao editorial e represent-la tematicamente. Deve identificar-se com os propsitos da linha editorial, esperando-se por isso que seja apoiada no processo de seleo por um corpo de consultores especializados. A anlise das revistas cientficas tem sido uma modalidade de estudo com presena significativa e reiterada na literatura voltada produo de conhecimento. Justificase o fenmeno especialmente devido necessidade, sentida pelos pesquisadores, de informaes sobre as fontes disponveis para o domnio, sempre relativo, da literatura de sua rea e dos meios existentes para difuso de suas prprias pesquisas. Alm disso, a publicao cientfica tornou-se, em seu processo histrico, um instrumento indispensvel no apenas como meio de promoo individual, mas enquanto forma de promoo e fortalecimento do ciclo criao, organizao e difuso do conhecimento. Por conseguinte, sua contribuio social um dos fatores que mais influenciam o ritmo de produo do conhecimento. Ao defender que qualquer trabalho cientfico, desenvolvido em determinado contexto social e em dado momento histrico, reflete as mudanas e contradies desse contexto, tanto em sua organizao interna ou mtodo, quanto em suas aplicaes, Bufrem (1996) argumenta que o encaminhamento dado pesquisa resultante de opes ou perspectivas situadas concretamente. Como conseqncia desses elementos condicionantes, os estudos sobre revistas cientficas situados na literatura recente, mais especificamente nos dez ltimos anos, embora com marcante presena dos dados quantitativos como base emprica para reforar argumentaes, revelam uma tendncia anlise e interpretao de carter qualitativo, especialmente justificada pela complexidade de fatores intervenientes nas atividades de produo e divulgao cientfica. Os estudos qualitativos sobre essas transformaes concretas, constatveis empiricamente na comunicao cientfica, so possibilidades ao desafio permanente de compreender e interpretar tendncias e modos pelos quais as informaes so publicadas, disseminadas, acessadas e usadas. Com esse propsito, o estudo de Janes (2000), sobre a crescente evoluo das tecnologias Web constata o profundo impacto dos mtodos utilizados na comunicao sobre a atividade escolar, o modo de ler, de escrever e de processar a informao. Ao mesmo tempo, combinando caractersticas da Web com o acesso a peridicos cientficos e publicaes, faz emergir o retrato de um ambiente voltil e dinmico, a partir do qual possvel

discutir sobre os elementos efetivos para a fertilizao do processo de crtica e criao do conhecimento. Em estudo de 2005, Rummler e Silva analisam o tempo de circulao (longevidade) e o alcance geogrfico (disperso) entre os aspectos relacionados com a consolidao de um peridico. Argumentando que os primeiros cinco anos de uma revista podem ser considerados como perodo probatrio para sua sobrevivncia, os autores analisam o Catlogo Coletivo Nacional de Publicaes Seriadas do Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia - IBICT. Nele, identificam 34 peridicos sobre Pesquisa, 42 sobre Ensino e 253 sobre Educao, que tm algum fascculo editado no qinqnio de 2000 a 2004. Destes, 73,5%, 31,0% e 36,4%, respectivamente, correspondem a peridicos que tm cinco ou menos anos decorridos desde sua implantao at a edio do fascculo mais recente. Dos peridios que apresentam edies por mais de cinco anos, a mediana de vida de onze anos (Pesquisa), quinze anos (Ensino) e onze anos (Educao). Cerca da metade dos ttulos de cada rea so encontrados em bibliotecas institucionais de cinco ou mais Estados da Federao, sendo que 5,9% (Pesquisa), 21,4% (Ensino) e 13,4% (Educao) fazem parte do acervo de bibliotecas de dez ou mais Estados. Como resultado da pesquisa, apresentado o perfil etrio e de disperso dos peridicos, alm de sua identificao pelo ttulo e ISSN, dados que favorecem sua localizao em sistemas de busca eletrnica ou fsica. Estudos como esses enfocam um tipo de produo cientfica cujas peculiaridades justificam anlises crticas e apreciaes fundamentadas em aspectos relevantes do contexto e das condies materiais em que se realizam as pesquisas, especialmente pela posio que assumem para definies que vm a influenciar processos de avaliao ou decises por mrito acadmico. Reforando essa justificativa, recorremos Gramsci (1988, p. 180), para quem a informao crtica tarefa de toda revista. Por outro lado, enquanto modo de expresso didtica planejado, tendo em vista determinado pblico leitor, uma revista no pode contentar a todos na mesma medida, razo pela qual deve ser um estmulo e pode se constituir em objeto de multiplicidade de crticas, sinal indicativo de que est no bom caminho.

2 Aspectos tericos e metodolgicos


Como ponto de partida para a discusso sobre a relevncia e implicaes da postura investigativa em qualquer rea do conhecimento, o grupo enfoca especificamente o campo da cincia da informao, procurando revelar o seu domnio. Para tanto, as reflexes sobre as especificidades das estruturas scioculturais atuantes no campo da cincia da informao determinam que se contemple o enfoque da temporalidade e dos campos de fora que permitem o entendimento do seu papel e significado como cincia social. Foi necessrio, portanto, um retrospecto histrico sobre a pesquisa em instituies de ensino superior no Brasil, a partir dos modelos fragmentados de ensino de graduao e cuja atuao foi sendo alterada no perodo do governo militar. Estas mudanas ocorreram como resultado do acelerado crescimento econmico, acompanhado dos ambiciosos projetos aeroespaciais, que evidenciaram a falta de recursos humanos qualificados para as atividades cientficas e tecnolgicas com eles condizentes. Tornou-se necessrio um enorme esforo com vistas capacitao de massa crtica no pas. A partir de 1968, mais precisamente, devido s contribuies da reforma de ensino e ao modelo da Universidade de Braslia, foram criados institutos centrais, cuja finalidade seria a capacitao de elementos crticos, formados com nfase na integrao entre o ensino e a pesquisa.

O governo passou a investir em cincia e tecnologia, com especial nfase na pesquisa universitria que, a partir de ento e com essas perspectivas, passa a ser financiada quase que exclusivamente pelo Estado. Percebe-se como um continuum, o que seria chamado projeto da modernidade, segundo Coelho Netto (1995, p. 96), lanado no sculo XVIII e firmando-se ao longo do XIX, com a Revoluo Industrial, um novo pensamento sobre o social (como o de Karl Marx) e passos iniciais da psicanlise. Mas a modernidade assumiria contornos mais ntidos no incio do sculo passado, quando no Brasil procurou-se assumir um ensino superior aberto no s aos jovens do pas, mas a uma parcela da juventude da Amrica Latina, numa perspectiva integradora. Nesse contexto, constituiu-se o estudo da cincia da informao no pas. Originada quando os efeitos da Segunda Guerra Mundial determinaram a emergncia de ramificaes do saber e de transformaes nas atividades de pesquisa, a cincia da informao caracteriza-se como uma cincia social, mas fortemente influenciada por outros campos de conhecimento que a definem e determinam seu domnio. Ao analisar sua evoluo, Saracevic identifica trs caractersticas constituintes da razo de existncia e da evoluo da cincia da informao: sua natureza multidisciplinar, sua ligao tecnologia da informao e sua participao ativa e deliberada na evoluo da sociedade da informao (1996, p. 42). Nessa trajetria, em que se destaca como objeto cientfico a informao, os esforos no sentido de sua recuperao revestem-se de um carter pragmtico, cuja influncia se verifica, segundo o autor, na indstria informacional, setor responsvel pela criao e distribuio de dados e servios online, decorrentes, assim como pelo acesso e disseminao da informao. Com essa evoluo de saberes e prticas a eles relacionadas, destacam-se novos conceitos e suas respectivas definies, concretizados em domnio cientfico especfico. Reiterando a importncia do conceito de domnio para o presente estudo, apoiamos-nos em Lloyd, que o considera um recurso para constituir teoricamente objetos de investigao (1995, p. 25). Ser possvel, a partir dessa constituio terica, incorporar conhecimentos que contribuam tambm para a compreenso da histria e dos saberes acumulados da cincia que se est analisando. Justifica-se, portanto, a preocupao do presente estudo em explorar a terminologia, uma vez que no se pode chegar ao domnio da cincia da informao, sem explorar os termos que fazem parte de sua constituio. Tomada aqui como um conjunto de termos de uma especialidade (DIAS, 2000, p. 90), a terminologia tem sido especialmente valorizada para sistematizao de bases de dados, arquivos e outros tipos de suportes eletrnicos de informao. Considerando-se o aspecto constitutivo de um campo cientfico pelos termos que o representam, por um lado, e por outro, a necessidade de organizar o grande volume de dados passveis de recuperao, adotando-se um vocabulrio controlado, temos que admitir o duplo papel da terminologia para este estudo. A anlise temtica e a reflexo dela decorrentes contribuiro para a elucidao do domnio da cincia da informao, assim como para a construo e consolidao da terminologia da rea.

Foi com essas motivaes que o Grupo de Pesquisa Educao, Pesquisa e Perfil Profissional em Informao da Universidade Federal do Paran, vinculado ao Ncleo de Produo Cientfica da Escola de Comunicao e Artes da Universidade de So Paulo voltou-se ao estudo da produo cientfica da rea de cincia da informao em artigos de revistas brasileiras. Sua proposta foi identificar e analisar na literatura cientfica da rea de cincia da informao o recorte sobre a temtica produo cientfica, sua natureza, caractersticas, estudos, aplicao e evoluo. O estudo foi instrumentalizado pela Base BRAPCI, uma base de dados referenciais de peridicos nacionais da rea de cincia da informao que tem como objetivo principal subsidiar o projeto Anlise bibliomtrica das tendncias na pesquisa em informao no Brasil e Espanha, registrada em fontes nacionais e internacionais, firmado entre a Universidade Federal do Paran e a Universidad Carlos III de Madrid. A base de dados atualmente disponibiliza referncias de 4057 textos publicados em 25 peridicos, nacionais impressos e eletrnicos da rea de cincia da informao, de 1970 a 2006: Arquivstica.net; Arquivo & Administrao; BIBLOS: Revista do Departamento de Biblioteconomia e Histria; Cadernos de Biblioteconomia; Cincia da Informao; Comunicao & Informao; DataGramaZero; Em Questo: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicao da UFRGS; Encontros Bibli; Estudos Avanados em Biblioteconomia e Cincia da Informao; ETD - Educao Temtica Digital;Informao & Informao; Informao & Sociedade: Estudos; Informare - Cadernos do Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao; Liinc em revista; Perspectivas em Cincia da Informao; Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina; Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentao; Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG; Revista de Biblioteconomia & Comunicao; Revista de Biblioteconomia de Braslia;Revista Digital de Biblioteconomia & Cincia da Informao; Revista do Departamento de Biblioteconomia e Histria; Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins; Transinformao. Tendo como referncia para a anlise o conjunto de artigos publicados nos peridicos cientficos selecionados naBase BRAPCI e estruturados na Base PROCI, procurou-se identificar e mapear o contedo para reconhecer as caractersticas do discurso sobre a produo cientfica. Inicialmente foi necessrio compatibilizar categorias temticas para uma melhor estrutura do processo de anlise, reduzindo a diversidade de termos muito especficos, pela sua incluso em categorias mais abrangentes. Determinou-se, ento, um recorte temtico, a partir dos descritores relacionados no QUAD. 1.

Resultaram dessa estratgia, a partir destes descritores, o levantamento de 442 ttulos de artigos relacionados ao tema produo cientfica, o que representa 10,9% da produo peridica total. Com base neste recorte, que denominaremos de corpus da pesquisa, foi possvel identificar a temtica em sua natureza, caractersticas, estudos, aplicao e evoluo. De acordo com o GRF. 1, possvel visualizar a distribuio de artigos por revista. O grfico demonstra que a revista Cincia da Informao foi a que mais dedicou espao para a temtica, do total de 847 artigos publicados, 162 artigos foram sobre Produo cientfica (19,1%). Os peridicos Arquivo & Administrao e Revista do Departamento de Biblioteconomia e Histria no publicaram qualquer artigo pertinente ao assunto.

A base de dados utilizada ambientada no software ProCite, programa gerenciador de base de dados, criado peloInstitute of Scientific Information ISI ResearchSoft, da qual foram retirados os ttulos selecionados para a criao de uma nova base, denominada PROCI -Produo Cientfica -, que passou a se constituir em corpus para anlise desta pesquisa.

3 Produo cientfica: tendncias temticas

A anlise sobre as tendncias temticas presentes nos artigos de peridicos demandou um trabalho inicial de padronizao dos termos da base, para que se pudesse, ento, reuni-los em grupos temticos mais abrangentes e representativos de um espectro amplo de assuntos. Entre os 442 ttulos enfocados no estudo percebem-se trs vertentes de preocupao: a produo cientfica propriamente dita, em suas manifestaes, a anlise dessa produo, e os tipos de produo, tais como, peridicos, teses, dissertaes e literatura cinzenta. Ressalta o tema Revistas cientficas com 134 incidncias. Na seqncia, como pode ser observado no GRF. 2, as incidncias mais significativas referem-se aos termos: Comunicao cientfica (84); Produo cientfica (81); Anlise (48); Bibliometria (47); Publicao cientfica (42); Cincia da Informao (40); Avaliao cientfica (35); Informao (29); Literatura cientfica (24) e Leis da Cincia da Informao (22).

Percebe-se, como em estudos anteriores, que o enfoque bibliomtrico desdobra-se em um conjunto semntico formado por termos como infometria (04 ocorrncias), informetria (07), webometria (03), webmetria (01), cienciometria (11) e cientometria (01) e cibermetria (01). Esse universo de termos, ainda incipiente, cujos pressupostos anunciam uma tendncia temtica que acompanha a evoluo da produo cientfica, demonstra tambm as possibilidades oferecidas pela tecnologia da informao.

Assim, por exemplo, o termo infometria define-se como atividade mais ampla do que a bibliometria e a webmetria. Quanto webmetria, mais recentemente destacada na literatura, tem sido denominada de webometria no Brasil ewebmetria em outros pases latinos. Em relao cientometria, derivada do termo cincia, assim como cientista e cientfico, tem sido denominada no Brasil de cienciometria. Recentemente, tem sido utilizado tambm o termo cibermetria que, segundo Bjrneborn, tem escopo mais amplo que a webometria, pois compreende a aplicao das tradicionais tcnicas informtricas a qualquer tipo de informao disponvel na internet. Em relao a este termo, a webometria seria mais restrita, pois utiliza tcnicas quantitativas para medir especificamente a informao disponvel na web, apenas uma parte do universo maior da cibermetria (2002, apud VANTI, 2005). A categoria produo cientfica composta por uma pluralidade de termos sinnimos ou correlatos que indicam a necessidade, dentre outros aspectos, de padronizao terminolgica. Encontram-se nessa categoria, conforme oGRF. 3, termos como artigos cientficos (12 ocorrncias), avaliao cientfica (35), comunicao cientfica (84), literatura cientfica (24), pesquisa (21), produtividade cientfica (13), publicao cientfica (42), revistas cientficas (134), teses e dissertaes (20), trabalho cientfico (8) e o termo produo cientfica objeto deste estudo com 81 ocorrncias.

Dentre os artigos encontrados na base de dados destacam-se alguns com o foco em anlise (48 ocorrncias), sejam elas bibliomtricas, comparativas, de citaes, de contedo, de/do discurso, de domnio, lingsticas, metodolgicas, qualitativas,

quantitativas ou temticas. Pode-se inferir que os autores, de certa forma, tm privilegiado na sua produo cientfica as questes analticas de natureza diversa.

4 Consideraes finais
Ao analisar essa parcela da literatura sobre o tema Produo cientfica, evidencia-se a evoluo de saberes e prticas a eles relacionadas, destacando-se novos conceitos e suas respectivas definies, concretizados em domnio cientfico especfico. Apresenta-se no corpus especfico um complexo mapa conceitual para a construo de conhecimentos relacionados tanto com a temtica produo cientfica e sua natureza, caractersticas, estudos, aplicao e evoluo, quanto com a prpria construo de domnio da cincia da informao. Constata-se que, como afirma Hobsbawm (1998, p. 17), as palavras so testemunhas das transformaes sociais. Esses termos passaram a fazer parte do cotidiano do campo da informao, representando os conceitos que compem. Entretanto, deve-se ressaltar que a expanso temtica nem sempre significa uma expanso de termos descritores em um tesauro ou em uma lista de palavraschaves. Percebe-se que h uma enorme diversidade de termos para representar os temas relacionados produo cientfica. De fato, a profuso dos termos empregados para representar os temas relacionados ao objeto deste trabalho expressa a necessidade de cuidados nas questes terminolgicas. Pode-se inferir que h a ausncia de consolidao conceitual na anlise e produo cientfica em cincia da informao. Essa lacuna pode ser, em parte, preenchida com estudos e levantamentos terminolgicos que possibilitem a consolidao de uma linguagem de especialidade que contribuiria para a constituio do campo cientfico da rea. Dito de outra maneira, nenhum campo cientfico se impe no ambiente da pesquisa acadmica se no dispuser de uma linguagem prpria, ou seja, de uma linguagem especializada.

Referncias
BJRNEBORN, Lennart. Small-world link structures on the web. Copenhagen, DK: School of Library and Information Science, 2002. Disponvel em <www.db.dk/lb/2002smallworld.pps>. Acesso em 28 jul. 2003. [ Links ] BUFREM, L. S. Linhas e tendncias metodolgicas na produo acadmica discente do mestrado em Cincia da Informao do Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972-1995). 1996. Tese (Concurso para Professor Titular Mtodos e Tcnicas da Pesquisa) - Setor de Cincias Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paran, Curitiba, 1996. [ Links ] COELHO NETTO, Jos Teixeira. Moderno ps-moderno: modos & verses. 3. ed. So Paulo: Iluminuras, 1995. [ Links ]

DIAS, Cludia Augusto. Terminologia: conceitos e aplicaes. Cincia da Informao. Braslia, v. 29, n. 1, p. 90-92, jan./abr. 2000. [ Links ] GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organizao da cultura. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1988. [ Links ] HOBSBAWM, Eric. J. A era das revolues (1789-1848). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. [ Links ] JANES, J. Some thoughts on education for the information professions. NFAIS Newsletter, v. 42, n. 9, p. 133-137, Sep. 2000. [ Links ] LLOYD, Christopher. As estruturas da histria. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. [ Links ] RUMMLER, Guido; SILVA, Viviane Rummler da. Longevidade e disperso fsica de peridicos nacionais sobre pesquisa, ensino e educao. Educao Temtica Digital, Campinas, v. 6, n. 2, p. 1-13, jun. 2005. Disponvel em <http://143.106.58.55/revista/include/getdoc.php?id= 107& article=36&mode=pdf>. Acesso em 17 jan. 2006. [ Links ] SARACEVIC, Tefko. Cincia da Informao: origem, evoluo e relaes. Perspectivas em Cincia da Informao,Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. [ Links ] VANTI, Nadia. Os links e os estudos webomtricos. Cincia da Informao, Braslia, v. 34, n. 1, p. 78-88, jan./abr. 2005. [ Links ]

Recebido em 12.06.2006 Aceito em 08.11.2006

PERSPECTIVAS EM CINCIA DA INFORMAO

Perspectivas em Cincia da Informao, peridico cientfico criado em 1996, em substituio da Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, tem por objetivo constituir-se em veculo de disseminao do conhecimento cientfico e de interlocuo entre pesquisadores, professores, profissionais e alunos das reas de Cincia da Informao, Biblioteconomia e reas afins. A Revista tem se consolidado como uma publicao de periodicidade quadrimestral, divulgando resultados de pesquisa, trabalhos tcnicos e acadmicos realizados em diversos contextos da informao. Ela est includa no Sistema QUALIS/CAPES de peridicos nacionais e apresentada somente em formato eletrnico, desde 2007, tendo automatizado todo o seu processo de gerenciamento editorial, o que permite a universalidade de acesso a leitores e potenciais autores.

NOTCIAS

SUBMISSES REABERTAS
Prezados Leitores, Mais...

CHAMADA DE ARTIGOS
Lembramos que.... Mais...

AVISO AOS AUTORES


Importante aviso aos autores Mais...

Mais Notcias...

VOL. 16, NO 2 (2011) SUMRIO


EDITORIAL
Editorial Jorge Tadeu de Ramos Neves, Marlene Oliveira
PDF

1
RESUMO PDF

ARTIGOS
Mapeamento de competncias em bibliotecas e unidades de informao Iara Rodrigues de Amorim, Roniberto Morato do Amaral Catlogo da biblioteca: o objeto orientado ao usurio Anbal Perea Arajo A experincia de arquivamento intermedirio em escritrios de advocacia de Belo Horizonte, na tica da gesto de documentos: estudo de casos mltiplos Nilceia Lage Medeiros, Leandro Ribeiro Negreiros, Clia Gomes Amaral Reflexes Epistemolgicas no contexto do Orkut: tica da

2-16
RESUMO PDF

17-28
RESUMO PDF

29-49
RESUMO PDF

Informao, Sociabilidade, Liberdade e Identidade Marcos Antonio Alexandre Bezerra, Eliany Alvarenga de Arajo Satisfao dos usurios do Portal de Peridicos da Capes: um estudo sobre a obteno de sucesso no uso do sistema Beatriz Valadares Cendon, Juliana Lopes de Almeida Souza, Ndia Ameno Ribeiro As folksonomias entre os conceitos e os pontos de acesso: as funes de descritores, citaes e marcadores nos sistemas de recuperao da informao Leticia Strehl Ontologias e taxonomias: reflexes conceituais Luciane Paula Vital, Ligia Maria Arruda Caf A seleo conceitual na organizao de domnios de conhecimento nas cincias humanas e sociais: Anderson Luiz Cardoso Rodrigues Co-autoria em artigos e patentes: um estudo da interao entre a produo cientfica e tecnolgica Ana Maria Mielniczuk de Moura, Sonia Elisa Caregnato Diferenas na Atividade de Monitoramento de Informaes do Ambiente Externo em Pequenas e Mdias Empresas: a influncia do porte e da idade verton Lus Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, Anete Alberton, Anielson Barbosa da Silva Mapeando e Mensurando o Grau de Dependncia Informacional Interna dos Profissionais de Inteligncia de Marketing: o caso da empresa ALFA Paulo Henrique de Oliveira, Carlos Alberto Gonalves, Edmar Aderson de Paula Um modelo para mapeamento de necessidades e usos de informao musical Fernando William Cruz, Murilo Bastos Cunha, Edilson Ferneda, Luiza Berh Nunes Alonso, Ana Nogales Vasconcelos

50-66
RESUMO PDF

67-100
RESUMO PDF

101-114
RESUMO PDF

115-130
RESUMO PDF

131-152
RESUMO PDF

153-167
RESUMO PDF

168-186
RESUMO PDF

187-206
RESUMO PDF

207-227

RESENHAS
Dicionrio Biobibliogrfico de autores mineiros Maria da Conceio Carvalho
PDF

228
PDF

TESES E DISSERTAES
Modelagem para organizao e representao do conhecimento em ontologias de domnio: uma experincia na rea da cultura do sorgo Andrs Manuel Villafuerte Oyola Avaliao de sistemas de apoio deciso na perspectiva do usurio da informao: o data warehouse como suporte estratgia organizacional

229
PDF

Giovanni Estanislau Ferreira Mediao: reflexes no campo da Cincia da Informao Ana Amlia Martins A incluso digital nas salas de aula: avaliao da informatizao nas escolas municipais de Belo Horizonte Gergea Fonseca de Choucair Ramos Folksonomia: anlise de etiquetagem de imagens no Flickr Andr Augusto de Abreu Rodrigues

230
PDF

231-232
PDF

233
PDF

234-235

ISSN Classificao Qualisemailtelefone- (31) 3409 52 27

1981-5344 CAPES-

(Online) A 2 pci@eci.ufmg.br

Histria da Cincia da Informao


This tag is associated with 13 posts

Inteligncia informacional e Cincia da Informao: um esboo de trajeto


POSTED BY PEDRO ANDRETTA 16/06/2011 DEIXE UM COMENTRIO

THIESEN, Iclia. Inteligncia informacional e Cincia da Informao: um esboo de trajeto. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 6-18, mar., 2011. <http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/400/260 >. Acesso em: 16 jun. 2011 Disponvel em:

Resumo: Na continuidade das pesquisas empreendidas com a finalidade de caracterizar a informao na pr-histria da Cincia da Informao, vimos buscando marcos documentais e sua traabilidade, a fim de identificar elementos conceituais inerentes formao desse saber que se institucionalizou, mas especialmente dos pr-saberes existentes em suas bases epistemolgicas nem sempre evidentes. Nesse movimento de anlise das fontes primrias e secundrias, tornase oportuno esboar alguns elementos conceituais oriundos da historicizao da personagem conceitual mais cara aos estudos da rea: a informao. No pressuposto de que os conceitos respondem a inmeros problemas e participam de uma co-criao, a identificao, anlise e caracterizao de tais elementos conceituais consistem em esboar os contornos dos dispositivos que conformam e legitimam o que denominamos de inteligncia informacional. Resultados provisrios nos permitem afirmar que essa noo tem um carter ainda difuso nas pesquisas da rea cuja episteme carece de pesquisas mais verticais que contemplem outros aspectos dos regimes de verdade que co-habitam a formao do campo de estudos da Cincia da Informao. Palavras-chave: Inteligncia informacional. Documento. Traabilidade

A comunicao cientfica para o pblico leigo: breve histrico


POSTED BY JOOPBS 17/01/2011 1 COMENTRIO

MUELLER, Suzana P.M.; CARIB, Rita de Cssia do Vale. A comunicao cientfica para o pblico leigo: breve histrico. Informao e Informao, Londrina, v. 15, n. esp., p. 13-30, 2010. Disponvel <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6160/6780>. Acesso em: 17 jan. 2011. em:

Resumo Relato de fatos marcantes da histria e da evoluo da divulgao cientfica para leigos, que ocorreram na Europa entre os sculos XV e XX, com breve referncia a iniciativas nos Estados Unidos da Amrica em pocas mais recentes. Os dados foram buscados em estudos publicados sobre o assunto e o escopo do texto privilegia

acontecimentos at a introduo das novas tecnologias de informao e de comunicao, aos quais faz apenas breve meno. A ordem de exposio cronolgica, sculo por sculo, com a exceo de trs temas jornalismo cientfico, livros infantis e museus que so tratados em sees especficas. A narrativa tem incio no sculo XV, destacando as primeiras iniciativas, que ocorreram paralelamente ao desenvolvimento da cincia e da imprensa. A partir da, os principais acontecimentos de cada sculo so comentados: as novas academias de cincia que se espalharam pelo continente europeu e cujas atas do origem aos primeiros peridicos cientficos (sculo XVI); o livro como instrumento de divulgao cientfica (sculos XVII e XVIII); as conferncias cientficas como forma de divulgao do conhecimento cientfico dirigida sociedade (sculo XVIII); a consolidao das disciplinas e da especializao, e, paralelamente, dos peridicos cientficos separadamente dos veculos de divulgao cientfica. Palavras-chave: Comunicao da cincia. Comunicao cientfica. Divulgao cientfica. Divulgao cientfica evoluo histrica. Histria da cincia.

Correntes tericas da cincia da informao


POSTED BY EDUARDO 05/07/2010 DEIXE UM COMENTRIO

ARAJO, Carlos Alberto vila. Correntes tericas da cincia da informao. Cincia da Informao, Braslia, v. 38, n. 3, p. 192-204, set./dez. <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1719/1347>. 2009. Acesso em: Disponvel 5 jul. em: 2010.

Resumo Neste artigo, so apresentadas seis correntes tericas da cincia da informao: os estudos de natureza matemtica (incluindo a recuperao da informao e a bibliometria), a teoria sistmica, a teoria crtica, as teorias da representao, os estudos em comunicao cientfica e os estudos de usurios. analisado o conceito de informao em cada uma destas teorias e identificado como, historicamente, tais teorias contriburam para consolidar um paradigma positivista para o campo. Por fim, so analisadas contribuies recentes que buscam apontar limitaes no conceito de informao deste paradigma e possibilidades de superao a partir de novos conceitos e ideias. Palavras-chave: Cincia da informao. Teorias da informao. Conceito de informao.

A infra-estrutura em informao cientfica e em Cincia da Informao na antiga Unio Sovitica (1917-1991)


POSTED BY L.INAFUKO 20/06/2010 DEIXE UM COMENTRIO

SANTOS JNIOR, Roberto Lopes dos; PINHEIRO, Lena Vnia Ribeiro. A infra-estrutura em informao cientfica e em Cincia da Informao na antiga Unio Sovitica (1917-1991). Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianpolis, v. 15, n. 29, p. 24-51, 2010. Disponvel <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/9355/12529>. Acesso em: 20 jun. 2010. em:

Resumo Anlise da histria e do desenvolvimento da infra-estrutura em informao cientfica na antiga Unio Sovitica e Rssia, na qual ser feito um estudo sobre os principais rgos, institutos de pesquisa e de ensino e publicaes sobre Informatika/ Cincia da Informao no pas. O perodo estudado estende-se desde a ascenso do partido bolchevique na Rssia, em novembro de 1917, passando pelo desenvolvimento da Cincia da Informao no pas, nas dcadas de 1950 a 1970, at a dissoluo da Unio Sovitica, em dezembro de 1991, apresentando tambm algumas informaes sobre a rea aps essa data. Nessa anlise, destaca-se a atuao de organizaes como, por exemplo, o Instituto Estatal de Informao Cientfica e Tcnica (VINITI), e aspectos relacionados prestao de servios e elaborao de produtos de informao, a formao profissional, os peridicos secundrios relacionados Informatika/ Cincia da Informao no pas e eventos tcnico-cientficos ocorridos tanto na Unio Sovitica como em mbito internacional. Palavra-chave: Cincia da Informao na Unio Sovitica; Infra-estrutura; Eventos e Congresso; Formao profissional.

A documentao como uma das origens da Cincia da Informao e base frtil para sua fundamentao
POSTED BY L.INAFUKO 16/06/2010 DEIXE UM COMENTRIO

ORTEGA, Cristina Dotta. A documentao como uma das origens da Cincia da Informao e base frtil para sua fundamentao. Brazilian Journal of Information Science, Marlia, v. 3, n. 1, p. 3-35, jan./jun. 2009. Disponvel em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/viewFile/48/263>. Acesso em: 16 jun. 2010. Resumo Objetiva explorar os princpios documentrios como equivalentes s questes nucleares propostas para a Cincia da Informao, como modo de realizar o debate sobre seus fundamentos. O trabalho se justifica por considerar que a percepo sobre a crise de identidade em Cincia da Informao pauta-se em literatura fortemente marcada por eixos especficos, os quais deflagram vises parciais incapazes de constiturem partes articuladas de um todo. Como metodologia, realiza reviso de literatura e discusso sobre a histria da Cincia da Informao, considerando-a anterior ao surgimento desta denominao, e trata de sua disciplinaridade, apresentando construes interdisciplinares significativamente consolidadas e problematizando a questo das denominaes para a rea. O estudo permite constatar que a celeuma que envolve a questo da identidade da Cincia da Informao no se manifesta de forma relevante na literatura e nas prticas profissionais pautadas na Documentao, a qual tem apresentado, simultaneamente, foco e densidade no decorrer do tempo. A histria da Documentao permite questionar os discursos sobre a ausncia de consensos em Cincia da Informao e sobre a frgil nuclearidade decorrente de sua dimenso tcnica e da suposta fluidez intrnseca aos seus limites e reas fronteirias. Conclui que os princpios documentrios configuram-se como parte basilar dos fundamentos da Cincia da Informao e so emblemticos de sua unidade identitria. Palavras-chave: Histria da Documentao; Histria da Cincia da Informao; Epistemologia da Cincia da Informao; Biblioteconomia e Documentao.

A contribuio de C. Kuhlthau para a cincia da informao no Brasil


POSTED BY L.INAFUKO 08/03/2010 DEIXE UM COMENTRIO

ARAJO, Carlos Alberto vila; BRAGA, Rogrio Manoel de Oliveira; VIEIRA, Wellington Oliveira. A contribuio de C. Kuhlthau para a cincia da informao no Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao, Campinas, v.7, n. 2, p. 27-40, jan./jun. 2010. Disponvel em: <http://polaris.bc.unicamp.br/seer/ojs/include/getdoc.php?id=752&article=226&mode=pdf>. Acesso em: 01 mar. 2010. Resumo O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou ver o impacto de Kuhlthau na produo cientfica brasileira em Cincia da Informao. Buscou-se referncias autora em todos os artigos publicados em sete peridicos nacionais, entre os anos de 2003 e 2007. Kuhlthau citada em 17 dos 872 artigos analisados. Das 19577 referncias bibliogrficas destes artigos, 24 so de trabalhos de Kuhlthau. Essas referncias foram analisadas buscando-se identificar a freqncia de cada uma das obras da autora citadas, ano, idioma, natureza e casos de coautoria. Os artigos citantes foram analisados em termos de temtica e procedncia institucional dos autores. Por fim, analisou-se a importncia das citaes autora para as discusses empreendidas nos artigos citantes. Entre os resultados encontrados destacam-se: a obra mais citada, Inside the search process: information seeking from the users perspective, teve 8 referncias; a maior contribuio da autora se d no mbito dos estudos de usurios da informao; a instituio brasileira que mais a cita a UFMG; e o tipo de citao mais freqente a citao conceitual. Palavras-chave: Carol Kuhlthau; Pesquisa brasileira em Cincia da Informao; Estudo bibliomtrico.

A abordagem terica de A. I. Mikhailov sobre o termo informao cientfica


POSTED BY L.INAFUKO 01/03/2010 1 COMENTRIO

SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. A abordagem terica de A. I. Mikhailov sobre o termo informao cientfica. Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao, Campinas, v.7, n. 2, p. 41-60, jan./jun. 2010. Disponvel em: <http://polaris.bc.unicamp.br/seer/ojs/include/getdoc.php?id=754&article=229&mode=pdf>. Acesso em: 01 mar. 2010.

Resumo Estudo sobre a abordagem do pesquisador sovitico A. I. Mikhailov (1905-1988), em sua produo bibliogrfica, sobre aspectos referentes ao conceito informao cientfica, principal objeto de pesquisa do campo em Cincia da Informao na antiga Unio Sovitica, e a analises feitas pelo autor sobre a definio, caractersticas e valores relacionados a esse termo. O estudo desses conceitos, quando possvel, ser relacionado emergncia e ao desenvolvimento da Cincia da Informao no perodo onde essas idias foram desenvolvidas e publicadas (dcadas de 1950 a 1970), onde essa nomenclatura exerceu considervel influencia para esse, na poca, embrionrio campo de pesquisa. Palavras-chave: Informao cientfica; A. I. Mikhailov; Epistemologia; Histria da Cincia da Informao.

Surgimento e consolidao da Documentao: subsdios para compreenso da histria da Cincia da Informao no Brasil
POSTED BY RENAN 05/12/2009 DEIXE UM COMENTRIO

ORTEGA, Cristina Dotta. Surgimento e consolidao da Documentao: subsdios para compreenso da histria da Cincia da Informao no Brasil. Perspectivas em Cincia da Informao, v. 14, nmero especial, p. 59-79, 2009. Disponvel em: <http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/viewFile/899/626>. Acesso em: 5 dez. 2009. Resumo: As denominaes Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao marcam presena no Brasil, mas a segunda configura-se como a menos conhecida. Deste modo, o artigo apresenta mapeamento do surgimento e consolidao da Documentao, com o objetivo de fornecer subsdios para compreenso da influncia deste movimento no Brasil. Realiza reviso bibliogrfica a partir de obras que apresentam a concepo e o desenvolvimento da Documentao e dados histricos da rea no Brasil. Conclui que a influncia da Documentao europeia no Brasil do final do sculo XIX aos anos 1930 foi pontual mas efetiva, enquanto a influncia da Documentao ocorrida entre os anos 1950 e 1960 relacionou-se mais fortemente produo em curso nos Estados Unidos. A pesquisa evidencia a forte herana da Documentao na Frana, Espanha e Portugal e a validade deste movimento para a superao das abordagens restritivas atribudas Biblioteconomia e dos contnuos embates sobre o objeto da Cincia da Palavras-chave: Histria da documentao. Histria da cincia da informao no Brasil. Informao.

Os cursos de Cincia da Informao no Brasil e em Portugal: perspectivas diacrnicas


POSTED BY PEDRO ANDRETTA 30/10/2009 DEIXE UM COMENTRIO

SOUZA, Terezinha Batista de Souza; RIBEIRO, Fernanda. Os cursos de Cincia da Informao no Brasil e em Portugal: perspectivas diacrnicas. Informao & Informao, Londrina, v. 14, n.1, p. 82-103, 2009. Disponvel em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/3149/2892 >. Acesso em: 28 out., 2009. Resumo Apresenta uma breve retrospectiva histrica da Cincia da Informao (CI) no Brasil e em Portugal. No Brasil a CI foi introduzida na dcada de 70 com a implementao do Mestrado, no Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentao (IBBD) e em Portugal surgiu a partir dos cursos de psgraduao em Cincias Documentais que evoluram no sentido da adoo do termo Cincia da Informao, tendo em vista a implementao, em 2001, num esforo conjunto entre a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Letras da primeira Licenciatura em CI. Neste sentido mostra as as diferenas e semelhanas, bem como o quadro atual da CI nos dois pases. Palavras-chave:Cincia da Informao-Brasil; Cincia da Informao-Portugal.

Olhar sobre os 20 anos da Associao Nacional de Pesquisa em PsGraduao em Cincia da Informao (ANCIB)
POSTED BY PEDRO ANDRETTA 10/10/2009 DEIXE UM COMENTRIO

BARRETTO, Aldo de Albuquerque. Olhar sobre os 20 anos da Associao Nacional de Pesquisa em Ps-Graduao em Cincia da Informao (ANCIB). Tendncias da Pesquisa Brasileira em Cincia da Informao, v.2, n.1, jan.dez, 2009. Disponvel em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/13/35 > Acesso em: 09 out., 2009 Resumo A histria e os objetivos da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Cincia da Informao (ANCIB) mostram como uma sociedade cientfica que congrega especialistas e pesquisadores de um ramo do conhecimento tm problemas para seu estabelecimento e funcionamento. A Associao quer que seus membros pesquisem e divulguem os resultados de seus estudos para difundir uma reflexo do que foi, de como a rea no presente e sua projeo para o futuro. A ANCIB realiza durante sua histria uma socializao do conhecimento em informao, suas prticas e sua teoria. Rpida pincelada no contexto remoto essencial para o entendimento do processo na totalidade. O trabalho de iniciar e manter uma associao cientfica difcil, pois pretende, com a ajuda de todos os pares, a democratizao do campo. A ANCIB teve e tem dificuldades para realizar tal processo. No nasceu na espontaneidade de seus membros e foi iniciada como irm mais nova de rea de conhecimento que talvez no a desejasse. esta a histria contada. Palavras-chave: Historiografia; Cincia da Informao; Biblioteconomia; Socializao da cincia; Induo cientfica; Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Cincia da Informao e Biblioteconomia; ANCIB.

30 anos da Ps-Graduao em Cincia da Informao da Universidade Federal da Paraba


POSTED BY PEDRO ANDRETTA 10/10/2009 DEIXE UM COMENTRIO

SILVA, Terezinha Elisabeth. 30 anos da Ps-Graduao em Cincia da Informao da Universidade Federal da Paraba. Tendncias da Pesquisa Brasileira em Cincia da Informao, v.2, n.1, jan.-dez, 2009. Disponvel em: < http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/14/36> Acesso em: 09 out., 2009 Resumo Apresenta a trajetria de 30 anos da Ps-Graduao em Cincia da Informao da Universidade Federal da Paraba. Relata histrico desde a criao do Curso de Mestrado em Biblioteconomia, no final da dcada de 70, passando por vrios perodos de existncia do Curso, at a formalizao da proposta Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES), que resultou no Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao (PPGCI) no ano de 2006, implantado em 2007. Evidencia a atual situao do Programa em busca de consolidao na rea da Cincia da Informao no Brasil. Palavras-chave: Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao; Universidade Federal da Paraba.

Estudo histrico da infra-estrutura de informao cientfica e da formao em cincia da informao na antiga Unio Sovitica e Rssia (1917-2007)
POSTED BY L.INAFUKO 01/09/2009 DEIXE UM COMENTRIO

SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Estudo histrico da infra-estrutura de informao cientfica e da formao em cincia da informao na antiga Unio Sovitica e Rssia (1917-2007). Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v. 19, n. 2, p. 25-36, maio/ago. 2009. Disponvel em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/2929/3022>. Acesso em: 01 set. 2009. Resumo Anlise da histria e do desenvolvimento da infra-estrutura de informao cientfica na antiga Unio Sovitica e Rssia, com breve estudo sobre os principais rgos, institutos de pesquisa e publicaes sobre Informatika/ Cincia da Informao no pas. O perodo estudado estende-se desde a ascenso do partido bolchevique na Rssia, em novembro de 1917, passando pelo desenvolvimento da Cincia da Informao na URSS, entre as dcadas de 1950 a 1970, at a dissoluo da Unio Sovitica, em dezembro de 1991, e dos primeiros anos da Rssia ps-comunista. Nessa analise, ser destacada a atuao de organizaes como, por exemplo, o Instituto Estatal de Informao Cientfica e Tcnica (VINITI), e aspectos relacionados prestao de servios e elaborao de produtos de informao, formao profissional, aos peridicos relacionados a Informatika/ Cincia da Informao e aos eventos tcnico-cientficos ocorridos tanto na Unio Sovitica/Rssia como em mbito internacional.

Palavras-chave: Cincia da Informao na Unio sovitica; Cincia da Informao na Rssia; Infra-estrutura de informao cientfica; formao profissional.

A construo da cincia da informao na ps-modernidade: dialtica histrica


POSTED BY PEDRO ANDRETTA 13/03/2009 1 COMENTRIO

AZEVEDO, Alexander Wiilian. A construo da cincia da informao na ps-modernidade: dialtica histrica. Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao, v. 6, n. 2, jan./jun. 2009. Disponvel em: <http://polaris.bc.unicamp.br/seer/ojs/include/getdoc.php?id=629&article=178&mode=pdf>. Acesso em: 13 mar. 2009. Resumo Trabalho bibliogrfico, de natureza exploratria que procurou verificar os eventos ocorridos com a informao e a sociedade no final do sculo XIX e no decorrer do sculo XX, destacando o retrospecto histrico da constituio da Cincia da Informao, abordando a sua importncia no contexto da sociedade ps-indstria. Analisam-se os valores agregados informao, enfatizando-se a relevncia dos trabalhos realizados por Paul Otlet e Vannevar Bush. A seguir, procede-se uma pesquisa sobre o desenvolvimento histrico da Cincia da Informao, orientado por uma linha cronolgica dos eventos ocorridos na sociedade e na informao, que proporcionaram a construo da Cincia da Informao. Palavras-chave: Histria da cincia da informao; Documentao; Biblioteconomia; Sociedade ps-industrial.

At que ponto um mercado industrial, comercial ou imobilirio tem de fato chances de alcanar o sucesso? A pesquisa de potencial de mercado identifica os critrios que devem ser considerados para maximizar as oportunidades. Antes de investir em um novo mercado ou expandir negcios em seu mercado atual, devem-se identificar os riscos e as oportunidades que esse investimento oferece e atravs da pesquisa de potencial de mercado que se verificam as possibilidades de desenvolvimento que cada negcio apresenta. A QuorumBrasil minimiza seus riscos e aumenta suas oportunidades com a pesquisa de potencial de mercado, identificando volumes, valores, demandas e expectativas do mercado. A pesquisa de potencial de mercado tambm avalia a atratividade de seu negcio, levando em conta outras marcas presentes e toda estrutura competitiva do mercado.

A oferta est alinhada demanda do mercado? O teste de produtos e conceitos identifica como possvel traduzir os desejos do mercado, transformando-os em produtos e servios concretos. A expectativa do consumidor nem sempre est alinhada aos benefcios oferecidos por um produto ou servio, portanto de grande importncia a realizao do teste de produtos e conceitos para identificar estas expectativas e antecipar tendncias e eventuais riscos. O teste de produtos e conceitos faz parte da expertise da QuorumBrasil e atravs dele que se tero disposio todos dados comportamentais e concorrenciais que iro subsidiar as reas de desenvolvimento, marketing e vendas nas estratgias de conquista e recomendao.

Qual o nvel de visibilidade da comunicao? Qual a compreenso mensagem transmitida? Qual a reao do pblico-alvo em funo da compreenso? Antes de investir em comunicao necessrio saber o que seu pblico-alvo espera ouvir, ver ou ler a respeito de sua marca ou produto, atravs da pesquisa de eficcia de comunicao que isso pode ser identificado. Determinar a eficcia de comunicao passa pela avaliao de quanto as demandas foram atendidas. A reao natural a uma boa combinao entre a comunicao e o pblico-alvo a evoluo nas vendas, esta a combinao obtida por meio da pesquisa de eficcia de comunicao. A metodologia Viewer de pesquisa de eficcia de comunicao identifica o antes atravs de pr-testes com peas ainda em fase de criao, e realiza a pesquisa de eficcia de comunicao do depois, com mdulos quantitativos e qualitativos que permitem estimar a inteno de compra e as objees geradas pela comunicao.

Um cliente satisfeito um cliente leal? A pesquisa de satisfao de clientes determina quais fatores de sucesso esto associados os nveis de recomendao e recompra e o que bsico, diferenciador e agrega valor em seu mercado. As empresas buscam saber sobre o universo de seus clientes no apenas visando atender as normas ISO ou manter um diagnostico sobre o negcio. A pesquisa de satisfao de clientes uma realidade no mundo empresarial que preza pela sobrevivncia do negcio. A pesquisa de satisfao de clientes da QuorumBrasil, vai fundo para observar onde esto as vulnerabilidades da empresa. Mostra como conquistar a lealdade e as recomendaes de atuais clientes, bem como, a atrair novos clientes. A pesquisa de satisfao de clientes desenvolve todo um plano de aes para atender aos critrios bsicos exigidos pelo mercado e aqueles que permitem se diferenciar em relao aos concorrentes.

O que sua marca ganha ou perde com a imagem e o posicionamento atual? A pesquisa de imagem e posicionamento identifica o quanto a sua empresa e a sua marca constroem de admirao em seu mercado. O sucesso e a admirao de uma marca tm componentes racionais e emocionais, que devem ser avaliados em sua relevncia para o processo de deciso da compra, esta avaliao se d atravs da pesquisa de imagem e posicionamento. A QuorumBrasil, atravs da pesquisa de imagem e posicionamento, alm de identificar a relevncia, ir permitir a compreenso de quanto o pblico-alvo se sente associado identidade e personalidade da marca. A pesquisa de imagem e posicionamento avalia tambm o comportamento e o fluxo na deciso de compra e como reforar os pontos de atratividade corrigindo as objees que impedem a experimentao.

O que permite a diferenciao em longo prazo? A pesquisa de curva de valor identifica quais as intenes e as variveis de deciso que interferem no alinhamento de tendncias. Um passo alm do diagnstico de imagem e posicionamento de uma marca compreender as inclinaes e os fatores chave que iro gerar diferenciao no longo prazo em um mercado, estas inclinaes e estes fatores chave sero analisados de forma especfica por uma pesquisa de curva de valor. Cenrios com posies similares nos critrios bsicos (qualidade, preo, servios) entre os competidores presentes no mercado so considerados pela QuorumBrasil na pesquisa de curva de valor como oportunidades de mudanas, renovao e diferenciao na estratgia da marca, do produto ou da empresa.

Esta ferramenta foi criada a partir de comentrios de nossos clientes: "temos informao interna mas no geramos aes a partir destas informaes". Colaboramos com muitas empresas na organizao de informaes, definio de foco estratgico de reas de negcios e desenvolvimento de planos de ao para melhoria das vendas.

NOTCIAS 24/03/2011 - Perspectivas em Cincia da Informao completa 15 anos e publica ltimo nmero

Seu ltimo nmero (v.16, n. 1, 2011) est disponibilizado emhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci. Convidamos a navegar no sumrio da revista para acessar os artigos e itens de interesse. Sumrio Editorial Perspectivas em Cincia da Informao: 15 anos testemunhando e construindo a Cincia da Informao na ECI/UFMG e no Brasil PDF Carlos Alberto vila Arajo, Jorge Tadeu de Ramos Neves 1-4 Artigos As excepes aos direitos de autor em benefcio das bibliotecas: anlise comparativa entre a Unio Europeia e a Amrica latina Resumo PDF Maria do Carmo Ferreira Dias, Juan Carlos Fernndez-Molina, Maria Manuel Borges 5-20 A organizao do conhecimento arquivstico: perspectivas de renovao a partir das abordagens cientficas canadenses Resumo PDF Natlia Bolfarini Tognoli, Jos Augusto Chaves Guimares 21-44 A recuperao da informao e o conceito de informao: o que relevante em mediao cultural? Resumo PDF Bruno Cesar Rodrigues, Giulia Crippa 45-64 Poltica de informao nacional e assimetria de informao no setor de telecomunicaes brasileiro Resumo PDF RODRIGO MORENO MARQUES, MARTA MACEDO KERR PINHEIRO 65-91 A gesto do conhecimento na educao ambiental Resumo PDF Giovana Escrivo, Marcelo Seido Nagano 92-110 Ao Politica na Internet Brasileira Resumo PDF Claudio Luis de Camargo Penteado, Marcelo Burgos Pimentel dos Santos, Rafael Aguiar de Paula Arajo, Sidney Jard da Silva 111-132 Qualidade da informao e intuio na tomada de deciso organizacionalResumo PDF Antonio Jos Figueiredo Peva de Sousa, Sueli Angelica do Amaral 133-146 Modelos de tomada de deciso e sua relao com a informao orgnicaResumo PDF Mariana Lousada, Marta Lgia Pomim Valentim 147-164 Um roteiro para avaliao ontolgica de modelos de sistemas de informaoResumo PDF Viviane Nogueira Pinto de Oliveira, Maurcio Barcellos Almeida 165-184 Presena da lgica no domnio da organizao do conhecimento: aspectos interdisciplinares no currculo do ensino superior Resumo PDF Leilah Santiago Bufrem, Snia Maria Breda 186-194

Publicaes em Cincia da Informao


Cincia da Informao, Gesto da Informao e do Conhecimento

SILVA, Antonio B. O. BUAINAIN, Antnio Mrcio, MENDES, Cssia Isabel Costa, CARVALHO Sergio Me da indstria de direito de autor no Brasil. In: XI ENANCIB, ANCIB, 2010, Rio de Janeiro / RJ. ANCIB, 2

SILVA, Antonio B. O. ; FERREIRA, M. A. T. . Gesto do conhecimento e teoria da firma. Perspectivas e 139, 2009.

SILVA, Antonio B. O. ; FERREIRA, M. A. T. . O cluster da construo em Minas Gerais e as prticas de estudo das empresas da Regio Metropolitana de Belo Horizonte (MG). In: VIII Enancib, 2007, Salvad

SILVA, Antonio B. O. ; BASTOS, Jaime S. Y. . Programa de pesquisa em monitorao ambiental e uso perspectivas e consideraes metodolgicas para uma agenda de desenvolvimento. In: VIII Enancib, Enancib, 2007.

SILVA, Antonio B. O. ; FERREIRA, M. A. T.. Gesto do conhecimento e capital social: as redes e sua im Informao (verso on line), v. 12, p. 1-32, 2007.

SILVA, Antonio B. O.; BRANDO, Wladmir C.; PARREIRAS, Fernando S. . Redes em Cincia da Inform pesquisadores e tendncias evolutivas das redes de coautoria. Informao & informao (verso on li

SILVA, Antonio Braz de Oliveira e et al. RedeCI: colaborao e produo cientfica em cincia da infor

da Informao, v. 11, n.3. set./dez. 2006.

SILVA, Antonio Braz de Oliveira e; PARREIRAS, Fernando Silva; MATHEUS, Renato Fabiano; BRANDO dos professores da Cincia da Informao: um retrato da colaborao cientfica dessa disciplina no Br / SP. ANCIB, 2006. v. 1. CD-ROM.

SILVA, Antonio Braz de Oliveira e; CAMPOS, Marcus Jos de Oliveira. A Apreenso do mbito das cad articulao das classificaes de atividades econmicas: proposta metodolgica e aplicao ao agrone Marlia / SP. ANCIB, 2006. v. 1. CD-ROM.

SILVA, Antonio Braz de O.; MATHEUS, Renato Fabiano. Anlise de redes sociais como um mtodo par DataGramaZero: Revista de Cincia da Informao, [s.l.], v. 7, n. 2, p.1-15, abr. 2006. artigo 3.

SILVA, Antonio Braz de Oliveira e et al. Anlise de redes sociais como metodologia de apoio para a di da informao. Cincia da Informao, Braslia, v. 35, n. 1, p.72-93, jan./abril 2006. SILVA, Antonio Braz de Oliveira e; BRANDO, Wladmir C.; PARREIRAS, Fernando da Silva. Impactos Estrutura de Software Livre nas Organizaes: estudo de caso de uma empresa do setor siderrgico. Horizonte, n. 2, p.53-66, set. 2005.

SILVA, Antonio Braz de O., BASTOS, Jaime S. Y. Desenvolvimento econmico e administrao das org paradigma tcnico-econmico da microeletrnica. Perspectivas em Cincia da Informao, v. 10, n.2.

SILVA, Antonio Braz de Oliveira e. O sistema de informaes estatsticas no Brasil e as relaes entre Informao, Braslia, v. 34, n. 2, p.62-69, maio/agosto 2005.

SILVA, Antonio Braz de Oliveira e et al. Estudo da rede de co-autoria e da interdisciplinaridade na pro anlise de redes sociais: avaliao do caso do Programa de Ps-Graduo em Cincia da Informao DE PESQUISA EM CINCIA DA INFORMAO (ENANCIB), 2005, Florianpolis, SC. A Poltica Cientfica Conhecimento. Florianpolis, SC: ANCIB, 2005. v. 1. CD-ROM.

SILVA, Antonio Braz de Oliveira; CAMPOS, Marcus Jos de Oliveira; BRANDO, Wladimir Cardoso. Pro das fontes de informao para negcio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CINCIA DA INF SC: ANCIB, 2005. v. 1. CD-ROM.

SILVA, Antonio Braz de O.; MARTELETO, Regina Maria. Redes e Capital Social: o enfoque da informa da Informao, Braslia, v. 33, n. 3, p. 41-49, 2004.

SILVA, Antonio Braz de O, BASTOS, Jaime S. Y., SILVA, PARREIRAS, Fernando S., BRANDO, Wladm dinmicos: busca e uso de informao por gerentes bancrios. Perspectivas em Cincia da Informa

SILVA, Antonio Braz de O., PARREIRAS, Fernando S., BASTOS, Jaime S. Y., BRANDO, Wladmir C. In polticas de incluso. In: CINFORM, 5, 2004, Salvador. Anais. Salvador: UFBA, 2004.

SILVA, Antonio Braz de Oliveira, PARREIRAS, Fernando S., BASTOS, Jaime S. Y., BRANDO, Wladmir comunidades de desenvolvimento de software livre: um panorama do cenrio brasileiro. In: CINFORM UFBA, 2004.

SILVA, Antonio Braz de O., PARREIRAS, Fernando S., BASTOS, Jaime S. Y., BRANDO, Wladmir C. Ge empresas do setor de informtica em Minas Gerais. In: KM BRASIL, 2003, So Paulo, Anais.

Censo Profissional Censo Profissonal


Andamento do Censo do Bibliotecrio Brasileiro Conhecer uma categoria profissional, seu modus operandis, como uma forma de viabilizar o conhecimento de mecanismos que favoream seu crescimento e, conseqentemente, qualificar aes capazes de promover uma maior satisfao daquele que usufrui do servio profissional oferecido, faz parte de uma das aes prospectadas desde 2006 pelo Sistema CFB/CRB. Trata-se do Censo do Profissional Bibliotecrio Brasileiro que tem como objetivos prover dados estatsticos que orientem os governos federal, estadual e municipal no desenvolvimento de polticas que impactem na ao do profissional bibliotecrio; gerar um banco de dados nacional sobre o bibliotecrio

brasileiro; delinear o perfil de atuao do bibliotecrio no contexto nacional; descrever a formao do profissional bibliotecrio; e identificar as demandas por educao continuada. O projeto do Censo, desenvolvido em trs fases, encontra-se na finalizao da primeira com refinamento do instrumento aps duas etapas de validao ocorridas durante o XXIII Seminrio Nacional de Bibliotecas Universitrias (2006) e o XXIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia (2009). O instrumento composto de 2 (dois) momentos. O primeiro, de cadastramento, constitui-se do levantamento da: 1. Identificao; 2. Formao Profissional; 3. Atuao Profissional; e 4. Educao Continuada. O segundo, composto pelo Mapeamento de Competncias, visando compreender qual o perfil do bibliotecrio que atua no contexto nacional e, cotejando com os aspectos tericos que dizem respeito ao conjunto de saberes que compem a sua formao, compreender quais so as fortalezas e debilidades quando de sua ao. Deste modo, o mapeamento das competncias identificadas pelo profissional permitir compreender os gaps existentes entre o perfil prospectado pela literatura da rea e o existente. A partir de tais informaes, ser possvel acenar para as reais necessidades de desenvolvimento da Biblioteconomia no pas, conforme metodologia exposta na figura 1.

Figura 1 Mtodo de mapeamento de competncias adotado pelo Sistema CFB/CRB.

A segunda etapa constitui-se na coleta de dados que ocorrer atravs dos Conselhos Regionais de acordo com a estratgia estabelecida em funo da disponibilidade tecnolgica de cada um. O instrumento ser disponibilizado para preenchimento pela internet a partir de uma senha individual que ser repassada pelo CRB ao profissional. A terceira e ultima etapa se constitui na anlise e publicao dos resultados obtidos bem como na elaborao das recomendaes a serem encaminhadas para os organismos competentes. O Sistema CFB/CRB, atento a essas novas demandas e consciente do papel que deve exercer o profissional da informao bibliotecrio na sociedade brasileira, entende que necessrio procurar um conhecimento maior e mais profundo deste profissional, buscando levantar aspectos como os de sua formao, educao continuada e insero no mercado de trabalho. Esse olhar sobre a profisso ir permitir entender melhor os seus pontos fortes e fracos, ameaas e oportunidades, facilitando a adequao do planejamento estratgico da organizao a aes necessrias que possam mostrar caminhos a serem trilhados em busca da excelncia da profisso e de seus profissionais, quer seja atravs do prprio CFB, de seus Conselhos Regionais ou, mesmo, fazendo parcerias com rgos que atuam na classe bibliotecria. Ao se implementar o cadastro de profissionais, inicia-se um levantamento de dados e informaes que buscam fornecer subsdios ao fazer do profissional bibliotecrio e aos organismos que cotejam as suas aes.

Anda mungkin juga menyukai