Anda di halaman 1dari 3

O ILUMINISMO O MOVIMENTO DAS LUZES: O NASCIMENTO DE NOVAS IDIAS E O CONFLITO ENTRE A F E A RAZO Entende-se por iluminismo, o movimento intelectual

cultural do sculo XVIII, que apresentou novas idias polticas sociais e econmicas. A idia principal deste acontecimento caracterizaria o desenvolvimento de novas formas de pensamento, de maneira crtica ou mais racional sobre a sociedade deste perodo (a chamada sociedade do Antigo Regime, isto do Absolutismo), numa proposta de questionamento sobre sua organizao e existncia. Por isso, esse sculo ficou conhecido como o perodo das Luzes ou da Ilustrao: Intelectuais franceses do sculo XVIII, formulariam um conjunto de afirmaes crticas e violentas sobre as doutrinas que justificavam as monarquias absolutistas, representando ao anseio pela transformao das instituies, latentes na sociedade europia. O sculo XVIII pregava e anunciava o mundo contemporneo. Observava-se na Europa um prodigioso desenvolvimento cientfico e cultural como se impusesse um recuo s trevas: era o Sculo das Luzes. Para isso, os pensadores denominados de iluministas defendiam o desenvolvimento maior do uso da razo como fonte do conhecimento humano. Estes buscavam explicaes racionais para o universo e para a sociedade. Desenvolveram teorias polticas e sociais que se opunham a sociedade da poca: combatiam os governos absolutistas e os privilgios sociais, que oprimiam a burguesia e as camadas populares. Defendiam o respeito aos direitos do homem visto nesta poca pela idia de cidadania. As idias iluministas representavam os anseios da burguesia, que encontrou nelas as justificativas para criticar a velha ordem, a sociedade tradicional do absolutismo e seus privilgios. Origens do Iluminismo esse esprito formou-se na Holanda, que, no sculo XVII, era um pas com economia de mercado desenvolvida e poder poltico controlado por uma burguesia prspera, culta e tolerante. Devido ao clima de liberdade, a Holanda calvinista daquela poca tornara-se um plo de atrao para os intelectuais estrangeiros perseguidos por suas opinies ou atitudes. L, encontravam-se pensadores que combatiam os Stuart na Inglaterra, os Bourbon na Frana, alm de judeus e hereges atormentados pela Inquisio catlica. A Holanda era uma encruzilhada de idias, onde conviviam, lado a lado e respeitando-se mutuamente, seitas religiosas distintas, cristos e judeus. Esse pensamento ajudou a burguesia ansiosa por mudanas a conquistar o apoio dos oprimidos em sua luta contra o poder sem limites do rei e os privilgios da nobreza na Europa. As idias de liberdade, do direito inalienvel de propriedade, de igualdade de todos perante a lei e outras ajudaram a construir o mundo burgus.

Rebeldia e Razo Muitos pensadores que viveram nos sculos XVII e XVIII acreditavam que a razo poderia iluminar o mundo e os seres humanos. Iluminar, nesse caso, tem o sentido de "fazer compreender", abrir a mente a novas idias. Esses pensadores foram chamados de iluministas, e o movimento que eles criaram recebeu o nome de Iluminismo ou Filosofia das Luzes. Para melhor compreender o Iluminismo, convm lembrar que muitos dos pensadores que fizeram esse movimento viviam sob o Antigo Regime: as monarquias absolutistas, em que o rei, a nobreza e o clero acumulavam poder e privilgios, e as pessoas no podiam dizer livremente o que pensavam. Os iluministas opunham-se a essa situao. Eram contrrios ao autoritarismo dos reis, aos privilgios da nobreza e do clero, intolerncia religiosa e a falta de liberdade de expresso. Um conjunto de Idias: os ideais burgueses As idias iluministas representavam os anseios do grupo mercantil burgus que se fortalecera economicamente durante todo o perodo moderno. Estes burgueses em ascenso, passaram a questionar e defender a liberdade na economia (que ainda era direcionada pelo poder do Estado Absolutista), afirmando assim para a idia do livre comrcio. A Evidncia Racional O ponto mais alto da revoluo intelectual, o pice de seu desenvolvimento, ocorreu durante o sculo XVIII, na Frana. Denominado de Iluminismo ou Ilustrao, constituiu uma fermentao de idias que terminou por exercer profunda influncia no pensamento e nas aes da humanidade. Os iluministas foram os grandes crticos do absolutismo francs, das velhas instituies econmicosociais francesas e da Igreja. Propunham outro tipo de organizao da sociedade baseada no liberalismo econmico e poltico. Duas idias gerais, herana de Descartes e Newton, foram comuns a todos os pensadores iluministas: A razo o nico guia infalvel para se chegar ao conhecimento e sabedoria; O universo uma mquina governada por leis fsicas que podem ser determinadas e estudadas, no se submetendo a interferncias de cunho divino, como milagres por exemplo. A razo era para os iluministas o valor supremo. S por meio da razo, isto , do ato de pensar, os homens poderiam alcanar o esclarecimento, a luz. A maioria das pessoas, segundo esses pensadores, vivia mergulhada na ignorncia, na superstio e no fanatismo religioso: s a razo as esclareceria.

Os iluministas acreditavam que a razo deve penetrar em todas as atividades humanas, para destruir os preconceitos e a ignorncia. Assim, deve-se duvidar de tudo o que aceito simplesmente por que sempre foi assim ou porque nos ensinado. Todo novo conhecimento deve estar aberto crtica. Para os iluministas, o conhecimento capaz de construir uma sociedade melhor e tornar os seres humanos mais felizes . O iluminismo concluses pessoais Um trao marcante dos iluministas era o otimismo. Eles acreditavam que, ao espalhar-se entre os homens, a razo conduziria ao progresso. Com o tempo, a ignorncia, fruto da irracionalidade, desapareceria e surgiria ento uma humanidade esclarecida. Um sinal do progresso da humanidade seria o desaparecimento das fronteiras polticas e culturais e o surgimento de uma nica cultura partilhada por todos os homens. Civilizao, para eles, era o que os europeus haviam criado. Todos os outros povos deveriam evoluir do estgio primitivo em que se encontravam para o da civilizao. Assim, os asiticos e africanos, vistos na Europa do sculo XVIII como povos "atrasados", poderiam alcanar a civilizao entrando em contato com os europeus. O progresso, para os iluministas, era linear e ilimitado. O mundo, desde sua criao, passou a funcionar como a engrenagem de um relgio em bom estado: de modo preciso e regido por leis naturais. Conhecer essas leis era sinal de progresso. Quanto vida social, os iluministas consideravam que era o homem o responsvel pelos males (a desigualdade, os conflitos, as guerras etc.) e era tambm o homem que, atravs de suas aes, iluminadas pela razo, iria pr fim a essas tragdias. O movimento Iluminista foi o despertar da humanidade para a explorao de suas capacidades intelectuais, projetando um mundo progresso a partir de pesquisas e utilizao da razo como os principais elementos para o saber verdadeiro.

Anda mungkin juga menyukai