Anda di halaman 1dari 23

QUMICA PARA ENGENHARIA

ESTRUTURA ATMICA

PROFESSORA: GRACE FERREIRA GHESTI

QUMICA PARA ENGENHARIA

PORQUE ESTUDAR A ESTRUTURA ATMICA?


Depois das TVs CRT, Plasma e LCD, vm a as TVs FED, com nanotubos de carbono
http://www.azonano.com/Details.asp?ArticleID=2038

Desvendado o segredo do aquecimento do plasma


Physical Review Letters Vol.: 101, 085004 (2008) DOI: 10.1103/PhysRevLett.101.085004

Uso da radiao terahertz fica mais prxima com metamaterial sintonizvel


Experimental demonstration of frequency-agile terahertz metamaterials Hou-Tong Chen, John F. O'Hara, Abul K. Azad, Antoinette J. Taylor, Richard D. Averitt, David B. Shrekenhamer, Willie J. Padilla Nature Photonics 13 April 2008 Vol.: Advance online publication DOI: 10.1038/nphoton.2008.52

QUMICA PARA ENGENHARIA

Cronologia
Primeiro Modelo Atmico Esfera rgida indivisvel 1808 Descoberta da Eletricidade 1834 Descoberta dos Raios Catdicos 1859 Descoberta dos Raios X 1895 Descoberta da Radioatividade 1896 Descoberta do Eltron e Modelo Pudim com Passas 1897 Teoria dos Quanta 1900 Teoria da Relatividade 1905 Modelo Atmico Nucleado (Planetrio) 1911 Distribuio eletrnica em nveis de energia 1913 Modelo dos Orbitais subnveis energticos 1916 Modelo da partcula-onda para o eltron 1924 Princpio da Incerteza 1926 Equao da Funo de Onda para o eltron 1927 Descoberta do Nutron 1932

QUMICA PARA ENGENHARIA

Postulados da Teoria Quntica

tomos e molculas apenas podem existir em certos estados discretos de energia. Quando um tomo ou molcula muda de estado, ele absorve ou emite uma quantidade de energia correspondente diferena energtica entre os dois estados Quantum de energia. Quando tomos ou molculas absorvem ou emitem luz ao passarem de um estado energtico para outro, o comprimento de onda da luz est relacionado com as energias dos dois estados pela equao:

E = hc/ = c/

h = 6,626 x 10-34 J.s/partcula c = 2,998 x 108 m/s E em J/partcula em m = freqncia em ciclos/s ou Hz

Os estados energticos permitidos de tomos e molculas podem ser descritos por um conjunto de nmeros denominados Nmeros Qunticos.

QUMICA PARA ENGENHARIA

O espectro atmico do hidrognio e o modelo de Bohr


No tomo de hidrognio h apenas um eltron se movendo entre nveis energticos. Quando o tomo absorve energia, o eltron passa para um nvel energtico superior. Quando o eltron retorna a um nvel menos energtico, ele libera energia sob forma de luz com comprimentos de onda discretos. Bohr postulou que o tomo de hidrognio consiste em um prton central em torno do qual o eltron de move em uma rbita circular. Deste modo, foi capaz de expressar a energia do tomo em termos do raio da rbita do eltron. Momento angular mvr = nh/2 n = (1, 2, 3,...) Estado fundamental n = 1 Energias permitidas E = -B/n2 B = 2,179 x 10-18 J/partcula

QUMICA PARA ENGENHARIA

Mecnica Quntica
Natureza ondulatria do eltron a relao de De Broglie As partculas poderiam exibir propriedades de onda. Como possvel especificar a posio de uma onda em um dado instante? A mecnica quntica trata apenas da probabilidade de encontrar uma partcula numa dada regio do espao (nuvem eletrnica). Por exemplo: h uma probabilidade de 90% de encontrar um eltron at uma distncia de 0,14 nm do ncleo de um tomo de hidrognio. Em 1926 Schrdinger descobriu que o eltron no tomo de hidrognio poderia ser descrito por trs nmeros qunticos aos quais so dados os smbolos: n, l e ml (trs coordenadas para descrever seu movimento). Para descrever completamente o estado de um eltron, um quarto nmero quntico foi criado, o ms.

QUMICA PARA ENGENHARIA

Camadas eletrnicas

QUMICA PARA ENGENHARIA

Subnveis de energia
Os subnveis (s, p, d e f) so preenchidos sucessivamente na ordem crescente de energia com o nmero mximo de eltrons possvel em cada subnvel (Regra de Aufbau).

O nmero mximo de eltrons em cada subnvel dado pela relao 2(2l + 1).

QUMICA PARA ENGENHARIA

Orbitais
Os subnveis so formados de orbitais. Orbital a regio da eletrosfera onde h maior probabilidade de estar localizado o eltron do tomo. O nmero mximo de eltrons em cada orbital 2. A cada orbital foi atribudo um nmero quntico magntico (ml) cujo valor varia de -l a +l, passando por zero. O nmero de orbitais em cada subnvel dado pela relao 2l + 1.

QUMICA PARA ENGENHARIA

Spin
Spin (ms) o movimento de rotao do eltron em torno de seu eixo. Pode ser horrio (+) ou anti-horrio (-). A cada um deles foi atribudo um nmero quntico: +1/2 e -1/2.

Princpio da excluso de Pauli


Em um mesmo tomo, no existem dois eltrons com quatro nmeros qunticos iguais. Como conseqncia, dois eltrons de um mesmo orbital tm spins opostos. Um orbital semicheio contm um eltron desemparelhado; um orbital cheio contm dois eltrons emparelhados (spins opostos).

QUMICA PARA ENGENHARIA

Regra de Hund
Ao ser preenchido um subnvel, cada orbital desse subnvel recebe inicialmente apenas um eltron. Somente depois de o ltimo orbital desse subnvel ter recebido o seu primeiro eltron, comea o preenchimento de cada orbital semicheio com o segundo eltron.

QUMICA PARA ENGENHARIA

QUMICA PARA ENGENHARIA

QUMICA PARA ENGENHARIA

QUMICA PARA ENGENHARIA

QUMICA PARA ENGENHARIA

QUMICA PARA ENGENHARIA

QUMICA PARA ENGENHARIA

QUMICA PARA ENGENHARIA

QUMICA PARA ENGENHARIA

QUMICA PARA ENGENHARIA

QUMICA PARA ENGENHARIA

QUMICA PARA ENGENHARIA

Anda mungkin juga menyukai