Anda di halaman 1dari 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Curso de Sistemas de Informao INE5624 Engenharia de Usabilidade


Prof. Dr. rer. nat. Christiane Gresse von Wangenheim, PMP

A1. Avaliao heurstica

Relatrio de Avaliao Heurstica Site avaliado: http://www.discoplay.com.br Alunos: Alexandre Henrique, Jean Paulo e Leonardo Freitas Data: 27/08/2011 Resumo Conclumos que o site possui possibilidades significativas de melhoria de usabilidade. So utilizados poucos recursos que poderiam levar a uma maior facilidade de uso e atratividade para novos usurios. Os resultados obtidos pela avaliao apontam para os aspectos que devem ser melhorados e corrigidos para que o site corresponda aos critrios de usabilidade da Heurstica de Nielsen.

Descrio do sistema O site da Discoplay apresenta algumas caractersticas que permitem ao usurio chegar ao seu objetivo de compra de cd sem tanta facilidade e com poucos recursos atrativos. Percebe-se que o sucesso que informa obter como a melhor loja de CD de Belo Horizonte, eleita e premiada em 2004 e 2005, no ser alcanado sem que haja uma melhoria significativa de acordo com as Heursticas de Jacob Nielsen. O grande atrativo a possibilidade de venda de produtos usados e raridades, produtos que normalmente no so encontrados em lojas comuns. Os usurios que buscam um produto da loja identificam logo na pgina principal do site que este no um site comum de venda de CD, pois normalmente so apresentados os discos das bandas mais populares do momento e aqueles que o por si s j possuem um marketing na mdia. Os discos apresentados como lanamento da semana so discos antigos e obras raras o que contradiz o uso comum do termo lanamento. Com isso eles querem divulgar as ltimas obras raras que so disponibilizadas para venda atravs do website. No topo do site ao lado do nome e discretamente informa discos raros mas no so dadas mais informaes a respeito deste seguimento diferencial adotado pelo site. Normalmente o pblico que busca essas obras so pessoas com idade mais avanadas o que deveria acarretar em uma ateno maior para usabilidade. O site da Discoplay utilizado somente para venda de CDs, DVDs e seus acessrios para pessoas fsicas e jurdicas. Oferece recursos de busca, acompanhamento do pedido e facilidade de pagamento online pelo pagseguro.

Processo da avaliao Foram utilizadas as Heursticas de Jacob Nielsen em todos os seus quesitos, foi designado um checklist e todos os membros da equipe ficaram responsveis por analisar cada item estipulado por Jacob Nielsen seguindo o checklist, aps as analises de cada um, foi feito um cruzamento de informaes para achar os pontos onde os problemas de usabilidades esto muito discrepantes. Aps algumas reunies entre os integrantes da equipe foi visto problemas. Decidido sobre seus graus de severidade e tambm solues para os mesmos, aps todos chegarem a um consenso foi montada a tabela de resultados. Segue o checklist utilizado.

# 1.1 1.2

1 Visibilidade do status e do sistema

Reviso de checkList Sim|No|NA Os erros sempre aparecem no mesmo No local e padronizados? Cada pgina rotulada para SIM saber onde est?

Comentrios A maioria dos erros nem so tratados. Todas recebem o nome do link clicado

1.3

Aps logado, aparece quem est acessando?

No

1.4 1.5 1.6

Aps usurio efetuar aes, o mesmo recebe feedback? Os cones e links apresentam uma ajuda sobre para onde ser redirecionado? Os cones so claramente identificados?

No No No

1.7

Usurio informado progresso das aes?

de

No

Falta de login, apenas acompanhamento de pedidos e no aparece quem est logado A grande maioria das aes do site no do um retorno. Todos os cones e links so apenas o nome. No existe nem um padro de cone utilizado, a mesma coisa representado por cones diferentes. Nenhuma ao, mesmo demorando recebe um aviso de aguarde ou barra de progresso.

2 - Compatibilidade do sistema com # Reviso de checkList 2.1 Os cones so familiares? 2.2

o Mundo Real
Sim|No|NA No No Comentrios So utilizados poucos cones e ainda no de difcil identificao. Menus esto desorganizados, no seguindo uma ordem lgica. Os campos so especficos e claros. Algumas abreviaturas utilizadas no site so raramente utilizadas, portanto desconhecidas. Os campos formatados iniciam onde clicado com o mouse.

Os menus esto de maneira lgicas? Os formulrios solicitam uma terminologia familiar? Uso de abreviaturas familiares?

2.3 2.4

Sim No

2.5

O sistema alinha corretamente quando clicado nos campos?

No

3 - Controle do usurio e da Liberdade


# 3.1 Reviso de checkList Sim|No|NA Os usurios podem cancelar No a operaes em curso? Se tiver vrias opes escolha, h possibilidade filtros? de de Sim Comentrios Aps iniciado uma busca ou qualquer outra tarefa, deve-se aguardar. A grande parte dos produtos dividida em categorias.

3.2

4 Consistncias e padres
# 4.1 4.2 4.3 Reviso de checkList Cada janela tem um ttulo? Toda janela possvel fazer rolagem vertical e horizontal? Ttulos esto centralizados? Sim|No|NA Sim Sim Sim Comentrios Todas esto identificadas corretamente Funciona corretamente. Corretamente

5 - Ajuda os usurios a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros


# 5.1 5.2 Reviso de checkList Utilizado som para erro? Os erros so de fcil identificao pelos usurios? Sim|No|NA No No Comentrios Nenhum erro sinalizado com som. A maioria dos erros no so tratados, mostrando at a linha do fonte onde aconteceu o erro. Apenas informam de forma baixo nvel onde est o erro.

5.3

Frases que digam ao usurio como resolver?

No

6 Preveno de erro
# 6.1 6.2 Reviso de checkList Sim|No|NA Os campos indicam o preenchimento Sim correto? Sistema impede que usurio cometa erros em campos? No Comentrios A maioria dos campos esto formatados para auxiliar o usurio. Os que no esto formatados aceitam qualquer coisa.

7 Reconhecimento no lugar da lembrana


# 7.1 Reviso de checkList Sim|No|NA Os avisos e mensagens ao usurio No sempre esto em local de fcil visualizao? Campos opcionais claramente marcados? so No Comentrios Muitos das mensagens so em letras muitos pequenas e nem sempre perceptveis. Os campos obrigatrios nem so marcados.

7.2

8 - Flexibilidade e eficincia de uso


# 8.1 8.2 Reviso de checkList Sim|No|NA O sistema suporta usurios iniciantes No e avanados? Nas buscas o sistema avanar e anterior? tem No Comentrios Os iniciantes tero dificuldades de operalo. Apenas lista tudo em uma pgina.

9 - Projeto minimalista e esttico


# 9.1 9.2 9.3 Reviso de checkList Sim|No|NA Todas as informaes para tomada de No decises esto na tela? cone se destaca do fundo? So rtulos breve familiar, e descritivo? campo, Sim Sim Comentrios Apenas o mais genrico est na tela, site muito incompleto. Na sua grande maioria sim. Rtulos so de fcil entendimento.

10 - Ajuda e documentao
# 10.1 10.2 10.3 Reviso de checkList Oferece ajuda no sistema? Informaes de cada menu? Fcil encontrar as informaes Sim|No|NA No No Sim Comentrios No dispe de nenhuma documentao. Apenas o nome do menu.
O site simples, apesar de mal estrutura fica fcil achar as informaes.

Resultados
N Problema Severidade Heurstica Recomendao

Ao utilizar a opo Contato e utilizar um email no vlido da um erro 2 1 de difcil identificao, (problema menor) alterando a tela para uma de erro.

Auxiliar os usurios areconhecer, diagnosticar e recuperar erros

Inserir tooltips para todos os botes.

Problema

Severidade

Heurstica

Recomendao

Menu acessrios o icone azul no est Colocar cone de mais fcil bem definido e identificao e colocar um 2 passando o mouse Ajuda e documentao breve descrio ao passar (problema menor) ele no explica o com o mouse em cima. que faz

N Problema

Severidade

Heurstica

Recomendao

Consistncia e padres Adequar a formatao do Campo CPF formatado 2 com virgula ao invs de campo para o padro (problema menor) ser ponto utilizado

N Problema

Severidade

Heurstica

Recomendao

No existe login no site apenas acompanhamento de pedidos e aps logar 3 4 nele abre uma tela que (problema maior) no informa quem esta logado e apenas fica uma tela em branco

Aps logar-se, colocar no Projeto minimalista e site quem est logado e esttico informar no pedidos que no existe nenhum pedido feito.

N Problema

Severidade

Heurstica

Recomendao

Apenas informa que o string de entrada no est Auxiliar os usurios a no formato correto mas Ajudar ao usurio a reconhecer, no informa em qual preencher corretamente os diagnosticar e campo. Tendo em vista campos com dados vlidos 2 recuperar erros 5 que foram inseridos vrios e fornecer um apontamento (problema menor) dados incorretos. Avisa para onde ocorrem os erros. somente aps mandar cadastrar podendo ser informado no momento do preenchimento.

N Problema

Severidade

Heurstica

Recomendao

No permite que o usurio abra uma nova guia (aba) clicando com o boto 6 direito do mouse. Navegar por outras areas do site sem ter que sair do local o qual pode conter informao til.

1 (problema superficial)

Flexibilidade e eficincia no uso

Ao clicar com o boto direito do mouse em continuar comprando ou na imagem de um novo cd oferecer a opo de abrir em uma nova guia.

Problema

Severidade

Heurstica

Recomendao

Simplista, no permite ao usurio obter maiores informaoes sobre o 7 artista ou as musicas. Ou ainda sobre o cd, como comentrio ou avaliaces de quem j adquiriu o produto.

1 (problema superficial)

Projeto Minimalista e esttico

Oferecer mais informaes sobre as faixas musicais, como uma introduo ou um link de acesso ao youtube, por exemplo. Campo de comentrio e avaliaes

Problema

Severidade

Heurstica

Recomendao

Ao pedir para calcular o Auxiliar os usurios a Apresentar uma mensagem frete sem ter nenhum item de erro na tela informando reconhecer, no carrinho de compras o 8 3 diagnosticar recuperar objetivamente a incorreo sistema gera um erro no e dando-o a opo de (problema maior) erros tratado e de difcil retificao. identificao pelo usurio comum.

Problema

Severidade

Heurstica

Recomendao

Ao inserir um e-mail no valido como por exemplo teste@teste, ele no informa o erro e retorna mensagem de e-mail enviado com sucesso, mesmo no sendo verdade.

1 (problema superficial)

Apresentar uma mensagem Auxiliar os usurios a de erro na tela informando reconhecer, objetivamente a incorreo diagnosticar recuperar e dando-o a opo de erros retificao.

Problema

Severidade

Heurstica

Recomendao

Quando eu estou na tela de carrinho de compras, e no seleciono o CEP, em Auxiliar os usurios a Ajustar o link para o perfeito seguida tento clicar em funcionamento sem reconhecer, outro link como por 10 3 diagnosticar recuperar depender de um campo que exemplo para ver seus no faz parte da (problema maior) erros pedidos ou Faa aqui se funcionalidade do link. cadastro. O link no funciona e manda preencer o CEP do carrinho de compras.

Concluso Aps toda analise referente usabilidade do site de vendas de CDs da DiscoPlay, foi possvel observar que a empresa no d prioridade ao seu sistema de vendas online, ou seja, mantm uma pgina com um design no apropriado com seus recursos deixando a desejar no que tange a usabilidade do sistema utilizado pela DiscoPlay. A empresa tem um diferencial que vender CDs raros, onde ainda existe muita demanda para esses produtos, que so difcil de encontrar. Por outro lado, se tem grande parte de seus clientes como sendo pessoas de idade avanada, sendo que a maioria j tem dificuldades de acesso ao computador, ou seja, com a usabilidade comprometida, o site deixa de vender muitos CDs para pessoas que desistem ao olhar a pgina inicial do site. Por a DiscoPlay ter apenas uma loja fsica no estado Minas Gerais, e ter um grande estoque de CDs raros, poderia ter um pblico muito grande pelos Brasil todo, porm precisa investir muito no sistema, inclusive na usabilidade do mesmo, para que possa atrair os clientes por todo o pais. Referncia [UFSC
http://moodle.ufsc.br/course/view.php?id=12940 . (acessado em 27 de agosto de 2011)

MOODLE.

INE

5624-06238(20112)

Engenharia

de

Usabilidade.

Anda mungkin juga menyukai