Anda di halaman 1dari 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS CAMPUS JATA CURSO DE EDUCAO FSICA

CAPACITAO DE MONITORES DE LAZER NAS COMUNIDADES DO MUNICIPO DE JATA-GO

CLEYOTN SILVEIRA DOS SANTOS

JATA 2011

PROBLEMA

O lazer se apresenta na contemporaneidade com um direito a ser garantido por todas as classes sociais, mas no foi sempre desta forma. Na antiguidade o lazer era privilgio de classe onde somente as classes dominantes desfrutavam do lazer, s que mesmo com uma acessvel minoria de classe, era intensa a participao de todos em prticas culturais como jogos, festas e outras comemoraes scias As transformaes do lazer comeou a mudar na Idade Mdia com a revoluo industrial, onde os trabalhadores ganharam uma jornada de trabalho menor e fixa, e tambm com um ganho no aumento do poder pblico dos assalariados. E essas transformaes foram essenciais para que o lazer tivesse hoje suas dimenses altamente ampliadas. Frente essa evoluo o conceito de lazer esteve incorporado ao descanso e ao divertimento. Mas isso no se concebe na sua especificidade abstrata, o que quer dizer que o lazer no seu entendimento no estabelecido em si mesmo, mais mas sim como um componente da cultura historicamente situada. Dessa maneira Dumazedier (1980, p.34) o define como:
Comment [V2]: sociais Comment [V3]: comearam Comment [V1]: mas nem sempre foi dessa forma. Voc apresenta dados histricos sobre o lazer, seria importante citar autor e ano onde consultou

Um conjunto de ocupaes s quais o indivduo pode entregar-se de bom grado, seja para repousar, seja para se divertir, seja para desenvolver sua informao ou formao desinteressada, sua participao social voluntria ou sua livre capacidade criadora, depois de ter-se liberado de suas obrigaes profissionais, familiares ou sociais.
Formatted: Line spacing: 1.5 lines

Por isso o lazer tem em suas caractersticas diferentes conceitos definidos conforme valores, modo de vida e cultura de cada sociedade. E diante do papel que o lazer propicia em frente sociedade, necessrio compreende-lo como um dever do eEstado, ao qual compete favorecer gratuitamente aes que propiciema a qualidade de vida da comunidade em geral, sendo acessvel a todos. Segundo Marcellino (2007, pg. P. 11),. A partir da constituio de 1988, o lazer passou a ser direito social de todos os cidados brasileiros. Isso assegurado tambm, praticamente, em todas as constituies estaduais e leis orgnicas dos municpios de nosso pas. Por isso ha de se pensar em polticas pblicas setoriais, que se desenvolvam em nossos municpios tendo em vista desde planos de esportes e lazer ate em formao de monitores, pois no Brasil ah vrios tipos de programas de lazer que atendem praticamente a todos os tipos de populao, desde de jovens at idosos e desde

de as classes menos favorecidas classe pobre ate a classe alta. Ento cabe aos governantes do municpio pensar em algumas formas de se trazer estes programas para que eles sejam implantados na cidade. Em se tratando do municpio de JATA- GO, onde esta pesquisa esta sendo feita., Uum dos programas de lazer do municpio o dea RUA DE LAZER, o qual tem o objetivo de levar um pouco de diverso para as comunidades mais carentes do municpio. Este programa leva vrios tipos de brincadeiras e jogos como vlei, basquete, peteca, golzinho, gincanas, danas, jogos de tabuleiro, desenhos, pintura facial, cama elstica, escorregador gigante, entre outros, para as crianas das comunidades mais afastadas do centro do municpio, e ainda, so distribudos para as crianas refrigerantes, pipoca, algodo doce e picols. H tambm outro programa que esta sendo implantadoa no municpio que o PELC vida saudvel;, este programa tem como objetivo propiciar vrios tipos de lazer para a populao idosa. realizado em parceria este programa tem e de parceria da com a prefeitura do municpio e com o ministrio de esporte. Nosso foco no o praograma do PELC mais, mas sim o da RUA DE LAZER. Este programa conta com a parceria da Universidade Federal de Gois, envolvendo com os acadmicos do curso de educao fsica da UFG/CAJ, que Nnas ultimas edies do programa tem cado bastante participao desses acadmicos por isso ah de se pensar em uma capacitao de voluntrios dos prprios bairros para se trabalhar como agentes de ao comunitria para se trabalhar nesses programas de lazer das comunidades. Sendo queA ao comunitria entendida por Renato, citado por Mmarcellino como:
Comment [V5]: constitudo por Comment [V4]: Nesse pargrafo, voc cita 6 vezes a palavra municpio. Refaa!

A ao comunitria entendida, operacionalmente, como um trabalho scio-educativo que consiste numa interveno deliberada em determinada comunidade, atravs de atividades programadas em conjunto com pessoas e instituies locais, objetivando despertar e ampliar sua conscincia para os problemas da comunidade, sensibiliz-las para a mobilizao e coordenao de lideranas e predisp-las para a ao que vise o encaminhamento de solues daqueles problemas, ou a tentativa de realizao de aspiraes relacionadas com a comunidade como um todo (Renato REQUIXA, Lazer e ao comunitria, So Paulo, SESC, 1973).

Comment [V6]: Rever no Manual de Normas Tcnicas a forma correta de realizar citaes

Ento, de acordo com Marcellino, a ao comunitria faz trabalhos scioeducativos que tem como objetivo levar o melhor para a populao de sua comunidade, sendo possvel trabalhar com voluntrios ou no. Por isso a capacitao de monitores para

se trabalhar com rua de lazer nas comunidades pode estar agrupadas junto com a ao comunitrias das comunidades mais carentes do municpio de JATA-GO.

JUSTIFICATIVA

O programa RUA DE LAZER que hdesenvolvido no municpio de Jata - GO que leva uma vez por ms um pouco de diverso para as crianas das comunidades do municpio. Trabalha-se principalmente com os acadmicos do curso de educao fsica da UFG Campus Jata . como voluntrios, onde um desses acadmicos sou eu. Ento por Por ter uma participao em quase todas as edies neste programa, pude observar que h um desinteresse por partes dos acadmicos, para se trabalha em participarcomo voluntario no programa, e alguns ainda trabalha participam porque vale horas atividades, que um item que o acadmico tem que ter no curso. Com isso surgiu o interesse de se fazer esta pesquisa. Acredito que com esta pesquisa poder contribuir para que este programa no se acabe por desinteresse de algumas pessoas, e que as pessoas que trabalham no programa trabalhe com entusiasmos e com bem mais interesse. Por isso acho que se pegar voluntrios da prpria comunidade a ser atendida, eles tero mais interesse em se trabalhar nas ruas de lazer. SUGIRO COLOCAR MAIS DADOS ACERCA DO PROJETO RUA DE LAZER: QUANDO FOI INICIADO, QUAIS SO OS OBJETIVOS, QUAL A METODOLOGIA DO PROJETO RUA DE LAZER. SUGIRO ABORDAR TAMBM A QUESTAO DA EXTENSAO NA UNIVERSIDADE E A IMPORTANCIA DO PROJETO PARA A COMUNIDADE.

Comment [V7]: Trabalhar melhor esse pargrafo.

OBJETIVOS

Objetivo geral

- Capacitar monitores para trabalhar como voluntrios no programa de rua do lazer

Objetivos especificos - Compreender a relao do lazer com a comunidade do municpio de JATAGO -Ampliar as oportunidades de participao autnoma e democrtica da populao em diversificadas atividades de Lazer; -Capacitar agentes multiplicadores de Lazer para a coordenao e a execuo de aes participativas e solidrias nas comunidades

Anda mungkin juga menyukai