Anda di halaman 1dari 36

MEF41 / MEG41 / MEX41

Microondas

Leia atentamente este manual antes de utilizar seu microondas

ndice
Descrio
Instrues de Segurana

04

Instalao
Pr-instalao Instalao do Produto Interferncia Instalao Eltrica

08

Como Usar
Painel de Controle Passo a passo Ajustando o Relgio Nvel de Potncia Limpeza e Manuteno Prato Dourador

11

Guia de Solues
Dvidas mais comuns

32

Informaes
Dados Tcnicos Certificado de Garantia

34

Apresentao
Obrigado por escolher a Electrolux. Neste manual voc encontra todas as informaes para a sua segurana e o uso adequado do seu microondas. Leia todas as instrues antes de utilizar o forno de microondas e guarde este manual para futuras referncias. Em caso de qualquer dvida, ligue gratuitamente para o Servio de Atendimento ao Consumidor (0800 728 8778).

DICAS AMBIENTAIS
O material da embalagem reciclvel; procure selecionar plsticos e papel e enviar s companhias de reciclagem.

Descrio

Filme adesivado Puxador Porta da porta Ventilao


(no retirar)

(no retirar)

Placa de mica

Lmpada

Display Painel de Controle

88 88

Travas de Segurana

Prato Giratrio Encaixe

Suporte Dispositivo de Segurana

Prato dourador (apenas para o modelo MEX41) Suporte metlico (apenas para os modelos MEG41 e MEX41)

Manual de Instrues

Microondas

Importantes Instrues de Segurana


LEIA ATENTAMENTE E MANTENHA PARA REFERNCIA FUTURA. ATENO: No permita que seu microondas seja manuseado por crianas sem acompanhamento e orientao de um adulto.

ATENO: Lquidos e outros alimentos no devem ser aquecidos em recipientes fechados j que so susceptveis a exploses; Utilize somente recipientes recomendados para forno de microondas; Quando aquecer alimentos em recipientes plsticos ou de papel, observe o cozimento devido a possibilidade de pegar fogo; No aquecimento de lquidos possvel que ocorra o fenmeno de erupo retardada. Alguns segundos aps o trmino da operao ainda pode ocorrer ebulio, podendo eventualmente espirrar e causar acidentes, como queimaduras graves. Para evitar este risco, aps o trmino da operao, mantenha o lquido dentro do microondas por alguns segundos e em seguida misture-o antes de consumi-lo. - As microondas no aquecem os recipientes identificados como "prprio para microondas", estes aquecem devido ao calor dissipado pelos alimentos. Use uma luva adequada ao manusear os recipientes, para evitar queimaduras. - No use vasilha de plstico quando for cozinhar e/ou aquecer molhos, caldas e outros alimentos que concentrem muito calor. - No use vasilha metlica ou loua com pintura metalizada para evitar faiscamento dentro do forno de microondas.
5

- Evite acidentes. Aps desembalar o produto, mantenha o material da embalagem fora do alcance de crianas.

Ateno ao aquecer mamadeiras ou potes de alimentos infantis. O aquecimento no uniforme em utenslios estreitos pode causar queimaduras. O alimento deve ser agitado / mexido e provado antes de oferec-lo criana.

Microondas

- Evite usar recipientes com laterais baixas e gargalos estreitos. - Jamais aquea garrafas de refrigerantes no forno. - Jamais aquea lquidos ou alimentos em recipientes totalmente fechados, pois eles podem explodir. - Retire os arames prendedores de embalagens de plstico ou papel antes de coloclos no forno. - No cozinhe ovos com casca, alm de retir-los da casca, fure a gema, pois os ovos podem explodir. - No cozinhe o alimento excessivamente. Alguns tipos de alimentos, como o acar, quando excessivamente cozidos podem pegar fogo no interior do forno. Fique atento, principalmente se forem colocados papel, plstico ou outros artigos de fcil combusto dentro do microondas. - Alguns ingredientes aquecem mais rapidamente que outros. Por exemplo, a gelia das rosquinhas (donuts) pode esquentar mais que a massa. Lembre-se disso para evitar queimaduras. - Para aquecer ou derreter alimentos ricos em gordura (estado slido)* e molhos de carne, utilizar o nvel de potncia inferior a 40%, de maneira a evitar que os mesmos explodam dentro do produto. * Exemplo: manteiga, margarina e barra de chocolate. - Nunca desligue o forno de microondas da tomada puxando pelo cabo de alimentao. Puxe pelo plugue. - No mergulhe o cabo ou o plugue em gua. - No prenda, tora ou amarre o cabo eltrico. - Mantenha o cabo eltrico afastado de superfcies aquecidas. - Ocorrendo danos no cabo de alimentao, no tente consert-lo, entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux para efetuar a substituio do mesmo. O forno deve ser limpo regularmente e qualquer resduo de alimento removido, ver instrues de limpeza na pgina 30. Falta de limpeza do forno pode levar a deteriorao da superfcie, afetar a vida til do aparelho e possivelmente resultar em situao de risco. - Desligue o forno de microondas da tomada sempre que fizer limpeza ou manuteno. - Evite o contato de qualquer tipo de leo ou gordura com as partes plsticas do microondas. No lubrifique seu produto em hiptese alguma.

Manual de Instrues

Microondas

ATENO: Se a porta ou o fecho/trinco da porta estiver danificado, o forno no deve ser operado at que ele seja reparado por um tcnico qualificado; perigoso para qualquer pessoa, exceto um tcnico qualificado, executar qualquer servio ou operao de reparo que envolva a remoo do gabinete que protege contra exposio energia de microondas; Se materiais colocados no interior do forno incendiarem, mantenha a porta fechada, para abafar a chama e retire o plugue da tomada, ou ento desligue o disjuntor. - No utilize o interior do forno como depsito. - No deixe produtos de papel, utenslios de cozinha ou alimentos em seu interior quando no estiver usando o forno. - Cubra os alimentos com papel toalha, filme plstico perfurado ou tampa plstica prpria para microondas, para evitar respingos durante o cozimento. Observe o cozimento devido a possibilidade de pegar fogo. - No remova o filme adesivado interno da porta. Jamais ligue o microondas vazio, pois isso poder danific-lo. Para uma melhor vida til do seu forno, recomendado no utiliz-lo para quantidade de alimentos inferiores a 200ml ou 200g.

- No remova a placa de mica. - O forno possui um sistema de ventilao que resfria os componentes eltricos. normal ocorrer a ventilao nas laterais e na parte de baixo do forno. - No coloque o microondas em ambiente externo e no o utilize prximo a gua, por exemplo: sobre a uma pia de cozinha, prximo a banheiras, piscinas e similares. - Jamais deixe velas acesas em cima do microondas, para evitar incndios. - O microondas, por questes de segurana, no funciona com a porta aberta, no mexa nas travas de segurana. - No coloque nenhum objeto entre a porta e a parte frontal do forno, ou deixe sujeira ou resduos acumularem nas partes da vedao. - Jamais use o forno para aquecer materiais de limpeza, materiais inflamveis e/ou explosivos no forno. - No use o forno para secar roupas, calados, etc. - No coloque toalhinhas que possam obstruir as sadas de ar, se estas forem cobertas o forno poder superaquecer. Neste caso pode ocorrer que um dispositivo sensvel a temperatura automaticamente desligue o forno por completo (inclusive painel de controle). O forno no funcionar alguns minutos at que esteja resfriado. - Jamais tente consertar ou permita que algum no qualificado tente consertar o microondas. Nunca remova o gabinete do aparelho ou tente por qualquer meio fazer o forno funcionar com a porta aberta a fim de no se expor s microondas.
7

Instalao
1. Pr-instalao
POSICIONAMENTO DO FORNO
Seu microondas pode ser instalado em sua cozinha, sala ntima ou qualquer outro local de sua casa. Nunca coloque o forno sobre fogo a gs ou eltrico. importante a livre circulao de ar sua volta. As aberturas de ventilao no devem ser obstrudas. Este forno no foi projetado para ser embutido. Respeite as distncias mnimas indicadas na figura abaixo. Instale seu forno sobre uma superfcie plana e firme conectando o cabo de alimentao numa tomada.

2. Instalao do produto

Abra a porta do forno de microondas, puxando a ala do lado direito da porta.

Limpe o interior do forno e a vedao da porta com um pano mido.

Encaixe o suporte do prato giratrio na cavidade, no centro do forno. As roldanas so iguais , na parte superior e inferior do suporte, portanto sua posio indiferente.

Manual de Instrues

Microondas

4. Instalao eltrica
Encaixe corretamente o prato giratrio no suporte central.

INSTRUES DE ATERRAMENTO
Para sua segurana, solicite a um eletricista de sua confiana que verifique a condio da rede eltrica do local de instalao do produto ou entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux. A instalao no coberta pela garantia. Antes de ligar seu microondas, verifique se a tenso (voltagem) da tomada onde o aparelho ser ligado igual indicada na etiqueta localizada prxima ao plugue (no cabo eltrico). Para sua segurana pessoal, este aparelho deve ser devidamente aterrado, de acordo com a NBR 5410.

Retire a pelcula plstica protetora na parte externa do gabinete.

Caso voc no retire a pelcula e funcione o forno, com o tempo a mesma ir aderir cada vez mais, dificultando e at tornando impossvel a sua remoo sem danificar a pintura.

Para o aterramento utilize o fio terra (verde) localizado na parte traseira do produto. No caso de um curto-circuito eltrico, o aterramento reduz o risco de choque eltrico providenciando uma rota de escape para a corrente eltrica. Se voc no possuir um terra em sua residncia ou tiver dvidas, chame um eletricista de sua confiana para executar o servio. Nunca ligue o fio terra do microondas ao neutro da rede eltrica, ao fio de pra-raios, a tubulaes de gs ou a partes metlicas de janelas a estrutura de sua residncia ou na terra de vasos de flores.

3. Interferncia
O funcionamento do microondas pode interferir no sinal do seu rdio, TV ou equipamento similar. Quando isto ocorrer, voc poder minimizar o problema tomando as seguintes medidas: - Ligue o microondas a uma tomada diferente. - Mude o forno de lugar. - Mude o rdio ou a TV de lugar, ligando-os a outra tomada. - Reoriente a antena de rdio ou TV .

Microondas

CIRCUITOS
Por questes de segurana, este forno deve ser ligado a um circuito de 20A (127V) ou 15A (220V). Nenhum outro eletrodomstico deve ser ligado a este circuito e os disjuntores devem ser tipo C (ao retardada). Em caso de dvida, consulte um eletricista de sua confiana, para que a instalao esteja de acordo com a NBR 5410.

DISJUNTORES
aconselhvel a instalao de disjuntores termomagnticos tipo C (ao retardada), em um circuito eltrico exclusivo para microondas, estando prximo ao mesmo e em local de fcil acesso: Para microondas em 127V, utilize um disjuntor de 20 A na fase. Para o microondas em 220V, utilize um disjuntor bipolar de 15A para as fases, ou um disjuntor em cada fase, sendo ambos de 15A. Se o sistema de 220V for de uma fase e neutro, utilize apenas um disjuntor de 15 A na fase.

AVISO SOBRE A TENSO


A tenso da tomada da parede deve ser a mesma especificada na etiqueta localizada na parte de trs ou no cabo de alimentao do forno. Ligue seu microondas a uma tomada exclusiva. No utilize extensores ou conectores tipo T (benjamin).

A instalao eltrica deve estar de acordo com as normas da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Caso contrrio, a Electrolux exime-se de qualquer responsabilidade por possveis danos causados ao forno de microondas, a terceiros e/ ou ao prprio local de instalao.
10

Como Usar
Painel de Controle
Display Tecla Descongelar

88 88

Funo Prato Rpido


Funo Gourmet

Este forno de microondas foi projetado para uso domstico. No recomendado para fins comerciais, industriais e/ou de laboratrio.

Funo Kids Funo Light

Funo Meus Favoritos


Teclas de Ajuste de Tempo

Tecla Potncia
Tecla Ligar/+30 Seg.
MEF41

Tecla Pores

Tecla Relgio
Tecla Pausa/Cancela

MEF41
Display Tecla Descongelar

88 88

Funo Prato Rpido


Funo Gourmet

Funo Kids

Funo Meus Favoritos Tecla Grill


Teclas de Ajuste de Tempo
Funo Grill

Tecla Potncia
Tecla Ligar/+30 Seg.
MEG41

Tecla Pores

Tecla Relgio Tecla Pausa/Cancela

MEG41 e MEX41
11

Microondas

COMO
CIONA

O FORNO DE MICROONDAS FUN-

Passo a passo
Ao conectar o plugue na tomada pela primeira vez ou quando houver falta de energia, o display do microondas indicar "0:00".

As microondas so formas de energia similares as ondas de rdio, televiso e luz solar comum. As microondas se espalham na atmosfera e desaparecem sem causar nenhum efeito. Os fornos de microondas possuem um circuito eltrico projetado para fazer uso da energia das microondas para o cozimento de alimentos. A energia eltrica fornecida a esse circuito utilizada para gerar a energia do microondas. As microondas so conduzidas para o interior do forno atravs de aberturas laterais dentro do forno. As microondas no ultrapassam as paredes de metal do forno, mas podem ultrapassar materiais como vidro, porcelana, plstico papel toalha e utenslios especiais para microondas. Quando a porta aberta, o forno para automaticamente de produzir microondas. A energia de microondas completamente convertida em calor quando entra nos alimentos, no deixando nenhum tipo de energia residual nos alimentos.

AJUSTANDO O RELGIO
O seu forno de microondas tem um relgio interno que, deve ser ajustado quando: - O forno for ligado pela primeira vez. - Houver falta de energia eltrica. Como ativar o relgio: 1. IMPORTANTE: O ajuste do relgio deve ser realizado sem pausas, pois aps 4 segundos sem pressionar nenhuma tecla o display assume a hora programada. 2. Pressione a tecla "0 / Relgio" por aproximadamente 4 segundos, at ouvir o "bip" e aparecer no display "00:00". 3. Aps ouvir o "bip" e aparecer "00:00", acerte o relgio utilizando as teclas numricas, de 0 a 23 para as horas e de 0 a 59 para os minutos. 4. Aps 4 segundos sem pressionar nenhuma tecla o display assume a hora programada e os dois pontos ":" comeam a piscar. 5. O relgio perder a programao caso ocorra queda de energia ou o produto seja desligado da tomada. Para ajust-lo seguir novamente estas instrues.

A maior vantagem do forno microondas sobre o forno convencional est na rapidez de cozimento e no fato de conservar as vitaminas dos alimentos.

12

Manual de Instrues

Como Usar

UTILIZANDO A TECLA "LIGAR/+30 SEG"


Este modo permite voc cozinhar ou reaquecer alimentos por 30 segundos a 100% de potncia. Voc poder utiliz-lo para estender o tempo de cozimento em mltiplos de 30 segundos, at 99 minutos. 1. Pressione a tecla "Ligar /+30 Seg." para cada 30 segundos que desejar acrescentar ao tempo de cozimento. Durante o cozimento, voc poder aumentar o tempo restante, em 30 segundos, pressionando a tecla "Ligar /+30 Seg.". 2. O tempo programado aparecer no display e o forno iniciar automaticamente o funcionamento. 3. O display deixar de mostrar as horas do relgio para mostrar o tempo restante de cozimento.

AJUSTANDO O TEMPO DE COZIMENTO E A


POTNCIA

Exemplo: para aquecer uma sopa por 3 minutos e 40 segundos na potncia "mdia alta" (70%). 1. Posicione o alimento no centro do prato giratrio e feche a porta. Pressione a tecla "Potncia" 4 vezes. A indicao de horrio desaparece no display e aparece o nvel de potncia no lugar. 2. Pressione as teclas numricas para ajustar o tempo de cozimento, minutos (de 0 a 99) e segundos (de 0 a 59). 3. Pressione a tecla "Ligar /+30 Seg.". O display mostrar o tempo selecionado em contagem regressiva at chegar ao zero, quando a indicao desaparece. O forno finalizar o cozimento ao trmino do tempo programado e o display mostrar novamente o horrio.

Aps o final de qualquer programa, o forno emitir um aviso sonoro.

Sempre verifique o tempo de cozimento antes de afastar-se do forno.

13

Microondas

Nvel de Potncia do Microondas


Tecla N de Toques 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Display 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 Potncia de Sada 1000 W 900 W 800 W 700 W 600 W 500 W 400 W 300 W 200 W 100 W Nvel de Potncia Alto Cozimento Rpido Reaquecer Mdio Alto Aquecimento Brando Mdio Mdio Baixo Descongelar Baixo Morno

* Este produto foi desenvolvido para a tenso nominal que consta na etiqueta de identificao do produto. Caso a tenso de sua residncia possua valor inferior ou superior, os nveis de potncia de sada no correspondero aos indicados na tabela acima. Da mesma maneira, alimentos preparados conforme funes pr-programadas, receitas, ou instrues deste manual, podem no obter cozimento adequado.

14

Manual de Instrues

Como Usar

UTILIZANDO A TECLA "PAUSA/CANCELA"


Antes de iniciar o cozimento: um toque cancela as instrues anteriores.

AVISO SONORO "BIP"


Sempre que um controle correto acionado, o forno emite um "bip". Se voc pressionar uma tecla e no ouvir um "bip", o forno no aceitou a instruo (reveja o programa selecionado). Ao final de cada programa o forno emitir 1 "bip", desligar automaticamente e voltar a indicar o horrio, ou "0:00" caso no tenha sido programado o relgio.

Durante o cozimento: um toque interrompe o funcionamento, 2 toques cancela a programao e o display volta a mostrar o horrio, ou "0:00" caso no tenha sido programado o relgio.

INTERROMPENDO O COZIMENTO
Voc pode interromper o cozimento sempre que achar conveniente para verificar o alimento.
88 88

DESATIVANDO O "BIP"
Para desligar o "Bip": 1. Pressione a tecla "Potncia" durante 4 segundos, o "bip" soar e o relgio voltar a aparecer. 2. Para ligar o "bip" proceda da mesma maneira.

1. Abra a porta do forno. Isso interromper o cozimento permitindo verificar como est o cozimento, feche a porta e pressione novamente a tecla "Ligar /+30 Seg." . O cozimento ir prosseguir a partir do ponto em que foi interrompido, at o final do tempo programado. 2. Se observar que o alimento est cozido antes do final do tempo programado, pressione a tecla "Pausa / Cancela" duas vezes para cancelar o programa. Ao observar os alimentos que esto sendo cozidos ou aquecidos, observe as recomendaes de segurana descritas nas pginas 5, 6 e 7.

ABRINDO A PORTA DO FORNO


A luz do forno acende sempre que o forno estiver em funcionamento ou a porta estiver aberta. Se a porta permanencer por mais de 10 minutos aberta, a lmpada se apagar automaticamente.

15

Microondas

FUNES DE SEGURANA
1. Seu forno de microondas possui um sistema de proteo que mantm a ventilao ligada por 15 segundos aps o trmino de programaes superiores a 05 minutos, para resfriamento dos componentes eltricos do produto. 2. Para evitar sobreaquecimento destes componentes, aps 30 minutos de uso contnuo na potncia 100% automaticamente a potncia mudar para 80%.

UTILIZANDO A TECLA "DESCONGELAR"


O recurso de descongelamento permite o preparo rpido de comidas e alimentos congelados e uma grande vantagem sobre o forno convencional. Voc pode descongelar carnes, aves, peixes e feijo entre outros. O tempo e a potncia de descongelamento sero selecionados automaticamente. Voc deve informar apenas o tipo de alimento e o peso aproximado. 1. Pressione a tecla at selecionar o tipo de alimento a ser descongelado. 2. P r e s s i o n e a t e c l a "Pores" para definir o peso. 3. Pressione a tecla "Ligar /+30 Seg." para iniciar o descongelamento. Ao final do programa o forno emitir um "bip" e o display voltar a mostrar o relgio, ou "0:00" caso no tenha sido programado o relgio.

UTILIZANDO A CHAVE DE SEGURANA


O seu forno de microondas possui um programa especial, para bloquear o painel de funes. O forno pode ser bloqueado a qualquer momento.

1. Para bloquear o forno pressione a tecla "Pausa/ Cancela" por 4 segundos. O "bip" soar. O relgio voltar a aparecer. Sempre que qualquer tecla for pressionada aparecer "T BQ" (teclado bloqueado), at que seja desbloqueado. 2. Para desbloquear o forno proceda da mesma maneira, at soar o "bip".

OPES DA TECLA "DESCONGELAR"


1 Toque - Carnes bovinas; 2 Toques - Aves; 3 Toques - Peixes. 4 Toques - Feijo. Voc tambm pode descongelar manualmente. Para tanto, selecione a potncia 30%.

16

Manual de Instrues

Como Usar

Tabela Tecla Descongelar


A tabela a seguir apresenta vrios programas de descongelamento automtico, quantidades, tempos pr- programados e as respectivas recomendaes e cuidados com os alimentos.

* ATENO: Posicione o alimento de maneira que durante o uso, as tiras de alumnio no encostem nas paredes internas do forno, causando faiscamento e danos ao produto.

17

microondas

UTILIZANDO A FUNO "PRATO RPIDO"


Seu microondas possui 3 ajustes pr - programados para o cozimento de alimentos. Neste caso, no necessrio programar nem o tempo de cozimento nem o nvel de potncia, pois sero ajustados automaticamente pelo forno.

EXEMPLO
1. Lave 1 xcara de arroz, coloque no recipiente para microondas com 2 xcaras de gua, sal a gosto e uma colher de leo. 2. Pressione a tecla Arroz. 3. Aperte tecla "Pores" uma vez para 1 xcara de arroz, (aparecer "1 CUP" no display) ou duas vezes para 2 xcaras de arroz (aparecer "2 CUP" no display). 4. Pressione a tecla "Ligar /+30 Seg.".

1. Selecione o tipo de prato que queira preparar.

2. Selecione a quantidade de alimento a ser preparado atravs da tecla "Pores".

Alimentos com tempo de cozimento longo e grande quantidade de gua (Ex: arroz), geralmente vaporizam molhando as paredes internas do forno. Neste caso seque as paredes com um pano macio e seco. Na mesma situao, algumas vezes pode ocorrer vaporizao dentro da porta. Neste caso, aps o uso se preferir deixe a porta aberta por 5 a 10 minutos, desta forma o vapor desaparecer mais rapidamente.

3. Pressione a tecla "Ligar /+30 Seg.". O Forno iniciar o cozimento e aps o trmino do programa emitir um "bip".

18

Manual de Instrues

Como Usar

Tabela Funo"Prato Rpido"

Obs: As Funes de cozimento pr-programadas acima podem no corresponder aos diferentes hbitos alimentares e ao gosto pessoal.

19

microondas

UTILIZANDO A FUNO "GOURMET"


Seu microondas possui 3 ajustes pr - programados para o cozimento de alimentos. Neste caso, no necessrio programar nem o tempo de cozimento nem o nvel de potncia, pois sero ajustados automaticamente pelo forno.

OBSERVAES
No necessrio selecionar "Pores" para risoto, tomate seco e strogonoff.

EXEMPLO: TOMATE SECO


1. Lave e corte os tomates e disponha-os no prato com corte para cima, polvilhe sobre os tomates mistura de sal e acar. 2. Leve ao forno e selecione a funo "Tomate seco", no necessrio selecionar a poro e no display aparecer TOM. Aperte a tecla "Ligar/+30seg.", ao soar o "bip" abra o forno, retire a gua, vire os tomates e volte ao forno. A desidratao ocorrer lentamente, quanto mais retirar a gua melhor ser o resultado e a aparncia dos tomates. A desidratao depende do grau de maturao do fruto. Caso prefira mais desidratado use a funo mais uma vez ou se preferir menos desidratado, cancele a operao. Procure no sobrepor os tomates, coloque um ao lado do outro por todo o prato. Mude de posio a cada retirada de gua. O uso do forno microondas para a desidratao dos tomates diminui consideravelmente o tempo em relao a fornos gs.

1. Selecione a opo desejada. O display exibe RIS para risoto; TOM para tomate e STR para strogonoff.

2. Pressione a tecla "Ligar /+30 Seg." para iniciar o cozimento, o "bip" soa 2 vezes aguardando que o forno seja aberto para misturar ou acrescentar algum ingrediente da receita (ver quadro). Volte ao forno e aperte "Ligar /+30 Seg." para terminar o cozimento. Aps o trmino do programa, o "bip" soar 3 vezes.

20

Manual de Instrues

Como Usar

Tabela da Funo "Gourmet"


A tabela a seguir apresenta os ajustes para as receitas da tecla "Gourmet".
Alimento Display Tempo (min : seg) Sugesto de Receita 100g de presunto picado, 100g de lingia calabresa picada, 1 cebola pequena picada, 1 dente de alho picado. Leve todos os ingredientes ao forno em um recipiente entreaberto. Ao soar 2 vezes o bip, abra o forno e acrescente 1 xcara de arroz cru e 2 xcaras de gua. Tampe e volte ao forno para terminar o cozimento. Ao soar 3 vezes o bip, abra o recipiente, acrescente 2 colheres de sopa de manteiga e misture muito bem. Tampe e deixe repousar dentro do forno desligado por no mnimo 5 minutos e estar pronto para servir. Em um prato raso grande, coloque kg de tomates cortados ao meio e sem sementes. Em um copo, misture 1 colher de sobremesa de acar e outra de sal. Espalhe esta mistura sobre os tomates e leve ao forno. Aps soar o bip 2 vezes, abra o forno, retire a gua, vire os tomates, volte ao forno e ligue novamente apertando Ligar/+ 30seg.. Voc pode abrir e retirar a gua liberada quantas vezes achar necessrio. 400g de fil mignon cortados em tirinhas. Tempere com 2 dentes de alho amassados, 2 colheres de mostarda amarela, 1 colher de molho ingls. Misture bem e deixe tomar gosto por 20 minutos no refrigerador. No liquidificador, bata 3 tomates maduros e passe na peneira. Na carne temperada, junte colher de sopa da farinha de trigo, 1 cebola pequena ralada, o tomate batido, 1 colher de sopa de manteiga, 100g de champignon e 3 colheres de sopa de catchup. Misture bem e junte 2 colheres de vinho branco. Cubra, deixando uma fresta. Leve ao forno, selecione strogonoff e aperte Ligar/+ 30seg. N a metade do tempo o bip soa 2 vezes para abrir e mexer. Cuidado com o vapor quente do recipiente. Leve ao forno e acione Ligar/+ 30seg.. Ao final o bip soar 3 vezes.

RIS

20:00

TOM

40:00

STR

20:00

Obs: As Funes de cozimento pr-programadas acima podem no corresponder aos diferentes hbitos alimentares e ao gosto pessoal.

21

microondas

UTILIZANDO A TECLA "KIDS"


Este forno possui 3 ajustes pr - programados para o preparo de refeies para crianas. Neste caso, no necessrio programar o tempo de cozimento, o nvel de potncia, nem definir poro, que sero ajustados automaticamente pelo forno.

EXEMPLO: BRIGADEIRO
Ingredientes: 1 lata de leite condensado 6 colheres de sopa de chocolate em p 1/2 colher de margarina. Modo de Preparo: 1. Misture todos os ingredientes e leve ao forno com o recipiente destampado. Aguarde o "bip", abra a porta, misture o alimento e volte ao forno para terminar o cozimento, pressione a tecla "Ligar /+30 Seg.". 2. Retire do forno, mexa bem para homogeneizar e dar brilho. Passe para um prato raso. O ponto do brigadeiro depois de frio permite fazer bolinhas. A funo brigadeiro permite somente uma poro ( receita acima ), no sendo necessrio acionar a tecla " Pores ".

1. Selecione a opo de alimento, pressionando a tecla desejada. 2. Selecione a quantidade a ser preparada atravs da tecla"Pores". 3. Pressione a tecla "Ligar /+30 Seg.". O Forno iniciar o cozimento e aps o trmino emitir um "bip".

22

Manual de Instrues

Como Usar

Tabela de Cozimento da Tecla "Kids"


A tabela a seguir apresenta os ajustes para as receitas da tecla "Kids".

Obs: As Funes de cozimento pr-programadas acima podem no corresponder aos diferentes hbitos alimentares e ao gosto pessoal.
23

microondas

UTILIZANDO A FUNO "LIGHT"


(somente no modelo MEF41)

OPES DA FUNO "LIGHT"


Frutas: banana, ma, abacaxi, pra; Sopas; vegetais.

Este forno possui 3 ajustes pr-programados para o cozimento e reaquecimento de alimentos. Neste caso, no necessrio programar nem o tempo de reaquecimento nem o nvel de potncia, que sero ajustados automaticamente pelo forno.

EXEMPLO: SOPA INSTANTNEA


1. Misture o contedo do sach na quantidade de gua indicada na embalagem e leve ao forno. Essa funo est indicada para pores individuais de aproximadamnete 25g e 45g.

1. Selecione a opo desejada.

2. Para Sopas e Vegetais: Selecione a quantidade de alimento a ser preparado atravs da tecla "Potncia/ Pores". 3. Pressione a tecla "Ligar /+30 Seg.". O Forno iniciar o cozimento e aps o trmino do programa emitir um "bip".

24

Manual de Instrues

Como Usar

Tabela Funo "Light"


(somente no modelo MEF41)

A tabela a seguir apresenta vrios programas de cozimento automtico, quantidades, tempos pr-programados e as respectivas recomendaes e cuidados com os alimentos.

Obs: As Funes de cozimento pr-programadas acima podem no corresponder aos diferentes hbitos alimentares e ao gosto pessoal.
25

microondas

UTILIZANDO A FUNO "GRILL"


(somente nos modelos MEG41 e MEX41)

OPES DA FUNO "GRILL"


Este forno possui 2 ajustes rpidos para esquentar pizzas e empanados, atravs da funo combinada grill e microondas, proporcionando um melhor resultado no aquecimento desses alimentos. Lembre-se que o funcionamento do grill se faz por uma resistncia eltrica, no teto da cavidade gerando muito calor. Isto requer cuidado do usurio. Na primeira utilizao do grill, normal a ocorrncia de fumaa.

Este forno possui como acessrio a funo grill, onde possvel aquecer, dourar e gratinar seus alimentos. 1. P r e s s i o n e a t e c l a "Grill". No display aparecer GRIL e o o bip soar uma vez. 2. Selecionar o tempo de funcionamento do Grill pressionando as teclas numricas, minutos (de 0 a 30) e segundos de (0 a 59). 3. Pressione a tecla "Ligar /+30 Seg.". Aps o trmino do programa o forno emitir um "bip".

CUIDADOS AO USAR A FUNO "GRILL"


No utilize esta funo por mais de 30 minutos. No utilize recipientes plsticos, pois derreteriam. Tambm no use recipiente de papel, eles podem incendiar-se. Use o suporte metlico, para aproximar o alimento do grill, proporcionando um melhor resultado na sua receita. Use luvas quando utilizar esta funo. Pressione as teclas numricas para selecionar o tempo de funcionamento do grill. Ateno: Ao utilizar o suporte metlico, garantir que este encontra-se estvel e centralizado sobre o prato do microondas, para evitar que o suporte ou o prato sobre ele, encostem nas paredes do forno.
26

1. Selecione a opo de alimento, pressionando a tecla correspondente.

2. Selecione a quantidade de alimento a ser preparado atravs da tecla "Potncia / Pores".

3. Pressione a tecla "Ligar /+30 Seg.". Aps o trmino do programa o forno emitir um "bip".

Manual de Instrues

Como Usar

Tabela Funo "Grill"


(somente nos modelos MEG41 e MEX41)

Obs: As Funes de cozimento pr-programadas acima podem no corresponder aos diferentes hbitos alimentares e ao gosto pessoal.

27

microondas

FUNO "MEUS FAVORITOS"


Seu microondas possui uma funo especfica para salvar 3 das suas receitas mais utilizadas.

OBSERVAES
Se nenhuma tecla do menu "Meus Favoritos" for pressionada no perodo de 10 segundos aps a ltima programao de potncia e tempo, no ser mais possvel gravar a programao e o procedimento ter que ser realizado novamente.

EXEMPLO PROGRAMANDO SUAS RECEITAS


1. Selecione a potncia desejada para o programa. possvel gravar para uma mesma tecla at 3 programaes de tempo e potncia sequencialmente. Por exemplo, uma receita de sua preferncia que necessite de cozimento lento, seguido de um cozimento mais intenso e um acabamento como dourar/gratinar o queijo da cobertura. Passos: Para o cozimento lento use potncia 50%. O tempo a ser programado deve levar em conta a quantidade de ingredientes, por exemplo 5 minutos e para dourar o queijo no grill, use 2 minutos. Assim, a programao fica como mostrado abaixo: - Selecione a potncia: 50%; - Selecione o tempo: 5 min.; - Selecione a potncia: 100% - Selecione o tempo: 3 min. - Selecione o grill (somente para os modelos MEG41/MEX41) - Selecione o tempo: 2 min. - Salve o programa na tecla Receita 01, 02 ou 03.
28

2. Selecione o tempo desejado para o programa.

3. Pressione a tecla Receita 01, 02 ou 03 por 10 seg. para salvar o programa.

Manual de Instrues

Como Usar

UTILIZANDO A FUNO "MEUS FAVORITOS"


Aps a programao gravada para Receita 01, Receita 02 e Receita 03, proceda da seguinte maneira:

1. Selecione a receita desejada. O display exibe REC1 para Receita 01, REC2 para Receita 02 e REC3 para Receita 03, seguido de 1 "bip". 2. P r e s s i o n e a t e c l a "Ligar/+30seg." para iniciar o cozimento. Ao final do tempo, o "bip" soar 3 vezes.

29

Manual de Instrues

Como Usar

Limpeza e Manuteno
Quando limpar superfcies do forno, utilize sabo e detergentes suaves neutros e no abrasivos, aplicados com uma esponja ou pano macio. Lembre-se de desligar o microondas da tomada sempre que for limp-lo. Aps a limpeza aconselhvel manter a porta aberta por alguns minutos para eliminar o excesso de umidade.

Retire a gordura com um pano mido com gua e sabo neutro, ou com papel toalha, enxge o pano, passe novamente para retirar os resduos de sabo e seque bem.

EXTERIOR
Mantenha o exterior do forno limpo. Limpe o exterior do forno com um pano mido com gua e sabo neutro, enxge o pano, passe novamente para retirar os resduos de sabo e seque com um pano macio ou toalha de papel. Para evitar danos ao funcionamento das partes internas do microondas a gua no deve penetrar pelos orifcios de ventilao. Para limpar o painel de controle, abra a porta do forno para evitar que ele seja ligado acidentalmente, limpe com um pano mido e seque imediatamente. Pressione a tecla 'Cancela' depois de limpar o painel para evitar qualquer programao indevida. Se vapor se acumular dentro ou em volta da porta, aps o uso, seque-a com um pano macio. Isto acontece quando o forno opera em condies de alta umidade e de forma alguma indica defeito de funcionamento.

Para limpar seu microondas use apenas um pano macio umedecido em gua (de preferncia morna) e detergente neutro. Aps a limpeza seque com pano macio e seco. Jamais limpe seu microondas com fludos inflamveis como lcool, querosene, gasolina, tinner , varsol, solventes, removedores ou com produtos qumicos como detergentes com amonacos, cidos, vinagres, soda ou abrasivos como saplios, esponjas plsticas ou de ao, l de ao, etc, nem use produtos que liberem vapores qumicos corrosivos e/ ou txicos no aparelho.

INTERIOR
Mantenha o interior do forno limpo e seco. Resduos dentro do forno absorvem microondas e assim prolongam o tempo de cozimento. Resduos de alimentos lquidos derramados, grudam nas paredes do forno e na superfcie da porta. Limpe o interior do forno imediatamente aps o uso com um pano mido.

NO UTILIZE MATERIAIS ABRASIVOS OU ESPONJAS PLSTICAS E DE AO.

30

Prato Dourador
(Somente no modelo ME31X)

Foi desenvolvido especialmente para ser utilizado em fornos de microondas.

INSTRUES DE USO E MANUTENO


Antes de usar pela primeira vez o prato dourador lave-o com gua morna e sabo neutro sem esfreg-lo para no agredir o revestimento anti- aderente. Seque-o normalmente. Unte o prato com pequena quantidade de leo ou margarina e leve-o para o forno sem alimentos para pr- aquecer. Use somente esptulas no metlicas para virar os alimentos. Nunca corte os alimentos sobre a superfcie anti-aderente do prato. O prato dourador pode ser lavado em lavadora de louas. Utilize luvas de proteo ao manusear o prato. Utilize potncia MXIMA(100) para pr- aquecer o prato e no exceda a 8 minutos o pr aquecimento. Quando utilizar o prato dourador sobre o suporte metlico posicione-o de tal forma a no encostar nas paredes internas do forno microondas.

NUGGETS CONGELADOS Leve ao microondas o prato dourador sobre o suporte metlico para pr-aquecer e acione o microondas por 3 minutos na potncia mxima. Ao soar o bip retire o suporte com o prato usando luvas, coloque os nuggets congelados sobre o prato e volte ao forno. Acione o microondas por 3 minutos na potncia mxima. A seguir programe o grill por 7 minutos. Nos ltimos 3 minutos abra o forno e vire os nuggets, feche e deixe terminar o cozimento. Esse tempo para preparar 7 nuggets (150g).

RECEITAS BSICAS E FCEIS DE PREPARAR NO PRATO DOURADOR


PIZZA CONGELADA Leve ao microondas o prato dourador sobre o suporte metlico para pr-aquecer e acione o microondas por 3 minutos na potncia mxima. Ao soar o bip retire o suporte com o prato usando luvas, coloque a pizza congelada sobre o prato e volte ao forno usando o suporte. Acione o microondas por 4 minutos na potncia mxima. A seguir programe o grill por 10 minutos. Nos ltimos 3 minutos abra o forno e verifique a textura do recheio, caso esteja conforme sua preferncia cancele o cozimento, caso necessite de mais tempo, feche o forno e deixe terminar o cozimento. Evite assar pizzas com tomate, pois esses ao aquecerem soltam muita gua, tornando a pizza mida.

31

Guia de Solues
Dvidas mais comuns
O Servio Autorizado Electrolux estar sempre sua disposio. Caso o seu microondas apresente problema de funcionamento, verifique no quadro abaixo as provveis causas. Efetue as correes que possam ser realizadas em casa. No melhorando o funcionamento entre em contato com o Servio Autorizado.

32

33

Informaes
Dados Tcnicos
Caractersticas MEF41 MEG41 / MEX41

Tenso (V) Capacidade (litros) Frequncia (Hz) Potncia do Grill Potncia de sada (W) Freqncia das microondas (MHz) Potncia de consumo (W) Corrente (A) Peso (Kg) Altura (mm) Largura (mm) Profundidade (mm) Dimetro do prato (mm)

127 V* 31 60 1000 2450 1620

220 V*
31 60 1000 2450 1600

127 V* 31 60 1000 1000 2450 1620

220 V*
31 60 1000 1000 2450 1600

13,8 15
325 520

7,9 15
325 520

13,8 15,7/16,3
325 520

7,9 15,7/16,3
325 520

415 315

415 315

415 315

415 315

* Nosso produto est em conformidade com os nveis de tenso estabelecidos na resoluo nmero 505, de 26 de novembro de 2001 da ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica).

34

Certificado de Garantia
A Electrolux do Brasil S/A concede garantia contra qualquer defeito de fabricao aplicvel nas seguintes condies: 1. O incio da vigncia da garantia ocorre na data de emisso da nota fiscal de venda ao consumidor correspondente ao produto a ser garantido, com identificao, obrigatoriamente de modelo e caractersticas de produto. 2. O prazo total de vigncia da garantia de 12 (doze) meses, contados a partir da data de emisso da nota fiscal e conforme o item "1" acima, assim divididos: 2.1. 03 (trs) meses de garantia legal e, 2.2. 09 (nove) meses de garantia contratual cedida pelo fabricante Electrolux do Brasil S/A . 3. O fabricante no concede qualquer forma e/ou tipo de garantia para produtos que no tenham nota fiscal de venda ao consumidor e ainda que no preencham as condies mencionadas no item "1" acima. 4. Exclui-se da garantia mencionada no item "3" acima casos de corroso provocada por riscos, deformaes ou similares decorrentes da utilizao do produto, bem como eventos conseqentes da aplicao de produtos qumicos, abrasivos ou similares que provoquem eventos danosos qualidade do material componente. CONDIES DESTA GARANTIA 1. Qualquer defeito que for constatado neste produto deve ser imediatamente encaminhado ao Servio Autorizado Electrolux mais prximo de sua residncia que consta na relao que 0 acompanha, sendo que o transporte ocorrer por conta e risco do Consumidor. 2. Esta garantia abrange a substituio de peas que apresentarem defeitos constatados como sendo de fabricao, alm da mo-de-obra utilizada no respectivo reparo. 3. As peas: vidros, lmpadas, acessrios, peas plsticas, borrachas e cabo eltrico so garantidas contra defeito de fabricao pelo prazo legal de 03 (trs) meses - garantia legal, contados a partir da data de emisso da nota fiscal de compra do produto. A GARANTIA PERDER A VALIDADE QUANDO: 1. Houver remoo e/ou alterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. 2. O produto for instalado ou utilizado em desacordo com o Manual de Instrues e com empresa no credenciada pela Electrolux. 3. O produto for ligado em tenso diferente a qual foi destinado. 4. O produto tiver recebido maus tratos, descuidos ou ainda sofrer alteraes, modificaes e/ou consertos feitos por pessoas ou entidades no credenciadas pela Electrolux do Brasil S/A. 5. O defeito for causado por acidente e/ou m utilizao do produto pelo Consumidor. 6. O produto for utilizado para fins diferentes do uso domstico (uso comercial, laboratorial, industrial, etc). AS GARANTIAS LEGAL E/OU ESPECIAL NO COBREM: 1. Despesas com instalao do produto. 2. Produtos ou peas danificadas devido a acidente de transporte, manuseios (tais como riscos, amassados) e atos e efeitos da natureza. 3. No funcionamento ou falhas decorrentes de problemas de fornecimento de energia eltrica e/ou falta de gua no local onde o produto est instalado. 4. Despesas com transporte, peas, materiais e mo-de-obra para preparao do local onde ser instalado o produto (ex.: rede eltrica, tomadas, alvenaria, aterramento). OUTRAS DISPOSIES: 1. As despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas que no pertenam ao produto so de responsabilidade nica e exclusiva do Consumidor. 2. Esta garantia anula qualquer outra assumida por terceiros, no estando nenhuma firma ou pessoa habilitada a fazer excees ou assumir compromisso em nome da Electrolux do Brasil S/A. 3. A ELECTROLUX DO BRASIL S/A, buscando a melhoria contnua de seus produtos, reserva-se o direito de alterar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de produtos por ela comercializados sem prvio aviso. 4. Este CERTIFICADO DE GARANTIA vlido apenas para produtos vendidos e utilizados no territrio brasileiro. 5. Para sua comodidade, preserve o MANUAL DE INSTRUES, CERTIFICADO DE GARANTIA E A NOTA FISCAL DO PRODUTO. E quando necessrio, consulte nossa rede de Servios Autorizados e/ou Servio de Atendimento ao Consumidor. 6. quando necessrio, consulte nossa Rede Nacional de Servios Autorizados e/ou o Servio de Atendimento ao Consumidor.

35

69492174

Endereo para correspondncia: Electrolux do Brasil S.A. - Rua Ministro Gabriel Passos, 360 - Fone: 41 3371-7000 CEP 81520-900 - Curitiba - Paran - Brasil http://www.electrolux.com.br Mar/08

Rev. 00d

Anda mungkin juga menyukai