Anda di halaman 1dari 2

Evoluo da Atmosfera

O Sistema Solar formou-se h cerca de 5 milhares de milhes de anos e, presumivelmente, a Terra foi formada a partir dos produtos ejectados pelo Sol, essencialmente hidrognio e hlio. Quando a Terra se formou h cerca de 4600 milhes de anos, a sua atmosfera era, provavelmente, constituda por hidrognio e hlio, assim como 99% do Universo. A Terra era uma esfera de rocha em fuso. Quando a esfera arrefeceu, formou-se uma crusta slida no seu exterior. A rocha em fuso muitas vezes iroompia atravs de vulces existentes na crusta muito fina. Estes vulces libertaram gases de composio idntica actual. Ainda hoje se investiga qual dever ter sido a composio qumica da atmosfera primitiva, havendo vrias teorias. No entanto a corrente de maior expresso supe que continha gases mais densos do que o hlio e hidrognio como o vapor de gua, dixido de carbono, monxido de carbono e azoto, para alm de outros em menor quantidade como o dixido de enxofre, sulfureto de hidrognio, amonaco e oxignio. Este ltimo proveniente da fotlise da gua e do CO2, isto , resultante da decomposio destes pela luz do Sol. Pensa-se que a composio de CO2 na atmosfera primitiva era de 100 a 1000 vezes maior do que a actual. Quando mais tarde a Terra arrefeceu, o vapor de gua condensou e originou chuvas que preencheram as crateras existentes nas crustas, formando os oceanos. Pensa-se que os primeiro seres vivos iniciaram o seu desenvolvimento no fundo dos oceanos porque a existiam todos os elementos necessrios para o aparecimento das clulas anaerbias muito simples e sem ncleo. A vida primitiva ter comeado pouco depois da diminuio do impacto dos asterides, permitindo que a superfcie da Terra e os oceanos estabilizassem, embora ainda no hajam provas para este acontecimento. Nos oceanos, aps uma srie de reaces qumicas entre os constituintes da atmosfera primitiva e por aco da luz solar e do calor existentes, deu-se o aparecimento das primeiras formas de vida: as cianobactrias, com capacidade para iniciar a actividade fotossintctica. O oxignio tornou-se mais abundante e algumas das suas molculas originaram o ozono, que impediu que as radiaes UV atingissem a Terra, o que tornou possvel a vida.

Atmosfera Actual Actualmente a atmosfera constituda por diazoto e dioxignio mas tambm por Ar,H2,He,H2O, SO2,CH4,NH4 e muitos outros provenientes das aces antropognicas. Cientistas pensam que o ar que actualmente respiramos no tem nada a ver com a atmosfera primitiva. Pensam que 99% da atmosfera actual totalmente diferente do ar original e por essa razo denominada atmosfera secundria. Muitos cientistas pensam que a atmosfera secundria resultante das actividades vulcnicas desde os tempos primitivos at hoje. Os vulces, em geral, libertam gases que so provenientes do interior da Terra. A formao dos primeiros oceanos teve um papel muito importante na definio ds gases que permaneciam na atmosfera e dos que passavam para a gua dos oceanos e dos lagos por dissoluo, j que a solubilidade dos gases muito varivel.

Agentes de alterao da atmosfera O ar, medida que se move superfcie da Terra, arrasta os produtos resultantes de actividades tanto naturais como antropognicas e vo alterar a composio mdia da atmosfera. Estes produtos so designados por poluentes pelos prejuzos que causam aos sistemas de suporte de vida dos seres vivos. Principais poluentes: xidos de Carbono: CO e CO2 xidos de enxofre: SO2 e SO3 xidos de azoto: NO, NO2 e N2O Compostos orgnicos volteis: entre eles CFC Matria particulada: poeiras ou gotas lquidas em suspenso no ar

Anda mungkin juga menyukai