Anda di halaman 1dari 5

Universidade Federal da Paraba Centro de Cincias Exatas e da Natureza Departamento de Sistemtica e Ecologia Disciplina: Mtodos e Anlises em Ecologia

Relatrio Tcnico

Disponibilidade de plantas ruderais prximas fragmentos de Mata Atlntica do estado da Paraba

Orientandos: Ageu Santos de Santana, Thiago Brando Cavalheiro Orientador: Alexandre Palma

Joo Pessoa

Maro/2011

INTRODUO

Presentes no meio urbano as plantas ruderais compem a flora de diversas regies, podendo ser utilizadas pela medicina e alimentao de animais domsticos. Algumas espcies recebem outros nomes como plantas daninhas, nocivas, invasoras, e etc., mas no deixam de se enquadrar no conceito de plantas ruderais. O processo de urbanizao cria novos ecossistemas que abrigam uma flora que vem se especializando em viver no meio antrpico desde o advento da agricultura e da urbanizao h, aproximadamente, 9000 anos (Tivy, 1993). Trabalhos feitos com plantas ruderais so difceis de serem encontrados. Na regio Norte, por exemplo, as plantas so pouco coletadas e consequentemente mal representadas nos herbrios locais. O presente trabalho tem como objetivo estimar a quantidade de exemplares de uma espcie de planta ruderal prxima a fragmentos de mata Atlntica.

MATERIAL E MTODOS rea de estudo O presente trabalho foi realizado no municpio de Joo Pessoa, estado da Paraba, na Universidade Federal da Paraba (UFPB), ao lado do bloco B do Centro de Cincias Exatas e da Natureza (CCEN), a 708' de latitude sul e 3450' de latitude oeste. A rea era um retngulo de tamanho pequeno, possui apenas 181,6 m2, prxima a uma rea de mata atlntica remanescente com reas sombreadas pela construo ao lado. Metodologia O trabalho foi feito com base no desenho amostral do tipo Sistemtico. Parcelas de 1m2 foram distribudas dentro da rea de estudo. No lado mais largo do retngulo (16m), a distncia entre cada uma dessas parcelas foi de 2.4m, e a distncia entre as parcelas na medida da altura (11.35m) foi de 4.66m (figura 1.). Desse modo, foi feita a contagem do nmero de exemplares da espcie dentro de cada parcela.

Fig. 1: Desenho amostral do tipo sistemtico, mostrando a disposio das parcelas na rea de estudo.

ANLISE DE MEDIDA CENTRAL - Medidas de Tendncias Mdia = 2.37 Mediana = 1 Moda = 0 Ponto Mdio = 4 Medidas de disperso So feitos clculos do intervalo de Range, desvio mdio, varincia, desvio padro, coeficiente de variao e ndice de Morisita, este, nos revelar se a distribuio da espcie de planta ruderal em estudo possui uma distribuio aleatria, agregada ou uniforme.

Intervalo de Range = I = Xmax - Xmin = 8 0 = 8

Desvio Mdio : D = 2,8

Varincia: s2 = 1,7

Desvio padro: s = 3,1 Coeficiente de variao: CV = 1,3

ndice de Morisita: Id = n((X2 ) N) / N(N 1) Id = 2,2

Como o ndice de Morisita foi maior que 1, a distribuio da espcie de planta ruderal foi do tipo agregada, possivelmente por haver reproduo vegetativa. Em seguido, fizemos o clculo para encontrar o valor do qui-quadrado, que ir nos dizer em que medida os valores observados se desviam do valor esperado. Clculo do qui- quadrado: X2 = 28, 6 Valor crtico na tabela = 14, 06 Grau de liberdade = 8 1 = 7

RESULTADOS 1. Histograma

Grfico 1: Nmero de indivduos por parcela. As barras representam a


9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Parcela 1 Parcela 2 Parcela 3 Parcela 4 Parcela 5 Parcela 6 Parcela 7 Parcela 8

quantidade de exemplares na parcela correspondente.

REFERNCIAS

TIVY, J. 1993. Biogeography: a study of plants in the ecosphere. London: Longman. 452 p.

Anda mungkin juga menyukai