Anda di halaman 1dari 27

CGE 2021

Instrues Gerais

Verifique se este caderno est completo, da pgina 3 25. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questo tem cinco alternativas: a b c d e. Somente uma alternativa correta.

As respostas devero ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instrues que sero dadas pelo examinador.

Exemplo:

0.

1 de 10 corresponde a 2
a. b. c. d. e. 2. 4. 5. 8. 9.

A alternativa c a nica correta.

No vire a pgina. Aguarde a orientao do examinador.

CGE 2021

L N G U A

P O R T U G U E S A

Leia o texto abaixo. Mais um exame Mdicos alemes descobriram que uma substncia, detectvel por intermdio de exame de sangue, pode indicar a probabilidade de uma pessoa vir a sofrer infarto ou derrame. Trata-se da protena PIGF. Em excesso, ela sinaliza uma inflamao nos vasos sangneos, desencadeada pelo acmulo de gordura nas paredes das artrias. Os pacientes com altas taxas de PIGF no sangue tiveram at 15% mais infartos nos seis meses posteriores medio da protena. Outra protena que indica inflamao nas artrias a C-reativa ultra-sensvel. Sua medio uma das principais ferramentas usadas atualmente para detectar o risco de problemas cardacos. Conforme o estudo alemo, a anlise da PIGF pode ser mais precisa do que a da C-reativa. O trabalho analisou as amostras de sangue de cerca de 1000 pacientes vtimas de angina e foi publicado na revista cientfica Journal of the American Association, da Associao Mdica Americana.
Fonte: Revista Veja, So Paulo, ano 37, n. 6, p. 86, 11 fev. 2004.

1. A protena PIGF pode ser detectada por a. b. c. d. e. inflamao nos vasos sangneos do corao. acmulo de gordura nas paredes arteriais. pesquisa da Associao Mdica Americana. intermdio de um simples exame de sangue. meio da ocorrncia de 15% a mais de infartos.

O texto abaixo se refere s questes 2 e 3. Como o enterro de animais gigantescos? Um cachorro de estimao, quando morre, pode ser cremado ou at enterrado solenemente no fundo do quintal. Mas os zoolgicos enfrentam um problema barrigudo quando morre um elefante, um hipoptamo ou uma girafa com 5 metros de altura. impossvel providenciar um funeral digno. Por isso existem as chamadas tcnicas de descarte do animal. Em alguns lugares, o grando fatiado e cremado aos pedacinhos, para caber no forno. No Zoolgico de So Paulo, ele vira adubo. A tcnica utilizada a compostagem. Os biches so picados em pedaos de at 15 quilos, que passam por um processo especial de decomposio. O material orgnico gerado da fertiliza as hortas do prprio zo. Foi esse o fim do elefante Baira, por exemplo, falecido em fevereiro de 2004. Dez pessoas ajudaram a fatiar o gigante. Seus pedaos foram jogados numa carreta e enterrados separadamente para a compostagem. Um funeral nada cristo, mas bastante funcional. Nas cidades litorneas o problema so as baleias. Quando uma delas encalha e morre no litoral, precisa ser removida para no apodrecer na praia. No Rio de Janeiro existe um verdadeiro cemitrio de baleias. Fica no Aterro Sanitrio de Gramacho, onde s este ano foram sepultadas trs grandalhonas. L, o coveiro trabalha com uma retroescavadeira. A vala cavada tem quase 15 metros de largura, e coberta com uma montanha de terra, para que o gigante descanse em paz.
Fonte: BORTOLOTI, M. Revista Superinteressante, So Paulo, n. 210, p. 30, fev. 2005.

CGE 2021

2. No primeiro pargrafo, as palavras cremado, providenciar e descarte podem ser substitudas, sem perda de sentido, respectivamente, por a. b. c. d. e. picado, atender e decomposio. queimado, ajeitar e remoo. incinerado, dispor e eliminao. cortado, obter e coleta. amassado, utilizar e evaso.

3. No perodo Quando uma delas encalha e morre no litoral, precisa ser removida para no apodrecer na praia., a orao em destaque corretamente classificada como uma orao coordenada sindtica a. b. c. d. e. explicativa. aditiva. alternativa. adversativa. conclusiva.

Leia o texto abaixo. A nova corrida espacial Se algo valeu a pena na guerra fria( ) foi a corrida espacial. A rivalidade entre EUA e Unio Sovitica fez com que a humanidade chegasse Lua e mandasse sondas para todos os cantos do sistema solar( ) Com o fim do bloco comunista, os dois pases cortaram as verbas para a pesquisa espacial e ns nunca mais fomos to longe. At agora. Por motivos econmicos e cientficos, o mundo voltou a se interessar pelo espao a ponto de ensaiar uma segunda edio da corrida espacial. O melhor que desta vez voc tem vrias opes de pases para torcer( ) Alm de EUA e Rssia, a Unio Europia, a China, o Japo, a ndia, empresas privadas e at o Brasil esto na disputa. Quem vai levar o caneco( )
Fonte: CABRAL, M. Revista Superinteressante, So Paulo, n. 214, p. 18, jun. 2005.

4. Nos espaos entre parnteses encontrados no texto esto faltando, respectivamente, os seguintes sinais de pontuao: a. b. c. d. e. vrgula; ponto final; ponto-e-vrgula; reticncias. ponto-e-vrgula; ponto final; ponto de exclamao; reticncias. ponto-e-vrgula; ponto final; reticncias; ponto de interrogao. vrgula; ponto-e-vrgula; ponto final; ponto de exclamao. vrgula; ponto final; ponto final; ponto de interrogao.

O texto abaixo se refere questo 5. O que lavagem de dinheiro? o procedimento usado para disfarar a origem de recursos ilegais. Quando algum ganha dinheiro de forma ilcita por exemplo, com crimes como trfico de drogas, contrabando, seqestro e corrupo no pode simplesmente sair torrando a grana. Tem de armar estratgias para justificar a fonte e, assim, evitar suspeitas da polcia ou da Receita Federal. A expresso lavar dinheiro surgiu nos Estados Unidos para designar um tipo de falsificao de dlares que inclua colocar as notas na mquina de lavar para que adquirissem aparncia de gastas. De l para c, a lavanderia sofisticou seus mtodos. A integrao do sistema financeiro
4

CGE 2021

mundial permite que os recursos viajem entre contas bancrias de diferentes pases em questo de segundos e, assim, o dinheiro sujo acaba incorporado economia formal. De acordo com o FMI (Fundo Monetrio Internacional), de 2,5% a 5% do PIB (produto interno bruto) de cada pas no mundo tm origem ilcita. No Brasil, isso equivale a um montante de 37,5 bilhes a 75 bilhes de reais.
Fonte: MONTENEGRO, . Revista Superinteressante, So Paulo, n. 212, abr. 2005.

5. No trecho Quando algum ganha dinheiro de forma ilcita por exemplo, com crimes como trfico de drogas, contrabando, seqestro e corrupo no pode simplesmente sair torrando a grana., o verbo poder concorda com a. b. c. d. e. crimes. dinheiro. grana. algum. corrupo.

6. As palavras LCOOL, EVOLUDO e DIGERIR so corretamente classificadas quanto tonicidade, respectivamente, como a. b. c. d. e. paroxtona, proparoxtona e oxtona. proparoxtona, paroxtona e paroxtona. paroxtona, oxtona e proparoxtona. paroxtona, oxtona e paroxtona. proparoxtona, paroxtona e oxtona.

Os quadrinhos abaixo se referem questo 7.

2
Fonte: www.niquel.com.br

7. De acordo com o contexto da histria, no quadrinho n 2, o termo escapadinha tem o sentido de a. b. c. d. e. fuga do zoolgico. possibilidade de ataque a humanos. um passeio pelas redondezas. traio conjugal. desejo de voltar floresta.

CGE 2021

Os quadrinhos abaixo se referem questo 8.

3
Fonte: www.uol.com.br/glauco.

8. No quadrinho n 3, a expresso Fala, Beto!, seria corretamente substituda, na linguagem formal, por: a. b. c. d. e. L vem o Beto! Saia, Beto! Ol, Beto! Quem Beto? Fora, Beto!

9. O capito Harvey Bennet, da Marinha americana, fez uma experincia: jogou no oceano Atlntico 6 garrafas com instrues de como devolv-las. Seis meses depois, as recebeu de volta, enviadas da Inglaterra, com uma mensagem: Pare de jogar lixo no mar!
Fonte: Adaptado de KENSKI, R. Revista Superinteressante, 224. ed., p. 22, mar. 2006.

De acordo com o texto, correto afirmar que o autor da mensagem a. b. c. d. e. um cientista adversrio do capito Bennet. acredita que a experincia s serviu para poluir o mar. j tinha realizado essa experincia anteriormente. no acredita que as garrafas atravessaram o oceano. pensou que o capito estivesse fazendo uma brincadeira.

10. Leia o trecho a seguir: As amostras ainda podem ajudar a compreender o funcionamento de terremotos em grandes profundidades, como o que causou o tsunami na sia em dezembro de 2004, alm de facilitar o estudo de mudanas climticas pelas quais a Terra j passou, como as chamadas eras glaciais.
Fonte: Adaptado de CABRAL, M. Revista Superinteressante, 221. ed., p. 22, dez. 2005.

Levando-se em considerao o contexto do trecho acima, correto classificar como adjetivo a palavra a. b. c. d. e. amostras. glaciais. mudanas. chamadas. profundidades.

CGE 2021

11. O cabo da faca muda algo se esfaquearem voc( ) Para responder a essa dvida cruel( ) cientistas do Real Colgio Militar de Cincias, Reino Unido, fizeram 11 voluntrios golpear um modelo de plstico com facas recheadas de sensores. Resultado( ) o cabo no muda praticamente nada.
Fonte: Adaptado de KENSKI, R. Revista Superinteressante, 218 ed., p. 18, out. 2005 (adaptada).

Nos espaos entre parnteses encontrados no texto, esto faltando, respectivamente, os seguintes sinais de pontuao: a. b. c. d. e. ponto de interrogao; vrgula; ponto-e-vrgula. ponto final; ponto-e-vrgula; vrgula. ponto de interrogao; ponto-e-vrgula; dois pontos. ponto final; vrgula; dois pontos. ponto de interrogao; vrgula; dois pontos.

O texto abaixo se refere s questes 12 e 13. O cientista dos trpicos Depois de defender sua tese em medicina no Rio de Janeiro, Oswaldo Gonalves Cruz (18721917) foi para Paris, onde tomou conhecimento das mais avanadas tcnicas e descobertas da microbiologia. Ele sabia que ao voltar para seu pas, enfrentaria vrios problemas de recursos, falta de material e de ambiente para a pesquisa. Por isso mesmo, enquanto estava na Frana, se tornou at mestre na fabricao de vidros para equipamentos de laboratrio. De volta ao Brasil, assumiu as pesquisas em microbiologia, formou uma equipe de cientistas e publicou vrios artigos importantes sobre novas espcies de mosquito, doenas causadas por microorganismos e medidas de tratamento contra doenas endmicas. O mdico e cientista se tornou tambm Diretor Geral de Sade Pblica numa poca em que o Pas era assolado por doenas endmicas, causadas pela falta de higienizao e saneamento nas cidades. Oswaldo adotou medidas drsticas como a destruio de casebres insalubres na cidade do Rio de Janeiro e a criao de inspetores de sade para examinar o interior das casas e exterminar focos de mosquitos transmissores da febre amarela. Essas medidas foram consideradas invasivas pela populao, que passou a se revoltar contra o Dr. Cruz. Mas a maior hostilidade para o mdico surgiu quando ele determinou a vacinao obrigatria contra a varola e enfrentou uma revolta popular. As famlias, na sociedade conservadora, se indignavam pelo fato de as moas terem que mostrar seus braos aos vacinadores. Este era o ambiente em que Oswaldo Cruz travava sua batalha contra as doenas tropicais, em um tempo em que a microbiologia era praticamente inexistente no Brasil. A populao desconhecia as causas das enfermidades e olhava as agulhas e ampolas com muita desconfiana. Apesar dos obstculos, Cruz erradicou a peste bubnica, a malria, a varola e a febre amarela no Rio de Janeiro e inaugurou a era da medicina experimental no Pas. Ele ainda fez o trabalho de saneamento da regio da estrada de ferro Madeira-Mamor, na Amaznia, tornou-se prefeito de Petrpolis e foi eleito imortal como membro da Academia Brasileira de Letras, ttulo conquistado especialmente pela sua contribuio cincia e sade do Brasil.
Fonte: Adaptado de KAWANO, C. Revista Galileu, n. 171, out. 2005.

CGE 2021

12. Segundo o texto, os resultados da luta de Oswaldo Cruz contra as doenas tropicais foram a. b. c. d. e. muito duvidosos. pouco importantes. um grande fracasso. pouco perceptveis. muito positivos.

13. Apesar dos obstculos, Cruz erradicou a peste bubnica, a malria, a varola e a febre amarela no Rio de Janeiro e inaugurou a era da medicina experimental no Pas. Nesta frase, a palavra destacada tem o sentido de a. b. c. d. e. vacinou. eliminou. tratou. pesquisou. combateu.

Os quadrinhos abaixo se referem s questes de 14 e 15.

5
Fonte: http://www2.uol.com.br/niquel/.

14. Para ficar cantando o dia inteiro! O predicado da orao acima a. b. c. d. e. Para ficar cantando o dia inteiro! Para ficar cantando. o dia inteiro! Para ficar. ficar cantando.

15. Se eu fosse outro animal, seria um sabi! Se substituirmos a conjuno se pela conjuno quando, a frase ficar assim: a. b. c. d. e. Quando eu fosse outro animal, seria um sabi! Quando eu for outro animal, serei um sabi! Quando eu for outro animal, seria um sabi! Quando eu fosse outro animal, serei um sabi! Quando eu seria outro animal, serei um sabi!

CGE 2021

O texto abaixo se refere questo 16. Como nasce uma lngua? Em primeiro lugar, preciso compreender o que um idioma. o conjunto organizado de signos lingsticos, com caractersticas fonticas e vocabulares prprias. Alm disso, ele deve ter um nmero razovel de falantes que o utilizem em textos de larga circulao. Do contrrio, s um dialeto, explica Jarbas Vargas Nascimento, professor de latim da PUC de So Paulo. Geralmente, uma nova lngua nasce de outra j existente, num processo que pode durar sculos. O portugus e o francs, por exemplo, surgiram do latim. Mas tambm possvel que no haja uma s raiz. o caso das chamadas lnguas germnicas, como o alemo e o dinamarqus. Elas podem ter se originado de forma independente, pois essas tribos nem sequer se conheciam, afirma Goez Kaufmann, especialista em dialetologia e professor convidado da Universidade de So Paulo.
Fonte: Adaptado de PEREIRA, G. G. Revista Superinteressante, 221. ed., p. 37, dez. 2005.

16. No trecho Geralmente, uma nova lngua nasce de outra j existente, num processo que pode durar sculos., o termo destacado corretamente classificado como a. b. c. d. e. predicativo do sujeito. objeto direto. sujeito. adjunto adnominal. objeto indireto.

Os quadrinhos abaixo se referem questo 17.

3
Fonte: www.niquel.com.br.

17. No quadrinho n 2, a expresso Incrvel!! sugere a. b. c. d. e. dvida. alegria. surpresa. constrangimento. satisfao.

CGE 2021

O texto abaixo se refere s questes 18 e 19. E se Romeu e Julieta no tivessem morrido? A civilizao ocidental no seria a mesma, garantem crticos literrios e estudiosos da obra de William Shakespeare (1564-1616). Se os dois personagens principais no tivessem morrido, a pea teria um final diferente, ou seja, no seria o Romeu e Julieta que todos conhecemos. Os especialistas dizem que a grande fora da histria no apenas a forma como Shakespeare descreveu o relacionamento proibido entre os dois jovens, mas seu trgico desfecho. Ao matar os protagonistas, ele criou o texto definitivo sobre o amor sem limites, 100% humano (o curioso pensar que o bardo ingls chegou a pensar em fazer uma comdia, mas percebeu o erro e decidiu matar o engraado Merccio, amigo de Romeu, antes que ele roubasse a cena). por isso que muitos consideram a pea uma das obras-primas do drama e da literatura universais, que rendeu incontveis adaptaes para o cinema, msica e teatro. Todas as criaes shakesperianas falam de questes fundamentais para a humanidade e nos fazem aumentar a conscincia sobre ns mesmos, afirma Fernando Nuno, responsvel pelas adaptaes do dramaturgo ingls para o portugus moderno publicadas pela editora Objetiva. O crtico literrio americano Harold Bloom vai alm e a coloca como um pilar da nossa cultura: Shakespeare inventou o ser humano. Num ponto, todos concordam: sir William foi o maior de todos os adaptadores, com uma habilidade extraordinria para traduzir para a linguagem literria mitos comuns a vrias culturas (como o caso do amor romntico de Romeu e Julieta). Assim, se ele tivesse bolado um fim diferente para a pea, o mito do amor puro e arrebatador teria continuado em aberto, at que outro autor escrevesse um texto definitivo. E quem seria o responsvel pela faanha? Como esse ideal sempre esteve presente no imaginrio de artistas de vrias pocas, Machado de Assis poderia criar uma obra-prima sobre o tema, afirma Fernando Nuno.
Fonte: PEREIRA, G. G. Revista Superinteressante, 221. ed., p. 42, dez. 2005.

18. No trecho A civilizao ocidental no seria a mesma, garantem crticos literrios e estudiosos da obra de William Shakespeare (1564-1616)., correto afirmar que o tempo em que o verbo em destaque se encontra a. b. c. d. e. pretrito imperfeito. pretrito perfeito. presente. futuro do pretrito. futuro do presente.

19. Leia o trecho a seguir: Os especialistas dizem que a grande fora da histria no apenas a forma como Shakespeare descreveu o relacionamento proibido entre os dois jovens, mas seu trgico desfecho. Fazendo-se as devidas adaptaes, possvel substituir as palavras destacadas, sem que o texto perca seu sentido, por, respectivamente: a. b. c. d. e. pea romance narrativa trama tragdia incompreendido secreto impossvel amoroso destrutivo clmax conseqncia fim resultado relacionamento

10

CGE 2021

O texto abaixo se refere questo 20. Quanto os polticos ganham? Esquece a lgica: deputados estaduais, por exemplo, tiram quase 10% a mais que o presidente da Repblica. Quem manda nos contra-cheques desse povo o Congresso Nacional. Os deputados e senadores determinam o teto dos vencimentos, que o salrio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (R$ 24,5 mil). Alm disso, ditam quanto o presidente, os ministros de Estado e eles mesmos devem tirar no fim do ms. Os deputados estaduais fazem a mesma coisa, mas a Constituio diz que o salrio deles no pode ser maior do que 75% do de um congressista. Um vereador, por fim, no pode tirar mais de trs quartos de que ganha um deputado estadual. um efeito domin: quanto maior for a grana dos deputados e senadores, maior vai ser a do resto. E olha que, no ano passado, os congressistas tentaram igualar seu salrio ao do Supremo numa canetada s. Mas parte deles achou que acabaria de filme queimado com os eleitores, e a coisa no decolou. Tem lgica.
Fonte: PAULINO, R.; VERSIGNASSI, A. Revista Superinteressante, 226. ed., p. 44, maio 2006.

20. De acordo com o contexto, a expresso efeito domin significa que a. b. c. d. e. o aumento de um salrio torna automtico o aumento dos outros. a elevao dos salrios dos polticos funciona como um jogo. os polticos no tm domnio sobre seus prprios salrios. quem determina os aumentos nos salrios so os prprios polticos. no h como evitar que os polticos aumentem seus salrios.

M A T E M T I C A

21. Supondo que 840 vales refeio so recebidos no perodo de duas horas num restaurante, pode-se dizer que, mantendo-se a mesma proporo, em 24 horas, o nmero de vales refeio recebidos de a. b. c. d. e. 10.080. 10.092. 10.100. 10.160. 10.184.

22. Um jardineiro quer cercar com uma volta de tela um canteiro circular de 2 metros de raio. Ento, o nmero de metros de tela necessrio para cercar este canteiro ser de Dado: = 3,14 a. b. c. d. e. 12,56. 10,54. 9,76. 6,28. 3,14.

11

CGE 2021

23. Segundo levantamento feito pela Secretria de Educao do Municpio de So Paulo, em maio de 2005, ficou constatado que 72% dos alunos da rede municipal de ensino tm crie dentria.
Fonte: adaptado de O Estado de S. Paulo, 3 jul. 2005.

Considere um grupo de 1.500 alunos dessa rede municipal. Ento, pode-se estimar que nesse grupo o nmero de alunos que tm crie dentria igual a a. b. c. d. e. 1.050. 1.060. 1.070. 1.080. 1.090.

24. Um trabalhador ganha R$ 180,00 em 12 dias de trabalho. Em 25 dias de trabalho, ele ganhar a. b. c. d. e. R$ 355,00. R$ 365,00. R$ 375,00. R$ 385,00. R$ 395,00.

25. Um quiosque na praia vendeu, num dos dias de vero, 350 unidades de cervejas e refrigerantes, faturando com essas vendas R$ 950,00. Sabendo que cada cerveja foi vendida a R$ 3,00 e cada refrigerante a R$ 2,00 ento, nesse dia, o nmero de refrigerantes e cervejas vendidos foi, respectivamente, de a. b. c. d. e. 200 e 150. 150 e 200. 140 e 210. 120 e 230. 100 e 250.

26. O dono de um terreno retangular de 60 m por 40 m quer construir dois canteiros quadrados com lado de 15 m. Desprezando-se a espessura das paredes, a rea que ficar livre nesse terreno, em metros quadrados, ser de a. b. c. d. e. 1.950. 2.000. 2.050. 2.150. 2.250.

27. Maria foi ao mercado e comprou 3,750 kg de batatas, 1,930 kg de tomates e seis pacotes de aveia com 240 gramas cada um. O peso total dos mantimentos que Maria comprou foi a. b. c. d. e. 6,120 kg. 7,120 kg. 7,620 kg. 8,120 kg. 8,620 kg.

12

CGE 2021

28. Jos possui entre livros e revistas 90 exemplares. Se a diferena entre a quantidade de livros e de revistas de 26 exemplares, ento, a quantidade de livros que Jos possui de a. b. c. d. e. 58. 60. 62. 64. 66.

29. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), o pas tem em torno de 50 telefones celulares em uso para cada 100 habitantes. Desse modo, a razo entre o nmero de celulares e o nmero de habitantes pode ser estimada em a. b. c. d. e. quatro celulares para cada habitante. dois celulares para cada habitante. um celular para cinco habitantes. um celular para quatro habitantes. um celular para dois habitantes.

30. Observe o grfico abaixo:

Fonte: adaptado de Folha de S. Paulo, 24 out. 2004.

Comparando-se o nmero de passageiros transportados no ano de 2004 e no ano de 2000, podese dizer que a diferena entre o nmero de passageiros transportados em 2004 e 2000 igual a a. b. c. d. e. 1,4 mil. 1,5 mil. 1,6 mil. 1,7 mil. 1,8 mil.

31. Andr e Vitor colecionaram figurinhas da Copa do Mundo de 2006. Eles conseguiram juntar ao todo 2 350 figurinhas, mas apenas delas so de Andr. Ento, o nmero de figurinhas de Andr igual a 5 a. b. c. d. e. 300. 200. 150. 140. 100.

13

CGE 2021

32. Uma cozinha tem o formato da figura abaixo:

A rea dessa cozinha, em metros quadrados, igual a a. b. c. d. e. 6. 7. 8. 9. 10.

33. Uma empresa tem numa conta bancria especial um saldo de R$ 150.000,00. Para efetuar pagamentos, sua contabilidade emitiu trs cheques com os seguintes valores: R$ 77.200,00, R$ 42.600,00 e R$ 51.900,00. Aps a compensao desses cheques, o saldo dessa conta de a. b. c. d. e. - R$ 23.700,00. - R$ 23.400,00. - R$ 22.400,00. - R$ 22.300,00. - R$ 21.700,00.

34. Segundo o Ministrio da Sade, a meta da Campanha Nacional de Vacinao do Idoso em 2006 era vacinar contra a gripe 11 milhes de pessoas com 60 anos ou mais, o que equivale a 70% dos idosos do pas. A estimativa do total de idosos do pas nessa ocasio, era aproximadamente, em milhes, de a. b. c. d. e. 16,1. 15,7. 15,4. 14,7. 14,1.

14

CGE 2021

35. Em 16/08/06, uma tera-feira, com a greve dos metrovirios houve um grande congestionamento na capital, durante o perodo da manh. O grfico abaixo mostra uma comparao entre os ndices de congestionamento desse dia e a mdia das teras-feiras de agosto.

Fonte: CET.

Com base nos dados do grfico, podemos afirmar que a maior diferena entre os ndices de congestionamento desse dia e a mdia das teras-feiras de agosto, foi no horrio das a. b. c. d. e. 9h. 9h30min. 10h. 10h30min. 11h.

36. A pontuao de um torneio de futsal amador foi definida conforme tabela abaixo: VITRIA EMPATE DERROTA 2 pontos positivos 1 ponto positivo 1 ponto negativo

Uma equipe que venceu trs jogos, empatou dois e perdeu quatro, obteve um total de a. b. c. d. e. 6 pontos positivos. 4 pontos positivos. 0 ponto. 2 pontos negativos. 4 pontos negativos.

15

CGE 2021

37. Uma esteira rolante que ligar dois pavimentos de um shopping P1 e P2, est representada, lateralmente, na figura abaixo:

O comprimento x mede, em metros, a. b. c. d. e. 20. 19. 18. 17. 16.

38. Os grupos de atendimento populacional da prefeitura de um municpio fazem visitas peridicas aos seus bairros. O bairro de So Tom visitado a cada 15 dias pelo servio social e a cada 18 dias pelo cata bagulho. Se hoje est havendo coincidncia das duas visitas, a prxima data em que haver nova coincidncia ser daqui a a. b. c. d. e. 98 dias. 96 dias. 94 dias. 92 dias. 90 dias.

39. De acordo com o balano divulgado pela Federao Nacional da Distribuio de Veculos Automotores, o setor de vendas de veculos zero quilmetro comercializou 417.490 unidades nos trs primeiros meses de 2006 contra as 370.954 unidades nos trs primeiros meses de 2005. Ento, se essa diferena for igualmente distribuda ao longo do primeiro trimestre de 2006, ms a ms, pode-se afirmar que houve um aumento do nmero mensal de veculos comercializados correspondente a a. b. c. d. e. 11.452. 12.178. 13.478. 14.748. 15.512.

40. De 20 laranjas, todas da mesma qualidade e tamanho, foi possvel extrair dois litros de suco de 1 litro de suco de laranja, utilizando-se laranjas da mesma qualidade e laranja. Para extrair 2 tamanho das anteriores, necessrio um nmero de laranjas igual a a. b. c. d. e. 8. 7. 6. 5. 4.
16

CGE 2021

C I N C I A S

41. Para separar a mistura de gua e lcool, pode-se utilizar a destilao fracionada, que consiste em ferver a mistura em um aparelho como o do esquema:

Fonte: Adaptado de SARDELLA. Qumica. 2000, ed. tica, p. 21.

A temperatura de ebulio do lcool 78C e a da gua 100C, ambos ao nvel do mar. Para separ-los, devemos manter no balo 2 a temperatura inicial de a. b. c. d. e. 78C e depois 100C. 100C e depois 78C. 78C e depois 110C. 79C e depois 110C. 79C e depois 101C.

42. Decantao a separao de partculas suspensas no lquido. Um exemplo o chocolate em p misturado ao leite, que desce e se deposita no fundo do copo. A propriedade utilizada para separar substncias por decantao a a. b. c. d. e. quantidade das partculas. solubilidade. temperatura de fuso. fluidez. densidade.

43. Em um tomo, foram estudadas as massas do prton, do nutron e do eltron e seus valores relativos foram colocados na tabela abaixo: Partculas Prton Nutron Eltron Massa 1 1 1/1.840

Ento, se pudssemos colocar em uma balana, em um prato um prton e no outro, eltrons, para equilibrar a balana seriam necessrios a. b. c. d. e. 0,0005 eltrons. 1 eltron. 184 eltrons. 1.840 eltrons. 3.680 eltrons.

17

CGE 2021

44. A tabela abaixo foi construda a partir das caractersticas de uma substncia nos seus vrios estados fsicos. Estado Fsico A B C Volume Constante Constante Varivel Forma Constante D Varivel Movimento molecular Vibrao Vibrao e deslocamento E Distncia entre as molculas Muito prximas Pouco afastadas Muito afastadas

Assinale a alternativa que, considerando o quadro acima, indica as palavras que substituem correta e respectivamente as letras A, B, C, D e E. a. b. c. d. e. slido gasoso slido gasoso lquido lquido slido lquido lquido slido gasoso lquido gasoso slido gasoso constante varivel varivel varivel constante vibrao com deslocamento lento vibrao com deslocamento veloz vibrao com deslocamento veloz vibrao com deslocamento veloz vibrao com deslocamento lento

45. Uma garrafa com gua e com tampa rosqueada colocada no congelador de uma geladeira. Depois de cinco horas, retirada e constata-se que a gua congelou. O congelamento da gua ocorre porque a gua lquida da garrafa a. b. c. d. e. perdeu calor e diminuiu a temperatura. ganhou calor e diminuiu a temperatura. perdeu calor e aumentou a temperatura. ganhou calor e aumentou o volume. perdeu calor e diminuiu o volume.

46. No laboratrio de Cincias, os alunos fizeram um experimento com fios de mesmos comprimentos e mesmos dimetros, de metais diferentes, aquecendo-os da temperatura de 20C para a temperatura de 50C. Os fios sofreram dilatao linear. O resultado foi colocado na tabela: Material Ao Alumnio Chumbo Cobre Estanho Comprimento inicial 1m 1m 1m 1m 1m Comprimento final 1,00036 m 1,00072 m 1,00087 m 1,00051 m 1,00078 m

Dilatao trmica a variao das dimenses de um material causada pelo aquecimento. O comprimento final depende do coeficiente de dilatao trmica que um valor especfico de cada material. De acordo com as informaes e com a tabela do resultado do experimento, os alunos podem afirmar que o coeficiente de dilatao linear maior no a. b. c. d. e. ao. alumnio. chumbo. cobre. estanho.

18

CGE 2021

47. importante estabelecer a diferena entre calor e temperatura. Para isso, Sandra consultou um livro e encontrou:

Temperatura:

a medida do nvel de energia interna de um corpo. a passagem de energia de um corpo para outro, devido adiferena de temperatura entre eles.

Calor:

Sandra aqueceu um litro de gua em uma panela e colocou dentro dela um termmetro. A temperatura do fogo do fogo de 600C. A anotao correta do resultado do experimento : a. a temperatura da gua 100C e a gua tem mais energia que o fogo. b. o calor da gua de 100C e a temperatura menor no fogo. c. a temperatura de 600C do fogo foi transmitida para a gua que ficou com energia maior que o fogo. d. se o calor do fogo de 600C, a energia da gua aumenta por conduo. e. a energia do fogo maior e foi transmitida para a gua que ficou com temperatura de 100C. 48. Mrcia precisa levantar um peso de 500 N e tem os seguintes dispositivos com roldanas fixas e mveis:

A frmua para calcular a fora F =

500 2 n

, onde n = nmero de roldanas mveis. As letras A, B e C

representam a fora que Mrcia ter de fazer. Para levantar 500 N, ela far fora a. b. c. d. e. maior que 500 N no ponto B. menor que 150 N no ponto C. maior que 300 N no ponto C. menor que 100 N no ponto A. menor que 100 N no ponto B.

19

CGE 2021

49. Os jornais noticiaram que, em 2006, o norte-americano Justin Gatlin bateu o recorde do Mundo dos 100 metros, em Doha, fazendo o percurso em 9,76 segundos. Para calcular velocidade, utiliza-se a frmula abaixo, onde v velocidade mdia, s o espao percorrido e t o tempo gasto para percorr-lo: v=

s t

Utilizando as informaes e a frmula, pode-se dizer que o valor mais prximo da velocidade mdia de Justin a. b. c. d. e. 12,2 m/s. 11,3 m/s. 11,2 m/s. 10,2 m/s. 9,5 m/s.

50. Paulo iniciou uma pesquisa para saber se a temperatura tem influncia no tempo de escoamento de leos, ou seja, na sua viscosidade. Para isto, preparou uma experimentao utilizando um termmetro e um recipiente com capacidade de 20 ml de leo, com uma torneira que permita o escoamento do leo, como mostra a figura:

Fonte: Suplemento SENAISP Diviso de material Didtico. 1996, p. 124.

Inicialmente, Paulo colocou no recipiente 20 ml de leo a 20C, abriu a torneira e mediu o tempo de escoamento. Em seguida, aqueceu o mesmo leo, a 70C e mediu o tempo. O resultado est na tabela: Tempo de escoamento 82 segundos 36 segundos

Temperatura 20C 70C

Ao analisar a tabela, ele concluiu que a viscosidade do leo a. b. c. d. e. diminui se sua temperatura aumentar. aumenta se sua temperatura aumentar. diminui se for colocado no congelador. diretamente proporcional sua temperatura. inversamente proporcional sua quantidade.

20

CGE 2021

51. Andr leu em um livro a seguinte informao: Lquens so associao de algas e fungos, onde a alga fornece alimento orgnico ao fungo e o fungo fornece umidade alga. Porm, os lquens so incapazes de excretar ou eliminar as substncias txicas que absorvem e so extremamente sensveis a gases poluentes liberados por indstrias e veculos movidos a derivados de petrleo, especialmente o dixido de enxofre (SO2). Havia neste livro o grfico:

Fonte: Adaptado de UZUNIAM, A. Biologia 2. So Paulo: Harbra, 1997, p. 328.

De acordo com as informaes e com o grfico, Andr concluiu que a. b. c. d. e. quanto maior o teor de SO2, maior a sobrevivncia dos lquens. quanto menor o teor de SO2, menor a sobrevivncia dos lquens. para teor de SO2 igual a 18 PPM, ocorre a maior sobrevivncia dos lquens. quanto maior o teor de SO2, menor a sobrevivncia dos lquens. para teor de SO2 igual a 12 PPM, menor a sobrevivncia dos lquens.

52. Despejou-se na gua de uma represa uma grande quantidade de matria orgnica. As bactrias ali existentes decompem a matria orgnica e liberam substncias na gua: fosfatos e nitratos. No lugar j havia certa quantidade de algas que ento aproveitam as substncias liberadas pelas bactrias e se reproduzem, liberando substncias malcheirosas. Estas substncias concentram-se na superfcie da gua, impedindo a penetrao da luz nas regies logo abaixo. Como conseqncia, pode-se afirmar que a. com o aumento de algas, aumenta o alimento para os peixes que proliferam. b. na ausncia de luz, no ocorre fotossntese, acaba o oxignio e os peixes morrem. c. com o aumento de bactrias, aumenta tambm o zooplncton e os peixes e outros animais reproduzem-se, aumentando o nmero de indivduos. d. na ausncia de luz, ocorre pouca fotossntese, aumenta a quantidade de oxignio e diminui o nmero de peixes. e. com o aumento de algas, aumenta a quantidade de fitoplncton que serve de alimento aos peixes.

21

CGE 2021

53. A concentrao de gs carbnico no ar medida em partes por milho (ppm). O grfico abaixo mostra a variao da temperatura mdia mundial e sua relao com a variao da concentrao de gs carbnico na atmosfera. Variao da temperatura em relao concentrao de Gs Carbnico

Fonte: Earth Policy Institute.

De acordo com o grfico, em 1980, a temperatura mdia mundial e a concentrao de gs carbnico eram, respectivamente, a. b. c. d. e. 14,2C e 340 ppm. 14,0C e 320 ppm. 14,4C e 370 ppm. 14,2C e 360 ppm. 14,3C e 355 ppm.

54. Na superfcie dos lquidos, as molculas tm uma fora de atrao (tenso superficial) entre elas, permitindo que seja colocada at uma agulha de ao em sua superfcie, sem que ela v ao fundo do copo. Para provar esta idia, em uma aula de Cincias, Marcos, seguindo as instrues do livro, fez a seguinte montagem com um copo com gua e dois palitos de dente:

Fonte: SAAD, F. D. Demonstraes em Cincias. So Paulo: Livraria da Fsica, 2005, p. 66.

Os palitos so colocados na superfcie da gua, de forma que fiquem paralelos. Ao colocar uma gota de detergente entre os palitos, eles afastam-se rapidamente, evidenciando a. b. c. d. e. o aumento da tenso superficial entre os palitos. a diminuio da tenso superficial entre os palitos. a diminuio do peso dos palitos, mandando-os para fora. o aumento do peso dos palitos, fazendo com que afundem. a diminuio da tenso superficial no fundo do copo.

22

CGE 2021

55. O grfico abaixo mostra o movimento simultneo de dois carros, A e B, sobre uma mesma trajetria.

De acordo com o grfico, a posio de encontro dos carros A e B a. b. c. d. e. 0 m. 1 m. 2 m. 4 m. 6 m.

56. Os fogos de artifcio utilizam sais de diferentes metais na mistura explosiva e quando detonados, produzem cores diferentes, como mostra a tabela: Sais Sdio Brio Cobre Clcio Potssio Colorao Amarela Verde Azul Vermelha Violeta

Ao olhar a exploso de cores de fogos de artifcio na noite de 31 de dezembro, Maria notou que havia as cores: verde, azul e violeta. Maria disse: certamente os fogos foram produzidos, respectivamente, pela queima de a. b. c. d. e. potssio, clcio e sdio. clcio, brio e cobre. brio, cobre e potssio. brio, potssio e clcio. potssio, sdio e cobre.

23

CGE 2021

57. Marta deve empurrar um pacote pesado por uma rampa, como mostra a figura:

A rampa constituda por uma prancha apoiada em suportes. Para facilitar o trabalho de Marta, diminuindo o seu esforo, o ngulo x deve ser de a. b. c. d. e. 80. 50. 45. 40. 30.

58. A figura abaixo representa uma cadeia alimentar composta por planta, grilo, sapo, cobra e gavio.

Fonte: MACHADO, S. Biologia para o ensino mdio. So Paulo: Scipione, 2003.

De acordo com a figura, o grilo a. b. c. d. e. produtor decompositor. consumidor primrio. consumidor secundrio. consumidor tercirio.

24

CGE 2021

59. Ao efetuar uma pesquisa sobre resistncia eltrica dos solos, Antnio encontrou as seguintes informaes: resistncia eltrica uma grandeza caracterstica do resistor e mede a oposio que seus tomos oferecem passagem da corrente eltrica. A unidade de resistncia eltrica no Sistema Internacional o ohm ( ). Especialistas mediram a resistncia de solos, e encontraram os resultados exibidos na tabela abaixo: Resistncia Eltrica do Solo Mistura do Solo Solo seco Solo saturado com gua salgada Solo saturado com leo Resistncia em Ohms alta demais para ser medida 96.000 ohms alta demais para ser medida
Fonte: http://www.seed.slb.com/pt/scictr/lab/resist/res_xp2.htm.

Ao analisar a tabela, Antnio concluiu que a resistncia eltrica dos solos a. b. c. d. e. maior quando o solo est impregnado de gua salgada. menor quando o solo est seco ou com gua salgada. maior quando o solo est seco ou impregnado de leo. menor quando o solo est impregnado de leo ou gua salgada. maior quando o solo est impregnado com gua salgada ou leo.

60. A densidade de uma substncia o quociente entre a massa e seu volume. A expresso matemtica da densidade : d=

m V

Um cubo de alumnio tem massa de 27 g. A densidade do alumnio 2,7 g/cm3. O volume deste cubo de a. b. c. d. e. 10 cm3. 27 cm3. 2,7 cm3. 100 cm3. 270 cm3.

25

Anda mungkin juga menyukai