Anda di halaman 1dari 50

CDIGO DO PROCESSO DO TRABALHO

Portaria n 87/70, de 2 de Fevereiro Pela Portaria n. 10 698, de 6 de Julho de 1944, foi mandado aplicar ao ultramar o Decreto-Lei n 31 464 de 12 de Agosto de 1941, que aprovou o Cdigo de Processo nos Tribunais do Trabalho, ento em vigor na metrpole. Entretanto, o Decreto-Lei n. 45 497, de 30 de Dezembro de 1963, aprovou para a metrpole um novo Cdigo de Processo do Trabalho, que se mostra mais adequado efectivaro da justia do trabalho. Sendo assim, e tendo ainda em ateno a convenincia de disciplinar uniformemente, em todo o territrio nacional, o direito processual do trabalho, toma-se necessrio aplicar ao ultramar o Cdigo de Processo do Trabalho em vigor na metrpole. H apenas que introduzir no seu texto as alteraes exigidas pelas condies particulares e pela orgnica judiciria das provncias ultramarinas. Nestes termos: Ouvido o Conselho Ultramarino; Usando da faculdade conferido pelo n. III da base LXXXIII da Lei Orgnica do Ultramar Portugus: Manda o Governo da Repblica Portuguesa, pelo Ministro do Ultramar, o seguinte: 1 tomado extensivo ao ultramar, com alteraes, o Cdigo de Processo do Trabalho, aprovado pelo Decreto-Lei n. 45 497, de 30 de Dezembro de 1963, para entrar em vigor no dia 1 de Setembro de 1970. 2 As suas referncias ao Cdigo de Processo Civil reportam-se ao texto vigente no ultramar. 3 No ter aplicao aos processos pendentes, quando essa aplicao imponha profundas alteraes de estrutura, afecte gravemente a tramitaro ou prejudique a economia processual, e a sua redaco, com as alteraes integradas no prprio texto, a seguinte:

CDIGO DE PROCESSO DO TRABALHO Artigo 1- 1. O processo do trabalho ser regulado pelo presente Cdigo. 2. No Conselho Ultramarino, nos tribunais administrativos das provncias de governo-geral e nos tribunais municipais do trabalho, o processo seguir os

termos previstos na respectiva legislao em tudo quanto no estiver especialmente disposto neste diploma. 3. Nos casos omissos recorrer-se-,. sucessivamente: a) legislao processual comum, civil ou penal, que directamente os previna; b) regulamentao dos casos anlogos previstos neste Cdigo; c) regulamentao dos casos anlogos previstos na legislao processual comum, civil ou penal; d) Aos princpios gerais do direito processual do trabalho; e) Aos princpios gerais de direito processual comum. As normas subsidirias no se aplicaro quando forem incompatveis com ndole do processo regulado neste Cdigo.

LIVRO I Do processo civil TTULO 1 Da aco CAPTULO I Capacidade Judiciria Art. 2- 1. Os maiores de 14 anos podem estar por si em juzo como autores. 2. Os menores de 14 anos sero representados pelo agente do Ministrio Pblico, quando este verificar que o representante legal do menor no acautela judicialmente os seus interesses. 3. Se o menor perfizer os 14 anos na pendncia da causa e requerer para passar a intervir directamente na aco, cessa a representao que vinha sendo exercida. Artigo 3 - A mulher casada pode estar por si em juzo como autora, independentemente de autorizao marital. Art. 4 - Quando se pretenda obter sentena susceptvel de ser executada sobre bens comuns ou sobre bens prprios do cnjuge que no interveio no contrato de trabalho, deve a aco ser proposta contra ambos os cnjuges.

CAPTULO II

Legitimidade das partes Art. 5- 1. Se o trabalho for prestado por um grupo de pessoas, pode qualquer delas fazer valer a sua quota-parte do interesse, embora este tenha sido colectivamente fixado. 2. Sendo a aco intentada por um ou alguns dos trabalhadores e tendo o interesse sido colectivamente fixado, caber ao substituto legal do agente do Ministrio Pblico a defesa dos interesses dos outros trabalhadores componentes do grupo. 3. Para assegurar a legitimidade dos autores, estes identificaro os outros interessados, e, antes de ordenada a citao do ru, sero notificados, por carta registada com aviso de recepo, aqueles cujo paradeiro seja conhecido e, por edital, com dispensa de publicao de anncios, os restantes, para, no prazo de dez dias, intervirem na aco. Art. 6 - 1. Um organismo corporativo parte legtima como autor: a) Quando tenham sido exercidos, por uma entidade patronal, represlias contra um trabalhador por actos praticados no exerccio de cargo corporativo nesse organismos b) Quando, por virtude da publicao de conveno colectiva de trabalho, uma entidade patronal tenha diminudo os direitos dos trabalhadores pelo mesmo organismo representados. 2. O exerccio do direito de aco pelo organismo, em substituio de um trabalhador determinado, condicionado por uma declarao escrita deste de que no pretende accionar pessoalmente. Neste caso o trabalhador no poder intervir no processo.

CAPTULO III Representao e patrocnio judicirio Art. 7 - So representados pelo Ministrio Pblico: a) O Estado, os organismos corporativos, as autarquias locais, as instituies de previdncia e de abono de famlia, incluindo as suas federaes e os seus fundos, bem como o fundo de aco social no trabalho, em todos os processos em que sejam partes; b) Os hospitais e as instituies de assistncia, nas aces referidas na alnea c) do artigo 14. e correspondentes execues, desde que umas e outras se dirijam contra entidades patronais ou seguradoras. Art. 8 - Os agentes do Ministrio Pblico exercem o patrocnio oficial, quando a lei o determine ou as partes o solicitem: a) Dos trabalhadores e seus familiares;

b) Das pessoas que, por determinao do tribunal, houverem prestado os servios ou efectuado os fornecimentos a que se refere a alnea e) do artigo 14. Art. 9 - 1. O agente do Ministrio Pblico deve recusar o seu patrocnio a pretenses que repute infundadas ou manifestamente injustas e pode recuslo quando verifique a possibilidade de o autor recorrer aos servios do contencioso do organismo corporativo que o representa. 2. Quando o agente do Ministrio Pblico junto do tribunal do trabalho recuse o seu patrocnio, nos termos do nmero anterior, notificar a recusa ao interessado, que pode reclamar, dentro de vinte dias, para o procurador da Repblica, que, ouvido o seu delegado, decidir. 3. Quando o agente do Ministrio Pblico junto do tribunal municipal do trabalho recuse o seu patrocnio, nos termos do n. 1 deste artigo, far constar a recusa de despacho fundamentado, lavrado no expediente respectivo, que remeter,no prazo de trs dias, ao agente do Ministrio Pblico junto do tribunal do trabalho, para confirmao. 4. No correr o prazo da propositura da aco, nem o da prescrio, desde a notificao da recusa do Ministrio Pblico at notificao ao interessado da deciso proferida pelo respectivo superior hierrquico. Art. 10 - Se houver conflito de interesses entre pessoas ou entidades que devam ser patrocinadas pelo Ministrio Pblico, o seu agente em exerccio junto do tribunal respectivo defender os trabalhadores ou suas famlias perante o Estado ou outras entidades; o Estado, perante as outras entidades; os organismos corporativos, instituies de previdncia e de abono de famlia, perante as autarquias locais. Art. 1 1 - Constitudo mandatrio judicial, cessa o dever de o agente do Ministrio Pblico assumir o patrocnio judicirio ou termina o patrocnio que estiver a ser exercido, sem prejuzo da sua interveno como parte acessria. TTULO II Da competncia e das garantias da imparcialidade CAPTULO 1 Da competncia internacional Art. 12 - Na competncia internacional dos tribunais do trabalho portugueses esto includos os casos em que a aco pode ser proposta em Portugal, segundo as regras de competncia territorial estabelecidos neste Cdigo, ou de ser portugus o trabalhador se o contrato tiver sido celebrado em territrio nacional. Art. 13 - 1. No podem ser invocados perante tribunais portugueses os pactos ou clusulas que lhes retirem competncia internacional atribuda ou conhecida pela lei portuguesa.

2. Para a reviso e confirmao em Portugal de sentenas de tribunais estrangeiros sobre matria abrangido por este Cdigo so competentes os Tribunais Administrativos de Angola e de Moambique ou a 1 subseco da seco do contencioso do Conselho Ultramarino, consoante a execuo deva ter lugar em qualquer daquelas duas provncias ultramarinas ou em provncias de governo simples.

CAPTULO II Da competncia interna SECO I Competncia em razo da matria Art. 14 - So da competncia dos tribunais do trabalho: a) As questes emergentes de relaes de trabalho subordinado, e bem assim das relaes que tenham sido estabelecidos com vista celebrao de contratos de trabalho, sem prejuzo da competncia das autoridades martimas; b) As questes emergentes de acidentes de trabalho e doenas profissionais; c) As questes emergentes da prestao de servios clnicos, de enfermagem ou hospitalares, de fornecimento de medicamentos, aparelhos de prtese e de ortopedia ou de quaisquer outros servios ou prestaes efectuados ou pagas em benefcio de vtimas de acidentes de trabalho ou doenas profissionais; d) As aces destinadas a anular os actos e contratos celebrados por quaisquer entidades responsveis com o fim de se eximirem ao cumprimento de obrigaes resultantes da aplicao da legislao corporativa, do trabalho ou da previdncia; e) As questes emergentes da prestao de servios, por tcnicos ou mandatrios judiciais, em processos da competncia dos tribunais do trabalho; f) As questes emergentes de trabalho autnomo, quando este no seja prestado por empresrios ou por profissionais livres nessas qualidades; g) As questes emergentes de contratos de aprendizagem e de tirocnio; h) As questes entre trabalhadores ao servio da mesma entidade a respeito de direitos e obrigaes: 1 Em que os vrios trabalhadores participem nessa qualidade; 2 Que resultem de actos praticados em comum na execuo das suas relaes de trabalho;

3 Que resultem de acto ilcito de um deles praticado na execuo de servio e por motivo deste, ressalvada a competncia dos tribunas criminais quanto responsabilidade civil conexa com a criminal; i) As questes entre instituies de previdncia ou de abono de famlia e os seus beneficirios ou contribuintes, quando respeitem a direitos, poderes ou obrigaes legais, regulamentares ou estatutrios de umas ou outros; j) As questes entre organismos corporativos e os scios ou pessoas representadas por eles ou afectadas por decises dos mesmos organismos quando respeitem a direitos, poderes ou obrigaes legais, regulamentares ou estaturios, de uns ou outros, com ressalva da competncia das juntas disciplinares das corporaces e dos conselhos superiores disciplinares das ordens; 1) Os processos destinados convocao das assembleias gerais ou rgos equivalentes e liquidao e partilha dos bens de instituies de previdncia ou de organismos corporativos, quando no houver disposio legal em contrrio; m) As questes entre instituies de previdncia ou de organismos corporativos a respeito da existncia, extenso ou qualidade de poderes ou deveres legais, regulamentares ou estatutrios de um deles que afectem o outro; n) As providncias executivas previstas no ttulo V do livro I deste Cdigo; o) As demais questes que por lei especial lhes sejam atribudas. Art. 15 - 1. Nas causas abrangidos pelas alneas a) e g) do artigo anterior s so vlidos o compromisso arbitral pelo qual se convencione que certo litgio seja decidido por uma comisso corporativa qual a lei atribui competncia para intervir na respectiva conciliao e as clusulas compromissrias em que o mesmo se convencione quanto generalidade dos litgios emergentes dos contratos individuais de trabalho em que sejam includas. Nestes casos a causa ser julgada nos termos de processo sumrio. 2. Nas causas abrangidos pelas restantes alneas do artigo anterior aplicvel o artigo 1510 do Cdigo de Processo Civil. 3. Valer como compromisso arbitral a declarao feita por ambas as partes perante a comisso corporativa no sentido de que esta julgue o respectivo litgio.

SECO II Competncia em razo do valor Art. 16- 1. Os tribunais do trabalho so competentes, independentemente do valor da causa, quando no haja tribunais inferiores, e para conhecer das questes que excedam o valor marcado como limite competncia destes, quando os haja.

2. Os tribunais municipais do trabalho conhecem das causas que a lei submeta sua jurisdio, at ao limite do valor expressamente designado.

SECO IV Competncia em razo da hierarquia Art. 17 - Alm da sua competncia como tribunais de 1 instncia, os tribunais do trabalho conhecem dos recursos e das causas que por lei sejam da sua competncia, e nomeadamente: a) Dos recursos interpostos dos tribunais municipais do trabalho; b) Dos conflitos de competncia entre tribunais municipais do trabalho da rea da sua jurisdio. Art. 18 - Os tribunais administrativos nas provncias de govemo-geral e o Conselho Ultramarino conhecem dos recursos e das causas que por lei sejam da sua competncia.

SECO IV Competncia territorial Art. 19 - 1. As aces devem ser propostas no tribunal do domiclio do ru, sem prejuzo do disposto nos artigos seguintes. 2. As entidades patronais ou seguradoras bem como as instituies de previdncia ou de abono de famlia, consideram-se tambm domiciliadas no lugar onde tenham sucursal, agncia, final ou delegao. 3. As entidades seguradoras reputam-se ainda domiciliadas nas localidades onde haja tribunais do trabalho. Art. 20 - 1. As aces emergentes de contrato de trabalho intentadas pelo trabalhador contra a entidade patronal podem ser propostas no tribunal do lugar da prestao do trabalho ou do domiclio do autor. 2. Sendo o trabalho prestado, com carcter normal, em mais de um lugar, podem as aces referidas no nmero anterior ser intentadas no tribunal de qualquer desses lugares. Art. 21 - 1. As aces emergentes de acidente de trabalho e doena profissional devem ser propostas no tribunal do lugar onde o acidente ocorreu ou onde o doente trabalhou pela ltima vez em servio susceptvel de originar a doena.

2. Ser tambm competente o tribunal do domiclio do sinistrado ou doente, se a participao a for apresentada ou se ele o requerer at fase contenciosa do processo. 3. As participaes exigidas por lei devem ser dirigidos ao tribunal do local onde o acidente ocorreu. 4. Se o sinistrado ou doente for inscrito martimo ou tripulante de qualquer aeronave e o acidente ocorrer em viagem ou durante ela se verificar a doena, ser ainda competente o tribunal da matrcula ou da primeira localidade em territrio nacional a que chegar o barco ou aeronave. Art. 22 - As aces a que se referem as alneas c),d) e e) do artigo 14. sero propostas no tribunal que for competente para a causa a que respeitem e correro por apenso ao processo, se o houver. Art. 23- 1. Nos processos de liquidao e partilha dos bens de instituies de previdncia ou organismos corporativos, ou noutros em que seja requerido uma dessas instituies ou organismos, competente o tribunal da respectiva sede. 2. Se o processo se destinar a declarar um direito ou efectivar uma obrigao da instituio ou organismo para com o beneficirio ou scio, ser tambm competente o tribunal do domiclio do autor. Art. 24 - 1. A competncia territorial dos tribunais do trabalho para as execues determinar-se- pelo disposto nos artigos 90 e seguintes do Cdigo de Processo Civil, na parte aplicvel. 2. Podem ser intentadas no juzo do domiclio do requerente as execues baseadas em ttulo diverso de sentena. Art. 25 - So nulos os pactos ou clusulas pelos quais se pretenda excluir a competncia territorial atribuda pelos artigos anteriores.

CAPTULO III Da extenso da competncia Art. 26 - O disposto no artigo 97 do Cdigo de Processo Civil aplicvel s questes de natureza civil, comercial, criminal ou administrativa, exceptuadas as questes sobre o estado das pessoas em que a sentena a proferir seja constitutiva. Art. 27- 1. So ainda da competncia do tribunal do trabalho: a) As questes entre sujeitos de uma relao jurdica de trabalho ou entre um desses sujeitos e terceiros, quando emergentes de relaes conexas com a

relao de trabalho, por acessoriedade, por complementaridade ou por dependncia; b) As questes reconvencionais que com a aco tenham as relaes de conexo referidas no nmero anterior, salvo no caso de compensao judiciria, em que dispensada a conexo. 2. Nos casos previstos na alnea a) do nmero anterior o tribunal s tem competncia quando o pedido se cumule com outro para o qual ele seja directamente competente.

CAPTULO IV Das garantias da imparcialidade Art. 28 - O pedido de escusa referido no artigo 126 do Cdigo de Processo Civil ser decidido: a) Do juiz municipal do trabalho, pelo juiz do trabalho; b) Do juiz do trabalho, pelo presidente do tribunal administrativo, nas provncias de govemo-geral, ou pelo presidente da 1 subseco da seco do contencioso do Conselho Ultramarino, quanto aos das provncias de governo simples; c) Dos juizes dos tribunais administrativos, da seco do contencioso do Conselho Ultramarino e da sua 1. subseco, pelos respectivos presidentes. TTULO III Do processo CAPTULO 1 Da distribuio Art. 29 - Na distribuio haver as seguintes espcies: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Aces de processo ordinrio; Aces de processo sumrio; Aces de processo sumarssimo; Processos emergentes de acidentes de trabalho; Processos emergentes de doenas profissionais; Processos especiais do contencioso das instituies de previdncia; Controvrsia de natureza corporativa sem carcter penal; Requerimentos ou comunicaes oficiais para interveno arbitral; Execues no fundadas em sentena; Cartas precatarias ou rogatrias para inquirio de testemunhas;

11 Outras cartas precatarias ou rogatrias que no sejam para simples notificao ou citao; 12 Quaisquer outros papis ou processos no classificados.

Art. 30 - As participaes e demais papis que se destinam a servir de base a processos das espcies 4 e 5 sero apresentados obrigatoriamente ao agente do Ministrio Pblico de turno, que, em caso de urgncia, ordenar, com precedncia da distribuio, as diligncias convenientes.

CAPTULO II Das citaes e notificaes Art. 31 - 1. A citao das pessoas colectivas poder fazer-se por meio de carta registada com aviso de recepo, que ter o valor da citao pessoal, se houver distribuio domiciliria na localidade. 2. Quando a r, pessoa colectiva, no conteste nem comparea em juzo, o juiz dever certificar-se de que a carta foi recebida na respectiva sede. 3. A indicao dolosa de falsa sede da pessoa colectiva sujeita o autor s sanes previstas para o litigante de m f. Art. 32 - 1. Em processo pendente a notificao de parte no revela ser feita ao respectivo mandatrio, que para esse efeito indicar um domiclio, ou ao agente do Ministrio Pblico, quando exera o patrocnio, ou parte, quando litigue por si. 2. A notificao ser tambm feita parte quando a lei o exija ou quando se destine a obter a sua comparncia pessoal em juzo. 3. As notificaes previstas neste artigo, assim como as notificaes a terceiros, sero feitas, sempre que possvel, por carta registada com aviso de recepo, aplicando-se o n. 2 do artigo 257. do Cdigo do Processo Civil, a no ser que possam ser efectuadas no prprio tribunal. Art. 33 - 1. No caso de representao ou patrocnio oficioso, a deciso final ser notificada ao representado ou patrocinado por carta registada com aviso de recepo, endereado para o seu domiclio, se houver distribuio domiciliria na localidade. 2. Se no houver distribuio domiciliria na localidade, a carta for devolvida ou o aviso de recepo no vier assinado pelo prprio representado ou patrocinado, proceder-se- sua notificao pessoal.

3. Feita a notificao nos termos dos nmeros antecedentes, ser a deciso final notificada ao representante ou patrono oficioso, independentemente de despacho. 4. Os prazos para apresentao de quaisquer requerimentos contam-se a partir da notificao do representante ou patrono. Art. 34- 1. As citaes e notificaes que no possam ou no devam ser feitas por via postal e quaisquer outras diligncias, quando tenham de ser efectuadas em comarca diferente daquela em que o tribunal da causa tem a sua sede sero solicitadas ao tribunal do trabalho que tenha sede nessa comarca ou, no o havendo, ao respectivo tribunal de comarca ou julgado municipal, dentro da esfera da sua competncia, ou autoridade administrativa ou policial territorialmente competente. 2. Na falta de tribunal do trabalho com sede na comarca, as citaes e notificaes sero, em princpio, requisitadas autoridade administrativa ou policial.

CAPTULO III Da Instncia Art. 35 - 1. A iniciativa e o impulso processuais incumbem aos interessados ou a quem for permitido por este Cdigo. 2. As partes tm o dever de, conscientemente, no formular pedidos ilegais, no articular factos contrrios verdade nem requerer diligncias meramente dilatrias, sob pena de multa, sem prejuzo de outras sanes previstas na lei. 3. O juiz tem o poder e o dever de realizar ou ordenar oficiosamente as diligncias que considere necessrias para o apuramento da verdade e para a realizao da justia quanto aos factos de que lhe lcito conhecer. Art. 36 - Os processos emergentes de acidentes de trabalho e doenas profissionais correm oficiosamente, salvas as excepes prescritas neste Cdigo. Nas aces desta natureza a instncias inicia-se com o recebimento da participao. Art. 37- 1. As partes e os seus representantes so obrigados a comparecer e a prestar esclarecimentos em qualquer altura do processo, sempre que a lei o determine ou o juiz o considere necessrio. 2. O depoimento de parte s pode ser prestado nos termos do Cdigo de Processo Civil. Art. 3 8 - O juiz deve, at audincia de discusso e julgamento: a) Determinar que intervenham no processo os representantes legais de autor ou ru, quando verificar alguma incapacidade, relativamente a um ou a outro;

b) Mandar intervir na aco, nos termos dos artigos 351. e seguintes do Cdigo de Processo Civil, qualquer pessoa cuja interveno julgue necessria para assegurar a legitimidade das partes; c) Convidar as partes a completar e a corrigir os articulados, quando no decurso do processo reconhea que deixaram de ser articulados factos que podem interessar deciso da causa e sem prejuzo de tais factos ficarem sujeitos s regras gerais sobre contraditoriedade e prova. Art. 39- 1. O autor deve cumular na petio inicial todos os pedidos que at data da propositura da aco possa deduzir contra o ru e para os quais o tribunal seja competente em razo da matria, desde que lhes corresponda a mesma espcie de processo. 2. O autor no obrigado a cumular os pedidos quando em relao a um ou a alguns pretenda apenas fazer valer uma quota-parte de um interesse colectivamente fixado, salvo se em relao a todos os pedidos os cointeressados forem os mesmos. Tambm no obrigatria a cumulao quando em relao a algum ou a alguns dos pedidos haja co-rus, salvo se em todos os pedidos os co-rus forem os mesmos. 3. No podem ser invocados em juzo direitos que no tenham sido deduzidos nos termos dos nmeros anteriores, salvo se a violao desses direitos constituir delito definitivamente julgado, se eles resultarem de acidente de trabalho ou doena profissional ou se o juiz considerar justificado a sua no incluso na petio inicial. Art. 40 - 1. permitido ao autor aditar novos pedidos e causas de pedir nos termos dos nmeros seguintes. 2. Se durante o processo, at audincia de discusso e julgamento, ocorrerem factos que permitam ao autor deduzir contra o ru novos pedidos, pode ser aditada a petio inicial, desde que a todos os pedidos corresponda a mesma espcie de processo, no impedindo o aditamento a diferena que provier unicamente da forma. 3. O autor pode ainda deduzir contra o ru novos pedidos, nos termos do nmero anterior, embora esses pedidos se reportem a factos ocorridos antes da propositura da aco, desde que justifique a impossibilidade da sua incluso na petio inicial. 4. Nas hipteses previstas nos nmeros anteriores, ser o ru notificado para responder tanto matria do aditamento como sua admissibilidade. Art. 41- 1. A instncia no pode ser modificada por sucesso entre vivos da parte trabalhadora. 2. S reconhecida no processo, quanto transmisso entre vivos do direito litigioso contra o trabalhador, a substituio resultante de transmisso global do estabelecimento. Esta substituio no necessita de acordo da parte contrria.

Art. 42 - 1. A reconveno admissvel quando o pedido do ru emerge do facto jurdico que serve de fundamento aco e no caso referido na alnea a) do n 1 do artigo 27. 2. No admissvel a reconveno quando ao pedido do ru corresponda uma espcie de processo diferente da que corresponde ao pedido do autor; quando a diferena for unicamente de forma, admissvel a reconveno. 3. A reconveno deve ser deduzida na contestao, mas pode s-lo posteriormente nas circunstncias e termos do n 2 do artigo 40. Artigo 43 - A desistncia e a transao s podem realizar-se em audincia de conciliao. Artigo 44 - Cumulando-se pedidos nos termos do artigo 39, podem as partes desistir ou transigir apenas quando a algum ou alguns deles. Art. 45- 1. A apensao de aces nos termos do artigo 275 do Cdigo de Processo Civil poder tambm ser ordenada oficiosamente ou requerido pelo agente do Ministrio Pblico, ainda que este no represente, patrocine ou assista qualquer das partes. 2. Para os efeitos do nmero anterior, o cartrio informar os magistrados das aces que se encontrem em condies de poderem ser apensadas. Art. 46 - A falta de exibio de documento comprovativo do compromisso das leis fiscais, por parte do autor, s determina a suspenso da instncia findos os articulados.

CAPTULO IV Das espcies e formas de processo Art. 47 - Quando espcie, o processo declarativo ou executivo. processo declarativo pode ser comum ou especial. O

Artigo 48 - 1. Quando forma o processo comum ordinrio, sumrio ou sumarssimo. 2. Se o valor da causa exceder a alada dos tribunais do trabalho, empregarse- o processo ordinrio; se a no exceder, empregar-se- o processo sumrio excepto se o valor no exceder 50 000$, caso em que o processo adequado o sumarssimo. Art. 49 - O processo executivo tem formas diferentes, conforme se baseie em sentena de condenao em quantia certa ou noutro ttulo.

TTULO IV Do processo de declarao CAPTULO I Do processo ordinrio SECO I Da tentativa de conciliao Art 50* Art. 51 - 1. A tentativa de conciliao feita em juzo realiza-se obrigatoriamente quando prescrita neste Cdigo e facultativamente em qualquer outro estado do processo, desde que as partes conjuntamente o requeiram ou o juiz o julgue oportuno, mas as partes no podem ser convocados exclusivamente para esse fim mais do que uma vez. * Revogado pelo Decreto Lei n 62/87, de 30.6. 2. A tentativa de conciliao ser presidida pelo agente do Ministrio Pblico e a ela s podero assistir, alm dos funcionrios do tribunal, as partes e seus mandatrios. Art. 52 - 1. A desistncia, a confisso ou a transaco efectuadas nesta diligncia sem oposio do agente do Ministrio Pblico no carecem de homologao para produzir entre as partes os mesmos efeitos do caso julgado. 2. O agente do Ministrio Pblico procurar certificar-se da capacidade das partes e da legalidade do resultado da conciliao, que expressamente mencionar no auto; tendo dvidas, opor-se- desistncia, confisso ou transaco e far constar do auto os fundamentos da oposio. Seguidamente os autos sero feitos conclusos ao juiz para decidir. Art. 53 - 1. Os autos de conciliao devem sempre conter pormenorizadamente os termos do acordo no que diz respeito a prestaes, respectivos prazos e lugares de cumprimento. 2. Se houver cumulao de pedidos, o acordo discriminar obrigatoriamente os pedidos a que diz respeito.

SECO II Dos articulados

Art. 54 - Recebida a petio inicial, quando o juiz verifique nela deficincias ou obscuridades, deve convidar o autor a complet-la ou esclarec-la, sem prejuzo do artigo 474 do Cdigo de Processo Civil. Art. 55- 1. Se o ru no contestar, tendo sido ou devendo considerar-se citado na sua prpria pessoa, consideram-se confessados os factos articulados pelo autor. 2. Logo em seguida ser proferida sentena julgando a causa conforme for de direito. Art. 56 - 1. O ru pode contestar dentro de dez dias, a contar da citao. O prazo comea a correr desde o termo da dilao, quando o ru tenha sido citado por carta ou por ditos. 2. reduzida a trs meses a prorrogao permitida pelo n 3 do artigo 486 do Cdigo de Processo Civil. 3. Quando o Ministrio Pblico patrocine um trabalhador, ru na aco, dever, dentro de dez dias, declarar no processo que assumiu esse patrocnio e dessa declarao se contar o prazo para contestar. Art. 57 - Ao agente do Ministrio Pblico, como patrono do ru trabalhador, so aplicveis o nus de impugnaro especificado e o disposto no n 2 do artigo 490 do Cdigo de Processo Civil. Art. 58 - 1. A apresentao da contestao s notificada ao autor quando o ru tiver excepcionado ou reconvindo, salvo o disposto no n. 2 do artigo 255. do Cdigo do Processo Civil. 2. Havendo lugar a vrias contestaes, a notificao s ter lugar depois de apresentada a ltima ou de haver decorrido o prazo do seu oferecimento. Art. 59 - 1. Se for deduzida alguma excepo, o autor responder matria desta no prazo de cinco dias. Havendo reconveno, o prazo para a resposta ser alargado para dez dias. 2. No tendo sido deduzidos excepes ou reconvenes, s sero admitidos articulados supervenientes nos termos do artigo 506 do Cdigo de Processo Civil e para os efeitos do artigo 40 do presente diploma.

SECO III Do despacho saneador Art. 60 - 1. Terminados os articulados, o juiz proferir, dentro de dez dias, despacho saneador para os fins indicados no artigo 510 do Cdigo de Processo Civil e, se o processo houver de prosseguir, dar cumprimento ao n 1 do artigo 511 do mesmo diploma.

2. Cumprindo o disposto no nmero anterior, o cartrio, oficiosamente, notificar as partes, que podero reclamar ou recorrer no prazo de oito dias. 3. Na falta de reclamao ou de recurso que tenha efeito suspensivo, devero as partes, no mesmo prazo, apresentar o rol de testemunhas e requerer quaisquer outras diligncias de prova. 4. Havendo reclamao ou recurso com efeito suspensivo, o prazo referido no n 2 conta-se a partir da notificao da respectiva deciso, podendo a parte no reclamante ou no recorrente alterar a prova que j tiver indicado.

SECAO IV Da instruo Art. 61 - 1. No podem os autores oferecer mais de dez testemunhas para prova dos fundamentos da aco. Havendo cumulao de pedidos ou sendo aditados novos pedidos, pode o nmero de testemunhas ir at cinco por cada pedido, no podendo exceder vinte; igual limitao se aplica aos rus que apresentem a mesma contestao. 2. No caso de reconveno, pode cada uma das partes oferecer tambm dez testemunhas para prova dela e da respectiva defesa. 3. Consideram-se no escritos os nomes das testemunhas que no rol ultrapassem o nmero legal. Artigo 62 - Sobre cada um dos factos includos no questionrio no pode a parte apresentar mais de cinco testemunhas no se contando as que tenham declarado nada saber.

SECO V Da discusso e julgamento de causa Art. 63 - 1. A instruo, discusso e julgamento sero sempre feitos pelo juiz singular, que julgar de facto e de direito. 2. Os depoimentos prestados na audincia de discusso e julgamento sero reduzidos a escrito. 3. As respostas imediatamente. aos quesitos so dadas em despacho proferido

4. Em tudo o mais observar-se-, com as necessrias adaptaes, o disposto nesta seco.

Art. 64 - 1. Efectuadas as diligncias de produo de prova que no possam deixar de ter lugar antes da audincia de discusso e julgamento ou expirado o prazo marcado nas cartas, o juiz designar um dos quinze dias imediatos para essa audincia. 2. At concluso para este efeito, a qualquer dos advogados lcito requerer o exame do processo. O prazo para o exame fixado entre dois e quatro dias e s depois de ele expirar se designa, nesse caso, dia para a audincia. Art. 65 - Feita a chamada das pessoas que tenham sido convocados. o agente do Ministrio Pblico tentar conciliar as partes. Se no conseguir, ser aberta a audincia. Desde que esteja constitudo o tribunal, a audincia s poder ser adiada e por uma vez se houver acordo das partes e fundamento legal. Art. 66 - 1. Se no houver motivo para adiar a discusso, observar-se- a ordem seguinte: a) Prestao dos depoimentos de parte; b) Exibio de reprodues cinematogrficas ou de registos fonogrficos, podendo o juiz determinar que ela se faa apenas com assistncia das partes, dos seus advogados e das pessoas cuja presena se mostre conveniente; c) Esclarecimentos dados pelos peritos, quando a estes sejam pedidos; d) Inquirio das testemunhas; e) Se no decurso da produo de prova surgirem factos, embora no articulados, que o juiz considere indispensveis para a boa deciso da causa, deve sobre eles formular quesitos novos, desde que sobre a respectiva matria tenha incidido contradio; f) Finda a produo das provas ser dada a palavra, por uma s vez e por tempo no excedente a uma hora, primeiro ao advogado do autor e depois ao advogado do ru, para discusso da matria de facto e do aspecto jurdico da causa; g) Encerrados os debates, pode ainda o juiz formular quesitos novos que resultem da discusso da causa, mas s sobre a matria articulada. 2. A discusso do aspecto jurdico da causa ser sempre oral. 3. O tribunal pode, em qualquer altura antes dos debates, durante eles ou depois de findos, ouvir o tcnico designado nos termos do artigo 649. do Cdigo de Processo Civil. Art. 67 - 1. A falta ou insuficincia da especificaro dos fundamentos que foram decisivos para a convico do julgador, prevista no n 2 do artigo 653. do Cdigo de Processo Civil, s poder ser objecto de reclamao imediatamente aps o exame a que se refere o n. 4 do mesmo artigo.

2. S admissvel recurso do despacho que decidir esta reclamao no caso de ter havido falta absoluta de motivao.

SECO VI Da sentena Art. 68- 1. A sentena ser proferida no prazo de quinze dias. 2. Se a simplicidade das questes de direito o justificar, a sentena poder ser imediatamente lavrada por escrito ou ditada para a acta. 3. No caso do nmero anterior, o juiz responder aos quesitos, fazendo uma breve apreciao das razes que foram decisivas para o seu convencimento, e formular a deciso indicando sucintamente os fundamentos de direito. 4. No caso previsto no n. 2 deste artigo, depois de proferida a deciso, ir o processo com vista ao Ministrio Pblico para se pronunciar sobre a m f dos litigantes ou promover procedimento disciplinar contra os funcionrios judiciais que no decorrer do processo se tenham mostrado negligentes. Se nada disser, o processo seguir seus termos, independentemente de despacho do juiz. Art. 69 - O juiz deve condenar em quantidade superior ao pedido ou em objecto diverso dele quando isso resulte de aplicao, matria especificado ou requesitada ou aos factos de que possa servir-se nos termos do antigo 514. do Cdigo de Processo Civil, de preceitos interrogveis de leis ou convenes colectivas. Art. 70 - Sempre que a aco tenha por objecto o cumprimento de uma obrigao pecuniria, o juiz dever orient-la por forma que na sentena, quando venha a ser condenatria, lhe seja possvel fixar em quantia certa a importncia devida. Art. 71 - Com a notificao da sentena condenatria em quantia certa, a parte condenada ser advertida de que deve juntar ao processo documento comprovativo da extino da dvida, nos termos e para os efeitos do artigo 87. Art. 72 - 1. A arguio da nulidade da sentena ser feita no requerimento da interposio de recurso, mas, quando da sentena no caiba recurso ou no se pretenda recorrer, poder ser feita em requerimento dirigido ao juiz que proferiu a sentena. 2. A competncia para decidir sobre a arguio Pertence ao tribunal superior ou ao juiz, conforme o caso, mas o juiz poder sempre suprir a nulidade antes da subida do recurso.

Art. 73- 1. Na hiptese prevista no artigo 5, a sentena constitui caso julgado em relao a todos os trabalhadores. 2. Na hiptese prevista no artigo 6, a sentena constitui caso julgado em relao ao trabalhador que renunciou interveno no processo.

SECO VII Dos recursos Art. 74 - As decises dos tribunais da jurisdio do trabalho podem ser impugnadas por meio de recurso, segundo as regras de competncia em razo da hierarquia. Art. 75 - Os recursos so ordinrios e extraordinrios: so ordinrios a apelao, o agravo e o recurso para o tribunal pleno; so extraordinrios a reviso e a oposio de terceiro. Art. 76- 1. O prazo para a interposio do recurso de agravo de dez dias. 2. O prazo para a interposio de recurso de apelao de vinte dias. Art. 77 - 1. O requerimento de interposio de recurso dever conter a alegao do recorrente, alm da identificao da deciso recorrida, especificando, se for caso disso, a parte dela a que o recurso se restringe. 2. O recorrido dispor de prazo igual ao da interposio do recurso e contado desde a notificao desta para apresentar a sua alegao. 3. Na alegao poder o recorrido impugnar a admissibilidade ou a tempestividade do recurso, bem como a legitimidade do recorrente. Art. 78 - 1. O juiz mandar subir o recurso desde que a deciso seja recorrvel, o recurso tenha sido interposto tempestivamente, o recorrente seja legtimo e tenha sido dado cumprimento legislao sobre custas. 2. Se o juiz no no mandar subir o recurso ou retiver um recurso que deva subir imediatamente, o recorrente poder reclamar. 3. Recebida a reclamao, ser mandada ouvir a parte contrria, salvo se tiver sido impugnada unicamente a admissibilidade do recurso. 4. O juiz pode satisfazer a reclamao e mandar subir o recurso, nos termos normais; no satisfazendo a reclamao, o processo subir dentro de cinco dias, a contar da resposta da parte contrria, ao tribunal superior, cujo presidente decidir a questo dentro de quarenta e oito horas. 5. Decidida a admissibilidade ou tempestividade do recurso, seguir este os seus termos normais sem voltar 1 instncia, salvo se se tratar de recurso que pela sua natureza ou oportunidade no deva subir imediatamente.

Art. 79- 1. A apelao tem efeito meramente devolutivo, sem necessidade de declarao. O apelante poder obter o efeito suspensivo se, no prazo de trinta dias, a partir da notificao da sentena, prestar cauo da importncia em que foi condenado, por meio de depsito efectivo no tribunal ou nos estabelecimentos onde por fora da lei vigente se fazem os depsitos judiciais, ou por meio de fiana bancria. 2. Tem efeito suspensivo o agravo que suba imediatamente. Art. 80- 1. Sobem imediatamente nos prprios autos os agravos interpostos: a) De qualquer deciso que ponha termo ao processo; b) Da deciso que julgue o tribunal absolutamente incompetente; c) Da deciso final dos incidentes de interveno de terceiros e de habilitao; d) Da deciso que ordene ou negue a suspenso da instncia. 2. Sobem tambm imediatamente os agravos cuja reteno os tornaria absolutamente inteis. 3. O agravo do despacho proferido sobre reclamaes contra o questionrio sobe com o primeiro recurso que, depois de ele interposto, haja que subir imediatamente.

CAPTULO II Do processo sumrio Art. 81 - 1. Apresentada a petio, o juiz despach-la- dentro de quarenta e oito horas. 2. Se o juiz no indeferir a petio ou no convidar o autor a complet-la ou a corrigi-la, proferir, despacho designando dia para julgamento, observado um prazo no inferior a vinte nem superior a trinta dias, e mandar citar o ru para, no prazo de oito dias, contestar, sob pena de ser condenado no pedido. Art. 82 - 1. Com os articulados sero oferecidos os documentos e as testemunhas e requeridos quaisquer outras diligncias de prova. 2. As testemunhas so apresentadas pelas partes na audincia, sem necessidade de notificao. 3. Se, pelo estado de dependncia econmica de determinada testemunha em relao a qualquer das partes, se tornar difcil a sua comparncia, pode o juiz ordenar que seja notificada. 4. A expedio de carta precatria somente ser autorizada se o juiz se convencer de que a apresentao da testemunha pela parte economicamente incomportvel.

Art. 83- 1. Autor e ru devem comparecer pessoalmente no dia marcado para o julgamento. 2. Se o autor faltar e no justificar a falta, nem se fizer representar por mandatrio judicial, o ru ser absolvido da instncia, se o requerer; se o autor apenas se fizer representar por mandatrio judicial, consideram-se provados os factos que foram alegados pelo ru e que forem pessoais do autor. 3. Se o ru faltar, no justificar a falta e no se fizer representar por mandatrio judicial, ser condenado no pedido excepto se tiver provado por documento suficiente que a obrigao no existe; se apenas se fizer representar por mandatrio judicial consideram-se provados os factos alegados pelo autor que forem pessoais do ru. 4. Se ambas as partes faltarem injustificadamente e no se fizerem representar por mandatrio judicial, aplicar-se- o disposto na primeira parte do nmero anterior. 5. O disposto nos nmeros anteriores no impede a conciliao por intermdio dos mandatrios judiciais munidos dos necessrios poderes. Art. 84 - 1. Aberta a audincia, se as partes se no conciliarem, o juiz inquirir as testemunhas que no podem exceder cinco por cada parte, e, facultada a cada um dos advogados uma breve alegao, proferir sentena verbal. 2. A sentena s poder deixar de ser imediatamente ditada para a acta se a complexidade das questes de direito o justificar, mas nesse caso o juiz deixar consignados na acta da audincia os factos que considera provados e lavrar a sentena no prazo de trs dias. 3. Se ao juiz parecer indispensvel, para boa deciso da causa, que se proceda a alguma diligncia, suspender o julgamento na altura que repute mais conveniente e marcar logo dia para a diligncia, que no pode efectuarse por meio de carta, devendo o julgamento concluir-se dentro de quinze dias. Qualquer arbitramento feito por um nico perito. 4. Os depoimentos prestados em audincia de discusso e julgamento s sero reduzidos a escrito quando a causa exceda a alada do tribunal por onde corra.

CAPTULO III Do processo sumarssimo Art. 85 - 1. As comisses corporativas enviaro ao tribunal do trabalho, logo que os autores o requeiram, os processos de valor no superior a 10 000$ que perante elas tenham corrido para efeito de conciliao sem ter sido conseguido. 2. As comisses corporativas, para os efeitos do nmero anterior, devero observar, na parte aplicvel, as regras de instruo prescritas neste Cdigo

quanto ao processo sumrio, e das respectivas actas constaro, resumidamente a pretenso do autor e os seus fundamentos, a defesa do ru, o relato das provas produzidas por ambas as parte e os factos que a comisso considere provados, especificando em relao a cada facto os fundamentos da sua convico. 3. Recebido o processo, o juiz, sem prejuzo da faculdade conferido pelo n. 3 do artigo 84., apreciar todos os elementos constantes dos autos e julgar conforme for de direito. 4. Se o autor o requerer, a interveno da comisso corporativa limitar-se- tentativa de conciliao nos termos e para os efeitos dos artigos 50. e seguintes. A subsequente aco judicial seguir os termos do processo sumrio. 5. Se o juiz verificar no processo qualquer irregularidade que possa prejudicar a justa deciso da causa, mand-lo- baixar comisso corporativa para que a irregularidade seja corrigido.

TTULO V Do processo de execuo CAPTULO 1 Do ttulo executivo Art. 86 - Podem servir de base execuo nos tribunais do trabalho: a) As sentenas condenatrias proferidas por tribunais do trabalho, permanentes ou arbitrais; b) Os autos de conciliao; c) Os documentos previstos nas alneas b) e c) do artigo 46 do Cdigo de Processo Civil quando sejam exequveis nos termos do mesmo Cdigo e versem sobre matria da competncia dos tribunais do trabalho; d) As certides de contas hospitalares respeitantes a despesas com a observao, internamento ou tratamento das vtimas de acidentes de trabalho ou de doenas profissionais, quando vierem acompanhadas de tenno de responsabilidade assinado pelo executado; e) As certides comprovativas da falta de pagamento de quotas respeitantes a seis meses, pelo menos, ou totalidade da dvida, quando ela disser respeito a menor perodo de tempo, de jias, multas ou outras importncias cujo pagamento seja imposto por aplicao de disposio legal, regulamentar ou estatutria, ou por deliberao vlida dos corpos gerentes das instituies de previdncia, dos organismos corporativos, das juntas disciplinares das corporaces e dos conselhos superiores disciplinares das ordens; f) Todos os demais ttulos a que a lei especial atribua fora executiva nos tribunais do trabalho.

CAPTULO II Da execuo baseada em sentena de condenao em quantia certa Art. 87 - 1. Decorrido um ms sobre o trnsito em julgado de sentena de condenao em quantia certa, ou no prazo que nesta, por motivo justificado, for fixado pelo juiz, o cartrio, sem precedncia de despacho, notificar o autor para nomear penhora os bens do devedor necessrios para solver a dvida e as custas, salvo tendo-se verificado uma das seguintes hipteses: a) Ter o devedor junto ao processo documento comprovativo da extino da dvida ou do pagamento da primeira prestao, quando se trate de condenao em prestaes sucessivas; b) Opor-se o credor, expressamente e por escrito, a que o devedor seja executado, sendo o direito do credor renuncivel; c) Haver previamente o devedor nomeado bens penhora, livres e desembaraados, de valor suficiente para se obter o pagamento da dvida e das custas. 2. Tratando-se de sentena proferida por tribunal arbitral, o processo ser conservado na secretaria do mesmo tribunal durante o prazo a que se refere o n 1 deste artigo; passado este prazo, se no se tiver verificado nenhuma das hipteses contempladas nas alneas a) e h) do mesmo nmero, ser remetido ao tribunal do trabalho para a seguir os seus termos. 3. A execuo s se considera iniciada para todos efeitos com a nomeao de bens penhora ou com os requerimentos previstos no n 2 do artigo 88. Art. 88 - 1. O autor tem o prazo de oito dias, prorrogvel pelo juiz, para apresentar a lista dos bens que nomeia penhora. 2. Quando o autor no consiga identificar bens do devedor de valor suficiente para liquidar a dvida e as custas, mas esteja convencido de que existem, pode, dentro do prazo fixado no nmero anterior, requerer ao tribunal que proceda s necessrias averiguaes. Para estas averiguaes podem os tribunais do trabalho recorrer s informaes de qualquer autoridade ou repartio. 3. Os bens nomeados sero penhorados imediatamente, sem se esperar pelo resultado da investigao referida no numero anterior. 4. Tratando-se de direitos irrenunciveis, se o autor no fizer a nomeao de bens no prazo fixado, o tribunal, oficiosamente, observar o disposto no n. 2. Se no forem encontrados bens, o processo arquivar-se-, sem prejuzo de poder continuar logo que sejam conhecidos, no caso de ainda no ter decorrido o prazo de prescrio. 5. Tratando-se de direitos renunciveis, se o autor no nomear bens penhora ou no fizer uso da faculdade prevista no n. 2, o processo arquivarse- e a execuo s seguir a requerimento do autor, com observncia do disposto no artigo 95.

6. Se a condenao se referir a direitos renunciveis e a direitos irrenunciveis, observar- se- quanto a uns e a outros o disposto no n. 4. Art. 89- 1. O despacho que ordenar a penhora ser notificado ao executado. 2. No prazo de cinco dias, a contar desta notificao, o executado pode deduzir oposio, alegando quaisquer circunstncias que infirmem a penhora ou algum dos fundamentos da oposio execuo baseada em sentena previstos no Cdigo de Processo Civil. 3. Desta oposio ser notificado o exequente, que poder responder no mesmo prazo; se o entender necessrio, o juiz proceder a diligncias probatrias sumrias, aps o que conhecer da oposio. 4. Com a oposio e resposta sero oferecidos os meios de prova. 5. A deduo da oposio no suspende a execuo, salvo se for prestada cauo. 6. Observar-se-o seguidamente os termos do processo de execuo regulados no Cdigo de Processo Civil, sem prejuzo do disposto no artigo 96. Art. 90 - Na execuo movida apenas contra um dos cnjuges pelo titular de direito resultante de acidente de trabalho ou doena profissional aplicar-se- o disposto nos ns. 2, 3 e 4 do artigo 825. do Cdigo de Processo Civil. Art. 9 1 - 1. S ser lcito penhorar bens que estejam penhorados j em outra execuo quando ao devedor se no conheam outros bens de valor suficientes para liquidar o crdito do exequente e as custas. 2. Tendo recado sobre os mesmos bens mais que uma penhora, observar-se- o disposto nos artigos seguintes. Art. 92 - 1. Sendo as duas penhoras ordenadas por tribunais do trabalho, o tribunal que ordenou a ltima comunicar oficiosamente o facto ao outro tribunal. 2. O tribunal que receber a comunicao proceder venda dos bens penhorados, de cujo produto sero deduzidos as custas referentes ao processo que nele corre. Pelo excedente no ser, porm, pago o exequente sem se receber dos tribunais que ordenaram as outras penhoras nota da extino das respectivas execues ou do remanescente do crdito verificado e das custas. 3. Recebida a nota referida na parte final do nmero anterior, o remanescente do crdito ou das custas ser pago juntamente com o crdito deduzido na execuo que corre no tribunal onde foi feita a venda, rateadamente, se necessrio.

Art. 93 - Sendo as penhoras ordenadas por tribunais de ordem diferente, aplicasse o disposto no artigo 87 1 do Cdigo de Processo Civil. Art. 94 - Nas execues de valor no superior a 10 000$ dispensada a publicao de anncios.

CAPTULO III Das execues baseadas noutros ttulos Art. 95 - 1. s execues baseadas em ttulo diverso de sentena de condenao em quantia certa aplicam-se as normas do processo de execuo nos tribunais comuns para pagamento de quantia certa, entrega de coisa certa ou prestao de facto, conforme o caso, mas sempre na forma sumria. 2. O processo de embargos de executado seguir a forma sumria prescrita neste Cdigo. 3. Quando a aco executiva se destine ao pagamento da quantia certa ou venha a converter se em execuo com essa finalidade, aplicar-se-lhe- o disposto nos artigos 88 e seguintes. Art. 96 - 1. aplicvel no processo de execuo o disposto no artigo 185. 2. A autorizao do juiz, que s poder ser concedida at venda ou adjudicao dos bens penhorados, suspender a instncia e determinar a remessa do processo conta. 3. Efectuado o pagamento de todas as prestaes, o juiz julgar extinta a execuo sem dependncia de requerimento.

TTULO VI Dos processos especiais CAPTULO I Dos processos emergentes de acidentes de trabalho e doenas profissionais SECO I Do processo para efectivaro de direitos resultantes de acidentes de trabalho ou doenas profissionais SUBSECO I Fase conciliatria DIVISO 1 Disposies preliminares

Art. 97 - O processo inicia-se por uma fase conciliatria dirigida pelo Ministrio Pblico e ter por base participao do acidente ou doena profissional. Art. 98- 1. Recebida a participao, se for caso de morte, o Ministrio Pblico requisitar a autpsia, salvo se a considerar desnecessria e no for requerido pelos interessados, e ordenar as diligncias indispensveis ao conhecimento dos beneficirios legais dos sinistrados ou doentes e obteno das provas de parentesco. Instrudo o processo com a certido de bito, o relatrio da autpsia, se tiver sido efectuada, e certides comprovativas do parentesco dos beneficirios com a vtima, o Ministrio Pblico marcar dia para a tentativa de conciliao, se no tiver sido junto o acordo extrajudicial previsto na lei. Tendo sido junto o acordo, o Ministrio Pblico marcar dia para declaraes dos beneficirios, e se estas confirmaram as bases daquele, submet-lo- homologao do juiz, sem prejuzo do disposto no artigo 111. 2. No se conseguindo determinar quaisquer titulares de direitos, proceder-se citao edital; se nenhum comparecer, arquivar-se- o processo. O arquivamento ser provisrio at expiraro do prazo de prescrio do direito e durante esse prazo o processo poder ser reaberto pela comparncia de algum titular. Art. 99 - No caso de ter resultado do acidente ou da doena profissional incapacidade permanente, o Ministrio Pblico marcar logo dia para exame mdico seguido de tentativa de conciliao, guardado um prazo no inferior a dez dias a partir da entrada da participao quando esta no vier acompanhada de acordo. Se com a participao vier junto acordo ou sendo este apresentado num dos dez dias seguintes, o Ministrio Pblico dispensar a tentativa conciliao. Se, porm, o exame, as declaraes do sinistrado que nesse acto deve tomar e as diligncias a que proceder no confirmarem as bases em que o mesmo acordo foi elaborado, designar dia para tentativa de conciliao. Em caso de urgncia na realizao do exame, proceder-se- a este imediatamente, designando-se a tentativa de conciliao por forma a respeitar o prazo atrs referido. Art. 100 - 1. Se o sinistrado ou doente ainda no estiver curado quando for recebida a participao e estiver sem o tratamento adequado ou sem receber a indemnizao devida por incapacidade temporria, o Ministrio Pblico ordenar imediatamente exame mdico seguido de tentativa de conciliao, nos termos do artigo 107. O mesmo se observar no caso de o sinistrado ou doente se no conformar com a alta, a natureza da incapacidade ou o grau de desvalorizao por incapacidade temporria que lhe tenha sido atribudo, ou ainda se esta se prolongar por mais de seis meses. Para os efeitos deste nmero, a entidade responsvel dever participar, no prazo de oito dias, todos os casos de incapacidade temporria que ultrapassem seis meses. 2. Nos processos de indemnizao por acidentes de trabalho ou por doena profissional em que o sinistrado ou doente, quando vier a juzo, se declarar curado sem desvalorizao e apenas reclamar a indemnizao devida por incapacidade temporria ou qualquer quantia a que necessariamente tiver direito, poder ser dispensado o exame mdico.

Art. 101 - Com a notificao para a tentativa de conciliao ser entregue cpia da participao s entidades que no forem participantes. Art. 102- 1. O Ministrio Pblico deve assegurar-se, pelos necessrios meios de investigao, da veracidade dos elementos constantes do processo e das declaraes das partes, para os efeitos dos artigos 106. e 1 1 1. 2. Quando do acidente ou doena profissional tenha resultado a morte ou uma incapacidade grave, nos casos em que o sinistrado ou doente no estiver a ser tratado, e ainda se houver motivos para presumir que o acidente ou doena ou as suas consequncias resultaram da falta de observncia das condies de higiene ou segurana no trabalho, ou aquele foi dolosamente ocasionado, pode o Ministrio Pblico, at ao incio da fase contenciosa do processo, requisitar aos servios da Inspeco do Trabalho inqurito urgente e sumrio sobre as circunstncias em que ocorreu o acidente ou foi contrada a doena, sem prejuzo da competncia atribuda a outras entidades para efectuarem esses inquritos.

DIVISO 11 Do exame mdico Art. 103 - 1. O exame mdico ser presidido pelo agente do Ministrio Pblico e realizado por um perito. 2. Quando um exame exigir elementos auxiliares de diagnstico ou conhecimento de alguma especialidade clnica, sero requisitados esses elementos ou o parecer de especialistas aos servios de sade da rea do tribunal, mas se estes no estiverem habilitados a fornec-los, em tempo oportuno, sero requisitados a estabelecimentos ou servios adequados ou a mdicos especialistas; se os no houver na rea do tribunal, o Ministrio Pblico solicitar ao agente do Ministrio Pblico de outro tribunal do trabalho a obteno desses elementos e pareceres. 3. O exame ser secreto e o Ministrio Pblico poder formular quesitos sempre que o seu resultado lhe oferea dvidas. O resultado do exame ser logo notificado ao sinistrado e s pessoas convocados para a tentativa de conciliao. Art. 104- 1. No auto de exame mdico o perito indicar sempre o resultado da sua observao e do interrogatrio do sinistrado ou doente e em face destes elementos e dos constantes do processo, consignar a leso ou doena, a natureza da incapacidade e grau de desvalorizao correspondente, ainda que sob reserva de confirmao ou alterao do seu parecer e diagnstico aps a obteno de outros elementos clnicos, laboratoriais ou radiolgicos. 2. Sempre que o perito do tribunal no se considerar habilitado a completar o exame com um laudo concludente, fixar provisoriamente o grau de desvalorizao que possa definir a incapacidade do sinistrado; se o exame no se efectuar dentro de quinze dias, o Ministrio Pblico tentar, com base nesse laudo, a conciliao para os efeitos do artigo 1 1 1.

3. Se o exame no for imediatamente seguido de tentativa de conciliao, o Ministrio Pblico, findo aquele, tomar declaraes ao sinistrado sobre as circunstncias em que ocorreu o acidente e mais elementos necessrios realizao daquela tentativa ou confirmao do acordo extrajudicial que tiver sido apresentado.

DIVISO III Da tentativa de conciliao Art. 105- 1. tentativa de conciliao sero chamados, alm do sinistrado ou dos seus beneficirios legais, as entidades patronais ou seguradoras, conforme os elementos constantes da participao. 2. Se das declaraes prestadas nos autos da tentativa de conciliao resultar a necessidade de convocao de outras entidades, o Ministrio Pblico marcar para nova diligncia um dos dez dias seguintes. 3. A presena do sinistrado, doente ou beneficirio poder ser dispensada em casos manifestamente justificados de dificuldade de comparncia; a sua representao pertencer ao substituto legal do agente do Ministrio Pblico. Art. 106 - Na tentativa de conciliao, o Ministrio Pblico tentar realizar acordo acerca das indemnizaes devidas, de harmonia com os direitos consignados na legislao em vigor e tomando por base os elementos fornecidos pelo processo, designadamente o resultado do exame mdico e as circunstncias que possam influir na capacidade geral de ganho do sinistrado ou doente. Art. 107 - Se o grau de incapacidade fixado tiver carcter provisrio ou temporrio, o acordo ter tambm, na parte que se lhe refere, validade provisria e o Ministrio Pblico rectificar as indemnizaes, segundo o resultado dos exames ulteriores, notificando dessas rectificaes as entidades responsveis. As rectificaes consideram-se como fazendo parte do acordo. Se no ltimo exame vier a ser atribuda incapacidade a natureza de pertnanente, realizar-se- nova tentativa de concibo e seguir-se-o os demais termos do processo. Art. 108 - Dos autos do acordo constaro, alm da identificao completa das partes, a indicao precisa dos direitos e obrigaes que lhes so wibudos e ainda a descrio pormenorizada do acidente ou doena e dos fundamentos de facto que servem de pressuposto aos mesmos direitos e obrigaes, por forma a habilitar o juiz com os elementos necessrios apreciao do acordo. Art. 109- 1. Se se frustrar a tentativa de conciliao, no respectivo auto sero consignados os pontos sobre os quais tenha havido acordo, referindo-se expressamente se houve ou no acordo cerca da existncia e caracterizao do acidente ou doena, da relao de causalidade entre a leso ou doena e o

acidente, do ordenado ou salrio do sinistrado ou doente, da entidade responsvel e do grau de incapacidade atribudo. 2. A parte que se recuse a tomar posio sobre cada um destes pontos, estando j habilitada a faz-lo, ser, a final, condenada como litigante de m f. 3. Tratando-se de doena profissional, constaro do auto a data aproximada do primeiro diagnstico clnico da doena e a indicao dos servios em que o sinistrado trabalhou durante o prazo de imputabilidade previsto na lei, anteriormente quela data, e do tempo de trabalho ao servio de cada entidade. Se tiverem intervindo vrias seguradoras cada uma delas declarar obrigatoriamente qual o perodo de vigncia dos respectivos contratos de seguros. Art. 1 10 - No se realizando acordo, o Ministrio Pblico colher logo os elementos necessrios proposituira da aco.

DIVISO IV Do acordo acerca das indemnizaes Art. 111 - 1. Celebrado o acordo, ser este submetido ao juiz, que o homologar se verificar a sua conformidade com os elementos fornecidos pelos autos, com as normas legais, regulamentares ou convencionais e com a tabela de desvalorizaes. 2. Se tiver sido junto acordo extrajudicial e o Ministrio Pblico o considerar em conformidade com o resultado dos exames, com os restantes elementos fornecidos pelo processo e com as informaes complementares que repute necessrias, submet-lo- homologao do juiz acompanhado do seu parecer; se essa conformidade se no verificar, o Ministrio Pblico promover imediatamente tentativa de conciliao, nos termos do artigo anterior. Art. 112- 1. O acordo produzir efeitos desde a data da sua celebrao. 2. Se o acordo no for homologado, o Ministrio Pblico tentar imediatamente a celebrao de novo acordo para substituir aquele cuja homologao foi recusada. 3. A no homologao do acordo ser notificada s partes, mas o acordo continuar a produzir efeitos at homologao daquele que o vier substituir ou, na falta deste, at sentena final. Art. 113 - Se as entidades responsveis reconhecerem as obrigaes legais correspondentes aos elementos de facto verificados atravs do processo e o sinistrado ou doente ou os respectivos beneficirios legais se limitarem recusa do que lhe devido, o Ministrio Pblico promover que o juiz, fixado o valor causa, profira a sentena.

Art. 114 - 1. O disposto nesta subseco no se aplicar aos casos de doena profissional da responsabilidade de instituies corporativas de previdncia. 2. Se o beneficirio discordar da deciso da respectiva instituio, seguir-se- o disposto na subseco seguinte.

SUBSECO II Fase contenciosa DIVISO I Disposies gerais Art. 115 - A fase contenciosa ter por base petio inicial em que o autor: a) Formular o pedido, expondo os seus fundamentos; b) Requerer, se for caso disso, a fixao de incapacidade para o trabalho ou a determinao da entidade responsvel. Art. 1 16 - Nesta fase o processo poder conforme os casos, desdobrar-se em trs partes: a) Processo principal; b) Apenso para fixao da incapacidade para o trabalho; c) Apenso para determinao da entidade responsvel. Art. 117 - 1. No se tendo realizado acordo ou no tendo este sido homologado e no se verificando a hiptese prevista no artigo 113, o Ministrio Pblico, sem prejuzo do disposto nos artigos 9 e 1 1, assumir imediatamente o patrocnio do sinistrado ou dos beneficirios legais e, dentro de quinze dias, apresentar petio inicial. 2. Se se verificar insuficincia nos elementos de facto necessrios propositura da aco, o Ministrio Pblico requerer que o prazo seja prorrogado por igual perodo de tempo e ordenar as diligncias necessrias obteno desses elementos. 3. Se o sinistrado ou doente ou os beneficirios legais se recusarem a fornecer esses elementos e em diligncias posteriores se verificar que a recusa derivou do facto de ter havido um acordo particular sobre a indemnizao do acidente ou doena, o Ministrio Pblico promover que seja condenada como litigante de m f a entidade com quem tenha sido feito o acordo. 4. Findo o prazo referido no n 1 ou a sua prorrogao nos termos do n 2, ser o processo concluso ao juiz, que considerar suspensa a instncia, sem prejuzo de o Ministrio Pblico dever propor a aco logo que para tal tenha reunido os elementos necessrios.

5. Nos casos de reclamao a que se refere o n 2 do artigo 114, o Ministrio Pblico requisitar o processo organizado na respectiva instituio. Art. 118 - 1. Nos processos de acidentes de trabalho ou de doenas profissionais, o valor da causa ser igual ao das reservas matemticas para garantia das respectivas penses. Tratando-se de indemnizaes por incapacidade temporria, o valor ser cinco vezes o valor anual da indemnizao; tratando-se de penses temporrias ou de indemnizaes vencidas, o valor da causa ser igual ao da soma de todas as prestaes. 2. Em qualquer altura, poder o juiz alterar o valor fixado conforme os elementos que o processo fornecer.

DIVISO II Da fixao da penso ou indemnizao provisria Art. 119 - 1. Se houver acordo acerca da existncia e caracterizao do acidente como acidente de trabalho ou da doena como doena profissional, o juiz, se o autor o requerer, fixar provisoriamente a penso ou indemnizao que for devida pela morte ou pela incapacidade atribuda no exame mdico, com base na ltima remunerao auferida pelo sinistrado ou doente, se outra no tiver sido reconhecida na tentativa de conciliao. 2. Se o grau de incapacidade fixado tiver carcter provisrio, o juiz rectificar a penso ou indemnizao logo que seja conhecido o resultado final do exame mdico que defina a incapacidade. 3. Se ainda no estiver decidido o litgio sobre a transferncia da responsabilidade, a penso ou indemnizao ficar a cargo da seguradora cuja aplice abranja a data do acidente ou do diagnstico clnico da doena. Se no tiver sido junta aplice, a penso ser paga pela entidade patronal, salvo se esta ainda no estiver determinada, caso em que se aplicar o disposto nos ns. 2 e 3 do artigo seguinte. 4. Se no for possvel determinar a ltima remunerao auferida pelo sinistrado ou doente, o juiz tomar por base uma remunerao que no ultrapasse o mnimo que presumivelmente deva ser reconhecido como base para o clculo da penso. 5. Se o sinistrado ou doente ainda necessitar de tratamento, o juiz determinar que ele seja custeado pela entidade a cargo de quem ficar a penso provisria. Art. 120- 1. Quando houver desacordo sobre a existncia ou a caracterizao do acidente como acidente de trabalho ou da doena como doena profissional, o juiz, a requerimento da parte interessada e com base no inqurito referido no n 2 do artigo 102., fixar uma penso ou indemnizao

provisria nos termos do artigo anterior, se considerar essa penso necessria ao sinistrado ou aos beneficirios e se do acidente tiver resultado a morte ou uma incapacidade grave e o processo seguir a forma ordinria, ou ainda no caso previsto na primeira parte do n. 1 do artigo 100. 2. A penso ou indemnizao provisria e os encargos com o tratamento do sinistrado ou doente sero adiantados ou garantidos pela instituio corporativa de previdncia existente na provncia, se no forem suportados por outra entidade. 3. Pode, no entanto, o juiz condenar imediatamente na penso ou indemnizao provisria a entidade que considerar responsvel, se os autos fornecerem elementos bastantes para o juiz se convencer de que o desacordo na tentativa de conciliao teve por fim furtar-se condenao provisria. Se no julgamento se confirmar essa convico, o juiz condenar o ru como litigante de m f. 4. Logo que seja proferida sentena condenatria no processo principal e esteja definida a entidade responsvel, o juiz, independentemente da pendncia de outras questes, transferir para esta o pagamento da penso ou indemnizao e demais encargos e conden-la- a reembolsar todas as importncias adiantadas. Art. 121 - 1. Logo que esteja findo o processo principal e determinada a entidade responsvel, o juiz fixar a penso ou indemnizao provisria a pagar por essa entidade, se no for ento condenada definitivamente. 2. Se a penso ou indemnizao provisria j fixada estiver a cargo de outra entidade, o juiz determinar que a entidade responsvel indemnize aquela que at a suportou as penses, indemnizaes e demais encargos, com juros de mora. Art. 122- 1. Da deciso que fixar a penso ou indemnizao provisria no h recurso, mas o responsvel pode reclamar com o fundamento de se no verificarem as condies da sua atribuio. Da penso ou indemnizao fixada nos termos do artigo 120 poder, alm disso, a instituio corporativa de previdncia reclamar com o fundamento de o sinistrado ou os beneficirios no terem dela necessidade. 2. A penso ou indemnizao provisria pode ser executada imediatamente e dispensa sempre a prestao de cauo. Art. 123 - 1. O juiz poder determinar em qualquer altura do processo que a entidade que anteriormente tiver custeado o tratamento do sinistrado ou doente continue a suportar esse encargo quando aquele o pedir em requerimento fundamentado e o juiz entender que o pedido fundado face dos exames e outros elementos constantes do processo e diligncias que repute necessrias, sem prejuzo do disposto no n. 5 do artigo 1 19. 2. A deciso do juiz em nada afecta qualquer das questes por decidir.

DIVISO III Do processo principal Art. 124 - No processo principal decidir-se-o as questes sobre a existncia e a caracterizao do acidente ou doena, as relaes de causalidade entre as leses e o acidente ou a doena, a determinao do salrio e todas as demais que, por fora dos artigos 1 15 e 1 16, no devam ser decididas nos apensos. No mesmo processo ser fixada a penso provisria, quando requerido. Este processo corre nos autos em que se processou a fase conciliatria. Art. 125- 1. Quando com o processo principal estiver a correr um apenso para a determinao da entidade responsvel, e at ao trnsito em julgado do despacho que decidir a questo, sero citadas no processo tanto as entidades patronais como as seguradoras, e todas podero intervir simultaneamente. 2. Os actos processuais praticados, no caso do nmero anterior, por uma das entidades rs aproveitam s outras, mas, na parte em que derem origem a quaisquer obrigaes ou as reconhecerem, so prprios da entidade que os praticou, sem prejuzo do que no respectivo diploma se dispuser quanto a custas. 3. Decidida a responsabilidade, o processo principal seguir at final com a interveno das entidades responsveis, aplicando-se o disposto no nmero anterior quanto matria processual de interesse comum. 4. So lcitos os acordos pelos quais a entidade patronal e a entidade seguradora atribuam a uma delas a interveno no processo a partir da citao da ltima, e sem prejuzo da questo da transferncia da responsabilidade. 5. O acordo previsto no nmero anterior ser eficaz tanto no que beneficie como no que prejudique as partes. 6. As sentenas e despachos proferidos antes de ter sido julgada a questo da determinao da entidade responsvel constituem caso julgado contra todas as entidades, independentemente de alguma no ter intervido. Art. 126 - 1. O ru ser citado, se no houver motivo para indeferimento liminar e a petio inicial estiver em termos de ser recebida, sendo-lhe entregue cpia da petio. 2. Seguidamente o ru ter, para contestar, o prazo de dez dias, a contar da citao ou da ltima citao, havendo vrios rus. Art. 127 - Na contestao, alm de invocar todos os fundamentos da sua defesa, poder o ru: a) Requerer a fixao de incapacidade nos mesmos termos que o autor;

b) Nomear aco outra pessoa que sustente ser o eventual responsvel, e que ser citada para contestar, nos termos do artigo anterior, abrindo-se, seguidamente, um apenso para a determinao da entidade responsvel. Art. 128 - 1. A falta de contestao de todos os rus citados tem como consequncia a sua condenao solidria no pedido, salvo se o juiz entender dever usar da faculdade que lhe concede o artigo 69, para o que poder ordenar as diligncias que julgue necessrias. 2. A contestao de algum dos rus aproveita igualmente a todos. Art. 129- 1. Juntas as contestaes ou findo o prazo para a sua apresentao, ser o processo concluso ao juiz, que proferir despacho saneador em que considerar assentes as questes sobre que tenha havido acordo na tentativa de conciliao e onde ordenar desdobramento do processo, conforme o que lhe tiver sido requerido. 2. A partir do despacho saneador seguir-se-o os termos do processo comum, salvo o disposto nos artigos subsequentes. Art. 130- 1. Para o efeito do desdobramento previsto no artigo 116 observarse- o seguinte: a) Se houver questes a decidir no processo principal, qualquer das outras questes correr por apenso; b) Se no houver questes a decidir no processo principal, correr neste a questo da fixao da incapacidade para trabalho e, por apenso, a determinao da entidade responsvel; c) Se houver uma nica questo a decidir, esta correr no processo principal, sem prejuzo da forma processual que lhe prpria. 2. O juiz poder tambm ordenar que corra, em separado, se o entender conveniente, qualquer incidente; se o no fizer, este correr nos autos do processo principal ou do apenso a que respeitar. 3. Se o grau de incapacidade fixado tiver carcter provisrio, os termos necessrios determinao da incapacidade continuaro a correr no processo principal e, se houver outras questes a decidir, o juiz ordenar que corram por apenso. 4. Sempre que a simultaneidade na movimentao dos processos e seus apensos seja incompatvel com a sua apensao, poder o juiz determinar que para esse efeito estes sejam despensados. Art. 131 - Nas aces que sigam a forma do processo sumrio sempre permitida a inquirio de testemunhas por carta precatria. Art. 132 - 1. Os peritos mdicos comparecero na audincia de discusso e julgamento quando o juiz o determinar.

2. Se os peritos mdicos residirem fora da rea da jurisdio do tribunal s sero mandados notificar para comparecerem na audincia de discusso e julgamento, quando o juiz, em despacho fundamentado, o julgar indispensvel para se determinar a desvalorizao resultante do acidente de trabalho ou doena profissional. Art. 133 - 1. Findo o processo principal, o juiz julgar as questes nele debatidas, mas, se estiverem ainda a correr processos apensos, aguardar a sua concluso para proferir a sentena final. 2. Na sentena final, o juiz considerar definitivamente assentes as questes que no tenham sido discutidas na fase contenciosa, integrar as decises proferidas no processo principal e apensos, cujas partes decisrias dever reproduzir, e fixar tambm juros de mora pelas indemnizaes e penses em atraso. Art. 134- 1. A no comparncia das partes a diligncias para que tenham sido notificadas e a falta de cumprimento de qualquer determinao do tribunal sero punidas com multa, salvo se infraco corresponder outra sano. 2. A falta de participao da incapacidade temporria, exigida pelo presente diploma, ser punida com a multa de 100$ a 500$ e igual quantia para o Cofre. Art. 135 - 1. Quando deva ser prestada cauo ou constituda reserva matemtica, enviar-se- inspeco provincial de crdito e seguros, ou, na sua falta, repartio que detenha a sua competncia um exemplar do acordo, com a nota e ter sido homologado, ou a certido narrativa da deciso que condenar no pagamento da penso, da qual conste o teor da sua parte dispositivo, e, em todos os casos, as certides necessrias aos respectivos clculos. 2. Se a obrigao de pagamento de penso vier a cessar ou for modificada, enviar-se- inspeco provincial de crdito e seguros certido da deciso que declarar prescrito ou extinto o direito penso ou que conceder reviso dela, ou certido do termos de pagamento do capital, ou um exemplar do acordo extrajudical de remio, com nota de ter sido homologado.

DIVISO IV Do apenso de fixao de incapacidade para o trabalho Art. 136 - 1. A parte que no se conformar com o resultado do exame realizado na fase conciliatria do processo ou no caso previsto no n 2 do antigo 114 requer na petio inicial ou na contestao exame por junta mdica. O requerimento dever ser fundamentado ou vir acompanhado dos respectivos quesitos. 2. O exame, com a interveno de trs peritos, realizar-se- com a urgncia possvel e ser presidido pelo juiz.

Se na fase conciliatria o exame tiver exigido pareceres especializados, na junta mdica interviro, pelo menos, dois mdicos especialistas. Se no for possvel constituir a junta, nos termos deste artigo, poder o exame ser requisitado a outro tribunal do trabalho. A nomeao dos peritos apresentados pelas partes ser feita imediatamente antes da diligncia. Nos tribunais de Luanda e Loureno Marques sero nomeados, pelo juiz, peritos do tribunal que no tenham intervido na fase conciliatria. 3. facultativa a propositura de quesitos para exames mdicos, mas o juiz dever formul-los sempre que a dificuldade ou a complexidade do exame o justificarem. 4. Findo o exame, ou exames e pareceres complementares que o juiz julgue necessrios, este decidir definitivamente sobre a natureza e grau de desvalorizao do sinistrado. 5. A fixao de incapacidade pode ser modificada conforme o disposto para a reviso de penses.

DIVISO V Do apenso de fixao da entidade responsvel Art. 137 - 1. Aberto o apenso de determinao da entidade responsvel, ao autor e a cada um dos rus ser entregue cpia da contestao dos outros rus, e cada um pode responder no prazo de cinco dias. 2. A abertura do apenso no suspende os termos do processo principal, nem de nenhum outro apenso que com ele corra. 3. Depois dos articulados seguem-se os termos do processo sumrio.

DIVISO VI Reforma do pedido em caso de falecimento do autor Art. 138 - Se durante a pendncia da causa o autor falecer, suspender-se- a instncia e citar-se-o por ditos, com dispensa de anncios, os herdeiros do sinistrado ou doente para, querendo, deduzirem a sua habilitao. Art. 139- 1. Logo que haja conhecimento da morte do sinistrado ou doente, o Ministrio Pblico averiguar se ela resultou directa ou indirectamente do acidente ou doena. 2. Se houver elementos para presumir a relao de causalidade referida no nmero anterior, o Ministrio Pblico organizar o processo regulado no n. 1 do artigo 98 por apenso ao processo principal.

3. Se se frustrar a tentativa de conciliao sobre as indemnizaes devidas pela morte do sinistrado ou doente e houver como beneficirio a viva ou filhos, o Ministrio Pblico deduzir, oficiosamente, no processo principal e sem necessidade de habilitao, o pedido que corresponder aos direitos dessas pessoas; se os beneficirios forem outros, o pedido correspondente aos seus direitos s ser deduzido se eles assim o requererem. Em qualquer dos casos, apresentada a respectiva petio e rectificado o valor da causa, o ru ser notificado responder, no prazo de dez dias, e seguir-se-o os demais termos do processo. 4. As novas partes tm de aceitar os articulados das partes que substituem e sero vlidos todos os actos e termos j processados, salvo se em manifesta oposio com as novas circunstncias. Art. 140 - A suspenso prevista no artigo 138 no poder durar mais de um ano, sem prejuzo de os interessados instaurarem nova aco. Art. 141 - Se o falecimento ocorrer depois do julgamento da causa ou da extino, por outro modo, da instncia, esta renova-se nos mesmos autos para os efeitos dos artigos anteriores.

SUBSECO III Da reviso da incapacidade Art. 142 - 1. Quando for requerido a reviso da incapacidade, o juiz mandar submeter o sinistrado ou doente a exame mdico. 2. Findo o exame, o seu resultado ser logo notificado ao sinistrado ou doente e entidade responsvel pela penso. 3. Se algumas das partes no se conformar com o resultado do exame, poder requer no prazo de cinco dias exames por junta mdica, nos termos previstos no artigo 136. Se nenhuma das partes o requerer, poder o mesmo ser ordenado pelo juiz, se tal lhe parecer indispensvel para a boa deciso da causa. 4. Se no for realizado exame por junta mdica, ou findo este, e efectuadas quaisquer diligncias que se mostrem necessrias, o juiz decidir logo por despacho, mantendo, aumentando ou reduzindo a penso ou declarando extinta a obrigao de a pagar. 5. Este processo correr no apenso previsto na alnea h) do artigo 116, quando o houver. Art. 143 - 1. Quando um doente se no conformar com a reviso de incapacidade processada na respectiva instituio corporativa de previdncia, requerer ao juiz que mande efectuar exame por junta mdica. Para esse efeito a instituio remeter ao Ministrio Pblico o processo.

2. Findo o exame, observar-se- o disposto no n 4 do artigo anterior. Art. 144 - 1. Se a entidade responsvel pretender discutir a responsabilidade total ou parcial do agravamento e a questo s puder ser decidida com a produo de outros meios de prova, assim o declarar no prazo fixado para requerer exame por junta mdica e apresentar dentro de dez dias a sua alegao e apreciar os meios de prova; se for requerido exame, o prazo contar-se- a partir da realizao deste. 2. Notificado o sinistrado, pode este responder no prazo de dez dias. 3. A partir da resposta, seguem-se os termos do processo sumrio, com salvaguarda do disposto nos artigos 125 a 129.

SUBSECO IV Da reno de penses Art. 145 - 1. Pedida por uma das partes a remio da penso, quando ela s puder ser concedida por acordo de ambas, o juiz mandar notificar a outra parte para responder, sob cominao de, no se opondo ao pedido, se entender que concorda com ele. 2. Se houver oposio, o juiz julgar logo inadmissvel a remio. Art. 146- 1. Quando a remio puder ser concedida a pedido de uma s das partes e ela a requerer, ou se, no caso do artigo anterior, a parte requerido no se opuser, o juiz, ouvido o Ministrio Pblico e efectuadas, se necessrio, quaisquer diligncias sumrias, decidir por despacho fundamentado, admitindo ou recusando a remio. 2. O Ministrio Pblico deve esclarecer-se sobre a aplicao do capital da remio e o juiz deve recus-la sempre que julgue provvel que dessa aplicao no resulte qualquer proveito efectivo. 3. A remio, depois de recusada, s poder ser pedida de novo passado um ano e s ser concedida quando se provar no subsistir o motivo que fundamentou a recusa. 4. Quando o juiz admitir a remio, o cartrio proceder imediatamente ao clculo do capital que o pensionista tenha direito a receber;. Art. 147 - O artigo anterior aplica-se homologao pelo juiz da remio feita extrajudicialmente.

Art. 148 - 1. Se tiver sido autorizada a constituio de renda vitalcia ou a aquisio de imveis, ser notificado o responsvel para depositar, por termo no processo, o capital da remio. 2. O agente do Ministrio Pblico, como patrono oficioso do sinistrado ou doente, promover as diligncias necessrias para a criao do certificado de renda vitalcia ou para a celebrao da escritura dos imveis e poder satisfazer por conta do depsito as despesas que normalmente incumbem ao comprador. O mesmo magistrado intervir na escritura de compra e venda e nesse acto entregar ao vendedor o respectivo preo e promover seguidamente o competente registo de transmisso e averbamento descrio predial. 3. Na proposta para a constituio de renda vitalcia, a assinatura do sinistrado ou doente pode ser substituda pela do agente do Ministrio Pblico, sob o selo branco do tribunal, e, quando aquele for casado, dispensada a autorizao do respectivo cnjuge. Art. 149 - A entrega ao pensionista do capital da remio ou de parte dele ser feita por termo nos autos, sob a presidncia do agente do Ministrio Pblico, mesmo que a remio tenha sido celebrada por acordo extrajudicial.

SECO II Do processo para declarao de extino de direitos resultantes de acidentes de trabalho ou doena profissional Art. 150 - 1. As aces para declarao de prescrio de direito a penses ou para declarao de perda de direito a indemnizaes sero processadas segundo os termos do processo sumrio, salvo o disposto nos artigos seguintes. 2. Estas aces correro por apenso ao processo a que disserem respeito, se o houver. 3. A extino ou perda de direitos a penses ou indemnizao s podero ser declaradas no processo regulado nesta seco. Art. 151 - Sendo a aco fundada em alguns dos factos previstos nas alneas a), b), c) e e) do artigo 259. do Cdigo do Trabalho Rural ou em disposies legais idnticas, ou, ainda, no facto de o sinistrado, doente ou seus beneficirios deixarem de residir em territrio portugus, o processo no ser cominatrio e. o juiz poder oficiosamente ordenar exames mdicos ou outras diligncias necessrias. Art. 152 - 1. Quando o direito a penso caducar por maioridade especial, morte ou segundas npcias, a entidade responsvel requerer que seja declarada a caducidade juntando os documentos necessrios.

2. Em caso de morte o processo ir com vista ao Ministrio Pblico, que, se assim o entender, averiguar se a morte foi consequncia da leso ou doena que deu direito penso, e nos outros casos o juiz ouvir a parte contrria, se o julgar conveniente. 3. Depois de verificar pela documentao junta e pelas diligncias que entenda ordenar que no h penses nem indemnizaes a satisfazer, o juiz decidir sem mais formalidades.

SECO II Do processo para efectivaro de direitos de terceiros conexos com acidentes de trabalho ou doenas profissionais Art. 153 - 1. O processo em que se solicite a efectivaro de direitos conexos com o acidente de trabalho ou a doena profissional sofrido por outrem seguir os termos do processo comum, por apenso ao processo resultante do acidente ou doena, se o houver. 2. As decises transitadas em julgado que tenham por objecto a qualificao do sinistro ou doena como acidente de trabalho ou doena profissional ou a determinao da entidade responsvel tm valor de caso julgado para estes processos.

CAPTULO II Dos processos do contencioso das instituies de previdncia e organismos corporativos SECO I Disposio geral Art. 154 - Os processos de contencioso das instituies de previdncia e organismos corporativos seguiro a forma sumria, se outra especial no estiver prevista neste Cdigo. SECO II Da convocao de assembleias gerais Art. 155 - 1. O requerimento de convocao de assembleia geral ou rgo equivalente de uma instituio de previdncia ou de um organismo corporativo ser acompanhado dos documentos necessrios para prova da legitimidade dos requerentes e da verificao das condies legais ou estatutrias do requerimento.

2. O juiz, se pela documentao apresentada reconhecer ao pedido fundamento, mandar que a entidade competente, segundo a lei e os estatutos, convoque a assembleia ou justifique, no prazo de dez dias, a recusa de convocao. 3. No sendo convocado a assembleia, nem apresentada justificao que seja admitida pelo juiz, determinar este que a assembleia se realize, procedendose atravs do tribunal, mas custa do organismo, as formalidades da convocao. 4. O juiz fixar a data e o local de reunio, podendo determinar que o local seja diferente do designado nos estatutos; poder ainda nomear a pessoa que presidir assembleia.

SECO III Impugnao das deliberaes de assembleias gerais Art. 156 - 1. As deliberaes de assembleias gerais ou rgos equivalentes de instituies de previdncia ou organismos corporativos viciadas por violao da lei, quer de fundo, quer de forma, ou violao dos estatutos, podem ser declaradas invlidas em aco intentada por quem tenha interesse legtimo. 2. A aco deve ser intentada no prazo de vinte dias, a contar da data em que o interessado teve conhecimento da deliberao, mas antes de passados cinco anos sobre esta. Se porm, a aco tiver por fim a impugnaro de deliberaes relativas a eleio de corpos gerentes, o prazo ser de quinze dias e contar-se- sempre a partir da data da sesso em que tenham sido tomadas essas deliberaes. 3. A petio inicial da aco ser acompanhada de documento comprovativo do teor da deliberao ou no sendo isso possvel, do oferecimento da prova que o requerente possuir a esse respeito. Art. 157 - 1 O juiz mandar citar o ru e ordenar que este apresente documento comprovativo do teor da deliberao, quando tal documento no tenha sido junto com a petio, podendo requisitar tambm qualquer outro documento que entenda necessrio. 2. O ru poder contestar no prazo de oito dias e, embora no conteste, dever enviar ao tribunal os documentos referidos no nmero anterior. Art. 158 - 1. Com os articulados sero requeridos quaisquer diligncias de prova. 2. A partir da contestao, ou findo o prazo para a sua apresentao, seguirse-o os termos do processo sumrio, com excluso da tentativa de conciliao. 3. O recurso da sentena tem efeito suspensivo.

Art. 159 - Se na petio inicial o autor requerer a suspenso da deliberao impugnada, demonstrando que da sua execuo pode resultar dano aprecivel, o juiz poder ordenar tal suspenso nesse momento ou aps a contestao. Art. 160 - Nos casos em que, de acto de qualquer outro rgo gerente ou directivo de instituio de previdncia ou de organismo corporativo, no possa ser interposto recurso para outro rgo administrativo ou corporativo, a declarao de invalidada desse acto ser pedida atravs de processo regulado nesta seco.

SECO IV Das reclamaes de deciso disciplinares Art. 161 - 1. O arguido em processo disciplinar que pretenda reclamar da respectiva deciso apresentar no tribunal do trabalho o seu requerimento no prazo de quinze dias contados da notificao da deciso. 2. O requerimento ser instrudo com a notificao da deciso e os documentos que o requerente entenda dever juntar; no requerimento sero solicitadas todas as diligncias de prova. Art. 162 - 1. A instituio ou organismo ser citada para responder no prazo de dez dias, devendo juntar o processo disciplinar e podendo requerer diligncias de prova. 2. O envio do processo disciplinar ao tribunal do trabalho obrigatrio, embora a instituio ou organismo no responda ao requerimento. Art. 163 - 1. Sem prejuzo do disposto no n 3 do artigo 35 , no podem ser repetidas diligncias de prova efectuadas no processo disciplinar. 2. O juiz anular o processo disciplinar quando o arguido no tenha sido ouvido ou no tenham sido efectuadas no processo diligncias requeridos pelo arguido que o juiz repute essenciais. 3. Se o juiz verificar que houve erro de direito na aplicao da pena, alterar em conformidade a deciso disciplinar; se considerar que houve erro de facto, anular a deciso e ordenar que ela seja substituda por outra que tome em considerao os factos provados. 4. Da sentena confinatria da deciso disciplinar no h recurso. 5. Na sentena que revogue ou altere a deciso disciplinar sero especificados os seus fundamentos de facto e de direito e dela cabe recurso desde que a pena disciplinar tenha sido ou seja de suspenso ou superior. 6. No julgamento destes recursos pelos tribunais superiores ser observado o disposto na legislao aplicvel a esses tribunais.

SECO V Da liquidao e partilha dos bens de instituies de previdncia e organismos corporativos Art. 164- A liquidao e a partilha dos bens de instituies de previdncia ou de organismos corporativos efectuar-se-o como estiver determinado na lei e nos estatutos, mas, quanto a estes, sempre com observncia do disposto nos artigos seguintes. Art. 165 - 1. A entrada em liquidao de uma instituio de previdncia ou organismo corporativo ser sempre participada ao tribunal pela ltima direco, ou pelo presidente da mesa da assembleia geral ou rgo equivalente, no prazo de trinta dias, a contar do acto que tenha determinado a dissoluo ou da notificao da extino decretada pelo Governo. 2. No sendo feita a participao referida no nmero anterior, podero faz-la os servios oficiais competentes. 3. Quando a lei ou os estatutos determinem a transferncia global do patrimnio para outra ou outras instituies ou organismos, competir ltima direco, havendo-a, efectuar essa transferncia. Art. 166 - 1. Compete ao juiz nomear, exonerar e substituir os liquidatrios, excepto no caso previsto no n 3 do artigo anterior. 2. Recebida a participao, o processo ir com vista ao agente do Ministrio Pblico, que promover a nomeao de trs liquidatrios, escolhidos pela forma indicada nos estatutos. Se estes nada dispuserem, o Ministrio Pblico indicar liquidatrios idneos, dando preferncia aos scios ou beneficirios da instituio. 3. At nomeao dos liquidatrios, os corpos gerentes anteriores devem conservar os bens e direitos e satisfazer as obrigaes que se forem vencendo. Art. 167 - 1. Os liquidatrios nomeados, que devero prestar o competente juramento, recebero, por termo, os bens e direitos, incluindo livros e documentos, e procedero, no prazo que lhes for fixado pelo juiz, alienao de bens e direitos e satisfao de obrigaes, de modo a reduzir o patrimnio a uma massa de bens de natureza adequada forma de partilha prescrita na lei ou nos estatutos. 2. O juiz poder estabelecer para a actividade dos liquidatrios os condicionamentos que julgue convenientes, entendendo-se, na falta deles, que os liquidatrios podem, sem autorizao judicial, alienar quaisquer bens ou direitos e satisfazer todas as obrigaes legalmente constitudas. Art. 168 - 1. Os liquidatrios, antes da partilha, apresentaro as contas dos seus actos e proporo a forma daquela.

2. As contas da liquidao e o projecto da partilha ficaro patentes pelo prazo de vinte dias. porta do tribunal e da ltima sede da instituio ou organismo sero afixados editais anunciando a possibilidade de reclamao, durante aquele prazo, por qualquer interessado. O Ministrio Pblico poder tambm reclamar no mesmo prazo. 3. Havendo reclamao, o juiz ouvir sobre ele os liquidatrios e depois o Ministrio Pblico, se no for reclamante e, haja ou no reclamao, poder requisitar ao Instituto do Trabalho, Previdncia e Aco Social ou, na sua falta, repartio provincial incumbida das funes especficas do Instituto, parecer ou diligncias indispensveis ao julgamento das contas dos liquidatrios. Art. 169- 1. As contas da liquidao e da partilha sero sempre julgadas pelo tribunal, sem prejuzo da sua prvia apreciao por outras entidades, quando assim for previsto na lei ou nos estatutos. 2. A sentena dever conter os nomes dos liquidatrios, as datas do comeo e fim da liquidao, a importncia do passivo pago e do saldo apurado e, depois do trnsito em julgado, ser comunicado por teor ao Instituto do Trabalho, Previdncia e Aco Social ou, na sua falta repartio provincial incumbida das funes especficas do Instituto. Artigo 170 - 1. Efectuada a partilha, dela prestaro contas os liquidatrios, e a aprovao destas extinguir as suas funes. No sendo aprovadas as contas da liquidao ou da partilha, o agente do Ministrio Pblico promover as diligncias que julgue adequadas, incluindo a substituio dos liquidatrios. Art. 17 - 1. O juiz poder determinar que todos ou alguns dos liquidatrios se mantenham em funes por um prazo no superior a trs anos, contados desde a aprovao das contas da partilha, apenas para efeito de representarem a instituio ou o organismo, em juzo ou fora dele, ou ainda para efectivarem direitos ou satisfazerem obrigaes de que s haja conhecimento depois de efectuada a partilha ou cuja subsistncia o juiz tenha entendido no dever impedir a mesma partilha. Se durante o perodo referido no nmero anterior no terminar algum processo em que a instituio ou organismo seja parte, o liquidatrio continuar as suas funes at ao termo dele. Art. 172 - 1. Se no for possvel apurar quais sejam as pessoas que, segundo os estatutos, tm direito partilha do saldo, feita a nomeao de liquidatrios, seguir-se-o os termos aplicveis do processo especial de liquidao em benefcio do Estado regulados no Cdigo de Processo Civil. 2. Se ningum aparecer a habilitar-se, ou quando na habilitao decarem todos os requerentes, uma vez terminada a liquidao, ser o saldo mandado por ordem do Instituto do Trabalho, Previdncia e Aco Social ou, na sua falta, repartio provincial incumbida das funes especficas do Instituto, para os fins da lei.

Art. 173 - Em tudo o que no vai previsto nesta seco dever observar-se, na parte aplicvel, o processo especial de liquidao em benefcio de scios regulado no Cdigo de Processo Civil.

LIVRO II Do processo penal TTULO 1 Da aco CAPTULO I Da aco penal Art. 174 - A aco penal pblica. Art. 175 - Podem exercer a aco penal, alm do Ministrio Pblico: a) Os organismos do Estado com competncia para a fiscalizao de certas actividades ou para a execuo de regulamentos especiais quanto s infraces verificados no exerccio dessas actividades ou contra esses regulamentos; b) As entidades a que, por lei especial, for dada competncia para levantar autos que faam f em juzo. Art. 176 - Podem intervir como assistentes em processo penal do trabalho os ofendidos, considerando-se como tais os titulares dos interesses que a lei penal especialmente quis proteger com incriminao, e os organismos corporativos nos mesmos casos em que tm legitimidade para a aco cvel, segundo o artigo 6, n 1, deste Cdigo. Art. 177 - 1. A aco penal respeitante a qualquer infraco da competncia dos tribunais do trabalho extingue-se, por prescrio, desde que no seja exercida dentro do prazo de um ano, a contar da data em que a infraco se consumou. 2. O levantamento de auto de notcia que faa f em juzo acto interruptor da prescrio da aco penal, Art. 178 - Sendo o infractor gerente, director, administrador ou por qualquer forma representante de uma pessoa colectiva, responder esta pelo pagamento da multa solidariamente com aquele.

CAPTULO II Da aco penal em processo cvel Art. 179 - 1. Nos dois dias seguintes entrada em juzo de qualquer petio cvel no patrocinada pelo agente do Ministrio Pblico ser uma das cpias

desta apresentada pelo cartrio quele magistrado, a fim de este exercer a aco penal, se for caso disso. 2. Finda a instruo, se houver lugar a ela, a aco penal ser apensada aco cvel, se ainda no tiver sido iniciada a audincia de discusso e julgamento. 3. O autor da aco cvel s assistente na aco penal quando expressamente o requerer. 4. As provas produzidas na aco cvel no so repetidas na aco penal, mas devem ser consideradas nesta. 5. Haver uma s audincia de discusso e julgamento, na qual, quando for caso disso, a produo de prova com interesse exclusivamente penal se seguir produo de prova com interesse exclusivamente cvel ou de interesse comum. 6. A sentena ser nica, mas dividir-se- em duas partes, na segunda das quais o juiz decidir a questo penal, devendo respeitar as decises, em matria de facto, proferidas na aco cvel. Se a sentena no for logo proferida, o juiz deixar consignados na acta os factos pertinentes aco penal que considere provados. 7. O recurso da parte penal da sentena ser apensado ao recurso da parte civil, se o houver, e, neste caso, regular-se-, no que for aplicvel, pelo disposto nos artigos 76 e seguintes deste Cdigo. Art. 180 - A desistncia de pedido e a transaco na aco cvel, sem oposio do Ministrio Pblico, nos termos do artigo 52, n 1, deste Cdigo, produzem o efeito referido no artigo 31 do Cdigo de Processo Penal.

CAPTULO III Da aco civil em processo penal Art. 181 - 1. No tendo sido proposta aco cvel, a obrigao cujo incumprimento constituiria a infraco ser pedida no respectivo processo penal. 2. Exceptuam-se do disposto no nmero anterior: a) As aces cveis emergentes de acidentes de trabalho e doenas profissionais; b) Os casos em que a aco penal se extinguir antes do julgamento; c) Os casos em que o agente do Ministrio Pblico no tiver exercido a aco penal dentro de trs meses a contar da denncia; d) Os casos em que o processo penal estiver sem andamento durante trs meses.

Art. 182- 1. O Ministrio Pblico dever formular o pedido de indemnizao de perdas e danos quando a ela tenham direito pessoas que lhe pertena patrocinar ou representar. 2. O juiz, no caso de condenao e embora isso no lhe tenha sido requerido, arbitrar a indemnizao que corresponder, nos termos dos preceitos aplicveis, ao direito violado. 3. O juiz conhecer da indemnizao, quando pedida, embora o ru seja absolvido da infraco de que acusado. Art. 183 - A acusao penal interrompe a prescrio de obrigaes pecunirias cujo incumprimento, por parte do arguido, constitua a infraco que for objecto da acusao. Art. 184 - 1. Sempre que haja lugar aplicao de multas por infraces constitudas pela falta de cumprimento de obrigaes pecunirias, o arguido satisfar essas obrigaes dentro do prazo estabelecido para a multa, salvo o disposto no artigo seguinte. 2. O montante das importncias em dvida ser includo na conta. Art. 185 - 1. Quando a infraco for constituda pela falta de pagamento de contribuies a instituies de previdncia ou de abono de famlia, poder o juiz, a requerimento do arguido, autorizar que o pagamento da quantia devida seja feito em prestaes mensais, at ao mximo de vinte e quatro. 2. No se aplicar o disposto no nmero anterior se o arguido: a) Tiver sido anteriormente condenado por infraco idntica, salvo acordo da entidade credora; b) No tiver efectuado o depsito da multa e das custas em que tiver sido condenado. 3. O pagamento das prestaes ser feito directamente entidade credora. 4. A falta de pagamento de qualquer das prestaes ou de contribuies posteriores devidas mesma entidade determinar o vencimento imediato das prestaes restantes. 5. Vencida a ltima prestao iro os autos com vista ao Ministrio Pblico, aps o que sero arquivados se nada for promovido. Art. 186 - 1. No caso de condenao por falta de remessa de folhas de frias a instituio de previdncia ou de abono de famlia, o juiz ordenar a apresentao daquelas folhas ou de documento comprovativo da sua entrega instituio.

2. A falta de cumprimento do determinado pelo tribunal ser punida com multa de 100$ a 1000$, aplicvel no prprio processo e convertvel em priso. 3. Se dentro do prazo do pagamento desta multa no forem apresentadas as folhas de frias ou documento comprovativo da sua entrega, o infractor ser preso por trs meses, sem prejuzo do pagamento da multa. A priso cessar logo que se mostre cumprida a determinao do tribunal. 4. A entidade patronal ou o seu representante legal devero ser, no acto da notificao do despacho do juiz, avertidos da cominao em que incorrem se lhe no derem cumprimento. O despacho ser notificado ainda no caso de julgamento revelia. Quando se tratar de uma pessoa colectiva, a efectivaro disposto no n 3 ter lugar na pessoa do director, administrador ou gerente que tiver sido notificado.

TTULO II Da competncia Art. 187 - Compete aos tribunais do trabalho conhecer e julgar em matria penal: a) As transgresses de normas legais e convencionais reguladoras das relaes de trabalho; b) As transgresses de normas legais ou regulamentares sobre encerramento dos estabelecimentos comerciais ou industriais, ainda que sem pessoal ao servio; c) As transgresses de normas legais ou regulamentares sobre higiene, salubridade e condies de segurana dos locais de trabalho; d) As transgresses de preceitos legais relativos a acidentes de trabalho e doenas profissionais; e) As transgresses de disposies legais ou regulamentares referentes a instituies de previdncia; f) As transgresses de disposies legais ou regulamentares de natureza corporativa, quer tambm de carcter social, quer econmico, salvo na parte que envolvam responsabilidade disciplinar da competncia de outras entidades; g) As demais infraces cujo conhecimento lhes seja atribudo por lei especial.

TTULO III Do processo CAPTULO 1 Da distribuio Art. 188 - Para efeitos de distribuio, s espcies de natureza cvel previstas no artigo 29 acrescem, em matria penal, as seguintes:

13. Autos ou participaes de transgresso de convencionais reguladoras das relaes de trabalho;

normas

legais

ou

14. Autos ou participaes de transgresso de normas legais ou regulamentares sobre encerramento dos estabelecimentos industriais ou comerciais; 15. Autos ou participaes de transgresso das normas legais ou regulamentares sobre higiene, salubridade e condies de segurana doslocais de trabalho; 16. Autos ou participaes de transgresso das disposies respeitantes a acidentes de trabalho e doenas profissionais; 17. Autos ou participaes de transgresso das disposies referentes a instituies de previdncia; 19. Autos ou participaes no previstos nos nmeros anteriores.

CAPTULO II Da instruo e julgamento Art. 189 - Nos autos de notcia levantados pela Inspeco do Trabalho ou outras autoridades e nas participaes a eles legalmente equiparadas dispensada a indicao de testemunhas. Art. 190 - 1. Sem prejuzo do disposto no artigo 185, no ser admitido o pagamento de multas enquanto o arguido no provar a satisfao das obrigaes correspondentes. Tratando-se de indemnizaes devidas a trabalhadores o seu pagamento s pode ser feito no processo. 2. Se do processo no constarem ainda os elementos necessrios para a determinao do montante da indemnizao devida, dever ser satisfeito, para os efeitos do n 1 deste artigo o que for indicado pelo credor, que para isso ser ouvido em declaraes. 3. A indicao dolosa pelo credor de quantia excessiva faz caducar o direito indemnizao. Art. 191 - admitida, em qualquer fase do processo, a inquirio de testemunhas por carta precatria desde que se reconhea a sua imperiosa necessidade. Art. 192 - 1. Os depoimentos prestados em audincia no sero reduzidos a escrito. 2. Quando as partas no tiverem prescindido de recurso, sero indicados na sentena os factos considerados provados.

Art. 193 - As multas relativas s transgresses referidas nas alneas e), f) e g) do artigo 187 no so convertveis em priso, salvo se lei especial o determinar. Art. 194 - Alm dos casos previstos nos artigos 555 do Cdigo de Processo Penal e 47 do Decreto-Lei n 35 007, de 13 de Outubro de 1945, admissvel recurso de decises posteriores sentena.

LIVRO III Da fixao de interpretaes Art. 195 - 1. Verifica-se conflito de jurisprudncia para os efeitos deste livro quando uma deciso definitiva do Conselho Ultramarino ou dos Tribunais Administrativos de Angola e de Moambique contenha soluo oposta, relativamente mesma questo fundamental de direito de outra deciso proferida nos ltimos trs anos e no domnio da mesma legislao pelo tribunal de que se recorre ou por outro de hierarquia superior. 2. A resoluo deste conflito da competncia da seco do contencioso do Conselho Ultramarino. 3. Para os efeitos do nmero anterior, os agentes do Ministrio Pblico junto dos tribunais do trabalho devem comunicar ao agente do Ministrio Pblico junto da seco do contencioso do Conselho Ultramarino as decises contraditrias de que tenham conhecimento. Art. 196 - O recurso para fixao de interpretaes segue os termos previstos no Regimento do Conselho Ultramarino. Art. 197 - A deciso proferida neste procedimento ser imediatamente publicado nos Boletins Oficiais das provncias ultramarinas e nos Boletins dos institutos do trabalho, previdncia e aco social e a sua doutrina ter fora obrigatria geral. Ministrio do Ultramar, 2 de Fevereiro de 1970. O Ministro do Ultramar, Joaquim Moreira da Silva Cunha. Para ser publicado nos Boletins Oficiais de todas as provncias ultramarinas. J. da Silva Cunha.

Anda mungkin juga menyukai