Anda di halaman 1dari 12

O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA RELATIVIDADE DE ALBERT EINSTEIN NO SCULO XX

Danilo dos Santos Gonalves1

RESUMO A lei fundamental da mecnica Newtoniana, em que todas as anlises de fenmenos mecnicos eram baseadas, considerava que o tempo era uma grandeza absoluta e invarivel. Com o descobrimento de uma srie de anomalias relacionadas ao tempo, que surgiam quando o corpo possua um valor aprecivel da luz, esse conceito comeava a ruir. A teoria da relatividade especial ou restrita publicada em 1905, pelo grande fsico do sculo XX, Albert Einstein (1879 1955), traria uma nova abordagem sobre o assunto abolindo para sempre a idia de tempo absoluto. Em 1915, Einstein publica tambm a teoria da relatividade geral, em que atravs dela expe uma nova forma de abordar os efeitos gravitacionais. Palavras chave: Tempo absoluto. Relatividade especial. Relatividade geral.

1 INTRODUO

Pelo seu grande intelecto o nome de Einstein conhecido hoje por uma porcentagem aprecivel da populao, mas pouca gente conhece realmente a essncia do seu trabalho. comum algum afirmar que tudo relativo baseado na teoria da relatividade de Einstein, talvez pela etimologia da palavra relatividade que pode influenciar a afirmao. Pois bem, a afirmao est completamente errada, pois se tudo fosse relativo seria relativo o qu? Pois a prpria teoria da relatividade de Einstein exclui qualquer forma de dependncia, sem o privilegio desse ou daquele. Essa uma das caractersticas das leis fsicas, criar uma base solida que no dependa de maneira alguma das circunstncias do observador.

Graduando do V perodo do curso de licenciatura Plena em Fsica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho Campus de Imperatriz E-mail: danilo_imperatriz@hotmail.com.

Nesse artigo sero desenvolvidas as idias pertinentes a formulao da teoria da relatividade especial e a geral de Einstein, considerando os principais pontos que levaram a sua elaborao e a suas conseqncias no mundo em que vivemos.

2 A RELAO ENTRE O OBSERVADO E O ACONTECIDO

Embora o nome da relatividade possa inferir que algo relativo entre acontecimentos, a teoria da relatividade exclui qualquer dependncia entre os observadores. Segundo Russel (2005, p.15) [...] a teoria da relatividade est inteiramente empenhada em excluir o que relativo e chegar a uma formulao das leis fsicas que no dependa de maneira alguma das circunstncias do observador. O tempo de ocorrncia de um fenmeno era obtido considerando o tempo que percebemos tal fenmeno e o tempo de transmisso do sinal. Essa concepo duraria at que se pensasse em avaliar fenmenos em que a velocidade se aproximava da luz. Com a descoberta de radiao csmica e da observao dos planetas, observou-se que o tratamento mecnico formulado por Newton no dava resultados precisos, levando os fsicos da poca a se perguntarem de tal discrepncia. Observamos que, por exemplo, um corpo se movendo a trs quintos da velocidade da luz, na direo do movimento do corpo, ele parecer mais estreito, outro fenmeno seria em relao ao tempo, que passar de maneira diferente entre observadores distintos, um parado e outro se movendo a alta velocidade. Esse fenmeno em que o tempo passa de maneira diferente entre observadores, denomina-se dilatao do tempo. Uma comprovao experimental da dilatao do tempo ocorre, por exemplo, na queda de raios csmicos na superfcie terrestre, em que como foi observado,quando maior for velocidade desses raios menor seria a sua desintegrao, quando o mesmo adentra na atmosfera terrestre. Segundo Russell (2005, p.35) Verifica-se que, quanto mais rapidamente um mson se move, mais tempo ele leva para se desintegrar do ponto de vista de um cientista da terra.. Dentre esse e outros aspectos podemos inferir que existi uma diferena considervel entre o que visto e o que observado, ou seja, nem sempre aquilo que se apresenta por uma simples observao corresponde a um fato verdico.

3 A VELOCIDADE DA LUZ E O EXPERIMENTO DE MICHELSON E MORLEY

O papel da velocidade da luz na teoria da relatividade de Einstein torna-se importante, pois todos os fenmenos analisados em que os efeitos previstos pela teoria so justamente analisados quando o corpo se movimenta com uma parcela aprecivel da velocidade da luz. Outro fato sobre a velocidade da luz se deve a sua origem e ao seu valor numrico, segundo Russel (2005, p.39):
O fato de que a luz transmitida com uma velocidade definida foi estabelecida em primeiro lugar por observaes astronmicas. [...] Admitiuse, portanto que a luz in vcuo sempre se desloca a certa taxa constante, de quase exatamente 300.000km/s.

Por uma possvel analogia as ondas mecnicas que necessitavam de um meio para se propagar, para as ondas eletromagnticas foi admitido que o ter seria tal meio. A luz como onda eletromagntica se propagaria em tal meio. Mas surge um questionamento sobre tal meio que coloca em prova a existncia do ter: se existe realmente um vento de ter circundando atravs da luz, um feixe luminoso emitido sobre a Terra a favor do movimento do ter, pareceria ser mais rpido ou mais lento? Foi exatamente nesse ponto que o experimento de Albert Michelson em 1881 e Albert Michelson e Edward Morley em 1887 se empenhou. Eles possuam uma fonte de luz que emitia feixes luminosos, esse feixe ento incidia sobre uma superfcie separando o feixe luminoso em dois feixes perpendiculares entre si (vide Fig. 1). Os resultados foi que os sinais que retornavam no possuam diferena de tempo nenhum, e se existisse poderia ser identificado pela preciso dos equipamentos utilizados.

Figura 1 - Desenho esquemtico do experimento de Michelson-Morley.

Um timo exemplo que faz uma analogia entre o experimento de Michelson e Morley e uma brincadeira de criana citado por Barreto em sua obra Einstein para o ensino mdio, o exemplo de uma criana que corre atravs do mar em repouso, em que apenas as ondas na sua superfcie se movimentam, nesse caso pode observar que quando a criana esta no mar com gua na altura da canela, a velocidade das ondas do mar que chegam s canelas ser menor quando a criana se movimentar a favor da correnteza, e maior quando a mesma se movimentar contra a correnteza. Atravs dessa analogia Barreto comparou as diversas variveis com o experimento de Michelson e Morley, em que a gua do mar em repouso ser substituda pelo ter; a criana que corre dentro da gua seria substituda pela Terra em movimento no ter, e as ondas se propagando na superfcie do mar seriam, por exemplo, um feixe luminoso. O experimento de Michelson e Morley foi de fundamental importncia para o desenvolvimento da teoria da relatividade especial proposta por Einstein em 1905, porque de certa forma Einstein desenvolveu-a como uma maneira de resolver um problema do eletromagnetismo. Os resultados obtidos pelo experimento de Michelson e Morley tinham duas hipteses: ou o ter no existia ou os resultados do experimento eram imprecisos. Vrios fsicos como o cientista holands Hendrik Lorentz (1853-1928) tentaram interpretar os resultados negativos do experimento como uma possvel contrao do tempo e do espao na direo a favor do vento de ter. Einstein ao contrario de Lorentz, abandonou qualquer possibilidade da existncia do ter, levando a afirmao de que a luz possui uma velocidade fixa para qualquer observador, possuindo um valor aproximado no vcuo de 300.000 km/s. Considerando a inexistncia do ter Einstein pe de vez um fim em um conflito da fsica: a inexistncia de uma imobilidade absoluta que contrariavam o principio da relatividade de Galileu2. Segundo Cherman (2005 p.97):
[...] Einstein descarta o ter, trocando um misterioso referencial imvel e absoluto, eterno em repouso, por infinitos referencias equivalentes, moveis
2

Segundo as ideias que regiam a relatividade de Galileu era impossvel considera se um corpo esta em movimento retilneo ou esta parado, isso pode ser verificado pelo exemplo de um trem andando em movimento uniforme, os efeitos provocados pelo movimento do trem no so perceptveis aos passageiros do trem, fato que tambm ocorre se o trem esta parado.

ou no. A nica restrio que fazia a esses referenciais quem no existisse fora ou aceleraes, ou seja, que sejam referenciais inerciais.

Essas afirmaes de Einstein levaram a diversas conseqncias culminando na teoria da relatividade especial. Uma conseqncia famosssima da relatividade de Einstein est na equao E=mc2, em que a mesma informa que se um dado objeto fosse transformado em radiao eletromagntica pura. Outro fato esta na implicao de se a energia de um objeto aumenta acarretar um aumento de massa, raciocnio vale para a massa. A energia cintica de um corpo esta ligada a seu estado de movimento, ou seja, para que voc possa colocar um corpo em movimento necessrio fornece energia a esse corpo, e de acordo com a equivalncia entre massa energia essa energia contribui para um aumento na massa do corpo, conseqentemente mais difcil ser para aumentar ainda mais a sua velocidade. Segundo Hawking (2005, p.44):
medida que um objeto se aproxima da velocidade da luz, sua massa aumenta cada vez mais rapidamente e, portanto, preciso mais e mais energia para aceler-lo ainda mais. De acordo com a teoria da relatividade, um objeto nunca poder de fato atingir a velocidade da luz, porque nesse ponto, sua massa teria se tornado infinito e, segundo a equivalncia de massa e energia, seria preciso uma quantidade infinita de energia para chegar at l. por essa razo que qualquer objeto normal est confinado para sempre pela relatividade a se mover a velocidades menores que a da luz.

4 A TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL DE EINSTEIN: A simultaneidades de eventos e o tempo prprio dos corpos e suas conseqncias.

Em 1905 atravs da revista alem Annalen der Physik Einstein publica seu artigo (Sobre a eletrodinmica dos corpos em movimento), em que divulga a primeira das suas teorias: a teoria da relatividade especial (restrita). Segundo Tipler os fundamentos que solidificam a teoria da relatividade especial so: Postulado 1 - O movimento Absoluto no pode ser detectado. Postulado 2 - Todos os observadores medem o mesmo valor c para a velocidade da luz. No cotidiano observamos vrios acontecimentos que nos parecem simultneos, ou seja, acontece no mesmo tempo. A correta analise da simultaneidade foi

analisado por Einstein implicando varias consequncias importantssimas para a teoria da relatividade, dentre elas se destaca o conceito de tempo prprio. Para Hawking (2005, p.47) [...] evento [...] , qualquer coisa que acontea num dado ponto do espao e num dado tempo. De posse da definio de evento consideremos um exemplo similar daquele usado por Einstein. Consideremos trs pessoas: um fsico, um matemtico e um pedagogo em cima de uma plataforma de trem, que se movimenta sobre os trilhos a certa velocidade para a direita da estrada de ferro (vide Fig. 2). No centro dessa plataforma se localiza um fsico e que tem a posse de uma fonte de raios de luz e direciona dessa fonte dois raios de luz, um na direo do matemtico, que se localiza na extremidade direita da plataforma, e outro para a esquerda na direo do pedagogo. Para o fsico os raios de luz atingem o matemtico e o pedagogo no mesmo instante e considera o evento simultneo.

Figura 2 - Esquema utilizado para descrever a simultaneidade de eventos. Um raio de luz parte no sentido do pedagogo e do matemtico em uma plataforma em movimento para a direita.

A velocidade da luz a mesma para as trs pessoas, mas outro resultado poderia ser alcanado pelo mesmo experimento para um observador que se situava fora da plataforma do trem. Consideramos que essa quarta pessoa fixa ao solo seria um engenheiro. Para o engenheiro a luz chegaria primeira ao pedagogo que se localiza na esquerda da plataforma, e a luz chegaria mais tarde na direita, onde se localiza o matemtico. Isso explicado pelo fato da plataforma se deslocar para a direita, o raio que chega o matemtico tem que percorrer um caminho maior do que o do pedagogo. Segundo Barreto (2009, p.41):
Esse foi o ponto de partida de Einstein: se eventos simultneos so relativos, isso significa que o prprio tempo no absoluto, que o prprio tempo depende do referencial adotado. Einstein preserva o principio da luz

a mesma para qualquer referencial, mas relativiza o tempo. A velocidade da luz absoluta, mas o tempo relativo.

Atravs desse fantstico experimento, Einstein pe um basta final na afirmao de que o tempo absoluto levando a idia de tempo prprio. Em sees passada foi comentado que existe uma diferena entre o tempo medido pelo um observador na terra e um que se move a uma parcela aprecivel da luz. Essa dilatao justamente conseqncia imediata do abandono da idia de tempo absoluto. Consideremos como exemplo de um trem movendo-se a 261.000 km/s, o tempo observado para os passageiros do trem seriam a metade daquele observados pelos observadores fixos na terra. O calculo desse tempo se da por meio do chamado fator gama que permite a converso entre os tempos, e pode ser expresso pela seguinte expresso numrica:

(1)

Onde a velocidade do objeto e c a da luz. Observando que para pequenas velocidades o fator gama ( ) aproximadamente um no dando um efeito perceptvel. Em 1911 o fsico Francs Paul Langevin (1872-1946), dava um exemplo que ficou bastante famoso relacionado dilatao do tempo, sendo conhecido como paradoxo dos gmeos. Nesse exemplo considerava que um gmeo ficava na terra enquanto o outro viajaria em uma nave espacial a uma velocidade aprecivel da luz, sendo que passado um tempo da separao dos dois o gmeo que ficou na terra estaria mais velho em comparao do seu irmo que estava viajando na nave espacial. Atrelada dilatao do tempo em diferentes corpos que possuem uma velocidade alta entre si, esta a contrao do espao e do aumento da massa dos corpos. Para Barreto (2009, p.46):
No apenas o tempo relativo, mas tambm a massa e o espao: uma rgua de um metro de comprimento que viaja em um trem que tem uma velocidade compatvel com a da luz, a rgua ter uma medida menor para um observador externo.

Essas relaes entre espao e tempo mostram que espao e tempo no so quantidades que diferem entre si, ou seja, alterando a forma que se mede o tempo altera-se a forma que se mede o espao. Talvez uma das mais complicadas e brilhantes assertivas imposta por Einstein, seria a substituio do espao e tempo por uma nova grandeza designada por espao-tempo. O autor Russel comenta em seu livro ABC da relatividade que pouca gente, fora algum matemticos, sabe o real significado da expresso espao-tempo. sabido que para se especificar um corpo no espao precisamos de trs coordenadas (da surge ideia que o espao e tridimensional), mas no faz sentido especificar as coordenadas espaciais sem referir em que tempo o evento ocorreu, segundo a prpria definio de evento citada anteriormente, a correta especificao do espao-tempo se daria por quatro coordenadas. Segundo Hawking (2005, p.43):
No espao-tempo da relatividade, qualquer evento Isto, qualquer coisa que acontea num dado ponto do espao e num dado tempo pode ser especificado por quatro nmeros ou coordenadas. Novamente, a escolha das coordenadas arbitrria: podemos usar quaisquer trs coordenadas espaciais bem definidas e qualquer unidade de tempo. Mas, na relatividade, no existe uma distino real de coordenadas de espao e de tempo, exatamente como no existe diferena real alguma entre quaisquer duas coordenadas espaciais.

Com essas afirmaes o tempo e o espao unificam-se em um nico ente denominado espao-tempo.

5 A TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL: uma nova forma de analise dos efeitos gravitacionais.

Com o advento da teoria da relatividade restrita lanada em 1905, Einstein no se sentia satisfeito, porque ainda existiam vestgios de uma posio privilegiada, ou seja, o movimento uniforme. Einstein queria uma teoria que valesse tanto para corpos em movimentos uniformes quantos para acelerados. Deveriam ento uma equivalncia entre todas as leis fsicas no incluindo ou excluindo este ou outro referencial. Outro tpico que causava grande alvoroo na mente de Einstein, e talvez seja aquele que tenha dado o pontap inicial na nova teoria, seria a assertiva de que nenhum evento ocorreria a uma velocidade maior do que a da luz, sendo que esse

fato se chocava em cheio com a teoria de Newton para a fora da gravidade, segundo ele a fora da gravidade de forma instantnea. Atravs dessas e outras observaes, Einstein elaboraria uma nova teoria que engloba tanto os fenmenos descritos pela teoria da gravidade especial como as novas observaes denominada; teoria da relatividade geral. O primeiro passo para a criao da teoria da relatividade geral foi a formulao do principio da relatividade de Einstein, que foi possvel graas a observao de um experimento de Einstein, em que um a pessoa caindo livremente ela no sentia seu peso. O experimento consistia no fato de que, por exemplo, um homem na cabine de um elevador acelerado para cima (vide Fig. 3) na ausncia de gravidade sentiria um campo gravitacional como se estivesse em repouso, dessa forma, por exemplo, um elevador em lugar sem qualquer influencia da gravidade com uma acelerao de 9,81 m/s2, seria o equivalente a ele esta em repouso em um campo gravitacional de aproximadamente de 9,81 m/s2.

Figura 3. O raio de luz que entra pela parede lateral da cabine do elevador acelerado para cima livre de efeito gravitacional , e curvado, pelo principio da equivalncia essa acelerao equivale a uma gravidade com a cabine em repouso

A equivalncia entre a massa inercial e a massa gravitacional, fundamenta ainda mais o principio da equivalncia. Imaginamos um raio de luz passando pela parte lateral da cabine do elevador, para um observador que se encontraria externo a cabine a luz no curvar, mas para um observador dentro da cabine do elevador acelerado pra cima em um local ausente de gravitao, a luz entrar em um ponto e sair em outro ponto abaixo.

E devido a analise do principio da equivalncia, que a luz se curva por causa da acelerao da cabine equivalendo a um campo gravitacional. Atravs da analogia conseguida graas ao principio da equivalncia, foi possvel inferir que se um raio de luz passasse por algum campo gravitacional ele sofria um desvio. o que acontece quando o Sol se situa entre a Terra e uma estrela distante, o seu campo gravitacional deflete a luz de uma estrela, alterando sua posio aparente conforme a Fig. 4.

Figura 4. Desvio da luz por uma estrela devido ao campo gravitacional solar.

A comprovao experimental da deflexo da luz nesses moldes foi feita em 1919 durante um eclipse solar pelo astro fsico ingls Arthur Stanley Eddington (1869 1947). Foram arrumadas duas expedies em lugares distintos uma para a ilha do prncipe na frica (possvel ponto em que os raios da estrela atingissem a Terra) e para a cidade Sobral no estado do Ceara. O resultado conforme a teoria de Einstein previa. Alem da curvatura da luz de um corpo o campo gravitacional modificaria outra grandeza: o espao-tempo. Segundo Barreto (2009, p.56) Einstein [...] atribua a gravidade a uma deformao do espao-tempo. Podemos utilizar um exemplo citado por Barreto em seu livro Einstein para o ensino Mdio que pode ilustrar a explicao de Einstein para a gravidade da seguinte maneira: pega-se um lenol e estica suas quatro pontas, em seguida coloca-se uma ma no meio dele, a curva por volta da ma fica mais acentuada a medida que a aproximamos dela, a ma representa a Terra e a distoro do tecido representa a distoro no espao-tempo. Em seguida colocamos uma bolinha de vidro em cima do lenol, observamos que a bolinha de vidro vai de encontro ma, o que acontece com um corpo prximo a superfcie da Terra.

Observamos que a explicao da atrao gravitacional dada por Einstein diferem aqueles dados por Galileu e Newton, mas mostram os mesmos resultados. Dessa forma quando soltamos uma bolinha nas proximidades do tecido essa se dirigir para a ma, esse comportamento representa uma analogia de corpo que se encontra prximo a terra e puxado para a ma como conseqncia da curvatura do espao-tempo. Vale salientar que o mesmo resultado encontrado pela teoria de Galileu em que corpos caem prximos a superfcie da Terra.

6 CONCLUSO

Por duas vezes Einstein mudou completamente nossa forma de observar o mundo, em 1905 com publicao da teoria da relatividade especial e em 1915 com a geral. A atribuio de Einstein a inexistncia do meio material da luz, no caso do ter, foi um passo importantssimo para que a teoria da relatividade especial adotasse a invariabilidade da velocidade da luz possuindo o mesmo valor para todos os observadores. A quebra do conceito de simultaneidade possibilitou a formulao do conceito de tempo prprio, e esse principio o que explica a dilatao do tempo, o aumento da massa de um corpo a diferena entre comprimentos de observadores que se movem entre si a uma velocidade aprecivel da luz. A teoria da relatividade geral mostra-nos conseqncias surpreendentes, como a curvatura da luz e do espao-tempo, assim como uma nova viso das conseqncias do campo gravitacional de um corpo.

REFERNCIAS

BARRETO, Marcio. Einstein para o ensino mdio. Campinas: Papirus, 2009.

CHERMAN, Alexandre. Sobre os Ombros de Gigantes: uma histria da fsica. Rio de Janeiro: JZE, 2004.

HAWKING, Stephen; Mlodinow. Uma nova historia do tempo. Traduzido por Vera de Paula Assis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

NUSSENVEIG, Moyses. Curso de fsica bsica: fluidos, oscilaes e ondas, calor. 4. ed. So Paulo:Edgar Bulcher, 2002 v.2. RUSSELL, Bertrand. ABC da relatividade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

TIPLER, Paul Allan; MOSCA, Gene.Fsica para engenheiros v.3: Fsica Moderna: Mecnica Quntica, Relatividade e estrutura da matria. Traduzido por Fernando Ribeiro da Silva, Gisele Maria Ribeiro. 5. ed. Rio de janeiro: LTC, 2006.

Anda mungkin juga menyukai