Anda di halaman 1dari 5

Fratura

Fratura a quebra de um osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento. H dois tipos de fraturas: as fechadas, que, apesar do choque, deixam a pele intacta, e as expostas, quando o osso fere e atravessa a pele. As fraturas expostas exigem cuidados especiais, portanto, cubra o local com um pano limpo ou gaze e procure socorro imediato. Fratura fechada - sinais indicadores Dor ou grande sensibilidade em um osso ou articulao. Incapacidade de movimentar a parte afetada, alm do adormecimento ou formigamento da regio. Inchao e pele arroxeada, acompanhado de uma deformao aparente do membro machucado. O que no fazer No movimente a vtima at imobilizar o local atingido. No d qualquer alimento ao ferido, nem mesmo gua. O que fazer Solicite assistncia mdica, enquanto isso, mantenha a pessoa calma e aquecida. Verifique se o ferimento no interrompeu a circulao sangunea. Imobilize o osso ou articulao atingido com uma tala. Mantenha o local afetado em nvel mais elevado que o resto do corpo e aplique compressas de gelo para diminuir o inchao, a dor e a progresso do hematoma.

Entorse a toro de uma articulao, com leso dos ligamentos (estrutura que sustenta as articulaes). Os cuidados so semelhantes aos da fratura fechada.

Luxao o deslocamento de um ou mais ossos para fora da sua posio normal na articulao. Os primeiros socorros so tambm semelhantes aos da fratura fechada. Lembre-se de que no se deve fazer massagens na regio, nem tentar recolocar o osso no lugar.

Contuso uma rea afetada por uma pancada ou queda sem ferimento externo. Pode apresentar sinais semelhantes aos da fratura fechada. Se o local estiver arroxeado, sinal de que houve hemorragia sob a pele (hematoma).

Improvise uma tala Amarre delicadamente o membro machucado (braos ou pernas) a uma superfcie, como uma tbua, revista dobrada, vassoura ou outro objeto qualquer. Use tiras de pano, ataduras ou cintos, sem apertar muito para no dificultar a circulao sangunea. Improvise uma tipia Utilize um pedao grande de tecido com as pontas presas ao redor do pescoo. Isto serve para sustentar um brao em casos de fratura de punho, antebrao, cotovelo, costelas ou clavcula. S use a tipia se o brao ferido puder ser flexionado sem dor ou se j estiver dobrado.

Imobilizao
.

Fratura: toda soluo de continuidade sbita e violenta de um osso. A fratura pode ser fechada quando no houver rompimento da pele, ou aberta (fratura exposta) quando a pele sofre soluo de continuidade no local da leso ssea. As fraturas so mais comuns ao nvel dos membros, podendo ser nicas ou mltiplas. Na primeira infncia, freqente a fratura da clavcula. Como causas de fraturas citam-se, principalmente, as quedas e os atropelamentos. Localizaes principais: (a) fratura dos membros, as mais comuns, tornando-se mais graves e de delicado tratamento quanto mais prximas do tronco; (b) fratura da bacia, em geral grave, acompanhando-se de choque e podendo acarretar leses da bexiga e do reto, com hemorragia interna; (c) fratura do crnio, das mais graves, por afetar o encfalo, protegido por aquele; as leses cerebrais seriam responsveis pelo choque, paralisia dos membros, coma e morte do paciente. A fratura do crnio uma ocorrncia mais comum nas grandes cidades, devido aos acidentes automobilsticos, e apresenta maior ndice de mortalidade em relao s demais. O primeiro socorro precisa vir atravs de aparelho respiratrio, pois os pacientes podem sucumbir por asfixia. Deve-se lateralizar a cabea, limpar-lhe a boca com o dedo protegido por um leno e vigiar a respirao. No se deve esquecer que o choque pode tambm ocorrer, merecendo os devidos cuidados; (d) fratura da coluna: ocorre, em geral, nas quedas, atropelamentos e nos mergulhos em local raso, sendo tanto mais grave o prognstico quanto mais alta a fratura; suspeita-se desta fratura, quando o paciente, depois de acidentado, apresenta-se com os membros inferiores paralisados e dormentes; as fraturas do pescoo so quase sempre fatais. Faz-se necessrio um cuidado especial no sentido de no praticar manobras que possam agravar a leso da medula; coloca-se o paciente estendido no solo em posio horizontal, com o ventre para cima; o choque tambm pode ocorrer numa fratura dessas. Obs: Jamais alinhe uma fratura

Imobilizao no cotovelo

Imobilizao do brao esticado

Imobilizao da mandbula

Imobilizao da mandbula inferior

Imobilizao no nariz

Bandagem no trax

A imobilizao na coluna cervical, feita aps ter aplicado tcnicas de estabilizao da coluna cervical e a colocao de um colar cervical conforme o tamanho da pessoa.

Tcnica para girar caso no haja respirao ou esteja com dificuldade de respirar

Imobilizao da bacia ou do fmur

Imobilizao do p ou tornozelo

Imobilizao da tbia

Imobilizao do tornozelo

Anda mungkin juga menyukai