Anda di halaman 1dari 2

Giardiasis Girdiase

O que a Girdiase?
Girdiase um tipo de gastroenterite (gastro) causada por um minsculo parasita, Giardia Lamblia que vive nos intestinos. A Girdiase pode afetar qualquer pessoa, porm ela mais comum em bebs, crianas jovens e adultos de 20 a 40 anos.

Portuguese
Pessoas e animais podem portar a Girdia em suas fezes e no apresentar nenhum sintoma. Estas pessoas ou animais podem, mesmo assim, transmitir a doena para ou-tros. Animais de estimao ou de criao em quintas (fazendas) e a gua potvel conta-minada tambm podem transmitir os parasitas Girdia.

Quais so os sintomas da Girdiase?


Os sintomas mais comuns da Girdiase so diarria, nusea e cibras estomacais. No entanto, em alguns casos no h sintomas. Depois de infectado voc leva normalmente de sete a dez dias para ficar doente. Para descobrir a causa da doena necessrio saber onde esteve e o que comeu e bebeu na quinzena antes de ficar doente. A doena pode durar de poucos dias a se-manas.

Eu Penso Que Devo Ter Girdise O Que Devo Fazer?


Se tiver Girdise avise o seu mdico imediatamente. Assim voc receber o tratamento e conselhos adequados e poder tomar as devidas precaues para reduzir a transmisso da doena

Posso Continuar a Trabalhar?


Pessoas que manuseiam alimentos, cuidam de crianas ou trabalhadores sanitrios que tenham Girdise no devem trabalhar at que os sintomas desapaream. Crianas no devem ir a creches, jardins da infncia ou escolas at passar os sintomas.

Onde Encontrada a Girdia?


Os parasitas Giardia Lamblia so encontrados em seres humanos e em animais selvagens, de criao em quintas (fazendas) e em animais de estimao.

Como transmitida a Girdise?


Pega-se a Girdise quando o parasita ingerido pela boca e a maneira mais comum de isto acontecer e atravs da transmisso de pessoa para pessoa. Pessoas com Girdise tm parasitas Giardia Lamblia nas fezes. Se estas pessoas no lavam bem as mos aps ir casa de ba-nhos, elas podem, com suas mos contaminadas, transmitir os parasitas a superfcies e objetos que podero ser tocados por outras pessoas. As mos contaminadas tambm podem transmitir os parasitas a alimentos que podero ser ingeridos por outras pessoas. As mos tambm podem contaminar-se com a bactria ao trocar-se as fraudas de um beb que tenha a Girdise.

O Que Posso Fazer Para No Contaminar Minha Famlia


Em sua casa o risco de transmisso da Girdise pode ser reduzido. muito importante que pessoas com girdise ou gastroenterite no cozinhem ou manuseiem alimentos que sero comidos por outras pessoas e que ningum use as suas toalhas e esponjas.

O que Posso Fazer Para No Pegar a Girdise?


Seguindo-se as seguintes precaues, qualquer pessoas pode fazer algo para evitar o contgio da girdise:

Lavar as Mos Cuidadosamente


Toda a gente deve lavar bem as mos com sabo e gua quente e corrente por pelo menos dez segundos: antes de cozinhar; antes de comer; depois de ir casa de banhos ou trocar fraudas; depois de fumar; depois de usar um leno de papel ou de pano; depois de trabalhar no jardim; depois de brincar com animais de estimao. Pessoas que manuseiam alimentos devem usar toalhas de papel descartveis ou secador a ar para enxugar as mos.

Limpeza da Casa
Casas de banho e latrinas devem ser limpos freqentemente para evitar a transmisso de infeces. Tome cuidado especialmente com o assento e a descarga da latrina, torneiras e mesas de trocar fraudas. Caixas de areia podem ser contaminadas com as fezes e urina de animais. Penere a areia com freqencia e remova as fezes de animais. Cubra a rea quando no estiver a us-la.

gua No Tratada
gua sem tratamento proveniente diretamente de lagos ou rios pode estar contaminada e deve ser fervida antes do consumo.

Armazenar e Manusear Alimentos com Cuidado


Cozinhe bem toda a comida crua. Lave cuidadosamente as verduras e legumes crus antes de com-los. Re-aquea os alimentos at que eles atinjam a temperatura interna de pelo menos 60C.

Creches
As crianas so particularmente suscetveis girdise. O trocar de fraldas e a falta de higiene adequada das crianas faz com que a transmisso desta doena seja particularmente alta nas creches. importante que nas creches as mos sejam sempre bem lavadas e os procedimentos de higiene sejam observados para controlar a transmisso destes parasitas.

Observao para Usurios de Fornos de Micro-Ondas


Lembre-se que uma parte do processo de cozimento com micro-ondas o tempo de espera aps o desligamento do forno. Se utilizar um forno de micro-ondas, leia cuidadosamente as intrues do fabricante e obedea o tempo de espera aps o desligamento para se certificar que os alimentos esto completamente cozidos antes de com-los.

Para maiores informaes contactar a Unidade de Doena contaminada, no Departamento de servisos Humanos telefone numero (03) 9637 4000. Uma publicaao do Departamento do centro da Saude.

May 2000

Anda mungkin juga menyukai