Anda di halaman 1dari 70

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

DELTA CURSOS

CURSO BSICO 2D DE

AUTOCAD 2011

DELTA CURSOS

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Introduo O objetivo desta apostila ensinar de forma simples, objetiva e didtica, os recursos do AUTOCAD para projetar em duas dimenses. Os ensinamentos includos abrangem a maioria das necessidades dos profissionais e das empresas, enfocando de forma especial as partes crticas do programa. Sendo o AUTOCAD um programa com grande nmero de comandos e opes, e considerando sua interface pouco amigvel, sugiro que prestem bastante ateno nas explicaes que com certeza muitos "macetes" e dicas faro diferena na produtividade e na qualidade de seus servios. Conceitos CAD - A sigla CAD vem do ingls "Computer Aidded Design" que significa Desenho Assistido por Computador. Na verdade so programas (softwares) para computador especfico para gerao de desenhos e projetos. AUTOCAD - O AUTOCAD um programa (software), que se enquadra no conceito de tecnologia CAD utilizado mundialmente para a criao de projetos em computador. Na verdade, AUTOCAD o nome de um produto, assim como Windows, Office (Word, Excel,...),etc. Existem outros softwares de CAD como MicroStation, VectorWorks, IntelligentCad; para modelamento tridimensional e paramtricos como Catia, Pro Engineer, Solid Works, Solid Edges, etc. Aplicabilidade - Muitos dos programas CAD que existem no mercado aplicam-se a uma necessidade especifica, como arquitetura, mecnica, eltrica, geoprocessamento entre outras. Autodesk - Autodesk o nome da empresa que desenvolve e comercializa o AUTOCAD.

DELTA CURSOS

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

INICIANDO O AUTOCAD Ao iniciarmos o AutoCAD, este se apresenta de uma maneira baseada em um modelo j predeterminado como na imagem abaixo.

O entorno do AUtoCAD 2011 comea em um Work Space (espao de Trabalho) denominado Desenho e Anotao 2D, sendo este uma rea de trabalho bidimensional, onde basearemos nosso curso. O programa abre este modelo predeterminado de um Modelo de Desenho, chamado acadiso.dwt, que significa que uma arquivo do tipo de planilha de desenho, que contem as configuraes pr- determinada para o inicio de um desenho tais como: tamanho de rea de desenho, estilos de texto, tipos de camada, tipos de linhas, tipos de contas entre outros.

DELTA CURSOS

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Interface do AutoCAD Uma vez aberto o AutoCAD, a tela deste programa possui vrias reas que devem ser destacadas. 1 2 3 6 4 5

8 CURSOR

7 REA GRFICA

9 ICONE UCS

10 LINHA DE COMANDO

11

1. Menu de Aplicaes Este menu oferece um fcil acesso a uma grande variedade de ferramentas para a a administrao dos arquivos dispostos de um modo pratico listado em forma de menu vertical.

DELTA CURSOS

AUTOCAD 2011 BSICO 2D A B C

A) Localizar: uma ferramenta de consulta que permite buscar nos arquivos a personalizao da interface do Usurio B) Documentos Abertos Recentemente: permite ver e acessar os documentos recentemente abertos e usados, apresentando cones de pr-visualizao, o que facilita o seu reconhecimento. C) Ferramenta de Pr-Visualizao: permite o usurio do CAD pr-visualizar os arquivos em cones grandes ou pequenos. D) Menu de Ferramentas: a. Novo: criar arquivos de desenhos novos b. Abrir: abrir arquivos existentes c. Salvar: salvar arquivos de desenhos d. Salvar como: salvar arquivos de desenho em diferentes formatos e. Exportar: exportar os arquivos de AutoCAD para outros formatos f. Imprimir: imprimir arquivo de diversas formas g. Publicar: publicar arquivo h. Enviar: envio eletrnico do arquivo i. Utilitrios de Desenho: ferramentas para a manuteno dos arquivos
DELTA CURSOS

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

j.

Fechar: fechar o desenho

E) Opes: abre uma caixa de dialogo onde esto vrios recursos de configuraes do AutoCAD e seus funcionamentos. F) Sair AutoCAD: permite sair do programa. 2. Barra de Ferramentas Rpidas: nada mais que a barra de ferramentas apresentada de uma forma mais pratica, que contem:

a. b. c. d. e. f. g.

Novo: abre uma nova planilha de desenho Abrir: abre arquivos existentes Salvar: salva o arquivo de desenho atual Salvar como: salva uma cpia do arquivo atual Desfazer: desfaz a ultima ao Refazer: reverte a ultima ao do undo Plotar: imprime em uma impressora configurada o projeto contido no arquivo

3. Barra de Ttulo: mostra a verso do AutoCAD e o nome do arquivo ativo.

4. Infocenter: ferramenta que otimiza a consulta de ajuda.

5. Botes de Ttulo: Servem para minimizar, restaurar, maximizar e fechar a janela de desenho.

6. Ribbon: Esta ferramenta vem para substituir a barra de ferramentas, promovendo um fcil acesso as ferramentas existentes no autocad, atravs de um agrupamento de guias e painis. Cada guia pode conter vrios painis, e este ltimo pode coner varias ferramentas. Estas ribbon, como aconteciam com as barras de ferramentas, podem ser desgrudadas de seu local e distribudo de forma que o usurio preferir.

O Ribbon est composta das seguintes guias: a) b) c) d) Padro Inserir Anotao Paramtrico
DELTA CURSOS

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

e) Vista f) Gerenciar g) Sada

a) Guia Padro a guia principal que constantemente empregamos nos nossos desenhos contento as ferramentas bsicas para o desenho e sua edio. Esta guia contm os painis:

- Desenhar: contem os comandos usuais de desenho

- Modificar: contem os comandos de edio e desenho

- Camadas: contem os comandos de controle de Layers (camadas)

- Anotao: contem os comandos de edio de textos, cotas, tabelas e diretrizes

DELTA CURSOS

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

- Bloco: contem os comandos de criao, edio, insero e manejo de atributos dos blocos

- Propriedades: contem as ferramentas de propriedades das entidades de desenho como cor, espessura, tipo de linha entre outros

- Utilitrios: contem as ferramentas de utilidades para o desenho, entre elas o Quick Select, Select All, Quick Calc, distancia, radio, ngulo, rea e volume

- rea de Trabalho: contem as ferramentas de copiar e colar da maneira de clipboard e a combinaes de propriedades.

b) Guia Inserir Para o nosso curso vamos ver somente o painel de blocos

DELTA CURSOS

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

- Bloco: este painel contem as ferramentas para a criao, insero e edio dos blocos de desenho.

c) Guia Anotao: esta guia administra as ferramentas de texto, cotas, tabelas, marcadores, indicadores e comandos relativos as escalas de anotao.

- Texto: controla as ferramentas de formatos e estilos de texto, gerao de textos simples ou textos mltiplos, altura do texto, titulao de textos e corretor ortogrfico dos mesmo.

- Cotas: este painel controla a criao dos estilos de cotas e os diferentes comandos de cotas existentes e comandos especficos para a sua edio.

- Chamada de Detalhes: controla a criao de estilos de indicaes e os seus comandos de insero.

- Tabelas: permite a criao de tabelas e o controle dos estilos das mesmas. Permite tambm a importao de planilhas do excel de atravs de comandos especficos.

DELTA CURSOS

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

- Marcas de Reviso: contem os marcadores que destacam as reas de reviso, correo e detalhes. Cobertura e Nuvem de Reviso.

- Escala de Anotao: insere e elimina a escala ativa aos objetos, contem uma lista pr pronta de escalas de arquivo.

d) Guia Paramtrico Esta guia contem as ferramentas de de desenho paramtrico, que permitem colocar restries a geometria bidimensional das entidades de desenho, controlando a relao de posio entre elas.

e) Guia Vista Contem os comandos que permitem visualizar o desenho, como zoons, sistema de navegao, vistas e sistemas de coordenadas do Usurio UCS

f) Guia Gerenciar Contem as diversas ferramentas para a administrao dos arquivos do AutoCAD, como a gravao dos procedimentos, customizaes e a insero e criao de aplicativos.

DELTA CURSOS

10

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

g) Guia Output Contem os comandos que controlam o sistema de impresso e exportao dos arquivos do AutoCAD.

7. rea Grfica o local onde visualizaremos e utilizaremos todos os comandos de construo, visualizao e modificao de um desenho. Esta rea possui dimenses infinitas.

9. Icone UCS: Representa o Sistema de Coordenadas Universal.

DELTA CURSOS

11

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

10. Linha de Comando: Esta janela a qual nos permite interagir com o programa, todas as entradas e solicitaes dos comandos so gerenciados por esta janela.

11. Barra de Status Contem as ferramentas de preciso para o desenho no Autocad.

Estas so as primeiras 15 ferramentas bsicas:

9 10 11 12 13 14 15

1. Contador de Coordenadas: o valor numrico da posio do cursor de tela. Esta unidade adimensional. Pode ser mm, cm, km, polegadas, etc..., ou qualquer outra unidade imaginada, pois o AutoCAD no trabalha com unidades no desenho, e todos desenhos sero feitos em escala real. Os nmeros indicam as coordenadas cartesianas (X,Y). Por exemplo: 10,10 indica que a posio do cursor de tela 10 (qualquer unidade) em relao ao eixo X e 10 em relao ao eixo Y 2. Inferir Restries: ativa e desativa as restries geomtricas.

3. Modo Snap: Tabula o cursor de tela na dimenso selecionada para que possamos desenhar com um pouco a mais de preciso. Pode ser trabalhado em qualquer dimenso escolhida. Ajuste o Snap atravs dos guias Snap X e Snap Y Spacing. Os guias Angle, X Base e Y Base so utilizados para se trabalhar em um plano isomtrico 4. Exibir Grad: Cria uma grade de pontos dentro do DRAWING LIMITS ajustado. Acerte seu espaamento nas guias X e Y Spacing. Podemos lig-lo e deslig-lo mais rapidamente atravs da tecla F7 5. Modo Ortho: condiciona o deslocamento do cursor de maneira ortogonal. 6. Rastreamento Polar: Liga e desliga o mtodo de criao polar (mostrando posies verticais e horizontal na areal de trabalho) 7. Snap de Objeto: outro sistema magntico para pontos de preciso em entidades. Com este item ligado podemos obter os comandos de preciso de uma entidade sem precisar entrar no Menu Osnap
DELTA CURSOS

12

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

8. Snap de Objeto 3D: ativa a referencia de objetos em elementos volumtricos. 9. Rastreamento de Snap de Objeto: Ativa o rastreador de referencia a objetos 10. UCS Dinmico: permite o uso do UCS Dinmico em modelos tridimensionais 11. Entrada Dinmica: estabelece a entrada dinmica dos comandos 12. Espessura de Linha: permite ver as espessuras dos elementos na tela 13. Transparncia: mostra ou oculta a transparncia dos opjetos e layers 14. Propriedade Rpida: ativa o painel de propriedades rpidas 15. Ciclo de Seleo: estabelece a seleo cclica dos objetos. Pressionando o boto direito do mouse sobre as ferramentas, Snap, Polar e Osnap aparecem os seguintes menus, que mostram as configuraes e opes de preciso desenho das trs ferramentas especficas.

DELTA CURSOS

13

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Pressionando o boto direito sobre qualquer um dos 15 primeiros botes da Barra de Status, e selecionando a opo Display, apresentas as teclas de funo que ativam ou desativam a maioria destes botes.

No canto inferior direito da barra de Status esto localizados os seguintes botes:

5 6

8 9 10

11

1. Modelo: permite trocar entre o espao de desenho e o de impresso 2. LayOut Vista Rpido: permite ver rapidamente e de maneira cmoda os vrios layouts do mesmo arquivo. 3. Desenhos de Vista Rpida: permite ver de maneira rpida os vrios arquivos abertos simultaneamente. 4. Escala de Anotao: estabelece a escala dos objetos anotativos 5. Visibilidade da Anotao: mostra os objetos anotativos em todas as escalas 6. Escala de Anotao Automtica: insere escalas automticas aos objetos anotativos, quando a escala de desenho muda.
DELTA CURSOS

14

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

7. Alternncia entre espaos de Trabalho: troca o espao de trabalho 8. Toolbar/Windows positions unlock: bloqueia ou desbloqueia a posio das barras de ferramentas e guias de ferramentas. 9. Acelerao por Hardware: ativa ou desativa o acelerador das prestaes grficas; 10. Isolar Objetos: isola os objetos selecionados. 11. Limpar Tela: Limpa a barra de ferramentas e as guias ferramentas. MENU DE OPES Este menu permite ao usurio configurar o entorno de trabalho e a maneira com que vai ser desenhado os elementos no AutoCad. Este comando est disponvel no menu de aplicaes ou pela linha de comando com o atalho op. Aba Exibir

01

02

03

01 Elementos de Janela - exibe ou oculta elementos na janela. 02 Cores modifica as cores dos elementos da janela do Autocad. 03 Elementos de Layout exibe ou oculta opes e elementos no espao de papel

DELTA CURSOS

15

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Aba Abrir e Salvar

01

02

03

01 Salvar como: Seleciona uma verso padro para o Autocad salvar o arquivo 02 Gravao Automtica Define o intervalo de tempo em que o Autocad ir salvar automaticamente o arquivo, uma vez que ele j tenha sido salvo pelo usurio. 03 Extenso define a extenso do arquivo de salvamento automtico. Aba Preferncia do Usurio

01

02 A

DELTA CURSOS

16

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

01 configura a Funo do boto direito do mouse A configurar o autocad para repetir o ultimo comando e ser boto enter 02 configura a unidade de insero dos elementos grficos criados sem unidade especificada. ENTORNOS DE TRABALHO Espao do Modelo e Espao do Papel A ideia consiste em criar o desenho na janela do Espao do Modelo, e realizar a configurao de impresso e a apresentao do desenho no Espao do Papel. No espao do modelo, o entorno ao qual entramos ao abrir o Autocad 2011, ou criarmos um novo arquivo com base no arquivo acadiso.dwt, no qual criaremos nosso desdenho em 2D, onde a principio trabalharemos de forma adimensional e sem restries de espao, uma vez que o plano cartesiano por conceito infinito. E no espao do Papel, onde realizaremos a Apresentao (layout) de nosso desenho e seu processo de impresso. Mesmo sendo possvel a realizao da diagramao da lmina de impresso no Espao de Modelo, no espao de papel nos permite criar varias janelas de vistas diferentes e varias escalas do mesmo desenho.

Para passar de um espao para outro, seleciona-se as fichas ou botes de Model ou LayOut.

DELTA CURSOS

17

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Espao do Papel ESPAOS DE TRABALHO (workspaces) De maneira pr-estabelecidas, o Autocad vem com quatro espaos de trabalho definidos: Desenho e Anotao 2D, Introduo ao 3D, Modelagem 3De AutoCad Clssico. Estes espaos de trabalho contem todas as ferramentas necessrias para desenhar e editar seja em um meio bidimensional ou tridimensional, e se podem agregar mais espaos de trabalhos personalizados., onde o usurio avanado configura as ferramentas de uso comum.

DELTA CURSOS

18

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

No canto inferior direito da janela do programa se encontra o cone dos espaos de trabalho, como tambm no canto superior esquerdo na barra de acesso rpido

ACESSO AOS COMANDOS 1.1 Funes do Mouse Os mouses tm funes um pouco diferente no AutoCAD. O boto do meio exerce uma funo a mais. Mas se voc no possuir um mouse de trs botes no se preocupe. Para ativar o Menu de Preciso Menu OSNAP basta manter pressionada a tecla Shift do seu teclado e clicar o boto esquerdo do mouse (Enter) ou no teclado (tecla Enter). Muitos mouses de trs botes no fazem abrir o Menu Osnap no segundo boto, devido a estes possurem outras configuraes.

Boto de Seleo
Ativa comandos nos Menus ou seleciona entidades de desenho

Boto ENTER
Mesma funo que ENTER do teclado e funo de cancelar comandos

SHIFT + ENTER Boto Wheel


Boto rolante que d Zoom e Pan (move a tela) no desenho Ativa o menu OSNAP de comandos de preciso

2.2 Linha de Comando. a rea onde mostrado comando que est sendo utilizado. Quando seu status COMMAND: (sem nada escrito na frente) significa que o AutoCAD est esperando por um comando, ou seja, ele est sem nenhum comando. Esta rea tambm indica, alm do comando ativo, o que o comando nos pede. LEMBRE-SE: muito importante acostumar a olhar sempre para esta regio, pois ela mostra o comando que est sendo executado e os parmetros necessrios para conclu-los. A partir do AutoCAD 2006, esta regio no pode ser desligada e podemos nos guiar somente pelo Dynamic Input, apesar deste nem sempre mostrar todas as opes dos comandos. Para desabilitar ou reabilitar a linha de comando, digite CTRL+9.

DELTA CURSOS

19

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

2.3 Entrada Dinmica Esta Ferramenta, ao igual que a linha de comando, constitui um meio de comunicao entre o programa e o operador. A particularidade da entrada dinmica esta na maneira grfica e simultnea com a que se faz o insero dos dados, a ateno do operador se foca na altura do cursor, mais que na linha de comando. Isto facilita a leitura das informaes, as solicitaes do programa e a insero dos dados. Pro exemplo para desenhar um retngulo, estes so dados que so solicitados para a entrada dinmica.

COMANDOS DE VISUALIZAO Os comandos de visualizao so aqueles que nos permitem visualizar melhor os detalhes do desenho, como dar zoom, mover a tela, ter as diferentes vistas prconfiguradas entre outros. No AutoCad 2011 estes comandos de visualizao esto acessveis por uma barra rpida localizada na direita da tela, ou na guia view aba de navegao

DELTA CURSOS

20

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Cubo de vistas: mais utilizada para desenhos em 3D, permite susualizar as vistas pr existentes no autocad, como a vista de topo, vistas laterais, vistas isomtricas e outras mais.

Pan: permite arrastar a tela de desenho em tempo real.

Zoom: o metodo para controlar a visualizao na tela de desenho. Deternima o lovcal e o grao de aproximao ou afastametno da rea grfica. No afeta as medidas do desenho, somente estabelece o quo perto ou longe vemos os elementos grficos. Estes elementos do AutoCad so vetores, por isso que admitem zoons infinitos. Existem varias possibilidades de Zoom, que so elas: Zoom Aumentar - D-se zoom de modo a entrar no desenho. O Zoom In dobra a viso do desenho na rea grfica.

Zoom Diminuir - D um zoom de modo a sair do desenho. O zoom out dobra a viso de distanciamento do desenho na rea grfica.

Zoom Janela D um zoom abrindo uma janela e o que esta dentro dela ser ampliado. Com o boto de seleo clicamos o primeiro ponto, arrastamos o mouse e posteriormente um segundo ponto, que forma a outra aresta da janela.

Zoom Todos D-se um zoom em todo o desenho, contando que todo ele esteja dentro do Drawig Limits, seno ele s visualizar o drawing limits ativo

DELTA CURSOS

21

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Zoom Anterior - Retorna ao ultimo zoom que foi realizado no desenho. O auto cad grava at os ltimos 10 zooms que foram dados

. Zoom Escala D um zoom escalado. No Zoom Escale digita-se uma escala no formato x/y, que pode ampliar ou reduzir a viso do desenho. Por exemplo: se a escala for 1/2., vamos reduzir a viso por 2, e se for 2/1 ampliaremos a viso 2 vezes.

Zoom Dinmico - Parecido como zoom janela, o zoom dinmico abre uma janela, que tem as dimenses x e y iguais rea de trabalho, ou seja, voc pode ampliar ou reduzir com o zoom dinmico, e o que voc selecionar vai aparecer exatamente na rea de trabalho. Enquanto que no zoom janela, isto j no acontece.

Zoom Centro - O zoom center nos pede um ponto central, que ser o ponto central da tela aps o zoom. Logo aps clicarmos na rea grfica o ponto central, este zoom nos pede uma magnificaco, que na verdade uma escala em forma de um nico numero. Se digitarmos um nmero superior ao mostrado no prompt de comando, o zoom diminui. Se digitarmos um nmero inferior ao mostrado no mostrado no prompt de comando o zoom aumenta

. Zoom Extenso D um zoom em todo desenho independente do drawing limits.

Zoom Tempo Real No formato tempo real, damos um zoom de modo a entrar no desenho em tempo real. Logo depois de ativar o comando zoom clicando e segurando e segurando o boto de seleo e movendo o cursor de tela para cima, entramos no desenho para baixo samos do desenho. Tudo em tempo real. Para desativar o zoom tempo real, damos um enter no teclado ou no esc.

DELTA CURSOS

22

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Zoom Objeto Este tipo de zoom nos pede uma ou mais entidades a serem selecionadas e encaixa estes objetos na tela.

SISTEMAS DE COORDENADAS: Quando precisamos construir um desenho com dimenses exatas no AutoCAD, necessitamos orientar esta construo fornecendo dados de sentido e valores pelo mouse ou digitado a travs do teclado. o que chamamos de entradas de coordenadas. Mesmo hoje com vrias atualizaes do AutoCAD, com algumas outras funes de facilitao de entradas de dados, o entendimento das coordenadas crucial para o posicionamento e um bom desempenho na execuo dos desenhos. Estas coordenadas podem ser absolutas ou relativas.

Coordenadas absolutas. As coordenadas absolutas cartesianas trabalham como se fosse a introduo de coordenadas de pontos num grfico, adicionando-se um ponto na tela ou teclando em pare coordenados X e Y, separados por vrgula. Essas coordenadas tem como base o zero absoluto (Canto inferior esquerdo da tela grfica) do AutoCAD (interseo do eixo X com o eixo Y) o ponto 0,0.

NOTA: As Coordenadas Absolutas so de pouca utilidade na questo de construo de desenhos, pois no propicia uma forma rpida de execuo, por que sempre teremos que fazer clculos em funo das coordenadas absolutas x ,y para traar uma determinada medida, mas o seu entendimento se faz para necessrio, para que possamos entender como o Autocad trabalha, e perceberemos que quando trabalhamos com coordenada relativa a no introduo do @ o autocad nos envia uma coordenada absoluta.

DELTA CURSOS

23

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Coordenadas Relativas o sistema onde se especificam uma distncia em relao ao ltimo ponto, podendo ser cartesianas ou polares. Para informaes o AutoCAD entenda a coordena a relativa, utiliza-se o smbolo @ antes do par coordenado. A coordenada relativa resolve nosso problema que tnhamos nas coordenadas absolutas , quando desejamos criar uma linha com uma certa distncia a partir de um ponto qualquer, temos que dizer para o AutoCAD que a partir do ponto clicado ou j definido o ponto 0,0; para isso e s indicar antes da coordenadas o smbolo de @. Ficando mais fcil a execuo dos desenhos, s tendo o cuidado para digitao das coordenadas seguindo as orientaes do plano cartesiano. .

Coordenadas Relativas Polares H algumas situaes em que no somente trabalhamos com coordenadas X,Y (eixos ortogonais) quando trabalhamos com o comprimento diagonais necessitamos definir esta linha ou um deslocamento A Coordenada Relativa Polar vem resolver este nosso problema. Enquanto o coordenadas relativas segue o padro do plano cartesiano, a coordenada polar segue uma configurao como se fosse um transferidor de 0 a 360. Considere que a partir daqui trabalharemos com a coordenada polar relativa, isto utilizando o smbolo @, como na cartesiana relativa existe a coordenada polar absoluta mas no abordaremos o assunto devido a sua tambm pouca utilidade s e adicionamos um valor e ngulo por exemplo 25<30 o autocad buscar um ponto radial de 25 unidades da origem absoluta (0,0 ) num ngulo de 30, isto reflete na mesma condio da cartesiana absoluta em clculos desnecessrios desviando a funo do desenho
DELTA CURSOS

24

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

propriamente. A Coordenada Relativa Polar necessita do comprimento L (distncia) e a abertura angulo medido entre o eixo 0(zero) e a linha na qual pretende realizar. Com Default (padro do autocad) a orientao seguida a anti-horrio l-se o ngulo sempre partindo do eixo 0 (Zero). Nota: O smbolo de < (menor) utilizado no significa menor ou maior nada - simplesmente foi smbolo adotado na representao da Coordenada Polar. E utilizaremos o @ relativo a cada ponto.

COORDENADAS AUTOMTICAS ORTOGONAIS Veremos que As Coordenadas Automticas Ortogonais facilitara o nosso trabalho na digitao das coordenadas. Acionamos o comando ORTHO (teclando em F8 ou clicando no boto ORTHO na barra de status), a partir de um ponto empurramos o MOUSE para o lado que se quer construir a linha e digitamos somente o valor que queremos e clicamos <ENTER>, dirigindo o mouse para todo o de nossa construo.

UNIDADES DE TRABALHO Quando, por exemplo, tivermos a distncia entre dois pontos de 10 unidades, o AUTOCAD interpreta esta unidade como adimensional, ou seja, o que voc trabalha considerando a leitura real que voc ir desenvolver seu projeto; se fizer uma linha de 10 unidades podem ser 10 mm, 10 cm, 10m, 10 km, etc. Se comear um desenho trabalhando, por exemplo, que o passo de 1 seja 1m todo desenho voc deve considerar como trabalhando em metros; 0,5m, 1m, 10m e assim vai. Lembrando quem trabalha na mecnica trabalha com milmetros assim 50mm equivalem a andar 50 unidades na tela do AUTOCAD. Neste momento podem achar um pouco estranho, falar sobre tamanho real,
DELTA CURSOS

25

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

mas guarde que sempre ser melhor criar seus desenhos adotando medidas reais que voc mediu ou adotou mediante uma unidade. CONFIGURANDO AS UNIDADES DO AUTOCAD Para o Autocad reconhecer a unidade de trabalho que estamos utilizando, existe um menu de configurao que pode ser acessado pelo comando unidades (units). Neste menu configuramos o tipo de unidades de em que estamos trabalhando a preciso das unidades e o tipo de escala em que estamos inserindo as unidades.

Para definir o estilo de exibio de unidades de desenho 1 Linha de Comando Unidades. 2 Na caixa de dilogo Unidades do desenho, defina os valores da unidade para o desenho. 3 Quando voc altera as configuraes de unidades, poder ver exemplos em Sada de amostra. Em Comprimento, selecione um tipo de unidade e nvel de preciso. Assim, o estilo de exibio de unidades de desenho linear determinado. Em Unidades de desenho para blocos do DesignCenter, selecione a unidade que desejar que seja usada para dimensionar blocos, imagens ou outro contedo inserido no desenho. Se voc no desejar que o contedo inserido seja dimensionado, selecione Sem unidades. Em ngulo, selecione tipo e preciso do ngulo. Assim, o estilo de exibio de unidades de desenho angular determinado. O ngulo de incio padro, 0 graus, fica na direo de 3 horas (ou seja, Oeste). Para especificar uma direo de ngulo, clique em Direo, e a seguir selecione o ngulo base na caixa de dilogo Controle de direo. A direo do ngulo controla o ponto a partir do qual os ngulos so medidos e a direo em que so medidos. Se voc selecionar Outro, poder inserir um ngulo, ou clicar em ngulo para especificar um ngulo usando seu dispositivo apontador. A medida do ngulo positivo padro anti-horria. 4 Clique em OK para sair de cada uma das caixas de dilogo.

DELTA CURSOS

26

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

PARMETROS DE DESENHO O AutoCad dispe de uma srie de ajudas destinadas a dar uma total preciso ao desenho, no so comandos, mas servem para o complemento a outros comandos a um controle genrico. SNAP DE OBJETO So referncias aos pontos magnticos das entidades grficas enquanto esto sendo executados os comandos. Para estes ligarmos estes pontos magnticos no cone de snap de objeto com um click com o boto direito surge as possibilidades destes pontos, ou nas configuraes que abre uma caixa de dialogo onde se define os pontos que iro ficar sempre ativos quando o recurso snap de objeto estiver ligado.

DELTA CURSOS

27

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

COMANDOS DE DESENHO So os comandos bsicos de existentes na aba Desenhar do Autocad.

LINHA Uma linha um segmento de reta compreendido entre dois pontos. No autocad o comando linha pode constar um segmento ou uma srie de segmentos conectados, mesmo que se trabalhe com elas de formas diferentes.

Para desenhar linhas 1 Linha de Comando Linha. 2 Especificar o ponto inicial. Voc pode usar o dispositivo apontador ou inserir valores de coordenada na linha de comando. 3 Complete o primeiro segmento de linha especificando a extremidade final. Para desfazer o segmento de linha anterior durante o comando LINHA, insira u ou clique em Desfazer na barra de ferramentas. 4 Especifique as extremidades de quaisquer segmentos de linha adicionais. 5 Pressione ENTER para finalizar ou c para fechar uma srie de segmentos de linha. Para iniciar uma nova linha no ponto final da ltima linha desenhada, inicie o comando LINHA e pressione novamente ENTER no prompt Especificar ponto inicial. POLILINHA Chama-se polilinha h um ou vrios segmentos de diferentes longitudes e inclinao que se comportam como uma s entidade. Na polilinha, pode ser includa arcos e diferentes raios para o seu desenvolvimento. Criando polilinhas de arcos Quando voc desenha segmentos de arcos em uma polilinha, o primeiro ponto do arco a extremidade do segmento anterior. possvel especificar o ngulo, o centro, a direo ou o raio do arco. possvel tambm completar o arco especificando um segundo ponto e uma extremidade.

DELTA CURSOS

28

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Criando polilinhas fechadas Voc pode desenhar uma polilinha fechada para criar um polgono. Para fechar uma polilinha, especifique o ponto inicial do ltimo lado do objeto, insira c (Fechar), e pressione ENTER. Criando polilinhas largas Voc pode desenhar polilinhas de vrias larguras usando as opes Largura e Meialargura. Voc pode definir a largura de segmentos individuais e faz-los afilar gradualmente de uma largura para outra. Estas opes tornam-se disponveis depois que voc especificar um ponto de incio para a polilinha Para desenhar uma polilinha com segmentos de reta 1 Linha de Comando Polilinha. 2 Especifique o primeiro ponto da polilinha. 3 Especifique a extremidade do primeiro segmento da polilinha. 4 Continue especificando extremidades de segmentos, conforme necessrio. 5 Pressione ENTER para finalizar, ou insira c para fechar a polilinha. Para iniciar uma nova polilinha no ponto final da ltima polilinha desenhada, inicie o comando PLINHA e pressione novamente ENTER no prompt Especificar ponto inicial.

RAIO Comando para construo de semi-linhas (possuem uma das extremidades tendendo ao infinito). Este tipo de linha uma linha auxiliar, que no faz parte do desenho em si. imprimvel, mas somente dentro do DRAWING LIMITS especificado. Para criar uma linha semi-infinita 1 Linha de comando: LSI 2 Especifique um ponto inicial para a linha. 3 Especifique um segundo ponto atravs do qual a linha deve passar. 4 Continue a especificar pontos para criar linhas semi-infinitas se necessrio. Todos as linhas semi-infinitas subseqentes passam pelo primeiro ponto especificado. 5 Pressione ENTER para finalizar o comando. LINHA DE CONSTRUO Assim como os Raios, as Linhas de Construo criam linhas auxiliares, s que estas so infinitas nas duas extremidades. Para criar uma linha de construo especificando dois pontos 1. Linha de comando: LINHAINF 2 Especifique um ponto para definir a raiz da linha de construo. 3 Especifique um segundo ponto atravs do qual a linha de construo deve passar. 4 Continue especificando linhas de construo conforme necessrio Todas as linhas semi-infinitas subseqentes passam pelo primeiro ponto especificado. 5 Pressione ENTER para finalizar o comando. Barra de ferramentas Desenhar

DELTA CURSOS

29

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

ARCO Cria arcos de circunferncias com opes segundo suas propriedades geomtricas. As maneiras de desenhar um arco do autocad so:
3 Pontos Pede trs pontos: um inicial, um ponto no meio do arco e um ponto final. Inicio, Centro, Final Pede um ponto inicial que um extremo do arco, um segundo representando o centro do raio e um terceiro ponto que representa o outro extremo do arco. Inicio, Centro, ngulo Pede um ponto inicial que um extremo do arco, um segundo representando o centro do raio e um terceiro ponto que o ngulo que define o comprimento do arco. Inicio, Centro, Comprimento Pede um ponto inicial que um extremo do arco, um segundo representando o centro do raio e um terceiro ponto que representa o comprimento do arco. Incio, Final, Angulo Pede um ponto inicial que um extremo do arco, um segundo representando o ponto final do arco e um terceiro ponto que ngulo que define o comprimento do arco. Incio, Final, Direo Pede um ponto inicial que um extremo do arco, um segundo representando o ponto final do arco e um terceiro ponto que a inclinao (acrscimo ou decrscimo do valor do raio) do arco Incio, Final, Raio Pede um ponto inicial que um extremo do arco, um segundo representando o ponto final do arco e por ltimo o valor do raio do arco. Centro, Incio, Final Pede inicialmente o centro do arco, posteriormente o centro do arco e o outro o extremo do arco. Centro, Incio, ngulo Pede inicialmente o centro do arco, posteriormente o centro do arco e o outro o ngulo que define o comprimento do arco. Centro, Incio, Comprimento de Arco Pede inicialmente o centro do arco, posteriormente o centro do arco e o outro o comprimento do arco. Continuar Cria um arco a partir do ltimo ponto clicado na rea grfica.

DELTA CURSOS

30

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

CIRCULO Desenha crculos atravs de suas propriedades geomtricas. As diferentes maneiras de desenhar um circulo so:
Centro, Radio Clicamos um primeiro ponto na rea grfica (centro do crculo) e posteriormente ajustamos um valor para o raio. Centro, Dimetro - Clicamos um primeiro ponto na rea grfica (centro do crculo) e posteriormente ajustamos um valor para o dimetro. 2 Pontos Clicamos um primeiro ponto na rea grfica que representa um extremo do crculo e posteriormente um segundo ponto que ser o outro extremo do crculo. Este ltimo ponto pode ser definido por coordenadas. 3 Pontos Parecido com o 2 Point, o 3 Point requer trs ponto na rea grfica que representam trs ponto de construo do crculo. Tan, Tan, Raio Requer como primeiro ponto uma tangente uma entidade j existente, posteriormente outra tangente a outra entidade e, por ltimo, o raio do crculo. Tan,Tan,Tan Parecido com o anterior, s que requer 3 pontos de tangncia entidades j existentes.

Para desenhar um crculo especificando seu centro e raio ou dimetro Linha de Comando Crculo 2 Especifique o centro. 3 Especifique o raio ou dimetro.

ELIPSE um comando para desenhar uma elipse completas ou arcos de elipses, as possibilidades de desenhar uma elipse so:
Centro Clica-se um ponto inicial e um ponto final que formaro o primeiro dimetro (Axis). Posteriormente da-se (ou clica-se) o valor do raio que forma o dimetro 2. Eixo e Fim Clica-se o centro da elipse e se fornece os valores dos dois raios de formao da elipse Arco Eliptico - cria-se inicialmente uma elipse e depois se d o ponto inicial e o fina do arco de elipse.

DELTA CURSOS

31

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

RETNGULO Este comando permite desenhar um retngulo ou quadrados por meio dos vrtices opostos. O resultado uma entidade nica. Para desenhar um retngulo 1 Linha de comando: RETANGULO 2 Especifique o primeiro canto do retngulo. 3 Especifique o outro canto do retngulo. SPLINE uma curva suave que passa atravs ou perto de uma sequencia pontos. possvel controlar quanto perto se ajusta a curva aos pontos. O comando SPLINE cria um tipo de curva conhecida como NURBS (nonuniform rational B-spline)

POLIGONO Este comando cria polgonos regulares (faces iguais) de 3 a 1024 lados. Seus mtodos de criao so polgonos inscritos (arestas tangentes) ou polgonos circuinscritos (face tangente).

Inscrito

Circunscrito

Para desenhar um polgono circunscrito 1 Linha de Comando Polgono. 2 Na linha de comando, insira o nmero de lados. 3 Especifique o centro do polgono (1). 4 Insira c para especificar um polgono circunscrito a um crculo, ou i para inscritos. 5 Insira o comprimento do raio (2).

DELTA CURSOS

32

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

COMANDOS DE EDIO Introduo ao Trabalho com Layers linha de Comando camada Uma layer uma camada de desenho definida previamente, facilitando o gerenciamento, manuseio e impresso do desenho. Em resumo a Camada nada mais como uma folha que possui uma parte do desenho que estamos trabalhando. Com a sobreposio destas folhas obtemos o projeto completo. Atravs do painel da Camada podemos controlar algumas caractersticas grficas dos elementos, como cor, tipo, espessura de linha, que esto inseridos em cada camada. Para entrar neste painel basta acessar o cone Layer Properties Manager (Propriedade de Camadas) na guia layers (camadas) da guia Home (padro) ou digitando o comando layer (camada).

As funes deste painel so: Nova Camada: cria novos layers Nova Camada VP Congelada: cria uma camada e o congela em todas as Viewports existentes Excluir Camada apaga Layers que no estejamsendo utilizados Configurar Atual: seleciona o layer como padro para o desenho Novo Filtro de Propriedade: cria um filtro de camada em funo de certos critrios selecionados Novo Filtro de Grupo: cria subgrupos de filtro de camada baseado em certos critrios

DELTA CURSOS

33

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Gerenciador de Estado da Camada: permite guardar varias configuraes de camada Atualizar : Atualiza as propriedades das camada editadas Configuraes: mostra uma caixa de dialogo dos parmetros das camadas, onde se estabelecem notificaes dos novas camadas.

Para atribuirmos as propriedades de uma camada, temos as seguintes opes:

Ativa: Quando uma camada est no formato ativa, ou seja, com o cone da lmpada acesa, esta fica visvel ao ser impressa. Isto no acontece quando o desligamos a camada. Alm de invisvel, ela tambm pode ser modificada (regenerada). Para desligla, clica -se na lmpada.

Congelar: Quando uma camada est no formato Freeze (congelada), ela no mostrada na rea grfica e nem pode ser modificada em qualquer Viewports (ver mdulo de comando os visualizao).

Bloquear: trava um camada, deixando suas propriedades (cor, posio, etc...) imutveis enquanto bloqueada. Cor: Altera a cor de um camada.

Tipo de Linha: Altera o tipo de linha de uma camada, mas antes precisamos carregar o os tipos de camadas atravs da seguinte janela de dilogos:

A janela de dilogos esquerda acionada quando clicamos no campo tipo de linha na janela de dilogos principal do comando camada. Atravs do boto carregar nesta janela podemos carregar os vrios tipos de tipo de linha do AutoCAD mostrados na janela direita.
DELTA CURSOS

34

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Com o boto file desta janela podemos carregar o arquivo de estilos de linha. No AutoCAD s existe um. Para criar a outros arquivos de estilos de linhas, somente atravs de uma programao mais avanada no AutoCAD. Podemos tambm ativar a janela de dilogos de tipos de linhas atravs da segunda pasta da janela de dilogos principal (pasta tipo de linha). Quando utilizamos um e tipo de linha com linhas espaadas (por exemplo, linhas do tipo ("__ __"), podemos configurar a distncia para todos os tipos de camada atravs do comando LTSCALE (ditando no teclado) ou de um item s atravs do comando Propriedades. Cada vez menor o valor, menor o espaamento entre as linhas, que so mostradas na rea grfica.

Espessura de Linha: Altera a espessura da linha de um camada. Transparncia: atribui uma porcentagem de transparncia ao layer. Estilo de plotagem: opo, por padro, somente visualizvel. Somente pode ser alterada se alterada opo no comando Opes.

Plotar: Liga ou desliga a impresso de uma camada. Congela na VP: congela camadas selecionadas em novos viewports nos layouts Descrio uma descrio (informao adicional) de uma camada, se necessrio for. Toda a informao do desenho deve estar associada a um layer. Algumas vezes so necessrias alteraes nestas caratersticas como cor, espessura e tipo de linha. Para trocar um objeto de layer temos trs alternativas:

Por Propriedades: Selecionar o objeto e ativar a janela de propriedades clicando na guia de propriedades da aba padro. Por Propriedades Iguais: Encontramos este comando na guia rea de Trabalho da aba Padro. Este comando tem por funo copiar as propriedades da camada de um elemento para outro

DELTA CURSOS

35

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Pela Guia Camada: Para trocar de camada o elemento, devemos primeiro selecionar ele e aps abrir a opo que desejamos na guia camada da aba padro e selecionar o layer

. Transparncia das Camadas Uma nova opo que apareceu no AutoCad 2011 foi a transparncia da camada, que permite estabelecer o quanto opaco os elementos associados a camada pode ter.

Ao clicarmos na transparncia da camada, aparece uma caixa de dialogo onde entramos um valor entre 0-90 para o nvel de transparncia.
DELTA CURSOS

36

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

COMANDO MOVER Este comando move uma ou mais entidades de uma posio para outra, podendo, assim como qualquer outro comando de modificao que veremos em seguida, utilizarse dos comandos de preciso (menu Osnap) ou de coordenadas. Ao acionarmos o comando ele nos pede para selecionarmos entidades, depois pede um ponto de origem que e o ponto referencia para mover a entidade e um ponto de destino que a distancia movida em relao ao ponto de origem.

Para mover um objeto utilizando dois pontos 1 Linha de comando: Mover. 2 Selecione os objetos a serem movidos. 3 Especifique um ponto de base para a locomoo. 4 Especifique um segundo ponto. Os objetos que voc selecionou so movidos para a nova localizao, determinada pela distncia e direo entre o primeiro e segundo ponto. Para mover um objeto utilizando um deslocamento 1 Linha de comando Mover. 2 Selecione o objeto a ser movido. 3 Insira o deslocamento na forma de valor de coordenada cartesiana, polar, cilndrica ou esfrica. No inclua o smbolo @, porque j esperada uma coordenada relativa. 4 No prompt para o segundo ponto, pressione ENTER. Os valores de coordenadas so usados como um deslocamento relativo ao invs da localizao de um ponto base. Os objetos selecionados so movidos para uma nova localizao determinada pelos valores de coordenada relativa que voc inserir. COMANDO COPIAR Cria cpias simples ou mltiplas idnticas dos objetos selecionados a partir de um ponto de origem para outro. Para copiar um objeto usando dois pontos 1 Linha de Comando COPIAR. 2 Selecione os objetos a serem copiados. 3 Especifique o ponto de referncia.
DELTA CURSOS

37

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

4 Especifique o segundo ponto. Pressione ENTER. COMANDO ROTACIONAR Este comando rotaciona uma ou mais entidades em torno de um centro especificado para um ngulo absoluto.

Para rotacionar um objeto 1 Linha de Comando ROTAC. 2 Selecione o objeto a ser rotacionado. 3 Especifique o ponto de base para a rotao. 4 Efetue uma das operaes a seguir: Digite o ngulo de rotao. Arraste o objeto em torno de seu ponto de referncia e especifique a localizao de um ponto em torno do qual voc deseja rotacionar o objeto Insira c para criar uma cpia dos objetos selecionados. Insira r para rotacionar os objetos selecionados de um ngulo de referncia especificado para um ngulo absoluto. COMANDO ESCALA O comando ESCALA aumenta ou diminui o valor numrico da escala de uma ou mais unidades. Podendo escalar qualquer entidade, com exceo de linhas de construo e pontos. Para aumentarmos a escala de um ou mais elementos devemos colocar o fator de escala maior 1 e para diminuir inserimos um valor menor que 1. Para definir a escala de um objeto atravs de um fator de escala 1 Linha de Comando Escala. 2 Selecione o objeto cuja escala deseja alterar. 3 Especifique o ponto de referncia. 4 Digite um fator de escala ou arraste e clique para especificar a nova escala COMANDO APAGAR Este comando apaga os elementos selecionados no desenho. Note que podemos apagar um elemento selecionando-o e apertando a tecla delete.

Para apagar um objeto 1 Clique no menu Modificar Apagar.


DELTA CURSOS

38

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

2 No prompt Selecione os objetos, use um mtodos de seleo para selecionar os objetos a serem apagados ou digite uma opo: Digite U (ltimo) para apagar o ltimo objeto desenhado. Digite A (Anterior) para apagar a ltimo conjunto de seleo. Digite TUDO para apagar todos os objetos do desenho. Insira ? para visualizar uma lista de todos os mtodos de seleo. COMANDO DESLOCAMENTO Cria cpias paralelas de um elemento ou concntricas equidistantes, a partir de uma distncia especificada pelo usurio.

Para deslocar um objeto especificando uma distncia 1 Linha de Comando COPPAR. 2 Especifique a distncia do deslocamento. Voc pode digitar um valor ou usar o dispositivo apontador 3 Selecione o objeto a ser deslocado. 4 Especifique um ponto no lado em que voc deseja colocar os novos objetos. 5 Selecione outro objeto a ser deslocado ou pressione ENTER para finalizar o comando. COMANDO EXPLODIR As entidades criadas com o comando Polilinha, Retngulo, Multilinha e Polgono podem ser explodidas. A ao de explodir consiste em transformar estas entidades nicas (vrias linhas formam uma entidade) em vrias entidades (cada linha tornar uma entidade nica). Para explodir um objeto 1 Linha de Comando Explodir. 2 Selecione os objetos a serem explodidos. Para muitos objetos, explodir no tem um efeito visvel. COMANDO ESTICAR Podemos esticar entidades em geral, com conexo de linhas, por exemplo, esticar um quadrado pra um retngulo. Quando dizemos esticar, significa aumentar ou diminuir o comprimento de uma entidade. A distncia entre dois pontos a distancia em que a entidade foi esticada. Para esticarmos uma entidade, devemos sempre ter em mente quais so os elementos desta que queremos alongar ou encurtar, assim devemos sempre selecionar elas atravs de uma janela que trespasse estes elementos e que contenha seus vrtices.

DELTA CURSOS

39

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Para esticar um objeto 1 Linha de Comando Esticar. 2 Selecione o objeto utilizando uma janela de seleo de interseco. A janela de interseco deve incluir ao menos um vrtice ou extremidade. 3 Efetue uma das operaes a seguir: Digite o deslocamento na forma de uma de coordenada relativa cartesiana, polar, cilndrica ou esfrica. No inclua o smbolo @, porque j esperada uma coordenada relativa. Pressione ENTER no prompt para o segundo ponto de deslocamento. Especificar o ponto base para esticar, e a seguir especificar um segundo ponto, para determinar a distncia e direo. Qualquer objeto com ao menos um vrtice ou extremidade inclusos na janela de interseco esticado. Quaisquer objetos que estejam completamente contidos na janela cruzada, ou selecionados individualmente, so movidos sem esticar. COMANDO ESPELHAR Permite copiar de forma simtrica uma ou vrias entidades a partir de um eixo de espelhamento. As entidades podem ser conservadas ou eliminadas.

Eixo de simetria Para espelhar objetos 1 Clique no menu Modificar Espelhar. 2 Selecione os objetos a serem espelhados. 3 Especifique o primeiro ponto da linha de espelhamento. 4 Especifique o segundo ponto. 5 Pressione ENTER para reter os objetos originais, ou insira y para apag-los.

COMANDO APARAR Elimina segmentos de objetos, cortando-os por meio de outros objetos existentes que o interseccionam .Uma vez ativado o comando, a primeira seleo deve ser dos objetos interseccionantes e a segunda seleo so as partes de objeto que queremos eliminar.

Interseco

partes a aparar

resultado
DELTA CURSOS

40

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Para aparar um objeto 1 Linha de Comando Aparar. 2 Selecione os objetos que serviro de arestas de corte. Para selecionar todos os objetos exibidos como arestas de corte potenciais, pressione ENTER sem selecionar qualquer objeto. 3 Selecione os objetos a aparar.

COMANDO ESTENDER Permite alongar uma entidade, prolongando seus extremos ate um outro objeto que determina o limite. A primeira seleo o limite at onde decidimos fazer este alongamento e a segunda o segmento que queremos estender. Partes a alongar

limite

resultado

Para estender um objeto 1 Linha de Comando Estender. 2 Selecione os objetos que serviro de arestas de limite. Para selecionar todos os objetos exibidos como arestas limites potenciais, pressione ENTER sem selecionar qualquer objeto. 3 Especifica o objeto a ser estendido COMANDO ALINHAR Voc pode mover, rotacionar ou inclinar um objeto para alinh-lo em relao a outro objeto. No exemplo a seguir, dois pares de pontos so usados para alinhar um desenho e m 2D usando o comando ALINHAR. Snap objeto de ponto final alinha com preciso.

Para alinhar dois objetos em 2D 1 Linha de comando: ALINHAR 2 Selecione os objetos que deseja alinhar. 3 Especifique o primeiro ponto de origem e, em seguida, o ponto de destino correspondente. Para rotacionar o objeto, especifique um segundo ponto de origem seguido por um segundo ponto de destino. Note que o AutoCad ira pedir um terceiro ponto, mas confirme com ENTER para continuar 4 Redimensionar objetos com base em pontos de alinhamento :[Sim/No] Para manter o objeto com a mesma dimenso digite N se deseja escalonar digite S 4 Pressione ENTER para finalizar o comando.
DELTA CURSOS

41

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Os objetos selecionados so movidos do ponto de origem para o ponto de destino, e o segundo e terceiro ponto, se forem especificados,rotacionam e inclinam os objetos selecionados. COMANDO CONCORDNCIA Uma concordncia conecta dois objetos com um arco que seja tangente ao objeto e que tenha um raio especificado. Um canto interno denominado concordncia e um canto externo denominado arredondado; voc pode criar ambos usando o comando CONCORD. O raio de concordncia o raio do arco que conecta objetos com concordncia. Alterar o raio de concordncia afeta as concordncias subseqentes. Se voc define o raio de concordncia como 0, os objetos dos quais foram feitas concordncias so aparados ou estendidos at unirem-se, mas nenhum arco criado.

duas linhas antes da concordncia

duas linhas depois da concordncia de raio maior que zero

duas linhas depois da concordncia com raio zero

Para definir o raio de concordncia 1 Linha de Comando CONCORD. 2 Digite r (Raio). 3 Digite o raio de concordncia 4 Conformar com enter 5 Selecione a primeira linha. 6 Selecione a segunda linha. COMANDO CHANFRO Um chanfro conecta dois objetos com uma linha angular. normalmente utilizado para representar uma aresta chanfrada em um canto. Se ambos os objetos que esto sendo chanfrados esto na mesma camada, a linha de chanfro criada nessa camada. Caso contrrio, a linha de chanfro criada na camada atual. A camada afeta o as propriedades do objeto, incluindo cor e tipo de linha. Chanfrando por meio de distncias especificadas. A distncia do chanfro o valor pelo qual cada objeto aparado ou estendido para encontrar a linha de chanfro ou para interceptar a outra. Se ambas as distncias de chanfro so 0, chanfrar apara ou estende os dois objetos at que eles se intersectem, mas no cria uma linha de chanfro. Voc pode pressionar a tecla SHIFT enquanto estiver selecionando os objetos para as distncias de chanfros atuais com um valor de 0.

duas linhas antes Do Chanfro

duas linhas depois do chanfro com DELTA CURSOS distncia zero

duas linhas depois do chanfro com distncia maior que zero

42

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Para configurar distncias de chanfro 1 Linha de Comando Chanfro. 2 Digite d (Distncia). 3 Digite a primeira distncia do chanfro. 4 Digite a segunda distncia do chanfro. 5 Selecione a primeira linha a ser chanfrada. 6 Selecione a segunda linha a ser chanfrada. COMANDO MATRIZ possvel criar cpias de objetos em um padro retangular ou polar (circular) denominado matriz. Em matrizes retangulares, voc controla o nmero de linhas e colunas e a distncia entre cada uma delas. Em matrizes polares, voc controla o nmero de cpias do objeto e se elas devem ser rotacionadas. Para criar muitos objetos com espaamentos regulares, fazer uma matriz mais rpido que fazer uma cpia.

DISTNCIA LINHA

DISTNCIA COLUNA

Criando matrizes retangulares Uma matriz retangular construda ao longo da linha base definida pelo ngulo atual de snap a rotao. O valor padro deste ngulo zero, de forma que as linhas e as colunas de uma matriz retangular sejam ortogonais com relao aos eixos X e Y. A definio de direo de ngulo 0 pode ser alterada com UNIDADES.

NGULO DE ROTAO

DELTA CURSOS

43

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

A B

C D E F

A seleo de objetos a copiar em matriz B quantidade de linhas e colunas da matriz C valor do deslocamento da linha D valor do deslocamento da coluna E valor do ngulo para o deslocamento da matriz F seleo do deslocamento no desenho por dois pontos

Criando matrizes polares Quando voc cria uma matriz polar, a matriz desenhada no sentido anti-horrio ou horrio, dependendo do valor Positivo ou negativo que voc insere para o ngulo de preenchimento. O raio da matriz determinado pela distncia entre o ponto central especificado e a referncia ou ponto de referncia no ltimo objeto selecionado. Voc pode utilizar o ponto de referncia padro (geralmente um ponto arbitrrio que coincide com um ponto de snap) ou especificar um novo ponto de referncia a ser utilizado como tal.

DELTA CURSOS

44

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

A B C D E F

A Seleciona objetos a serem copiados em matriz. B posio do centro da matriz polar, pode ser pego o ponto pelo boto ao lado e indicando ele em tela. C Mtodo da cpia dos elementos. D Nmero total de itens, contando com o existente. E ngulo a preencher com a cpia F Dependendo do mtodo de pede o ngulo entre os elementos G rotacional ou no os elementos copiados Linha de Comando MATRIZ Preencher o menu de matriz com os dados desejados. COMANDO QUEBRAR Voc pode quebrar um objeto em dois objetos sem ou com um intervalo entre eles. Voc tambm pode unir objetos para criar um nico objeto. Use QUEBRAR para criar um intervalo em um objeto, resultando em dois objetos com um intervalo entre eles. QUEBRAR com frequncia usado para criar espaos para blocos ou textos. Para unir objetos 1 Linha de Comando UNIR. 2 Selecione o objeto de origem ao qual deseja unir objetos. 3 Selecione um ou mais objetos aos quais unir o objeto de origem. Os objetos vlidos incluem arcos, arcos elpticos, linha, polilinhas e splines. Restries adicionais para cada tipo de objeto so descritas no comando UNIR. COMANDO UNIR Use UNIR para combinar objetos similares em um objeto nico. Voc tambm pode criar crculos e elipses completas de arcos e arcos elpticos. O objeto ao qual deseja unir objetos similares denominado objeto de origem. Os objetos a serem unidos precisam estar localizados no mesmo plano. Restries adicionais para cada tipo de objeto, so descritas no comando UNIR

DELTA CURSOS

45

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Para quebrar um objeto 1 Linha de Comando Quebrar. 2 Selecione o objeto a ser quebrado. Por padro, o ponto no qual voc selecionou o objeto ser o primeiro ponto da quebra. Para selecionar um par diferente de pontos de quebra,insira f (Primeiro) e especifique o primeiro ponto de quebra. 3 Especifique o segundo ponto de quebra. EDITAR UMA POLILINHA possvel unir uma linha, um arco ou outra polilinha com uma polilinha aberta se suas extremidades se conectarem ou estiverem prximas uma da outra. Se as extremidades no forem coincidentes, mas estiverem a uma distncia que voc possa definir, chamada distncia aproximada, ser possvel unir as extremidades aparando-as, estendendo-as ou conectando-as ao novo segmento. Propriedades de polilinhas modificadas Se as propriedades de mltiplos objetos que esto sendo unidos a uma polilinha forem diferentes, a polilinha resultante herdar as propriedades do primeiro objeto selecionado. Se duas linhas se encontram com uma polilinha em um forma Y, uma das linhas selecionada e unida polilinha. A unio tambm causa uma inverso de curva implcita, com o programa desconsiderando as informaes de spline da polilinha original e quaisquer polilinhas unidas a mesma. Aps concluir a unio, ser possvel ajustar uma nova spline polilinha resultante. Opes de edio adicionais para polilinhas Somando-se s operaes gerais de edio disponveis para a maioria dos objetos, h opes adicionais disponveis para a edio e unio de polilinhas com EDITARP. Fechar. Cria o segmento de fechamento da polilinha, conectando o ltimo segmento com o primeiro. A polilinha considerada aberta a no ser que voc a feche usando a opo Fechar. Unir. Adiciona linhas, arcos ou polilinhas no fim de uma polilinha aberta e remove o ajuste de curva de uma polilinha ajustada a uma curva. Para um objeto unir a polilinha, suas extremidades devem se tocar. Largura. Especifica uma nova largura uniforme para toda a polilinha. Use a opo Largura da opo Editar vrtice para alterar a largura inicial e final do segmentos. Editar vrtice. Marca o primeiro vrtice da polilinha ao desenhar um X na tela. Se voc especificou uma direo de tangente para esse vrtice, uma seta tambm traada nessa direo. Ajustar. Cria uma curva suave consistindo de arcos unidos a cada par de vrtices. A curva passa por todos os vrtices da polilinha e utiliza qualquer direo de tangente que voc especificar Para modificar uma polilinha 1 Linha de Comando EDITARP 2 Selecione a polilinha ou vrias (multiplo) a serem modificadas. Se objeto selecionado for uma linha ou um arco, o seguinte prompt exibido: O objeto selecionado no uma polilinha. Deseja transform-lo em uma? <S>: Enter s ou n , ou pressione ENTER Se voc digitar s, o objeto convertido numa polilinha de segmento nico 2D que voc pode editar. Utilize essa operao para unir linhas e arcos, formando uma polilinha. Quando a varivel de sistema

DELTA CURSOS

46

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

PEDITACCEPT est definida como 1, esse suprimido, e o objeto selecionado automaticamente convertido em uma polilinha. 3 Edite a polilinha digitando uma ou mais das seguintes opes: Digite f (Fechar) para criar uma polilinha fechada. Digite u (Unir) para unir linhas, arcos ou polilinhas vizinhas. Digite l (Largura) para especificar uma nova largura uniforme para a polilinha inteira. Digite e (Editar vrtice) para editar um vrtice. Digite aj (AJustar) para criar uma srie de arcos unindo cada par de vrtices. Digitesp (SPline) para criar uma aproximao de uma spline. Digite c (desfazer Curva) para remover vrtices extra inseridos por uma curva de ajuste ou de spline, e para alinhar todos os segmentos da polilinha. Digite tl (Gerar TL) Para gerar o tipo de linha em um padro contnuo atravs dos vrtices da polilinha. Insira d (Desfazer) para reverter as aes at voltar ao incio de EDITARP. 4 Digite s (Sair) para finalizar o comando. Pressione ENTER para sair do comando EDITARP. EDITAR UMA SPLINE Opes adicionais de edio esto disponveis para alterar a forma de objetos spline. Alm das operaes de edio gerais disponveis para a maioria dos objetos, existem opes adicionais disponveis para edio de splines com EDITARSPLINE. Ajustar dados. Edita os dados de ajuste de ponto que define a spline, incluindo a alterao da tolerncia. Fechar. Altera a spline aberta para um ciclo contnuo e fechado. Mover vrtice. Move um ponto de ajuste para uma nova localizao. Reajustar. Modifica a definio de spline ao adicionar e pesar pontos de controle e elevando a ordem da spline. Reverso. Altera a direo da spline. possvel, ainda, alterar a tolerncia da spline. A tolerncia refere-se a quanto a spline se ajusta ao conjunto de pontos de ajuste especificados. Quanto menor a tolerncia, maior o ajuste da spline aos pontos. Para editar uma spline 1 Linha de comandoEDITARSPLINE. 2 Selecione a spline a ser modificada. 3 Edite a spline digitando uma ou mais das seguintes opes: Digite aj (AJustar dados) para editar os dados de ajuste que definem o spline. Digite f (Fechar) para mudar um spline aberto para um lao contnuo, fechado. Digite m (Mover vrtice) para mover um ponto de ajuste para uma nova localizao. Digite r (Refinar) para modificar uma definio de spline adicionando e atribuindo peso a pontos de controle e elevando a ordem do spline. Digite e (rEverter) para reverter a direo do spline. Insira d (Desfazer) para cancelar a ltima ao de edio. 4 Digite s (Sair) para finalizar o comando.

ORDEM DO DESENHO Podemos alterar a maneira da ordem do desenho que aparece em tela e na plotagem. Dependendo do que desejamos podemos usar umas das opes abaixo.

DELTA CURSOS

47

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

HACHURAS Inserindo uma Hachura Hachuras nada mais so que preenchimentos padres para a representao grfica de um elemento, como indicativo de piso, preenchimentos de corte, entre outros mais. Este preenchimento s possvel para reas fechadas de um desenho, no necessariamente um elemento nico. O comando hachura esta localizado na guia Desenho da Aba Padro.

Ao clicarmos no comando hachura uma nova aba surge, a Criao de Hachura, onde podemos configurar nosso tipo de preenchimento.

A Limites: Inicialmente devemos selecionar as reas para inserir a hachura que por padro ativo quando chamamos o comando. Esta seleo de rea pode ser atravs de um ponto interno desta, ou por seleo de entidades fechadas.

B - Padro: local onde selecionamos os tipos de hachura para a rea escolhida


DELTA CURSOS

48

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

C Propriedades: definio de como a hachura ir ficar no desenho


Tipo de Hachura especifica se padro ou criada por usurio Cor da Hachura sobrepem a cor da camada Cor do plano de Fundo da Hachura Transparncia da Hachura - % de transparncia ngulo de Inclinao da Hachura em relao ao eixo X Escala da Hachura - % de ampliao ou reduo entre linhas

D Defini o ponto de origem da hachura E Opes Vincula a hachura rea escolhida bloqueando a modificao da rea pelos grips Vincula a hachura escala de desenho selecionada Copia as propriedades de uma hachura existente
Tamanho mximo entre objetos que fecham o limite da rea Separa as hachuras de limites diferentes Detecta ou no limites internos Ordem da hachura no desenho

F Fecha a criao das hachuras. Linha de Comando: HACHURA Editando uma Hachura Para editarmos uma hachura existente em nosso desenho, basta selecionarmos a hachura desejada e instantaneamente, a aba de Editor de Hachura ser exibida, esta aba idntica a de criao. Assim todas as modificaes podem ser realizadas. Para concluir basta clicar em fechar editor de hachura.

DELTA CURSOS

49

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

BLOCOS E ATRIBUTOS

BLOCOS Os Blocos so associaes de entidades grficas de qualquer tipo, que formam uma entidade nica, em outras palavras, so desenhos pr-prontos para uma utilizao rpida e repetitiva dos mesmos. As opes de comandos com blocos esto na guia Bloco da Aba Inserir, ou na guia Bloco da Aba Padro

Inserir Insere um bloco existente em uma biblioteca existente criada pelo usurio. Ao entrar no comando um menu surge.

E C F

A Nome do Bloco a ser inserido B Abre uma caixa de dialogo para seleo do bloco desejado. C Especifica o ponto de insero do bloco na tela ou por ponto especfico D Especifica escala do bloco. Quando X1, Y1, Z1 a escala inalterada. E ngulo de rotao do bloco. F Propriedades do bloco selecionado G Explode o bloco em entidades separadas. Criar Um Bloco Podemos converter elementos grficos desejados em blocos para facilitar nosso desenho. Existem duas maneiras

DELTA CURSOS

50

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Comando Criar Esta maneira de criao cria um bloco disponvel somente no arquivo de desenho atual.

Nome nome do novo bloco Ponto de referncia ponto de insero do bloco Objetos seleo dos elementos grficos para a criao do bloco e o que fazer com eles aps o comando finalizado. Comportamento comportamento do bloco no desenho. Configuraes parmetros que estabelecem a criao do bloco. Descrio comentrio do criador sobre o bloco. Comando _WBlock O comando Write Block est somente disponvel de forma escrita, onde possibilita a gravar um bloco no disco deixando-o disponvel para todos os desenhos.

DELTA CURSOS

51

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Origem seleciona qual a fonte dos elementos para a gravao do bloco Bloco seleciona bloco j existente no desenho Desenho Inteiro cria bloco do desenho atual Objetos permite a seleo de parte do desenho para a gravao do bloco Ponto de referncia ponto de insero do bloco Objetos seleo dos elementos grficos para a criao do bloco e o que fazer com eles aps o comando finalizado. Destino seleciona o caminho onde o bloco ser salvo no disco. Inserir Unidades - seleciona a unidade de criao do bloco.

Edio do Bloco Este comando serve para alterarmos os elementos grficos de um bloco. Ao entrarmos no comando surge um menu de seleo de qual bloco desejamos editar.

Ao selecionarmos o bloco desejado para a seleo, o AutoCad abre uma nova janela de edio de bloco contendo somente os elementos grficos do bloco, com uma guia nova a Editor de Bloco. Aps as alteraes, para que estas sejam visveis no arquivo de desenho, clicamos em fechar editor de bloco e salvamos as alteraes na caixa de dialogo que aparecer. Design Center Sua finalidade explorar e trocar informaes dentre desenhos, como estilos de cotas, etilos de texto, formato de layouts. Mas tambm utilizado como uma biblioteca extra do AutoCad, onde encontramos salvos vrios blocos pr-definidos pelo programa. Este comando esta disponvel na guia Paletas da Aba Vista. Para se Utilizar qualquer um destes blocos, basta selecionar e arrastar para dentro da janela de desenho desejada.

DELTA CURSOS

52

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

ATRIBUTOS O comando Definir Atributo permite criar atributos ou rotinas para desenhos e blocos. acessado na guia Atributos da Aba Inserir. Um atributo uma varivel cujo o valor podem ser informado pelo usurio no momento da insero ou edio. Um exemplo tpico de aplicao so as legendas de desenhos tcnicos. Cria atributos para cada campo de informao (ttulos , autor, data, escala, cliente, etc .) os quais sero preenchidos via caixa de dilogo.

Modo - como ir aparecer em tela. Invisvel no mostrado na rea grfica Constante cria um atributo de texto constante Verificao verifica o valor dado ao atributo quando inserido Predefinido cria um texto padro quando inserido
DELTA CURSOS

53

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Ponto de Insero define o ponto onde o atributo ser inserido na tela de desenho Atributo dados do atributo. Identificador identifica o atributo Prompt Pergunta na caixa de Dialogo Padro preenchimento de texto, que pode ser automtico ou preenchido pelo usurio no momento da insero do bloco. Linha de Comando: DEFATRIB

DELTA CURSOS

54

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

TEXTO, TABELA E DIMENSIONAMENTO TEXTOS Criando Estilos de Texto O AutoCad permite que sejam criados, editados e modificados estilos de texto. No Estio de texto esto determinadas as configuraes de aparncia do texto, como a fonte, altura bsica, inclinao, alargamento... O comando esta localizado na Guia Texto da Aba Anotao.

Estilos exibe os estilos de textos existentes no arquivo de desenho Fonte tipo da Fonte do estilo Estilo da Fonte especifica a formatao dos caracteres. Tamanho especifica a altura bsica do texto. Efeitos - especifica efeitos no texto. Fator de Largura estica ou encolhe o texto ngulo de Inclinao inclina a fonte (parecido com itlico) Definir Atual defini o estilo de texto selecionado como padro para o desenho. Novo - cria um novo estilo de texto. Ao criar um novo estilo abre uma caixa de dialogo para inserir o nome do novo estilo, aps modifica-se as caractersticas da fonte e confirma em aplicar. Linha de Comando: ESTILO INSERINDO TEXTO O Autocad permite que a insero de texto de duas maneiras diferentes. Ambas esto localizadas na Guia Texto da Aba Anotao

DELTA CURSOS

55

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

TEXTO EM LINHA NICA Cria textos varias linhas, mas de forma independente, que pode ser movido, editado, formatados separadamente. O texto exibido na tela, na medida em que digitado. Alinhando um texto de linha nica Ao criar um texto, voc pode alinh-lo. Isto , voc pode justific-lo com uma das opes mostradas nas figuras seguintes. O padro o alinhamento esquerda. Para alinhar o texto pela esquerda, no digite nenhuma opo no prompt de Justificar.

1 Linha de Comando TEXTO 2 Especifique o ponto de insero para o primeiro caractere. Se voc pressionar ENTER, o programa localiza o novo texto imediatamente abaixo do ltimo objeto que voc criou, se houver. 3 Especifique a altura do texto. Este prompt aparece apenas se a altura do texto est configurada como 0 no estilo de texto atual. Uma linha elstica anexada do ponto de insero de texto at o cursor. Clique para definir a altura do texto para o comprimento da linha de elstico. 4 Especifique um ngulo de rotao do texto. Voc pode digitar um valor ou usar o dispositivo apontador. 5 Digite o texto. No fim de cada linha, pressione ENTER. Digite mais texto se necessrio.

TEXTO MULTILINHA Gera textos de pargrafos completos, em uma rea estabelecida, mediante um editor de prprio, que permite sua total edio, formatao insero de smbolos corrigir ortografia...

Rgua

Estica ou encolhe a rea de texto


DELTA CURSOS

56

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

1.Linha de Comando TEXTOM 2 Especifique os cantos opostos de uma caixa delimitadora para definir a largura do objeto de texto de mltiplas linhas. O Editor de texto exibido na barra de ferramentas. 3 Para recuar a primeira linha de cada pargrafo, arraste o controle deslizando de recuo de primeira linha na rgua. Para recuar as outras linhas de cada pargrafo, arraste o controle deslizante de pargrafo. 4 Para definir as tabulaes, clique no local da rgua em que voc deseja inserir uma parada de tabulao. 5 Para usar um estilo de texto diferente do padro, clique na seta ao lado do controle de Estilo de texto na barra de ferramentas e, em seguida, selecione um estilo. 6 Insira o texto. OBSERVAO O texto que seria difcil de ler (se for muito pequeno, muito grande, ou est rotacionado) exibido em um tamanho legvel e orientado na horizontal para que voc possa ler e editar o texto com facilidade. 7 Para sobrepor o estilo de texto atual, selecione o texto da seguinte maneira: Para selecionar uma ou mais letras, clique e arraste o dispositivo apontador sobre os caracteres. Para selecionar uma palavra, clique duas vezes nela. Para selecionar um pargrafo, clique trs vezes nele. 8 Na barra de ferramentas, faa alteraes de formato da seguinte maneira: Para alterar a fonte do texto selecionado, selecione uma fonte na lista. Para alterar a altura do texto selecionado, digite um novo valor na caixa de Altura. Para formatar texto com uma fonte TrueType negrito ou itlico, ou para criar um texto sublinhado ou rajado para qualquer fonte, clique no boto correspondente na barra de ferramentas. Fontes SHX no suportam negrito ou itlico. Para aplicar cores ao texto selecionado, escolha uma cor na lista Cor. Clique em Outro para exibir a caixa de dilogo Selecionar cor. 9 Para salvar suas alteraes e sair do editor, use um dos seguintes mtodos: Clique em fechar na barra de ferramentas. Clique no desenho fora do editor. Pressione CTRL+ENTER.

TABELA O Autocad permite a insero de tabelas, podendo estas serem vazias ou a partir de um estilo de tabela existente. Uma tabela pode ser vinculada aos dados de uma planilha do Microsoft Excel. O comando Tabela esta localizado na guia Tabelas da Aba Anotao. Estilo da Tabela seleciona um estilo de formatao existente para a tabela Opes de Insero Iniciar com uma tabela vazia cria uma tabela nova e vazia De vinculo de dados cria vinculo com uma planilha do MS Excel Dos dados do objeto do desenho - inicia o assistente Data Extraction. Comportamento da Insero - tipo de insero da tabela Configuraes da Coluna e Linha - formatao das linhas e colunas da tabela e de texto.

DELTA CURSOS

57

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Ao selecionar a tabela uma nova Aba a Clula da Tabela aparecer, o que nos permite modificar as caractersticas da tabela. Para editar os dados de uma tabela j inserida, basta clicar duas vezes sobre a clula que se deseja alterar. No caso de tabelas vinculadas do MS Excel, certas clulas podem vir bloqueadas, para sua edio basta desbloquear na aba de Clula da Tabela.

DIMENSIONAMENTO Uma das etapas mais importantes do processo de desenho a cota. O AutoCAD permite uma cotagem automtica com amplas possibilidades de estilo e edio. Quando se faz uma cota, determinamos os pontos no qual queremos a medida. O AutoCAD guarda as coordenadas dos pontos marcados e faz o clculo da distncia entre dois pontos gerando assim a cota. Tipos de Cota
Linear Alinhada Angular Comprimento de Arco Raio Dimetro Com Desvio Ordenada Cria cotas lineares de trs tipos: horizontais verticais e de ngulo especificado em tela Cria cotas alinhadas na direo dos pontos que determinam a dimenso Cota atravs de um arco o valor do ngulo entre duas linhas Cota o comprimento de arco Cota o Raio de arco e crculos Cota o Dimetro de arco e crculos Cota Radial que permite estabelecer o centro de raio em pontos diferentes Cota as coordenadas X e Y de pontos separadamente

DELTA CURSOS

58

AUTOCAD 2011 BSICO 2D


Cria cotas mediante a seleo de um grupo de objetos ou um contorno, que inclui a possibilidade de aplicar-se a estilo geomtrico de cota selecionado Cria novas cotas acumuladas a partir de um ponto base ou uma cota existente selecionadas. Cria cotas consecutivas a partir de uma cota existente selecionada Ajusta o espaamento entre linhas de cotas paralelas Cria ou restaura a linha de cota e extenso onde elas cruzam outros objetos Adiciona ou exclui uma linha de desvio em uma cota linear ou alinhada existente Adiciona ou exclui informaes de inspeo em uma cota selecionada

Cota Rpida

Linhaba Continua Ajustar Espao Quebrar Linhadesviocota Inspecionar

ESTILO DE COTA Para cotar um desenho, necessrio ter um estilo de cota que se adapte ao estilo de plotagem e escala que se utiliza. Para criar um novo estilo de cota usa-se como ponto de partida o Estilo Standard. O comando esta localizado na Guia Cotas da Aba Anotao. Linha de comando: ESTILOCOTA

01 06 07 02 03 04 05

01 Definir atual - defini o estilo selecionado como padro para o desenho 02 Novo - cria um estilo de dimensionamento novo com base em um estilo existente

DELTA CURSOS

59

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

03 Modificar - faz alteraes no estilo existente 04 Sobrepor faz alteraes no estilo selecionado, mas no atualiza as cotas existentes 05 Comparar - compara dois estilos de cotas 06 Estilos exibe os estrilos de cotas existentes 07 Visualizao exibe uma previa do estilo de cota 08 Relacionar relaciona o estilo de cota a tipos de dimensionamentos separadamente

01 .ABA LINHA

01

02 03

04

06 07

05

08

01 Linha de Cota opes configuram a aparncia da linha da dimenso da cota. 02 Espaamento da linha de Base configura a distncia entre as cotas de base. 03 Suprimir exibe ou oculta a linha de cota a esquerda 1 ou a direita 2. 04 Linha de Extenso opes que configuram a aparncia da linha de chamada que parte da origem e termino da cota. 05 - Suprimir exibe ou oculta a linha de extenso a esquerda 1 ou a direita 2. 06 Estender defini a altura que estende a linha de chamada em relao a linha de cota 07 Deslocamento da Origem define a distncia do texto em relao a linha de cota. 08 Defini um tamanho fixo para a linha de extenso em relao a linha de cota.

02. ABA SIMBOLOS E SETAS 01 Pontas de Seta configuram a aparncia das pontas de setas do estilo de cota 02 Marca de Centro defini o marco de cruz no centro de crculos e arcos, como visibilidade e tamanho 03 Quebra de Cota configura o tamanho da quebra de cota 04 Smbolo de Comprimento de arco - configura o modo de exibio do comprimento de arco. 05 Cota de Desvio Linear defini o tamanho da cota de desvio.

DELTA CURSOS

60

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

01

04

02 03 05

03. ABA TEXTO

01

02 03

04 05

01 Aparncia do texto defini as propriedades do texto na cota 02 Cor do preenchimento define a cor de fundo do valor do texto da cota 03 Atura do texto define o tamanho da fonte do texto 04 Posicionamento do texto configura a posio do texto de cota em relao linha de cota. 05 Alinhamento do texto - define o alinhamento do texto em relao a linha de cota

DELTA CURSOS

61

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

04. ABA UNIDADES PRIMRIAS

01 02

03

06 04 07 05 08

Cotas Lineares 01 Formato da Unidade - configura a unidade em que a dimenso das cotas lineares e alinhadas esto. (decimal, arquitetura, engenharia, frao, cientfica) 02 Preciso define quantas unidades aps o separador decimal sero exibidas 03 Separador Decimal - define o tipo de separador decimal utilizado. (.ponto, ,vrgula,_ espao). 04 Fator de Escala define um valor pelo qual se multiplicam as dimenses originais das cotas. 05 Supresso do Zero exibe ou oculta o zero a esquerda (antes do separador decimal) e a direita (depois da vrgula ate preencher a preciso selecionada. Cotas Angulares 06 Formato de unidades define o tipo de unidade que ser exibida na cota angular (radianos, gradianos, graus decimais, graus minutos e segundos) 07 Preciso - define quantas unidades aps o separador decimal sero exibidas. 08 Supresso do Zero exibe ou oculta o zero a esquerda (antes do separador decimal) e a direita (depois da vrgula ate preencher a preciso selecionada. ELEMENTOS DE UMA COTA

DELTA CURSOS

62

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

VERIFICAO DO PROJETO Na guia de Utilidades da aba Padro encontram-se os comandos de verificao de desenho, que nos permite uma serie de clculos geomtricos.

DISTNCIA Comando que permite medir a distncia e o deslocamento entre dois pontos e o ngulo destes pontos at o eixo X.

RAIO Comando permite medir o raio de crculos e arcos selecionados

NGULO Permite medir o ngulo entre duas linhas selecionadas

REA Permite medir a reas atravs de uma superfcie mediante a seleo de seus vrtices ou a seleo de uma entidade fechada.

DELTA CURSOS

63

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Para calcular a rea de um objeto 1 Linha de comando AREA 2 Na linha de comando, insira o (Objeto). 3 Selecione um objeto. A rea e o permetro do objeto selecionado so exibidas. Para adicionar reas durante o clculo 1 Linha de comando AREA. 2 Insira a (Adicionar). 3 Utilize um dos seguintes mtodos: Especifique os pontos para definir a rea que voc deseja adicionar e pressione ENTER. Digite o (Objeto) e selecione os objetos que voc deseja adicionar. Voc visualiza as medidas de cada rea nova e a totalizao de todas as reas. 4 Pressione ENTER duas vezes para finalizar o comando Para subtrair reas a partir de um clculo 1 Enquanto uma rea combinada exibida, insira s (Subtrair). 2 Utilize um dos seguintes mtodos: Especifique os pontos para definir a rea que voc deseja subtrair epressione ENTER. Digite o (Objeto) e selecione os objetos que voc deseja subtrair. A totalizao atualizada quando voc definir novas reas. 3 Pressione ENTER para finalizar o comando. Exemplo: subtrao de reas em um clculo No exemplo a seguir, a polilinha fechada representa uma placa de metal com dois grandes orifcios. Voc calcula primeiro a rea da polilinha e ento subtrai cada orifcio. A rea e o permetro de cada objeto so exibidas, com uma totalizao aps cada etapa.
Esta a seqncia da linha de comando: Comando: AREA Especificar o primeiro ponto do canto ou [Objeto/Adicionar/Subtrair]: a Especificar o primeiro ponto do canto ou [Objeto/Subtrair]: o (modo ADICIONAR) Selecionar objetos: Selecione a polilinha (1) rea = 0.34, Permetro = 2.71 rea total = 0,34 (modo ADICIONAR) Selecione objetos: Pressione ENTER Especificar o primeiro ponto do canto ou [Objeto/Subtrair]: s Especificar o primeiro ponto do canto ou [Objeto/Adicionar]: o (modo SUBTRAIR) Selecione objetos: Selecione o crculo inferior (2) rea = 0.02, Circunferncia = 0.46 rea total = 0,32 (modo SUBTRAIR) Selecione objetos: Selecione o crculo superior (3) rea = 0.02, Circunferncia = 0.46 rea total = 0.30 (modo SUBTRAIR) Selecione crculo ou polilinha: Pressione ENTER Especifique o primeiro ponto do canto ou [Objeto/Adicionar]: Pressione ENTER

01 02

03

rea total

DELTA CURSOS

64

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

PARAMETRIZAO DOS ELEMENTOS FINALIZANDO UM PROJETO NO AUTOCAD TRABALHANDO COM LAYOUT A confeco de Layout de Plotagem permite que os usurios trabalhem em um ambiente como se fosse uma folha de papel. A ideia simples de entender, como existes os dois tipos de ambientes de trabalho o Espao de Modelo e o espao de Papel onde desenhamos nosso layout de plotagem (folha de impresso). Para passar para o espao de papel, basta clicar na ficha layout acima da barra de status.

CRIAR E CONFIGURAR LAYOUT Para uma melhor impresso de um arquivo de AutoCad usa-se precisa-se configurar o espao de papel para ajusta essa impresso ao que se deseja. Ao entrar no Layout clicando com o boto direito encima da ficha surgem as suas opes.

05 02 04 06 07 08

03

010203040506-

Cria novo LayOut ficha de espao de papel Exclui o layout selecionado Gerencia as configuraes de pginas exibe as configuraes disponveis define a configurao atual como padro para o layout selecionado cria uma configurao nova

DELTA CURSOS

65

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

07- modifica uma configurao existente 08- importa uma configurao pr-existente

01

04

05

02

07 03

06

01020304050607-

nome da configurao define o tamanho do papel a ser utilizado no layout define a rea de plotagem define as espessuras das penas define a qualidade da impresso define a orientao do papel escala de plotagem

Quando confirmar os ajustes no Layout, o AutoCad mostra este com uma sugesto de viewport (janela de visualizao do espao de Modelo). Neste pondo deve-se decidir se a sugesto dada serve para o layout desejado, podendo editar esta viewport.

DELTA CURSOS

66

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

CRIAR VIEWPORTS So janelas na Espao do Papel, onde atravs delas so visualizadas de vrias maneiras o desenho realizado no espao de Modelo Esta visualizao possvel em diferentes escalas grficas de zoom, reas do desenho e de formatos variados.. Todo o desenho alterado no espao de Modelo so automaticamente modificado nas viewports dos Layouts Pode-se inserir essas viewports de qualquer forma geomtrica fechadas e orientaes variadas. Os comandos de criao esto localizados da guia Viewport da aba Vista. Ao criar uma viewport a janela, forma geomtrica ou polilinha, possui as configuraes da camada em que ela foi criada. Em todas as viewports podemos entrar no Espao de Modelo dando dois clicks dentro da rea da viewport. Onde pode se ajustar os elementos a serrem exibidos e sua escala de visualizao. Novo Exibe uma lista de criao de viewports padres que podem ser restauradas no espao de Modelo e de Papel. Ao selecionar uma destas, deve-se informar a rea que ela ir possuir criando-se uma janela nas dimenses desejadas. Automaticamente uma visualizao de Zoom Estendido do Espao de desenho surgir.

02

Desenhar Poligonal Cria uma viewport a partir do desenho de uma poligonal.

Criar a partir do Objeto Cria uma viewport a partir de uma forma geomtrica fechada

DELTA CURSOS

67

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

ESCALA DA VIEWPORT Para ajustar a escalada viewport no layout, deve-se entrar no espao de modelo cm o duplo clik dentro dela e usar o comando Zoom com a opo Escala e estabelecer o fator de escala desejado podendo ser de duas formas. I. Estabelecer relao entre as unidades de desenho do espao do modelo com as unidades do espao de papel. Unidade de Desenho no EM 1m 1m 1m 1m 1m 1m 1m 1m Quantas unidades do EP 1mm 2mm 4mm 5mm 10mm 20mm 40mm 50mm Quantos _xp 1xp 2xp 4xp 5xp 10xp 20xp 40xp 50xp

Escala desejada 1:1000 1:500 1:250 1:200 1:100 1:50 1:25 1:20 II.

Estabelecer relao entre a escala na prancha inserida e a escala desejada da plotagem. Escala da Prancha 1:1000 1:1000 1:1000 1:1000 1:100 1:100 1:100 1:100 Escala Desejada 1:50 1:100 1:200 1:1000 1:50 1:100 1:200 1:1000 Quantos _/_xp 1000/50xp 1000/100xp 1000/200xp 1000/10000xp 100/50xp 100/100xp 100/200xp 100/1000xp

Escala da prancha de acordo com a unidade desenhada o Milmetro 1:1000 folha A4 210 x 297 o Centmetro 1:100 folha A4 21.0 x 29.7 o Metro 1:10 folha A4 2.10 x 2.97 1. Linha de comando: zoom 2. entrar com a opo escala: esc 3. entrar fato de escala nxp ou n/nxp Aps a definio da escala de desenho basta ajustar os elementos a serem vistos na viewport, somente atravs do comando pan, pois se usado qualquer tipo de comando zoom sair da escala j selecionada. IMPRESSO/ PLOTAGEM No Layout Com a definio do LayOut definida, e as viewports configuradas, atravs do comando plotar, localizado na guia Plotar da Aba Sada, ou no menu de Aplicaes na opo Imprimir que se realiza os ltimos ajustes como espessuras de linhas, tamanho do
DELTA CURSOS

68

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

papel utilizado para a sada na impressora, escala a ser plotada, rotao, qualidade, e ainda podemos pr-visualizar como ser impresso/plotado.

01

07

02 08

03 06 04

09 05 10

01. Exibe o nome da configurao da atual pgina 02. Seleciona a impressora 03. Define o tamanho do papel 04. Define a rea da plotagem. a. LayOut imprime o layout criado b. Janela seleciona a rea de impresso atravs de uma janela criada na tela c. Extenso imprime toda a extenso do espao em que o comando foi ativo d. Exibio imprime o que esta sendo exibido na tela no momento 05. Posicionamento da Plotagem na Folha selecionada 06. Define a escala de plotagem* 07. Exibe, define e edita o estilo de plotagem* 08. Define o sombreamento da plotagem 09. Define a Orientao do desenho na plotagem Escala de Plotagem As impressoras trabalham basicamente com unidades de milmetros ou polegadas. Assim precisa-se configurar elas para estas unidades. Aps esta configurao, tem que estabelecer a relao entre as unidades de desenho e a unidade de plotagem. Escala Desejada 1:1000 1:500 1:200 1:100 1:50 1:25 Unidade do Desenho m m m m m m Quantos milmetros/unidade 1mm 2mm 5mm 10mm 20mm 40mm
DELTA CURSOS

Escala Plotagem 1000 = 1000 1000 = 500 1000 = 200 1000 = 100 1000= 50 1000= 25

Escala Alternativa 1=1 2=1 5=1 10 = 1 20 = 1 40 = 1

69

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Tambm pode-se imprimir sem escala, ou a rea do papel j est na escala correta, para isso basta marcar a opo ajustar a escala do papel, que o desenho ser impresso pelo aproveitamento do papel. ESTILO DE PLOTAGEM O estilo de plotagem o que contem toda a configurao das espessuras das linhas, cores entre outros. Existem dois tipos de tabelas de estilos de plotagem: Use color dependente plot style (*.ctb) - permite definir as caractersticas de plotagem pela funo da cor do objeto na tela. Este estilo de plotagem permanece para todos os arquivos Use named plot style (*.stb) usar estilos de plotagem nomeados aos objetos. Este estilo de plotagem acessvel somente para o arquivos aberto CRIANDO E EDITANDO UM ESTILO DE PLOTAGEM EM CTB Para criar ou editar um estilo de plotagem em ctb, deve-se acessar o comando plotar e entrar na tabela de estilo e selecionar um ctb para editar ou entrar em nova... Nova - Abre uma caixa de dialogo onde se marca iniciar do zero e no prximo passo atribui-se um nome para o ctb. Avanando entra no editor de tabela de estilo de plotagem. Lembrando que este estilo definido pela cor do objeto na tela.

01

02

04

03

01 Seleciona Cor do objeto na tela para configurar 02 Define a cor a ser impressa da cor do objeto na tela 03 define o tipo de linha a ser impresso da cor do objeto em tela 04 define a espessura da linha da cor do objeto em tela
DELTA CURSOS

70

Anda mungkin juga menyukai