Anda di halaman 1dari 4

EXERCCIO 01. (Ufam) A vegetao da paisagem polar formada por: a) vegetao herbcea e rvores. b) cactceas e pequenos arbustos.

. c) pequenos arbustos, musgos e liquens. d) arbustos, rvores e ervas. e) ervas e cactceas. C

D 03. (Uepb) Em matria exibida no dia 27 de maio de 2005, com o ttulo Sibria, o inferno gelado, o Globo Reprter mostrou a vida dos nmades criadores de renas, que moram e viajam em casas sobre rodas, cobertas de peles. Esse gnero de vida tambm uma forma de preservar o frgil ecossistema, cuja vegetao de liquens e musgos cresce apenas no curto vero do rtico. Trata-se, portanto, do domnio: a) da floresta Decdua b) da Taiga c) da floresta Boreal d) da Tundra e) da Estepe D 04. (Ufam) Quanto taiga siberiana, podemos afirmar que: I. Floresta relativamente homognea, na qual predominam pinheiros. II. a maior floresta do mundo. III. denominada, tambm, de floresta boreal e possui folhas largas (latifoliadas) que regulam o metabolismo da transpirao nos perodos frios. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) I e II b) I e III c) II e III d) I, II e III e) Apenas a I B 05. (Uec) Assinale o bioma terrestre que delimitado pelos dois trpicos e atravessado pelo equador: a) Florestas tropicais b) Florestas temperadas c) Taiga d) Estepes A 06. Explique com suas palavras o que biosfera. Biosfera compreende o conjunto dos seres vivos e dos fatores do ambiente com os quais eles interagem. Biosfera a soma de todos os ecossistemas que existem na superfcie terrestre. 07. Como podemos definir um ecossistema? Sistema biolgico, no qual existe uma cadeia alimentar e uma interao entre os seres vivos e o meio ambiente. 08. Voc aprendeu que a biodiversidade um elemento importantssimo para a vida no planeta. Comente como a biodiversidade pode ser explorada pelo ser humano e como ela pode beneficiar a humanidade. Toda substncia qumica que o homem descobre e usa vem de algo que existe na natureza. Os remdios, por exemplo, comearam a ser produzidos depois que se descobriram elementos qumicos existentes em animais e vegetais (ver geolink p. 205). 09.Observe o mapa e complete a legenda.

10. Diferencie biomassa de biodiversidade. Biomassa refere-se quantidade de massa biolgica (especialmente vegetal) de um ecossistema ou bioma. A biodiversidade refere-se diversidade de seres vivos em um ecossistema ou bioma. 11. D as caractersticas dos biomas abaixo. a) Tundra:

Terra sem rvores; Vegetao rasteira de musgos e liquens encontrada nas reas polares; Fauna: renas, ursos polares, raposa do rtico, lebres e roedores; b) Florestas temperadas: Clima bem definido (climas temperados em ambos os hemisfrios): vero quente e mido/inverno rigoroso; Vegetao rasteira e arbustiva; lamos, pinheiros, abetos e carvalho; Folhas caduciflias: envelhecem, secam, morrem e caem; (a neve poderia queimar as folhas dificultando sua sobrevivncia); A bandeira do Canad decorada com uma folha de cer, rvore tpica das florestas temperadas. d) Savanas: Climas tropicais semimidos. Vegetao arbrea (rvores), arbusto de galhos retorcidos, cascas grossas e folhas speras e herbcea (ervas-capim). No Brasil correspondem ao cerrado; Amrica do Sul, frica, ndia e Austrlia. Diferena entre o cerrado e a Savana Africana: cerrado maior n de espcies vegetais. Savana maior n de animais de grande porte (elefantes lees, girafas) e) Florestas Tropicais ou equatoriais: Localizam-se na Zona Equatorial; So matas fechadas ou compactas (muitas rvores altas e densamente agrupadas); Pereniflias= folhas que no caem; Variao de temperatura pequena (entre 25 e 30); Elevado ndice pluviomtrico (2000 mm/ano); organizada em estratos de vegetao (plantas rasteira, arbustos e grandes rvores); Floresta Amaznica e do Congo; e Desenvolvem em climas quentes e midos; f) Taiga (florestas de conferas):

Tambm conhecida como floresta boreal (norte); uma formao florestal tpica de clima frio. uma floresta de conferas (rvores em forma de cone, homognea, aciculifoliada = folhas formato agulha); Encontra-se tambm as Sequoias, (rvore dos anis) nativa da Amrica do Norte; Folhas pereniflias; Mar Bltico, Europa, Rssia, norte da China e do Japo, sia e Amrica do Norte; g) Desertos Biomas extremamente secos; (<250 mm/ano) Aparecem em climas quentes ridos ou desrticos, solo arenoso ou pedregoso, Vegetao rara com plantas xerfitas (adaptadas escassez de gua), como as cactceas vegetais com espinho ou com folhas cobertas com cera, para diminuir a transpirao e caule esponjoso para armazenar gua. Desertos quentes: maior amplitude trmica do mundo (dia +50/noite 0) Desertos em altas latitudes (clima frio): Monglia interior e Gobi; Taklimakan na China; Constitudos de Dunas ou solos rochosos; h) Estepes Palavra Russa=vegetao rasteira: predominncia de gramneas; Irregularidade pluviomtrica; Plantas adaptadas: folhas espessas e pequenas ou com espinho;

Estepe de clima quente: semi-rido Regies prximas a desertos e nordeste do Brasil; e Oeste EUA, Argentina, Austrlia e sul da frica. i) Pradarias Regies temperadas e distantes do oceano; Vegetao rasteira; utilizada como pastagem natural; No Brasil conhecido com os pampas. (RS) j) Vegetao mediterrnea ou chaparral Litoral da frica do Sul, Autrlia, norte da frica e sul da Europa; Oliveira e videiras litoral do mediterrneo europeu e africano; Garrigues e maquis vegetao espinhenta e ressecada Sul da Grcia, Espanha, Portugal e Frana; rica frica; cacias e eucaliptos Autrlia; 12. Comente o comportamento humano nos ltimos sculos em relao biosfera. O homem vem apresentando um comportamento cada vez mais destrutivo em relao biosfera... (Resposta pessoal do aluno.) 13. (Uepb) Se voc cruzasse, a p, o Alasca e o Canad, a Escandinvia e a Sibria, estaria sempre na mesma floresta, diz o ativista Dom Sullivan.

Esta Floresta descrita, que representa 1/3 das matas existentes na terra e est representada no cartograma, : a) A floresta Galeria b) A floresta Tropical c) A floresta Temperada d) A floresta Amaznica e) A floresta Boreal E 14. A vegetao tpica das zonas polares : A) a tundra B) a taiga C) a caatinga D) a savana E) as plantas xerfitas A 15. A vegetao desse bioma formada basicamente por liquens e plantas herbceas, que crescem apenas nas estaes menos frias: A) taiga D) mangue B) cerrado E) tundra C) deserto D 16. No fim do outono, as rvores decduas existentes nesse tipo de bioma, perdem as folhas, que ressurgem na primavera. Essa a principal caracterstica do bioma: A) desertos B) tundra C) florestas temperadas D) estepes E) taiga C 17. A Unio Sovitica, o Canad e o Alasca, possuem florestas de clima frio. Esse bioma a/o: A) Cerrado D) Tundra b) Mangue E) Ressurgncia C) Taiga C 18. Bioma que permanece gelado boa parte do tempo. A pouca claridade e o frio impedem, porm, que surjam rvores grandes, que precisam de boas condies de fotossntese para sobreviver. A) Tundra B) Taiga C) Mangue D) Amaznia E) Mata Atlntica A 19. Ao redor do Plo Norte localiza-se o bioma denominado: A) Taiga B) Cerrado C) Cocais D) Tundra E) Floresta decdua D 20. Biomas que esto localizados entre os trpicos, que so duas linhas imaginrias do planeta: o Trpico de Cncer e o Trpico de Capricrnio: A) Mangues B) Florestas temperadas C) Florestas tropicais D) Cocais E) Taiga C

21. Assinale a alternativa que representa, em ordem crescente, os ecossistemas com maior diversidade de vida. a) Floresta tropical pluvial, tundra, taiga, floresta temperada caduciflia. b) Tundra, taiga, floresta tropical pluvial, floresta temperada caduciflia. c) Taiga, tundra, floresta tropical pluvial, floresta temperada caduciflia. d) Taiga, floresta temperada caduciflia, tundra, floresta tropical pluvial. e) Tundra, taiga, floresta temperada caduciflia, floresta tropical pluvial. E 22. "A vegetao situa-se em regies da faixa equatorial do planeta e est representada por rvores muito altas, cujas copas formam uma cobertura continua e permanente sobre as grandes reas que ocupam. Sob esta cobertura encontram-se rvores menores, arbustos, ervas, muitas epfitas como bromlias e samambaias, e grande variedade de liquens e musgos. A fauna muito diversificada, destacando-se os insetos e vrias espcies de aves, encontrando-se ainda, rpteis, anfbios e mamferos." A descrio acima refere-se ao bioma: a) campos b) floresta temperada c) floresta tropical d) florestas decduas e) savanas C 23. Observe a figura.

O bioma apresentado conhecido como a) mata atlntica. b) tundra. c) taiga. d) cerrado. e) floresta decdua temperada. C 24. Onde h maior diversidade de espcies? a) Floresta decdua temperada b) Floresta tropical c) Deserto d) Pradaria e) Taiga B 25. Assinale a opo que encerra a afirmao INCORRETA. a) No deserto, a vegetao esparsa e noite observa-se queda de temperatura. b) A zona entre dois ecossistemas chamada ectono. c) So exemplos de floresta pluvial tropical: a Floresta Amaznica e a Mata Atlntica. d) Nas savanas, h alternncia entre plantas e arbustos. e) As tundras so caractersticas do hemisfrio norte. Nelas a vegetao se desenvolve o ano todo. E 26. Considere a seguinte frase: "Estas formaes cobrem apenas 7% da superfcie terrestre, mas abrigam quase a metade das espcies atuais." Ela se refere s a) tundras. b) taigas. c) savanas. d) florestas tropicais. e) florestas temperadas. D 27. Leia as proposies abaixo e responda. I. As florestas tropicais possuem maior diversidade biolgica que as temperadas. II. As florestas tropicais possuem maior diversidade vegetal e menor diversidade animal que as savanas. III. As florestas temperadas possuem maior biomassa que a tundra. IV. As savanas possuem maior biomassa que as florestas tropicais. Est correto apenas o que se afirma em a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV B 28. Analise a caracterstica abaixo: Reduo da superfcie foliar, estmatos com ao mais rpida e capacidade de armazenamento de gua. As adaptaes acima descritas so caractersticas dos vegetais do bioma: a) as florestas temperadas decduas. b) a taiga. c) as florestas tropicais. d) os desertos. e) as tundras. D

Anda mungkin juga menyukai