Anda di halaman 1dari 2

CONTABILIDADE - AULA I 1 - CONCEITOS A Contabilidade o instrumento que fornece o mximo de informaes teis para a tomada de decises dentro e fora

a da empresa. A contabilidade pelo seu conjunto de princpios, normas e procedimentos prprios uma cincia com objetivo de conhecer a situao patrimonial das pessoas e as suas mutaes. " a cincia que estuda e controla o patrimnio das entidades mediante o registro, a demonstrao Expositiva e a interpretao dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informaes sobre sua composio e variaes, bem como sobre o resultado econmico decorrente da gesto da riqueza patrimonial" ( Hilrio Franco) " a cincia que estuda e pratica as funes de orientao, de controle e de registro relativo aos fatos da administrao econmica". (1 Congresso Brasileiro de Contabilidade - 1924) 2 - OBJETO DA CONTABILIDADE o patrimnio estudando seus aspectos dinmicos e estticos. Aspectos estticos: a composio e os valores dos seus diversos elementos. Aspectos dinmicos: As mutaes patrimoniais no tempo. 3 - OBJETIVO DA CONTABILIDADE O objetivo da contabilidade permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gesto do patrimnio das entidades econmicos - administrativas.

4 - FINALIDADE DA CONTABILIDADE A principal finalidade da contabilidade permitir a obteno de informaes econmicas e financeiras acerca da entidade, atravs do planejamento e controle. Planejamento - consiste em adotar um modelo de aes dentre diversos outros possveis. Pode abranger toda a entidade, com a mudana do comportamento at hoje adotado ou apenas parcialmente, dependendo do objetivo maior da organizao. Controle - est ligado anlise da obedincia das definies adotadas pela organizao, verificando o desempenho da empresa e se suas metas foram atingidas. 5 - CAMPO DE ATUAO DA CONTABILIDADE: O campo de atuao da Contabilidade abrange todas as entidades econmico-administrativas, at mesmo as pessoas de direito pblico, como a Unio, os Estados, os Municpios, as Autarquias etc.

Entidades econmico-administrativas: so organizaes que renem os seguintes elementos: pessoas, Patrimnio, titular, ao administrativa e fim determinado. As entidades econmico-administrativas, so classificadas: a. b. c. Entidades com fins econmicos (empresas) - visam o lucro. Entidades com fim scio-econmico (instituies), visam supervit que reverter em benefcio de seus intregantes. Ex.: associaes de classe Entidades com fins sociais - (instituies) - visam atender s necessidades da coletividade a que pertenam. Ex.: Unio, os Estados e os Municpios.

6 - TCNICAS CONTBEIS Para atingir sua finalidade so utilizadas as seguintes tcnicas contbeis: a) ESCRITURAO - a tcnica pela qual as ocorrncias com efeitos no patrimnio so registradas. b) DEMONSTRAES CONTBEIS - So os relatrios onde nos apresentamos a situao patrimonial das empresas, a composio dos itens patrimoniais e os aspectos positivos e negativos da empresa. c) ANLISE DE BALANOS - a tcnica pela qual determina-se a capacidade de pagamento da empresa, o grau de solvncia, a evoluo da empresa, a estrutura patrimonial e outras d) AUDITORIA - Verifica ou revisa os registros, demonstraes e procedimentos adotados para a escriturao, visando a avaliar a adequao e a veracidade das situaes memorizadas e expostas.

Anda mungkin juga menyukai