Anda di halaman 1dari 10

Anais do IV Simpsio Lutas Sociais na Amrica Latina ISSN: 2177-9503

Imperialismo, nacionalismo e militarismo no Sculo XXI 14 a 17 de setembro de 2010, Londrina, UEL GT 6. Socialismo no Sculo XXI e problemas da transio

A contribuio de Marx para a anlise da crise socioambiental no capitalismo


Tnia Mara dos Santos Bernardelli

1. Marx e a transformao da natureza em mercadoria Torna-se cada vez mais visvel na sociedade contempornea a transformao dos bens naturais: a gua, o solo, as plantas dentre outros, em mercadorias. Tal processo, no recente, ganha maior visibilidade com a chamada crise socioambiental to denunciada pelos movimentos sociais1 e mesmo pela mdia, quando esta divulga, embora muitas vezes sem nenhum aprofundamento, as grandes catstrofes ambientais. Mas qual, ou quais as relaes que podem ser apontadas entre a mercantilizao da natureza, crise ambiental e capitalismo? Para compreendermos com maior profundidade esta questo faz-se necessrio recorrermos ao conceito de mercadoria que se torna uma categoria cientfica fundamental neste trabalho. Para tanto, adotaremos a definio de Karl Marx, contida em sua obra O Capital, na qual a mercadoria:
Mestranda em Cincias Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), integrante do NUCLEAR ( Ncleo de Estudos Rurais e Ambientais) da UFBA. Articuladora de ATES (Assistncia Tcnica Social e Ambiental) do INCRA/FUNDESF. End. eletrnico: tmbernardelli@yahoo.com.br 1 Se na dcada de 1960 tal divulgao se restringia aos movimentos ambientalistas, atualmente estas aes se estendem a diversos movimentos sociais tanto urbanos, quanto rurais.
GT 6. Socialismo no sculo XXI e problemas da transio

14

(...) , antes de mais nada, um objeto, uma coisa que, por suas propriedades, satisfaz necessidades humanas, seja qual for sua natureza, a origem delas, provenham do estmago ou da fantasia. No importa a maneira como a coisa satisfaz a necessidade humana, se diretamente, como meio de subsistncia, objeto de consumo, ou indiretamente, como meio de produo (MARX, 2006, p. 57).

Para este, a riqueza da sociedade, regida pelas leis do capitalismo, configura-se numa imensa acumulao de mercadorias, e a mercadoria, isoladamente considerada, configura-se como a forma elementar dessa riqueza. A essncia da mercadoria, segundo Marx, encontra-se ancorada na dupla relao de valor-de-uso e valor-de-troca intrnseca ao mundo do trabalho. Desta forma, o valor-de-uso teria como princpio elementar realizar-se com a utilizao ou o consumo, constituindo-se no contedo material da riqueza independentemente da forma social que ela adquiriu no processo de trabalho. Assim, cada mercadoria pode ser considerada sob duplo aspecto: qualidade e quantidade. Cada qual sendo um conjunto de muitas propriedades podendo ser til de diversos modos. O valor-de-uso s se realiza, para este, com a utilizao e o consumo e constitue-se como o contedo material da riqueza, qualquer que seja a forma social dela. No capitalismo, os valores-de-uso so os veculos materiais do valor-de-troca. Marx acrescenta ainda, que o valor de troca a propriedade que a mercadoria possui de servir como objeto de troca com outra mercadoria. Esta segunda propriedade exclusiva da mercadoria e a propriedade que a diferencia de todos os produtos do trabalho humano que no se convertem em mercadoria. Como produto enquanto tal, as coisas servem aos homens sem passarem pela esfera das trocas. Como mercadoria, porm, um produto s pode satisfazer uma necessidade humana se passar pelo processo das trocas. Assim, valor de uso e valor de troca so duas propriedades contrrias que caracterizam uma coisa como mercadoria e no como coisa enquanto tal. Este modo de produo da mercadoria resulta em um outro processo que o do fetichismo, que para Marx (1968), significa o fato segundo o qual a mercadoria provoca no crebro uma inverso das relaes sociais, com os produtos da atividade social adquirindo vida prpria, autnoma, com o mundo transformado em relao entre coisas e no pessoas. O resultado desse processo surte efeito direto nas relaes sociais estabelecidas entre os indivduos, obscurecendo seu real carter. neste
GT 6. Socialismo no sculo XXI e problemas da transio

15

processo que os seres humanos se tornam refns de suas prprias produes, uma vez que:
A mercadoria misteriosa simplesmente por encobrir as caractersticas sociais do prprio trabalho dos homens, apresentando-as como caractersticas materiais e propriedades sociais inerentes aos produtos do trabalho; por ocultar, portanto, a relao social entre os trabalhos individuais dos produtores e o trabalho total, ao refleti-la como relao social existente, margem deles, entre os produtos do seu prprio trabalho ( MARX, 2006, p. 94).

No podemos perder de vista, que o fetichismo do mundo das mercadorias, decorre do carter social do prprio trabalho que produz a mercadoria ( MARX, 2006). Deslocando tal reflexo, para o campo socioambiental, podemos afirmar, que nesta relao, onde o produto do trabalho humano assume forma de mercadoria, estando a igualdade dos trabalhos disfarados sob a forma de igualdade dos produtos do trabalho como valores, que se encontra tambm a natureza. Desta forma, as idias do crescimento sem limites e da natureza como algo inesgotvel podem ser compreendidas como uma conseqncia direta da imanncia do fetichismo nas formas sociais que dirigem as relaes sociais do homem. Em A Ideologia Alem (1984), Marx e Engels esclarecem que na produo que as relaes dos agentes sociais entre si e com a natureza so fundadas, ou seja, na atividade da produo os homens no s atuam sobre a natureza, mas tambm sobre os outros homens. Para os autores, a produo da vida material torna-se o elemento fundamental de toda histria, sem a base material no h existncia humana, necessrio que as necessidades bsicas sejam supridas para que haja sobrevivncia fsica e social dos seres humanos. Todavia, percebemos o quanto o debate sobre a questo ambiental complexo e no se restringe meramente ao campo das cincias naturais, mas tambm aos campos: econmico, poltico e social. Entender como se do estas relaes de poder que regulam o acesso, a disponibilidade e a utilizao da natureza faz-se de fundamental importncia para a compreenso da complexidade ambiental, que muitas vezes analisada separadamente das relaes socioeconmicas existentes. Sem a pretenso de dar conta deste vasto e recente debate, nossa contribuio se dar na tentativa de analisar as contradies mais latentes entre capitalismo e sustentabilidade, em um cenrio, onde o discurso da sustentabilidade se faz cada vez mais presente, sem que haja uma crtica profunda sobre sua real viabilidade dentro do atual sistema hegemnico, o capitalismo.
GT 6. Socialismo no sculo XXI e problemas da transio

16

Para este debate faz-se importante ressaltar o que Marx j demonstrou sobre o processo de desenvolvimento do sistema capitalista e a transformao da natureza em mercadoria e sua apropriao privada.
1.1 Capitalismo e Sustentabilidade em Marx

Na obra Manuscritos econmicos-filosficos, datada de 1844, a anlise apresentada por Karl Marx era de que havia uma interligao entre humanidade e natureza e que a forma historicamente especfica das relaes de produo constitua o mago dessa inter-relao em qualquer perodo histrico:
O homem vive da natureza, significa: a natureza seu corpo, com o qual ele tem que ficar num processo contnuo para no morrer. Que a vida fsica e mental do homem est interconectada com a natureza no tem outro sentindo seno que a natureza est interconectada consigo mesma, pois o homem parte da natureza (MARX, 2004, p. 84).

Seguindo o mesmo raciocnio, em sua obra: Manuscritos econmicosfilosficos, o autor conclui que no capitalismo a relao entre homem e natureza ganha um outro carter, esta passa a ter valor de troca e, por sua vez, vista somente como algo que pode gerar lucro, o que, segundo o mesmo, contribuiria para o processo de dominao e explorao ambiental. Mas quais pressupostos levaram Marx a chegar a tal afirmao? Quais elementos contribuem para que o capitalismo se torne, em sua essncia, insustentvel, segundo o autor? Para o autor, a base de funcionamento do capitalismo como um todo se d pela busca de expanso do capital, obtida na produo de mercadorias cujo valor de troca suplante o desprendido na produo. Assim, do ponto de vista global, o capital financeiro e o capital comercial apenas se apropriam de parcela do excedente gerado na produo, podendo assim ser desprezados em uma anlise global do processo (MARX, 2006). Desta forma, conclui-se que a busca de expanso constante e inerente ao capitalismo, ou seja, a circulao de dinheiro como capital tem sua finalidade em si mesma, pois a expanso do valor s existe nesse movimento continuamente renovado. Sobre tal questo o economista Andri Werner Stahel, observa que:
Trata-se de um objetivo puramente quantitativo (da, nas palavras de Marx, a primazia do valor-de-troca sobre o valor de uso no capitalismo) sancionado pela unidimensionalidade do mercado. Calcado em um critrio monetrio, quantitativo e unidimensional, o mercado direciona e sanciona os desenvolvimentos compatveis com a lgica de acumulao e de expanso capitalista. A eficincia produtiva, mesmo que s custas de uma
GT 6. Socialismo no sculo XXI e problemas da transio

17

ineficincia social ou de uma ineficincia ambiental ( as externalidades negativas para os economistas), uma necessidade de sobrevivncia no quadro de um capitalismo de mercado (STAHEL, 1998, p 4).

Partindo da anlise de Stahel, pode-se afirmar que no capitalismo os critrios de desenvolvimento, de aplicao de novas tecnologias, polticas pblicas, dentre outros, estariam subordinados s foras de mercado, pela sua capacidade de gerar lucro. sob esta lgica que a natureza, apropriada privadamente, tambm se encontra. A necessidade expansiva do capital, que na esfera social se traduz em produo em larga escala de bens materiais, necessita ainda como suporte a difuso de uma srie de valores que estimulem o consumo do que produzido. Assim, a sociedade capitalista no apenas estimula o consumo desenfreado e suprfluo, criando cotidianamente novas necessidades como tambm faz parte de sua lgica tornar os bens produzidos em produtos descartveis, num curto espao de tempo. Para Marx, este processo s ressalta a forma como a mais-valia produzida e apropriada no sistema capitalista, pois, embora seja gerada no circuito produtivo, a mais-valia apropriada na circulao de mercadoria, ou seja, na venda que a mercadoria se realiza. Se aparentemente mostra-se como um produto desenfreado mercado, na realidade o que interessa para os donos dos meios de produo a mais-valia contida na mercadoria, por isso a necessidade de estimular sua produo e consumo (MARX, 2006). Ainda para Marx, em uma sociedade capitalista as necessidades transformam-se em poder aquisitivo monetrio, caso contrrio, no seriam reconhecidas, j que no capitalismo, o dinheiro o principal elo nas relaes sociais e concomitantemente na relao da sociedade com a natureza. Sobre o processo de mercantilizao da natureza, podemos novamente nos voltar Marx, quando este ressalta que as relaes de valor do capitalismo tratam a natureza como ddiva gratuita, algo dado grtis ao capital, transformada, de uma entidade ecolgica, em uma entidade econmica. Assim, de uma interao na qual o homem parte da natureza, a natureza passa a ser tratada como algo externo aos indivduos e, portanto, subjugada a ordem do capital. Tal anlise pode ser observada no captulo intitulado A maquinaria e indstria moderna em O capital Tomo I, onde Marx faz uma de suas principais crticas ao efeito da industrializao capitalista sobre a degradao do solo, a partir do emprego de mquinas na agricultura. Ao constatar o aumento da populao urbana e sua concentrao nos grandes centros, Marx analisa que a produo capitalista, de um lado,
GT 6. Socialismo no sculo XXI e problemas da transio

18

concentra a fora motriz histrica da sociedade, perturbando, do outro o intercambio material entre o homem e a terra, isto , a volta terra dos elementos do solo consumidos pelo ser humano sob a forma de alimentos e de vesturio, violando assim a eterna condio natural da fertilidade permanente do solo ( MARX, 2006, p. 570). Sobre o processo mecanizao da agricultura, mais propriamente a dos Estados Unidos, Marx enfatiza que tanto na agricultura moderna, quanto na indstria urbana, o aumento da fora produtiva e a maior mobilizao do trabalho obtm-se com a devastao e a runa fsica da fora de trabalho. No que tange a questo ambiental, o autor acrescenta ainda que:
(...) todo progresso da agricultura capitalista significa progresso na arte de despojar no s o trabalhador, mas tambm o solo; e todo aumento da fertilidade da terra num tempo dado significa esgotamento mais rpido das fontes duradouras dessa fertilidade (...) A produo capitalista, portanto, s desenvolve a tcnica e a combinao do processo social de produo, exaurindo as fontes originais de toda a riqueza: a terra e o trabalhador (MARX, 2006, p. 571).

O autor conclui que a indstria e a agricultura em grande escala no sistema capitalista produziriam semelhantes resultados, a exausto do trabalhador e da natureza, atravs da exausto do solo, e quanto mais se apia na indstria moderna o desenvolvimento de um pas, mais rpido ser este processo de destruio. No que tange o antagonismo entre cidade e campo produzido a partir do processo de industrializao e desenvolvimento do capitalismo, Marx e Engels, analisam que tal diviso era to essencial ao sistema quanto diviso entre capitalista e trabalhador braal e teria uma ligao direta com o processo de degradao ambiental, como escreve Engels:
[...] em Londres, uma quantidade de esterco maior que a produzida em todo o Reino da Saxnia lanada todos os dias no mar, com o dispndio de enormes somas de dinheiro, e que estruturas colossais so necessrias para impedir que o esterco envenene Londres inteira, a utopia de abolir a anttese entre cidade e campo recebe um fundamento notavelmente prtico (ENGELS apud FOSTER, 1999, p. 168).

Embora a obra de Marx e Engels tenha se voltado, em primeiro plano, para inspirar as revoltas da classe operria, suas teorias inclinavam-se tambm para analisar a relao homem e natureza. Compreendendo de uma forma mais complexa as condies histricas subjacentes destruio ecolgica no sculo XIX, uma vez que acreditavam que as origens das crises ambientais a nvel global no deviam ser buscadas na natureza, mas na sociedade.

GT 6. Socialismo no sculo XXI e problemas da transio

19

Para estes, apresenta-se como elemento fundamental para o entendimento da sociedade moderna a crtica acumulao do capital, o cerne de seu trabalho cientfico, mostrando o quanto o capitalismo se tornaria economicamente, socialmente, politicamente e ecologicamente insustentvel. A sustentabilidade de qualquer sociedade, para Marx, dependeria de uma organizao socioeconmica baseada em produtores livremente associados e de uma relao inteiramente nova e mais equilibrada com o mundo natural. Para Marx, torna-se um absurdo que a sociedade capitalista, do ponto de vista de uma formao econmico-social superior, concentre a propriedade privada do planeta nas mos de indivduos isolados, da mesma forma que permite a propriedade de um homem sobre o outro. Segundo este, as naes, as sociedades contemporneas no so proprietrias da Terra, sendo somente seus possuidores, seus usufruturios, e por isso deveriam melhora-la, para o usufruto das geraes futuras ( MARX, 2006). Analisando a relao entre sociedade capitalista e natureza atravs dos escritos de Marx e Engels, podemos compreender no que diz respeito atual crise ambiental, que se tornou to preocupante e mobilizadora nos dias atuais, que o capitalismo, caracterizado pelo alto grau de produo, apropriao privada da natureza e incentivo ao consumo desenfreado teve e tem um seu papel de destaque neste cenrio. Por sua vez, devemos analisar a crise ambiental como o resultado de uma crise maior. Como destacou Ivan Illich, a crise ecolgica apenas uma das facetas de uma crise mais geral da sociedade industrial, englobando a crise social, econmica, poltico-ideolgica e moral.
Essa crise no atinge apenas os pases ditos subdesenvolvidos (ou em vias de desenvolvimento), como tambm atinge de forma aguda as naes industriais avanadas, crescentemente dilaceradas por uma polarizao social, econmica e poltica que parece indicar uma exausto histrica desse modelo de desenvolvimento (ILLICH apud STAHEL, 1998, p. 15).

Stahel (1998), ao analisar as contradies entre entropia e capitalismo acrescenta que a crise ecolgica atual seria apenas um reflexo da contradio entre ambos, do seu carter insustentvel do prprio capitalismo. Assim, discutir a questo ecolgica sem discutir os fundamentos materiais, institucionais e culturais da nossa sociedade, resultaria em um discurso vazio. Sobre o sistema capitalista, o autor acrescenta ainda, que a acelerao da mudana lhe inerente e um dos seus aspectos essenciais, assim a busca de expanso constante que, impulsionada pela concorrncia do mercado,
GT 6. Socialismo no sculo XXI e problemas da transio

20

encontra na mudana e nas inovaes constantes a sua condio de existncia (STAHEL, 1998, p. 9). Tal processo, por sua vez, impulsiona outro que o da degradao da natureza, atravs da produo de maior quantidade de lixo e poluio, e que no pode ser resolvido to somente por intermdio da prtica da reciclagem, como vem sendo divulgado constantemente. Debruando-nos nas explicitaes de Mszros (1995; 2003) sobre a crise estrutural do capital, podemos concluir que o capital vem atravessando, nas ltimas trs dcadas aproximadamente, uma crise significativamente mais complexa e severa do que as crises cclicas que marcaram, at o passado recente, a vigncia desse modo de produo, das quais o sistema conseguia, de um modo ou de outro, emergir para um novo, ainda que efmero perodo reprodutivo. A presente crise se teria alojado na prpria estrutura do sistema de acumulao, arrastando-se em propores globais e nveis de intensidade indita. No esforo de reproduzir-se no quadro de uma crise que insiste em no querer dar trguas, o sistema lana mo de mecanismos que, entre outras tragdias, como o desemprego, a degradao acentuada do trabalho e a mercantilizao crescente da atividade social, aplica, de forma absolutamente desmesurada, o princpio da produo destrutiva (traduzido, em larga medida, na produo do descartvel). Por tudo isso, o meio ambiente acaba pagando um nus que beira o insuportvel, colocando ao alcance da vista o prprio espectro da destruio global.
Concluses

Partindo das anlises de Marx, reforadas pelos demais autores aqui referidos, podemos concluir que a sociedade capitalista seria para este insustentvel em sua essncia, pois, nela todos os relacionamentos naturais e humanos teriam sido dissolvidos e transformados em relacionamentos monetrios, baseada na necessidade de um aumento ininterrupto da produtividade e na promoo do consumo exacerbado e ftil, embora grande parte da populao no tenha nenhum acesso a esse consumo. A racionalidade, ou irracionalidade capitalstica engessaria para este, o desenvolvimento dos talentos humanos e uma relao humana racional com a natureza, da qual somos parte. Assim, Marx fornece uma grande contribuio para pensarmos as problemticas ambientais de nosso tempo, quando sinaliza que as origens das crises ambientais a nvel global no devem ser buscadas na natureza, mas sim na sociedade. Desta forma, a sustentabilidade de qualquer sociedade, para este, dependeria de uma organizao socioeconmica baseada em produtores
GT 6. Socialismo no sculo XXI e problemas da transio

21

livremente associados e de uma relao inteiramente nova e mais equilibrada com o mundo natural. Tendo em vista a problemtica aqui discutida fica evidente que somente a transformao do pensamento e a opo tcnica no so suficientes para assegurar um desenvolvimento sustentvel na sociedade capitalista, e, nem mesmo para garantir as transformaes das ordens poltica, econmica e social que tratam de tencionar as relaes entre os seres humanos e a natureza. Desta forma, podemos chegar anlise, atravs dos autores aqui citados, de que a busca por uma sociedade sustentvel, sem que antes haja o rompimento com a lgica capitalista, baseada na propriedade privada e, na explorao do trabalho humano e apropriao privada da natureza, torna-se mais um simulacro.
Bibliografia

ALTVATER, Elmar. Existe um marxismo ecolgico? In: BORON, Atlio A. AMADEO, Javier; GONZALES, Sabrina (orgs.). A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. So Paulo: Expresso Popular, 2007. FOLADORI, Guillermo. Economa poltica marxista y medio ambiente. In: PIERRY, N e FOLADORI, G. ?Sustentabilidad? Desacuerdos sobre el desarrollo sustentable.Uruguai: Trabajo y Capital, 2001. FOSTER, John Bellamy. A Ecologia de Marx. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. _____. Marx e o meio ambiente. In: FOSTER, John Bellamy; WOOD, Ellen Meiksins (orgs.). Em defesa da histria: marxismo e ps-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A ideologia alem. So Paulo: HUCITEC, 1984. _____. A ideologia alem. So Paulo: Boitempo, 2007. MARX, Karl. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo, 2004. _____. O capital: crtica da economia poltica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006. MSZROS, Istvn. Beyond capital. London: Merlin Press, 1995. _____. O Sculo XXI: socialismo ou barbrie? So Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

GT 6. Socialismo no sculo XXI e problemas da transio

22

STAHEL, Andri Werner. Capitalismo e entropia: os aspectos ideolgicos de uma contradio e a busca de alternativas sustentveis. In: CAVALCANTI, Clvis (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma Sociedade Sustentvel. So Paulo: Cortez, 1998.

GT 6. Socialismo no sculo XXI e problemas da transio

23

Anda mungkin juga menyukai