Anda di halaman 1dari 27

DIREITO FISCAL 3 ANO 2 SEMESTRE

TESTE DE DIREITO FISCAL


12 DE Maio de 2004

I Antnio poeta e, alm de desbaratar a sua fortuna pessoal, publica livros de poesia. No ano transacto, Antnio publicou um livro, intitulado Amor, o qual lhe rendeu 15.000. Depois deste sucesso de vendas, a Bertrand props a Antnio a explorao e divulgao, por 3 anos, do livro dio, que Antnio publicara em 1995. Antnio aceitou e, com o referido acordo, recebeu 15.000. Antnio casou, em 19 de Dezembro de 2003, no regime de separao de bens, com Mary, uma pintora neo-surrealista de origem britnica que conhecera num vernissage em Paris no incio desse ano. Mary, quando ainda vivia em Paris, vendeu um quadro por 15.000 e, antes de casar, decidiu vender as aces que detinha, desde Janeiro de 2003, na sociedade inglesa Vodafone Ltd , as quais lhe renderam 1.000. As aces da sociedade francesa La compagnie, que havia adquirido em 2002 renderam-lhe, em 2003, um dividendo de 500. Mary props a Antnio que a sua me, senhora idosa e doente, viesse residir com eles para Portugal, ficando ela responsvel por todas as despesas da inerentes. Antnio e Mary foram procurar, junto de si, aconselhamento jurdicofiscal.

Quid Juris? II Comente, de modo sucinto, as seguintes afirmaes: a)

A relao tributria material sempre acompanhada de uma relao tributria formal b) A insolvncia , por natureza, facto extintivo da relao jurdica de imposto
Fim

EXAME DE DIREITO FISCAL


( 9 de Junho de 2004)

I Amlia trabalhou durante quarenta anos como secretria na Direco-Geral de Energia, onde auferia mensalmente 1.000. Reformou-se em 31 de Maro de 2003, no tendo o seu rendimento sofrido qualquer reduo a partir dessa data. Baslio engenheiro e trabalha na Portugal Telecom, S A , onde recebe por ms 2500, a que acresce um prmio no final de cada ano, em funo da sua produtividade. Baslio faleceu, vtima de doena prolongada, em 10 de Outubro de 2003. O casal teve dois filhos gmeos, actualmente com 23 anos. Carlos finalista do Curso de Direito na Universidade Catlica e Duarte, que nunca gostou de estudar, trabalha na Pizza Hut: o seu vencimento, que em regra de 500, foi aumentado para 750, em virtude de ter sido considerado empregado do ms por 3 vezes consecutivas. Duarte vive maritalmente com Sonya, uma bonita Ucraniana que negoceia no ramo imobilirio.

II Comente sucintamente as seguintes afirmaes: A)

Assim, recorrendo ideia de que aqui nos encontramos no domnio do direito econmico fiscal, e no no domnio do direito fiscal clssico ( normal ou comum), que nos vai fornecer a base determinante de atenuao da legalidade fiscal exigida pela flexibilidade imprescindvel interveno econmica fiscal.

CASALTA NABAIS, in Contratos Fiscais pg.262.

-2-

B) A igualdade fiscal, aferida pela capacidade contributiva, em princpio tambm no obsta existencia de dupla ( ou mltipla) tributao (interna) jurdica ou econmica. CASALTA NABAIS, in O dever fundamental de pagar impostos, pg.511
Durao: 2horas e 30 minutos

EXAME DE DIREITO FISCAL 2 DE Setembro de 2004 30m Durao: 2h

I Analise a seguinte hiptese, tendo sobretudo em ateno todos os aspectos pertinentes em vista das normas de incidncia pessoal e real de IRS. Antnio advogado e exerce a sua actividade profissional no departamento jurdico de uma filial de um banco ingls, auferindo mensalmente a quantia de 5.000 Eur, a que se somam algumas regalias, como sejam a atribuio de viatura para sua utilizao pessoal e de um subsdio de refeio de valor idntico ao do limite legal. Acresce que a casa me, lhe atribui, directamente, prmios de produtividade, que rondam os 15.000 Eur anuais, depositados numa conta de que Antnio titular em Londres. Nessa conta foram, no ano em curso, creditados 150 ur de juros de um depsito a prazo que tinha constitudo e 180 Libras Esterlinas de dividendos de umas aces da BP que havia comprado no princpio do ano . Antnio casou este ano, em Londres, com Beatrice, arquitecta inglesa residente em Inglaterra, tendo ela auferido pelos seus trabalhos o equivalente a 75.000 Eur de honorrios. Beatrice e o seu filho menor, que estuda numa escola privada, aguardam ansiosamente que chegue o ms de Setembro de 2005, altura em que se prev que Antnio se mude para Londres. II Comente sucintamente as seguintes afirmaes: A) Muito mais efectivo do que o princpio da legalidade parece ser, pelas garantias que sugere, o princpio da tipicidade do imposto. B) O reconhecimento de personalidade tributria passiva s entidades pblicas uma fico contabilstica intil

Fim

TESTE ( 15/05/03)

Armando conheceu Belmira vai para trs anos. Nesse dia soube com razo que havia encontrado o amor da sua vida: comearam a viver juntos 3 dias depois. Armando trabalha como estafeta, a recibos verdes, num conhecido escritrio de advogados e recebe por ms, 1.000 Por seu turno, Belmira, bancria, tem um emprego bem melhor: aufere 1.500 mensais. Como o banco disponibilizou a Belmira um emprstimo para compra de habitao em condies mais favorveis do que as praticadas, em regra, no mercado, o feliz casal decidiu adquirir casa prpria. Para este efeito, Armando socorreu-se de um advogado muito seu amigo, que trabalhava l no escritrio, que lhe prestou toda a ajuda necessria: contrato-promessa, escritura, registos, etc... Comovida, a me de Belmira ofereceu ao Senhor Doutor um dos leites que muito extremosamente criava l no quinta.

Quid Juris

Fim

DIREITO FISCAL EXAME FINAL 31.05.03

I . Comente as seguintes afirmaes: 1. O actual modelo portugus de tributao do rendimento afasta-se, em vrias circunstncias, da tributao de rendimentos reais. 2. O IRS pode ser considerado, no mbito das Regies Autnomas, como um imposto regional.

II. Ana uma engenheira informtica que tem um contrato de trabalho com a sociedade X, residente em Portugal. Durante o ano de 2002, entre Janeiro e Setembro, Ana esteve na Alemanha, ao servio da sociedade Y, residente em Berlim. Y uma sociedade do mesmo grupo da sociedade X. Durante esse perodo, Ana vendeu sociedade Y dois programas informticos que anteriormente tinha criado. Durante a sua estada na Alemanha, Ana conheceu Paul, um cidado ingls. Em Outubro de 2002, Paul veio para Portugal e estabeleceu-se no Algarve. Os seus rendimentos derivaram, nos ltimos meses de 2002, sobretudo, de comisses pagas por uma agncia imobiliria portuguesa pela angariao, por Paul, de clientes no estrangeiro. Paul recebeu, em 2002, dividendos correspondentes a participaes sociais em sociedades no Reino Unido. 1. Refira-se situao de Ana e de Paul, do ponto de vista da incidncia do IRS. 2. Durante o ano de 2002, Ana e Paul permaneceram apenas bons amigos. Seria a sua situao diversa, do ponto de vista de incidncia do IRS, se tivesse havido casamento? 3. Indique se estamos perante rendimentos sujeitos a dupla tributao e, na afirmativa, se o cdigo de IRS prev a sua atenuao ou eliminao.

Fim

Direito 29.05.02

Fiscal

Exame

Final

I Comente as seguintes afirmaes: 1. A interpretao uniforme das normas fiscais resultante de orientaes da administrao fiscal fundamental, quer para a prpria administrao, quer para os contribuintes, quer para os tribunais. 2. O Director Geral dos Impostos no pode, presentemente, permitir o pagamento em prestaes de dvidas de imposto. 3. O IRS um imposto estadual, pessoal, de obrigao nica e cuja matria colectvel depende das despesas suportadas pelo contribuinte para obteno do rendimento. II A um msico Ucraniano que se encontra em Portugal desde Outubro de 2001, na esperana de poder vir a ser contratado como membro de uma orquestra local. Em 2001 , porm, A trabalhou no sector da construo civil, tendo recebido, no total,500 . B , mulher de A, pintora, est em Portugal desde a mesma data. B, contudo, obteve j durante o ano de 2001 rendimentos derivados de aulas particulares de pintura e da venda de quadros da sua autoria a uma galeria.

A e B tm vivido num quarto cedido gratuitamente por uma famlia portuguesa. C filho de ambos, tem 25 anos e permanece em Kiev. Em 2001, terminou a sua licenciatura em economia e obteve rendimentos com origem em explicaes dadas a alunos dos primeiros anos. Refira-se situao de A, B e C em face da incidncia e das taxas do IRS relativamente aos rendimentos auferidos em 2001.

Fim

Frequncia de Direito Fiscal 30 de Maro de 2001 durao 2h.

I Suponha que no dia 30 de Novembro de 2000 o Governo aprovou um diploma, para entrar imediatamente em vigor, no qual se estabelecia o aditamento ao Cdigo do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares ( CIRS) de um novo artigo 56, pelo qual passa A permitir o abatimento de despesas do sujeito passivo e do seu agregado familiar com cursos de formao no domnio da informtica. No dia 3 de Janeiro de 2001 a Direco de Servios dos Impostos sobre o Rendimento emite uma circular na qual se estabelece que: apenas podem ser consideradas para efeitos do novo artigo 56 do CIRS das despesas com cursos de formao no domnio da informtica ministrados por entidades idneas. QUID IURIS?

II Abel, diplomata ao servio do Estado portugus na embaixada de Portugal em Paris, auferiu no ano de 2001 rendimentos da sua actividade profissional e rendas de trs prdios de que proprietrio situados na capital francesa. Abel casado com Bianca, italiana, residente em Lisboa, que se encontra actualmente a preparar o seu doutoramento em histria diplomtica. Tm um filho de 19 anos, Pablo, que se encontra a frequentar a Universidade dos Aores ( onde reside nove meses por ano), e que trabalha em part-time , como guia turstico, para uma agncia de viagens, onde ganha o salrio mnimo. Qualifique a situao tributria de Abel, Bianca e Pablo em face das normas de incidncia subjectiva e objectiva de IRS. III Comente a seguinte afirmao: Tratando-se de um agregado familiar residente o facto de um dos cnjuges no auferir em determinado ano quaisquer rendimentos no determina que este perca a qualidade de sujeito passivo de IRS.

BOA SORTE

Frequncia de Direito Fiscal ( turma de repetentes) 17 de Abril de 2001 durao 2 h.

I Suponha que no dia 1 de Dezembro de 2000 a Cmara Municipal de Lisboa aprovou um diploma, que entrou em vigor a 10 de Dezembro de 2000, denominado Plano de Urbanizao da Cidade de Lisboa, no qual se estabelecia, entre outras disposies, o valor das novas taxas urbansticas e se criava uma contribuio especial, a

suportar pelos construtores de prdios urbanos em regime de propriedade horizontal, concludos h menos de 5 anos, que no disponham de lugares de parqueamento de automveis ou que deles disponham em nmero insuficiente. QUID IURIS? II Antnio, gerente da sociedade comercial X, Ld, auferiu no ano de 2001 rendimentos da sua actividade profissional e ajudas de custo pagas pela sociedade. Antnio teve ainda direito a frias pagas e utilizao de carto de crdito no valor mensal de 200 contos. Antnio vive desde 1995 em unio de facto com Branca, professora do ensino secundrio, que em 2001 auferiu rendimentos da actividade profissional. Branca tutora de Carla, sua sobrinha deficiente, de 17 anos, que recebe uma renda vitalcia e uma penso da segurana social. Qualifique a situao tributria de Antnio, Branca e Carla em face das normas de incidncia subjectiva e objectiva de IRS. III Comente a seguinte afirmao: Em regra, para os sujeitos passivos no residentes, o IRS no um imposto nico, pessoal e progressivo.

BOA SORTE

Direito Fiscal 26/05/01 Durao: 2h 30m I.

Exame

Final

Comente as seguintes afirmaes:

a) Os responsveis tributrios so sujeitos passivos da relao jurdica de imposto b) No mbito do IRS, a fixao da matria colectvel assenta, exclusivamente, nos rendimentos declarados pelo contribuinte. II. Ana, uma cidad portuguesa domiciliada na Alemanha, vai permanecer em territrio portugus durante o ano 2001, dedicada produo vincola. Esta actividade gerar lucros. Como o objectivo de reunir capitais para desenvolver a sua actividade, Ana vendeu uma pequena casa de frias que possua em Espanha, uma valiosa pintura herdada do seu av paterno e, em Maio de 2001, as aces que detinha numa sociedade alem desde Janeiro do mesmo ano. Bernardo, seu irmo, um empresrio igualmente domiciliado na Alemanha, enviou, em Fevereiro de 2001, a Lisboa, um empregado seu, com o objectivo de entregar os bens vendidos a um cliente portugus via internet. O empregado em causa foi pago por Bernardo, pelo trabalho realizado em Portugal, na Alemanha. a) Enquadre, do ponto de vista da aplicao das normas de incidncia do Cdigo do IRS, as situaes de Ana e de Bernardo. b) Refira se, nalguma destas situaes, haver lugar fixao da matria colectvel por aplicao das regras decorrentes do regime simplificado. c) Indique, relativamente aos rendimentos sujeitos, as taxas aplicveis.

Fim

Frequncia de Direito Fiscal 10 de Abril de 2000 durao 2h e 30 minutos I Suponha que no dia 1 de Abril de 2000 o Governo Regional dos Aores aprovou um diploma, para entrar imediatamente em vigor, no qual. - se procede adaptao do art. 49 A do Estatuto dos Benefcioa Fiscais (EBF), reduzindo o limite a que se refere o n1 daquele artigo para 500 mil contos, relativamente aos projectos de investimento a realizar na Regio Autnoma dos Aores; - se atribui ao Secretrio Regional das Finanas a competncia para alargar o perodo de vigncia dos incentivos fiscais em causa, nos casos em que o interesse pblico regional o justifique. Pronuncie-se sobre a validade de cada uma das disposies referidas, justificando devidamente a sua resposta. II Abel, gerente de uma sociedade por quotas de que tambm scio, auferiu no ano de 1999 rendimentos da sua actividade de gerente, lucros que lhe foram distribudos pela sociedade e juros de um depsito bancrio junto de uma instituio de crdito portuguesa. Abel vive em Lisboa com sua mulher Dolores, de nacionalidade espanhola, com quem casado em regime de separao de bens, e com o filho de ambos, Carlos, de 16 anos. Dolores auferiu no ano de 1999 uma penso de invalidez paga pela segurana social e rendas de um prdio situado em Madrid, de que proprietria. Carlos recebeu no ano de 1999 um prmio literrio. 1- Qualifique a situao tributria de Abel, Dolores e Carlos em face das normas de incidncia subjectiva e objectiva de IRS.

2Dolores pretende ser tributada rendimentos que auferiu. Pode faz-lo? 3Algum Justifique. dos rendimentos

separadamente

pelos

tributado

autonomamente?

III Distinga solidariedade tributria de responsabilidade tributria solidria. BOA SORTE


Isabel Marques da Silva/Elsa Vaz Sequeira/Jorge Pereira da Silva

Frequncia de Direito Fiscal 28 de Abril de 2000 durao 2h e 30 minutos. I Suponha que no dia 1 de Dezembro de 1999 a Assembleia Legislativa Regional da Regio Autnoma da Madeira aprovou um diploma, para entrar imediatamente em vigor, atravs do qual se criou um imposto especial de prestao fixa, no valor de 2500$, devido pelos proprietrios de hotis situados na cidade do Funchal, cuja receita se destinava ao financiamento das despesas com os festejos do Reveillon de 1999/2000. O mesmo diploma estabeleceu a possibilidade de serem concedidas, por deciso do Governo Regional, redues de taxas de IRS ou de IRC at ao limite de 20% aos sujeitos passivos de imposto que contribuam financeiramente, atravs de donativos relevantes, para aqueles festejos. Pronuncie-se sobre a validade de cada uma das disposies referidas, justificando devidamente a sua resposta. II Ana, arquitecta, residente em Lisboa, auferiu no ano de 1999 rendimentos da sua actividade profissional, ganhos derivados da venda de um automvel antigo de que era proprietria e rendas de um imvel situado em Itlia de que proprietria Ana casada, em regime de separao de bens, com Bernardo, cnsul de Portugal em Pretria, que auferiu no ano de 1999 rendimentos da sua actividade profissional, juros de depsitos bancrios que tem

junto de uma instituio de crdito situada em Londres e rendimentos de ttulos da dvida pblica portuguesa. Ana e Bernardo adoptaram em Julho de 1999 Carlota, de 8 anos, proprietria de vrios imveis arrendados, situados no Porto. 1 Qualifique a situao tributria de Ana, Bernardo e Carlota em face das normas de incidncia subjectiva e objectiva de IRS. 2 Ana pretende constituir, junto com dois colegas arquitectos, uma sociedade para o exerccio em comum da respectiva actividade profissional. Quais as consequncias tributrias decorrentes desta opo? Justifique. 3 Algum dos rendimentos auferidos por Ana, Bernardo e Carlota est sujeito a reteno na fonte? Justifique. III Distinga sujeito passivo originrio de sujeito passivo no originrio da relao jurdica de imposto.

BOA SORTE ! Isabel Marques da Silva EXAME FINAL DE DIREITO FISCAL 1 CHAMADA 01.06.2000 durao: 2 horas I Para fazer frente quebra de receitas fiscais relativas ao imposto sobre os produtos petrolferos, o Governo aprovou, em Maio de 2000, um decreto-lei em que se eliminava do CIRS o regime do mnimo de existncia e se criava um novo quociente conjugal de 1,3, aplicvel aos sujeitos passivos casados com rendimentos muito elevados, nos termos a fixar por despacho do Ministro das Finanas. Alm disso, emanou um decreto regulamentar em que criava uma taxa progressiva de 5%, 10% e 15% a pagar pelos utilizadores da Internet, sobre o montante dos servios pagos s empresas que providenciam o acesso rede. Entretanto, o Governo Regional da Madeira sustentou, em comunicado, que os madeirenses no tm de suportar os erros do Governo da Repblica e, por isso aprovou um diploma em que exclui a

vigncia daquele decreto-lei e daquele decreto regulamentar na Regio Autnoma da Madeira. Quid iuris? II A sociedade por quotas Alfa, com sede em Portugal, auferiu, no ano de 1999, 10.000 contos resultantes da venda de mercadoria contrabandeada, a qual lhe havia custado 2.000 contos. A referida sociedade distribuiu lucros, no valor de 8000 contos, aos scios, entre os quais se encontra Alberto, residente em Lisboa, que recebeu, a esse ttulo, 2000 contos. Alberto recebeu ainda, no referido ano, rendas de um prdio situado em Coimbra, de que usufruturio, no valor de 600 contos. 1 Qualifique as importncias auferidas e dispendidas pela sociedade Alfa, bem como os rendimentos auferidos por Alberto. 2 Identifique os eventuais mecanismos de crdito de imposto susceptveis de serem utilizados por Alberto. III Distinga dever tributrio principal de deveres tributrios acessrios e exemplifique com um dos impostos estudados.

Cotaes: I 10 valores; II 1 e 2 4 valores cada; III 2 valores

EXAME FINAL DE DIREITO FISCAL 2 CHAMADA 16 . 06. 2000 Durao: 2 horas Suponha que ao abrigo de uma autorizao legislativa contida na Lei de Oramento de Estado para 2000, o Governo aprovou, no passado dia 15 de Maio, um Decreto-Lei contendo as seguintes disposies

a) alterao da Lei Geral Tributria, aumentando para 6 anos o prazo de caducidade do direito liquidao e para 10 anos o prazo de prescrio da obrigao tributria; b) alterao da Lei das Finanas das Regies Autnomas, permitindo aos governos regionais estabelecer um regime de iseno de IRC aplicvel s empresas regionais em situao econmica difcil; c) alterao da Lei das Finanas Locais, autorizando os municpios a criar uma nova taxa de qualidade de vida, a cobrar aos muncipes residentes em zonas abrangidas por projectos de requalificao urbana; d) alterao do Cdigo do IRS, criando um adicional de 2% sobre o imposto pago pelos sujeitos passivos com rendimentos das categorias A e B. Pronuncie-se sobre a validade de cada uma das disposies referidas, justificando devidamente a sua resposta. II Anabela, administradora da sociedade Alfa S.A , com sede no Luxemburgo mas cujo centro de actividade se localiza em Lisboa, auferiu no ano de 1999 rendimentos da sua actividade e ganhos resultantes da alienao onerosa de aces cotadas na bolsa de valores de Lisboa. No mesmo ano a sociedade Alfa S.A, alienou um prdio urbano situado em Madrid, onde se situava um estabelecimento comercial de que era proprietria, tendo obtido um ganho de 50.000 contos e adquiriu aces de duas sociedades annimas, ambas com sede e direco efectiva em Portugal, tendo gasto com essas aquisies 60.000 contos. 1. Identifique a situao tributria de Anabela e da sociedade Alfa S.A e qualifique as respectivas importncias auferidas e custos suportados. 2. A Alfa pretende saber se existe algum mecanismo legal que evite que os dividendos que lhe venham a ser distribudos pelas sociedades de que accionista sejam duplamente tributados. Procure responder-lhe, justificando a sua resposta. .../... -2-

III Distinga caducidade e prescrio tributrias e identifique traos essenciais dos respectivos regimes jurdico-trbutrios.

BOM Exame! Isabel Marques da Silva/Elsa Vaz Sequeira/Jorge Pereira da Silva

Fim

Exame de Direito Fiscal 07.09.00 durao 2h I Abel, engenheiro civil, desde 1998, scio gerente da empresa X. Na qualidade de gerente daquela empresa auferiu em 1999, 9.000 contos, tendo-lhe tambm sido distribudo 2.000 a ttulo de dividendos da sua participao social. Em Maio de 1999, Abel casou com Beatriz, arquitecta, scia de uma sociedade de arquitectos que constituiu com mais dois colegas de profisso e que naquele ano obteve um lucro de 6.000 contos. Em Setembro de 1999 Beatriz foi contemplada com um prmio de lotaria no valor de 1.500 contos e recebeu um legado em dinheiro, por morte do seu padrinho, no valor de 30.000 contos. Abel e Beatriz vivem 6 meses em Lisboa, e os outros 6 em Madrid, tendo casa de morada em ambas as cidades. 1. Tendo em conta os dados que lhe so apresentados analise a situao tributria de Abel e Beatriz. 2. Diga, justificando devidamente a sua resposta, se possvel Administrao fiscal, por circular, interpretar extensivamente alguma norma do captulo da incidncia do CIRS de forma a sujeitar a imposto rendimentos no expressamente referidos. 3. Comente a hiptese de, em Maio de 2000, o Governo ter alterado, com eficcia retroactiva, a taxa de IRC. II Elabore, em no mais de pgina e meia, um comentrio a uma das seguintes informaes: A O sistema portugus de tributao da despesa , na sua estrutura, moldado pelo direito comunitrio. B A lei das finanas das regies autnomas ampliou significativamente os poderes tributrios de que antes dispunhan aquelas regies.

Fim

Exame de Direito Fiscal 11.09.00 durao 2h I Ana, economista, residente em Lisboa, directora comercial da empresa X, S A . No ano de 1999 a referida empresa pagou-lhe 10.000 contos, a ttulo de remunerao e 2.000 contos, a ttulo de participao nos lucros da empresa. Ana teve ainda direito a uma vale de frias no valor de 500 contos, que utilizou integralmente em Julho de 1999, e a senhas de gasolina no valor de 300 contos. Ainda no ano de 1999 Ana vendeu a moradia onde residia e que adquirira em 1987, tendo obtido um ganho de 10.000 contos, valor este que aplicou na compra de uma nova casa destinada sua residncia. Ana casada com Bernardo, que est desde h um ano nos Estados Unidos a preparar o seu doutoramento. Bernardo, durante o ano de 1999, beneficiou de uma bolsa de estudo que lhe foi atribuda pela Fundao Luso-Americana no valor de 4.000 contos e teve perdas no valor de 700 contos com a venda de aces da sua carteira de ttulos. A me de Bernardo, Carminda, vive na casa de Ana em Lisboa. proprietria de vrios imveis arrendados, tendo auferido destes, em 1999, rendimentos no valor de 4.000 contos, e suportado os correspondentes encargos fiscais dos referidos imveis. 1 Tendo em conta os dados que lhe so apresentados analise a situao tributria de Ana, Bernardo e Carminda 2 Diga, justificando devidamente a sua resposta, se possvel Administrao fiscal estabelecer, por regulamento, requisitos complementares de acesso a determinado benefcio fiscal prevista na lei. 3 Comente a hiptese de, em Abril de 2000, o Governo ter aumentado, com eficcia retroactiva a 1 de Janeiro de 2000 , o prazo de prescrio das dvidas de imposto. II

Elabore, em no mais de pgina e meia, um comentrio a uma das seguintes afirmaes:: A O princpio da tributao das empresas de acordo com os seus lucros reais no , nem nunca foi, um princpio absoluto. B O Governo no pode, sem autorizao legislativa, modificar a actual disciplina legal da solidariedade, substituio, sucesso e responsabilidade tributrias.

Fim

Exame de Direito Fiscal 13.09.00 durao 2h I A sociedade Alfa Ld, cuja sede e direco efectiva se situam em Lisboa, auferiu, no ano de 1999, 30.000 contos, sendo 10.000 contos derivados da sua participao na sociedade de programao informtica Beta Ld, e os restantes 20.000 contos resultam do exerccio da sua prpria actividade. A sociedade Alfa, Lda distribuiu a cada um dos seus dois scios Bruno e a sociedade Gama, Lda 10.000 contos. A sociedade Gama, Lda tem sede em Madrid e direco efectiva em Lisboa. Bruno, solteiro, de 22 anos, reside habitualmente em Madrid, pois est a estudar na Universidade Complutense. Durante as frias escolares, porm, vem para Lisboa, onde fica alojado em casa dos pais Carlos e Dolores, de nacionalidade espanhola. Para alm dos lucros que lhe foram distribudos pela Alfa, Bruno tem por hbito jogar na bolsa.tendo, no ano de 1999, perdido 1.000 contos com as operaes de compra e venda de ttulos realizadas em seu nome na Bolsa de Valores de Lisboa. Os pais de Bruno vivem de rendimentos de depsitos bancrios junto de instituies financeiras portuguesas, suias e luxemburguesas. 1. Tendo em conta os dados que lhe so apresentados analise a situao tributria dos vrios personagens da hiptese.

2. Identifique as eventuais situaes de dupla tributao existentes e mencione os mecanismos utilizveis tendo em vista a sua eliminao ou atenuao. 3. Comente a hiptese de, em Julho de 2.000, a Assembleia Legislativa Regional dos Aores ter decidido, com eficcia retroactiva a 1 de Janeiro de 2.000, baixar em 10%, as taxas gerais de IRS vigentes naquela regio autnoma. II Elabore, em no mais de pgina e meia, um comentrio a uma das seguintes afirmaes: A A vertente dos siatema fiscal portugus relativa tributao do patrimnio apresenta-se como a mais antiga e a que mais carece de reforma. B Os poderes tributrios das Assembleias Legislativas Regionais esto condicionados pela interpretao que a Assembleia da Repblica fizer dos poderes tributrios que a Constituio atribui s Regies Autnomas.

Fim

Frequncia de Direito Fiscal 23 de Maro de 1999 durao 2 h.

I Suponha que no dia 1 de Agosto de 1998 o Governo, por Decreto-Lei, aprovou as seguintes disposies, para entrarem imediatamente em vigor: A. As pessoas singulares que fixem residncia em Trs-os-Montes ficam isentas durante um perodo de 3 anos a contar da data da fixao de residncia. B. As pessoas colectivas que estabeleam a sua sede ou direco efectiva naquela regio podem beneficiar de uma iseno de imposto sobre o rendimento com durao de 5 a 10 anos desde

que contribuam de forma relevante para o desenvolvimento da regio. C. Cabe ao Secretrio de Estado dos Assuntos Fiscais, com possibilidade de delegao, a competncia para apreciar da relevncia da actividade para o desenvolvimento da regio e a fixao do perodo da iseno dentro dos limites legais. Pronuncie-se sobre a constitucionalidade de cada uma das disposies referidas, justificando devidamente a sua resposta. II Ana , mdica, vive em Lisboa com a sua av, Berta, e a sua irm mais nova, Catarina de 15 anos, que anda a estudar. Ana e Catarina so orfs, e o nico parente que tm a av, com quem vivem em economia comum. Ana auferiu no ano de 1999 rendimentos provenientes do exerccio, por conta prpria, da sua actividade profissional e rendimentos provenientes da edio de uma obra literria da sua autoria e que foi editada em Espanha. Berta auferiu no mesmo ano rendimentos provenientes do exerccio da sua actividade de gerente de uma sociedade comercial. Catarina recebeu do colgio em que estuda uma bolsa de estudos e um prmio monetrio que lhe foram atribudos pelo facto de ser a melhor aluna daquele estabelecimento de ensino. Qualifique a situao tributria de Ana, Berta e Catarina em face das normas de incidncia subjectiva e objectiva de IRS. III Atendendo s vrias classificaes de impostos que conhece qualifique o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas.

Fim

Exame Final de Direito Fiscal 1 Chamada. 4-06-1999 Durao: 2H e 30m I

Comente as seguintes afirmaes: A A substituio corresponde a uma situao tributria passiva no originria. B Indique se possvel Administrao fiscal interpretar extensivamente o artigo 12 do Cdigo do IRS, de forma a sujeitar a imposto rendimentos no expressamente referidos. II Abel, arquitecto, residente em Lisboa, auferiu no ano de 1999 rendimentos provenientes de servios prestados por uma sociedade que constituu com mais trs colegas para o exerccio da respectiva actividade profissional. Obteve ainda rendimentos derivados de um projecto que elaborou, a ttulo individual, para uma empresa de construo civil com sede em Madrid, rendimentos derivados da sua participao numa sociedade de capitais espanhola e rendimentos provenientes do arrendamento de um imvel de que proprietrio situado no sul de Frana. Beatriz mulher de Abel, gerente de uma sociedade comercial, auferiu no mesmo ano rendimentos provenientes do exerccio da gerncia e rendimentos derivados da venda de aces. 1 Analise a situao tributria de Abel e Beatriz em face das normas de incidncia subjectiva e objectiva de IRS e IRC. 2 Diga se algum dos rendimentos referidos na hiptese objectivo de dupla tributao, econmica ou jurdica, e, em caso afirmativo, indique-o e, referindo tambm se a lei fiscal portuguesa prev a eliminao ou atenuao dessa dupla tributao. 3 Suponha que Abel omite na sua declarao de rendas as rendas do imvel situado em Frana. Indique as possveis consequncias deste comportamento.

Fim

Exame Final de Direito Fiscal 2 Chamada 17-06-1999 Durao: 2h e 30 I Comente as seguintes afirmaes: A A lei no o facto constitutivo das relaes jurdicas de imposto. B A proibio constitucional de aplicao retroactiva de normas fiscais no abrange as normas relativas a benefcios fiscais. II Ana, escritora, residente em Lisboa, auferiu no ano de 1999 rendimentos provenientes da edio do seu ltimo livro, rendimentos derivados do exerccio da sua profisso de professora do ensino secundrio num colgio em Lisboa e ainda rendimentos derivados da organizao de um curso de formao profissional para jornalistas, que lhe foi encomendado pelo governo angolano e decorreu em Luanda. Ana casada com Bernardo, diplomata portugus em servio em Angola, que, para alm dos rendimentos derivados dessa actividade, auferiu, no ano de 1999, rendimentos derivados de depsitos bancrios em Portugal e em Angola, e rendimentos derivados da sua participao numa sociedade de capitais franceses. Bernardo, paga mensalmente a Carolina sua ex-mulher, uma penso de alimentos que foi fixada pelo tribunal. Carolina no tem quaisquer outros rendimentos. Analise a situao tributria de Ana, Bernardo e Carolina em face das normas de incidncia subjectiva e objectiva de IRS e IRC. Bernardo quer saber se o montante da penso paga mensalmente a Carolina releva para o apuramento do montante do IRS que ter de pagar, e, em caso afirmativo, qual a relevncia fiscal dessa despesa. Carolina afirma no ter de apresentar declarao de rendimentos do ano de 1999. Ter razo? Em caso negativo, indique as possveis consequncias daquele comportamento.

Fim

Anda mungkin juga menyukai