Anda di halaman 1dari 10

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT

1 - REGRAS GERAIS PARA ELABORAO DE TRABALHOS ACADMICOS A apresentao escrita de um trabalho acadmico (trabalho escolar, resumo, resenha, relatrio, projeto de pesquisa, seminrios) deve ser realizada conforme indicaes abaixo: a) paginao as folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente desde o Sumrio, mas no numeradas. A numerao colocada a partir da Introduo. O nmero localiza-se a 2 cm da borda superior do papel, margeado direita; b) margens: -superior e esquerda = 3 cm -inferior e direita = 2 cm c) espaamento todo texto deve ser digitado com espaamento duplo entrelinhas (1,5 cm) d) fonte tipo de letra Times New Roman ou Arial tamanho 12 para digitao em geral e para citaes, usar fonte tamanho 10; e) numerao progressiva para melhor organizao e apresentao do trabalho, deve-se adotar a numerao progressiva das pginas do texto. Os ttulos dos tpicos, por serem as principais divises de um texto, devem iniciar em folha distinta, com indicativo numrico alinhado esquerda e separado por um espao.

Ex. 3- RESULTADOS OBTIDOS DA PESQUISA

Elementos pr-textuais

CAPA
a) Cabealho: nome da Instituio responsvel, centralizado margem superior, com letras maisculas, tamanho 12, espaamento entre linhas simples; b) Ttulo do trabalho: no centro da folha, centralizado, tamanho 16; c) Nome do aluno/srie: abaixo do ttulo 5 cm, centralizado, letras maisculas, tamanho12; d) Local e ano: centralizado, a 3 cm da borda inferior e as primeiras letras maisculas, tamanho 12.

NOME DA INSTITUIO NOME DO(S) ALUNO(S)

natureza e ttulo do trabalho ex.: Pesquisa de nomes e prefixos latinos na Lngua Portuguesa

So Paulo 2011

FOLHA DE ROSTO
a) Cabealho: nome do aluno, centralizado margem superior, com letras maisculas, tamanho 12, espaamento entre linhas simples; b) Ttulo do trabalho: no centro da folha, centralizado, tamanho 16; c) Dados do trabalho, direita da folha, fonte 10; d) Nome da Instituio e Curso; e)Local e ano: centralizado, a 3 cm da borda inferior e as primeiras letras maisculas, tamanho 12.

NOME DO ALUNO

(ttulo do trabalho)

(natureza e objetivo do trabalho) Ex.: Trabalho apresentado como parte das atividades de Avaliao da disciplina Lngua Latina, sob orientao da profa. Ana Nilce.

(aqui usar fonte tamanho 12)

So Paulo 2011

SUMRIO
Iniciar em folha distinta, ttulo sem indicativo numrico, centralizado a 3 cm da borda superior com o texto iniciando 2 cm abaixo. Indica as partes do trabalho, captulos, itens e subitens, e as pginas em que se encontram. (ABNT. NBR 6027, 2003)

ELEMENTOS TEXTUAIS
INTRODUO Iniciar em folha distinta, apresentando o indicativo numrico (1), alinhado margem esquerda, a 3 cm de borda superior, iniciando o texto 2cm abaixo. A parte introdutria abre o trabalho propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado. Na sequncia, necessrio delimit-lo, isto , indicar o ponto de vista sob o qual ser tratado o assunto e situ-lo no tempo e no espao. Mostrar a sua importncia e apontar a metodologia empregada (pesquisa bibliogrfica, pesquisa de laboratrio, pesquisa exploratria). Aqui na Introduo tambm devem ser apontados os objetivos do estudo.

METODOLOGIA Mtodo utilizado para o desenvolvimento da pesquisa: a)pesquisa bibliogrfica - documentos pesquisados, lidos e analisados; critrios de seleo e de anlise dos documentos; procedimentos analticos. b)pesquisa exploratria seleo do corpus de pesquisa; critrios de seleo e de anlise; informantes; procedimentos analticos.

REFERENCIAL TERICO Conjunto de referncias utilizadas na pesquisa para dar consistncia s anlises realizadas. Trata-se do marco terico que fundamenta a pesquisa realizada. Teorias e princpios de vrios autores e pocas que sustentam as anlises e discusses propostas na pesquisa.

DESENVOLVIMENTO (RESULTADOS OBTIDOS DA PESQUISA) Tambm chamado corpo do trabalho, deve apresentar o detalhamento da pesquisa realizada e comunicar seus resultados. O contedo pode ser subdividido em tpicos, dentro de uma estrutura lgica com que o tema foi desenvolvido. Deve-se iniciar pelos ttulos mais importantes do plano e subdividir cada um segundo o material disponvel, em itens e subitens, adotando uma numerao progressiva at o final do trabalho. Esta diviso servir de base para a realizao do sumrio. Exemplo: 3- RESULTADOS OBTIDOS DA PESQUISA 3.1 Plato e o mito da caverna 3.2 O conceito de amor platnico

CONCLUSO Iniciar em folha distinta, apresentando um indicativo numrico, alinhado esquerda. Constitui o ponto de chegada, isto , deve apresentar a resposta ao tema anunciado na Introduo. No apropriado iniciar afirmando que vai concluir. A concluso no uma idia nova ou um resumo marcante dos argumentos principais, sntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das dedues lgicas, baseadas no desenvolvimento.

Elementos ps-textuais
REFERNCIAS Apresenta-se em folha distinta, ttulo centralizado, sem indicao numrica, elemento obrigatrio. ( ABNT. NBR 14724, 2002) Todas as fontes de informao (livro, revista, fita de vdeo, home-page, CDROM, sites de pesquisa) utilizadas na elaborao do trabalho devem ser arroladas alfabeticamente em uma lista, digitadas em espao simples, margeadas esquerda e separadas entre si por espao duplo. FORMATO DE APRESENTAO DAS REFERNCIAS ABNT. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 1990. 3 p DINA, Antonio. A fbrica automtica e a organizao do trabalho. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1987. 132 p. INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAO EM CINCIA E TECNOLOGIA IBICT. Bases de dados em Cincia e Tecnologia. Braslia, n. 1, 1996. CD-ROM. KRAEMER, Ligia Leindorf Bartz. Apostila.doc. Curitiba, 13 maio 1995. 1 arquivo (605 bytes). Disquete 3 1/2. Word for windows 6.0.

SANTOS, Rogrio Leite dos; LOPES, Jos Dermeval Saraiva; Centro de Produes Tcnicas (MG). Construes com bambu: opo de baixo custo. Viosa: CPT, [1998]. 1 videocassete (65min): VHS/NTSC, son., color. TAVES, Rodrigo Frana. Ministrio corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998. Disponvel em:<http://www.oglobo.com.br/>. Acesso em: 19 maio 1998. Fazer a referncia de uma obra significa reunir um conjunto de dados (tais como autoria, ttulo, editora, local e ano de publicao) sobre o documento, que permita identific-lo de forma nica. Essa descrio deve ser elaborada seguindo a normalizao nacional descrita na NBR 6023:2002, produzida pela ABNT- Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

ANEXO(S) Sugere-se apresentao em folha distinta, ttulo centralizado, elemento opcional. Podero fazer parte do item "Anexos: textos ou documentos no elaborados pelo autor e que venham contribuir para ilustrar, esclarecer ou fundamentar melhor o trabalho. So exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, plantas, fotos, dentre outros. Ressalta-se que no corpo do trabalho deve-se fazer citao referente ao material colocado anexo. "Os anexos so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos." (ABNT. NBR 14724, 2002, p. 5)

Anda mungkin juga menyukai