Anda di halaman 1dari 28

TTULO DO PROGRAMA

Duelo de Tits Srie: O tomo SINOPSE DO PROGRAMA O final do sculo 19 e o incio do 20 revolucionaram a maneira de interpretar o mundo. No centro dessa revoluo estava algo muito pequeno: o tomo. Depois de vencidas as dvidas sobre a sua existncia, a sua estrutura e o seu comportamento motivaram grandes discusses cientficas. Embates conceituais que envolveram nomes como Schrdinger, Heisenberg e os dois mais famosos: Neils Bohr e Albert Einstein. A partir dos ricos documentos existentes no filme, a professora convidada prope a realizao de experimentos que trabalhem com conceitos da Fsica Moderna. CONSULTOR Cristiane Rodrigues Caetano Tavolaro FSICA TTULO DO PROJETO

Imaginando o invisvel

MATERIAL NECESSRIO PARA REALIZAO DA ATIVIDADE:

- Computador ligado Internet com o software JAVA instalado (verso atualizada) e tambm Adobe Reader. - Caixa de papelo do tamanho de uma caixa de perfume. - CD. - Tesoura. - Cola ou fita adesiva. - Ponteira LASER. - Tabuleiro de madeira ou forma de bolo. - Canho de mola. - Esfera de ao de 1,6 cm de dimetro. - Objetos de formatos triangulares ou circulares feitos de madeira ou plstico duro. - Papel sulfite (ou papel milimetrado) e papel carbono.

PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SERO TRABALHADOS


- Experimento de espalhamento de partculas alfa. - Modelo de Rutherford para o tomo. - Espectroscopia. - Modelo de Bohr para o tomo de hidrognio. - Hiptese de De Broglie. - Experimento de difrao de eltrons. - Natureza dual da luz e da matria. - Princpio das Incertezas.

DESCRIO DA ATIVIDADE

O filme Duelo de Tits faz uma viagem fantstica no tempo para mostrar o surgimento e desenvolvimento do que na Fsica nos acostumamos a chamar de Fsica Moderna. Interessante ressaltar para os estudantes que em cerca de trinta anos foram realizados alguns dos experimentos mais importantes da Fsica e ao mesmo tempo foram sugeridas alteraes das mais drsticas na forma de descrever a matria. O filme bem potico e ilustra com romantismo as angstias dos Tits na busca da melhor descrio para o tomo. Porm, para que os estudantes entendam a importncia desses experimentos e novas ideias, necessrio ilustrar mais as abstraes resultantes dos postulados e fornecer mais detalhes sobre os experimentos e seus resultados, j que so resultados de medies indiretas. Um exemplo: o dimetro do ncleo no foi medido com uma rgua especial e sim obtido atravs das medidas dos parmetros de desvios dos projteis (as partculas alfa) lanados contra ele. Porm a dificuldade tcnica para reproduzir tais experimentos inviabiliza suas realizaes, principalmente no Ensino Mdio. S para ilustrar essa dificuldade, se o experimento de espalhamento de partculas alfa tivesse sido projetado e realizado da maneira como mostrado no filme, a revoluo da Fsica Moderna jamais teria acontecido. As partculas alfa so pesadas e desviam no prprio ar. O verdadeiro equipamento ficou dentro de uma cmara a vcuo e um microscpio posicionado do lado de fora permitia a visualizao das cintilaes produzidas pelas alfas (veja a figura 1).

Fig. 1- Equipamento usado por Geiger e Marsden para espalhamento alfa. Retirado de

http://crispassinato.wordpress.com/2008/05/17/resposta-ao-jp-experiencia-dafolha-de-ouro/

A atividade proposta aqui tem dois enfoques: em um deles vamos fazer analogias com o comportamento conhecido de um objeto macroscpico, para ajudar a entender o comportamento das partculas no mundo microscpico. Noutro enfoque vamos utilizar recursos computacionais para simular os experimentos e tambm para ilustrar os modelos atmicos sugeridos pelos Tits. O computador uma ferramenta poderosa e muito til para o aprendizado atravs da simulao de fenmenos fsicos. Algumas simulaes so interativas, de modo que o estudante poder modificar parmetros e verificar os resultados obtidos. Tambm existem outros vdeos disponveis na Internet que podem ajudar na pesquisa e visualizao.

Tempo previsto para a atividade: Descobrindo o ncleo: 3 aulas. Espectros, saltos qunticos e o Modelo de Bohr: 3 aulas. Difrao de eltrons, dualidade da matria e princpio das incertezas: 4 aulas.

Descobrindo o ncleo Como possvel medir algo desconhecido e escondido? A ideia de Rutherford de lanar projteis e estudar o espalhamento dos mesmos para descobrir algo escondido nas entranhas da matria, corresponde aos primrdios do que a Fsica faz hoje nos grandes aceleradores. No LHC Large Hadron Collider - dois feixes de prtons super acelerados circulam em sentido contrrio em um tnel em forma de anel. Quando colidem, os caquinhos resultantes se espalham, e vrios detectores espalhados pelo caminho recolhem as informaes necessrias para desvendar o que so.

Vamos propor aqui a construo de um equipamento (2) que deve servir como um artifcio inicial para tratar questes to importantes quanto a descoberta do ncleo atmico, permitindo-nos uma analogia entre os desvios de uma bolinha (projtil) e o desvio sofrido pela partcula alfa. O procedimento ajudar o estudante a compreender melhor esta descoberta.

O equipamento proposto constitudo de um tabuleiro e um canho, usado para arremessar o projtil (esfera de ao). O alvo ou o objeto a ser investigado fixado no tabuleiro (Fig.2a). O canho (Fig. 2b) precisa se deslocar no tabuleiro ao longo de um eixo x, perpendicular direo de arremesso do projtil. No tabuleiro, sob o alvo, esticada uma folha de papel carbono, e sobre ela uma folha de sulfite, de modo que a trajetria do projtil fique desenhada na folha de sulfite.

Fig. 2- Tabuleiro mostrando a) o alvo e b) o canho. Ao lado, mais detalhes sobre como pode ser o canho. Retirado de http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v23_108.pdf

O experimento de espalhamento bastante simples. O objetivo descobrir a forma do alvo. Podemos inclusive esconder o objeto alvo o cobrindo com outra folha de papel. Com o canho realiza-se uma srie de disparos variando a posio do impacto sobre a superfcie do alvo. Aps vrios disparos, retira-se a folha de papel sulfite. Ao observar as diversas trajetrias do projtil marcadas na folha de sulfite, a forma do alvo pode ser conhecida. Para mais detalhes consulte

http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v23_108.pdf .
Agora podemos entender melhor o experimento proposto por Rutherford. Para isso propomos usar aplicativos em JAVA desenvolvidos por Angel Franco Garcia (6).

A primeira simulao est associada definio de parmetro de impacto e sua dependncia com o ngulo de espalhamento, bem como com a influncia da energia da partcula incidente neste processo. O estudante pode variar a energia da partcula alfa e observar o desvio da alfa ao se aproximar do ncleo. Na segunda (figura 3), um feixe de partculas alfa incide sobre o ncleo.

Novamente possvel variar a energia do feixe e verificar que, dependendo da distncia da alfa em relao ao ncleo, o desvio ocorre em ngulos deferentes.

Fig. 3 - O ncleo possui toda a massa positiva do tomo e seu campo eltrico pode repelir fortemente as partculas alfa que incidem prximo dele. Retirado de

http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/cuantica/dispersion/dispersion.html
O vdeo indicado (5) e a animao (7) ajudam a explicar o experimento e a concluso de Rutherford sobre os resultados do experimento: a massa positiva do tomo deve estar toda junta no centro para produzir um campo eltrico muito intenso a ponto de desviar as poucas alfas que trafegam nessa regio.

Mas antes de usar os aplicativos, ou simultaneamente, elabore questes para orient-los na investigao. Eis algumas sugestes: 1- Pelo modelo de Thomson para o tomo, no qual a massa positiva est espalhada sabendo que a partcula alfa positivamente carregada - por que no eram esperados grandes desvios para as alfas aps passarem pelo alvo fino de ouro? 2- Rutherford props que a massa positiva do tomo ficava concentrada em uma regio central muito pequena (ncleo) ao invs de espalhada. Ele tambm sabia que o campo eltrico produzido pelo suposto ncleo positivo varia com o inverso do

quadrado da distncia em relao ao seu centro. Por que isso explica o fato de poucas alfas desviarem em ngulos grandes?
3-

Supondo que todas as partculas alfa incidem com a mesma energia, por que quanto
maior a energia das partculas alfa, menos partculas desviam?

Rutherford ainda conseguiu, a partir dos resultados experimentais, calcular aproximadamente o dimetro do ncleo do ouro e de outros elementos testados: cerca de 10.000 vezes menor que o tomo! Concluiu ento que o tomo constitudo por um grande espao vazio. Apesar de explicar os desvios sofridos pelas partculas alfa, o modelo de Rutherford no fornecia informaes sobre a distribuio dos eltrons ao redor do ncleo. Pela teoria eletromagntica clssica de Maxwell, o eltron acelerado por uma fora centrpeta deveria emitir radiao eletromagntica constantemente, isto , perderia energia e, consequentemente, iria mover-se em espiral at atingir o ncleo. O tomo seria instvel ento. Nesse aspecto o modelo ainda era insuficiente para explicar a estrutura dos tomos.

Espectros, saltos qunticos e o modelo de Bohr Diferente de um metal incandescente, que emite um espectro contnuo, gases rarefeitos ao serem percorridos pela corrente eltrica de uma descarga emitem espectros discretos, isto , somente alguns comprimentos de onda so emitidos, de modo que a aparncia do espectro observado um conjunto de linhas.

Fig.4 Espectro da luz difratada e projetada sobre escala graduada. Retirado de

http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/exper-fis-mod.pdf

Vamos propor aqui a construo de um espectroscpio caseiro 4 para estimar os comprimentos de onda do mercrio existente em lmpadas luminescentes. Cada estudante poder construir seu prprio espectroscpio. Poder lev-lo consigo para analisar a luz das lmpadas usadas na iluminao das ruas e etc. O artigo 4 indicado mostra passo a passo como construir e usar o espectroscpio. Discuta com seus estudantes a natureza discreta dos espectros gasosos. Veja tambm as referncias, desde a 9 at a 16. Exiba os vdeos para os estudantes, que dessa forma podero entender melhor como ocorre a difrao da luz que origina os espectros.

Qual a importncia do estudo dos espectros gasosos no contexto dos modelos atmicos? A regularidade dos espectros emitidos por gases levou Bohr, em 1913, a utilizar as frmulas empricas dos espectros atmicos na formulao dos seus famosos postulados, dando origem ao primeiro modelo atmico consistente: o modelo para o tomo de hidrognio.

Vamos estudar um pouco mais as origens do modelo de Bohr. A cada elemento, no estado atmico, corresponde um espectro de linhas que o caracteriza, isto , a localizao (comprimento de onda) e o nmero de linhas diferem de elemento para elemento. A figura 5 mostra a configurao de alguns espectros de emisso de gases monoatmicos.

Hidrognio

Hlio

Mercrio
Fig. 5 Espectro de linhas de gases monoatmicos. Retirado de

http://jersey.uoregon.edu/vlab/elements/Elements.html
Os resultados experimentais mostravam que as radiaes emitidas tinham um carter descontnuo com linhas bem definidas, cujos comprimentos de onda estavam relacionados a nmeros inteiros n. Para resolver o problema da instabilidade do tomo no modelo planetrio, e ainda para explicar por que gases emitem espectros discretos, Bohr sugeriu dois postulados: Postulado 1 - Somente so permitidas aquelas rbitas cujo momento angular do eltron quantizado, ou seja, mltiplo inteiro de h/2;

L= m v r = n
-34

h 2

n=1,2,3,.... (2)

n um nmero inteiro que denominado nmero quntico, e h a constante de Planck, 6.625610 Js.

A energia do eltron aumenta com o nmero quntico n e a figura 6 mostra alguns estados de energia permitidos em eltron volt. Note que se n muito grande, a energia tende a zero. Os estados de energia permitidos foram chamados de estados estacionrios.

Fig. 6 Estados de energia permitidos para o eltron do tomo de hidrognio. Retirado de

http://www.ufsm.br/gef/Laser.htm
Postulado 2- A radiao eletromagntica emitida em forma de um fton de energia E=h.f somente quando o eltron salta de um estado estacionrio para outro mais interno, sendo a energia irradiada dada por:

E = hf = Ei - Ef

(6)

Dessa forma, os postulados de Bohr retiraram a instabilidade do tomo, j que o eltron no pode irradiar energia enquanto encontra-se em uma rbita permitida, e ainda explicaram os resultados obtidos para o espectro do hidrognio, pois os comprimentos de onda das linhas espectrais coincidem com os valores previstos pela equao. Vamos estudar um pouco mais o comportamento do eltron dentro do tomo para entender o espectro. As rbitas externas do tomo possuem mais energia do que as rbitas internas. Um tomo absorve energia quando um eltron deslocado de uma rbita de menor energia para uma rbita de maior energia, ou seja, se a energia adequada atingir o tomo, o eltron salta da rbita 1 para a 2. Neste processo, a energia absorvida. Por conseguinte, se um eltron salta da rbita 2 para a 1, h emisso de um fton com uma energia (E=h.f), exatamente igual diferena de energia entre os nveis 2 e 1.

Por exemplo, a linha vermelha no espectro atmico do hidrognio (figura 5) causada por eltrons saltando da terceira rbita para a segunda. Veja na figura 8 as outras transies que originam as raias visveis.

Fig. 8 Transies do eltron do tomo de hidrognio que originam as raias visveis do espectro. Retirado de http://www.cjtmidia.com/quimicaavancada/ano01/10.html e modificada.

O salto do eltron de um nvel para outro ao absorver ou emitir energia ficou conhecido por salto quntico, j que o eltron no pode ocupar estados intermedirios entre os dois nveis em questo. Esse aspecto do modelo de Bohr leva a um comportamento para o eltron muito diferente do comportamento previsto pela Fsica Clssica para um corpo qualquer que ganha ou perde energia. Apesar de no conseguir justificar o que ocorre partcula eltron durante o salto quntico (ela desaparece de um estado e aparece em outro?) e mesmo prevendo somente o espectro do hidrognio, o modelo de Bohr foi considerado vlido, e foi o ponto de partida para o estudo detalhado da distribuio dos eltrons dentro do tomo.

Para entender melhor todos esses conceitos, utilize as indicaes das referncias 17 a 20. Os simuladores indicados mostram as rbitas permitidas juntamente com as energias do eltron em cada rbita. O vdeo tambm pode ser exibido aos estudantes para reforar os conceitos.

Mas antes de usar os aplicativos, ou simultaneamente, elabore questes para orient-los na investigao. Eis algumas sugestes: 1- As leis do eletromagnetismo garantem que uma carga eltrica acelerada perde energia em forma de radiao eletromagntica. No modelo planetrio de Rutherford, o eltron gira em torno do ncleo com acelerao centrpeta. Nesse modelo, o eltron poderia ocupar qualquer rbita. Ento como deveria ser o espectro da radiao emitida por tomos se o modelo estivesse correto?

2- Os modelos atmicos anteriores ao modelo de Bohr, baseados em conceitos da Fsica Clssica, no explicavam o espectro de raias observado na anlise espectroscpica dos elementos qumicos. Por exemplo, o espectro visvel do tomo de hidrognio - que possui apenas um eltron - consiste de quatro raias distintas, de frequncias bem definidas. Por que o carter discreto dos nveis de energia do tomo de hidrognio explica o espectro de raias?

Difrao de eltrons, dualidade da matria e princpio das incertezas

Em 1905, Albert Einstein sugeriu que a luz exibe um comportamento corpuscular ao propor a teoria que explica o Efeito Fotoeltrico. O fton de luz um pacote de energia de valor:

onde h a constante de Planck e f a frequncia da onda luminosa correspondente. Ou seja, a natureza ondulatria no foi abandonada, ao contrrio, a luz apresenta natureza dual, isto , ora comporta-se como onda em experimentos de difrao, interferncia e polarizao, mas comportase como partcula ao arrancar eltrons de um metal.

Em 1924 Luiz De Broglie props a existncia de ondas de matria, ou seja, o carter dual no era somente uma caracterstica da luz. Por simetria, De Broglie postulou que uma partcula de matria tem uma onda associada ao seu movimento tal que:

onde DB o comprimento de onda de De Broglie, de uma onda de matria associada ao movimento de uma partcula material que tem momento p. As ideias de De Broglie no tinham evidncias experimentais na poca. Cerca de cinco anos mais tarde, a quantidade de resultados de experincias motivadas por suas ideias, e que confirmavam as hipteses, era to grande que ele ganhou o Prmio Nobel de Fsica. G. P. Thomson em 1927 realizou difrao de eltrons em uma fina folha de ouro. Eltrons eram produzidos pelo aquecimento de um filamento e acelerados por uma diferena de potencial. Assim eles incidiam sobre o filme cristalino e sofriam a difrao, de acordo com o esquema mostrado na figura 9.

Fig. 9 Esquema do mtodo de G. P. Thomson para obter a difrao de eltrons. Fonte:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151673132007000100007&script=sci_arttext
A figura 10 mostra o resultado obtido. A formao do padro de difrao, isto , a produo de anis de interferncia construtiva e a coincidncia entre o comprimento de onda previsto pela Lei de Bragg e atravs da hiptese de De Broglie, comprovaram a hiptese da natureza ondulatria dos eltrons.

Fig. 10. Difrao de eltrons em cristais de ouro. Fonte: Eisberg, Resnick, Fsica Quntica, Ed. Campus.

A partir da constatao da difrao dos eltrons e mais tarde de prtons e nutrons (apesar de serem bem mais massivos do que o eltron, e por isso de mais difcil observao do comportamento ondulatrio), concluiu-se que todas as partculas de matria tm comportamento dual. Bohr, que j havia utilizado o comportamento dual da radiao eletromagntica em seu modelo atmico, generalizou o conceito de dualidade atravs do Princpio da Correspondncia:

Os modelos corpuscular e ondulatrio so complementares. Se uma medida prova o carter ondulatrio da radiao ou da matria, ento impossvel provar o carter corpuscular na mesma medida. A compreenso da radiao e da matria s completa se levamos em considerao experimentos que provm tanto o carter ondulatrio quanto o carter corpuscular.

Para estudar com detalhes o experimento de G. P. Thomson, utilize com os estudantes os simuladores indicados em 21 e 22. No primeiro aplicativo, faz-se a analogia entre a difrao de eltrons e a difrao da luz por fendas. Ajuste a distncia entre as fendas, ligue o canho de eltrons e aguarde alguns minutos para ver o resultado. Discuta com os alunos qual seria o resultado esperado se os eltrons tivessem apenas o comportamento corpuscular. O segundo uma simulao do mtodo de G. P. Thomson e mostra os anis de interferncia obtidos em uma

tela fluorescente, devido passagem do feixe de eltrons atravs de um cristal com a mesma funo das fendas no simulador anterior. Nessa simulao possvel variar a energia dos eltrons incidentes e verificar a alterao nos raios dos anis de interferncia. O aplicativo sugerido em 23 corresponde a outro mtodo de obteno da difrao de eltrons. Vale a pena conferir. Os vdeos da referncia 24 mostram o experimento real da difrao de eltrons realizado no laboratrio de graduao do curso de Fsica da PUC/SP. Muito interessante verificar o comportamento da figura na tela fluorescente ao aproximarmos um m. Confira e mostre aos estudantes. E finalmente o vdeo da referncia 25 traz uma animao muito boa da difrao de ondas e da difrao de eltrons. A discusso apresentada no vdeo pode ajudar a entender o Princpio da Correspondncia e o Princpio das Incertezas.

De posse da ideia de que o eltron do tomo de Bohr tambm pode ser encarado como onda,

vamos imaginar um microscpio hipottico usado para observar o eltron em suas rbitas
permitidas. Para observ-lo necessrio incidir luz sobre ele, um feixe de ftons. Ao colidir com o eltron, o fton transfere momento (quantidade de movimento p = m .v) de modo que o recuo do eltron o retira da sua posio original. Se no sabemos sua posio original, como poderemos determinar as futuras posies? Veja o que ocorre ao fton e ao eltron na animao:

http://www.aip.org/history/heisenberg/p08b.htm
Na Fsica Clssica no nos preocupamos com esse aspecto. Veja o caso da Lua: apesar da luz do Sol que a ilumina transferir momento, esse efeito to pequeno que no percebemos. Ao medir a posio da Lua, incidindo um poderoso feixe de LASER no espelho deixado pelos astronautas que l estiveram, seu recuo desprezvel. Voltando ao eltron abordaremos o problema da medio de sua posio usando a natureza dual: se sua descrio feita s vezes como partcula e s vezes como onda, possvel saber exatamente onde ele est em um determinado instante? Como possvel se uma onda se estende atravs de uma regio do espao?

Ser que por esse motivo que o narrador do filme Duelo de Tits insiste em dizer que Bohr e Heisenberg queriam abandonar a ideia de imagem para o tomo?

Para expressar a incapacidade de descrever a posio correta do eltron, Heisenberg enunciou o Princpio da Incerteza em 1927: Uma experincia no pode determinar simultaneamente o valor exato de um determinado componente do momento linear de uma partcula e o valor exato do componente correspondente de sua posio com preciso melhor do que: (o mesmo para y e z)

O Princpio da Incerteza uma consequncia da natureza dual da matria. Se uma partcula encontra-se em uma regio com incerteza x, ento seu comprimento de onda natural deve ser menor que x (veja a parte superior da figura 1), o que requer um momento elevado, pois:

DB =
momento.

h p

O momento p deve variar entre -h/x e h/x. O raciocnio anlogo para a incerteza do

Heisenberg demonstrou que possvel conhecer alguns dados sobre um sistema com grande preciso, mas outros se tornaro cada vez mais imprecisos. Ao se medir com boa preciso a posio de uma partcula, por exemplo, haver uma perturbao de sua quantidade de movimento e vice-versa. O ato de medir sua posio inicial interfere no restante do seu comportamento. Essa impossibilidade de prever os fenmenos no considerada uma simples deficincia experimental, mas sim inerente prpria natureza. Retome o vdeo da referncia 25 com os estudantes. A discusso sobre a localizao do eltron no momento de passar por uma fenda pode ajudar a entender o Princpio das Incertezas.

Vamos agora juntar esses conceitos todos na tentativa de visualizar o tomo: Eltrons comportam-se como ondas. Eltrons orbitam o ncleo do tomo em rbitas quantizadas.

Como unir esses dois conceitos e elaborar um novo modelo atmico?

Os movimentos dos eltrons passam a ser representados por ondas estacionrias. Na Fsica Clssica uma corda fixa nas extremidades s pode vibrar em frequncias mltiplas inteiras da frequncia fundamental, j que nas extremidades da corda s existem ns. Nessas frequncias podemos observar ondas estacionrias, tais como as da figura 11.

Figura 11: Onda estacionria em uma corda fixa nas extremidades. Retirado de

http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/ix/atas/posteres/po51-39.pdf
As rbitas ocupadas por eltrons em um tomo tm raios quantizados (valores definidos) e somente podero existir certos comprimentos de onda associados a esses eltrons. Esta quantizao do comprimento de onda feita pelo postulado de Bohr, ou seja:

O permetro da rbita pode ser escrito por:

E o comprimento de onda associado ao eltron :

Ento:

O eltron s pode ocupar rbitas cujo permetro coincida com n vezes o comprimento de onda de De Broglie. As posies ocupadas pelo eltron continuam quantizadas pelo nmero inteiro n, como

no modelo de Bohr, porm agora com uma justificativa fsica associada ao comportamento ondulatrio do eltron. Dessa forma possvel justificar os fenmenos discretos que caracterizavam no modelo de Bohr. Da mesma maneira que ondas em uma corda presa nas extremidades, as rbitas possveis para o eltron-onda so aquelas para as quais o comprimento de onda do eltron ajusta-se ao permetro da rbita, formando ondas estacionrias tais como as da figura 12.

Figura 12: Ondas estacionrias dos eltrons nas trs primeiras rbitas de um tomo de hidrognio, de acordo com o modelo de Bohr. Retirado de GASPAR, Alberto. Fsica-Eletromagnetismo e Fsica Moderna 1. ed. So Paulo: tica, 2003.

A simulao da referncia 26 permite visualizar as diferenas entre os modelos para o tomo de hidrognio e confrontar as previses de cada modelo com os resultados experimentais. Clique em Help e transies para verificar os comprimentos de ondas das radiaes emitidas ou absorvidas pelo hidrognio. No esquea que apenas uma modelagem, e que as linhas de absoro para nveis superiores ao fundamental s ocorrem em condies especiais de altas temperaturas. Para testar os modelos clique em Prediction e escolha o modelo de tomo para o

hidrognio entre as opes: modelo planetrio, modelo de Bohr, modelo de De Broglie e modelo de Schroedinger, do qual vamos falar agora. O resultado da descrio de De Broglie de um eltron na rbita de Bohr e o Princpio das Incertezas de Heisenberg, que a posio de um eltron e a orientao do vetor momento linear p no podem mais ser especificados. H a necessidade de uma descrio mais detalhada do eltron ao ocupar a rbita do tomo. Surge a Mecnica Quntica: uma nova descrio do comportamento das partculas. A descrio matemtica das ondas de matria: Schrdinger e a funo de onda do eltron

Erwin Schroedinger, em 1926, desenvolveu a Mecnica Quntica Ondulatria, cujo resultado principal a equao que descreve o eltron por uma funo de onda () ocupando as rbitas estacionrias. A frequncia e o comprimento de onda das ondas de eltrons esto relacionados com a energia e o momento linear dos eltrons. Dessa forma, Schroedinger conseguiu calcular os nveis de energia do tomo de hidrognio e os resultados so os mesmos previstos por Bohr, que por sua vez, coincidem com os resultados experimentais. Da mesma forma que a radiao eletromagntica descrita por uma funo de onda, a matria deve ser representada pela onda de De Broglie. A figura 3 mostra a descrio da funo de onda . Note que a probabilidade de encontrar a partcula na posio x mxima.

Figura 13: Funo de onda descrevendo a probabilidade de encontrar uma partcula na posio x. Uma situao anloga ao eltron ligado ao ncleo, isto , um eltron confinado a um poo de potencial o caso de uma partcula confinada em uma caixa (classicamente a partcula com velocidade constante colide com a parede e reflete sucessivas vezes). Nesse caso a caixa

equivalente a um poo de potencial, isto , um valor de potencial que tende a valores infinitos nas paredes x=0 e x=L. Como no caso de uma onda confinada na Mecnica Clssica (movimento de uma corda presa nas extremidades), as ondas harmnicas (senoidais) descrevem o comportamento da partcula, porque sabemos que qualquer movimento mais complicado pode ser decomposto em uma superposio de ondas harmnicas estacionrias (figura 14).

Figura 14: Ondas estacionrias associadas a uma partcula presa dentro de uma caixa. Retirado de http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/fap0184/000091.html

Ou seja, os comprimentos de onda e as energias permissveis so discretas, e esta a razo pela qual na Mecnica Quntica uma partcula confinada s pode ter certas energias.

Interpretao fsica da funo de onda: A funo de onda uma quantidade complexa que no pode ser medida diretamente por nenhum instrumento fsico. Isso significa que no h um sentido fsico imediato para essa funo. Portanto, a funo de onda de um sistema nada mais do que uma representao matemtica abstrata do estado do sistema. Ela somente tem significado no contexto da Teoria Quntica.

Figura 15: Modelo atmico para o tomo de hidrognio quando o eltron encontra-se no estado de menor energia, isto , no estado fundamental. Retirado de

www.comciencia.br/reportagens/fisica/fisica07.htm

As referncias 27 a 30 oferecem diferentes possibilidades de representao visual dos orbitais, regies onde existe a probabilidade de encontrar o eltron de uma determinada rbita do tomo. Utilize-as com os estudantes para discutir a seguinte questo:

Podemos imaginar o tomo? Como ele afinal? Onde est o eltron?

Uma dica: o Livro indicado em 1 traz mais experimentos e mais discusses sobre os temas abordados no filme Duelo de Tits. Nesse livro os experimentos propostos utilizam materiais simples, de baixo custo, fcil acesso e presentes no cotidiano dos estudantes. Alm disso, aborda com detalhes o conceito de dualidade da luz e dualidade da matria. Representa, portanto, um apoio pedaggico para a insero de Fsica Moderna experimental no Ensino Mdio. Consulte

tambm o blog do livro 1, que alm de trazer as solues dos problemas propostos, mostra outros vrios aplicativos e experimentos em Fsica Moderna.

RESUMO DA ATIVIDADE
1-Exibir o filme Duelo de Tits. 2-Reproduzir o experimento descrito em Descobrindo o Ncleo. 3-Estudar o espalhamento alfa atravs do simulador e das animaes. 4- Responder as questes. 4- Reproduzir o espectroscpio caseiro descrito em Uma caixinha para o estudo de espectros e observar espectros de lmpadas incandescentes, luminescentes, LASERs, e outras disponveis. 5- Estudar os espectros de gases atravs dos simuladores, animaes e vdeos. 6- Estudar o modelo de Bohr para o tomo de hidrognio atravs das animaes, simuladores e vdeos. 7- Responder as questes. 8- Estudar a hiptese de De Broglie e a difrao de eltrons atravs das animaes, simuladores e vdeos. 10 Estudar o Princpio das Incertezas e o novo modelo atmico atravs das animaes, simuladores e vdeos. 11- Responder as questes.

COMO AVALIAR ESSE TRABALHO?


O professor poder elaborar mais questes alm das sugeridas e utiliz-las para avaliar o aprendizado dos estudantes. Alm disso, o professor poder inverter o papel: durante os processos de investigao, seja experimental ou com os simuladores e vdeos, ele poder pedir aos estudantes para elaborarem questes para que outros estudantes respondam. A partir delas poder tambm avaliar a compreenso dos temas.

EM QUAL ANO OU ANOS DO ENSINO MDIO SERIA MELHOR APLICAR ESSE TRABALHO?
Para o melhor aproveitamento da atividade interessante que os estudantes tenham conhecimentos prvios sobre: Campo eltrico e comportamento de cargas eltricas em campo eltrico; Comportamento ondulatrio (propagao de uma onda, frequncia, comprimento de onda, etc); Espectro eletromagntico (distino das radiaes em funo da frequncia);

Portanto, a srie mais adequada a 3 srie do Ensino Mdio.

PALAVRAS-CHAVE
- Fton; - Dualidade; - Salto quntico; - Modelo de Bohr; - Espalhamento alfa; - Difrao de eltrons; - Princpio das Incertezas.

SUGESTES DE LEITURAS
Livro: Cavalcante, M. A. & Tavolaro, C. R. C. Fsica Moderna Experimental, 2 edio, So Paulo, Manole, 2007. Blog do Livro:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com

Artigos cientficos:

Ferreira, A.A.; Loureno, M.F.; Marcassa L.G. e Bagnato, V.S., Espalhamento: Observando o Desconhecido Indiretamente, Rev. Bras. Ens. Fis. Vol. 21 no. 1, 1999.

Cavalcante, M. A.; Pifer, A. e Nakamura, P. O Uso da Internet na Compreenso de Temas de Fsica Moderna para o Ensino Mdio, Revista Brasileira de Ensino de Fsica, vol. 23, no. 1, 2001. Disponvel em http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v23_108.pdf

Cavalcante, M. A. & Tavolaro, C. R. C. Uma Caixinha para o Estudo de Espectros, Fsica na Escola, Revista Brasileira de Ensino de Fsica, vol. 3, no. 2, 2002. Disponvel em

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/07/espectro-dentro-deuma-caixinha.html
Pginas na Rede (Internet)

Espalhamento de partculas alfa e o modelo de Rutherford Veja na animao o experimento de Rutherford para o espalhamento alfa:

http://www.youtube.com/watch?v=mmAvvx5m6ts&feature=related
Confira tambm o simulador indicado para estudar o espalhamento alfa:

http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/cuantica/dispersion/dispersion.html
Veja na animao a diferena entre o modelo de Thomson e o de Rutherford referente ao espalhamento da partcula alfa:

http://www.if.ufrgs.br/~betz/iq_XX_A/modAtom/aModAtomAd_1.htm

Leia a reportagem O Indiana Jones do ncleo atmico para entender os primrdios da Fsica Nuclear:

http://cienciahoje.uol.com.br/122576
Espectroscopia 1- O aplicativo em JAVA mostra o comportamento ondulatrio da luz ao incidir em uma fenda: a difrao da luz.

http://br.geocities.com/saladefisica3/laboratorio/difracao/difracao.htm
2- Assista ao vdeo Determinao do comprimento de onda do feixe de luz de uma ponteira laser com rede de difrao para ver o procedimento experimental:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2008/11/vdeo-sobre-determinaodo-comprimento-de.html
3- Com equipamento simples possvel projetar e analisar espectros de lmpadas incandescentes e luminescentes. Assista ao vdeo:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2008/11/proposta.html
4- Veja como funciona a espectroscopia por projeo:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/02/espectro-por-projecaoparte-1-de-3.html
5- Confira o espectro do hidrognio com redes de difrao de diferentes resolues:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/03/espectro-do-hidrogeniocom-redes-de.htm
6- Neste site possvel entender a importncia da espectroscopia para a identificao dos elementos que constituem as estrelas. Alm disso, as animaes e simulaes so timas:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/04/espectroscopia-naastrofisica.html
7- Espectros de emisso: escolha o elemento na tabela peridica e veja o espectro de emisso desse elemento. No simulador indicado escolha a opo emisso:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/03/e-o-espectro-dos-outroselementos-da.html
8- Assista ao vdeo para visualizar o espectro de emisso do hidrognio:

http://labempucsp.blogspot.com/2009/02/espectro-eletromagnetico.html
Modelo de Bohr para o tomo de Hidrognio 9- A simulao indicada permite visualizar o modelo de Bohr. Para cada nvel de energia escolhido, o simulador fornece o raio da rbita, a energia do eltron na rbita e permite comparar as velocidades do eltron em cada rbita.

http://www.walter-fendt.de/ph11e/bohrh.htm
10- Esta simulao permite visualizar as diferenas entre os modelos para o tomo de hidrognio e confrontar as previses de cada modelo com os resultados experimentais.

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/03/simulacao-modelosatomicos.html
11- Leia mais sobre as sries empricas e o modelo de Bohr:

http://www.unb.br/iq/kleber/CursosVirtuais/QQ/aula-6/aula-6.htm

12- O vdeo indicado, da srie Universo Mecnico (Instituto de Tecnologia da Califrnia), mostra uma interpretao para o modelo de Bohr. As animaes por computador tentam explicar como realizado o salto quntico do eltron.

http://www.youtube.com/watch?v=eU7cUke_SxQ
Difrao de eltrons 13- Para simular a difrao de eltrons em fendas, use o aplicativo disponvel.

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/02/difracao-de-eletrons.html
14- Para simular o experimento de G.P. Thomson de difrao de eltrons, faa download do software indicado.

http://experimentoteca.blogspot.com/2008/10/simulao-os-thomsons.html
15- O software indicado est disponvel para download e faz a simulao do experimento citado.

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/02/difracao-de-eletrons-metodode-davisson.html
16- Assista aos vdeos do experimento de G. P. Thomson. Veja o que ocorre com os anis de interferncia quando um im aproximado da tela fluorescente. Vdeo 1:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/03/difracao-de-eletrons-

ampola-de-gp.html
Vdeo 2:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/03/difracao-de-eletrons-

ampola-de-gp_22.html
Vdeo 3:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/03/difracao-de-

eletrons-complementaridade.html
17- Assista ao vdeo do Dr. Quantum explicando o experimento da difrao de eltrons em fendas:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/03/dr-quantum-explica-difracaode-eletrons.html

O novo modelo atmico

18- Na simulao indicada, visualizar as diferenas entre os modelos para o tomo de hidrognio e confrontar as previses de cada modelo com os resultados experimentais:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/03/simulacao-modelosatomicos.html
19- Onde est o eltron no modelo atmico atual? Para saber mais:

http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/07/a05.pdf
20- Para usar um simulador de orbitais:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/03/onde-esta-o-eletron.html

21- Para entender como a funo de onda ajuda a localizar o eltron:

http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/fap0184/000130.html
22- Assista a um vdeo que mostra a relao entre os nmeros qunticos, os orbitais e a densidade de probabilidade de encontrar o eltron:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/2009/04/novamente-o-eletrononde-esta.html

ANEXOS

Anda mungkin juga menyukai