Anda di halaman 1dari 21

I nst ru e s

1) Escreva seu nmero de inscrio no espao a seguir:

2) 3)

Este caderno contm 30 questes de mltipla escolha, assim distribudas: Geografia 01 a 15 e Fsica 16 a 30. Verifique se o caderno est completo e sem imperfeies grficas que possam dificultar a leitura. Qualquer irregularidade dever ser comunicada, imediatamente, ao fiscal. S existe uma resposta correta para cada questo. Interpretar as questes da prova faz parte desta avaliao. No adianta, pois, pedir esclarecimentos aos fiscais. Ao fazer rascunhos e preencher a folha de respostas, use a caneta que o fiscal lhe entregou. Utilize qualquer espao deste caderno para rascunhos e no destaque nenhuma folha. O preenchimento da folha de respostas de sua inteira responsabilidade. Voc dispe de quatro horas e meia para responder s questes (incluindo as discursivas) e preencher a folha de respostas. Antes de retirarse definitivamente da sala, devolva ao fiscal a folha de respostas, os dois cadernos de provas e a caneta.

4) 5) 6) 7) 8) 9) 10)

Geografia

01 a 15

01. Nova York, nos Estados Unidos, um exemplo tpico de cidade global. Exerce
funes de comando supranacional e de alto nvel tecnolgico, constituindo-se, portanto, em local onde a rede internacional das empresas capitalistas encontra seus pontos fsicos de ancoragem espacial. Alm disso, como cidade global, Nova York A) apresenta atividades econmicas limitadas pela presena de corporaes financeiras e industriais, regionalmente localizadas, que afetam a organizao do territrio em escala mundial. B) desempenha funes e atividades econmicas de carter macrorregional, contrariando a lgica da reproduo ampliada do capital que tem por base a relao centro-periferia. C) possui uma economia que apresenta caractersticas primrias, uma vez que desempenha funes de controle das empresas industriais localizadas nos pases em desenvolvimento. D) funciona como centro de localizao de atividades econmicas nacionais e internacionais, influenciando na organizao do territrio em suas diversas escalas.

02. A escala um dos recursos utilizados na cartografia para representar qualquer


realidade espacial em um mapa. Assim, correto afirmar que A) a correspondncia entre as distncias na superfcie e no mapa, na escala numrica, indicada por meio de uma reta graduada, tendo como mdulo bsico o centmetro. B) a escala estabelece a correspondncia entre as distncias representadas e as distncias reais da superfcie cartografada. C) um mapa confeccionado com uma pequena escala abrange uma rea pequena, mostrando riqueza de detalhes. D) a escala grfica a ser utilizada na confeco de um mapa dever ser maior quando se tratar de uma rea geogrfica de grande dimenso.

03. Podemos afirmar que, no sculo XVIII, a produo do espao sertanejo do Rio
Grande do Norte A) ocorreu com base na expanso da pecuria, associada agricultura de subsistncia, seguida pela agricultura comercial do algodo para fins de exportao. B) resultou dos interesses das classes dominantes locais, representadas pelos coronis do gado e capitalistas do algodo e da minerao, que se tornaram os principais detentores dos benefcios das polticas governamentais. C) consolidou-se a partir do crescimento econmico regional com a implementao de polticas governamentais voltadas para a agricultura comercial do algodo e o desenvolvimento da pecuria. D) atrelou-se ao desenvolvimento industrial e expanso da atividade mineradora na regio, que, em virtude da diversidade mineral existente, propiciou uma produo voltada para o mercado externo.
UFRN 2003 1

04. A produo do espao mundial resulta da expanso do modo de produo capitalista,


que se intensifica com o processo de globalizao da economia, expresso em transformaes socioespaciais como A) a descentralizao espacial da riqueza, considerando que a globalizao promoveu ainda mais a expanso do mundo capitalista. B) o desemprego estrutural que contribui para a deteriorao das condies de trabalho tanto nos pases subdesenvolvidos como nos pases de economia psindustrial. C) o crescimento do comrcio mundial, de forma semelhante entre todos os pases, em decorrncia dos avanos tecnolgicos informacionais. D) a reestruturao produtiva que contribuiu para uma nova espacialidade industrial descentralizando, assim, o processo de acumulao e reproduo do capital.

05. A tabela abaixo mostra a estrutura fundiria brasileira.


BRASIL: Estrutura Fundiria- 1992
CLASSE DOS IMVEIS RURAIS SEGUNDO A DIMENSO (em ha) Menos de 10 De 10 a menos de 100 De 100 a menos de 1.000 De 1.000 a menos de 10.000 De 10.000 a mais de 100.000
Adaptado de: Incra, Atlas fundirio brasileiro, 1996.

NMERO DE IMVEIS Em valor absoluto 995.916 1.681.411 393.615 41.976 1.980 Em % 30,39 53,98 12,66 1,36 0,06

REA EM HECTARES Em valor absoluto 4.615.910,3 54.667.741,3 106.323.698,4 100.852.605,8 64.904.056,2 Em % 1,38 16,53 32,10 30,42 19,57

Os dados apresentados na tabela contribuem para a compreenso do uso e da ocupao do solo no campo brasileiro. A partir desses dados, podemos afirmar que A) os imveis rurais mdios ocupam um pouco mais de 10% do total, porm so mais bem aproveitados, tanto para culturas alimentares como de exportao. B) os grandes imveis rurais com mais de 1.000 ha perfazem um pouco mais de 1% do total, porm ocupam quase 50% da rea agrcola total, assumindo importncia por sua produo agrcola voltada para o mercado interno. C) os pequenos imveis rurais correspondem a mais de 80% do total, ocupando menos de 20% do total da rea agrcola, e so considerados como responsveis pela produo alimentar bsica da populao. D) os pequenos imveis rurais representam o maior nmero percentual do total e o menor em relao rea ocupada, o que justifica a ociosidade e o subaproveitamento das terras como sendo sua principal caracterstica.

UFRN 2003

06. O problema da moradia, vivenciado por uma parcela da populao que habita em
cidades brasileiras, como demonstra a figura principalmente, com a m distribuio da renda. abaixo, est relacionado,

DN Educao , fasc. 13 , 17 agosto de 1999. Editora: O Dirio S/A

Outros fatores, no entanto, contribuem para o aprofundamento desse problema. Entre eles, podemos destacar A) a ao de movimentos organizados nas cidades que levam as populaes pobres a construrem, individualmente, barracos em reas pblicas ou privadas, alterando, assim, o quadro da moradia no pas. B) a especulao imobiliria e as polticas habitacionais voltadas para interesses das empresas ligadas ao setor, dificultando a aquisio de terreno pela populao pobre no mercado imobilirio formal. C) a escassez do solo urbano, que obriga uma expanso horizontal das cidades, associada ausncia de investimento em infraestrutura bsica que proporcione melhores condies de vida populao. D) a falta de investimento em novas tecnologias de produo e de gesto que contribuem para a reduo dos salrios e a deteriorao das condies de moradia, principalmente nas grandes cidades.

07. A produo do espao no Brasil colnia teve sua dinmica econmica, poltica e
social estruturada segundo os moldes das necessidades e interesses de explorao de Portugal. Nesse sentido, correto afirmar que A) a produo da cana-de-acar deve ser apontada como o elemento norteador da ocupao territorial, uma vez que tinha como funo bsica promover a acumulao primitiva de capital para a colnia brasileira, por meio da exportao do acar. B) as decises de carter poltico e econmico ficavam limitadas ao espao da colnia, apesar de as prticas capitalistas serem responsveis pela estruturao do sistema global, cuja hegemonia coube aos pases centrais. C) o Brasil colonial se insere numa lgica espacial que se expressa numa diviso internacional da produo desfavorvel ao seu desenvolvimento, tendo em vista a condio de espao de acumulao primitiva de capital. D) o sistema global emergente propiciou condies para o surgimento de uma pequena produo mercantil, no mbito das atividades agrcolas de subsistncia, responsvel pela acumulao interna de capital no espao colonial.
UFRN 2003 3

08. Nas ltimas dcadas do sculo XX, ocorreram mudanas significativas no processo
de produo que se refletiram diretamente sobre a distribuio da Populao Economicamente Ativa (PEA), nos pases de economia ps-industrial, conforme demonstra a figura abaixo.
% da PEA

DISTRIBUIO DA PEA EM PASES DE ECONOMIAS PS-INDUSTRIAIS

.
Estados Unidos Gr-Bretanha Setor Primrio Frana Alemanha Setor Tercirio Japo

Setor Secundrio

Adaptado de: El Estado Del Mundo, Madri, 1998, Akal, 1997.

A partir da anlise dos dados apresentados na figura, podemos afirmar que A) a maior participao da PEA no setor tercirio uma decorrncia da expanso e importncia das atividades comerciais, financeiras e de servios, associadas ao desenvolvimento tecnolgico dos demais setores. B) a diminuio da absoro da PEA pelo setor secundrio reflete o baixo desempenho da atividade industrial nesses pases, atrelado ao fortalecimento das atividades comerciais. C) a transferncia em massa da PEA do setor primrio para o setor tercirio resultante do processo de importao de tecnologias poupadoras de mo-de-obra, efetivada pelos pases ps-industriais. D) a reduzida participao da PEA no setor primrio reflete a modernizao da agropecuria, com transferncia de populao para o setor secundrio, que a base da economia desses pases.

09. O intenso desmatamento que vem ocorrendo atualmente no espao mundial traz,
como conseqncia, A) o assoreamento dos rios e lagos, resultante da diminuio de sedimentos, que provoca desequilbrios no sistema aqutico. B) a diminuio das chuvas e a elevao das temperaturas, provocando o agravamento do processo de desertificao. C) a reduo do processo erosivo e o empobrecimento do solo, por meio da diminuio da velocidade do escoamento superficial. D) o rebaixamento do lenol fretico, provocado pela menor infiltrao da gua das chuvas e pela intensificao da evapotranspirao.

UFRN 2003

10. Inmeros conflitos tm ocorrido no mundo como resultado do processo histrico de


ocupao e invaso de territrios. Sobre esses conflitos, correto afirmar que A) os palestinos lutam, desde a criao do Estado de Israel pela ONU, em 1948, pelo reconhecimento e pela demarcao de fronteiras que configurem um Estado palestino independente. B) os curdos, menor dos grupos tnicos do Globo, que ocupavam territrios do Iraque, da Sria e do Ir, conseguiram recentemente a formao de um Estado independente. C) o povo basco tem procurado uma soluo pacfica para seus conflitos territoriais, ao abandonar a luta armada, aps o acordo de paz assinado, em 1980, com o governo espanhol. D) a diversidade tnica e cultural apontada como o principal motivo dos conflitos territoriais na Iugoslvia, sendo a guerra da Bsnia-Herzegovina o mais recente na regio dos Blcs.

11. Os jogos da ltima Copa do Mundo, realizados na Coria do Sul e no Japo, foram
transmitidos no Brasil com uma diferena de 12 horas, devido ao fuso horrio.
FUSOS HORRIOS

Trabalhando com Mapas Introduo Geografia. So Paulo: tica, 1997, p. 21.

O jogo entre o Brasil e a Turquia, realizado no dia 03 de junho de 2002, teve incio s 06 horas (horrio de Braslia). Com base no mapa de fusos horrios, podemos afirmar que o referido jogo foi visto, respectivamente, por egpcios no Cairo, indianos em Bombaim e americanos em Los Angeles, s A) 13 horas / 02 horas / 23 horas. B) 23 horas / 13 horas / 02 horas. C) 14 horas / 11 horas / 01 hora. D) 11 horas / 14 horas / 01 hora.

UFRN 2003

12. As metrpoles podem ser consideradas como a expresso espacial mais complexa da produo do espao geogrfico no sistema capitalista. Por isso, podem ser vistas, tambm, como o espao geogrfico onde ocorrem as mais profundas alteraes do quadro natural, que provocam uma srie de problemas ambientais, como, por exemplo, o efeito estufa, a inverso trmica e a ilha de calor. No caso especfico da ilha de calor, trata-se de um fenmeno que ocorre nos centros urbanos resultante de uma srie de fatores, dentre eles: A) reteno do calor irradiado pela superfcie terrestre; impermeabilizao dos solos e cobertura vegetal densa. B) construo de edifcios; cobertura vegetal densa e emisso de gases pelas indstrias. C) reduo da evaporao e do aquecimento da atmosfera; retirada da cobertura vegetal e disperso de poluentes na zona central da cidade. D) retirada da cobertura vegetal; concentrao de edifcios e impermeabilizao dos solos.

13. As pirmides etrias do Brasil, segundo os grupos de idades, relativos aos anos de
1970 e 2000, demonstram que ocorreram mudanas em seus perfis. Essas mudanas refletem alteraes na dinmica demogrfica brasileira.
PIRMIDES ETRIA DA POPULAO

I
Homens
Faixas Etrias
70 ou + 65-69 60-64 55-59 50-54 45-49 40-44 35-39 30-34 25-29 20-24 15-19 10-14 5-9

II
Mulheres Homens
Faixas Etrias
70 ou + 65-69 60-64 55-59 50-54 45-49 40-44 35-39 30-34 25-29 20-24 15-19 10-14 5-9

Mulheres

1970

2000

%12

10

10 12 % %12

10

10 12 %

Adaptado de: IBGE, Censo Demogrfico 2001.

A anlise das pirmides etrias permite afirmar que A) a pirmide II, ao apresentar um percentual maior na faixa dos 70 anos, sugere que o Brasil seja um pas de populao idosa, havendo, assim, uma necessidade maior de investimentos que beneficiem essa faixa etria. B) a pirmide I revela a realidade populacional brasileira de 1970, que se expressa por meio de baixas taxas de natalidade, bem como de fecundidade, associadas elevao da expectativa de vida dos brasileiros. C) a pirmide II reflete um declnio nas taxas de natalidade, de fecundidade, de mortalidade e o aumento da expectativa de vida da populao idosa, sugerindo o incio do processo de transio demogrfica. D) a pirmide I, ao apresentar uma base larga que expressa altas taxas de natalidade, acompanhada de baixas taxas de mortalidade, indica um perodo de diminuio do crescimento populacional brasileiro.

UFRN 2003

14. Com

o desenvolvimento do meio tcnico-cientfico-informacional, o espao geogrfico tornou-se mais denso em objetos artificiais que apresentam um contedo cada vez mais elevado em cincia, tcnica e informao. Nesse contexto, destacam-se os tecnoplos, que constituem espaos de A) atividades industriais de alta tecnologia que no dispem de uma moderna rede de infraestrutura que permita a acelerao do fluxo da economia informacional, contribuindo, assim, para a repulso populacional. B) intenso desenvolvimento e concentrao espacial dos setores de alta tecnologia, em funo dos investimentos pblicos e privados e da absoro de mo-de-obra migrante proveniente dos pases do Sul. C) interconexo dos fluxos mundiais de informao e conhecimento, voltados para o desenvolvimento tecnolgico, produzindo, assim, um novo meio geogrfico adaptado s exigncias da economia globalizada. D) inovaes tecnolgicas que esto localizadas principalmente nas antigas zonas industriais dos pases asiticos, com destaque para o Japo e a China, que so as maiores economias do mundo capitalista na atualidade.

15. A atividade industrial se constitui em um dos principais fatores da organizao do


territrio brasileiro. No perodo entre 1930 e a primeira metade da dcada de 1950, essa atividade A) intensifica a internacionalizao do processo industrial por meio da implementao dos grandes complexos industriais, permitindo, assim, uma elevada gerao de empregos no setor. B) promove a abertura das fronteiras ao capital estrangeiro, com a criao de incentivos fiscais, cambiais, tarifrios e creditcios, visando atrair investimentos externos para o Brasil. C) define as condies favorveis para o desenvolvimento industrial, a partir da produo cafeeira, ampliando o mercado interno e favorecendo a imigrao para a substituio da mo-de-obra escrava. D) consolida a substituio da mo-de-obra imigrante pela mo-de-obra nacional, implementando mudanas no plano da poltica interna, direcionada para a atividade industrial no pas.

UFRN 2003

UFRN 2003

Fsica

16 a 30

16. O nvel um dos equipamentos bsicos da construo civil usado por pedreiros para
verificar a horizontalidade de pisos, tubulaes hidrulicas etc. Esse equipamento pode ser feito, por exemplo, inserindo um lquido com uma bolha de ar em um bulbo de vidro transparente, que ser fechado e, posteriormente, incrustado numa pea retangular de madeira. Quando o nvel colocado numa superfcie plana horizontal, a bolha de ar fica centrada conforme se apresenta na figura abaixo.
Bolha de ar Bulbo com lquido

Nvel numa superfcie horizontal

Considerando dL a densidade do lquido e d B a densidade da bolha, ao colocarmos esse nvel sobre uma superfcie inclinada, a bolha de ar do nvel A) subir, pois o centro de massa do sistema (lquido + bolha) se encontrar acima do centro de gravidade. B) descer independente do empuxo, pois d B < d L . C) subir independente da presso atmosfrica, pois d B < d L . D) descer, pois o centro de massa do sistema (lquido + bolha) se encontrar abaixo do centro de gravidade.

UFRN 2003

17. A cidade de Joo Cmara, a 80 km de Natal, no Rio Grande do Norte (RN), tem sido
o epicentro (ponto da superfcie terrestre atingido em primeiro lugar, e com mais intensidade, pelas ondas ssmicas) de alguns terremotos ocorridos nesse estado. O departamento de Fsica da UFRN tem um grupo de pesquisadores que trabalham na rea de sismologia utilizando um sismgrafo instalado nas suas dependncias, para deteco de terremotos. Num terremoto, em geral, duas ondas, denominadas de primria (P) e secundria (S), percorrem o interior da Terra com velocidades diferentes. Admita que as informaes contidas no grfico abaixo so referentes a um dos terremotos ocorridos no RN. Considere ainda que a origem dos eixos da figura coincidente com a posio da cidade de Joo Cmara.
Distncia (km)

100 Natal 80

P
60 40 20 Joo Cmara 0 4 8 12 16 20

24

28 Tempo(s)

Dados referentes ondas P e S, associados a um terremoto ocorrido no Rio Grande do Norte s

Diante das informaes contidas no grfico, correto afirmar que a onda mais rpida e a diferena de tempo de chegada das ondas P e S no sismgrafo da UFRN, em Natal, correspondem, respectivamente, A) a onda S e 4 segundos. B) a onda P e 8 segundos. C) a onda P e 16 segundos. D) a onda S e 24 segundos.

10

UFRN 2003

18. A figura 1 representa uma sucesso de fotografias de uma atleta durante a


realizao de um salto ornamental numa piscina. As linhas tracejadas nas figuras 1 e 2 representam a trajetria do centro de gravidade dessa atleta para este mesmo salto. Nos pontos I, II, III e IV da figura 2, esto representados os vetores r r velocidade, v , e acelerao, a , do centro de gravidade da atleta.

II

r v

r a
I

III

r v

r a
r v
IV

r a

r a

r v

Figura 1

Figura 2

Os pontos em que os vetores velocidade, corretamente so A) II e III. B) I e III. C) II e IV. D) I e IV.

r r v , e acelerao, a , esto representados

UFRN 2003

11

19. O lendrio Macunama, personagem criado por Mrio de Andrade, costuma desfrutar
do aconchego de sua redinha. vido por um descanso, Macunama, nosso antiheri, est sempre improvisando um gancho para armar sua rede. Ele soube que sua segurana ao deitar-se na rede est relacionada com o ngulo, , de inclinao dos punhos da rede com a parede e que essa inclinao pode ser mudada alterando-se o tamanho dos punhos, por exemplo, com auxlio de cordas. A figura abaixo ilustra um desses momentos de descanso do personagem. Nessa r o na figura a fora T , exercida pela corda da rede sobre r gancho do armador, preso r parede, aparece decomposta em componentes, T || (paralela parede) e T (perpendicular parede).

r T

r T

r T ||

r P

Representao esquemtica de Macunama dormindo em sua rede

Considere-se que r i) o peso, P , de Macunama est bem distribudo e o centro de gravidade do conjunto est no meio da rede; ii) as massas da rede e da corda so desprezveis; iii) o armador pode ser arrancado somente em decorrncia de um r r maior valor da componente T , da fora T . Podemos afirmar que, para uma maior segurana, Macunama deve escolher uma inclinao , relativamente A) pequena, pois T = B) pequena, pois T = C) grande, pois T = D) grande, pois T =

P sen. 2 P tg. 2

P cos. 2 P cotg. 2

12

UFRN 2003

20. Vrios tipos de carros populares esto sendo montados com algumas economias.
Eles vm, por exemplo, com apenas uma luz de r e, s vezes, sem o ret rovisor do lado direito. Uma outra economia est associada ao tamanho reduzido da chave de rodas. Essa chave fabricada com um comprimento de 25 cm. Alguns desses carros saem de fbrica com os parafusos de suas rodas submetidos a um aperto compatvel a um torque (final) de 100 N.m. Esse torque, M, calculado em relao ao ponto central do parafuso, est relacionado com a fora aplicada na chave, fora F, pela expresso M = F.d, em que d (nica dimenso relevante da chave de rodas) chamado brao da alavanca, conforme ilustrado na figura abaixo.

borracheiro

Dona Terezinha comprou um desses carros e, quando sentiu a necessidade de trocar um pneu, ficou frustrada por no conseguir folgar os parafusos, pois consegue exercer uma fora de no mximo 250 N. Para solucionar esse problema chamou um borracheiro que, aps concluir a troca de pneu, sugeriu a compra de uma mo de ferro para ajud-la numa prxima troca. O borracheiro explicou a dona Terezinha que uma mo de ferro um pedao de cano de ferro que pode ser usado para envolver o brao da chave de rodas, aumentando assim o seu comprimento e reduzindo, portanto, a fora necessria a ser usada para folgar os parafusos. Nessa situao, admita que a mo de ferro cobre todos os 25 cm do brao da chave de rodas. Para poder realizar uma prxima troca de pneu, dona Terezinha deve usar uma mo de ferro de comprimento, no mnimo, igual a A) 60 cm B) 50 cm C) 40 cm D) 80 cm

UFRN 2003

13

21. O departamento de Fsica da UFRN possui um laboratrio de pesquisa em criogenia,


cincia que estuda a produo e manuteno de temperaturas muito baixas, contribuindo para o entendimento das propriedades fsicas e qumicas de sistemas nessas temperaturas pouco comuns. Nesse laboratrio, uma mquina retira o gs nitrognio do ar e o liquefaz a uma temperatura de 77,0 kelvin (K), que corresponde a -196 graus clsius ( o C). Nessa temperatura o nitrognio usado cotidianamente pelos departamentos de Fsica, Qumica e Biologia da UFRN, como tambm por pecuaristas no congelamento de smen para reproduo animal. O nitrognio lquido, em virtude de suas caractersticas, necessita ser manuseado adequadamente, pois pessoas no habilitadas podero sofrer acidentes e serem vtimas de exploses. Imagine uma pessoa desavisada transportando, num dia quente de vero, uma poro de nitrognio lquido numa garrafa plstica fechada. Como o nitrognio lquido tende a entrar em equilbrio trmico com o ambiente, mudar de estado fsico, transformando-se em um gs. A tendncia desse gs se expandir, podendo provocar uma exploso. Admita que i) o nitrognio rapidamente se transforma em gs ideal, ou seja, obedece equao PV = nRT. Em que R a constante universal dos gases e P, V, T, n so, respectivamente: a presso, o volume, a temperatura e o nmero de moles do gs; ii) a presso interna e a temperatura iniciais desse gs so, respectivamente, 2,00 x 10 5 pascal (Pa) e 78,0 K; iii) a garrafa utilizada pode suportar uma presso mxima de 4,00 x 10 5 Pa e o volume dessa garrafa no varia at que a exploso ocorra. Diante dessas consideraes, correto dizer que a temperatura limite (do gs nitrognio) que a garrafa suporta sem explodir A) 273 K. B) 156 K. C) 234 K. D) 128 K.

22. O cu, com sua beleza, despertou interesse de astrnomos admirveis, a exemplo
de Johannes Kepler, que entrou para a histria da cincia como o legislador dos cus. Em sua sagacidade, Kepler enunciou leis que descrevem os movimentos de translao dos planetas em torno do Sol. Essas leis podem ser obtidas, partindo-se das leis do movimento e da gravitao universal de Newton. No tratamento newtoniano, sabe-se que a fora gravitacional de longo alcance, tipo central (fora que depende da posio relativa entre os corpos), e que, apesar de ser a mais fraca de todas as interaes conhecidas na natureza, rege a macroestrutura do universo, mantendo o nosso sistema solar coeso. Com base no texto acima e considerando o movimento de translao da Terra em torno do Sol, correto afirmar que A) o mdulo do momento linear da Terra em relao ao Sol constante. B) a energia cintica da Terra, no seu movimento de translao, em relao ao Sol, constante. C) o momento angular da Terra em relao ao Sol constante. D) a energia potencial gravitacional do sistema Terra-Sol constante.

14

UFRN 2003

23. A miopia um defeito da viso originado por excessiva curvatura da crnea. Na fantstica estrutura que compe o olho humano, a crnea representa um elemento fundamental no processo de formao de imagem, sendo uma espcie de lente delgada convexo-cncava que admitiremos satisfaz a equao dos fabricantes de lentes apresentada abaixo. Equao dos fabricantes de lentes:
1 = (n 1) f 1 1 + R R 2 1 . Em que

f : distncia focal; n : ndice de refrao; R 1 e R 2 so raios de curvatura das faces da lente, cuja conveno de sinais : faces convexas, raio positivo e faces cncavas, raio negativo. O olho mope induz no crebro a percepo de imagem sem nitidez devido focalizao da imagem de objetos distantes d-se antes da retina. Com o auxlio da tecnologia do raio laser, os mdicos conseguem realizar cirurgias na crnea, corrigindo sua curvatura excessiva. Nesse caso modificam apenas o valor do raio externo R 1 . Outra possibilidade para a correo da miopia a indicao do uso de culos. Admita que a figura abaixo represente a crnea de um paciente cujo exame oftalmolgico apresentou uma determinada miopia.

R1
eixo

R2
Representao esquemtica da crnea

Com o objetivo de corrigir a miopia, o mdico pode A) intervir cirurgicamente diminuindo o raio R 1 da crnea ou indicar culos com lentes convergentes apropriadas. B) intervir cirurgicamente diminuindo o raio R 1 da crnea ou indicar culos com lentes divergentes apropriadas. C) intervir cirurgicamente aumentando o raio R 1 da crnea ou indicar culos com lentes convergentes apropriadas. D) intervir cirurgicamente aumentando o raio R 1 da crnea ou indicar culos com lentes divergentes apropriadas.

UFRN 2003

15

24. Na cidade de Alto do Rodrigues, est sendo construda a TermoAu, primeira usina
termeltrica do estado com capacidade para produzir at 70% da energia eltrica total consumida no Rio Grande do Norte. O princpio bsico de funcionamento dessa usina a combusto de gs natural para aquecer gua que, uma vez aquecida, se transformar em vapor e, finalmente, ser utilizada para mover as ps giratrias de uma turbina. A produo da energia eltrica ser feita acoplando-se ao eixo da turbina algumas bobinas imersas em um campo magntico. Considere que, em cada ciclo dessa mquina termeltrica real, se tenha: Q: o calor produzido na combusto do gs; W: a energia mecnica nas turbinas obtida a partir da alta presso do vapor acionando as ps giratrias; E: a energia eltrica produzida e disponibilizada aos consumidores. Para a situao descrita, correto afirmar: A) Q = W = E B) Q > W > E C) Q = W > E D) Q < W < E

25. Alguns instrumentos analgicos de medidas eltricas, como o ilustrado na figura


abaixo, so constitudos basicamente pelos seguintes elementos: i) um m fixo; ii) uma bobina de fio condutor enrolado num ncleo de ferro. Essa bobina fica imersa no campo magntico produzido pelo m fixo; iii) um ponteiro fixado na bobina de tal forma a acompanhar qualquer movimento de rotao da bobina, permitindo assim o registro dos valores medidos pelo equipamento numa escala devidamente calibrada; iv) uma mola espiral capaz de produzir um torque restaurador na bobina, garantindo, portanto, o processo de leitura da medida eltrica considerada.

Ponteiro

Representao esquemtica de um instrumento analgico de medidas eltricas

Quando os terminais desse instrumento so ligados a um circuito eltrico, uma determinada corrente eltrica circular na bobina. A presena da corrente na bobina faz aparecer um torque, Mi , que faz o ponteiro girar, e um outro torque originrio da mola, Mm , que tenta restaurar a posio inicial do ponteiro. Assim, quando, numa medio, o ponteiro desse equipamento pra, em um determinado valor da escala, porque o campo magntico do m fixo exerce fora sobre A) o campo magntico da bobina e Mi = Mm . B) o campo magntico da bobina e Mi > Mm . C) as cargas eltricas em movimento na bobina e Mi > Mm . D) as cargas eltricas em movimento na bobina e Mi = Mm .
16 UFRN 2003

26. Mauro ouviu no noticirio que os presos do Carandiru, em So Paulo, estavam


comandando, de dentro da cadeia, o trfico de drogas e fugas de presos de outras cadeias paulistas, por meio de telefones celulares. Ouviu tambm que uma soluo possvel para evitar os telefonemas, em virtude de ser difcil controlar a entrada de telefones no presdio, era fazer uma blindagem das ondas eletromagnticas, usando telas de tal forma que as ligaes no fossem completadas. Mauro ficou em dvida se as telas eram metlicas ou plsticas. Resolveu, ento, com seu celular e o telefone fixo de sua casa, fazer duas experincias bem simples. 1 - Mauro lacrou um saco plstico com seu celular dentro. Pegou o telefone fixo e ligou para o celular. A ligao foi completada. 2 - Mauro repetiu o procedimento, fechando uma lata metlica com o celular dentro. A ligao no foi completada. O fato de a ligao no ter sido completada na segunda experincia, justifica-se porque o interior de uma lata metlica fechada A) permite a polarizao das ondas eletromagnticas diminuindo a sua intensidade. B) fica isolado de qualquer campo magntico externo. C) permite a interferncia destrutiva das ondas eletromagnticas. D) fica isolado de qualquer campo eltrico externo.

27. Em um aparelho de televiso, existem trs funes bsicas (cor, brilho e contraste),
que podem ser controladas continuamente, para se obter uma boa imagem. Ajustar uma dessas funes depende essencialmente do controle da diferena de potencial que acelera os eltrons emitidos pelo tubo de raios catdicos e que incidiro na tela fluorescente. Assim, no tubo de imagem do televisor, os eltrons podem ter qualquer valor de energia, dependendo da diferena de potencial aplicada a esses eltrons. A Fsica Quntica, quando aplicada ao estudo de tomos isolados, constata que a energia dos eltrons nesses tomos uma grandeza discreta ao invs de contnua, como estabelecido pela Fsica Clssica. Essas afirmaes, valores contnuos de energia para os eltrons emitidos pelo tubo e energias discretas para os eltrons do tomo, no so contraditrias, porque os eltrons emitidos pelo tubo de raios catdicos A) so livres e os eltrons que esto nos tomos so confinados. B) so em grande quantidade, diferentemente dos eltrons que esto nos tomos. C) perdem a carga eltrica, transformando-se, em ftons e os eltrons que esto nos tomos permanecem carregados. D) tm comprimento de onda de de Broglie associado igual ao dos eltrons que esto nos tomos.

UFRN 2003

17

28. Num autdromo, durante uma corrida de frmula-1, um espectador, parado na


arquibancada, observa um dos carros se afastando em alta velocidade. Esse espectador v a luz de alerta na traseira do carro e ouve o som emitido pelo rudo do motor. Considere-se que o piloto desse carro percebe o movimento do carro na mesma direo que une o espectador ao carro; ii) a freqncia da luz (vermelha) de alerta com valor f v ; iii) a freqncia sonora do motor com valor f s . Pode-se dizer, ento, que, em princpio, o efeito Doppler estabelece que a luz de alerta e o som do motor desse carro tm para o referido espectador, respectivamente, freqncias A) maior que f v e maior que f s . B) maior que f v e menor que f s . C) menor que f v e maior que f s . D) menor que f v e menor que f s . i)

29. A tcnica de difrao largamente utilizada na determinao da estrutura dos


materiais cristalinos. Essa tcnica consiste em analisar o feixe difratado de nutrons ou de raios-X que incide sobre o cristal cuja estrutura se deseja determinar. Observase por meio de detectores apropriados, que a difrao dos nutrons e dos raios-X apresenta mximos e mnimos de intensidade em direes bem definidas. Esses mximos e mnimos de intensidade correspondem s interferncias construtivas e destrutivas provenientes da interao dos nutrons ou dos raios-X com os tomos do cristal. Fazendo-se um estudo da localizao desses mximos e mnimos, determinase, ento, a disposio espacial dos tomos no cristal. Pelo exposto, podemos afirmar que a interao dos nutrons e a interao dos raios-X com o cristal evidenciam a natureza A) de partcula para os nutrons e ondulatria para os raios-X. B) de partcula para os nutrons e para os raios-X. C) ondulatria para os nutrons e para os raios-X. D) ondulatria para os nutrons e de partcula para os raios-X.

18

UFRN 2003

30. A natureza do processo de gerao da luz um fenmeno essencialmente quntico. De todo o espectro das ondas eletromagnticas, sabemos que a luz a parte desse espectro detectada pelo olho humano. No cotidiano vemos muitas fontes de luz BRANCA, como o Sol e as lmpadas incandescentes que temos em casa. J uma luz VERMELHA monocromtica por exemplo, de um laser temos menos oportunidade de ver. Esse tipo de luz laser pode ser observada tanto em consultrio de dentistas quanto em leituras de cdigos de barras nos bancos e supermercados. Nos exemplos citados, envolvendo luz branca e luz vermelha, muitos tomos participam do processo de gerao de luz. Com base na compreenso dos processos de gerao de luz, podemos dizer que a A) luz vermelha monocromtica gerada pelo decaimento simultneo de vrios eltrons entre um mesmo par de nveis atmicos. B) luz branca gerada pelo decaimento simultneo de vrios eltrons entre um mesmo par de nveis atmicos. C) luz vermelha monocromtica gerada pelo decaimento simultneo de vrios eltrons entre vrios pares de nveis atmicos. D) luz branca gerada pelo decaimento sucessivo de um eltron entre vrios pares de nveis atmicos.

UFRN 2003

19

Anda mungkin juga menyukai