Anda di halaman 1dari 4

Casa em Perche, Frana. Arquitecta Sonia Cortesse .1998.

Este um exemplo de aplicao de alguns parmetros descritos em 1.7, num projecto de pequena escala residencial, inserida num contexto natural forte. Implantao paralela pendente e parcialmente enterrado com pouco impacte pelo uso da madeira como estrutura (ver Figura 110). Isolamento trmico reforado com 20cm de l de rocha na cobertura e 12cm nas paredes. Jardim de inverno trazendo iluminao e ventilao ao piso inferior semienterrado. Eleio de espcies de madeiras com alta durabilidade natural. Depurao de guas residuais e guas negras atravs de fito -etar. Uso de materiais e sistemas constructivos eco -eficientes (ver Figura 111 e Figura 112): estrutura de pinho macio; lajes de beto arm ado revestidas com lousa portuguesa com elevada inrcia trmica; cobertura com vigas curvadas de pinho lamelado; pavimentos em parquet de carvalho; revestimentos em contraplacado Navyrex de baixa emisso de formaldedos; pinturas e vernizes biolgicos Holz weg; ventilao regulao de humidade de fluxo simples; caldeira a gs de alto rendimento.

2. Edifcio de habitao e trabalho em Friburgo de Brisgovia, Alemanha . Common & Gies arquitectos.1998.
O Projecto foi integrado na primeira fase do bairro ecolgi co Vauban e ao abrigo de um programa de investigao sobre ecologia, com subsdios para a investigao e avaliao. Alberga 16 vivendas. A colaborao entre as especialidades e os futuros moradores foi uma das razes do xito da operao. A implantao feita num volume compacto paralipipdico com orientao este -oeste, O isolamento trmico composto por com l de rocha (ou celulose) de 34cm em paredes e 36cm na cobertura; os corpos de circulaes verticais e horizontais so construtivamente separados da estrutura evitando pontes trmicas. Utilizao de sistemas solares passivos: 50% da fachada sul envidraada e smente 20% das fachadas restantes; a fachada sul est protegida por varandas corridas e por rvores com folha caduca. Uso de materiais e sistem as constructivos eco -eficientes (ver Figura 114): estrutura mista de beto, alvenaria e madeira; lajes de beto armado com cofragem perdida com grande inrcia; revestimento de fachadas com paineis de derivados de madeira Agepan sobre montantes de madeira; revestimentos exteriores em pinho; cobertura ajardinada com vegetao extensiva; componentes modulares pr -fabricados utilizados na

construo. Ventilao de duplo fluxo com recuperao de calor, colectores solares para aquecimento de AQS que cobrem as nec essidades de AQS entre Abril e Setembro, mdulos fotovoltaicos que juntamente com cogerador produzem 80% da electricidade. utilizado um sistema de gesto de gua inovador que funciona do seguinte modo: as guas cinzentas das cozinhas e dos sanitrios so depuradas num filtro ventilado de areia, e utilizada a seguir nos sanitrios de suco Roediger levando a que no se utilize mais do que 20% da quantidade de gua de um sanitrio corrente. As guas negras so canalizadas para uma cuba que recebe tambm os resduos orgnicos. O biometano produzido abastece de gs as cozinhas. O esterco usado como adubo.

3. Edifcio residencial em Salvatierra de Rennes, Frana. Jean-Yves Barrier.2001.


Trata -se de um conjunto de 40 habitaes experimentais e trs apartamen tos convencionais, o nico projecto francs ao abrigo do programa Cepheus. A implantao feita num volume compacto paralipipdico com orientao este -oeste. O isolamento trmico composto por l de fibras de cnhamo; vidros duplos (4/16/4) com cmara de gs rgon de baixa emissividade aumentando o isolamento; Utilizao de sistemas solares passivos e activos. Uso de materiais naturais, sos, renovveis e reciclveis e sistemas constructivos eco eficientes: estrutura mista beto -argila-madeira; estrutura principal de beto garante suporte e inrcia trmica; estrutura das empenas laterais e fachada norte apoiada em subestrutura de madeira cuja capacidade isoladora reduz as pontes trmicas; a fachada sul de adobe (terra crua comprimida) pr -fabricado em blocos de 50cm de espessura, 70cm de altura e 60cm a 100cm de comprimento revestido em ambas as faces com reboco de cal e terra, proporcionando grande inrcia e um conforto trmico tanto de vero como de inverno (ver Figura 116 e Figura 117). Utilizao de lajes macias de beto; carpintarias exteriores em Madeira mengkulang pintadas recuperando a tradio do centro histrico de Rennes; revestimentos exteriores em reguado de naturocimento (madeira com cimento); zonas no acessveis da cobertura em chapa de ao pr -lacada. Ventilao de duplo fluxo com recuperao de calor, climatizao complementar de ar de impulso atravs de rede urbana. Uso de colectores solares para aquecimento de AQS.

4. BedZed Beddington Zero (Fossil) Energy Development em

Hackbridge, Sutton, ao sul de Londres, Reino Unido . Bill Dunster Architects Zed factory . 2002.
Conjunto de 82 habitaes de tipologias mltiplas (apartamento -estdio, apartamentos T2, moradias T3) que a maior cooperativa de habitao Peabody Trust enco mendou firma Arup em conjunto com o arquitecto Bill Dunster, professor da Architectural Association e especialista em design ambiental. Esta obra destaca-se pela introduo do conceito de urbanismo solar. Um dos objectivos maiores deste projecto reduzi r as emisses anuais de carbono do agregado familiar mdio e consequente pegada ecolgica. O conjunto inclusivamente auto -suficiente em termos energticos, sempre com recurso a fontes renovveis. A obra superou todas as questes tcnicas, econmicas send o o resultado um conjunto exemplar que respira qualidade de vida, juntando o esprito de uma cidade jardim com o esprito florescente de uma comunidade sustentvel. De facto o alcance do projecto transcende a arquitectura e prev, por exemplo, o encoraja mento dos habitantes a prescindir de viatura prpria, adoptando um conceito inovador de clube de carro elctrico. A Implantao do conjunto segue a lgica do sol, em volumes compactos com orientao este-oeste. Uma das grandes inovaes o avanado sist ema de ventilao passivo atravs de chamins com palhetas que introduzem o ar frio e o aquecem atravs de permutao de calor com o ar aquecido no interior. Os princpios solares passivos esto aqui tambm amplamente utilizados, como a estufa anexa nos compartimentos orientados a sul bem como as superfcies de grande massa trmica colectoras aqui colocados que libertam o calor noite. Gesto da energia: energia fotovoltaica incorporada nos elementos da arquitectura (ver Figura 120) , entre os panos de vid ro laminado, que no seu conjunto tm capacidade de alimentar 40 veculos elctricos do clube de carro elctrico; existe uma central de produo de energia alimentada com biomassa (restos de madeiras e vegetao fornecidas pela entidade que recolhe restos dos espaos verdes de dois concelhos vizinhos, convertendo em combustvel uma fonte valiosa que seria desperdiada), esta central fornece a restante energia e aquecimento ao conjunto. Os materiais foram neste projecto motivo de profundos estudos para cada opo com a tripla preocupao de eficcia financeira, ambiental e social (ver Figura 122). Cada escolha submeteu-se a um mtodo de anlise comparativa onde pesavam todos os factores resultantes das preocupaes atrs referidas, nomeadamente: Madeiras locais como o carvalho para os reguados dos revestimentos exteriores; madeiras reutilizadas para suporte de revestimentos interiores e exteriores; madeira certificada; contraplacado; caixilharias standard de madeira dinamarquesas com vidro duplo e triplo, uti lizaes pontuais de alumnio; acabamentos das cozinhas com tampos em faia macia; tintas Ecotec juntamente com outras comuns acrlicas por deciso do

construtor; reduzir ao mnimo acabamentos interiores mantendo certos panos de bloco simplesmente pintados sem reboco nos locais de trabalho; pavimentos interiores em linleo (nas cozinhas e W C), revestimentos cermicos oriundos de produtores que utilizam barro do Reino Unido; revestimentos em gesso sobre montantes de madeira reutilizada; coberturas ajardinada s com vegetao de sedum de pouca manuteno, com estudo a decorrer sobre a colonizao destas coberturas pelos insectos; portas reutilizadas; ao reutilizado para estrutura principal; lajetas de pavimento reutilizadas; lajes de beto pr-fabricadas com ac abamento inferior regular de modo a evitar tectos falsos; entulhos reciclados feitos de restos de beto; blocos de cimento local; tijolos locais; utilizao de isolamento de poliestireno extrudido nas coberturas por engano do empreiteiro, a opo seria de poliestireno expandido, l mineral no preenchimento entre paredes; paisagismo utilizando resduos da obra ou adquirndo entulhos e areias recicladas de vidro verde triturado. A extenso desta descrio deve -se imensa quantidade de material documentado com este projecto em trs livros prticos, que so autnticos guias de boas prticas (os toolkits for carbon neutral developments). O profundo contedo tcnico e conceptual da obra no limitou em nada a criatividade da criao arquitectnica, pelo contrrio, proporcionou espaos muito ricos, quer a nvel de luz natural, quer de ventilao, conforto e relao entre espaos (ver Figura 123). So espaos que despertam os sentidos atravs do tacto, das alturas de duplo p -direito, da luz do sol, da presena constante da vegetao (que aqui tem uma razo de ser, um objectivo). H ainda mais um extremo esprito britnico que a tornam ainda mais especial.

Anda mungkin juga menyukai