Anda di halaman 1dari 36

g

GE Interlogix

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador


Maio de 2004

Declarao 98/482/CE (Aplicvel a todos os produtos que ostentam a marca CE) Este equipamento foi homologado em conformidade com a Deciso do Conselho 98/482/CE para ligao Pan-Europeia de terminal simples rede PSTN (Public switched telephone network). Contudo, dadas as diferenas entre redes PSTN individuais disponveis em diferentes pases, a homologao no confere, por si prpria, garantia incondicional de um funcionamento correcto em cada um dos pontos de terminao da rede PSTN. Aritech uma marca GE Interlogix. www.aritech.com Copyright(c) 2004 GE Interlogix B.V.. Todos os direitos reservados. A GE Interlogix B.V. concede o direito de reimprimir este manual apenas para uso interno. A GE Interlogix B.V. reserva-se o direito de alterar a informao sem aviso prvio.

Contedo
Mapa de menus ......................................................4 Teclado LCD ..........................................................6 Utilizando os menus CSx75 ...................................8 Preparao do sistema ...........................................9 Armar e desarmar utilizando um teclado de rea nica ..........................................................10 Armar e desarmar utilizando um teclado multi-reas ..............................................................11 Desarmar o seu sistema aps um alarme ..............12 Efectuar o reset dos detectores de incndio ..........13 Utilizar funes de segurana pessoal ...................14 Visualizar o estado de uma zona ...........................15 Efectuar bypass de uma ou mais zonas .................16 Alterar o seu cdigo de utilizador e o nome ...........17 Alterar o cdigo de utilizador e o nome de terceiros .............................................................18 Alterar os direitos do utilizador ...............................19 Configurar a hora e data do sistema ..................... 20 Ajustar as configuraes do teclado ...................... 21 Ajustar o monitor LCD ........................................... 22 Leitura da memria de eventos ............................. 23 Alterar os nmeros de telefone .............................. 24 Configurar o seu sistema de automao ............... 25 Activar o seu sistema de automao domstico ... 26 Enviar/receber dados ............................................. 27 Testar o seu sistema ............................................. 28 Adicionar e eliminar cartes .................................. 29 Mensagens de servio ........................................... 30 Glossrio ................................................................ 33

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador

Mapa de menus
Menu do Utilizador Armar/Desarmar Sem Arme Manter Arme Desarme Sada Silenciosa Efectuar bypass de zonas (1) Zona 1 (2) Zona 2 (3) Zona 3

Bypass de Grupo Comandos Memria de Alarme Dispositivos X-10 Cdigo de Utilizador Idioma Nome

Pormenores do Utilizador Modo Multi-reas Modo rea nica Reset Detector de Fumo Manuteno Efectuar Auto Test Walk Test Memria de eventos Download Utilizadores Nomes de Utilizador

Atender U/D Iniciar U/D Cdigo de Utilizador Eliminar Cdigo Autoridade Parties Idioma Nome

Control Outputs Output 1 Output 2 Output 3

Outputs Armar s aps fecho S armar Armar/Desarmar Cdigo Principal Efectuar bypass de zonas Abrir/Fechar Reportes

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 4

Mapa de menus
Menu do Utilizador Leitores de Proximidades CS1700 Adicionar Um Carto Adicionar Vrios Cartes Eliminar Um Carto

Opes

Ajustar Teclado

Contraste de LCD Brilho Volume

Configurar Data/Hora

Nmeros de telefone

Nmero de Telefone 1 Nmero de Telefone 2 Nmero de Telefone 3 Dispositivo 1 Dispositivo 2 Dispositivo 3... Nmero do Mdulo Cdigo de Endereo

Dispositivos X-10 Menu Avanado

Menu de Comandos

Memria de Alarme Efectuar bypass de zonas (1) Zona 1 (2) Zona 2 (3) Zona 3

Bypass de Grupo Dispositivos X-10 Reset Detector de Fumo Manuteno Download Atender U/D Iniciar Chamada U/D

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 5

Teclado LCD
Alimentao (verde): Indica que o sistema est ligado rede de alimentao elctrica. Pronto a armar (verde): Indica se o sistema est pronto para ser armado. Display LCD: Informao sobre o estado do sistema, opes do menu e outra informao que introduzida aparecem aqui. F1, F2, F3: Teclas programveis que so configuradas pelo instalador. F1: F2: F3:

Incndio (vermelho): Apresenta o estado de zonas de incndio.

: Teclas de navegao e edio.

NO: Tecla de navegao e rejeio.

OK/Menu: Tecla de aceitao e navegao.

#: Tecla que activa a funo da tecla seguinte que premida.

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 6

Teclado LCD
Luz de alimentao
Acesa se o sistema for ligado CA e a bateria estiver OK. Prima as teclas de navegao para se deslocar atravs das listas Pisca se o sistema no tiver bateria ou a bateria estiver baixa. de menus e opes. Quando no modo multi-reas e no num menu: Apagada se o sistema no estiver ligado CA. Prima para apresentar as zonas em bypass. Prima para apresentar as zonas com problemas. Luz pronto a armar Quando editar texto e nmeros de telefone: Acesa quando o sistema estiver pronto para armar. Prima para substituir ou introduzir texto. Pisca quando o sistema estiver pronto para arme forado. para eliminar texto. Prima Apagada quando o sistema no puder ser armado.

Luz de incndio

NO
Prima NO para anular uma alterao seleco de menus ou navegue at um nvel superior da estrutura de menus ou anule uma sequncia quando introduzir dados numricos.

Acesa quando a zona de incndio tiver sido activada. Pisca quando houver um problema com uma zona de incndio. Apagada quando todas as zonas de incndio estiverem a funcionar correctamente.

OK/Menu
Prima OK para activar o menu ou aceite alteraes seleco ou desloque-se para a frente na estrutura de menus ou conclua uma sequncia quando introduzir dados numricos.

F1, F2, F3
Quando num menu: Prima F1 para se deslocar para o incio da mensagem de LCD. Prima F3 para se deslocar para o final da mensagem de LCD. Estas teclas podem ser programadas pelo instalador para executar determinadas funes. No modo multi-reas: Prima F1 para armar parcialmente o conjunto das reas. Prima F2 para armar totalmente o conjunto das reas. Prima F3 para desarmar o conjunto das reas.

# Tecla de sinal numrico


Quando editar texto e nmeros de telefone: Prima # F1 para se deslocar para a primeira letra ou algarismo. Prima # F3 para se deslocar para a ltima letra ou algarismo. Prima # para eliminar desde a posio actual at ao fim.

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 7

Utilizando os menus CSx75


Menu de Comandos
Pode aceder a um nmero limitado de opes de menus sem introduzir um cdigo de utilizador, atravs do menu de comandos. para entrar e navegar no menu de comandos. Prima

Navegar nos menus


Prima para se deslocar atravs de vrias opes de menu. Os menus de comandos e do utilizador contm listas de entradas tais como utilizadores e zonas. para se deslocar para a mesma opo de menu para Prima # a entrada anterior da lista. Por exemplo, se estiver a visualizar o para visualizar cdigo do utilizador para o utilizador 2, prima # o cdigo para o utilizador 1. para se deslocar para a mesma opo de menu para a Prima # entrada seguinte da lista. Por exemplo, se estiver a visualizar o cdigo do utilizador para o utilizador 2, prima # para visualizar o cdigo para o utilizador 3.

Alterar o idioma do interface do utilizador


Para alterar o idioma no seu teclado, prima OK repetidamente para encontrar o idioma pretendido. Consulte a pgina 22 para mais informaes.

Menu do Utilizador
O seu cdigo de utilizador permite-lhe executar determinadas funes do teclado atravs do menu do utilizador. Um cdigo de utilizador principal permite-lhe executar TODAS as funes do teclado. Para aceder ao menu do utilizador, prima OK no ecr predefinido e introduza o seu cdigo de utilizador. Apenas essas opes do menu s quais tem direito so apresentadas. Prima para navegar pelo menu do utilizador.

Sair do sistema de menus


Prima ## para mostrar o comando OK para Sair do comando. Prima OK neste comando para sair do sistema de menus.

Nota O teclado pode sair do sistema de menus e regressar ao ecr predefinido.

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 8

Preparao do sistema
Antes de poder armar o seu sistema, deve certificar-se de que todas as reas esto fechadas. apresentada uma mensagem no display LCD quando o sistema no estiver preparado para ser armado. 1. Se o seu sistema NO estiver pronto para ser armado, verifique se h uma porta ou uma janela aberta. 2. Prima para visualizar todas as zonas com problemas.

........ ........ ........ ........ ........ ........ ........ ........

Sistema No Pro> Para Ajuda prim>

As zonas abertas so apresentadas, Feche as zonas antes de armar o sistema. Se tentar armar com zonas abertas, o teclado emite um bip. So apresentadas as zonas abertas. Um tamper indica uma falha do sistema, deve contactar o seu instalador para repar-la.

nnn Aberto <descrio> nnn Tamper <descrio>

3. Prima qualquer tecla para regressar ao ecr predefinido.

para visualizar todas as zonas em bypass. Para mais 4. Prima informaes sobre as zonas em bypass, consulte a pgina 16. 5. So apresentadas as zonas em bypass. Certifique-se de que estas zonas precisam de ser sujeitas a bypass. 6. O seu sistema est pronto para ser armado.

nnn em Bypass <descrio> Sistema Pronto Digite cdigo p>


CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 9

Armar e desarmar utilizando um teclado de rea nica


Um teclado pode ser programado como teclado de rea nica ou teclado multi-reas. Um teclado de rea nica permite-lhe armar uma rea apenas enquanto que um teclado multi-reas permite-lhe armar uma ou mais reas. Ambos os tipos de teclados permitem inibir zonas no interior da(s) rea(s) que estiver a armar. Para mais informaes sobre como efectuar bypass das zonas, consulte a pgina 16. 1. Introduza o seu cdigo de utilizador no comando do sistema. 2. O teclado comea a emitir um sinal sonoro curto e o sistema comea a armar. 3. Abandonar o edifcio. O sinal sonoro do teclado aumenta de intensidade durante os ltimos 10 segundos do tempo de sada. 4. Quando o tempo de sada expirar, o seu sistema est armado e o teclado faz-se ouvir continuamente durante 2 segundos.

........ ........ ........ ........ ........ ........ ........ ........

Sistema Pronto Digite Cdigo p>

Arme do Sistema Abandonar Agora

Sistema Armado Todas as Zonas >

Desarmar o seu sistema


1. Quando abrir a porta para aceder rea segura, inicia-se a temporizao de entrada e o teclado emite um som contnuo. 2. Insira seu cdigo de utilizador. 3. O seu sistema est desarmado e o aviso sonoro do teclado pra.

Sistema Armado Todas as Zonas >

Sistema Pronto Digite cdigo p>


CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 10

Armar e desarmar utilizando um teclado multi-reas


Um teclado multi-reas permite-lhe armar uma ou mais reas. O Arme Total arma todo o seu sistema (excepto as zonas em bypass). Guarda Parcial arma parcialmente o seu sistema (excepto as zonas interiores e as que esto em bypass) quando pretender deixar que as pessoas permaneam no interior. Para mais informao sobre bypass das zonas, consulte a pgina 16. 1. Introduza o seu cdigo de utilizador no comando do sistema. 2. Aparece o estado actual das reas. x A rea est desarmada. A rea est parcialmente armada A rea est totalmente armada 3. Prima um nmero de rea para inclui-lo no conjunto das reas que pretende armar (ou desarmar) Prima 0 para incluir todas as reas. 4. As reas includas esto marcadas com ?. Neste caso, as reas 1 e 5 esto includas no conjunto. Prima F1 para arme parcial ou F2 para arme total do conjunto das reas. O teclado comea a emitir um sinal sonoro e o sistema comea a armar. Quando o tempo de sada expirar, as reas seleccionadas so armadas e o teclado emite um sinal sonoro durante dois segundos. Prima F3 para desarmar as reas seleccionadas e silencie o teclado.

........ ........ ........ ........ ........ ........ ........ ........

Sistema Pronto Digite cdigo p> 1 2 x x 3 5 x 8 x

1 2 ? x

5 ?

8 x

F1 /F2/ F3
1 2 x 3 5 8 x

F3
1 2 3 x x x 5 x 8 x

Nota: Quando abrir a porta para aceder rea segura, inicia-se a temporizao de entrada e o teclado emite um som contnuo. Pra quando desarmar as reas seleccionadas.

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 11

Desarmar o seu sistema aps um alarme


Existem vrios tipos diferentes de alarme. Um alarme por intruso e um alarme tamper activam uma sirene de emergncia. Um alarme de incndio activa uma sirene temporria. Todos os alarmes obrigam o teclado a emitir bips rpidos. Para informao sobre como responder a um alarme de incndio, consulte a pgina 13. 1. Insira o seu cdigo para desarmar o sistema. 2. A sirene pra de tocar, o teclado pra de emitir bips e aparece a memria do alarme. 3. A memria de alarme apresenta a(s) zona(s) em que ocorreu o alarme. Neste caso, ocorreu um alarme de intruso na zona 8. 4. Prima as teclas para se deslocar atravs das vrias zonas listadas na memria de alarmes. 5. Prima OK. O seu sistema est pronto para ser armado Nota: Pode visualizar a memria de alarmes em qualquer altura a partir do menu do utilizador. Seleccione Comandos>Memria de Alarmes e prima OK.

........ ........ ........ ........ ........


Sistema Pronto Digite cdigo p> 8 Memria de Al> Zona 8

OK

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 12

Efectuar o reset dos detectores de incndio


Pode ocorrer um alarme de incndio com o seu sistema armado ou desarmado. Um alarme de incndio soa como uma sirene temporria e faz com que o teclado emita bips rpidos. Para desligar um alarme, insira o seu cdigo de utilizador. Deve reinicializar tambm os detectores de incndio a seguir a um alarme de incndio. Siga os mesmos passos independentemente do alarme de incndio ser activado automtica ou manualmente. 1. Digite o seu cdigo de utilizador para desligar o alarme. A sirene pra de tocar e o teclado deixa de emitir bips. 2. A memria de alarme apresenta a(s) zona(s) em que ocorreu o alarme de incndio. teclas para se deslocar atravs das vrias zonas 3. Prima as listadas na memria de alarme. Prima OK para abandonar a memria de alarme. 4. Prima OK no ecr predefinido. 5. Navegue com as teclas e prima OK. para Reset Detector de Fumo

........ ........ ........ ........ ........

6 Memria de Al> Zona 6

OK OK
Menu de Comandos Reset Detector > Sistema Pronto Digite cdigo p>

6. Os detectores de fumo so reinicializados, a luz de incndio apagada e o seu sistema est pronto para ser armado.

........

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 13

Utilizar funes de segurana pessoal


O seu sistema tem trs funes de segurana pessoal. Estas funes permitem-lhe activar manualmente um alarme de incndio, um alerta mdico ou um alarme de ataque pessoal. As teclas da combinao so activadas premindo em simultneo a combinao durante 2 segundos.

Incndio
Prima 1 e 3 em simultneo durante dois segundos. activada uma sirene temporria, o teclado emite bips, sendo enviado um reporte para a central.

........

1+3

Mdico
Prima 4 e 6 em simultneo durante dois segundos. enviado um reporte para a central.

........

4+6

Ataque pessoal
Prima 7 e 9 em simultneo durante dois segundos. activada uma sirene de emergncia, o teclado emite bips rpidos, sendo enviado um reporte para a estao central. Nota: Se o instalador tiver programado o alarme de ataque pessoal para ficar silencioso, enviado um reporte para a central, mas a sirene e o teclado no emitem nenhum som.

........

7+9

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 14

Visualizar o estado de uma zona


Pode visualizar todas as zonas com problemas e as zonas em bypass. As zonas que no estiverem includas nestas listas so fechadas e funcionam normalmente. Para visualizar as zonas com problemas e em bypass, prima OK. 1. Prima para visualizar todas as zonas com problemas.

........ ........ ........ ........ ........ ........


nnn Bypass <descrio > Sistema Pronto Digite cdigo p> nnn Aberto <descrio> Sistema Pronto Digite cdigo p>

2. So apresentadas as zonas abertas ou as zonas tamper.

3. Prima OK para regressar ao ecr predefinido.

4. Prima

para visualizar todas as zonas em bypass.

5. So apresentadas as zonas em bypass.

6. Prima OK para regressar ao ecr predefinido.

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 15

Efectuar bypass de uma ou mais zonas


Pode especificar um conjunto de zonas que ficaro em bypass quando armar o seu sistema. A seleco desfeita quando desarmar para Armar/Desarmar e prima OK. o sistema. Para tal, prima OK e insira o seu cdigo de utilizador. Navegue com as teclas 1. Navegue com as teclas para Bypass Zonas e prima OK.

........ ........ ........ ........


Efectuar bypass> Zonas 1-8 Efectuar bypass> 7 No andar de b>

OK

2. Se puder aceder a mais de 24 zonas, as zonas so apresentadas em grupos. Seleccione o grupo que inclui a zona que deseja que fique em bypass. 3. apresentada uma lista com todas as zonas s quais pode aceder. Desloque-se ao longo da lista e prima OK para adicionar uma zona especfica ao conjunto. 4. Para retirar uma zona do conjunto, desloque-se de novo para a zona e prima OK. Nota: O instalador pode configurar o teclado para indicar quando que uma zona est em bypass. Quando armar o sistema e uma zona estiver em bypass, o teclado emite um bip rpido.

OK

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 16

Alterar o seu cdigo de utilizador e o nome


Para alterar o seu prprio cdigo de utilizador ou nome, prima OK e insira o seu cdigo de utilizador. Navegue com as teclas para Comandos e prima OK. 1. Desloque-se para Detalhes do Utilizador e prima OK. 2. Navegue com as teclas para o Cdigo do Utilizador e prima OK. O seu cdigo apresentado quer como fila de algarismos quer como fila de hfens. 3. Prima as teclas dos algarismos para introduzir um novo cdigo de utilizador com quatro ou seis dgitos. 4. Os novos algarismos substituem o cdigo existente. Se o seu cdigo for apresentado como traos, os traos so alterados para asteriscos. Prima OK. 5. Se o seu cdigo for apresentado com fila de asteriscos, volte a inseri-lo para confirmar se est correcto. Prima OK. 6. Navegue com as teclas para Nome e prima OK. apresentado o seu nome de utilizador. 7. Prima para substituir ou introduzir texto. Prima eliminar texto. para

........ ........ ........ ........ ........ ........ ........ ........

Comandos Detalhes do Uti>

OK OK
Cdigo de Utili> *____ Confirmar o Cd> ****

OK

8. Prima as teclas com caracteres para inserir um nome novo de at 15 caracteres e prima OK.

Nome Joo
CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 17

Alterar o cdigo de utilizador e o nome de terceiros


Para alterar o cdigo de utilizador ou o nome de terceiros, insira um cdigo de utilizador principal. Navegue com as teclas Utilizadores e prima OK. 1. apresentada uma lista de todos os utilizadores. Se houver mais de 20 utilizadores, eles so apresentados em grupos de 10. 2. Seleccione o grupo de utilizadores se necessrio. Navegue com as para o respectivo nmero de utilizador e prima OK. teclas 3. Desloque-se para Cdigo do Utilizador e prima OK. O cdigo do utilizador apresentado quer como uma fila de algarismos quer como uma fila de traos. 4. Prima as teclas de algarismos para introduzir um novo cdigo de utilizador. So apresentados os novos algarismos ou os traos mudam para asteiscos. Prima OK. 5. Se o seu cdigo for apresentado com uma fila de asteriscos, volte a inseri-lo para confirmar se est correcto. Prima OK. 6. Desloque-se para Eliminar o Cdigo e prima OK. O cdigo do utilizador eliminado do sistema. 7. Desloque-se para Nome e prima OK. apresentado o nome do utilizador. para substituir ou introduzir texto. Prima para eliminar 8. Prima texto. Insira um nome novo de at 15 caracteres e prima OK. para

........ ........ ........ ........ ........ ........ ........ ........

Cdigo de Utili> (1) Joo Meneses

OK
(3) Susana Jonas ----

OK
Confirmar o Cd> ****

OK
(3) Susana Jonas Ana Leito

OK
CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 18

Alterar os direitos do utilizador


Pode configurar os direitos de um utilizador para armar, desarmar, enviar reportes e passar por cima de (bypass) zonas. Pode tambm configurar o cdigo do utilizador como um cdigo principal e especificar as reas s quais o utilizador pode aceder. Para para Utilizadores e prima OK. tal, prima OK e insira o seu cdigo de utilizador principal. Navegue com as teclas 1. apresentada uma lista de todos os utilizadores. Se houver mais de 20 utilizadores, eles so apresentados em grupos de 10. 2. Seleccione o grupo de utilizadores se necessrio. Navegue com as para o respectivo nmero de utilizador e prima OK. teclas

........ ........

Cdigo de Utili> (1) Joo Meneses

OK

Para seleccionar as funes que um utilizador pode executar.


Navegue com as teclas para Autoridade e prima OK. apresentada uma lista de direitos do utilizados. Consulte o glossrio para mais informaes. Desloque-se ao longo da lista de direitos e prima OK para atribuir direitos ao utilizador seleccionado. Seleccione NO para regressar ao nmero do utilizador seleccionado.

........ ........

OK NO

Para seleccionar as reas s quais um utilizador pode aceder.


Navegue com as teclas de Parties e prima OK. Aparecem listadas as parties s quais o utilizador pode aceder. Prima o nmero de uma partio para atribui-la ao utilizador seleccionado. Prima de novo o nmero para anular a atribuio da partio. Prima OK.

........ ........
Parties 1____678

OK

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 19

Configurar a hora e data do sistema


Para configurar a hora e data do sistema, prima OK e insira o seu cdigo de utilizador principal. Navegue com as teclas Opes e prima OK. 1. Desloque-se para Configurar Data e Hora e prima OK. para

........ ........ ........ ........ OK


Sexta feira 11:56 27 Jun 2003

OK

2. A hora actual apresentada como dia da semana, horas, minutos. A data actual apresentada como dd.mm.aaaa. 3. Prima a tecla para adiantar a hora ou prima a atras-la. a tecla para

4. Prima OK para aceitar a alterao e siga. Prima NO para anular a alterao.

NO

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 20

Ajustar as configuraes do teclado


Pode alterar o idioma da interface do utilizador e o nvel sonoro do aviso sonoro do teclado. Quando introduzir o seu cdigo de utilizador, o menu apresentado no idioma associado ao seu cdigo. Pode alterar o idioma sem introduzir o seu cdigo.

Para alterar o idioma do interface do utilizador


1. Prima OK no ecr predefinido. Prima de novo OK para visualizar o ecr predefinido num idioma diferente. 2. Prima OK at encontrar o idioma de que necessita. Todas as opes do menu so alteradas para este idioma. Continue a utilizar o teclado como normalmente.

........ ........

OK OK

OK

Para alterar o nvel sonoro do aviso sonoro do teclado


1. Prima OK e introduza um cdigo de utilizador principal.

........ ........ ........ ........

OK
Menu do Utiliza> Opes Volume AAA

2. Navegue com as teclas

para Opes e prima OK.

3. Desloque-se para Ajustar Teclado >Volume prima OK. O volume actual apresentado num grfico de barras horizontais. 4. Prima F3 para aumentar o volume ou F1 para diminui-lo e prima OK.

F3/F1

OK

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 21

Ajustar o monitor LCD


Pode alterar o contraste do ecr de LCD e o brilho do fundo. Para tal, prima OK e introduza o seu cdigo de utilizador principal. Navegue com as teclas para Opes e prima OK. O contraste do LCD tem 10 nveis. Tanto o brilho como o volume do LCD tm 16 nveis. 1. Navegue com as teclas para Ajustar Teclado e prima OK.

........ ........ ........ ........ ........ ........ ........ ........


Brilho AAAAAAA Ajustar Teclado Contraste de LCD Contraste de LCD AAAAAAAAAAAAA

OK

2. Desloque-se para Contraste do LCD e prima OK.

3. O contraste do LCD actual apresentado num grfico de barras horizontais. 4. Prima F3 para aumentar o contraste ou F1 para diminui-lo e prima OK. 5. Aparece o menu Ajustar Teclado.

F3/F1
Opes Ajustar Teclado

OK

6. Desloque-se para Brilho e prima OK.

OK

7. O brilho do fundo em curso apresentado num grfico de barras horizontais. 8. Prima F3 para aumentar o brilho ou F1 para diminui-lo e prima OK.

F3/F1

OK

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 22

Leitura da memria de eventos


A memria de eventos mostra os pormenores de todos os eventos que ocorrem quando ligar o seu sistema. A descrio dos eventos a seguinte: L1: Tipo de Evento PN Nome Partio L2: Zona/Nome do utilizador UN/ZN HH:MM DD/MM LOG EventoTipo: Tipo de evento ocorrido. PN: Nmero da partio na qual ocorreu o evento. Nome Partio: Nome da partio na qual ocorreu o evento. Zona/Nome do Utilizador: O nome da zona ou o nome do utilizador. UN/ZN: Nmero do utilizador, nmero da zona ou nmero do dispositivo. HH:MM: Hora e minuto em que o evento occorreu. DD/MM: Dia e ms em que o evento ocorreu. LOG: Posio do evento na memria de eventos. para Comandos Para ler a memria de eventos, prima OK e insira o seu cdigo de utilizador principal. Navegue com as teclas e prima OK. 1. Desloque-se para Memria de Eventos e prima OK. Aparece o ltimo evento a ser adicionado memria. 2. Neste caso, ocorreu um alarme na zona 168 da partio 3 s 17:32. No foi enviado nenhum relatrio para a central. 3. Prima F3 para se deslocar horizontalmente e visualize o resto da descrio dos eventos. 4. Neste caso, o alarme ocorreu em 25 de Setembro. Este o 28 evento da memria. 5. Prima as memria. teclas para se deslocar atravs dos eventos da

........ ........ ........ ........ ........

OK

Alarme 3 168 17:32

F3
Alarme 3 25 9 028

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 23

Alterar os nmeros de telefone


Nalguns casos, pode alterar o nmero de telefone para o qual os reportes foram enviados. Pode faze-lo apenas se for um utilizador principal, sendo os nmeros de telefone existentes configurados para utilizar quer o toque de Sirene quer o protocolo de voz. Prima OK e insira o seu cdigo de utilizador principal. Navegue com as teclas para Opes e prima OK.

1. Navegue com as teclas e prima OK.

para Nmeros de Telefone

........ ........ ........ ........


Nmeros de Tele> Nmero de Telef>

OK

2. apresentada uma lista de nmeros de telefone. Desloque-se para o respectivo nmero de telefone e prima OK. 3. Prima #F1 para se deslocar para o incio do nmero de telefone e, a seguir, prima # para eliminar o nmero. 4. Introduza um nmero novo e prima OK.

#F1

# OK

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 24

Configurar o seu sistema de automao


O sistema de automao domstico permite-lhe ligar dispositivos na sua casa a partir do seu teclado. Por exemplo, pode ligar todas as luzes do andar de baixo da sua casa. Para tal, colocado um comando programvel a cada interruptor de luz. A seguir, pode utilizar o teclado para atribuir o comando ao interruptor e especificar a casa que contm os interruptores.

1. Prima OK e insira o seu cdigo de utilizador principal. Navegue com para Opes e prima OK. as teclas 2. Desloque-se para Dispositivos X-10 e prima OK.

........ ........ ........ ........ ........ ........


Dispositivo 1 Nmero do Mdulo Dispositivo 1 Cdigo de Ender> Options Dispositivos X-> Dispositivos X-> Dispositivo 1

OK

3. Aparece uma lista com todos os interruptores configurveis do seu sistema. Cada interruptor tem um nmero de identificao nico. 4. Navegue com as teclas OK. para o respectivo interruptor e prima

OK

5. Desloque-se para Nmero do Mdulo e seleccione o comando que est ligado ao interruptor seleccionado. 6. Desloque-se para Cdigo da Casa e seleccione o cdigo da sua casa. Configura este cdigo para ter a certeza que liga os interruptores da casa correcta!

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 25

Activar o seu sistema de automao domstico


O sistema de demtica permite-lhe ligar dispositivos na sua casa a partir do seu teclado. Para tal, prima OK. Navegue com as teclas para Dispositivos X-10 e prima OK. 1. Aparece uma lista com todos os dispositivos configurados do seu sistema. Cada dispositivo possui um cdigo. 2. Prima o nmero respectivo para adicionar o dispositivo ao conjunto de dispositivos seleccionados. Neste caso, so seleccionados os dispositivos 2 e 5. or para ligar ou desligar todos os dispositivos 3. Prima seleccionados. Os dispositivos so ligados ou desligados consoante o seu estado actual.

........ ........ ........

Dispositivos -------

L> Des>

Dispositivos L> -2-5--- Des>

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 26

Enviar/receber dados
O instalador pode utilizar software de up/download para programar o seu sistema. Por razes de segurana, o instalador no pode fazer isto sem a sua autorizao. Para permitir ao instalador enviar dados, configure o painel de controlo para responder a uma chamada de up/download a partir do computador do instalador. Para receber dados, configure o painel de controlo para fazer uma chamada para o computador do instalador.

Prima OK e navegue com as teclas

para Download e prima OK.

........ ........ ........

OK

Para fazer uma chamada


1. Navegue com as teclas para Iniciar U/D e prima OK.

OK
Downloading Em Progresso

2. O painel de controlo chama o computador. O download tem incio quando a chamada for atendida.

Para atender uma chamada


1. Navegue com as teclas para Atender U/D e prima OK.

........ ........
Downloading Em Progresso

OK

2. O painel de controlo responde ao computador e o download tem incio.

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 27

Testar o seu sistema


Pode efectuar vrios testes ao seu sistema para se certificar de que o mesmo est a funcionar correctamente. Para efectuar estes testes, prima OK e insira o seu cdigo de utilizador. Para efectuar um Walk Test, introduza um cdigo de utilizador principal. para Comandos e prima OK. Navegue com as teclas 1. Para testar cada sensor do seu sistema, desloque-se para Walktest e prima OK. Entre em cada zona e verifique os respectivos sensores (portas/janelas). 2. Ouve-se um chime quando activar uma zona, aparecendo o estado da zona no LCD. Se isso no acontecer, tente activar de novo a zona. 3. Introduza o seu cdigo de utilizador para sair do Walk Test. 4. Para executar os testes do sistema que o instalador programou, desloque-se para Efectuar Auto Test e prima OK. 5. As luzes do teclado e do monitor so testadas. Os outros testes programados so executados nessa altura. Prima NO para sair do Efectuar Auto Test. 6. Para visualizar os problemas do sistema, tais como falha da bateria ou linha telefnica danificada, desloque-se para Manuteno e prima OK. 7. Se houve algum problema, aparece uma mensagem de servio no LCD. Consulte a pgina 30 para mais pormenores. para se deslocar ao longo dos resultados do Nota: Utilize as teclas Walk Test e da manuteno no monitor LCD.

........ ........ ........

OK

Resultados do <Walk Test>

........ ........ ........ ........


Mensagem de Ser>

OK NO OK

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 28

Adicionar e eliminar cartes


Se tiver um leitor de proximidade instalado, pode utilizar um carto de proximidade para activar vrias funes do teclado mantendo o carto contra o leitor. Como utilizador principal, pode adicionar um ou vrios cartes ao sistema ou eliminar cartes existentes. para Leitores CS1700 e prima OK. Para tal, prima OK e insira um cdigo de utilizador principal. Navegue com as teclas 1. Para adicionar um carto, navegue com as teclas Adicionar Um Carto e prima OK. para

........ ........ ........ ........ ........ ........

OK
Introduzir n. > 123

2. Introduza o nmero de utilizador a ser atribudo ao carto e prima OK. O LED1 dos leitores activados comea a piscar. 3. Passe o carto. Se no estiver j no sistema, ele adicionado e o LED1 pra de piscar. Se estiver no sistema, o leitor emite trs bips. 4. Para adicionar vrios cartes, navegue com as teclas para Adicionar Vrios Cartes e prima OK. Realize o passo 2 e passe o primeiro carto. 5. Se o carto de utilizador no estiver j no sistema, ele adicionado e o LED1 continua a piscar, indicando que o carto seguinte pode ser passado. 6. Para eliminar um carto, navegue com as teclas para Eliminar Um Carto e prima OK. Realize o passo 2 e passe o carto. 7. A informao do carto do utilizador para o nmero de utilizador introduzido eliminada e o LED1 pra de piscar. Nota: 40 segundos aps ter acabado de passar os cartes, todos os leitores do sistema so actualizados com a informao do novo carto.

OK

OK

........

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 29

Mensagens de servio
O LCD apresenta mensagens de servio em resultado dos testes manuais e automticos. Se no puder resolver o problema, contacte o instalador.

Porque Controlo Anomalia da Alimentao Controlo Anomalia da Sirene Controlo Anomalia do Telefone Controlo Bateria Baixa Controlo Excesso de corrente
No existe alimentao elctrica ao painel de controlo.

Aco
Volte a ligar a alimentao elctrica e certifique-se de que est a funcionar convenientemente. Contacte o instalador.

A ligao sirene do painel de controlo foi interrompida.

A linha telefnica ligada ao painel de controlo no est a funcionar adequadamente. A bateria de reserva do painel de controlo est fraca.

Certifique-se de que a linha telefnica est convenientemente ligada. Contacte o instalador.

O painel de controlo detectou um excesso de corrente a sair de uma sada.

Contacte o instalador.

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 30

Mensagens de servio
Porque Controlo Falha de Comunicao. Controlo Perda da Hora Controlo Tamper de Caixal Expanso Anomalia Expanso Anomalia da Alimentao Expanso Anomalia da Sirene
O painel de controlo tentou enviar uma mensagem central, mas falhou. O painel de controlo sofreu uma perda total de alimentao e necessrio acertar o relgio. Houve interferncia com a caixa do painel de controlo.

Aco
Certifique-se de que a linha telefnica est convenientemente ligada. Consulte a pgina 20 para informao sobre definies do relgio do sistema. Verifique se a caixa est danificada. Se no estiver danificada, feche-a bem. Certifique-se de que o mdulo est convenientemente ligado ao painel de controlo. Volte a ligar a alimentao elctrica da rede e certifique-se de que est a funcionar convenientemente. Contacte o instalador.

Ou um dos mdulos de expanso ou o teclado no est a enviar informao para o painel de controlo. A alimentao elctrica da rede no est ligada alimentao elctrica de um mdulo de expanso. A ligao sirene do mdulo de expanso foi interrompida.

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 31

Mensagens de servio
Porque Expanso Bateria Baixa Expanso Excesso de corrente Expanso Falha da Comunicao Aux. Expanso Tamper de Caixal Problema numa Zona. Prima OK
A bateria de reserva de um mdulo de expanso est fraca.

Aco
Contacte o instalador.

O painel de controlo detectou um excesso de corrente a sair de um mdulo de expanso. Um dos mdulos de informao tentou enviar uma mensagem central, mas falhou. Houve uma interferncia com a caixa de um mdulo de expanso.

Contacte o instalador.

Certifique-se de que o servio telefnico est disponvel e o mdulo est ligado e a funcionar correctamente. Verifique se a caixa est danificada. Se no estiver danificada, feche-a bem. Contacte o instalador.

H um problema com uma zona. Prima OK para identificar a(s) zona(s).

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 32

Glossrio
rea Um grupo de zonas que funcionam como uma unidade. Uma rea tambm conhecida como uma partio. As zonas seleccionadas esto protegidas. Uma opo de menu que atribui um cdigo ao utilizador seleccionado que s armar o sistema. Uma opo de menu que atribui um cdigo ao utilizador seleccionado que armar ou desarmar o sistema consoante o seu estado actual. Uma opo de menu que atribui um cdigo ao utilizador seleccionado para armar o sistema s ao fim de um determinado tempo. Central Uma localizao remota que concebida para controlar sinais e reportes provenientes dos sistemas de alarme e assistncia por notificaes se for necessrio. Um cdigo de quatro ou seis dgitos utilizado para armar ou desarmar o sistema e aceder ao menu do Utilizador. Uma opo de menu que atribui um cdigo principal ao utilizador seleccionado. Este um cdigo para armar/desarmar que pode programar cdigos de outro utilizador desde que o mesmo tenha acesso s mesmas parties que o cdigo do utilizador. Uma opo de sim/no que activa/ desactiva o menu Outputs. As zonas seleccionadas no esto protegidas. Uma opo de menu que especifica os direitos do utilizador seleccionado para efectuar um bypass de zonas. (Autoridade) Uma opo de menu que especifica as zonas que devero ficar em bypass. (Armar/Disarmar) (Menu de Comandos)
CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 33

Armado Armar Apenas

Cdigo do utilizador

Cdigo Principal

Armar/Desarmar

Armar s aps o fecho

Controlo Outputs Desarmado Efectuar Bypass de Zonas

Autoridade do Utilizador Uma opo de menu que apresenta os direitos do utilizador. Aviso sonoro do teclado Um sinal sonoro que emitido pelo teclado. Pode ser programado para ser ouvido diversas vezes. Besouro Sada de udio local de baixo volume com vibrao localizada, normalmente, no teclado.

Glossrio
Instalador Memria do alarme A pessoa que instala e programa o sistema. Uma lista dos alarmes e do local onde ocorreram desde que o sistema foi armado pela ltima vez. Uma memria temporria que contm todos os alarmes e falhas que ocorreram enquanto o sistema estava ligado (quer armado quer desarmado). O modo segundo o qual um painel de controlo pode armar apenas uma rea. O modo segundo o qual um painel de controlo pode armar vrias reas. Um mdulo que pode ser adicionado ao painel de controlo para aumentar a sua funcionalidade. Por exemplo, um teclado, um painel udio ou um transmissor sem fios. Uma opo de menu que estabelece os direitos de um utilizador para controlar os outputs auxiliares do painel de controlo. O ponto central de um sistema de alarme que controla os dispositivos de Reportes Abrir/Fechar deteco e activa os dispositivos de sinalizao. Uma opo de menu que estabelece o cdigo do utilizador seleccionado para reportar armes (fechar) e desarmes (abrir). Uma opo de menu que reinicializa o detector de incndio Detector a seguir a um alarme. O sistema no pode ser armado at o detector ser reinicializado. Um dispositivo que detecta violaes e as envia para o painel de controlo. Os sensores incluem os contactos de porta e janela ou de qualquer dispositivo utilizado para informar o painel de controlo acerca de um determinado estado. Interferncia com o sistema como o caso de uma caixa aberta. Software de gesto que pode ler o sistema de de software que programa a informao (upload) ou modificar ou substituir a informao do sistema se necessrio (download). Uma rea protegida por um grupo de um ou mais dispositivos de deteco.
CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 34

Memria Eventos

Reset Fumo

Modo de rea nica Modo multi-reas Mdulo de Expanso

Sensor

Tamper Up/download

Outputs

Painel de controlo

Zona

Glossrio
Zona com problemas Uma zona que impede que o sistema seja armado. Uma zona com problemas tem de um modo geral uma janela ou uma porta aberta (zona aberta) ou um tamper que tenha ocorrido na zona (zona de tampers). Um sensor que transmite ao painel do dispositivos de comando atravs de um receptor de rdio em vez de ser enviado directamente para o painel de controlo. Zonas que so deixadas abertas quando o resto do sistema estiver armado. O acesso livre sem que ocorra o disparo de um alarme.

Zona sem fios

Zonas em bypass

CS5500 Teclado LCD Manual do Utilizador 35

1047332

Anda mungkin juga menyukai