Anda di halaman 1dari 2

O

que h de nOvO na

OdOntOlOgia

Halitose
Jorge Faber*

Introduo Apenas recentemente, a Odontologia passou a reconhecer seu papel no tratamento da halitose. Esse problema comum e afeta boa parte da populao adulta. Na maior parte dos casos, a halitose se origina na cavidade bucal, como resultado da putrefao microbiana3 ou metabolismo bacteriano de aminocidos em debris teciduais locais. Os gases mais associados halitose so compostos volteis de enxofre (CVE). Ainda que o problema em si seja bastante conhecido, novos mtodos de diagnstico esto sendo desenvolvidos com o propsito de tornar mais objetivos e fceis sua identificao e posterior tratamento. tIpos de halItose A halitose pode ser fisiolgica ou patolgica. A primeira condio causada, principalmente, por saburra lingual e pobre higiene bucal. Ela est significativamente relacionada a sintomas de depresso6. A halitose patolgica causada, basicamente, pela doena periodontal inflamatria crnica4. Seu tratamento consiste no tratamento periodontal bsico, tratamentos dentrios e instruo de higiene bucal. Se no h halitose, mas os pacientes acreditam ser portadores dela, o diagnstico de pseudohalitose. Nesses casos, necessrio explicar para os pacientes que a intensidade do odor no est alm dos nveis aceitveis socialmente. Geralmente, eles consentem com a explicao e respondem favoravelmente a ela6.

dIagnstIco da halItose A mensurao da halitose complicada pela complexidade gasosa dos compostos volatizados, dificuldades de amostragem, variaes temporais e falta de acordo com relao aos padres de referncia. Dentre os testes de halitose, o mais frequentemente empregado o organolptico, que realizado por meio da inalao direta do ar proveniente da boca do paciente. Entretanto, esse teste no objetivo e tem baixa reprodutibilidade. Para suplantar essa limitao, novos testes tm sido desenvolvidos. Um deles um novo teste organolptico3, que utiliza uma seringa com vedao de gs que captura o ar do interior da cavidade bucal do paciente para posterior anlise. Essa feita pela inalao do ar da seringa por um examinador, de forma padronizada e, aparentemente, mais precisa. Recentemente, um sistema acoplado a um sensor acstico foi testado com bons resultados para diagnosticar o problema2. A principal vantagem dessas alternativas no ser necessria a inalao direta da boca que, alm da impreciso, ainda causa um certo constrangimento para o paciente. Impactos da halItose na vIda dos IndIvduos A halitose pode ser negativa para a autoimagem do indivduo, impactando na confiana e causando evitao social6. J foi sugerido que a halitose um sinal relacionado tanto ao status somtico quanto

* Editor da Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial.

R Dental Press Ortodon Ortop Facial

14

Maring, v. 14, n. 3, p. 14-15, maio/jun. 2009

FabeR, J.

emocional, e que distrbios psicolgicos esto fortemente associados condio, em alguns pacientes. Clinicamente, certas pessoas que se queixam de halitose tm, de fato, o problema. Isso significa que outras no sofrem desse mal, ainda que se queixem dele. Muitos daqueles que tm halitose imaginria6 julgaram que tinham a condio baseados nas atitudes de outras pessoas. Aparentemente, certos indivduos possuem uma condio anloga sndrome de referncia olfatria, que pertencente ao espectro dos distrbios de ansiedade social5. Essa ltima condio pode ser definida como um problema psiquitrico caracterizado pela preocupao persistente com o odor corporal, at mesmo halitose, e acompanhado por depresso importante ou rejeio a ambientes sociais. Ela deve ser considerada quando um paciente com baixa halitose persiste em sua queixa e no admite a possibilidade de um problema psicognico6. Aparentemente, h uma relao entre a classificao clnica de halitose e o status psicolgico, o que indica que indivduos com pseudo-halitose tm uma tendncia maior neurose do que indivduos com halitose fisiolgica ou patolgica6.

tratamento da halItose O sucesso do tratamento da halitose reside na diminuio dos compostos volteis de enxofre e outras substncias desagradveis. Assim, a maior parte dos tratamentos consiste em intervenes mecnicas e qumicas no ambiente bucal1. As intervenes mecnicas so tipicamente a intensificao da escovao, o uso do fio dental e a raspagem da superfcie lingual. As limitaes dos mtodos mecnicos para efetivamente alcanar e remover as bactrias produtoras de CVE so conhecidas. Assim, o uso de enxaguatrios antimicrobianos que contenham, por exemplo, clorexidina e cloreto de cetilperidnio pode ser eficaz na reduo da contagem de bactrias produtoras de halitose na lngua1. concluso Dentistas precisam estar alertas para a halitose, pois ela pode ser uma questo fisiolgica, mas pode ser indicadora de problemas patolgicos. O tratamento comea pela orientao do paciente quanto higiene bucal, mas outras formas de tratamento podem ser necessrias, como o uso de enxaguatrios antimicrobianos.

referncIas
1. FEDOROWICZ, Z.; ALJUFAIRI, H.; NASSER, M.; OUTHOUSE, T. L.; PEDRAZZI, V. Mouthrinses for the treatment of halitosis. cochrane database syst. rev., Chichester, no. 4, 2008. Disponvel em: <http://mrw.interscience.wiley.com/cochrane/ clsysrev/articles/CD006701/frame.html>. Acesso em: 2 abr. 2009. FERNANDES, D. et al. A new analytical system, based on an acoustic wave sensor, for halitosis evaluation. sens. actuators B. chem., Lausanne, v. 136, p. 73-79, 2009. KIM, D. J. et al. A new organoleptic testing method for evaluating halitosis. J. periodontol., Chicago, v. 80, no. 1, p. 93-97, 2009. 4. 5. 6. LIU, P. F. et al. A novel vaccine targeting Fusobacterium nucleatum against abscesses and halitosis. vaccine, Amsterdam, v. 27, p. 1589-1595, 2009. LOCHNER, C.; STEIN, D. J. Olfactory reference syndrome: diagnostic criteria and differential diagnosis. J. postgrad. med., Mumbai, v. 49, p. 328-331, 2003. SUZUKI, N. et al. Relationship between halitosis and psychologic status. oral surg. oral med. oral pathol. oral radiol. endod., St. Louis, v. 106, p. 542-547, 2008.

2. 3.

endereo para correspondncia Jorge Faber SCN Braslia Shopping - SL 408 CEP: 70.715-900 - Braslia / DF E-mail: faber@dentalpress.com.br

R Dental Press Ortodon Ortop Facial

15

Maring, v. 14, n. 3, p. 14-15, maio/jun. 2009

Anda mungkin juga menyukai