Anda di halaman 1dari 13

Texto teatral

O Mgico de OZ
CENA 01
Abrem-se metade das cortinas. Esto em cena Doroty, Tot e Tia Em. Doroty est observando o tempo. Tia Em, costura, balanando-se numa cadeira e ouvindo rdio. Doroty: Tia, Em! Tia Em: O que Doroty? Doroty: Pra onde ser que os meus pais foram? Tia Em: Doroty, esse assunto de novo! Ns j conversamos sobre isso! Doroty: Ser que o lugar onde eles esto bonito? Mais alegre que este lugar aqui? Tia Em: Doroty, vamos mudar de assunto! Doroty: Ser que um dia eu vou encontrar eles nesse lugar? Tia Em: Doroty! Doroty: O tio Henry me disse que eles foram para trs do Arco-ris. Tia Em: Seu tio Henry tem cada idia! Locutor do rdio: Ateno, ateno! Alerta emergencial. Um ciclone se aproxima, protejam-se em locais subterrneos. Tia Em: Meu deus! Um ciclone! Vamos, Doroty! Doroty, estou falando com voc! Vamos! Comea a ventania. Cortina vai se fechando. Sons de vidraas quebrando, coisas caindo e muito vento. As cortinas abrem novamente, agora por completo. Doroty est desmaiada, Tot tenta acord-la. Ao fundo esto os ps da Bruxa do leste que morreu com a queda da casa de Doroty.

CENA 02
Doroty (acordando, impressionada com o lugar): Tot, voc est vendo o que eu estou vendo? (Tot balana a cabea) Acho que no estamos mais em casa... Eu nunca pensei que existisse um lugar assim. Acho que estamos no arco-ris. As bruxas do norte aparecem. Bruxa do Norte 1: Voc uma bruxa boa ou uma bruxa m? 1

Doroty: Quem eu? Eu no sou bruxa nenhuma. Eu sou Doroty. Bruxa do Norte 2: (apontando para Tot) Ento, essa a bruxa? Doroty: Tot? No esse meu cachorrinho. Bruxa do Norte 1: Bem, estamos bem confusas. Os Munchkins nos chamaram porque uma nova bruxa derrubou uma casa sobre a Bruxa do Leste. L est a Casa e aqui est voc e aquilo ali tudo que resta da malvada Bruxa do Leste. Bruxa do Norte 2: E ento, o que os Munchkins querem saber se voc uma bruxa boa ou uma bruxa m? Doroty: Eu j disse, eu no sou uma bruxa. Bruxas so velhas e feias. Os munchkis do risadas. Doroty: Que barulho esse? Bruxa do Norte 1: So os Munchkins, eles esto rindo porque ns somos bruxas tambm. Bruxa do Norte 1 e Bruxa 2 :Muito prazer! Somos as Bruxas do Norte! Doroty: (tentando se corrigir) Oh, me desculpe... Bruxa do Norte 1: Os Muchkins esto muito felizes, pois voc os libertou desta bruxa. Doroty: Mas, quem so os Muchkins? Bruxa do Norte 2: So os habitantes dessa terra. Voc os libertou e agora a herona nacional da terra dos Munchkins. (Aos Munchkins) Vamos, est tudo bem agora! Venham todos agradecer a ela. Enquanto os Munchkins falam com Doroty, as bruxas do Norte retiram o sapato da bruxa morta. Munchkin 1: Ns a agradecemos muito por ter nos libertado. Doroty: (tentando se explicar) Mas foi uma grande... Munchkin 2: Muito obrigado por ter feito um servio to eficiente! Doroty: Mas eu no... Munchkin 3: Ns a declaramos salvadora do povo Munchkin. Munchkin 1: A bruxa m do leste morreu! Precisamos comemorar. Munchkin 2: verdade, h anos esta bruxa nos escravizava, e agora estamos livres. Vamos avisar a todo o povo! Munchkin 3: Eu vou primeiro! (As outras duas saem atrs, gritando: A Bruxa do Leste morreu e voltam para avisar que as Bruxas do Oeste esto chegando).

CENA 03
2

Munchkin 1: .. ...... Munchkin 2: As bru... As bru... bruxas... Munchkin 3: As Bruxas do Oeste esto chegando... (As trs saem correndo)

Aparecem as Bruxas do Oeste. Correm para ver a irm morta.

Doroty: (falando com as bruxas do norte) Pensei que tivesse dito que ela tinha morrido. Bruxa do Norte 1: Quem morreu foi a irm delas, a Bruxa do Leste. Bruxa do Norte 1: Estas a so as irms dela, as bruxas do Oeste. So dez vezes piores que ela. Bruxa do Oeste 1: Quem matou a nossa irm? Bruxa do Oeste 2: Vamos, digam, quem matou a nossa irm? Foi voc? Doroty: (com medo) No, no fui eu... Foi um acidente... Bruxa do Oeste 3: Ns tambm sabemos causar acidentes! Bruxa do Norte 1 e 2: No esto se esquecendo dos sapatos? Bruxa do Oeste 1, 2 e 3: Os sapatos? Ah, os sapatos! (Correm para procurar os sapatos, enquanto isso, as Bruxas do Norte fazem Doroty calar os sapatos). Bruxa do Oeste 1: O que fez com os sapatos? Onde esto eles, o que fez com eles? Bruxa do Norte 2: Tarde demais. Aqui esto (aponta para os ps Doroty) e aqui ficaro! Bruxa do Oeste 1: Devolva os nossos sapatos. Bruxa do Oeste 2: Vamos, devolva! S ns sabemos us-los. Bruxa do Oeste 3: No vai devolver, no garota? No se preocupe, ento, ns cuidaremos muito bem de voc e de seu cachorro! (As trs saem). Bruxa do Norte 1: Receio que voc acaba de se tornar a mais nova inimiga das Bruxas do Oeste. Doroty: E agora o que vou fazer? Eu s quero voltar para casa! Bruxa do Norte 1: Procure o mgico de Oz, s ele poder lhe ajudar. Doroty: E onde ele est? Bruxa do Norte 2: Ele vive no pas das Esmeraldas. V at ele! Onde est a sua vassoura? Doroty: Eu no tenho vassoura.

Bruxa do Norte 2: Ento ter que ir andando. s seguir o caminho das pedras amarelas. Bruxa do Norte 1: E lembre-se, no tire este sapato por nada neste mundo. Bruxa do Norte 1 e 2: Adeus, Doroty! Siga o caminho das pedras amarelas e no tire os sapatos. (Saem) Doroty: Siga o caminho das pedras amarelas... Vamos, Tot, por aqui. (Saem pela outra coxia)

CENA 04
Black out. Entrada dos espantalhos. Doroty: Seguir o caminho das pedras amarelas... E agora para onde devo ir? Espantalho 1: Este caminho aqui muito bonito (apontando para o lado direito). Espantalho 2: Mas este caminho aqui tambm muito bonito (apontando para o lado esquerdo). Doroty: Quem falou comigo? Espantalho 1: Eu! Espantalho 2: Eu! Doroty: Que estranho, espantalhos no falam! Espantalho 1: Falam sim, que eu estou falando! Espantalho 2: E eu tambm! Espantalho 1: V por ali! Espantalho 2: No, por ali! Espantalho 1 e 2: (apontando para os outros dois lados) Por ali. Doroty: Vocs esto fazendo isso de propsito ou tudo sem pensar? Espantalhos 1 e 2: Este o problema, ns no pensamos! No temos crebro... tudo palha! Doroty: Bem, ainda no nos apresentamos. Como vo vocs? Espantalho 1: Como vai voc? Espantalho 2: Como vai voc? Doroty: Estou bem. E vocs? Espantalhos 1 e 2: No muito bem. Espantalho 1: to chato ficar preso aqui o dia todo, com as costas presas nesse pau.

Espantalho: Espantando urubu que no tem medo da gente! Doroty: Deve ser mesmo muito desconfortvel. Vocs no podem descer? Espantalho 1: Descer? Espantalho 2: Descer? Doroty: Deixa-meeu ajudar a. Espantalho 1: Hum, ajudar? Que beleza! Doroty desprende ele, que logo seguida cai. Espantalho 2: Aqui tambm! Aqui tambm! (cai tambm) Espantalhos comemoram, mas caem o tempo todo, pois no sabem se equilibram bem. Espantalho 1: Que beleza a liberdade! Espantalho 2: Olha eu aqui! (Tentando se equilibrar). Espantalho 1: Muito obrigado, garota! Espantalho 2: Seremos eternamente gratos! Espantalho 1: Ah, no podemos ser eternamente gratos, pois no temos crebros para pensar sobre isso. De repente os dois ficam tristes. Espantalho 1: De que me adianta liberdade se eu no tenho crebro? Espantalho: Pra qu serve a vida, se voc no pode pensar sobre ela? Doroty: Bem, eu estou indo procurar o Mgico de Oz para conseguir voltar para casa... Vocs no querem ir comigo? Talvez ele possa ajud-los. Espantalhos 1 e 2: Srio? Espantalhos 1 e 2: claro que queremos! Vamos! Os trs do os braos e saem caminhando e cantando.

CENA 05
Black out. Entrada do Homem de Lata. Ele est gemendo de dor.Entram Doroty, Tot e os Espantalhos. Doroty: Vocs esto vendo? (vendo o Homem de lata) Minha nossa, um homem! um homem de lata. Homem de lata: (falando com a boca fechada) leo! leo! Doroty: leo? Ele disse leo! Espantalho 1: leo? 5

Espantalho 2: leo? Homem de lata: Pegue aquela lata de leo e passa nas minhas juntas. Elas ficaram to enferrujadas que nem posso mex-las. Depois de bem lubrificado ficarei bom novamente. Doroty pega lata de leo. Homem de lata: (enquanto Doroty passa leo) Primeiro na boca, agora no pescoo, nos braos, nos joelhos... (se desenferrujando) Ai, que bom que vocs aparecerem aqui. H um ano desde que enferrujei estou segurando esse machado aqui. Doroty: Pronto, agora est perfeito! Homem de lata: Perfeito? Bata no meu peito para ver se est perfeito. Os espantalhos batem no seu peito. Som de lata vazia. Espantalho 1: Hum, que lindo eco! Homem de lata: Est vazio! Espantalhos e Doroty: Vazio? Homem de lata: (triste) O funileiro esqueceu de me dar um corao... (mudando de assunto) Bem, o que vocs fazem por aqui? Doroty: Estamos a caminho da Cidade das Esmeraldas, a procura do Mgico de Oz. Homem de lata: E o que querem com ele? Doroty: Eu, voltar para a minha casa, e eles, um crebro. Homem de lata: Ser que ele pode me dar um corao? Doroty: Eu acho que sim! Deve ser fcil para ele. Homem de lata: verdade! Ento, se vocs me aceitarem no grupo, irei tambm a Cidade das Esmeraldas. Espantalhos 1 e 2: (animados) claro que aceitamos!! Vamos! Caminham animados.

CENA 06
Homem de lata: (contando) O meu pai esteve na Cidade das Esmeraldas quando eu era menino. Ele me falou de uma viagem muito longa, numa regio muito perigosa, embora nas proximidades de OZ, a paisagem seja bonita. Ouve-se um grande rugido e logo em seguida dois lees atacam os dois espantalhos que caem um para cada lado, depois atacam o homem de lata que tambm cai e logo vo atrs de Tot para tambm atac-lo. Quando esto prximo de atacar Tot, Doroty d um tapa no focinho de cada um deles. Doroty: (aps dar o tapa) Que vergonha! 6

Os lees comeam a chorar. Leo 1: (chorando) Por que fez isso? No o mordi. Doroty: Mas tentou. Onde j se viu atacar homens de palha e outro de lata, quanto mais um cachorrinho! Leo 2: No precisa bater, precisava? Meu nariz est sangrando. Doroty: No est no! Vocs perseguem criaturas mais fracas que vocs. Covardes! Vocs so grandes covardes! Leo 1: (meio choroso) verdade... Somos mesmo dois covardes... No temos coragem alguma... Temos medo at de ns mesmos! Leo 2: Veja s as nossas olheiras... No dormimos h semanas. Homem de lata: J experimentaram contar carneirinhos? Leo 1 e 2: (chorando exageradamente ) Naaao! Ns temos medo deles. Espantalho 1: Que pena! Ei, pessoal, no acham que o mgico pode ajud-los? Doroty: Por que no? (aos lees) Ei, por que no vem conosco? Estamos indo ver o Mgico de Oz, eu procuro voltar para casa, eles procuram um crebro e ele um corao. Tenho certeza que ele te dar coragem. Leo 1 e 2: Mas ns temos medo!! Homem de lata: Ah, vamos l! Leo 1 e 2: Ento vamos! Saem caminhando.

CENA 07
Aparecem bruxas do Oeste. Bruxas: Hum! Ento no vai ouvir nosso conselhos, queridinha! Pior pra voc! Bruxa 1: Cuidaremos de voc agora! Bruxa 2: Quando colocarmos nossa mos naqueles sapatos, o nosso poder ser maior que o de OZ.

CENA 08

Doroty: Vejam, a cidade das Esmeraldas! Como bonita! Entra Guardi do Porto. Os amigos batem palma. Guardi: Quem chamou? 7

Todos: Ns! Guardi: O que vieram fazer aqui? Todos: Falar com o Mgico ! Guardi: O Mgico? Mas ningum pode ver o grande mgico de OZ! Ningum nunca viu o grande OZ! Eu mesma nunca o vi!

Doroty: Ento como sabe que ele existe? Guardi: Porque... (sem saber o que responder )Ah! Parem de me fazer perder tempo. Doroty: Senhora, por favor! As Bruxas do Norte me mandaram aqui! Guardi: Prove! Espantalho 1: Ela est usando os sapatos que eles lhe deram. Guardi: verdade! Por que no disseram logo! Vou falar com ele! (Voltando) Mas ningum pode falar com ele! Homem de lata: Mas ela Doroty! Guardi: Doroty da bruxa?! Sim, verdade! Aguardem um instante! (Sai) Espantalho 1: J sinto que ganhei meu crebro! Espantalho 2: E eu tambm! Homem de lata: J posso ouvir meu corao batendo! Leo: Em pouco tempo serei o rei da floresta! Doroty: E eu voltarei para casa! Volta Guardi. Guardi: O grande mgico de Oz os espera! Espantalho 1: Vocs ouviram? Ele vai nos atender! Leo 1: Esperem um pouco! Homem de lata: O que foi? Est com medo de novo? Leo 2: No queremos pedir mais nada a ele, temos medo! Doroty: Podemos pedir por voc! Leo 1 e 2: No, no, queremos esperar l fora! (tentando fugir) Espantalhos seguram ele pelo rabo. 8

Espantalho 2: Tarde demais para fugir! Voz de OZ: Eu sou OZ! O grande e poderoso OZ! Quem so vocs? Quem so vocs? Todos esto morrendo de medo. Doroty: Com sua licena, sou Doroty! Viemos pedir... Voz de OZ: Silncio! O grande e poderoso OZ sabe por que vieram. O generoso OZ pretende atender os seus pedidos! Mas primeiro tm de provar que merecem... Cumprindo uma tarefa... Tragam as vassouras das Bruxas do Oeste e realizarei seu desejos. Agora, vo! Doroty: Teremos que mat-la? Voz de Oz: Eu disse, agora vo! O grupo sai.

CENA 09
Entrada das bruxas do Oeste e seus soldados. Bruxa 1: Chegou a hora de acabar com aquela intrometida! Bruxa 2: Acabar com aqueles montes de palha! Bruxa 3: Com aquela sucata e aquele medroso! Bruxa 1: Prestem ateno: Precisamos daquela garota viva, o seu remedinho j est aqui! (mostra veneno) Vo! E cuidado com os sapatos! (Saem) Msica. Os soldados vo e capturam um por um dos personagens. Restando s Doroty e Tot que acabam rendidos. Bruxas voltam. Bruxa 1: Querida, que surpresa inesperada! Adoramos a visita, somos to solitrias! (Aos soldados) Levem esse rabugento daqui! (Soldados levam Tot) Doroty: No! O que vo fazer com Tot? Me devolva-o! Bruxa 2: Tudo na hora certa, queridinha, tudo na hora certa. Doroty: Por favor, devolva o meu cachorro! Bruxa 3: Certamente... Assim que nos devolver nossos sapatos! Doroty: Mas as Bruxas do Norte falaram para no devolv-los. Bruxa 1: (Aos soldados) Podem jogar aquele rabugento no rio! Doroty: No, no, por favor, no! Bruxa 2: Vamos, beba este suquinho aqui... Vamos beba! 9

Nesse instante, tot morde os soldados e consegue fugir. Doroty: Corra, Tot, corra! Bruxa 3: Voc j nos causou problemas demais! Vamos beba! Beba! Doroty finge que vai beber mas logo joga a poro nas bruxas. Que comeam a gritar. Bruxa 1: No, no, que voc fez conosco? Essa poro tinha guaaaa! Bruxa 2: Aiiii, estamos derretendo!! Bruxa 3: Maldita, maldita, maldita! Doroty: Me desculpem, eu no queria fazer isso, s queria fugir! Me perdoem. As trs vo saindo desesperadas, gritando. Entram os soldados. Soldado 1: Voc matou as trs bruxas do oeste? Doroty: No... Foi um acidente! Soldado 2: Voc fez as trs bruxas derreterem de uma s vez? Doroty: Me desculpem, eu s queria fugir. Soldado 3: Voc nos libertou do escravido. Doroty: Eu...mas..mas... Soldado 1: H anos fomos transformados em servos das bruxas do oeste. Elas mataram a nossa rainha e nos escravizaram, nos enfeitiaram para que pudssemos servi-las sem revoltas. Soldado2: Agora estamos livres! Muito obrigada! Soldado: Viva a bruxa Doroty! Comemoram.

CENA 10
Entram os Toto, Espantalhos, Lees e Homem de lata. Doroty: Vocs voltaram? Como conseguiram? Homem de lata: Com a ajuda do Toto. Espantalhos: As vassouras das bruxas. Voc conseguiu... Como? Doroty: Agora podemos voltar e contar tudo ao OZ. Vamos no caminho contarei tudo.

10

CENA 11
VOZ de OZ: Por que voltaram? Doroty: Por favor, senhor. Fizemos o que mandou. Trouxemos as vassouras da bruxas do Oeste. Nos a derretemos. Voz de OZ: Vocs a eliminaram? Doroty: Sim, senhor. Gostaramos que agora cumprisse a sua promessa, senhor. Voz de OZ: No to depressa! Tenho que penar um pouco! Vo embora e voltem amanha! Doroty: Amanha? Mas quero voltar para casa agora! Voz de OZ: No despertem a ira do grande e poderoso Oz! Criaturas ingratas! Nesse instante Toto puxa o pano e descobre a verdadeira face de OZ. Voz de Oz (que j esta aparecendo): Se considerem sortudos que eu os receba amanha em vez de daqui a vinte anos. (levando um susto) Oh! (tentado disfarar) Quero dizer, no dem ateno ao homem atrs da cortina. Doroty: (se aproximando) Quem e voc? Oz- Mgico de Oz Doroty: Mas no pode ser verdade! Oz- Mas a verdade. No h outro mgico alm de mim. Lees, Espantalho e Homem de lata: Seu farsante! Oz: Isso mesmo, sou um farsante! Mas por fora da situao! Espantalho 1: E como fica o crebro, o corao e a coragem que nos prometeu? Oz: Calma, rapazes, calma, o problema de vocs fcil de resolver. (Abre uma caixa, de onde tira objetos). Tenho aqui, objetos do meu tempo de mgico do circo, que guardei antes de chegar a esta terra por acidente. Aqui est! Vamos ver, para vocs alguns miolos para lhes ajudar a pensar melhor, para voc um corao para lhe ajudar a sentir e para vocs uma dose de coragem. Vamos, bebam! Todos comeam a se alegra. Espantalho 1: J me sinto to inteligente... Espantalho 2: E eu... J estou tendo muitos pensamentos. Homem de lata: Vejam ele faz tem TAC... Leo 1: Corajoso, estou me sentindo muito corajoso! Leo 2: E eu tambm! Todos: Ei, e para Doroty! 11

Doroty: Acho que o senhor dever ter algo para mim. OZ: Bem, para voc... Infelizmente, garota no posso fazer nada. Para eles foi, fcil pois o que eles precisavam j tinham dentro de si, eu dei apenas um empurrozinho. Agora, voc, garota, voc busca algo que est alm das minhas possibilidades. Doroty: (comeando a chorar) Como vou voltar para casa? Tio Henry e Tia Em devem estar muito preocupados. OZ: Infelizmente, Doroty no posso ajud-la. Doroty comea a chorar mais ainda. Os outros tentam consol-la. Entra bruxas do Norte. Bruxa do Norte 1 e 2: Ns podemos lhe ajudar Doroty. Doroty: De verdade? Como? Bruxa do Norte 1: Lembra-se de seus sapatos? Eles so mgicos! Basta bater um no outro trs vezes e dizer no h melhor lugar que o nosso lar. Doroty: E por que no me avisou antes que com eles poderia voltar para casa? Bruxa do Norte 2: Porque era necessrio que voc encontrasse cada um desses amigos pelo caminho e ajudasse a transformar a vida deles, como tambm aprendesse uma lio. Bruxa do Norte 1: Bem, agora hora ento de voltar para casa! Se dispersa de seus amigos. (Todos se despedem) Doroty: (batendo trs vezes um p no outro) No h melhor lugar que o nosso lar, No h melhor lugar que o nosso lar, No h melhor lugar que o nosso lar.

CENA 12
Fecham-se cortinas. Em seguida, abre-se novamente. Doroty est no colo de Tia Em, que coloca compressas em sua testa. Voz de Tia Em: Acorde Doroty, acorde! O ciclone j passou, j est tudo bem.

FIM.

12

13

Anda mungkin juga menyukai