Anda di halaman 1dari 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUMICA

Disciplina: Introduo a Cincia do Ambiente Prof.: Sueli de Lima Pereira Alunos: Pedro Wiulenos Tchalen Silva Torres Josiel Lobato Ferreira Bruna da Conceio Ferreira da Costa Carolina Almeida de Lima Henrique Fernandes Figueira Brasil 09025003201 09025001601 09025002201 09025002001 09025000801

DESEQUILBRIOS ECOLGICOS

O Homem e a Natureza: Uma Relao Desarmnica.

A ao do homem na natureza vem causando muitos desastres, a comear com as catstrofes relacionadas ao sistema ecolgico que vem decorrendo ao perodo desses anos. O impacto ambiental na verdade um desequilbrio provocado pela ao do homem com o meio ambiente. Alguns desses danos so os impactos ambientais como: diminuio da biodiversidade, eroso, inverso trmica, ilha de calor, efeito estufa, destruio da camada de oznio, as mudanas climticas entre outros. No de hoje que ouvimos falar das grandes ameaas que o planeta vem sofrendo por conta da interferncia direta do ser humano na natureza com fins na extrao de recursos naturais, matria-prima e pela obteno de alguma vantagem. Da mesma forma que tal interferncia no nova, a relao homem-natureza tambm no o , pelo contrrio, to antiga quanto a prpria existncia humana na

Terra. O que se pode perceber a ocorrncia de uma mudana na viso-de-mundo do homem no decorrer da histria e, por conseqncia, de sua ao no meio natural, uma vez que a natureza no est dissociada da histria da humanidade nem tampouco das manifestaes culturais que a cerca, se entendermos por cultura, grosso modo, a interveno humana no que natural. No princpio, as relaes do homem com a natureza eram permeadas de mitos, rituais e magia, pois se tratava de relaes divinas. Para cada fenmeno natural havia um deus, uma entidade responsvel e organizadora da vida no planeta: o deus do sol, do mar, da Terra, dos ventos, das chuvas, dos rios, das pedras, das plantaes, dos raios e troves etc. O medo da vingana dos deuses era o moderador do comportamento dessas pessoas, impedindo uma interveno desastrosa, ou, sem uma justificativa plausvel ante a destruio natural. Porm, com o passar dos anos o homem foi ganhando habilidades das quais, a maior parte destas, ele usa para agredir seu prprio hbitat, ou seja, o homem comeou a evoluir no seu modo de vida, mais no sabe os danos que essa evoluo lhe causar mais a frente. Com a evoluo da espcie humana, o homem arrancou os deuses da natureza e passou a destru-la como se ele prprio fosse divino, cheio de poderes absolutos. A partir de ento, a natureza comeou a perder o seu status de me da vida. O desejo desenfreado pelo poder e pelo dinheiro fez com que o homem mudasse sua concepo como parte do natural. Natureza e homem passaram a ser duas coisas distintas.

Catstrofe Natural: Terremoto.

Terremotos so vibraes da crosta resultantes, na maioria das vezes, de causas naturais. As melhores informaes sobre o interior da Terra so fruto de estudos da propagao das ondas ssmicas originadas pelos terremotos.

Um terremoto transmite energia atravs da Terra na forma de ondas que so sentidas como tremores, mesmo a uma distncia considervel da origem. O foco, em profundidade do terremoto, chama-se hipocentro e o ponto mais prximo na superfcie chama-se epicentro. Um terremoto ocorre porque esforos crescem no interior da crosta, mas no so liberados imediatamente. A energia elstica cresce at um ponto onde a resistncia (frico) de um plano de falha fechado vencida, liberando, em poucos segundos, energia acumulada por dezenas a centenas de anos. No Brasil no acontecem terremotos, mas sim sismos, que so eventos menores. Isto ocorre porque os terrenos no Brasil so bastante antigos e estveis, entretanto h uma grande preocupao em relao aos sismos induzidos (provocados pelo homem), que sero detalhados adiante. A maior parte dos abalos ssmicos sentidos no Brasil tem seu foco nos Andes. Os tremores so sentidos, em geral, em prdios altos, em sua maioria a partir do stimo andar. Isso acontece porque os prdios funcionam como pndulos de relgios invertidos. Em certas reas da Terra os terremotos so mais freqentes como no Japo e na Califrnia. Nessas regies existe movimentao de grandes blocos crustais que convergem ou deslizam uns sobre os outros. O mapeamento dos terremotos em toda a Terra definiu as zonas estveis e instveis. Vastas reas estveis so limitadas por faixas instveis na crosta terrestres, delimitando vrias placas crustais. A interao e movimentao e deformao dessas placas constitui o que se denomina tectnica de placas.

Exemplo de 21/09/1999.

terremoto:

Taiwan,

O dano causado foi considerado muito severo. Houve mais de 2.400 mortes e pessoas desaparecidas, cerca de 11.400 feridos, 44.000 estruturas destrudas e 40.000 estruturas severamente danificadas. Este terremoto atingiu uma escala de 7.6 na escala Richter e ocorreu prximo ao centro de Taiwan, a cerca de 160 km SSW da capital Taipei, 01:47, horrio local. Foi um terremoto raso(foco = 5km) causado pela coliso entre a Placa das Filipinas e a placa Euroasitica

Sismicidade Induzida pelo homem

Algumas atividades antropognicas de larga escala apresentam um certo potencial para afetar o ambiente sismotectnico, desencadeando uma categoria especial de sismos denominados sismos induzidos. Como resultam da interao do homem com a natureza, na construo de grandes obras de engenharia, so tambm denominados sismos induzidos pelo homem. Tipos de terremotos induzidos Cinco tipos principais de atividades humanas podem afetar o ambiente sismotectnico em suas reas de influncia, atravs de mudanas no nvel da sismicidade local. So elas: 1. 2. 3. 4. 5. Atividades de minerao e pedreiras; Injeo profunda de fludos sob alta presso; Extrao de lquidos; Exploses subterrneas; Enchimento de reservatrios na construo de barragens.

Os quatro primeiros tipos de atividades, geralmente, induzem pequenos sismos, com magnitudes no superiores a 5,0 na Escala Richter. Entretanto, relativamente ao

tipo (iv), alguns testes nucleares realizados na dcada de 60, com potncia da ordem de dezenas de megatons (1 megaton = 106t de Trinitrotolueno-TNT), produziram sismos artificiais de magnitudes da ordem de 7. Os sismos induzidos por reservatrios, embora sejam geralmente de pequenas magnitudes, podem, s vezes, atingir magnitudes moderadas (entre 5 e 6,5 na Escala Richter). Sismos dessa magnitude podem produzir severos efeitos macrosssmicos associados, com vtimas humanas e prejuzos materiais considerveis, gerando, portanto, um impacto ambiental e social muito grande (Marza et al., 1999).

i) Sismicidade induzida por minas e pedreiras Neste caso, a sismicidade induzida por variaes no esforo elstico, causado pela remoo de grandes quantidades de rochas nas atividades de minerao e pedreiras. Dois tipos terremotos induzidos podem resultar: aqueles causados pela remoo de materiais em minas profundas, geralmente com ocorrncia bem prxima do local de extrao (Cook, 1976), e aqueles superficiais, devidos a escavaes em minas rasas e remoo de materiais em pedreiras (Pomeroy et al., 1976).

de

ii) Sismicidade induzida pela injeo profunda de fluidos sob alta presso A injeo de fludos sob alta presso em furo produziu o mais bem documentado e bem entendido caso de sismicidade induzida (Simpson, 1986). De abril de 1962 a setembro de 1963, registraram-se mais de 700 eventos ssmicos, com magnitudes entre 1.0 e 4.3, nas proximidades de Denver (Colorado), regio bastante estvel, com rara incidncia histrica de terremotos (Evans, 1966). Os epicentros localizavam-se perto de um arsenal militar que produzia lquidos de natureza txica. Para evitar problemas ambientais e de segurana, os fludos eram bombeados para o interior de poos profundos, at que se observou uma correlao direta entre os bombeamentos e a ocorrncia de tremores de terra. Isso porque o incremento da presso da gua, atravs dos poros e microfraturas das rochas em profundidade, reduzia o esforo tectnico efetivo, facilitando o deslocamento de eventuais blocos falhados.

Munidos dessas observaes, os cientistas do Servio Geolgico Americano (USGS) decidiram por em prtica um teste especial, numa rea de extrao de petrleo desativada, em Rangely, tambm no Colorado. A gua foi alternadamente injetada e bombeada, enquanto as mudanas no nvel da sismicidade eram registradas por meio de uma rede sismogrfica local. Verificou-se que, ao alcanar determinado nvel, a presso do fludo desencadeava tremores de terra, que cessavam quando a presso era retirada (Raleigh et al., 1976). Em outro experimento realizado em 1970, em Matsushiro, Japo, a tese de que os terremotos podem ser induzidos pela presso da gua nos poros das rochas tambm foi comprovada. Neste caso, o fludo foi injetado sob alta presso num poo de 1.800 metros de profundidade. Esses acontecimentos demonstraram a importncia da gua como mecanismo disparador de sismicidade e indicaram que possvel pensar no controle de pequenos terremotos (Ohtake, 1974).

iii) Sismicidade induzida pela remoo de fludo H exemplos de terremotos induzidos por uma causa oposta injeo de fludos, isto , os terremotos induzidos por extrao de fludos. Quando fludos so extrados das rochas, atravs da explorao de petrleo, gua ou gs, h uma reduo substancial na presso sobre as rochas, sugerindo, portanto, que o potencial para induzir sismos tambm ser reduzido. Isto, porm, no verdade. De acordo com a teoria da poroelasticidade, a extrao de fludos pode, s vezes, reduzir suficientemente a presso dos poros de uma rea de modo a alterar localmente o estado dos esforos tectnicos, induzindo, desta forma, sismos. A maioria dos mecanismos de falhamento associados so de falhamento inverso ou normal (Davis et al., 1993). Exemplos de sismos induzidos por extrao de fludos so apresentados nos EUA (centro-sul do Texas), Canad (Alberta), Frana (Lacq).

iv) Sismicidade nucleares

induzida

por

exploses

Sismos podem ser induzidos tambm pela realizao de testes nucleares subterrneos. Uma exploso nuclear pode desestabilizar o estado dos esforos tectnicos, produzindo fraturas nas rochas e diminuindo a resistncia ao cisalhamento. E, at

que haja uma acomodao no estado dos esforos, ser verificada uma sismicidade induzida que pode ser detectada por uma rede sismogrfica local. Investigaes feitas no polgono de testes nucleares de Nevada (EUA) mostraram casos em que detonaes nucleares subterrneas foram imediatamente seguidas por tremores semelhantes aos ps-abalos ou rplicas de grandes sismos naturais (Bolt, 1976). Um exemplo excepcional o caso da exploso nuclear subterrnea feita em 19 de novembro de 1968, no campo de testes de Nevada, com uma capacidade explosiva de 1,1 megaton, equivalente a uma energia ssmica correspondente a um terremoto de mb = 6,5 (Bth, 1979). Imediatamente aps a detonao, rplicas foram observadas at 15 km de distncia, aproximadamente. Os gelogos determinaram que os ps-abalos foram desencadeados, principalmente, porque a exploso liberou os esforos tectnicos naturais existentes na rea da exploso (Kisslinger, 1976).

v) Sismicidade Induzida por reservatrio (SIR) Este o tipo mais comum de sismicidade induzida e tambm o menos entendido. A massa de gua do reservatrio representa uma carga adicional que causa um crescimento significativo na tenso elstica, enquanto o crescimento na presso nos poros pode ser gerado de duas maneiras: diretamente, atravs da infiltrao da gua do reservatrio, e indiretamente, atravs do fechamento dos poros e fraturas saturadas abaixo do reservatrio. O carregamento superficial produzido por cada metro de gua de 0,1 bar ou cerca de 20 bars num reservatrio do porte do reservatrio de Itaipu Binacional (com uma profundidade de 180 m). O que acontece com a gua num grande reservatrio. A construo da barragem cria um novo lago, que ir alterar as condies estticas das formaes rochosas do ponto de vista da mecnica (em virtude do prprio peso da massa dgua) e do ponto de vista da hidrulica (em conseqncia da infiltrao do fludo, que causa presses internas nas camadas rochosas profundas). A combinao das duas aes pode desencadear distrbios tectnicos e, eventualmente, gerar sismo, caso as condies locais sejam propcias (existncia de falhas e esforos convenientemente orientados). Mesmo que o peso da gua em reservatrios com mais de cem metros de profundidade seja insuficiente para fraturar as rochas da base, a coluna dgua exercer uma presso hidrosttica, empurrando o lquido atravs dos poros das rochas e de fraturas preexistentes. A Figura seguinte ilustra esquematicamente o processo disparador de um tremor de terra induzido por reservatrio. O efeito da presso pode levar meses ou mesmo anos para alcanar distncias no muito longas, dependendo da permeabilidade do solo e das condies de fraturamento das rochas.

Processo disparador de um tremor (modificado de Veloso, 1992). No entanto, quando a presso alcana zonas mais fraturadas, a gua forada para dentro das rochas, reduzindo o esforo tectnico efetivo e facilitando o deslocamento de blocos falhados. A gua tem ainda o papel de agente qumico: ao hidratar certas molculas, ela enfraquece o material e favorece a formao de novas fissuras, que levam o lquido a penetrar ainda mais profundamente no interior de um macio rochoso. A SIR , portanto, um fenmeno dinmico resultante da interao complexa das novas foras induzidas pelo lago, que passam a interferir sobre o regime de foras naturais previamente existentes. No se sabe ao certo se o reservatrio apenas antecipa a ocorrncia de terremotos que viriam a ocorrer de qualquer maneira ou se pode tambm alterar a magnitude dos sismos. Maiores sismos induzidos por reservatrios. No mundo inteiro, j foram registrados 8 (oito) terremotos com magnitudes superiores ou iguais a 5.0, dos quais 4 (quatro) com magnitudes superiores a 6.0. O maior deles, em Koyna, ndia, em 1965, causou 200 mortes, 1500 feridos e severos danos s construes vizinhas e prpria estrutura da barragem (Gupta, 1992). Todos esses terremotos foram acompanhados de prabalos e ps-abalos e tm sido relatados como induzidos pelos respectivos reservatrios (Simpson, 1976 e 1986; Gupta e Rastogi, 1976; Bozovic, 1974; Morrison, 1976; Gough & Gough, 1970; Carder, 1945). Por no dispor de informaes detalhadas Usina hidreltrica de Tucuru sobre a sismicidade antes do enchimento desses reservatrios no possvel estabelecer as caractersticas exatas da variao da sismicidade causada pelo reservatrio. Entretanto, em todos os casos, a sismicidade verificada aps o enchimento e, especialmente o sismo principal, representam a principal mudana na sismicidade da regio em torno do reservatrio.

Referncias Bibliogrficas CAPUTO, Mario Vicente (IG/UFPA);

Observatrio Sismolgico do Instituto de Geocincias da Universidade de Braslia. http://www.obsis.unb.br/;

Anda mungkin juga menyukai