Anda di halaman 1dari 36

Apresentao

A sustentabilidade um caminho sem volta. Hoje, mais de 90% dos brasileiros sabem o que significa aquecimento global. A conscientizao sobre preservao ambiental est presente no comportamento das pessoas, inclusive no consumo. Mveis e decorao fazem parte do dia-a-dia das pessoas e so produtos em que o conceito do ambientalmente correto fica mais evidenciado, inclusive com relao ao uso dos materiais. A discusso sobre como os consumidores evoluram para tomada de decises de consumo verde atual, e com informao, educao e implementao de leis, a expectativa de encontrarmos um segmento crescente destes consumidores grande. Diante deste cenrio, a regio do Planalto Norte de Santa Catarina, onde se destacam os municpios de So Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, lana no mercado brasileiro o Biomvel. Trata-se de uma nova cultura na produo de mveis, baseada nos conceitos de sustentabilidade, em que as indstrias ajustam seus processos de produo para fabricar um mvel que, alm de atender a todos os requisitos de qualidade e bom gosto, tambm ecologicamente correto.

CARTILHA BIOMVEL

Estrutura da Cartilha
So dez partes, divididos em diferentes reas, contendo informaes desde a escolha dos materiais at a embalagem do produto. Mostra tambm que o conceito bio j est sendo utilizado em diversos setores. E traz esclarecimentos importantes sobre as vantagens do biomvel em relao aos mveis convencionais existentes no mercado. Parte I: Os princpios do Biomvel Revela os princpios gerais do Biomvel e se constitui numa pea importante para a compreenso das demais partes da cartilha. Parte II: A abordagem no design Aborda o papel estratgico do design no desenvolvimento de produtos e servios ecocompatveis e no processo de eco-inovao das empresas. Parte III: As experincias mundiais Conta as principais experincias desenvolvidas na Europa, especialmente na Alemanha onde as empresas j esto usufruindo dos benefcios de oferecer mveis ecolgicos. Parte IV: Os produtos sustentveis Destaca os princpios da filosofia das empresas responsveis em diversos ramos de atividades em relao : reduo das emisses; reduo do consumo de materiais e de energia; reciclagem de materiais; evitar desperdcios. Parte V: A anlise do ciclo de vida Aborda as interaes entre a atividade produtiva e o ambiente, a avaliao dos impactos ambientais desta atividade e as indicaes de melhoria em todas as fases do processo. Parte VI: O Selo de Certificao Trata dos critrios a que as empresas devem se submeter para obter o selo de certificao, tanto da prpria empresa quanto dos produtos.

CARTILHA BIOMVEL

Parte VII: O conceito Green Home Mostra que o Planalto Norte de Santa Catarina tem caractersticas adequadas para trabalhar o conceito Green Home e ser o principal produtor brasileiro. Parte VIII: Os valores e vantagens Como aproveitar o conceito ecolgico da bioarquitetura e desenvolver produtos compatveis com este novo foco das construes. Parte IX: Como vender o Biomvel Mostra aos lojistas como vender o biomvel ao consumidor, a partir das vantagens competitivas deste conceito. Parte X: Dicas para promover o Biomvel Os 10 mandamentos do Consumo Sustentvel; O Sucesso Comea pelo Ambiente; Crie Elementos de Comunicao. Esperamos que esta cartilha o ajude a compreender melhor o conceito Biomvel e as razes que levaram um considervel grupo de empresas de Santa Catarina a investir no desenvolvimento de mobilirio ecolgico, a partir do uso racional de recursos e da utilizao de matrias-primas renovveis.

CARTILHA BIOMVEL

CARTILHA BIOMVEL

I. Os princpios do Biomvel

Pr-Produo Produo Minimizao dos recursos Otimizao da vida do produto Distribuio Uso Eliminao Extenso da vida dos materiais Escolha dos recursos de baixo impacto

Biomvel o mais novo conceito em mveis. O nico que segue em sua produo rigorosos princpios de sustentabilidade. A criao deste conceito resultado de uma pesquisa aprofundada a respeito de processos j utilizados por fabricantes de mveis em outros pases e tambm em outros setores. Vemos o prefixo bio associado a vrios produtos, como biojias, bioartesanato e biodiesel. Por que no difundi-lo associado ao mvel, juntamente com todo seu conceito de sustentabilidade, isto , fazer com menos e com uma produo limpa? O Biomvel um processo de projetar produtos e sistemas de produtos para minimizar os impactos ambientais em todas as fases do ciclo de vida. A estratgia do Biomvel integra todos os nveis de desenvolvimento do produto, associando vantagens competitivas em termos de poupana dos materiais utilizados, reduo dos resduos de produo e tambm de marketing. O conceito parte dos processos que acompanham o nascimento, a vida, a morte de um produto e seu renascimento, com a reciclagem ou reuso de suas partes. Tais processos so esquematizados nas seguintes fases: 1. Pr-produo, onde so produzidos os materiais e os semi-acabados utilizados na produo. 2. Produo, entendida como transformao dos materiais, montagem, acabamento. 3. Distribuio, que inclui a embalagem, o transporte e o armazenamento. 4. Utilizao, que tambm pode incluir a manuteno. 5. Eliminao/destino final, que prev uma srie de opes de disposio final, como a reutilizao e a reciclagem.

CARTILHA BIOMVEL

Nas fases de criao e produo do mvel, alguns aspectos fundamentais devem ser considerados: Projetar produtos multifuncionais. Evitar o superdimensionamento. Escolher processos produtivos que reduzem o consumo de materiais. Otimizar o consumo de energia na produo. Utilizar embalagens reciclveis.

Biojias

Bioartesanato

Biodiesel

CARTILHA BIOMVEL

II. A abordagem no design


Uma nova abordagem no desenvolvimento de produtos sustentveis deve ser baseada num projeto que englobe todas as fases do ciclo de vida do produto. necessria assim uma metodologia de interveno que permita conhecer e administrar os impactos de um produto no ambiente, inclusive nas fases que normalmente no so consideradas no momento de cri-lo. Por isso, alm das matrias-primas, o design assume a tarefa de projetar o ciclo de vida do produto. O objetivo reduzir a carga ambiental associada ao produto em todas as fases do seu ciclo. Os impactos ambientais de um produto e da sua embalagem podem ser minimizados com uma srie de estratgias: a. Reduzir o uso de materiais diferentes, simplificando o processo, aumentando as oportunidades para a reciclagem dos resduos de produo e a reutilizao dos componentes no fim de vida do produto. b. Otimizar o nmero de componentes e peas. c. Integrar vrias funes num componente ou projetar um componente til para mais de uma finalidade, reduzindo a utilizao de material e poupando trabalho e energia na fbrica. d. Escolher materiais e processos de baixo impacto e evitar processos que utilizem materiais txicos. O projeto/design de novos produtos deve incluir a avaliao dos cenrios do fim de vida til para minimizar ou eliminar os resduos no descarte. As estratgias-chaves incluem: Design para a durabilidade, que pode ser obtido atravs da identificao e eliminao dos potenciais pontos fracos no projeto. Design para uma fcil manuteno. Design para a reutilizao. O projeto deve considerar a reutilizao e reparao; os componentes ou os acabamentos danificados devem ser substitudos: o objetivo prolongar ao mximo a primeira vida do produto. Design para a desmontagem. Estratgia que facilita a reparao e a manuteno. prefervel substituir um nico componente que o produto todo. Design para a reciclagem, em que os materiais usados podem ter uso secundrio, seja com a mesma funo ou com funo diferente. Considerar o uso de um nico material ou de materiais compatveis com a reciclagem. Avaliar mtodos de construo e procurar evitar colas e materiais incompatveis. Design para uma eliminao segura, assegurando que todos os materiais com componentes txicos, produtos que contm colantes e acabamentos superficiais, estejam corretamente rotulados. Os impactos sero diversificados em relao durao do produto e ao prprio percurso do seu destino final.

CARTILHA BIOMVEL

III. As experincias mundiais


Para encontrar experincias produtivas significativas no setor do mvel ecocompatvel deve-se olhar principalmente para a Alemanha. L, entre os critrios de escolha (dos mveis) emerge a preocupao com a sade e o ambiente. As primeiras pesquisas sistemticas sobre o tema da ecologia no setor do mvel vm da Alemanha, principalmente um estudo detalhado do qual reproduzimos alguns trechos: Os problemas ecolgicos especficos do setor da madeira derivam da poluio ambiental produzida nas diferentes fases de desenvolvimento do produto: Extrao da matria-prima e pr-produo. Produo transformao e montagem na fbrica de mveis. Utilizao dos mveis por parte do cliente. Eliminao/reutilizao/reciclagem dos materiais. Assim, para citar um caso dos mais notrios, a indstria de mveis Wilkhahn (www.wilkhahn.es), em colaborao com o Ministrio do Ambiente e da Economia da Alemanha, levou adiante uma experincia que foi implantada com sucesso em outras empresas da regio de Hannover, voltada para a reorganizao no sentido sustentvel de todo o processo produtivo. Os princpios de base da filosofia da empresa so: reduo das emisses; reduo do consumo de materiais e de energia; reciclagem de materiais; evitar desperdcios. Em particular, para as peas recuperadas previsto: a reutilizao para a mesma funo ou para elementos de menor qualidade; a transformao do material para um novo produto; a reciclagem para outros objetos. Nos casos em que no seja possvel reutilizar a pea, o material de que composto enviado s empresas para reciclagem (por exemplo, o PVC). A colaborao entre a indstria, empresas fornecedoras e de reciclagem dos materiais estreita e a escolha dos subfornecedores deriva tambm do seu compromisso de recolher o material utilizado, contribuindo na sustentabilidade de toda a cadeia produtiva. A Wilkhahn oferece tambm aos seus clientes uma vasta gama de servios: controles dos produtos vendidos (o ltimo depois de 5 anos), certificao, fichas tcnicas, reparao e substituio de peas gastas prevista inclusive a possibilidade de atualizar, a pedido do cliente, os modelos antigos , recuperao e reciclagem.

10

CARTILHA BIOMVEL

A cadeira Picto, um dos mais conhecidos modelos do catlogo Wilkhahn, por exemplo, feita com metais no-cromados, tecidos de l e polister de grande resistncia, sem a utilizao de colas ou soldas; todos os materiais de que composta podem ser reciclados e facilmente desmontados e as peas maiores trazem a indicao do material de que so compostas. A empresa tambm programou um servio de recuperao das cadeiras usadas, cujas peas em bom estado sero reutilizadas na produo, enquanto as outras sero recicladas.

Cadeira Picto, daWilkhahn

Outra empresa alem, a Schlter, produtora de poltronas e sofs, utiliza em alternativa tradicional espuma de borracha a palha de centeio proveniente de cultivos controlados, no tratada com inseticidas e pesticidas e completamente esterilizada, alm de outros materiais naturais e regenerveis como madeira de faia, l de ovelha, juta, linho. No momento da eliminao, prev tambm a reutilizao de cada componente.

Palha de centeio utilizada pela empresa Schlter

CARTILHA BIOMVEL

11

IV Os produtos sustentveis .
Surge uma nova onda de diferenciao de competitividade, em que as empresas do mercado imobilirio esto se deparando com uma nova forma de oferecer seus produtos: Green Buildings ou empreendimentos sustentveis! Empresas como a SustentaX (www.sustentax.com.br) Engenharia de Sustentabilidade ajudam a projetar, implantar e operar empreendimentos competitivos que possam ser compreendidos pela sociedade, pelos seus usurios e pelos acionistas como uma contribuio para a sustentabilidade planetria, melhoria de vida para seus funcionrios, clientes e comunidade. Existe uma certificao que garante que o prdio realmente verde, chamada de Liderana em Design Ambiental e Energtico (LEED, na sigla em ingls). Este conceito surgiu nos Estados Unidos, e aqui no Brasil a SustentaX responsvel por essa certificao. Bioarquitetura um ramo da arquitetura que busca construir imveis em harmonia com a natureza, com baixo impacto ambiental e custos operacio-

Bioarquitetura - uso do Bambu

nais reduzidos. Partilha assim dos ideais de uma sociedade sustentvel e saudvel, preservando a vida do planeta em seus diversos ecossistemas. Desta forma, a Bioarquitetura engloba as construes ecolgicas, as construes sustentveis e bio-climticas (adaptadas ao clima) e, alm disto, engloba as diversas expresses artsticas e culturais inspiradas no s na beleza das formas, como tambm na milenar sabedoria construtiva dos povos. Para atingir sua meta de constituir edificaes e espaos em equilbrio com

12

CARTILHA BIOMVEL

a vida, a Bioarquitetura desenvolve e aplica mtodos e tcnicas especficas de projeto e construo. O custo de uma construo ecologicamente correta, afirmam os especialistas, no difere tanto de um empreendimento usual. Marcio Augusto Arajo, diretor do Idhea Instituto para o Desenvolvimento da Habitao Ecolgica conta que os produtos existem, mas no so fceis de encontrar. Os fabricantes so poucos e dispersos. Uma empresa que aposta nessa arquitetura, certamente, ir se diferenciar em mdio prazo, complementa. O diretor do Idhea vai alm: Uma empresa deve apostar na sociedade, assumir responsabilidades sociais maiores, e a arquitetura deve refletir este modo de viver. Os fabricantes de tecnologia comearam a se preocupar com o meio ambiente. A IBM (www.ibm.com.br) mostrou, durante uma feira na Alemanha, seu destaque verde o laptop da Asus chamado de Eco-Book. Ele parcialmente feito de bambu, material mais renovvel e menos poluente do que o plstico. A mquina, que ainda no est no mercado, atrai pela beleza as partes de madeira so envernizadas. O produto segue tendncia de outra fabricante, a NEC Corporation, que criou um laptop biodegradvel feito de resina de milho. O setor de moda j cunhou o termo ecomoda para as iniciativas atreladas ao uso de materiais que colaboram com a sustentabilidade do planeta. A coleo de vero 2008 da Timberland (www.timberland.com), batizada de Earthkeepers traz camisetas desenvolvidas com algodo orgnico cujo cultivo, sem agrotxicos, no agride o meio ambiente. O algodo naturalmente colorido, cultivado no estado da Paraba, j nasce com as fibras coloridas e no tem necessidade de tingimento com corantes que prejudicam o solo. Na Imaginarium (www.imaginarium.com.br), rede de franquias que prega o fundesign, as blusas femininas so confeccionadas em fibra de bambu, obtida por um processo natural alm de um toque macio, a fibra tem propriedades antibactericidas e alta absoro de umidade.
CARTILHA BIOMVEL 13

Eco-Book, IBM

Earthkeepers, Timberland

No s o planeta agradece como tambm muitos consumidores ficam satisfeitos em comprar produtos e servios de empresas preocupadas com o desenvolvimento sustentvel. Uma pesquisa realizada pela Market Analysis e pelo Instituto Akatu revelou que 33% dos compradores brasileiros adotam atitudes conscientes na hora das compras, o que representa uma em cada trs pessoas. Alm disso, 37% dos entrevistados afirmam pagar mais por materiais nonocivos ao meio ambiente e 8 em cada 10 consumidores manifestaram disposio a pagar mais, um sobrepreo de 25% a 35% pela mercadoria com selo ambiental. Estudo feito pela TNS Interscience para a revista Consumidor Moderno, com o tema Empresas que mais Respeitam o Cliente, revelou que 51% dos entrevistados consideram como um item muito importante as aes de responsabilidade social que a empresa realiza na hora de se decidir por uma marca. Outra atitude aprovada pelos brasileiros o choice editing, na qual o setor varejista realiza a seleo prvia de produtos, excluindo aqueles que agridem o meio ambiente. Para 95% dos entrevistados essa uma atitude que deveria ser praticada pelo varejo. A maioria dos brasileiros (92%) tambm afirmou que daria preferncia a um estabelecimento que adotasse essa medida.

BRASILEIROS AFIRMAM

33% adotam atitudes conscientes na hora das compras 37% pagariam mais por materiais no-nocivos ao meio ambiente
bilidade social que a empresa realiza na hora de se decidir por uma marca

51% consideram como um item muito importante as aes de responsa95% aprova o choice editing, deveria ser praticada pelo varejo.

14

CARTILHA BIOMVEL

V A anlise do ciclo de vida .


A Anlise de ciclo de vida de um produto a forma mais consagrada de anlise, avaliao e interpretao dos resultados do impacto ambiental e das relaes entre o produto e o ambiente, no apenas os materiais, mas tambm o conjunto dos processos que acompanham todas as fases de vida de um produto: do projeto ao desenvolvimento, da utilizao ao destino final. A avaliao estuda os aspectos ambientais e os impactos potenciais ao longo de toda a vida de um produto (isto , do bero ao bero, incluindo reuso e reciclagem) desde a extrao dos recursos naturais/matrias-primas, passando pela manufatura/fabrico e utilizao at o destino final. A elaborao de um ciclo de vida articula-se em quatro fases, estritamente interligadas: 1. Definio dos objetivos e mbito. 2. Inventrio ambiental. 3. Avaliao dos impactos. 4. Interpretao dos resultados. Os dados ambientais colhidos no inventrio distinguem-se em: Dados ambientais relativos s matrias-primas (semi-acabados) na entrada do ciclo produtivo do mvel, subdivididas em fileiras: materiais lenhosos, vernizes/tintas, colas, embalagens, materiais no-lenhosos, tanto plsticos (PE, PU) como metlicos (ao, alumnio); tais dados derivam de pesquisas especficas efetuadas nos estabelecimentos dos produtores dos semi-acabados e, em medida inferior, de dados de literatura Dados ambientais relativos fase de produo do mvel, subdivididos por categoria de produto. A fase de produo usufruiu da anlise dos dados fornecidos pelas empresas que participaram no projeto Green Home (ver parte VII desta cartilha). Os dados foram organizados de maneira a serem coerentes com as matrias-primas na entrada do ciclo produtivo (materiais lenhosos, plsticos e metlicos, vernizes/tintas, colas e embalagens) e com as categorias de produto na sada (cadeiras, camas, etc.) Dados relativos fase de utilizao do mvel, em que so feitas aquisies relativas s emisses de formaldedo, e fase de fim de vida ou destino final de um mvel.

CARTILHA BIOMVEL

15

A regra principal do Biomvel sempre criar produtos que de fato economizem ao mximo as matrias-primas. Trata-se, portanto, de atingir o objetivo de satisfazer as exigncias do cliente (funcionais e estticas) racionalizando os consumos das matrias-primas utilizadas.

16

CARTILHA BIOMVEL

VI. O Selo de Certificao


Critrios para obteno
O Biomvel promove a melhoria qualitativa dos produtos no setor de mveis e decorao, com base na reduo da utilizao de recursos no-renovveis e das emisses por unidade de produto. Este objetivo geral explicitado nos seguintes objetivos especficos: a. Defender a difuso de prticas sustentveis, tanto do ponto de vista ambiental quanto social, na gesto das florestas. b. Promover um projeto/design do mvel voltado para prevenir os impactos ambientais do produto e para reduzir a produo de resduos e emisses durante cada fase do seu ciclo de vida. c. Promover uma constante melhoria nos processos, nos produtos e nas tecnologias, de maneira a minimizar o impacto ambiental; promover a melhoria e a salubridade dos ambientes de trabalho e reduzir todos os possveis riscos para a sade do usurio final. d. Tutelar o consumidor, melhorando e tornando transparente a informao ambiental dos mveis ecolgicos. Como em qualquer outro setor, tambm no moveleiro o fato de uma empresa empreender uma poltica orientada para a sustentabilidade implica o envolvimento de uma srie de fatores e requer uma anlise do impacto ambiental em todas as fases do processo: Critrios ecolgicos prevalecentes na fase de produo Critrios ecolgicos prevalecentes na fase de utilizao Critrios ecolgicos prevalecentes na fase de eliminao. Muitas vezes pensamos que ecolgico o retorno aos materiais naturais, madeira, cortia. No verdade que o que mais parece natural seja mais ecolgico. Devemos pensar na origem do material, no seu desperdcio, no consumo de energia e pensar no prolongamento da vida dos produtos, na qualidade, na possibilidade de substituir as peas, nas peas de reposio e na montagem.

CARTILHA BIOMVEL

17

A qualidade ecolgica de um produto de mobilirio e decorao depende, portanto, de um conjunto muito amplo de fatores que abrangem todas as fases do processo: O fornecimento de matrias-primas (utilizao de recursos renovveis e, nesta tica, necessidade de acordos com os fornecedores para garantir a origem do material; custos de transporte e meios utilizados para o mesmo...). A produo (o p da madeira e as colas que contm formaldedo podem causar tumores; o tratamento das superfcies com vernizes, tintas, solventes, produtos poluentes e corrosivos pode ser nocivo sade, danificar o oznio e poluir os lenis de gua, enquanto que a utilizao de vernizes/tintas em p, mesmo em medida inferior, nociva ao organismo; embalagens Manejo de Eucalipto no-reutilizveis causam problemas ambientais quando eliminadas; os refugos e os resduos da produo poluem o ar, a gua, o solo; na produo necessrio reduzir o esbanjamento de recursos e limitar as descargas e emisses txicas no ar...). A utilizao do mvel por parte do cliente (emisses poluentes e nocivas sade, riscos de acidentes...). A eliminao ou destino final (necessidade de prolongar a vida do produto por meio da restaurao e substituio dos componentes, possibilidade de desmontagem, reutilizao dos componentes, reciclagem do material...).
Manejo de Pinus

Para se candidatar ao direito de uso do SELO BIOMVEL a empresa deve ser integrante do APL do Alto Vale do Rio Negro e submeter-se AVALIAO DA CONFORMIDADE para obteno do Selo Biomvel. Os contratos de uso do SELO BIOMVEL so vlidos para um perodo de 3 (trs) anos e firmados diretamente com o COMIT DE CERTIFICAO (CC), composto por representantes do SINDUS-MOBIL/SINDICOM/ARPEM. Cabe ao COMIT CERTIFICADOR credenciar instituies para atuarem na qualidade de OAC Organismo de Avaliao da Conformidade. Este organismo que faz a auditoria nas empresas candidatas a adquirir o Selo Biomvel.

18

CARTILHA BIOMVEL

Auditoria
As empresas certificadas so auditadas uma vez por ano pelo OAC Organismo de Avaliao da Conformidade, garantindo dessa maneira o contnuo cumprimento dos procedimentos necessrios produo do Biomvel. A OAC encaminha ao Comit Certificador um parecer referente ao credenciamento para o uso do Selo Biomvel, o que vai encaixar as empresas em um dos trs grupos a seguir: 1. Recomendado sem Ressalvas: Empresas que tm totais condies de utilizar o Selo Biomvel. 2. Recomendado com Ressalvas: Empresas que precisam aprimorar detalhes em seu processo de produo. 3. No-recomendado: Empresas que no momento da auditoria no se enquadraram nos critrios bsicos necessrios a certificao.

Tipos de Certificao
Certificao da empresa: concede empresa o certificado, confirmando a capacidade gestora para produzir o Biomvel. Certificao do Produto: concede o Selo ao produto, a partir dos testes, de acordo com o regulamento que instituiu o Biomvel.

Biomvel passo a passo


Conhea os passos que uma empresa percorre para conquistar o selo Biomvel: 1 Passo A empresa integrante do APL deve encaminhar sua solicitao ao Grupo Gestor, preenchendo o Formulrio de Inteno 2 Passo Aps receber formalmente a solicitao da empresa para o uso da certificao Biomvel, o Grupo Gestor encaminha as informaes ao Comit Certificador.

CARTILHA BIOMVEL

19

3 Passo O Comit Certificador entra em contato com a empresa fornecendo o regulamento do processo de certificao, com todas as informaes necessrias para adquirir o selo Biomvel. Nesta fase, o Comit Certificador, encaminha tambm o Formulrio de Credenciamento, que um documento que descreve as disposies que a empresa realiza para cumprir os requisitos do regulamento. 4 Passo Nesta fase o Comit Certificador analisa a solicitao, bem como a documentao enviada, e encaminha seu parecer ao OAC Organismo de Avaliao da Conformidade. 5 Passo O OAC analisa a documentao e, logo aps agenda uma visita prvia, com o objetivo de planejar a auditoria inicial. A anlise e aprovao do OAC ser baseada nos seguintes requisitos: 1. Documentao completa 2. Tipo de produto e processos de produo 3. Conhecimento prvio da organizao pela entidade auditora. 6 Passo Aps aprovao da documentao, o OAC agenda, junto com a empresa, a realizao da auditoria inicial para verificar a implementao dos requisitos descritos no regulamento. 7 Passo O OAC elabora um relatrio da auditoria com os registros que evidenciam o atendimento a todos os itens especificados no regulamento.

20

CARTILHA BIOMVEL

Quais requisitos a empresa deve atender na auditoria?


1. Ter na composio do mvel 100% de madeira de origem reflorestada. 2. Quando do uso de painis na sua composio, estes devero ser da classe E1. 3. Ter em sua constituio no mnimo (70%) de produtos amadeirados e/ou de fibras naturais, excetuando-se as ferragens articulveis (dobradias, corredias, etc.), os acessrios, elementos de montagem e mveis estofados. 4. Utilizar exclusivamente adesivos base de PVA e, quando no possvel, de baixa emisso de formaldedos. 5. Quando da utilizao de revestimentos em PVC ou laminados de borda, utilizar adesivos de contato base de solventes no-agressivos. 6. A empresa deve ter procedimentos que permitam identificar, conhecer, administrar e controlar os resduos que ela gera durante o processo produtivo, como: emisses atmosfricas, efluentes lquidos e resduos slidos. 7. Os produtos qumicos, vasilhames, resduos no-orgnicos lquidos e slidos, incluindo combustvel e leos lubrificantes, devem ser direcionados de forma ambientalmente apropriada, em local adequado.

PRONTO!

A EMPRESA FOI APROVADA PELA AUDITORIA. E AGORA? QUAIS AS PRXIMAS RECOMENDAES?

CARTILHA BIOMVEL

21

Avaliao de manuteno
Aps a concesso da certificao, o acompanhamento e a manuteno so realizados exclusivamente pelo OAC, que planeja novas auditorias para constatar se as condies tcnico-organizacionais, que deram origem aprovao da empresa, esto sendo mantidas. Ser realizada, no mnimo, uma auditoria por ano para cada empresa certificada, podendo haver outras, desde que haja liberao do Comit Certificador (CC), baseada em evidencias que as justifiquem. A deciso sobre a manuteno da certificao de responsabilidade do Comit Certificador. Deve ocorrer com base nas informaes obtidas durante a etapa de anlise da documentao e auditoria e ouvida a recomendao da entidade auditora. Cumpridos todos os requisitos do regulamento, o CC deve emitir o Certificado de Conformidade e registrar a informao acerca dos dados da organizao no catlogo de empresas e produtos certificados para uso do SELO BIOMVEL. O tratamento das no-conformidades e os prazos para implementao so acordados entre a empresa e o Comit Certificador. O CC deve avaliar de forma sistmica as evidncias do tratamento da no conformidade para que as aes corretivas sejam eficazes. A empresa deve ter seu processo produtivo controlado de forma a evitar desvios que possam comprometer a conformidade do produto final. Alm disso, qualquer alterao sensvel no processo produtivo deve ser informada ao CC e implica necessariamente uma nova avaliao.

Selo de Certificao da Conformidade


A obteno da certificao possibilitar o uso do Selo BIOMVEL, e tem como objetivo indicar que estes produtos so de empresas que atendem s exigncias e especificaes do Regulamento. Nota: quando a empresa possuir catlogo, prospecto comercial ou publicitrio, as referncias ao Selo BIOMVEL s podem ser feitas para os produtos constantes do escopo.

22

CARTILHA BIOMVEL

Especificao
O Selo de Identificao da Conformidade deve estar de acordo com as caractersticas definidas neste regulamento. O selo do BIOMVEL deve estar visvel no produto e na embalagem primria. A empresa deve manter registro do controle do Selo BIOMVEL utilizado. Este registro deve conter nmero de srie ou identificao do lote.

Uma nova cultura na produo de mveis


A empresa que produz o Biomvel no utiliza o conceito de sustentabilidade apenas em sua linha de produo. Ela tambm recebe todo o suporte do Comit Certificador para a implantao de programas que a levem a assumir a cultura da sustentabilidade, fazendo com que esse conceito, torne-se um hbito no dia-a-dia de seus colaboradores. Conhea alguns desses programas: Poltica de uso do Selo Biomvel A direo da empresa orientada a anexar a sua documentao a Poltica de Uso e Compromisso com o Selo, emitida pelo Comit Certificador. A mesma divulgada entre os funcionrios e o mercado, mostrando que a direo est comprometida com o cumprimento dessa poltica. Relaes e Direitos dos Trabalhadores Recomenda-se que a atividade produtiva alcance, e at supere, todas as leis aplicveis e/ou regulamentaes relacionadas sade e segurana de todos os trabalhadores. A empresa deve determinar e gerenciar as condies do ambiente de trabalho necessrias para alcanar a conformidade com os requisitos do produto. Fornecedores As empresas que possuem o Selo Biomvel, em hiptese alguma, tm relaes com fornecedores que utilizam mo-de-obra infantil e trabalho escravo. Estes devem apresentar controles e cuidados especiais em relao ao tratamento dos resduos industriais.

CARTILHA BIOMVEL

23

Aspectos ambientais A empresa deve possuir objetivos e metas que estejam alinhados com o cumprimento dos aspectos legais. Esses objetivos e metas devem refletir os aspectos ambientais, os resduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Programa de gesto ambiental Recomenda-se que a empresa tenha um programa estruturado com responsveis pela coordenao e implementao de aes que cumpram o que foi estabelecido na poltica ambiental e as exigncias legais, que atinjam os objetivos e metas e que contemplem o desenvolvimento de novos produtos e novos processos. Este programa prev aes contingenciais, associadas aos riscos envolvidos e aos respectivos planos emergenciais. Exigncias legais A empresa orientada a desenvolver um processo para obter e ter acesso a todas as exigncias legais pertinentes a sua atividade. Essas exigncias devem ficar claras direo da empresa. Os funcionrios devero conhecer essas exigncias e as documentaes necessrias para seu cumprimento. Sistema da Qualidade A empresa recebe suporte para apresentar um sistema de controle documentado, no qual esteja detalhado o seguinte: a. Os procedimentos que adota para o processamento, rastreamento e manuseio dos produtos de base florestal, desde a ordem de compra at a venda e expedio do produto final. b. Os procedimentos para o uso do logotipo e identificao de produtos certificados. Controle de Documentos A empresa deve manter um sistema de controle dos documentos e procedimentos que afetam a qualidade dos produtos de base florestal para que sejam controlados e assinados pelos responsveis, com acesso fcil aos interessados, para manter atualizados, identificados, legveis e armazenados adequadamente. Preservao de produto A empresa deve preservar a conformidade do produto durante o processo interno e entrega no destino pretendido. Esta preservao deve incluir identificao, manuseio, embalagem, armazenamento e proteo. A preservao tambm deve ser aplicada s partes constituintes de um produto.

24

CARTILHA BIOMVEL

Concluso
Uma das formas mais concretas da aquisio da sustentabilidade a conscientizao ambiental das empresas. Em longo prazo, organizaes que buscam a sustentabilidade, alm de estarem conformes com a legislao ambiental, sero melhores vistas pela comunidade, aumentando o consumo de seus produtos no mercado sem que haja modificao nos seus custos de produo. A adoo de prticas ambientalmente corretas nas empresas moveleiras reduz o desperdcio da madeira, sua principal matria-prima. Tais medidas colaboram para suprir a demanda mundial crescente por madeira. Sendo assim, a Produo Mais Limpa e as Tecnologias Limpas so ferramentas essenciais para cumprir as necessidades ambientais de um desenvolvimento sustentvel.

CARTILHA BIOMVEL

25

VII. O conceito Green Home


Recentemente duas entidades italianas, a ANAB Associao Nacional de Arquitetura Bioecolgica e o ICEA Instituto para a Certificao tica e Ambiental, elaboraram um padro de ecologia no setor do mvel. O padro de Mvel Ecolgico parte da considerao da importncia do impacto ambiental determinado pelo setor do mobilirio e da decorao, e da constatao do surgimento de uma nova temtica de mximo interesse para a sade pblica: o ar que se respira no interior de estabelecimentos no-industriais (escolas, locais de trabalho, residncias, locais pblicos de espetculo, divertimento, relaxamento, etc.) muito mais poludo do que o ar exterior. E no s isso: a maioria da populao passa nestes locais fechados at 90% do tempo da prpria vida. Para enfrentar os problemas identificados necessrio olhar, de um lado, a esfera da produo e, do outro, o papel da informao, da educao e dos estilos de vida dos consumidores. Em geral, quanto mais complexas as implicaes ambientais, mais urgente ser a necessidade de informao que facilite uma escolha racional entre os consumidores. Com isso, tornar pblica uma informao ambiental sobre o produto, que de outra maneira permaneceria confidencial, torna-se necessrio tambm porque as informaes gerais contidas no preo podem muitas vezes ser dissimuladas ou ambguas em relao s caractersticas ambientais do produto que estamos pretendendo comprar. Para o consumidor, efetuar uma escolha informada e racional no uma coisa simples nem gratuita (pelo menos em termos de tempo envolvido para procurar as informaes necessrias) e, neste sentido, o desenvolvimento de ferramentas como o padro do Mvel Ecolgico pode simplificar e reduzir os custos da informao. Este , basicamente, o conceito criado pelos fabricantes de mveis da Toscana (Itlia) e denominado Casa Toscana/Green Home, que integra 15 empresas moveleiras.

26

CARTILHA BIOMVEL

VIII. Os valores e vantagens


Nos ltimos anos as empresas esto cada vez mais sob o estmulo de uma demanda crescente de qualidade por parte dos consumidores. Sustentabilidade uma palavra que foi acrescentada aos conceitos de valor do produto. As indstrias de mveis do Planalto Norte de Santa Catarina, especialistas em produzir mveis para exportao, j seguem rigorosas normas ambientais impostas por leis na Europa. Assim, esto em condies de produzir o Biomvel tambm para o mercado brasileiro, onde j existe um nicho da populao que prefere produtos ecologicamente corretos. Portanto, o trabalho que j comea a ser feito difundir o conceito do Biomvel, pois no setor de mveis a escolha ambiental j est vinculada utilizao de materiais e tecnologias naturais: madeiras no-tropicais e provenientes de plantaes sustentveis, tratamentos e acabamentos no-nocivos sade, colas atxicas, etc. So os princpios da Biomarcenaria, que baseia sua filosofia na recuperao de critrios e tcnicas do passado. A proposta do Biomvel de incorporar ao que j existe novos procedimentos e, principalmente, promover este mobilirio que tem design moderno e muita inovao. No se imagina que as pessoas iro preferir o Biomvel apenas porque ecologicamente correto, mas sim porque ele tem qualidade, design e o melhor custo/benefcio. Isso atende perfeitamente ao conceito da Bioarquitetura, do Green Building, dos ecologistas e de todas as pessoas de bom senso. Imagine o impacto do consumidor ao se deparar com estas recomendaes: Antes de comprar um mvel (camas, cmodas, armrios, livrarias, mesas, cadeiras, mobilirio de jardim) certifique-se de que no seja feito de madeira tropical. Entre as alternativas, particularmente indicada a madeira de eucalipto ou pinus para os mveis de interiores, de bambu e vime para os de jardim. Assegure-se de que o mvel que comprou no foi tratado com produtos qumicos perigosos para o ambiente (...). Um problema muito srio o da madeira dos mveis de cozinha componveis, quase sempre aglomerado acoplado com resinas e colas que contm formaldedo, que pode provocar irritao nos olhos e na garganta, nuseas e dificuldades respiratrias. Estas recomendaes constam no Guia Verde do Consumidor, largamente usado na Europa para orientar os consumidores sobre compras conscientes.

CARTILHA BIOMVEL

27

IX. Como vender o Biomvel


A realidade do aquecimento global criou uma preocupao com o ambiente como nunca se viu: todo mundo quer fazer sua parte para salvar o planeta. Nesse cenrio, a mdia vem bombardeando o consumidor com informaes que buscam conscientiz-lo sobre a importncia de adquirir produtos ecologicamente corretos. Essa se tornou a tendncia de consumo no momento. Alm disso, o Biomvel est sendo produzido a partir de uma bem estruturada organizao, envolvendo inicialmente mais de duas dezenas de importantes indstrias catarinenses, com plenas condies de oferecer todo o suporte necessrio aos lojistas. Isso inclui um variado mix de produtos, indicao de fornecedores de outros artigos complementares e capacitao para vendedores e ambientadores de loja e outros profissionais do varejo. O consumidor, por seu lado, vai adquirir um produto com a mesma base de preo que os demais, com a mesma qualidade, porm com uma grande diferena: estar contribuindo diretamente para o desenvolvimento de um modelo econmico e social sustentvel. O consumidor pode, por meio de suas escolhas, maximizar os impactos positivos e minimizar os ne-gativos dos seus atos de consumo e, desta forma, contribuir para um mundo melhor. Isso Consumo Consciente. Em poucas palavras, um consumo com conscincia de seu impacto e voltado sustentabilidade. Cada vez mais o consumidor consciente busca o equilbrio entre a sua satisfao pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente vivel.

28

CARTILHA BIOMVEL

X. Dicas para promover o Biomvel


Os dez mandamentos do consumo sustentvel
1 Comprar menos Todo produto integra um pacote ecolgico invisvel, feito de consumo da natureza, de energia e de tempo de trabalho. 2 Comprar leve Escolher produtos com menos materiais e com menos embalagens, considerando, alm do seu peso direto, o indireto, ou seja, o pacote ecolgico. 3 Comprar durvel Boa parte dos bens durveis so descartados na natureza. A troca do mvel a cada 10 anos, ao invs de 5 anos, por exemplo, diminui em 50% o pacote ecolgico. 4 Comprar simples Evitar produtos com excesso de complicaes, de ferragens e acessrios desnecessrios, quando possvel. Em geral consomem mais recursos naturais. 5 Comprar perto Os produtos que usam materiais da prpria regio reduzem os danos ambientais dos meios de transporte e desenvolvem a economia local. 6 Comprar saudvel Mveis de madeiras de florestas renovveis e produo limpa mesmo que sejam mais caros, no se comparam ao preo da sade das pessoas e do meio ambiente. 7 Comprar mais justo Muitas mercadorias so produzidas em condies sociais e ambientais inaceitveis. Escolher mveis de empresas socialmente responsveis. 8 Comprar prudente Atentar para produtos feitos com materiais que evitem danos sade e ao meio ambiente. 9 Comprar sincero Evitar produtos muito divulgados. A publicidade poderia contribuir com o consumo mais responsvel, mas em geral faz o contrrio. 10 Investir em justia Procurar investir seu dinheiro em empresas que privilegiem projetos sociais e ecolgicos.
Texto adaptado dos 10 mandamentos do B.E.S.O.S. (Balloon Experiment on Standards for Ozone Sondes)
CARTILHA BIOMVEL 29

O sucesso comea pelo ambiente


Desde a captao do cliente at a garantia de seu retorno, o ambiente influencia o sucesso de vendas do Biomvel. O layout um importante componente de sucesso, muitas vezes relegado a um plano inferior. A sua contribuio comea no convite ao cliente para entrar na loja, passa pelo bem-estar e sensaes agradveis que causa, e por fim influncia na deciso de compra do consumidor, e tambm nas sensaes e comportamento dos funcionrios e, conseqentemente, em seu desempenho. Muitas vezes o consumidor entra na loja atrado pelo visual. Por esta mesma razo aquele que procura por um produto inovador, sustentvel e bonito pode decidir entrar em sua loja primeiro a oportunidade de conquist-lo tambm primeiro. Um cliente, que observa os mveis ambientados, com cartazes informativos, podendo visualiz-los e experiment-los, tem mais chance de fechar a compra, impulsionado pela emoo. Um ambiente agradvel faz com que as pessoas fiquem vontade, tranqilas e mais predispostas a trocas interpessoais. Quando se elabora o layout da loja que vai vender o Biomvel, deve-se pensar no conforto do cliente e nos estmulos compra. Quanto mais se explorar os cinco sentidos, mais prximo se chega das emoes e impresses do consumidor. O belo agrada aos olhos e ao corao. Cores, luz, ambientao so as ferramentas. Demonstre o Biomvel da forma como usado, ambiente com objetos que os complementam, crie um cenrio que remeta casa desejada pelo consumidor. A iluminao e as cores das paredes e objetos devem favorecer a exposio do produto. Ambientes bem iluminados transmitem sensao de limpeza e costumam ser mais agradveis, atraindo o consumidor. Ao usar luzes fluorescentes, evite luz branca, que distorce todas as cores e d palidez s pessoas sob essa luz. Use as fluorescentes amarelas, que tm uma luminosidade semelhante s incandescentes. Proporciona aconchego aos ambientes. Estimula os clientes a permanecerem sem pressa.

30

CARTILHA BIOMVEL

O tato uma importante ferramenta na venda de Biomveis. Por isso, todos os produtos devem estar limpos e dispostos de forma que estimulem sua experimentao. O contato fsico com o produto gera um prazer antecipado, a sua posse comea quando visto e tocado. O tato muitas vezes indispensvel no processo de deciso de compra. A msica calma relaxa, a alegre estimulante e o som alto desagradvel. Para escolher detalhes sonoros, a msica a ser tocada e o local das caixas de som, pense em seu pblico-alvo e nos estmulos que deseja dar a ele. A msica, assim como os outros elementos, definem a atmosfera da loja e afetam o comportamento do consumidor. D preferncia msicas com sons de natureza. O olfato, normalmente esquecido, capaz de provocar profundo bem-estar e remeter a boas lembranas, e tambm faz parte da ambientao. Por que no dar ao cliente a experincia completa, associando aromas aos ambientes dentro da loja? Quantas vezes somos atrados a entrar em lojas com aromas agradveis? Quantas vezes compramos impulsionados pelo cheiro? H perfumes que associamos a um determinado local, tornando-se marca registrada. Imagine um aroma de floresta...

Lembre-se: a compra de um mvel no rpida, o cliente no entra na loja, pega o que quer, paga e sai. Ento, coloque cadeiras para que ele fique confortvel. No deixe o espao apinhado, de forma que atrapalhe a circulao ou faa com que o cliente fique pouco vontade. Observe que um objeto em si pode no estar atrapalhando a circulao, mas a sua disposio pode fazer com que as pessoas se posicionem de forma a atrapalhar o fluxo. Quando for organizar o espao, observe cantos sem movimentao, otimize seu uso. Mveis amontoados atrapalham a visualizao e so menos atraentes.

CARTILHA BIOMVEL

31

possvel multiplicar os espaos com demonstradores (displays) e divisrias internas. Podem ser peas que compactem vrias peas do mesmo grupo, como camas, cadeiras, etc. Divisrias de ambientes podem tambm melhorar a visualizao sem reduzir o espao, demarcando um ambiente como se fosse um cmodo na casa do cliente. Esteja atento sinalizao, ela tem por objetivo informar e contribuir na caracterizao da atmosfera da loja. Cartazes devem informar de forma clara e objetiva. A poluio visual atrapalha a leitura e confunde, no atraindo a ateno do consumidor (e no fica bem para quem vende Biomvel, no mesmo?).

Crie elementos de comunicao


Que tal criar uma relao com o consumidor, faz-lo lembrar de voc na prxima compra? Fazer com que veja sua loja como aliada. Sair da comunicao rida dos nmeros e tablides de ofertas. Para vender o Biomvel, crie formas de conversar com ele, seja til, d dicas, informe e, de quebra, crie necessidade. Por exemplo, oferea panfletos com informaes sobre decorao e conservao do Biomvel. Mostre fotos dos produtos da loja em ambientes decorados dentro de tendncias, coloque pessoas nestes ambientes, produza fotos que despertem o desejo. Elabore textos que, alm de informar, criem intimidade, e remetam tambm aos desejos. Use sempre estes trs elementos: informao+foto+texto. Mostre consumidores de verdade em suas casas, em ambientes decorados, conte as histrias deles. Para isso, utilize os servios de decoradores e arquitetos de interiores. Envolva os fornecedores, solicite a participao deles nestas aes. Alm de criar intimidade, estar ofertando servio e fixando a marca na mente dos consumidores, voc estar criando necessidade. Para estabelecer suas aes, no perca de vista o perfil do cliente que d preferncia a produtos ecolgicos, elabore materiais de acordo com a realidade dele, pense no que ele quer e necessita.

32

CARTILHA BIOMVEL

Glossrio
APL Arranjo Produtivo Local AOC Organismo de Avaliao da Conformidade CC Comit Certificador SINDUSMOBIL Sindicato das Indstrias da Construo e do Mobilirio de So Bento do Sul SINDICOM Sindicato das Indstrias do Mobilirio e da Construo Civil de Rio Negrinho ARPEM Associao Regional da Pequena Empresa Moveleira

CARTILHA BIOMVEL

33

Contatos:
www.biomovel.com.br biomovel@biomovel.com.br gerente@fetep.org.br (47) 3635-1391

Expediente
Material elaborado e desenvolvido pela CEM Central da Excelncia Moveleira Ltda Rua Deputado Estefano Mikilita, 125 3 andar, CEP 81070-430 Curitiba PR (41) 3025-8829 - www.moveisdevalor.com.br - moveisdevalor@moveisdevalor.com.br Projeto Grfico e Diagramao: Rizzare Design e Comunicao (41) 3025-8845 - www.rizzare.com.br Imagens: Banco de Imagens stock.xchng e stockxpert

Biomvel marca registrada do Sindicato das Indstrias da Construo e do Mobilirio de So Bento do Sul SC

34

CARTILHA BIOMVEL

Anda mungkin juga menyukai