Anda di halaman 1dari 10

Grcia Antiga

A Cultura

A Cultura da Grcia Antiga

Os gregos tinham conflitos e diferenas entre si, mas muitos elementos culturais em comum. Falavam a mesma lngua (apesar dos diferentes dialetos e sotaques) e tinham religio comum, que se manifestava na crena nos mesmos deuses. Em funo disso, reconheciam-se como helenos (gregos) e chamavam de brbaros os estrangeiros que no falavam sua lngua e no tinham seus costumes, ou seja, os povos que no pertenciam ao mundo grego (Hlade). Educao em Atenas Em Atenas, apesar das mulheres tambm serem educadas para as tarefas de me e esposa, a educao era tratada de outra forma, pois at mesmo nas classes mais pobres da sociedade ateniense encontrava-se homens alfabetizados. Eles eram instrudos para cuidarem no s da mente como tambm do corpo, o que lhes dava vantagem na hora da guerra, pois eram to bons guerreiros quanto eram estrategistas.[carece de fontes?] Os meninos, quando ainda pequenos - aos sete anos de idade -, j comeavam suas instrues na escola e em suas prprias casas. O Pedagogo - um escravo especial - eram escolhidos a orient-los. Antigos poetas como Homero eram citados em suas aprendizagens.

Jogos Olmpicos

Estdio em Olmpia, Grcia. Um exemplo de atividade cultural comum entre os gregos foram os Jogos Olmpicos. A partir de 776 a.C., de quatro em quatro anos, os gregos das mais diversas cidades reuniam-se em Olmpia para a realizao de um festival de competies. Esse festival ficou conhecido como Jogos Olmpicos. Os jogos olmpicos eram realizados em honra a Zeus (o mais importante deus grego) e incluam provas de diversas modalidades esportivas: corridas, saltos, arremesso de disco, lutas corporais. Alm do esporte havia tambm competies musicais e poticas. Os Jogos Olmpicos eram anunciados por todo o mundo grego dez meses antes de sua realizao. Os gregos atribuam tamanha importncia a essas competies que chegavam a interromper guerras entre cidades (trgua sagrada) para no prejudicar a realizao dos jogos. Pessoas dos lugares mais distantes iam a Olmpia a fim de assistir aos jogos. Havia, entretanto, proibio participao das mulheres, seja como esportistas, seja como espectadoras. Arte

Busto de Zeus, em Otricoli (Sala Rotonda, Museu Pio-Clementino, Vaticano). Um dos mais expressivos monumentos do perodo antigo o Partenon, templo com colunas dricas, construdo entre 447 e 438 a.C. na acrpole de Atenas, e dedicado padroeira da cidade, Athenea Prthenos. A construo foi projetada pelos arquitetos Calcrates e Ictinos, e comandada por Fdias. Suas linhas arquitetnicas serviram de inspirao para a construo de muitos outros edifcios em todo o mundo.

Religio

A mais alta montanha da Grcia, o Monte Olimpo, em foto de 2005, onde os gregos antigos acreditavam ser a morada dos Doze Deuses. Os gregos praticavam um culto politesta antropomrfico, em que os deuses poderiam se envolver em aventuras fantsticas, tendo, tambm, a participao de heris (Hrcules, Teseu, Perseu, dipo) que eram considerados divinos. No havia dogmas e os deuses possuam tanto virtudes quanto defeitos, o que os assemelhava aos mortais no aspecto de personalidade. Para relatar os feitos dos deuses e dos heris, os gregos criaram uma rica Mitologia. Normalmente, as cerimnias pblicas, mesmo de cunho poltico, eram antecedidas por prticas religiosas, o que reflete a importncia da religio entre os gregos antigos. Mas essa religio foi superada pela Filosofia. Apesar da autonomia poltica das cidades-estados, os gregos estavam unificados em termos religiosos. Entre as divindades cultuadas estavam: Zeus (senhor dos deuses), Hades (deus do mundo inferior), Demter (deusa da agricultura), Posdon (deus do mar), Afrodite (deusa do amor), Apolo (deus do sol e das artes), Dionsio (deus do vinho), Atena (deusa da sabedoria), Artmis (deusa da caa e da lua), Hermes (deus das comunicaes), Hera (protetora das mulheres) e muitas outras. Alm dos grandes santurios como os de Delfos, Olmpia e Epidauro, havia os orculos que tambm recebiam grandes multides, pois l se acreditava receber mensagens diretamente dos deuses. Um exemplo claro estava no Orculo de Delfos, onde uma pitonisa (sacerdotisa do templo de Apolo) entrava em transe e pronunciava palavras sem nexo que eram interpretadas pelos sacerdotes, revelando o futuro dos peregrinos. Outro fato muito interessante era a existncia dos homogloditas, um pequeno povo que vivia nas reas litoranas do rio mediterrneo, eles utilizavam a argila para a construo de estatuetas como uma oferenda aos deuses gregos, geralmente ao Dionsio, deus da humildade e da realeza. Filosofia Greco-Romana Repensando a filosofia de Plato, que d arremate ao pensamento grego, dominando a filosofia patrstica e medieval, at o sc. XIII d.C. quando sua influncia substituda por Aristteles, a filosofia grega no apenas um perodo do desenvolvimento de um processo histrico. a origem e a matriz de toda a filosofia e de todo desenvolvimento que vem depois, no pensamento europeu.

Descobrindo a razo, o Logos, a essncia do mundo e do homem grego, criaram as categorias, uma contribuio para a chegada da cincia e da tcnica, e a universalizao do esprito ocidental (cf. Mirador, p. 4.614). 1. O Perodo Pr-Socrtico Desde o bero da Filosofia, em Mileto (sc. IV a.C.) at Scrates. Buscam o princpio constitutivo do universo. So chamados de Fsicos. Abrange tambm o movimento sofista na estruturao da "plis" grega. O princpio da identidade e da contradio. O que o ser? 2. Perodo clssico Scrates (419-349 a.C.) A preocupao com o homem e com o significado da existncia humana. O que o conhecimento? A busca do dilogo, a ironia e a maiutica como mtodos. O perfil do filsofo. O exerccio da ironia, a crtica das tradies, os usos e costumes, do prprio regime democrtico grego, decretaram a sua morte por "no acreditar nos deuses e corromper a juventude". Plato (458-357 a.C.) O dualismo grego sacralizado: o sensvel e o espiritual, o bem e o mal, a unidade e a pluralidade. O mundo das sombras e o mundo das idias. O mito da caverna, o Bem Supremo. A plis exige Justia. A "paidia" prepara o cidado para a "polis". O filsofo o mediador entre o sbio e o ignorante. Aristteles (379-301 a.C.) Historiador e sistematizador de todo o pensamento grego anterior. o criador da lgica formal e sistematizador das cincias no Organon (fsica, metafsica, lgica, matemtica, pscicologia, antropologia, tica, poltica etc). tido como o maior dos filsofos gregos e um dos maiores da histria da filosofia universal. Marca o apogeu da filosofia grega. 3. Perodo decadente composto por vrias escolas que surgem com a desintegrao do imprio helenista, a runa da "plis", cidade grega e o poderio crescente dos romanos. Entre estas escolas destacamos: 2.3.1 O helenismo 2.3.2 O ceticismo 2.3.3 O epicurismo 2.3.4 O cinismo 2.3.5 O estoicismo 2.3.6 O neoplatonismo Legado da Grcia Antiga A cultura da Grcia Antiga considerada a base da cultura da civilizao ocidental. A cultura grega exerceu poderosa influncia sobre os romanos, que se encarregaram de repass-la a diversas partes da Europa. A civilizao grega antiga teve influncia na linguagem, na poltica, no sistema educacional, na filosofia, na cincia, na tecnologia, na arte e na arquitectura moderna, particularmente durante a renascena da Europa ocidental e durante os diversos reviveres neoclssicos dos sculos XVIII e XIX, na Europa e Amricas.

Ruinas de um teatro Grego

Conceitos como cidadania e democracia so gregos, ou pelo menos de pleno desenvolvimento na mo dos gregos. Qualquer histria da Grcia Antiga requer cautela na consulta a fontes. Os historiadores e escritores polticos cujos trabalhos sobreviveram ao tempo eram, em sua maioria, atenienses ou pr-atenienses, e todos conservadores[carece de fontes?]. Por isso se conhece melhor a histria de Atenas do que a histria das outras cidades; alm disso, esses homens concentraram seus trabalhos mais em aspectos polticos (e militares e diplomticos, desdobramentos daqueles), ignorando o que veio a se conhecer modernamente por histria econmica e social. Toda a histria da Grcia antiga precisa dar ateno conduo parcial pelas fontes. Concluso A cultura grega foi imensamente rica. Teve muita influencia no resto do mundo ocidental. O uso intenso de mrmore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da esttica o uma arquitetura harmoniosa foram caractersticas das artes gregas. A arquitetura tinha aspectos monumentais, como mostram o Paternon de Atenas e grande esttua de Zeus e Olmpia. O teatro era muito apreciado na Grcia. As apresentaes duravam oito horas dirias, e se estendiam por dois ou trs dias seguidos. Periodicamente, eram realizados concursos de peas. Esses torneios chegavam a reunir de 15 a 20 mil pessoas. A construo de locais para exibio das peas estavam muito adiantadas. O teatro de epidauro, por exemplo, tem uma acstica to boa que um assistente sentado na ltima fila da arquibancada consegue ouvir at os sons mais baixos, como o crepitar de uma chama no palco.

As filas para se entrar nesses locais comeavam a se formar no dia anterior da exibio e atravessavam a noite. Foram registrados casos de mulheres que deram a luz enquanto esperavam para ver uma pea. As obras eram de dois tipos, a comdia e a tragdia. Essa diviso perdura at os nossos dias. A histria comeou a ser estudada como cincia pelos gregos. Herdotos, natural da sia menor, escreveu o primeiro livro da histria com fundamentos cientficos e baseado em pesquisa. Tucdides, de Atenas, um militar, redigiu um eficiente relato da Guerra de Peloponeso. Xenofonte preparou as Helnicas, uma histria dos gregos at o sculo IV a.C. Os gregos se dedicavam tambm a oratrio. Falar em pblico era muito importante na sociedade grega. Um dos oradores mais clebres foi Pricles. Outro foi Demstenes, gago at a adolescncia. Corrigiu seu problema falando com a boca cheia de sementes ou pedrinhas tentando discursar mais alto do que o barulho das ondas do mar. Demstenes foi o autor das Filpicas, uma obra contra o rei Filipe a Macednia, que invadiu a Grcia.

A filosofia foi o grande legado do pensamento grego. Inicialmente os gregos tentaram explicar os fenmenos da natureza com justificativas mitolgicas, ou seja , atribuam os acontecimentos a atos dos deuses, heris e semi-deuses. Os pensadores dos primeiros tempos so chamados de pr-socrticos, isto , os que vieram antes de Scrates. Junto com Plato e Aristteles, Scrates foi um dos maiores filsofos gregos. Com desenvolvimento da cultura e maior disponibilidade de bens materiais, os filsofos passaram a buscar explicaes racionais e organizadas para os acontecimentos. Scrates, que viveu de 470 a 399 a.C, foi o primeiro a proceder dessa forma. Ele abalou tanto a sociedade de seu tempo que foi forcado pelas autoridades a suicidar-se, bebendo um preparado de uma planta chamada Cicuta. Os filsofos que viveram depois so chamados de Pssocrticos. Os gregos explicavam as origem das coisas por meio de mitos. Sua religio era Antropomrfica, ou seja, seus deuses tinha forma humana. A religio grega era uma fuso de divindades locais e orientais. Posteriormente, os romanos tomaram emprestadas essas divindades e mudaram seus nomes gregos para os nomes latinos. Para os gregos, esses deuses viviam no monte Olimpo e tinha sentimentos e paixes como os seres humanos. Era, porem, imortais. Os semideuses ou heris estavam entre os deuses e os homens e eram filho de Deuses com humanos. Tinha natureza meio humana e meio divina e uma maior forca fsica e inteligncia do que os humanos. Entre eles, estavam Hrcules, que representava a forca e foi responsvel pelos lendrios doze trabalhos. Entre os principais deuses estavam Zeus, o rei dos deuses do Olimpo. Ele seria chamado mais tarde de Jpiter pelos romanos. Outros deuses importantes eram Hera, mulher de Zeus e Atena, sua filha e protetora de Atenas, das artes e do saber; Apolo, deus da luz; Artemsia, deusa da caa; Dionsio, deus do vinho; Hermes, protetor do comrcio e Afrodite, deusa do amor e da beleza. O mar, muito importante, era representado por Posseidon . Os gregos acreditavam que as terras boiavam sobre o corpo desses deus e se ele quisesse poderia acabar com o mundo de um momento para a outro. P era o deus dos pastores.

ESQUEMA - RESUMO - Povoamento da Grcia: 2000 AC: pastores e agricultores ocuparam a Pennsula do Peloponeso

Geografia: Terreno Montanhoso - dificultou o contato entre as cidades - formao de cidades-estados (plis) - muitas ilhas: favoreceu o comrcio martimo e portos Atenas: o bero da democracia - democracia: governo do povo - as assemblias - cidados: homens, nascidos na cidade, adultos e livres - Escravido: dvidas e guerras - Atenas: desenvolvimento artstico, filosfico e cultural Esparta: a cidade guerreira - formao de soldados para a guerra - educao militar - soldados: falar pouco - mulher: deveria ser uma boa reprodutora Religio Grega - Politesta : Zeus (deus dos deuses) / Poseidon (deus dos mares) / Hades (deus dos mortos) / Ares (deus da guerra) Afrodite ( deusa do amor)

- deuses: aparncia e comportamento de humanos Mitologia Grega

- explicaes e transmisso de mensagens - A mitologia grega inclua deuses, semi-deuses e heris. - Seus deuses tinham emoes parecidas com os seres-humanos, porm eram imortais - Zeus era o soberano do Olimpo (situado ao norte da Grcia). - Alguns deuses eram homenageados em templos. - Os gregos no se preocupavam com a vida aps a morte. - Corpos eram cremados e os cultos eram baseados em sacrifcios humanos.

- Outra forma de homenagear os deuses eram nos jogos pan-helnicos e nas Olimpadas, feitas em homenagem a Zeus. - A mitologia grega trazia ensinamentos e exemplos para a reflexo.Os gregos procuravam fornecer explicaes para os mistrios da natureza e dos sentimentos humanos. Arte Grega : - imitao da realidade (esculturas e teatro grego ) -era centrada no homem, ou seja, era antropocntrica. - Exemplos de artistas

- Escultura: Fdias, Mron e Praxteles, so os mais conhecidos, porm o primeiro foi o mais atuante. -Teatro: squilo (Prometeu acorrentado), Sfocles (dipo rei), Eurpedes (Media) e Aristfanes (As nuvens e As rs). - Poesia: Homero. Suposto autor da Ilada e Odissia. -A Ilada narra a Guerra de Tria e a Odissia conta as aventuras de Ulisses ao voltar para casa aps o trmino dessa guerra. - Outros autores: Hesodo, Herdoto e Tucdides. Filosofia: -Pitgoras, Scrates, Plato e Aristteles. A origem das Olimpadas na Grcia - homenagem a Zeus - esportes ao ar livre

Bibliografia

1. Histria Do Mundo Ocidental. 1 ed. So Paulo: FTD, 2005. 51 p. ISBN 978-85322-5602-7

2. Coleo encontros com a Histria. 1 ed. Curitiba: Positivo, 2006. 130 p. ISBN
978-85-7472-583-3

3. Histria Global: Brasil e Geral. 5 ed. So Paulo: Saraiva, 1999. 44-58 p. ISBN
85-02-02450-7

Nome: __________________________________________ Turma: _______________ N______________________

Matria:_________________________________________

Anda mungkin juga menyukai