Anda di halaman 1dari 3

GDCM Disciplina: Redao Data: _______/_______/___________ Ano: 8 Turma: ________ Unidade III Peso: 4,0 Aluno (a): _______________________________________

Professora: Cludia Soares

CONSOLIDAO DA APRENDIZAGEM Leia o texto a seguir

MULHER MORTA A FACADAS EM PEDRIZES A dona de casa Lurdes da Silva Viveiros, 56 anos, foi assassinada com seis facadas ontem de madrugada em sua casa, na Rua Padre Chico, em Pedrizes (Zona Noroeste de So Paulo). A polcia suspeita de que o crime foi passional. Lurdes era divorciada havia dez anos e morava com o filho, o empresrio Edson Viveiros, 36 anos. Edson saira anteontem tarde. Foi casa da namorada e s deveria retornar ontem noite. Lurdes tambm saiu anteontem e voltou de txi s 3h. Ao chegar, encontrou o vigia noturno Flvio Loureno da Silva. Os dois conversaram, e ela ofereceu pizza ao vigia. Por volta das 3h 30, Silva a deixou para continuar a ronda. Antes, Lurdes lhe teria dito que esperava a chegada de um namorado. s 10h 30 de ontem, Maria de Lurdes Jaques de Oliveira, 32 anos vizinha da vtima, achou o co de Lurdes em frente casa da Rua Padre Chico. Maria estranhou o cachorro est solto. A vizinha pegou o co, entrou na casa da vizinha e a encontrou morta. Lurdes estava enrolada em um lenol ao lado da cama de seu quarto. Havia sangue na fechadura, na parede e no travesseiro. Segundo a famlia, aparentemente, nada foi roubado da casa.
Folha de So Paulo, 1997

1- A notcia composta de cinco elementos. Indique com um X, nos itens abaixo, O qu? Onde? a) ( b) ( c) ( d) ( ) Bairro de Pedrizes, em So Paulo. ) Na madrugada em sua casa. ) Suspeita de ser passional. ) O assassinato de uma mulher.

Leia as manchetes a seguir:

Briga de trnsito mata menina de cinco anos. Nmero de sequestros aumentam na Capital. Mulher assaltada em caixa eletrnico.

2- O tema abordado nos textos : ______________________________________________________________________ Leia: A R E O ESCORPIO A r ia atravessar uma lagoa quando o escorpio pediu carona. - Por favor, r, me leve pro outro lado. Eu preciso com urgncia ir para l e no sei nadar. Quebra essa pra mim. A r era legal, mas ficou com medo. - Nem pensar, escorpio. Se tu me picas, eu morro. O escorpio implorou: - Claro que eu no vou fazer isso, r. Se eu te picar, tu morres e afunda. E eu afundo junto e morro tambm. A r pensou, o argumento fazia sentido. no havia perigo. - Monta a, escorpio. E vamos que vamos. O escorpio montou e a r comeou a atravessar a lagoa. No meio do caminho, o escorpio picou a r. Desesperada, cheia de dor, ela berrou: - Que idiota escorpio! Eu vou morrer! E voc vai tambm. Chorando, o escorpio se desculpou: - Me perdoa r. Eu no pude resistir. a minha ndole... 3- Pelo contexto da narrativa, a palavra sublinhada em Quebra essa pra mim, tem o significado de: a) ( b) ( c) ( d) ( ) arranjar. ) fragmentar. ) resolver. ) romper.

4- A fala do narrador est expressa nos trechos: a) ( b) ( c) ( d) ( ) A r ia atravessar uma lagoa quando o escorpio pediu carona. ) Monta a, escorpio. E vamos que vamos. ) Chorando, o escorpio se desculpou. ) Por favor, r, me leva pro outro lado.

Leia estes textos para responder as questes 5 e 6: TEXTO I Baiano velho estava contente. Primeiro deu uma cotovelada no secretrio e puxou conversa. Puxou toa por que no veio nada. Ficou quieto por uns tempos. De repente deu uma coisa nele. Perguntou para o rapaz: - O jornal no d nada sobre a sucesso presidencial? O rapaz respondeu: - No sei: ns estamos no escuro. (Antnio de Alcntara Machado) TEXTO II

Baiano velho estava contente. Primeiro deu uma cotovelada no secretrio e puxou conversa. Puxou toa por que no veio nada. Ficou quieto por uns tempos. De repente deu uma coisa nele. Perguntou para o rapaz se o jornal no dava nada sobre a sucesso presidencial. O rapaz respondeu que no sabia, pois eles estavam no escuro.
(Antnio de Alcntara Machado)

5- Com relao ao texto I, o narrador empregou o discurso direto ou o discurso indireto? _____________________________________________ 6- Deve-se entender da leitura do texto II, que: a) ( ) O narrador transmite com suas prprias palavras a fala das personagens. b) ( ) O narrador reproduziu textualmente as palavras das personagens, da forma com elas as dizem. c) ( ) A fala de personagens foi indicada por travesso e aspas. d) ( ) O narrador empregou o discurso indireto.

Boa Sorte!!!

Anda mungkin juga menyukai