Anda di halaman 1dari 5

E L TEXTOS comentrios

histricos
Os passos para analisar um texto histrico e comentar corretamente.

Qual o comentrio de textos histricos?


Um texto histrico um documento escrito que possa fornecer, aps a interpretao do conhecimento, sobre o passado humano. O propsito de comentar um texto histrico aproximar-se da compreenso de um perodo histrico a partir dos elementos fornecidos pelo texto. Da a importncia de colocar o documento no contexto. Devemos desvendar o que seu autor diz, como ele disse, quando , por que e onde , sempre relacionando-a com seu momento histrico. Exemplo de texto comentado

Para comentar o texto ir seguir os seguintes passos:


1. Leitura e preparao 2. Classificao texto 3. Anlise Textual 4. Comentrio sobre o texto 5. Crtica textual 6. Bibliografia

1. Leitura e preparao

1.1. Geral pr-leitura ou leitura


Primeiro, Harem leitura geral do texto que nos dar a primeira idia sobre o seu significado. No faremos quaisquer anotaes ou sublinhado, basta ler.

1.2. Compreenso de leitura


Nesta segunda leitura, o texto preparado por:

Termos sublinhados

Eles destacam os mais relevantes , que so fundamentais na compreenso do texto e estaro sujeitos a uma anlise mais aprofundada. Eles podem ser nomes, datas, nmeros, etc.
A nfase principal das idias realizada sobre essas ideias que mostram as linhas bsicas do texto.

nfase das idias secundrias refora e complementa a anterior. Para maior clareza, recomendamos a utilizao de uma linha ou cor diferente dos anteriores. Anotaes marginais so extremamente teis para apontar blocos temticos chamadas explicativas, breves comentrios, etc. Voc pode usar as teclas ou as linhas que delineiam essas dimenses.

2. Classificao texto
A classificao correta do texto constitui o passo inicial da anlise e comentrios. Nesta parte do trabalho necessrio esclarecer uma srie de aspectos a determinar: a. Natureza b. Espao-temporal circunstncias c. Autor d. Destino

a) A natureza do texto
, neste primeiro ponto deve ser determinado tema do texto, apontando de forma precisa e breve. De acordo com sua caractersticas , um texto pode ser: 1. Legal: quando a natureza tem legal , proveniente de fontes legais ou estabelecidas regras de direito, quer a nvel nacional ou internacional. Textos legais so as leis e decretos de todos os tipos, a Constituio , os tratados e acordos internacionais e, em geral, qualquer texto poltico de natureza similar. 2. Histricas e literrias de carter quando se tem uma notvel subjetiva , que emana diretamente da histria pessoal de um indivduo ou grupo, o que reflete ou projetos do processo histrico. So deste tipo de memrias , a autobiografia , a memria histrica , a cartas e notas pessoais , os artigos de jornal e tambm a literatura e pensamento que coletam e testemunhar a realidade social, por exemplo,

romance ou o teste da histria. 3. Narrativa: quando ela est relacionada a ou provenientes de um evento, circunstncia ou processo histrico particular, segundo a qual o autor argumenta. So deste tipo de discurso , o proclamaes , a declamaes , resolues ou acordos desprovida de exposies legais e outros, ou relatrios de natureza econmica ou social. 4. Textos historiogrficos: quando se trata de trabalho de um historiador ou autor aps o fato, que so analisados com um propsito de pesquisa e cincia . Entrar neste grupo histrico de trabalho em geral.

5. Outros: legal , fiscal , contratual , econmica , religiosa , geogrfica ., etc Alguns textos podem ser classificados ou includos em mais de uma dessas sees.

b) o espao-tempo circunstncias:
Devem ser tidos em conta na determinao de quando e onde o texto foi escrito. Neste sentido, imperativo que se note: A data exata ou aproximada em que o texto estava escrito: - Nos textos que incluem data a tarefa fcil, se alguma coisa, tem que se submeter fundamental para assegurar a sua preciso.

- Nos textos que no incluem data, pode-se inferir a partir do contedo de texto. Em qualquer caso, deve-se notar que o momento histrico do texto corresponder, na medida possvel. - No caso dos textos historiogrficos e, em alguns trabalhos literrios ( romance histrico , por exemplo) deve-se notar duas datas : uma em que escreve o historiador ou autor e que ele escreve, ou seja, a data que produz o texto ea data em que se encontra a ao de falar. O local e as circunstncias histricas em que o texto foi criado. Ele est aqui para apontar o contexto histrico relacionado com o texto.

c) Autor
O terceiro ponto desta classificao se concentra em identificar o autor do texto. Neste caso, devem ser observados: - Quando o texto tem um nico autor , voc deve definir a sua identidade, circunstncias pessoais e histricas em que viveu, ir breves toques

biogrficos, e especificar sua relao com o contedo do texto.

H casos em que: . O autor aparece como tal no texto: neste caso, apenas tentar verificar a autenticidade da referida propriedade. . O autor no aparece no texto: neste caso, identificar o potencial responsvel pelo contedo. - Quando o texto o autor coletivo devem ser emitidos com indicao das artistas diversos, mas enfatizando entre elas a mais significativa.

d) Destino
Identifica a quem o texto e os objetivos que persegue. Iremos investigar: 1. Quem deve ler: se um indivduo ou uma comunidade, e se a inteno permanecer em segredo ou no ser divulgado.

2. Qual o seu propsito: se voc tiver um pblico ou privado, seja pessoal ou oficial e se envolve um nacional ou internacional. Em suma, o que o autor pretendia.

3. Anlise Textual
Uma vez classificado o texto, comea a anlise dele, que a parte central do trabalho . Este baseado na anlise assunto e em profundidade explicao de seu contedo. No incio desta atividade insistir sobre a necessidade de leitura atenta e perto do texto. Destacam-se dois mtodos para explicar e analisar o contedo de um texto histrico: O mtodo literal, seguir uma ordem descritiva com a explicao de palavras progressiva, frases e aluses que aparecem nele. um mtodo simples que pode ser muito til quando estamos lidando com um texto muito denso. O mtodo lgico, agrupar as passagens e as explicaes de acordo com seu assunto, til para textos mal articulado ou confuso.

Em qualquer caso, independentemente do mtodo, a explicao do contedo tem de ser organizado desde o mais bsico e concreto para, complexo e geral, de acordo com o seguinte esquema: um nvel) Primeiro : definir e entender os termos, conceitos e informaes aqui contidas. Isto inclui:

1. Definir precisamente os nomes prprios, nomes tcnicos, as instituies e, em geral, todas as expresses significativas. 2. Esclarecer e aluses histricas , dados e fatos a que se refere.

b) Segundo nvel : recolha e delinear a estrutura do texto resumindo e explicando cada uma de suas partes. Desta forma ter sido picado e estudou sem o nosso partes restantes sem entender.

4. Comentrio
Classificados e analisados o contedo, somos capazes de resolver o comentrio. Em particular, tomar o texto como base ou fundamento para o desenvolvimento e palestras sobre o momento histrico em seus aspectos mais amplos. Esta explicao d uma viso geral do processo e as circunstncias em que o texto se inscreve. Portanto, consiste em fazer uma exposio completa do problema que temos realizado as etapas anteriores. Esta exposio tem que seguir relacionadas ao texto, mas pode desviar-se dele no seu desenvolvimento, conveniente estabelecer limites que impedem a vagar precisas ou enganosas.

5. Crtica textual
Ela nos permite determinar:

Sua autenticidade e preciso . Sua sinceridade e objetividade . Seu interesse , ou seja, se um documento marco para a anlise do momento histrico em que parte ou referidas ou em vez tem uma. parente ou secundrio

Anda mungkin juga menyukai