Anda di halaman 1dari 9

Introduo

As doenas cardacas so, atualmente, as que mais matam pessoas no mundo inteiro. Sabe-se que existem fatores hereditrios na origem dessas doenas que so agravados pela associao com os chamados fatores de risco. Os fatores hereditrios s podero ser alterados, no futuro, com a Bioengenharia Gentica. Em relao aos fatores de risco, atualmente, cada pessoa deve e pode influir, preventivamente sobre: obesidade, presso arterial, falta de exerccios, nvel de colesterol, fumo, lcool, diabetes, etc.

Figura 1 Infarto Miocrdio Est. Paraiba

O que o Infarto O infarto a falta de circulao em uma rea do msculo cardaco, cujas clulas morrem por ficarem sem receber sangue com oxignio e nutrientes. Segundo Luiz Francisco vila, cardiologista do Instituto do Corao (Incor), de So Paulo, a interrupo do fluxo de sangue para o corao pode acontecer de vrias maneiras. "A gordura vai se acumulando nas paredes das coronrias, as artrias que irrigam o prprio corao. Com o tempo, forma placas, impedindo que o sangue flua livremente. Assim, basta um espasmo (provocado pelo estresse) para que a passagem da circulao se feche", diz o mdico. Outra possibilidade ocorre quando a placa cresce tanto que obstrui completamente a passagem do sangue. Ou seja, o infarto pode acontecer por entupimento (quando as placas de gordura entopem completamente a artria, o sangue no passa). Assim, as clulas no trecho que deixou de ser banhado pela circulao

acabam

morrendo.

Quando ocorre um Infarto Um infarto, ou infarto do miocrdio, ocorre quando uma regio do msculo do corao lesada ou morre porque uma artria coronria (artria que envia sangue ao msculo do corao) foi bloqueada. O envio de sangue, rico em oxignio, a essa rea do corao, drasticamente reduzido. O tecido muscular lesado do corao substitudo pelo tecido de cicatrizao, que no funciona como msculo, mas como uma espcie de remendo fibrtico sem as caractersticas do tecido original. Quando a rea da leso grande o bastante, a capacidade do corao de bombear o sangue pode diminuir consideravelmente levando insuficincia cardaca. Embora as chances de sobreviver a um infarto sejam agora maiores do que antes e que a recuperao completa seja comum, o infarto ainda a causa nmero um de morte nos Estados Unidos. Os infartos que no resultam em morte podem levar a srias complicaes, como choque, arritmia cardaca (irregularidade dos batimentos cardacos) e insuficincia cardaca congestiva, em que o corao no capaz de bombear sangue suficiente para atender as necessidades do corpo. No Brasil, o infarto a segunda causa de morte no Brasil, ultrapassado somente pelo acidente vascular cerebral que predomina nas regies mais pobres.

Diagnstico

do

Infarto

O diagnstico de um infarto feito com base no histrico mdico da pessoa, na avaliao fsica e nos resultados dos exames. O eletrocardigrafo (instrumento que registra os impulsos eltricos gerados no corao) mostrar irregularidades nos padres da atividade cardaca, pois os impulsos se desviam da regio lesada. Os nveis (As medies) de certas enzimas cardacas no sangue como a CK-MB e a troponina podem indicar que houve um infarto.

Ateno para os sinais e sintomas de um possvel ataque cardaco: 1) uma presso desconfortvel no peito ou nas costas que demora mais do que alguns minutos para ir embora. 2) a dor espalha-se para os ombros, pescoo ou braos. 3) A dor no peito vem acompanhada de tonturas, suor, nusea, respirao curta ou falta de ar e sensao de plenitude gstrica. Os mdicos alertam que nem todos estes sintomas ocorrem em cada ataque. Algumas vezes podem ir e voltar.

Tratamento No existe tratamento caseiro para um infarto, exceto as medidas de reanimao de emergncia - ressuscitao cardiopulmonar (RCP). Se o paciente perder a conscincia e o pulso e no estiver respirando, deve-se fazer imediamente a RCP at que ele volte a respirar por conta prpria. Pacientes conscientes que podem estar tendo um infarto devem tomar uma aspirina imediatamente. Muitas mortes poderiam ser evitadas se as vtimas do infarto ou seus familiares no demorassem tanto para procurar atendimento mdico. Estudos mostraram que, na mdia, as vtimas do infarto esperam trs horas at procurarem um mdico. Em praticamente todos os casos, a hospitalizao ser necessria aps o infarto. O tratamento no hospital provavelmente comear na unidade coronariana, com atividade

fsica limitada, no incio, e um retorno gradual s atividades normais. Vrios medicamentos so usados no tratamento dos pacientes que sofreram infarto: antiarrtmicos, que inibem as irregularidades dos batimentos cardacos; diurticos, que diminuem o esforo no corao eliminando o excesso de gua do sangue; antianginosos, que aliviam a dor no peito; e sedativos, que relaxam o corpo. Os beta-bloqueadores so usados para aliviar o esforo do corao diminuindo seu trabalho; eles diminuram a mortalidade em pacientes que tiveram infarto. A terapia intervencional durante as primeiras horas aps o infarto tornou-se comum. Geralmente, realizada primeiro uma angiografia (tambm chamada de cateterismo cardaco). No procedimento, um catter fino introduzido em uma artria no brao ou na perna e levado atravs de grandes vasos sangneos at o corao; por ele, injetado um contraste nas artrias coronrias, delineando-as em uma tela de raio-X. Uma vez que a rea da obstruo foi localizada, pode ser possvel injetar medicamentos para dissolv-la. Em outros casos, pode ser feita a angioplastia coronariana percutnea (tambm chamada de angioplastia com balo). Nesse procedimento, introduzido um longo tubo, cuja ponta possui um balo, nas artrias at o local da obstruo, e o balo inflado para abrir o vaso obstrudo (em seguida, o balo esvaziado e retirado). Em casos raros, pode ser recomendada a cirurgia de revascularizao coronria (cirurgia de ponte safena).

Preveno A preveno do infarto comea com hbitos conscientes de dieta e sade. As pessoas que no fumam e no ingerem gorduras saturadas em excesso, mas que se exercitam regularmente e eliminam o estresse de suas vidas o mximo que podem, tm menos chances de sofrerem um infarto. As pessoas que j sofreram um ou mais infartos so capazes de prevenir outros ataques mudando seus hbitos.

Agora que j conhece os sintomas, as causas e o tratamento para o infarto, voc est mais preparado para procurar um mdico e obter mais informaes.

Angina

Angina pectoris ou ainda angina do peito a sndrome clnica caracterizada por crises de dor, queimao ou sensao de presso a regio do trax. causada pela obstruo transitria das coronrias. A causa da dor o fornecimento inadequado de sangue ao corao, resultando no suprimento insuficiente de oxignio e de nutrientes para o miocrdio.

Alguns fatores podem provocar a dor anginosa, como, por exemplo, o esforo fsico, a ingesto de refeio copiosa, a exposio ao frio e a situaes estressantes. A dor da angina deve cessar com repouso ou com o uso da nitroglicerina, num perodo de vinte minutos, caso contrrio, a indicao de infarto agudo do miocrdio. Uma caracterstica importante da dor anginosa que ela regride quando o fator que a causou afastado. As pessoas idosas podem desenvolver sintomas anginosos mais rapidamente do que as mais jovens. A dor se manifesta como fraqueza ou desmaio quando expostas ao frio, j que elas tm menos gordura subcutnea para proporcionar o isolamento trmico. Os idosos devem ser orientados a usar roupas extras e alertados para reconhecer o sinal de fraqueza como indicativo de que devem repousar ou tomar os medicamentos prescritos.

O diagnstico da angina freqentemente estabelecido pela avaliao das manifestaes clnicas da dor e pela histria da pessoa. De acordo com a gravidade dos sintomas de angina, da idade do portador e das patologias associadas, exames diagnsticos podero ser solicitados, como o eletrocardiograma, Hollter, cintilografia miocrdica e/ou cateterismo cardaco. Existem trs formas de tratamento para a angina: o tratamento clnico, a angioplastia coronariana e a cirurgia de revascularizao miocrdica. O objetivo do tratamento aumentar a oferta de oxignio ao miocrdio, utilizando-se da

nitroglicerina, e controlando os fatores de risco (fumo, obesidade, hipertenso arterial, hipercolesterolemia e hiperglicemia).

Figura 2 Angioplastia Coronariana

Os nitratos ainda so a principal medida teraputica no tratamento da angina do peito, por produzirem dilatao das coronrias com o conseqente aumento do fluxo sangneo ao miocrdio. A nitroglicerina administrada por via sublingual alivia a dor anginosa em at 3 minutos, devendo ser observadas as seguintes orientaes: o usurio deve ter sempre o medicamento consigo; esse medicamento deve ser conservado em recipiente escuro e fechado, pois sua ao alterada na presena de luz; ao usar o medicamento, manter a lngua imvel e no deglutir a saliva; para evitar as crises de angina, utilizar nitroglicerina antes de qualquer atividade intensa, como, por exemplo, as relaes sexuais. Alguns efeitos indesejveis podem surgir, tais como: rubor, cefalia, hipotenso e taquicardia. Se as crises de angina persistirem, apesar da medicao e do controle dos fatores de risco, ou se for constatado que a obstruo nas artrias coronrias muito grave, poder ser indicada a angioplastia coronariana, ou a cirurgia de revascularizao. No caso de cirurgia de revascularizao do miocrdio, uma veia (safena) retirada da perna e colocada sobre a artria do corao que est entupida, ultrapassando o local do bloqueio, como se fosse uma ponte - o que se chama de ponte de safena. O QUE A CIRURGIA CORONRIA? A cirurgia de revascularizao do miocrdio uma operao ao corao em que so utilizadas artrias e veias de outras partes do corpo para abrir o canal necessrio ao restabelecimento do fluxo sanguneo da coronria doente. A remoo destas artrias ou veias, do brao ou da perna, no implica alterao da irrigao sangunea na rea onde foram removidas. Tipicamente as artrias utilizadas so removidas dentro do peito por trs do osso esterno (artria mamria interna), ou do antebrao (artria radial). A veia habitualmente

utilizada

do

interior

da

perna

(veia

safena).

Durante a cirurgia estas artrias e veias so ligadas diretamente s artrias coronrias na superfcie do corao abaixo do local do aperto. Desta forma restabelecida o fluxo do sangue s zonas onde no estavam a ser irrigadas.

A angioplastia consiste em esmagar a placa de ateroma, dilatando a coronria, atravs de um procedimento com um cateter especial, com um balo na ponta. As aes de enfermagem incluem as seguintes orientaes que devem ser prestadas ao portador de angina pectoris, bem como a seus familiares, em nvel ambulatorial ou durante a alta hospitalar: manter-se em repouso ao incio da dor participar de um programa dirio de atividades fsicas que no produzam desconforto torcico, falta de ar e/ou fadiga indevida alternar as atividades dirias com perodos de repouso fracionar as alimentaes em menores pores e maior freqncia,evitando esforo fsico durante 2 horas aps as refeies evitar ingesto excessiva de cafena (caf e bebidas com cola), que pode fazer subir a freqncia cardaca no usar comprimidos para emagrecer, descongestionantes nasais ou quaisquer outros medicamentos vendidos sem prescrio mdica e que podem aumentar os batimentos cardacos evitar o fumo, o que eleva a freqncia cardaca, a presso arterial e diminui os nveis sangneos de oxignio utilizar roupas adequadas s variaes de temperatura reorganizar os seus hbitos de vida, a fim de reduzir a freqncia e a gravidade dos ataques de angina, bem como prevenir-se de outras complicaes.

Grupo

Helio Fausto n14 Leonardo Pereira n21 Rodrigo Martins n 30 Franklin O. Silva n12

Anda mungkin juga menyukai