Anda di halaman 1dari 41

Unidade 2 Principais Teorias para Melhoria da Produo

Gerenciamento da Qualidade

So os processos necessrios para garantir que o projeto satisfaa as necessidades do cliente.

Um dos maiores desafios fazer com que as necessidades implcitas se tornem explcitas, atravs do gerenciamento do escopo.

Processos da Qualidade
Planejamento da Qualidade
Identifica que padres de qualidade so relevantes para o projeto e determina a forma de satisfaz-los.

Garantia da Qualidade
Avalia periodicamente o desempenho geral do projeto, buscando assegurar a satisfao dos padres de qualidade relevantes.

Controle da Qualidade
Monitora os resultados especficos do projeto para determinar se eles esto de acordo com os padres de qualidade relevantes e identifica formas para eliminar causas de desempenhos insatisfatrios.

Compatibilidade de Abordagem
A abordagem no Gerenciamento de Projetos compatvel com os conceitos definidos nos sistemas de qualidade tradicionais.
A Organizao Internacional para Padronizao (em ingls: International Organization for Standardization - ISO, em francs: L'Organisation internationale de normalisation) uma entidade que aglomera os grmios de padronizao/normalizao de 158 pases. Fundanda em 23 de Fevereiro de 1947, em Genebra, Sua, a ISO aprova normas internacionais em todos os campos tcnicos, excepto na electricidade e electrnica, cuja responsabilidade da International Electrotechnical Commission (IEC). Entre os tipos de classificao da ISO, encontram-se: tcnicas- p.ex. o MP3 ou carto de crdito classificaes - p.ex. os cdigos de pases (PT / PRT / 620 para Portugal; BR / BRA / 076 para Brasil) normas de procedimento - p.ex. gesto da qualidade de acordo com ISO 9000.

-Recomendaes de Demin, Juran, Crosby, etc. -Gesto pela Qualidade Total (GQT)

O Nome ISO
A organizao geralmente chamada apenas de "ISO". um engano comum a afirmao de que ISO um acrnimo e se refere a International Standards Organization ou algo similar. Na realidade, o nome ISO se originou da palavra grega (isos), que significa igualdade. Assim, evita-se que a organizao possua vrios acrnimos em diferentes idiomas, j que em ingls, o acrnimo seria IOS (International Organization for Standardization) e em francs seria OIN (Organisation internationale de normalisation). Com isso, a escolha do nome "ISO" reflete o objetivo da organizao, que a padronizao entre diversas culturas. Como comeou a organizao A padronizao internacional comeou pela rea eletrotcnica: a Comisso Internacional de eletrotcnica (International Electrotechnical Commission - IEC) foi criada em 1906. A pioneira em trabalhar com outras reas foi a International Federation of the National Standardizing Associations (ISA), que foi fundada em 1926. A ISA tinha nfase na engenharia mecnica. As Atividades da ISA vieram a ter fim em 1942. Em 1946, representantes de 25 paises se encontraram em Londres e decidiram criar uma nova organizao internacional, com o objetivo de facilitar a coordenao internacional e unificao dos padres industriais. A nova organizao, ISO, oficialmente iniciou-se suas operaes em 23 de fevereiro de 1947.

Normas
Algumas normas ou standards importantes da ISO: ISO 31 Tamanhos e unidades ISO 1000 Unidades SI e recomendaes para o uso de seus mltiplos e de algumas outras unidades ISO 216 Formatos e dimenses de papel - srie A e B ISO 269 Formatos e dimenses de envelopes ISO 639 Cdigos para representao de nomes de lnguas ISO 2108 ISBN - Sistema internacional de identificao de livros ISO 3166 Cdigos de pases e subdivises ISO 4217 Cdigos de moeda ISO 5218 Conveno numrica para representao de sexos ISO 5800 Sensibilidade das pelculas fotogrficas ISO 7810 Normas para cartes ID-1,ID-2 e ID-3 (de identificao, bancrios, passaporte, carta de conduo)

Normas
ISO 7811 Mtodos de gravao em cartes ID1 ISO 7813 Caractersticas adicionais de cartes ID-1 ISO 7816 Cartes ID-1 com micro circuitos integrados ISO 8601 International Standard Date and Time Notation ISO 8859 Codificao de caracteres em fontes, as quais incluem o ASCII (p.ex. ISO-8859-1, ISO-8859-2) ISO 8879 Standard Generalized Markup Language (SGML) ISO 9000 Sistema de gesto da qualidade em ambientes de produo ISO 9660 Sistema de ficheiros para CD-ROMs ISO 9899 A linguagem de programao C ISO 10006 Gesto da qualidade (aplicada em gesto de projetos) ISO/ IEC 10179:1996 Semnticas de Estilo de Documentos e Linguagem de Especificaes (DSSSL) ISO 10646 Universal Character Set (equivalente ao Unicode) ISO 14000 - ISO 14064 Normas de gesto do ambiente em ambientes de produo ISO 14772 Virtual Reality Modelling Language VRML ISO/ IEC 14882 A linguagem de programao C++ ISO/ IEC 17799 Tecnologia da informao: cdigo de conduta para a gesto da segurana da informao ISO/ IEC 12207 Tecnologia da informao: define processo de desenvolvimento de software

Pontos em Comum
Satisfao do Cliente
Conformidade com requisitos o projeto produzir o que foi definido Adequao ao uso produto ou servio atender s necessidades.

Preveno ao invs de inspeo


Preveno tem menor custo e maior eficcia

Responsabilidade da Gerncia
Todos participam, mas a Gerncia responsvel por fornecer recursos e direcionamento.

Processos dentro de Fases


O ciclo PDCA similar combinao de fases de processos.

Grupos de Processos
Processos de Iniciao Processos de Planejamento

Processos de Controle

Processos de Execuo

Processos de Encerramento

Desafios do Gerenciamento
As expectativas dos envolvidos precisam ser gerenciadas, com a prtica indicando ser a soluo em prol do cliente. Quanto disponibilidade de identificao Explcitas Implcitas Quanto relao entre as necessidades Concorrentes Antagnicas Excludentes

Breve Histrico

Antes da Primeira Guerra Mundial, a qualidade era vista predominantemente como inspeo, (separar os itens bons dos ruins); com nfase na identificao de problemas no processo fabril.

W. Edward DEMING
Pioneiro no uso de amostragem estatstica de 1927 a 1940 no U.S. Department of Agriculture. Aplicou o princpio PDCA para atividades escriturrias, criando o Deming Cycle for Improvement. Ganhador de diversos prmios internacionais. Ensinava mtodos para administrao para executivos japoneses em 1950 considerado o Pai da Qualidade pelos japoneses.

Ciclo PDCA
Melhoria Contnua
PLAN DO

ACTION

CHECK

Joseph M. JURAN
Comeou conduzindo cursos de controle de qualidade no Japo em 1954. Desenvolveu a trilogia de Juran : Quality Improvement Quality Planning Quality Control. Definiu Qualidade conforme a viso : Fornecedor -Conformidade com Requisitos Cliente Adequao ao Uso Desenvolveu o Princpio de Paretto.

Pareto

Philip B. CROSBY

Qualidade vem da preveno. Padro de performance Zero Defeito. medida pelo custo da no-conformidade
Mdia de 40% do custo operacional em manufatura

Cada dlar no gasto na correo de erros, se traduz diretamente em lucro para a empresa.

Grficos de Controle
Apresentam os resultados atravs do tempo, indicando desvios e tendncias.

Dr. Genichi TAGUCHI


Projetos de experimentos Grficos de disperso. Qualidade previso, no inspeo. Minimizar os desvios em relao meta Medir os custos da qualidade em relao aos modelos. Kaizen conceito Japons para melhoria contnua.

Diagrama de Causa e Efeito


O Diagrama de Ishikawa, ou Espinha de Peixe, faz agrupamentos tpicos de causas para determinado Efeito, gerando uma estruturao lgica que auxilia a determinao da causa fundamental.

Axiomas da Qualidade
Qualidade responsabilidade da alta administrao. Qualidade de atribuio de todos. Levantar defeitos para apontar correes. Solues amplas pedem aes corporativas. Documentar essencial para no repetir erros. Qualidade positiva para o resultado do negcio. Pessoas almejam produzir com qualidade. Qualidade focada no cliente

Dimenses da Qualidade
Qualidade - Denominada qualidade intrnseca, relaciona
atendimento a requisitos e adequao ao uso.

Custo - Relao entre a qualidade ofertada e o valor gasto


para consegui-la, relao de coerncia.

Atendimento - Conformidade de prazo e atendimento a


restries e premissas definidas.

Moral Conformidade com o clima das relaes no projeto. Segurana Em conformidade com os padres de
Segurana, Meio Ambiente e Sade.

Ferramentas da Qualidade
Inspeo medir, examinar, testar, auditar..
Grficos de Controle resultados no tempo Diagrama de Pareto resultados por categoria de causa. Amostragem Estatstica grupo representativo de um universo a inspecionar. Fluxogramao auxlio na anlise de problemas. Anlise de tendncias prever resultados futuros com base em dados histricos. Diagramas de Causa e Efeito agrupamento de causas para investigao. Diagramas de Disperso - correlao de eventos

Concluses de Fase
Ou Portes de Validao, onde ocorre a reviso dos principais subprodutos e avaliao do desempenho do projeto, para : Determinar se o projeto deve continuar na prxima fase. Detectar e corrigir erros a um custo aceitvel.

Planejamento da Qualidade

Identifica que padres de qualidade so relevantes para o projeto e determina a forma de satisfaz-los.

ABNT ISO/TS 29001:2005


Sistema da Qualidade Especfico para o Setor

Indstria do petrleo, gs natural, petroqumica Sistemas de gesto da qualidade especficos do setor Requisitos para organizaes de fornecimentos de produtos e servios. Os requisitos suplementares especficos do setor para indstrias do petrleo, gs natural e petroqumica encontramse abaixo, relacionados aos itens da norma ABNT NBR ISO 9001:2000.

ABNT ISO / TS 29001:2005 Sistema da Qualidade Especfico para o Setor

Vlida a partir de 30.05.2005


Esta Especificao Tcnica tem como objetivo desenvolver um sistema de gesto da qualidade que renova a melhoria contnua, enfatizando a preveno de defeitos e a reduo da variabilidade e de perdas na cadeia de suprimentos e na prestao de servios. Esta Especificao Tcnica, em conjunto com os requisitos especficos de clientes, define os requisitos fundamentais do sistema de gesto da qualidade para aqueles que adotarem este documento. Novidade Esta Especificao Tcnica pretende evitar mltiplas auditorias de certificao e fornecer uma abordagem comum para um sistema de gesto da qualidade para as indstrias do petrleo, gs natural e petroqumica

Planejamento da Qualidade
Entrada
Polticas da Qualidade Declarao de Escopo Descrio do Produto Padres e Regulamentos Sadas de outros Processos

PROCESSO
Anlise de Custo/Benefcio Benchmarking Fluxogramao Projeto de Experimentos

Sada
Plano da Gerncia da Qualidade Definies Operacionais Checklists Entradas para outros Processos

Entradas do Planej. da Qualidade


Polticas da Qualidade- intenes globais e o direcionamento de uma organizao. Declarao de Escopo - entrada chave, documenta os principais subprodutos e objetivos que definem requisitos. Descrio do Produto - contm detalhes de questes tcnicas e outros aspectos, que afetam o planejamento da qualidade. Padres e Regulamentos - de reas de aplicao especficas que possam afetar o projeto. Sadas de outros Processos - por exemplo, o planejamento de aquisies pode identificar as exigncias dos contratantes.

Ferramentas do Planej. da Qualidade

Anlise de Custo/Benefcio - menor retrabalho significa maior produtividade, custos mais baixos e aumento na satisfao. Benchmarking - comparar prticas reais ou planejadas com as de outros projetos, para gerar idias ou padro comparativo. Fluxogramao diagrama que representa como os vrios elementos ou fases de um sistema ou processo se relacionam. Projeto de Experimentos - mtodo estatstico que auxilia identificar que fatores provavelmente influenciam determinadas variveis.

Sadas do Planejamento da Qualidade


Plano da Gerncia da Qualidade Conf. ISO 9000, define a estrutura organizacional, responsabilidades, procedimentos, processos e os recursos necessrios. Definies Operacionais - asseguram que qualquer pessoa usando uma definio acordada estar medindo a mesma coisa. Checklists lista de verificao com itens especficos, para verificar se passos necessrios esto sendo cumpridos. Entradas para outros Processos por exemplo, premissas e requisitos para planos de comunicao, custos e monitoramento.

O Just in Time surgiu no Japo, no princpio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gesto que pudesse coordenar a produo com a procura especfica de diferentes modelos de veculos com o mnimo atraso. O JIT visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade e sem desperdcios. Ele possibilita a produo eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento da quantidade necessria de componentes, no momento e em locais corretos, utilizando o mnimo de recursos.

O JIT requer os seguintes princpios: Qualidade deve ser alta porque distrbios na produo por erros de qualidade reduziro o fluxo de materiais; Velocidade essencial em caso de se pretender atender demanda dos clientes diretamente conectados com a produo, em vez de por meio dos estoques; Confiabilidade produo; pr-requisito para se ter um fluxo rpido de

Flexibilidade importante para que se consiga produzir em lotes pequenos, atingir fluxo rpido e lead time curtos; Compromisso essencial comprometimento entre fornecedor e comprador de modo que o cliente receba sua mercadoria no prazo e local determinado sem que haja qualquer tipo de problema em seu processo de entrada de mercadorias para venda.

O JIT uma atividade de valor agregado para a organizao medida que: Identifica e ataca os problemas fundamentais e gargalos; Elimina perda e desperdcios; Elimina processos complexos; Implementa sistemas e procedimentos.

Problemas

Soluo JIT

Mquina no confivel

Torn-la confivel

Grandes tamanhos de lote

Produzir necessidade do cliente e adotar sistema de puxar a demanda Melhorar a flexibilidade da produo e reduzir tempo de set up Melhorar processos e trabalhar fornecedores para garantir a qualidade assegurada

Longos lead times de produo

Qualidade insatisfatria

Engenharia Simultnea
RESUMO A expresso Engenharia Simultnea (Concurrent Engineering CE) surgiu na dcada de 90 e abriga diversos conceitos que defendem principalmente aes que levem ao encurtamento do tempo de produo de bens pela indstria. Na Construo Civil, essa expresso no se aplicou muito amplamente, mas as idias nela contidas sempre estiveram, de uma forma ou de outra, presentes nos estudos sobre o melhor gerenciamento dos empreendimentos de construo. Um dos desdobramentos mais atuais dos conceitos abrigados pela Engenharia Simultnea aplicados Engenharia Civil representado pelo que se batizou de Modelo de Informaes de

Engenharia Simultnea
Construo (Building Information Modeling - BIM). Em alguns casos interpreta-se o BIM como uma aplicao computacional, uma ferramenta que, como tal, deve ser usada mas no deve influenciar as grandes diretrizes de gerenciamento do trabalho de projeto e construo. No entanto, defende-se que o modelamento de informaes para construo uma grande tarefa da qual dependem diversos conceitos altamente elaborados.Essa tarefa s pode ser conduzida graas s novas ferramentas computacionais. No entanto, formular e utilizar um BIM corretamente influencia profundamente a maneira de trabalhar nos empreendimentos de construo. O presente trabalho procura delinear a evoluo da CE ao BIM e elaborar uma discusso sobre essa evoluo, sugerindo alternativas de pesquisa para que a aplicao do BIM seja uma realidade verdadeiramente vantajosa e no simplesmente uma mudana de forma de trabalhar. Palavras-chaves: BIM, gesto do projeto, construo civil, desenvolvimento de produto
Srgio Leal FERREIRA Doutor pela Escola Politcnica da USP

Engenharia Simultnea
Introduo O surgimento de novas tecnologias e a crescente complexidade dos produtos, entre outros fatores, resultam em aumento do lead time de desenvolvimento de produtos. No entanto, para se manterem competitivas, as empresas precisam lanar novos produtos em espaos de tempo cada vez menores. Nesse sentido, as empresas passaram a procurar formas de reduzir seu ciclo de desenvolvimento de produtos. Uma das solues adotadas pelas empresas, no incio dos anos 80, foi o aumento do grau de paralelismo das atividades de desenvolvimento. Atividades que eram realizadas somente aps o trmino e aprovao das atividades anteriores so antecipadas de forma que seu incio no dependa dos demorados ciclos de aprovao. Em 1982 foi iniciado um estudo, conduzido pelo DARPA (Defense Advanced Research Project Agency), sobre formas de se aumentar o grau de paralelismo das atividades de desenvolvimento de produtos. O resultado desse trabalho, publicado em 1988, definiu o termo Engenharia Simultnea, tornando-se uma importante referncia para novas pesquisas nessa rea.

Engenharia Simultnea
Definio de Engenharia Simultnea O estudo realizado pelo DARPA definiu Engenharia Simultnea da seguinte forma (WINNER et al., 1988 apud PRASAD, 1996): "Engenharia Simultnea uma abordagem sistemtica para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o incio, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepo ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes." A partir dessa definio surgiram muitas outras. O conceito de Engenharia Simultnea tornou-se muito mais abrangente, podendo incluir a cooperao e o consenso entre os envolvidos no desenvolvimento, o emprego de recursos computacionais (CAD/CAE/CAM/CAPP/PDM) e a utilizao de metodologias (DFx, QFD, entre outras

Engenharia Simultnea
Outras definies de Engenharia Simultnea so: "Engenharia Simultnea uma abordagem sistemtica para o desenvolvimento integrado de produtos que enfatiza o atendimento das expectativas dos clientes. Inclui valores de trabalho em equipe, tais como cooperao, confiana e compartilhamento, de forma que as decises sejam tomadas, no incio do processo, em grandes intervalos de trabalho paralelo incluindo todas as perspectivas do ciclo de vida, sincronizadas com pequenas modificaes para produzir consenso" (ASHLEY, 1992 apud PRASAD, 1996) "Engenharia Simultnea um ambiente de desenvolvimento, no qual a tecnologia de projeto auxiliado por computador utilizada para melhorar a qualidade do produto, no somente durante o desenvolvimento, mas em todo ciclo de vida" (ELLIS, 1992 apud PRASAD, 1996)

Engenharia Simultnea
"Engenharia Simultnea uma metodologia de desenvolvimento de produtos, na qual vrios requisitos (Xabilities) so consideradas parte do processo de desenvolvimento de produtos (manufatura, servio, qualidade, entre outros). Esses requisitos no servem somente para se atingir as funcionalidades bsicas do produto, mas para definir um produto que atenda todas as necessidades dos clientes" (HARTLEY, 1992 apud PRASAD, 1996) "Engenharia Simultnea a integrao do projeto do produto e do processo em toda a empresa" (FINGER, 1993 apud PRASAD, 1996) Todas essas definies continuam vlidas. No entanto, a definio de Engenharia Simultnea deve ser adequada nfase atual de se modelar os processo de negcio das empresas.

Obrigado!

Anda mungkin juga menyukai