Anda di halaman 1dari 21

22

ALAN BARBIERO E YVES CHALOULT

O Mercosul e a Nova Ordem Econmica Internacional


ALAN BARBIERO* e YVES CHALOULT** Em 1991, ano em que surge o Mercosul, o mundo j vivia sob o impacto da globalizao e da regionalizao. poca no entanto, esses dois fenmenos, embora no fossem recentes, ainda desconheciam a intensidade com que hoje se apresentam, menos de uma dcada depois. Com efeito, a partir dos anos 90 a globalizao se viu impulsionada por um cenrio poltico internacional que no mais encontrava os antigos obstculos colocados pela Guerra Fria; sem falar no enorme avano tecnolgico da informtica e dos meios de comunicao e de informao, que vm revolucionar a relao tempo-espao no mundo contemporneo. Por sua vez, a regionalizao tem assistido a um processo de multiplicao dos acordos de integrao regional por todo o mundo, sendo que, somente no perodo de 1992 a 1996, foram registrados no Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comrcio (Gatt) cerca de 30 acordos bilaterais, sub-regionais ou regionais. Uma anlise do Mercosul luz da evoluo desses dois movimentos o que intentamos nestas linhas. Qual foi o contexto internacional que possibilitou o surgimento do Mercosul? Que condies scio-econmicas presentes na Amrica Latina favoreceram a sua formao? Como evoluram as propostas de regionalismo econmico? Que propsitos e influncias marcaram a definio do modelo de integrao do Mercosul? Na tentativa de resposta a essas perguntas, inicialmente debatido o conceito de globalizao com base em elementos extrados da leitura de diversos autores. Adiante-se que compartilhamos da idia de que a globalizao no est formando uma sociedade homognea, apesar de implantar, como nunca na histria da humanidade, uma ordem econmica de amplitude mundial. Na seqncia, so expostas algumas noes bsicas, mas substanciais, para a compreenso do que estamos chamando de regionalizao. Finalmente, numa abordagem histricoanaltica que remonta ordem econmica que emerge aps a Segunda Guerra Mundial, desenhado o contexto internacional em que surge o Mercosul.
Rev. Bras. Polt. Int. 44 (1): 22-42 [2001] *Professor do Departamento de Economia da Universidade do Tocantins. **Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Braslia.

O MERCOSUL E A NOVA ORDEM ECONMICA INTERNACIONAL

23

O objetivo principal compreender o contexto mundial e a nova ordem internacional que possibilitaram a criao do Mercosul, assim como as condies que favoreceram a definio de seu modelo. No desenvolvimento da anlise, a globalizao, embora seja vista como um processo multidimensional, considerada principalmente em sua dimenso econmica.

1. Um conceito em construo
Embora o termo globalizao no possa ser considerado ainda um conceito preciso, correspondendo a uma realidade emprica inequivocamente descrita na literatura, h um relativo consenso entre os estudiosos das cincias sociais e econmicas de que o mesmo est associado s mudanas significativas que vm ocorrendo nas relaes polticas, econmicas, sociais e culturais do mundo contemporneo. Para Giddens (1991), a globalizao poderia ser melhor conceituada se os socilogos, em vez de darem uma importncia indevida idia de sociedade, no que ela significa um sistema limitado, a substitussem por um ponto de partida que se concentrasse em analisar como a vida social ordenada atravs do tempo e do espao na problemtica do distanciamento tempo-espao. Assim, a estrutura conceitual do distanciamento tempo-espao dirige nossa ateno s complexas relaes entre envolvimentos locais e interao distncia. O nvel de distanciamento tempo-espao na era moderna muito maior do que em qualquer outro perodo precedente, e as relaes entre formas sociais e eventos locais e distantes se tornam correspondentemente alongadas. A globalizao se refere essencialmente a este processo de alongamento, na medida em que as modalidades de conexo entre diferentes regies ou contextos sociais se enredam atravs da superfcie da Terra como um todo (Giddens, 1991:69-70). Portanto, para esse autor, a globalizao pode ser definida como a intensificao das relaes sociais em escala mundial, ligando localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais so modelados por eventos ocorrendo a grandes distncias e vice-versa. Por seu turno, Santos (1997) distingue quatro constelaes de relaes sociais que designa de espaos-tempo estruturais: o espao-tempo domstico, o espao-tempo da produo, o espao-tempo da cidadania e o espao-tempo mundial. Segundo ele, a problematicidade do tempo presente no advm de nenhuma dessas constelaes em separado, mas de sua conjuno. No entanto, bvio que o espaotempo mundial, que tem uma maior influncia sobre os demais, vem aumentando sua relevncia em virtude da intensificao da globalizao da economia e das interaes transnacionais em geral nas duas ltimas dcadas. Seu problema fundamental refere-se crescente polarizao entre o Norte e o Sul, ou seja, existncia de desigualdades dentro do sistema mundial.

24

ALAN BARBIERO E YVES CHALOULT

Apesar de coerente ao analisar as desigualdades mundiais a partir da diviso entre Norte e Sul, a abordagem de Santos talvez no seja a mais adequada para a conjuntura atual. Dividir o mundo entre Norte rico e Sul pobre parece-nos uma simplificao que sombreia a complexidade dos conflitos e a heterogeneidade do mundo contemporneo. Compreender o processo de globalizao exige tambm compreender o comportamento das diferentes matrizes culturais: como estas reagem quela? certo que, segundo Ortiz (1996), muitos signos, smbolos, emblemas, figuras ou dolos circulam e flutuam pelo mundo desterritorializados. Porm, no podemos imaginar que a sua apropriao pelas diferentes culturas se d de forma similar. A circulao desses signos e smbolos, produzidos geralmente pelo Ocidente e propagados por todo o mundo atravs dos canais de comunicao, cria uma situao de ambigidade: ao mesmo tempo em que alguns valores se tornam universais, as diversidades de valores emergem de maneira substancial. Para Featherstone (1996), a velocidade e a expanso dos meios de comunicao, embora no assegurem condies igualitrias de participao, permitem que novos atores entrem no jogo e reivindiquem o direito de ser ouvidos, ainda mais com a facilidade do transporte-transmisso de pessoas, imagens e objetos atravs do mundo inteiro e com o conseqente aumento das dificuldades dos governos para vigiar e controlar o volume de informao e imagens que atravessam suas fronteiras. Assim, o processo de globalizao no somente favorece o aparecimento de uma cultura global unificada, mas, sobretudo, tende a promover um campo de fragmentao, sincretismo e hibridizao das culturas. Em suma, ele revela a natureza multiforme e a extrema complexidade dos fenmenos culturais. Por ser a identidade cultural ou tnica contrastiva, ou seja, ela se reala quando em contato com outra, num mundo globalizado e heterogneo, com forte preponderncia dos valores ocidentais, o contato entre as diferentes identidades refora as identidades em si, provocando muitas vezes uma reao de oposio queles valores colocados como paradigmticos pelo bloco que procura manter sua hegemonia mundial. Nesse sentido, a anlise de Santos deve ser enriquecida pela abordagem desenvolvida por Huntington (1997) em sua obra O choque de civilizaes. Huntington afirma que a modernizao econmica e social no est produzindo nem uma civilizao universal significativa, nem a ocidentalizao das sociedades no-ocidentais. Os conflitos mais abrangentes e importantes do futuro no se definiro entre ricos e pobres, ou grupos definidos em termos econmicos ou ideolgicos, e sim entre identidades culturais diferentes, ou seja, entre civilizaes1 . Dentro desta perspectiva, o processo de globalizao muda radicalmente o contexto da poltica contempornea, transformando suas condies, conseqncias e atores, que por sua vez expandem o horizonte de ao sentidos, valores,

O MERCOSUL E A NOVA ORDEM ECONMICA INTERNACIONAL

25

constituio de sujeitos e de identidades, alianas e antagonismos e interpelam as categorias com que habitualmente so pensados seus principais problemas, dilemas e desafios (Gmez, 1997). importante ressaltar no entanto que, para qualquer abordagem consistente sobre o processo de globalizao, deve-se tomar o cuidado de no cair na ideologizao ou mitificao do termo. Chesnais (1996), por exemplo, alerta-nos sobre a popularizao das expresses global e globalizao no discurso poltico neoliberal, muitas vezes com uma conotao ideolgica, quando na verdade esses termos so ainda vagos e ambguos. Hirst e Thompson (1998), buscando desmistificar alguns aspectos do processo de globalizao, defendem a tese da possibilidade de governabilidade nacional e internacional no mundo contemporneo. Para eles, a atual economia, altamente internacionalizada, tem precedente, sendo uma das diversas conjunturas ou estados da economia internacional que existiram desde a segunda metade do sculo XIX. Sob certos aspectos, a economia internacional contempornea menos aberta e integrada do que o regime que prevaleceu de 1870 a 1914. A mobilidade do capital no est produzindo uma transferncia macia de investimentos e de empregos dos pases avanados para os pases em desenvolvimento. Contrariamente ao que pensam alguns defensores extremados da globalizao, a economia mundial est longe de ser global; os fluxos de comrcio, investimento e capital financeiro esto concentrados na Trade formada pela Europa, Japo e Amrica do Norte. Os mercados globais esto fora da regulao e do controle, ainda que o alcance atual e os objetivos da governabilidade econmica sejam limitados pelos interesses divergentes das grandes potncias e pelas doutrinas econmicas que prevalecem entre suas elites. Em sntese, sendo as caractersticas mais visveis da globalizao a compactao espacial, a acelerao temporal e a produo de novas heterogeneidades, produzidas em e dando origem a contextos scio-naturais de alta incerteza (Dreifuss, 1997), os seus diversos vetores podem ser contraditrios e abertos a vrios desdobramentos, s vezes conflitantes entre si. A globalizao se mostra assim como um processo complexo e multidimensional que guarda no poucas ambigidades. Da em seu estudo impor-se a considerao da ambivalncia como uma importante categoria sociolgica ou mesmo uma questo metodolgica, pois conforme alerta Beck (1997:22) as categorias e os mtodos da cincia social falham diante da vastido e da ambivalncia dos fatos que devem ser apresentados e considerados.

2. Elementos sobre a regionalizao


O regionalismo econmico internacional , junto com a globalizao dos mercados, um dos traos mais marcantes da economia mundial do Ps-guerra.

26

ALAN BARBIERO E YVES CHALOULT

Percebe-se uma estreita relao entre a crise de legitimidade que atravessam atualmente as grandes instituies econmicas internacionais e a proliferao de acordos comerciais de vrias ordens nos ltimos 10 anos2 . Os pases so levados a renovar suas formas de cooperao, estreitando-as em escala internacional nos processos integrativos (Deblock e Brunelle, 1996). Isto nos faz interrogar sobre a natureza desse fenmeno que tomou importncia tanto por sua amplitude como pelo interesse que suscita em todas as partes do mundo. Para Oman (1994), o movimento atual de regionalizao responde em parte globalizao econmica. Esses dois processos se opem na medida em que o primeiro um movimento essencialmente centrpeto e poltico, ao passo que o segundo centrfugo e corresponde a um fenmeno microeconmico resultante principalmente do comportamento e das estratgias das empresas transnacionais. Mas nem por isso um e outro so antitticos ou antagnicos. Antes, dado que a regionalizao contribui na consolidao do jogo da concorrncia, os dois processos tendem mais a se reforar do que a se contrapor. Se num primeiro momento as trocas comerciais predominam, a evoluo do processo de integrao pode levar a sua ampliao para outros setores. Como afirmam Deblock e Brunelle (1996), quaisquer que sejam as motivaes de ordem econmica que animam os atores estatais, os acordos regionais sempre responderam a propsitos que vo alm da esfera estritamente econmica, sobretudo quando tm por objetivo a criao de blocos econmicos. Dizendo de outra forma, nenhum acordo econmico regional jamais respondeu a preocupaes de natureza exclusivamente econmica. A integrao regional pode ser vista como uma passagem para uma nova estrutura organizacional dos Estados-naes, na qual novas formas de relacionamento interno e externo surgem formalizando um novo espao comum o espao integrado. Como conseqncia, modifica-se radicalmente a concepo do interno e do externo, chegando-se a um novo marco: as fronteiras do espao comum ampliado. A integrao entre Estados nacionais implica um processo de inter-relacionamento e interdependncia multidimensional que obriga a ter presentes, simultaneamente, diferentes planos da realidade social (Fernndez, 1992). Vrios autores assinalam as condies (Galtung, 1968), potencialidades (Nye, 1971) ou pressupostos (Errandonea, 1977) para a integrao entre Estados nacionais. Embora nenhum afirme que qualquer desses fatores seja necessrio ou suficiente para o sucesso da integrao regional, eles acreditam que a presena de determinadas condies favorecem o desenvolvimento de redes de interdependncia que facilitam a transferncia de lealdade do plano nacional para o supranacional. Algumas delas so: (1) a existncia de um substrato comum de valores e interesses e, mais importante ainda, de uma escala de preferncias bem estabelecida entre eles, de modo que conflitos e dilemas possam ser mais facilmente resolvidos; (2) uma relativa simetria econmico-social e poltico-institucional, com

O MERCOSUL E A NOVA ORDEM ECONMICA INTERNACIONAL

27

certo grau de complementaridade entre os Estados envolvidos, condio para que se amplie a interdependncia; (3) a complementaridade e consistncia dos valores e interesses manifestos e compartilhados pelas elites dos atores envolvidos; (4) o apoio e o compromisso de cada Estado nacional associao supranacional, contando com atores polticos capazes de assumir as tarefas da integrao com continuidade, competncia e flexibilidade. Existe uma dificuldade bsica para qualquer tipo de integrao, seja para as organizaes polticas e de segurana ou para as organizaes econmicas: a convergncia e a comunho de valores culturais. As regies so a base para a cooperao entre os Estados, unicamente na medida em que a geografia coincida com a cultura. Divorciada da cultura, a proximidade no gera por si s aspectos em comum e pode mesmo induzir exatamente o oposto (Huntington, 1997:161). Desta forma, as alianas militares e as associaes econmicas requerem a cooperao entre seus membros; a cooperao depende da confiana e a confiana brota mais facilmente de valores e cultura em comum. Com vrias experincias espalhadas pelo mundo, o processo de integrao regional se d em diferentes modelos, que podem ser ou no fases sucessivas da integrao, a saber: zona de preferncia tarifria, zona de livre comrcio, unio aduaneira, mercado comum e unio econmica. O Mercosul um projeto de construo de um Mercado Comum, cuja execuo encontra-se na fase de Unio Aduaneira parcial3 . No interior das Amricas podemos encontrar quatro grandes tipos de acordos comerciais: 1) quatro unies aduaneiras: o Mercosul (ao qual so associados o Chile e a Bolvia), a Comunidade Andina, o Mercado Comum da Amrica Central (MCAC) e o Mercado Comum do Caribe (Caricom); 2) acordos de livre comrcio, como o Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte (Nafta) e o Acordo entre o Grupo dos Trs (Colmbia, Mxico e Venezuela), alm de mltiplos acordos bilaterais assinados, por exemplo, entre o Mxico e o Chile, o Mxico e a Costa Rica, o Canad e o Chile etc.; 3) acordos preferenciais, dentre os quais o acordo CanadCarabas (Caribcan) e o entre os Estados Unidos (EUA) e os pases da Comunidade Andina, cujo objetivo, dentre outros, lutar contra o narcotrfico; 4) acordos de carter mais geral, como a Associao Latino-Americana de Integrao (Aladi), os acordos de complementao assinados no interior da Aladi e os diversos acordos de cooperao em matria de comrcio e investimento (Canad e Estados Unidos, principalmente), ou ainda os acordos mais setoriais ou mais tcnicos.

28

ALAN BARBIERO E YVES CHALOULT

3. Inter-relaes entre a globalizao e a regionalizao


Discutido o conceito de globalizao e vistas algumas noes sobre regionalizao, podemos agora enfocar esses dois fenmenos e apontar as suas inter-relaes. Em nossa abordagem procuraremos sublinhar o aspecto da historicidade e da complementaridade entre os dois movimentos, bem como evidenciar as heterogeneidades existentes e, ainda, levar em conta as preocupaes estratgicas diferentes que podem motivar os diversos atores envolvidos. Conforme j advertimos, a globalizao, embora constituda de mltiplas dimenses interrelacionadas (Viola e Oliveira, 1997), ser considerada sobretudo em sua dimenso econmica, haja vista sua relao intrnseca com o surgimento do Mercosul. Segundo Brunelle e Deblock (1996)4 , a idia de globalizao econmica inscreve-se dentro de uma perspectiva histrica marcada por dois momentos fundamentais: (1) a implantao no Ps-guerra de uma nova ordem mundial baseada numa matriz liberal cujo principal arquiteto foi John Maynard Keynes, e (2) o fim da Guerra Fria, que abriu s empresas multinacionais a possibilidade de um papel mais relevante na liderana do processo de globalizao econmica. O mesmo pode-se dizer da regionalizao, da sermos levados a dissociar o regionalismo atual, qualificado por esses autores como sendo de segunda gerao, do regionalismo que o precedeu, ou seja, de primeira gerao. Desfaz-se dessa maneira a percepo de uma certa homogeneidade dentro dos acordos estabelecidos pertencentes a uma mesma categoria. Em outras palavras isso quer dizer que, mesmo tratando-se de dois acordos de livre comrcio, ou de duas unies aduaneiras, eles podem diferenciar significativamente entre si: uns podem se aproximar de um regionalismo de primeira gerao e outros, de segunda. Observa-se, assim, uma descontinuidade nos processos de regionalizao marcada principalmente pelas transformaes impostas pela globalizao econmica. Para compreender melhor isto, nos reportaremos inicialmente ordem internacional que emerge nos anos 40.

3.1. Uma nova ordem mundial


A construo da ordem do Ps-guerra se fez em dois nveis: nacional e internacional. Os Estados afetados diretamente pela Segunda Guerra Mundial se dedicaram reconstruo ou reconverso de sua economia nacional. Sobre a influncia principal de Keynes, assiste-se transformao do modo de regulao social e econmico dos Estados a partir da construo do que se chamou de providencialismo5 . Esta iniciativa requer uma colaborao estreita entre trs atores no plano nacional: o Estado, as organizaes patronais e os sindicatos de trabalhadores. O compromisso entre tais atores, comumente chamado de tripartismo, foi essencial para a estabilidade da ordem do Ps-guerra.

O MERCOSUL E A NOVA ORDEM ECONMICA INTERNACIONAL

29

Em nvel internacional a influncia terica de Keynes (1978) foi tambm marcante. O economista ingls tornou-se o grande arquiteto da nova ordem econmica mundial que emerge na dcada de 1940. Inspirada em suas idias, a Organizao das Naes Unidas (ONU) surge com um funcionamento calcado numa concepo moderna do papel do Estado. A ONU se coloca como uma organizao compromissada em garantir uma viso universalista e pluralista da ordem internacional. Talvez seja Shotwell (1945), em seu livro La grande dcision, um dos que mais claramente expuseram a proposta de criao da ONU. Shotwell estava preocupado em estabelecer instrumentos capazes de evitar novos confrontos mundiais, buscando assim organizar uma comunidade internacional. A proposta das Naes Unidas, segundo ele, tentava cobrir trs grandes problemas: segurana, bem-estar e justia. Para cada um, dever-se-ia empregar uma tcnica diferente. Para o problema da segurana, a action de police et lemploi de la force; para o bem-estar, a criao dun mcanisme de coopration; e, para a justia, uma expresso dentro de une loi et une procdure internationales (Shotwell, 1945:37). Na verdade, estavam a lanadas as bases para a construo da nova ordem mundial. Essa ordem se orientava em uma matriz liberal. Entretanto, importante ressaltar que existiam divergncias entre os liberais da poca. Alguns propugnavam o intervencionismo por parte do Estado, j outros defendiam o no intervencionismo. O encontro dos liberais em Lippmann, em 1938, foi um dos momentos culminantes no acirramento das divergncias entre os intervencionistas e os nointervencionistas. Liderados por Keynes, os liberais partidrios da primeira tendncia formaram uma maioria. O economista Friedrich Hayek passar a ser, nos anos 40, um forte crtico de Keynes, representando os liberais da segunda tendncia. Contudo, somente nos anos 70 que Hayek, um dos principais representantes do neoliberalismo, exercer uma ascendncia terica maior, enquanto a ordem econmica internacional seria marcada, em seus primrdios, pela influncia dos liberais intervencionistas. Os Aliados, ao formularem uma nova ordem econmica internacional, tinham como objetivo geral colocar o mundo fora do perigo da necessidade e da insegurana. O alcance desse objetivo passava por dois nveis. No primeiro, o Estado aparecia como o principal ator para garantir o progresso econmico e social; no segundo, buscava-se a criao de um sistema organizado de instituies econmicas internacionais, oriundas do sistema geral das Naes Unidas. O sistema implantado em nvel econmico deveria ser complementar ao organizado para assegurar a paz. Fosse de forma individual ou coletiva, ele deveria tambm engajar o conjunto das naes, independentemente de seus regimes econmicos e polticos, na construo de uma ordem na qual esperava-se garantir a segurana e a prosperidade mutuamente.

30

ALAN BARBIERO E YVES CHALOULT

As instituies internacionais deveriam ter como trip de sustentao o universalismo, a diferenciao e o tripartismo. Ao mesmo tempo em que deveriam ser considerados como iguais (idia do universalismo), os pases deveriam ter responsabilidades diferentes dentro da ordem internacional (princpio da diferenciao). Com referncia ao tripartismo, Shotwell prope o modelo da Organizao Internacional do Trabalho (OIT) como sendo o mais indicado para todas as organizaes internacionais, visto que envolve outros atores sociais na garantia do bem-estar. Cest pourquoi nous avons suggr ci-dessus que la constitution de cet organisme (lOIT) soit tudie pour servir de modle celle des organes autonomes qui seront ncessaires la vie propre de lconomie internationale (Shotwell, 1945:222). Entretanto, o tripartismo ser aplicado mais em nvel nacional, pelo Estado providncia, do que em nvel internacional. Buscava-se com isto desenvolver a cooperao e a solidariedade dos principais atores na reconstruo da economia nacional, como tambm servir de contrapeso s idias socialistas que ganhavam fora na Europa do Ps-guerra. No plano internacional, a ONU criar o Conselho Econmico e Social (Ecosoc), inspirado no tripartismo, com a incumbncia de promover a prosperidade na comunidade internacional emergente6 . importante assinalar que houve uma forte complementaridade entre a questo nacional e a internacional na construo dessa nova ordem mundial. A Conferncia de Bretton Woods, realizada nos EUA em 1944, deu origem ao Banco Internacional para a Reconstruo e Desenvolvimento (Bird) e ao Fundo Monetrio Internacional (FMI), alm de ter desencadeado o processo de implantao de vrias outras instituies internacionais, como a Organizao para a Alimentao e Agricultura (FAO) e a Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (Unesco). Foi ela importante no s para definir o quadro internacional em seu conjunto, mas tambm para determinar a posio da Amrica Latina neste novo contexto, conforme se ver adiante Do ponto de vista comercial, a economia internacional deveria liberalizarse. As barreiras tarifrias teriam de ser reduzidas em favor do comrcio mundial. Para normatizar a reduo das barreiras (ou mesmo suprimi-las) e dar peso ao livre comrcio, criou-se, em 1947, o Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comrcio (Gatt), fechando o quadro da nova ordem mundial7 . Contudo, a ordem mundial concebida no Ps-guerra no foi totalmente efetivada. Conforme assinala Hobsbawm (1999:224), a Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como a Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito particular. No foi criada uma comunidade verdadeiramente internacional, mas um mundo marcado pela bipolaridade entre os pases capitalistas de um lado, liderados pelos EUA, e os socialistas de outro, tendo a Unio Sovitica sua frente. Somente em 1989, com a queda do muro de Berlim, a subseqente

O MERCOSUL E A NOVA ORDEM ECONMICA INTERNACIONAL

31

desintegrao do bloco sovitico e o fim do socialismo real, o quadro idealizado seria ento implantado, mas no sem alteraes para se adequar conjuntura atual. O fim da Guerra Fria retirou de repente os esteios que sustentavam a estrutura internacional e ... as estruturas dos sistemas polticos internos mundiais (Hobsbawm, 1999:251). Se antes as empresas mlti ou transnacionais encontravam um obstculo para atuarem mundialmente, elas agora esto livres para liderarem o processo de globalizao econmica. Isto influenciar, sobremaneira, nos modelos de regionalismo econmico.

3.2. A evoluo do regionalismo econmico


O regionalismo econmico implantado no Ps-guerra se desenvolveu em paralelo com o sistema multilateral do Gatt, inscrevendo-se num contexto internacional particular marcado, de um lado, pela Guerra Fria e, de outro, pelas frustraes em face da lentido na edificao de uma ordem verdadeiramente internacional. O Plano Marshall de 1947 exigia, em contrapartida ajuda financeira oferecida, que os pases europeus destrudos pela guerra deveriam reagrupar-se e dotar-se de instituies comuns. Impulsionada por esse plano, a Organizao Europia de Cooperao Econmica (Oece)8 foi criada em 1948, podendo ser considerada como uma das primeiras grandes organizaes econmicas regionais do Ps-guerra. Explicitamente, ela respondia a preocupaes de ordem geopoltica e econmica, fazendo parte de uma estratgia dos EUA de conter o comunismo que rondava a Europa, assim como de impedir que os pases europeus se fechassem sobre si mesmos. O regionalismo emergente saa do quadro multilateralista definido em Genebra por ocasio dos encontros do Gatt. As posies entre os pases europeus eram incompatveis umas com as outras, resultando em duas direes diferentes: um projeto mais ambicioso (1957) de formar uma Comunidade Econmica Europia (CEE) e um mais modesto (1959) de formar a Associao Europia de Livre Comrcio (AELC). Os dois projetos se distinguiam, principalmente, pelo fato de o primeiro ser antes de tudo poltico, enquanto o segundo era um projeto econmico de inspirao mais liberal9 . Embora fossem distintos, ambos partilhavam de uma mesma preocupao: a posio da Europa num mundo polarizado pelos EUA e Unio Sovitica. A criao da CEE ir servir de modelo catalisador e inspirador para a Amrica Latina, cujo primeiro acordo de integrao, a Associao LatinoAmericana de Livre Comrcio (Alalc), data de 1960. No entanto, conforme se ver adiante, as propostas de integrao latino-americanas guardaro uma certa originalidade em relao ao modelo europeu, na medida em que se colocam explicitamente a servio de um projeto econmico e poltico de desenvolvimento.

32

ALAN BARBIERO E YVES CHALOULT

Em que pesem as diferenas entre os diversos projetos de integrao, observa-se, em sua evoluo, a presena de trs aspectos convergentes. Primeiro, atravs das discusses sobre os acordos regionais, os debates rapidamente foram deixando o terreno da liberalizao propriamente dita e passando para o da integrao econmica regional. Segundo, em todos os casos, os acordos tiveram por finalidade ltima a formao de blocos econmicos homogneos e de tamanho suficiente para criar uma massa crtica no interior do sistema econmico internacional. Terceiro, a linha de demarcao entre diferentes projetos integrativos se situava menos no fato de implicar pases industrializados e pases em desenvolvimento, e mais nas diferenas entre os projetos que se traduziam num projeto poltico explcito e os que se revelavam mais num projeto econmico (Deblock e Brunelle, 1996). A primeira vaga de regionalismo se desenvolveu dentro de um contexto intervencionista. O Estado e as instituies econmicas internacionais buscaram introduzir uma certa racionalidade num mundo que passara por uma forte depresso nos anos 30 e por uma guerra nos anos 40. Esta lgica engajava os Estados coletivamente a produzir um bem pblico internacional, que seria o livre comrcio. O regionalismo econmico de primeira gerao ficar marcado, assim, por quatro caractersticas fundamentais: (1) estava voltado mais para uma integrao econmica do que para um regionalismo econmico; (2) partilhava de uma viso construtivista de integrao inspirada nos parmetros keynesianos de polticas pblicas; (3) deveria permitir a ampliao da margem de manobra dos Estados na conduo de suas polticas nacionais, dentro do contexto de liberalizao10 ; (4) respondia a objetivos de cunho mais poltico ou econmico, formando com isso um duplo movimento. Essa ltima caracterstica um dos motivos pelos quais o regionalismo de primeira gerao veio a ser ultrapassado. Em decorrncia de seu duplo movimento, houve paralelamente o desenvolvimento de instituies comuns de inspirao federalista, por um lado, e a integrao econmica e liberalizao comercial, por outro. O paralelismo entre os compromissos regionais e os engajamentos em nvel internacional acabaro provocando problemas de ordem poltica e econmica. O convvio com esses problemas s seria possvel se fosse mantida uma certa justaposio entre os nveis nacional, regional e internacional, ou, como assinalam Deblock e Brunelle (1996), aplicando-se as idias de Keynes na poltica interna e as de Adam Smith na poltica externa11 . O regionalismo de primeira gerao entrar, dessa maneira, em contradio com a lgica mesma da integrao dos mercados em escala mundial. Marcados pela crise do Estado providncia, os anos 70 assistiro ascenso dos liberais no-intervencionistas, denominados de neoliberais. Fazendo escola na Universidade de Chicago, onde lecionou, Friedrich Hayek receber em 1974 o Prmio Nobel de Economia, passando a ser um dos principais mentores do governo Ronald Reagan. Pouco depois, principalmente a partir dos anos 80, a globalizao dos mercados vir a ser um dado incontornvel, minando o compromisso histrico

O MERCOSUL E A NOVA ORDEM ECONMICA INTERNACIONAL

33

sobre o qual havia sido construda a ordem do Ps-guerra. Os parmetros da poltica econmica sero, a partir de ento, definidos em termos de competitividade e no mais em termos de progresso econmico e social. uma outra viso do papel do Estado face sociedade civil que se coloca. De sua parte, o perigo do comunismo deixar de existir nos anos 90, no se justificando mais o tripartismo. David Harvey (1996) denomina essa nova situao de acumulao flexvel. Ela se apia na flexibilidade dos processos e dos mercados de trabalho, bem como dos produtos e padres de consumo. Caracteriza-se pelo surgimento de setores de produo inteiramente novos, maneiras novas de fornecimento de servios financeiros, novos mercados e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovao tecnolgica e comercial12 . Esse novo contexto possibilitar a passagem para uma nova forma de regionalismo econmico, chamada de deep integration. Agora, busca-se mais uma integrao em profundidade das atividades das empresas no interior dos espaos cobertos pelos acordos assinados, do que simplesmente um incremento das trocas comerciais. Trata-se menos de um projeto poltico do que de uma forma de permitir aos Estados melhor realizarem seus objetivos perante a cena da economia internacional. A segurana dentro do contexto econmico internacional passa a ser uma preocupao maior. Como sublinham Deblock e Constantin (2000), o objetivo dos Estados signatrios desses novos acordos duplamente securitrio: primeiramente para as empresas, criando um ambiente normativo propcio para o desenvolvimento de suas atividades transfronteirias; em segundo lugar para os Estados em si, na medida em que tambm, e paralelamente ao primeiro objetivo, uma forma de melhor coordenar o seu ambiente internacional. As caractersticas do regionalismo de segunda gerao so mais evidentes no Nafta e na proposta da Alca (Deblock e Brunelle, 1999) do que na Unio Europia e no Mercosul. Sendo esses os desdobramentos verificados na ordem econmica internacional a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, cabe agora indagar de que forma a Amrica Latina se posicionou durante esse perodo. A resposta a essa indagao nos ajudar a compreender melhor o contexto em que o Mercosul surge.

4. Amrica Latina: da substituio de importaes abertura ao mercado mundial


A Conferncia de Bretton Woods ficou mundialmente conhecida pela rivalidade entre o Plano Keynes e o Plano White13 . Um representava os interesses da Inglaterra, que perdia sua hegemonia. O outro, os interesses dos EUA, potncia emergente no cenrio do Ps-guerra. A principal diferena entre os planos era que Keynes defendia a implantao de apenas uma agncia internacional e a criao de uma nova moeda com peso internacional (bancor), enquanto White se voltava

34

ALAN BARBIERO E YVES CHALOULT

para a criao de duas agncias internacionais um fundo monetrio e um banco para a reconstruo e a fixao de paridade cambial ao dlar. Sagrando-se vencedora a proposta americana, foram criados o FMI e o Bird. Contudo, o que quase todos os autores deixam de historiografar que, no apenas dois, mas trs projetos estavam em disputa no encontro de Bretton Woods. O terceiro deles, o Plano Surez, representava os interesses dos pases do Terceiro Mundo, em especial dos latino-americanos14 . importante lembrar que dos 44 pases participantes em Bretton Woods 19 eram da Amrica Latina. O que reivindicavam esses pases? Na verdade, tanto o Plano Keynes quanto o Plano White estavam preocupados, principalmente, com a reconstruo dos pases destrudos pela guerra e com a estabilizao monetria. Os pases latino-americanos no tinham sido afetados diretamente pelo conflito, a ponto de necessitarem do benefcio dos programas de reconstruo. Portanto, para eles as novas instituies internacionais deveriam se voltar no somente reconstruo, mas igualmente ao desenvolvimento. Embora sua representao fosse quase a metade do total de participantes, a nica alterao lograda por esses pases na conferncia, ainda assim com certa resistncia, foi o compromisso de o banco recm-criado atuar na questo do desenvolvimento. Na prtica, no entanto, houve quase que somente a mudana de nome do banco, que passou de Banco Internacional de Reconstruo e Fomento a proposta original para Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento, ficando a Amrica Latina margem da ordem econmica mundial que surgia15 . Ela se voltar ento para dentro de si mesma e, por meio da Comisso Econmica para a Amrica Latina (Cepal), se concentrar em seu programa de desenvolvimento baseado na industrializao por substituio de importaes. Criada em 1948, no mbito das Naes Unidas, a Cepal16 vai abrigar o projeto de desenvolvimento da Amrica Latina, o qual no havia encontrado espao dentro da ordem que se estabelecia no Ps-guerra. Tendo frente o intelectual argentino Ral Prebisch, a Cepal se diferenciar das demais comisses econmicas regionais da ONU pela originalidade de suas propostas17 . Prebisch defendia a tese do nacionalismo econmico e a estratgia do desenvolvimento por substituio de importaes. A idia central era que o livre comrcio imposto aos pases menos desenvolvidos fazia crescer a sua dependncia vis--vis a produo e exportao dos recursos naturais no transformados. A imposio de barreiras s importaes de produtos manufaturados e o desencadeamento de um desenvolvimento industrial endgeno colocavam-se assim como a nica forma para romper o crculo vicioso. Essa estratgia prevalecer no interior da Cepal, influenciando a maioria dos governos latino-americanos. Os Estados vo se envolver na economia de modo a favorecer o desenvolvimento do mercado interno e a encorajar a produo local, fazendo uso, notadamente, do protecionismo (Cepal, 1998).

O MERCOSUL E A NOVA ORDEM ECONMICA INTERNACIONAL

35

A estratgia de industrializao por substituio de importaes j havia sido adotada por diversos pases nos anos 30, durante a Depresso. Todavia, ela ser retomada e intensificada nos pases latino-americanos, atingindo seu auge na dcada de 1950, at ser abandonada completamente na dcada de 1990. Essa estratgia pode ser entendida como um processo de desenvolvimento fechado e reativo s restries do comrcio exterior (Tavares, 1978), em que a dinmica substitutiva consiste na forma como a economia reage aos estrangulamentos sucessivos de pagamentos. Atravs da compresso progressiva da lista de importaes, a industrializao passaria dos setores de instalao fcil, pouco exigentes em matria de tecnologia, capital e escala, a segmentos cada vez mais sofisticados e exigentes (Bielschowsky, 1998). No nos cabe aqui encetar uma discusso sobre os diversos motivos que levaram falncia desse modelo, visto no ser esse nosso principal objetivo. Iremos apenas indicar alguns pontos para demonstrar como a Amrica Latina foi abandonando um modelo de desenvolvimento para dentro e se aproximando de um modelo para fora (Cepal, 1994a e 1994b). Essa transformao no se far sem guardar uma relao direta com as mudanas em suas propostas de integrao regional, influenciando, conseqentemente, o surgimento do Mercosul. O regionalismo econmico fazia parte da estratgia de desenvolvimento por substituio de importaes. Era quase uma condio sine qua non ao processo de industrializao. Os trabalhos iniciais da Cepal destacavam a necessidade de os pases da regio se agruparem e desenvolverem entre eles as ligaes de complementaridade econmica necessrias implantao de uma estratgia de industrializao por substituio de importaes. A idia lanada nos anos 50 era criar um mercado comum latino-americano. A integrao deveria, de um lado, assegurar a sobrevivncia do processo de industrializao, contornando o obstculo que representava o tamanho reduzido do mercado local18 . De outro lado, deveria diminuir a vulnerabilidade das economias locais em face dos mercados externos, a qual, paradoxalmente, tinha se agravado com a estratgia de industrializao, principalmente devido a um aumento no dficit externo. A integrao deveria, enfim, estabelecer, no longo prazo, uma relao mais favorvel aos pases da Amrica Latina dentro da economia mundial, permitindo-lhes modificar em seu favor, uma vez reestruturadas suas economias, os termos das trocas internacionais (Prebisch, 1988). O regionalismo econmico tinha, com isso, duas direes: a do desenvolvimento atravs da integrao voltada para o interior, e a da transformao da relao centro-periferia19 (Marcoux, 1996). Foi com essas bases em mente que os governantes da Amrica Latina assinaram em Montevidu, em 1960, o acordo criando a Alalc. O objetivo ltimo era promover a livre circulao de bens e servios, homens e capitais ... sem nenhum obstculo, dentro de um vasto mercado comum latino-americano

36

ALAN BARBIERO E YVES CHALOULT

(Marcoux, 1996:4)20 . Desejava-se estabelecer uma zona de livre comrcio em um prazo de 12 anos. Embora tenha permitido um crescimento do comrcio intra-regional em seus primeiros anos, a Alalc mostrou-se aqum das expectativas suscitadas. A disparidade crescente das polticas econmicas dos Estados-membros e a rigidez com que o acordo fora estabelecido esto na raiz dos principais problemas que a conduziram ao fracasso. Ademais, ela guardava vrias caractersticas do regionalismo de primeira gerao, o qual, como j vimos, havia entrado em choque com o movimento mais geral de gobalizao econmica, intensificado nos anos 80. Paralelamente, inicia-se nos anos 60 um processo de autocrtica no interior da prpria Cepal que continua nos anos 70 e 80 quando, com a ecloso da crise do endividamento externo, a paralisao das principais instituies que suportavam o desenvolvimento e a forte queda do ritmo de crescimento, fica evidente que o modelo de desenvolvimento para dentro, ou de substituio de importaes, chegara ao seu esgotamento. Um novo tratado ser assinado em 1980, em Montevidu, criando a Associao Latino-Americana de Integrao (Aladi). Conservando o objetivo de longo prazo de criar um mercado comum latino-americano, a Aladi no estabelecer prazos precisos nem procedimentos fixos. Ter um carter de maior flexibilidade, se comparada com a Alalc, e tomar mais a forma de um acordo de princpios, servindo como um guarda-chuva para outros acordos bilaterais e sub-regionais, desde que estes estejam abertos participao dos demais membros. Sua insero se far dentro do que a Cepal (1994a) passa a chamar de regionalismo aberto21 . Enquanto isso, baseando-se nas medidas de ajustamento estrutural, os pases da Amrica Latina vo um aps o outro logicamente que guardando certa singularidade em cada caso fazer uma virada fundamental, que os conduzir a orientar cada vez mais suas economias para o exterior. Sero elas liberadas das regulamentaes estatais percebidas como obstculos a tal orientao. A poltica de ajustamento estrutural ser uma prerrogativa do FMI e do Banco Mundial para a outorga dos apoios financeiros necessrios aos pases latino-americanos para fazer frente ao aprofundamento da crise de suas dvidas externas. bem verdade que a crise da dvida, assim como os mltiplos problemas com que se defrontaram os pases da Amrica Latina nos anos 80, no fizeram mais do que precipitar os acontecimentos. No fundo, eles deveriam se preparar, ou melhor, se ajustar ao novo contexto mundial. Desta forma, inicia-se no interior desses pases um processo que busca, entre outros objetivos, limitar o papel do Estado, desencadear um programa de privatizao, diminuir os gastos pblicos, eliminar a inflao, estabilizar a moeda, aumentar as exportaes e abrir suas economias ao mercado mundial. Dentre os principais pases da Amrica Latina, o Chile foi um dos primeiros a aplicar essa poltica, sendo o Brasil um dos ltimos. Estaria a, nos anos 90, a Amrica Latina

O MERCOSUL E A NOVA ORDEM ECONMICA INTERNACIONAL

37

se inserindo na ordem econmica internacional, revigorada com o fim da Guerra Fria. Se parece claro que a necessidade, por parte de um nmero crescente de pases latino-americanos, de optar por um modelo de desenvolvimento baseado em premissas neoliberais permite explicar em boa medida a crise do modelo de integrao para dentro, a transio para um modelo de desenvolvimento aberto permite, por sua vez, compreender por que nos anos 90 as propostas de integrao regional no poderiam ser de outra maneira que no para fora. Existe uma coerncia entre o modelo de desenvolvimento adotado pelo conjunto dos pases e suas propostas de regionalismo econmico. Mais do que isto, h uma forte complementaridade entre os dois, bastando apenas lembrar que foi no mbito das negociaes do Mercosul que o governo Collor se apoiou para diminuir as barreiras tarifrias do Brasil em relao ao resto do mundo. Os acordos estabelecidos nos moldes do regionalismo aberto vo se inscrever dentro de um processo de liberalizao paralelo e complementar ao que seguido em nvel multilateral. Sob o prisma desse contexto internacional que o Mercosul emergir. A Aladi o mbito normativo que possibilita a assinatura do Tratado de Assuno em 1991, o qual lhe d origem. Em suas proposies, o Mercosul buscar agregar os temas do desenvolvimento e da democracia, aliados preocupao com a modernizao competitiva. Constitui-se numa viso distinta daquela derivada do modelo de substituio de importaes, de que a Alalc, na sua origem, foi exemplo. No obstante, o Mercosul guardar aspectos do regionalismo de primeira gerao. Sua inspirao primeira ser a Unio Europia. Embora no tenha criado instituies supranacionais, como por exemplo o Parlamento Europeu, seu modelo de integrao atender a outras questes que vo alm daquelas relativas segurana para os investimentos, to presentes no Nafta e na proposta da Alca. No Mercosul existe uma forte motivao poltico-estratgica, especialmente por parte do Brasil. Poderamos dizer, assim, que a sua proposta se insere entre o regionalismo de primeira gerao e o de segunda gerao, conjugando aspectos de ambos esses regionalismos. Do primeiro podemos destacar a sua tendncia federalista e construtivista22 de integrao, o recurso ao tripartismo23 , a presena marcante do Estado e a sua motivao poltico-estratgica. Do segundo destacamos, principalmente, a idia de um regionalismo aberto, a sua sintonia com a economia mundial, a busca de maior competitividade sob a base de um eixo exportador e de uma liberalizao frente s trocas internacionais. Enfim, podemos afirmar que o Mercosul , de certa forma, um projeto original.

5. Concluso
A globalizao um fenmeno complexo que deve ser percebido atravs de suas diferentes dimenses, contradies e ambigidades. Aps apresentar nossa

38

ALAN BARBIERO E YVES CHALOULT

percepo mais geral sobre a globalizao e alinhar alguns elementos sobre a regionalizao, buscamos analisar a globalizao do ponto de vista econmico, numa perspectiva histrica. Vimos que a globalizao econmica no um fenmeno novo. Suas premissas remontam dcada de 1940, quando se buscou imaginar um quadro de regulao internacional capaz de assegurar a paz e a prosperidade num mundo que acabara de passar por um segundo conflito generalizado. A regionalizao econmica, por sua vez, to antiga quanto a globalizao e, diferentemente do que se possa pensar, no uma conseqncia desta nem uma resposta estrita dos Estados-naes a este movimento. Na verdade, trata-se de dois fenmenos intimamente inter-relacionados. Do ponto de vista histrico, ambos foram marcados pelo contexto internacional que emergiu logo aps a Segunda Guerra Mundial e, num segundo momento, pelo fim da Guerra Fria. Do ponto de vista terico, inspiraram-se inicialmente no keynesianismo, para posteriormente se aproximarem das concepes neoliberais. Tanto as transformaes histricas quanto as de cunho terico provocaram uma mutao nos modelos de regionalismo econmico, podendo-se falar em duas geraes de regionalismo. A Amrica Latina no deixar de receber influncias dessas transformaes. Inicialmente, ao se verem margem da ordem internacional surgida no Ps-guerra, os pases latino-americanos buscaro implantar um modelo de desenvolvimento fechado, baseado na industrializao por substituio de importaes. A integrao regional vista como uma pea fundamental para o sucesso dessa proposta. Com a criao da Alalc, implanta-se um regionalismo voltado para dentro. Na elaborao dessa concepo de desenvolvimento, a Cepal exercer um papel fundamental, especialmente as teses defendidas por Ral Prebisch. Nos anos 90, com o fim da Guerra Fria e com a ascenso das idias neoliberais, uma nova proposta de desenvolvimento e de integrao emerge, desta vez baseada na liberalizao econmica e no modelo de regionalismo voltado para fora ou, segundo a Cepal, um regionalismo aberto. A Aladi substitui a Alalc, servindo de ncora normativa para a criao do Mercosul. Com caractersticas do regionalismo de primeira e de segunda gerao, o Mercosul um projeto econmico e poltico-estratgico que, embora tenha se inspirado no modelo europeu, conserva sua prpria originalidade.

Notas
1 2 Huntington identifica sete principais civilizaes contemporneas: snica, japonesa, hindu, islmica, ocidental, latino-americana e africana. Aos 30 acordos notificados no Gatt de 1992 a 1996 acrescentam-se outros 57 anteriormente existentes (Deblock e Brunelle, 1996).

O MERCOSUL E A NOVA ORDEM ECONMICA INTERNACIONAL

39

3 4

8 9

10

11

12

De acordo com o Protocolo de Ouro Preto de 1994, o Mercosul tornar-se- uma Unio Aduaneira plena em 2006. Esta abordagem se distancia das abordagens funcionalista e estruturalista. Os funcionalistas abordam o regionalismo econmico numa perspectiva evolucionista. a perspectiva que adotam geralmente os economistas e as organizaes internacionais, na qual o regionalismo econmico participa do movimento de globalizao de duas maneiras: (1) permitindo progredir mais rapidamente uma liberalizao das trocas, conduzindo os pases ao mercado mundial de maneira seqencial e passando por fases sucessivas de integrao; (2) completando e reforando o sistema multilateral de cooperao. J os estruturalistas abordam o regionalismo como uma conseqncia direta das transformaes ocorridas no mapa econmico do mundo, causadas, em parte, pela tripolarizao das trocas internacionais. A primeira abordagem ignora as consideraes geoeconmicas, e a segunda minimiza o papel da articulao entre os nveis regional e mundial da integrao econmica (Deblock e Brunelle, 1996). importante tambm assinalar a influncia de William Beveridge, tendo sido ele um dos primeiros a teorizar a funo assistencialista do Estado. Este socilogo ir fundar sua idia de assistncia na solidariedade nacional. A ONU constituda de uma Assemblia Geral, um Conselho de Segurana, uma Corte Internacional de Justia e um Conselho Econmico e Social, alm de uma Secretaria e do Trusteeship Council. Desta forma foram institucionalizadas as trs principais preocupaes, anunciadas anteriormente, na constituio da ONU: a segurana, a justia e o bem-estar, respectivamente. A idia da universalidade est representada na Assemblia Geral e a da diferenciao, principalmente, no Conselho de Segurana (Unam, 1995). A proposta inicial era construir um instrumento mundial de cooperao econmica que seria denominado Organizao Internacional do Comrcio. Mas, ante as tenses entre Leste e Oeste, o projeto derivou na criao do Gatt (Tamames, 1990). Somente depois do fim da Guerra Fria e das evolues nas negociaes da Rodada Uruguai (1986-1994) que foi possvel constituir, em 1995, a Organizao Mundial do Comrcio (OMC), que veio ocupar o lugar do Gatt. A Oece transformar-se-, em 1961, num frum mais amplo: a Organizao de Cooperao e de Desenvolvimento Econmico (OCDE). Para os que haviam assinado o Tratado de Paris criando a Comunidade Europia do Carvo e do Ao (Ceca), em 1951, e posteriormente o Tratado de Roma, em 1957, a integrao econmica respondia a ordens de preocupao bastante diferentes das que os EUA tinham na poca. O mais original na proposta da CEE era o objetivo de implantar instituies comuns e de fazer da integrao econmica a base sobre a qual deveria repousar o que mais tarde foi chamado de Maison Commune. Paralelamente, a deciso da Inglaterra de no aderir a esse projeto conduziu criao da AELC (Deblock e Brunelle, 1996). Num primeiro nvel, essa ampliao da margem de manobra passava pela transferncia de certas prerrogativas s instituies comuns; num segundo nvel, passava pela definio de polticas comuns; e, num terceiro nvel, passava para formas mais acabadas de integrao decorrentes da prpria evoluo desse processo. O recurso a Keynes em nvel da economia nacional aparecia como uma abordagem capaz de garantir a justaposio entre o nacional, o regional e o internacional. Por outro lado, uma das razes da existncia da nova ordem econmica internacional era a de reduzir, para no dizer eliminar, a empresa dos Estados-naes sobre o conjunto das relaes econmicas internacionais, fossem elas ligadas ao comrcio, aos investimentos ou ainda ao cmbio. Todavia, no contexto da poca, isto no queria dizer de forma alguma o retorno a uma situao de laisser-faire, mas ao contrrio: pretendia construir relaes mais seguras da mesma forma que poderiam ser as relaes econmicas no interior de cada uma das naes. A anlise de Harvey considera que houve uma mudana no regime de acumulao capitalista a partir da intensificao do processo de compresso do espao-tempo inerente ao capitalismo

40

ALAN BARBIERO E YVES CHALOULT

13 14

15

16 17

18 19 20 21 22

23

e vinculado ao modernismo como fora cultural , implicando um encurtamento do tempo e um encolhimento do espao, que se processam no de modo gradual ou contnuo, mas atravs de curtas e intensas imploses, durante as quais o mundo muda rapidamente, em direo incerta. Para ele, a ltima imploso comeou em torno de 1970, tendo origem na crise de superacumulao do sistema capitalista sob o regime fordista de produo de massa integrada e vertical. A resposta foi a emergncia de um regime flexvel de acumulao. Harry D. White era funcionrio adjunto do Secretrio da Tesouraria dos Estados Unidos. A pedido desta Secretaria, preparou a proposta dos EUA apresentada em Bretton Woods. Eduardo Surez, ento Secretrio da Fazenda e Crdito Pblico do Mxico, foi o chefe da Delegao de seu pas na Conferncia de Bretton Woods. Trs comisses foram constitudas durante a conferncia: uma presidida por White, outra por Keynes e uma terceira por Surez. A Delegao do Mxico apresentara, em julho de 1944, uma declarao intitulada Reconstruccin y desarrollo en pie de igualdad: propuesta de Mxico en Bretton Woods. Esta declarao, que continha a essncia do que estamos chamando de Plano Surez, obteve o apoio de outros pases latino-americanos, a exemplo do Brasil, Chile e Venezuela. Sobre o tema pode-se consultar Surez (1994) e Urquidi (1994). interessante perceber, no livro de Shotwell (1945), que a Amrica Latina praticamente no citada, dando sinal de que objetivamente ela no existia na perspectiva do cenrio dessa nova ordem mundial. Posteriormente incluir o Caribe, passando a se chamar Comisso Econmica para a Amrica Latina e o Caribe. Outros nomes importantes que devem ser citados na elaborao do pensamento cepalino em seu incio so: Celso Furtado, Osvaldo Sunkel, Anbal Pinto, Jos Medina Echavarra, Regino Botti, Juan Noyola Vrquez, Jorge Ahumada, entre outros. A baixa demanda, sobretudo nos pases menores, dificultava s vezes impossibilitava a industrializao nos setores de bens de consumo durveis e bens de equipamentos. Prebisch apresentava uma viso dualista do mundo marcada pela existncia de um centro industrializado e de uma periferia exportadora de matrias-primas. O autor cita as Naes Unidas. O conceito de regionalismo aberto servir de ponto de referncia central para se relanar a integrao regional. No Mercosul marcante a perspectiva de um processo de evoluo seguindo a seqncia: Zona de Livre Comrcio, Unio Aduaneira, Mercado Comum, podendo se chegar a uma Unio Econmica. Segue a lgica do modelo de regionalismo europeu, diferentemente da proposta do Nafta e da Alca, que no tm esse mesmo tipo de pretenso. O tripartismo aplicado em alguns rgos consultivos do Mercosul.

Bibliografia
BECK, Ulrich. A reinveno da poltica: rumo a uma teoria da modernidade reflexiva. In: GIDDENS, Anthony et alii. Modernizao reflexiva. So Paulo: UNESP, 1997. 264 p. p. 11-72. BIELSCHOWSKY, Ricardo. Cincuenta anos de pensamiento en la CEPAL: una resena. In: CEPAL. Cincuenta anos de pensamiento en la CEPAL. Textos Seleccionados, v. 1 e 2, Santiago: Fundo de Cultura, 1998. 947p. p. 9-61. CEPAL. Cincuenta anos de pensamiento en la CEPAL. Textos Seleccionados, v. 1 e 2, Santiago: Fundo de Cultura, 1998. 947p. ______. Regionalismo abierto en Amrica Latina y el Caribe. La integracin econmica en servicio de la transformacin productiva con equidad. 1994a. www.eclac.org/espanol/textosfund/Cepal6.html

O MERCOSUL E A NOVA ORDEM ECONMICA INTERNACIONAL

41

______ . Amrica Latina y Caribe: polticas para mejorar la insercin en la economia mundial, 1994b. www.eclac.org/espanol/textosfund/Cepal6.html CHESNAIS, Franois. A mundializao do capital. So Paulo: Xam, 1996. 335 p. DEBLOCK, Christian, BRUNELLE, Dorval. Un rgionalisme en trois dimensions: le projet des Amriques. Continentalisation, n 6, Montral: UQAM/GRIC, 1999. 35p. ______. Le rgionalisme conomique international: de la premire la deuxime gnration. Montral, 1996. www.unites.uqam.ca/gric DEBLOCK, Christian, CONSTANTIN, Christian. Intgration, rgionalisme et rgionalisation. Montral, 2000. www.unites.uqam.ca/gric DREIFUSS, Ren Armand. A poca das perplexidades. Mundializao, globalizao e planetarizao: a novos desafios. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1997. 350 p. ERRANDONEA, Alfredo. Hacia una definicin operacional del concepto de integracin. Revista Argentina de Relaciones Internacionales, Buenos Aires, n 9, p. 86-98, 1977. FEATHERSTONE, Mike. A globalizao da complexidade. Ps-modernismo e cultura de consumo. Revista Brasileira de Cincias Sociais, So Paulo, n 32, 1996. FERNNDEZ, Wilson. Mercosul: economa, poltica y estrategia en la integracin. Montevideo: Fundacin de Cultura Universitaria, 1992. GALTUNG, J. A structural theory of integration. Journal of Peace Research, New Jersey, v. 5 n 4, 1968. GIDDENS, Anthony. As Consequncias da modernidade. So Paulo: UNESP, 1991. 177 p. GIDDENS, Anthony, BECK, Ulrich, LASH, Scott. Modernizao reflexiva. Poltica, tradio e esttica na ordem social moderna. So Paulo: UNESP, 1997. 264 p. GMEZ, Jos Maria. Globalizao da poltica: mitos, realidades e dilemas. Trabalho apresentado no Congresso da ANPOCS, Caxambu, 1997. mimeo, 20 p. HARVEY, David. A condio ps-moderna. So Paulo: Loyola, 1996. 333 p. HIRST, Paul, THOMPSON, Grahame. Globalizao em questo. Petrpolis: Vozes, 1998. 364 p. a HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. O breve sculo XX, 1914-1991. 2 ed., So Paulo: Companhia das Letras, 1999. 598 p. HUNTINGTON, Samuel. O choque de civilizaes e a recomposio da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997. 455 p. KEYNES, John Maynard. Essais sur la monnaie et lconomie. Paris: Payot, 1978. 143 p. MARCOUX, Fanny. Intgration conomique et rgionalisme ouvert en Amrique Latine: des accords de Montevideo au Sommet de Miami. Continentalisation, n 1, Montral: UQAM/ GRIC, 1996. 24 p. NYE, Joseph. Peace in parts: integration and conflict in regional organisations. Boston: Little Brown, 1971. OMAN, Charles. Globalisation et rgionalisation: quels enjeux pour les pays en dveloppement? Paris: OCDE, 1994. 152 p. ORTIZ, Renato. Mundializao e cultura. So Paulo: Brasiliense, 1996. 234 p. PREBISCH, Ral. Cinq tapes dans ma rflexion sur le dveloppement. In: MEIER, Guy, SEERS, Denis. Les pionniers du dveloppement. Paris: Econmica, 1988. 376 p. p. 187-223. a SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mo de Alice. O social e o poltico na ps-modernidade. 3 ed. So Paulo: Cortez, 1997. 348 p. SHOTWELL, James. La grande dcision. New York: Bretanos, 1945. 436 p. SUREZ, Eduardo. La conferencia internacional de Bretton Woods de 1944. Comercio Exterior, Mxico, v. 44, n 10, p. 848-852, 1994. TAMAMES, Ramn. Estructura econmica internacional. Mxico: CONACULTA/Alianza editorial, 1990. 256 p. TAVARES, Maria da Conceio. Da substituio de importaes ao capitalismo financeiro. Ensaio a sobre a economia brasileira. 7 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 263 p.

42

ALAN BARBIERO E YVES CHALOULT

UNAM. 50 anos de las Nacones Unidas. Relaes Internacionais, Mxico, n 65, p. 1-106, 1995. URQUIDI, Victor. Bretton Woods: un recorrido por el primer cincuentenario. Comercio Exterior, Mxico, v. 44, n 10, p. 838-847, 1994. VIOLA, Eduardo, OLIVEIRA, Alejandro. Globalizao, sustentabilidade e governabilidade democrtica no Brasil. In: TRINDADE, Antnio Canado, CASTRO, Marcus Faro de (Orgs.). A sociedade democrtica no final do sculo. Braslia: Paralelo 15, 1997. 255 p. p. 179-254.

Resumo
O objetivo deste artigo compreender o contexto internacional que possibilitou a criao do Mercosul e as condies que favoreceram a definio de seu modelo. Se por um lado esse contexto foi marcado pela globalizao, por outro a evoluo do regionalismo econmico deixar fortes traos no formato da integrao dos pases do Cone Sul. As transformaes mundiais marcadas pela nova ordem internacional do Ps-guerra e, posteriormente, pelo fim da Guerra Fria no deixaro de influenciar a Amrica Latina. Atravs de uma abordagem histrico-analtica, os autores buscam mostrar que o Mercosul adotou caractersticas de duas geraes distintas do regionalismo, como resultado de uma experincia histrica particular.

Abstract
This article analyzes the international context which allowed the creation of the Southern Common Market (Mercosur) and the conditions which generated the definition of its model. If, on one hand, globalization had an impact on this context, on the other, the evolution of economic regionalism will strongly influence the type of integration of Mercosur countries. The world transformations, linked to the Post War new international order and to the end of Cold War, will influence Latin America. Through an historical and analytical approach, the authors show that Mercosur adopted features of two different generations of regionalism, as a result of a specific historical experience. Palavras-chave: Mercosul. Ordem econmica internacional. Globalizao, Regionalizao. Key words: Mercosur. International economic order. Globalization. Regionalization.

Anda mungkin juga menyukai