Anda di halaman 1dari 3

O sistema de grupo sangneo Rh

Quase quatro dcadas aps a descoberta do sistema de grupo sangneo ABO, outro fato que revolucionou a prtica da medicina transfusional foi a identificao, tambm em humanos, do fator Rh, observado no sangue de macacos Rhesus.

Na populao branca, cerca de 85% das pessoas possuem o fator Rh nas hemcias, sendo por isso chamados de Rh+ (Rh positivos). Os 15% restantes que no o possuem so chamados de Rh- (Rh negativos).

Incompatibilidade sangnea no sistema Rh

importante conhecer o tipo sangneo em relao ao sistema Rh, pois tambm nesse caso podem ocorrer reaes de incompatibilidade em transfuses de sangue.

Um indivduo Rh negativo s deve receber transfuso de sangue Rh negativo. Caso receba sangue Rh positivo, haver sua sensibilizao e a formao de anticorpos Anti-Rh.

Eritroblastose fetal

Os anticorpos Anti-Rh so responsveis por uma doena conhecida como eritroblastose fetal ou doena hemoltica do recm-nascido, que decorre da incompatibilidade sangnea entre a me e o feto (ela Rh- e ele Rh+), resultando na destruio das hemcias do feto pelos anticorpos AntiRh produzidos pela me.

Em 1951, eram conhecidos nove sistemas de grupos sangneos: Atualmente, so 23.


Fonte: Fundao Pr-sangue

Incompatibilidade sangunea (Eritroblastose fetal ou Doena hemoltica por incompatibilidade Rh)


O agente Rh uma protena sangunea que pode ou no estar presente no sangue humano. No primeiro caso, diz-se que a pessoa possui Rh (Rh positivo); no outro, Rh (Rh negativo). Eritroblastose fetal uma doena hemoltica causada pela incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal. Ela se manifesta, quando h incompatibilidade sangunea referente ao Rh entre me e feto, ou seja, quando o fator Rh da me negativo e o do

feto, positivo. Quando isso acontece, durante a gestao, a mulher produz anticorpos anti-Rh para tentar destruir o agente Rh do feto, considerado intruso. Uma vez produzidos, esses anticorpos permanecem na circulao da me. Caso ela volte a engravidar de um beb com Rh positivo, os anticorpos produzidos na gravidez anterior destroem as hemcias (glbulos vermelhos do sangue) do feto. Para compensar essa perda, so fabricadas mais hemcias, que chegam imaturas ao sangue e recebem o nome de eritroblastos. O primeiro filho, portanto, apresenta menos risco de desenvolver a doena do que os seguintes, porque a me Rh- ainda no foi sensibilizada pelos anticorpos anti-Rh. No entanto, na falta de tratamento, esses anticorpos produzidos na primeira gestao podem destruir as hemcias do sangue dos prximos fetos Rh . Sintomas A doena hemoltica por incompatibilidade de Rh varia de leve grave. Os sintomas vo desde anemia e ictercia leves deficincia mental, surdez, paralisia cerebral, edema generalizado, fgado e bao aumentados, ictercia, anemia graves e morte durante a gestao ou aps o parto. Recm-nascido portador da enfermidade tem uma cor amarelada, porque a hemoglobina das hemcias destrudas convertida em bilirrubina pelo fgado e seu acmulo provoca um quadro de ictercia na criana. Diagnstico A pesquisa de anticorpos anti-Rh por meio do teste de Coombs indireto o principal exame a ser realizado durante o pr-natal de me com Rh negativo cujo parceiro Rh positivo, ou que tenha recebido uma transfuso de sangue inadequado. Esse exame deve ser repetido mensalmente para verificar a existncia de anticorpos anti-Rh. Em caso positivo, a mulher precisa tomar uma dose de 300 mg de gamaglobulina antiRh, um concentrado de anticorpos que combate os antgenos Rh. A aplicao deve ser feita por via intramuscular aps 72 horas do parto do primeiro filho, aps aborto espontneo ou induzido ou gravidez ectpica. Como os anticorpos da imunoglobulina destroem as clulas Rh positivas do feto, a me no produzir anticorpos anti-Rh. Desse modo, na gestao seguinte, o feto no desenvolver eritroblastose. Administrar outra dose de imunoglobulina na 28 semana de gestao pode representar uma medida adicional de segurana. Tratamento e preveno A preveno o melhor tratamento para a doena hemoltica por incompatibilidade de RH e deve comear antes mesmo de a mulher engravidar. No entanto, se o beb nascer com a doena, a primeira medida teraputica substituir seu sangue por meio de transfuso de sangue negativo, que no ser destrudo pelos anticorpos anti-Rh da me que passaram ao filho atravs da placenta. Como vivem cerca

de trs meses, as hemcias transferidas sero substitudas aos poucos pelas do beb cujo fator Rh positivo. Quando isso ocorrer por completo, no haver mais anticorpos antiRh da me na circulao do filho. Recomendaes * Toda mulher deve saber qual seu fator Rh e o do seu parceiro antes de engravidar;To logo seja confirmada a gravidez, mulher Rh negativo com parceiro Rh positivo deve realizar o exame de Coombs indireto para detectar a presena de anticorpos anti-Rh no sangue; * Aps 72 horas do parto do primeiro filho, nos casos de incompatibilidade sangunea por fator RH, a mulher deve tomar gamaglobulina injetvel para que os anticorpos antiRh sejam destrudos. * Desse modo, os anticorpos presentes em seu sangue no destruiro o sangue do prximo filho.
Fonte: http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/5344/incompatibilidade-sanguinea

Anda mungkin juga menyukai