Anda di halaman 1dari 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAO FSICA

MANUAL PARA APRESENTAO DE ARTIGOS EM PERIDICOS

Elaborado por Biblioteca Prof. Asdrbal Ferreira Batista

Campinas 2007

SUMRIO

1 Apresentao ....................................................................................................................... 2 Estrutura ............................................................................................................................... 2.1 Elementos pr-textuais ......................................................................................................... 2.2 Elementos textuais ............................................................................................................... 2.3 Elementos ps-textuais ....................................................................................................... 2.4 Siglas ................................................................................................................................... 2.5 Equaes e frmulas ............................................................................................................ 2.6 Ilustraes ............................................................................................................................ 2.7 Tabelas ................................................................................................................................. 3 Monografia em formato de artigo ......................................................................................... REFERNCIAS ..........................................................................................................................

02 02 02 03 04 05 06 06 07 07 08

1 - Apresentao

Publicao peridica cientifica impressa um dos tipos de publicaes seriadas, que se apresenta sob a forma de revista, boletim, anurio etc., editada em fascculos com designao numrica e/ou cronolgica, em intervalos prfixados (periodicidade), por tempo indeterminado, com a colaborao, em geral, de diversas pessoas, tratando de assuntos diversos, dentro de uma poltica editorial definida, e que objeto de Numero Internacional Normalizado (ISSN). Artigo cientfico: parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas processos e resultados nas diversas reas do conhecimento. Artigo de reviso: parte de uma publicao que resume, analisa e discute informaes j publicadas. Artigo original: parte de uma publicao que apresenta temas ou abordagens originais.

2 - Estrutura

A estrutura de artigos publicados em peridicos cientficos est denominada na norma NBR 6022, criada para especificar a apresentao de Artigos em publicao peridica cientfica impressa cuja atualizao foi realizada em Maio de 2003. Esta estrutura constituda de trs partes: elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais.

2.1 Elementos pr-textuais

A ordem de disposio dos elementos a seguinte:

Ttulo, e subttulo (se houver). Eles devem figurar na pgina de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:) e na lngua do texto.

Exemplo

Esporte, cidade e natureza: um estudo de caso

Autor(es). Nome(s) do(s) autor(es) acompanhado(s) de breve currculo que o(s) qualifique na rea de conhecimento do artigo. O currculo, bem como os endereos postal e eletrnico, devem aparecer em rodap indicado por asterisco na pgina de abertura ou, opcionalmente, no final dos elementos ps-textuais, onde tambm devem ser colocados os agradecimentos do(s) autor(es) e a data de entrega dos originais redao do peridico. Exemplo
Dbora Alice Machado da Silva*

_____________ * Mestranda em Educao fsica FACIS/Unimep-Piracicaba, Licenciada e Bacharel em Educao Fsica pela UNICAMP. Especialista em Lazer e Educao pela Universidade Paris Nord. Membro do GPL Grupo de Pesquisas em Lazer (FACIS/Unimep).

Resumo na lngua do texto. Elemento obrigatrio, constitudo de uma seqncia de frases concisas e objetivas e no de uma simples enumerao de tpicos, no ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do contedo (palavras-chaves) conforme NBR 6028. Este resumo pode ser indicativo indica apenas os pontos principais do documento, no apresentando dados qualitativos, quantitativos etc; ou informativo informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e concluses do documento. Palavras-chave na lngua do texto. Elemento obrigatrio, devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expresso Palavras-chave: e separadas entre si por ponto e tambm finalizadas por ponto.

Exemplo

Resumo O fenmeno esporte um dos contedos mais aplicados na educao fsica escolar brasileira; alvo de constantes discusses dos pesquisadores e estudiosos do tema, este fenmeno ser aqui abordado a partir da amplitude de possibilidades metodolgicas que o mesmo oferece ao longo do processo de ensino e aprendizagem na escola, que agregadas a uma perspectiva educacional permitem a ampliao da interveno do professor. luz da pedagogia do esporte, sero discutidos os propsitos do esporte dentro do programa de educao fsica escolar; uma breve discusso acerca dos mtodos de ensino e do estmulo de competncias na escola atravs do esporte ser encaminhada a seguir. Por fim, j nas consideraes finais, sero contempladas as possibilidades de interveno no e pelo esporte a partir dos referenciais metodolgico e scio-educativo. Palavras-chave: Pedagogia do esporte. Interveno pedaggica. Ambiente escolar.

2.2 Elementos textuais

A ordem de disposio dos elementos a seguinte:

Introduo. Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitao do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema do artigo. Desenvolvimento. Parte principal do artigo que contm a exposio ordenada do assunto tratado. Divide-se em sees e subsees, conforme a NBR 6024/2003, que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo. Concluso. Parte final do artigo, na qual se apresentam as concluses correspondentes aos objetivos e hipteses. Estes elementos devem ser desenvolvidos em concordncia das normas NBR 6024/2003 para Numerao progressiva das sees de um documento; NBR 10520/2002 para Apresentao de Citaes de Documentos; IBGE/1993 Normas para tabular. Para saber mais informaes sobre citaes, consulte o Manual para citaes bibliogrficas.

2.3 Elementos ps-textuais

A ordem de disposio dos elementos a seguinte: Ttulo, e subttulo em lngua estrangeira devem figurar logo aps a concluso do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:) e precedem o resumo em lngua estrangeira. Resumo em lngua estrangeira um elemento obrigatrio, sendo uma verso do resumo na lngua do texto com as mesmas caractersticas (em ingls Abstract, em espanhol Resumen, em francs Resume, por exemplo). Palavras-chave em lngua estrangeira um elemento obrigatrio, sendo uma verso das palavras-chave na lngua do texto para a mesma lngua do resumo em lngua estrangeira (em ingls Keywords, em espanhol Palabras clave, em francs Mots-cls, por exemplo). Exemplo
ABSTRACT The phenomenon sport is one of the contents more applied in the physical education pertaining to school in Brazil; target of constant quarrels of the studious researchers and of the subject, this phenomenon will be boarded here from the amplitude of methodologies possibilities that the same it offers to long of the process of teaching and the learning in the school, that added to an educational perspective allow the magnifying of the intervention of the professor. To the light of the pedagogy of the sport, the intentions of the sport inside of the program of pertaining to school physical education will be argued; one soon quarrel concerning the methods of education and the stimulaton of abilities in the school through the sport will be directed to follow. Finally, already in the final words, the possibilities of intervention in and for the sport from the methodologies and partner-educative views. Keywords: pedagogy in sports; intervention of the professor; school.

Nota(s) explicativa(s). A numerao das notas explicativas feita em algarismos arbicos, devendo ser nica e consecutiva para cada artigo. No se inicia a numerao a cada pgina.

Exemplo

No texto e no rodap: Os pais esto sempre confrontados diante das duas alternativas: vinculao escolar ou vinculao profissional1.

________________________
1

Sobre essa opo dramtica, ver tambm Morice (1996, p. 269-290).

Referncias. Elemento obrigatrio formam o conjunto de informaes que permitem identificar as publicaes citadas no trabalho. Elas devem ser relacionadas em lista prpria e devem incluir todas as fontes efetivamente utilizadas para a elaborao do trabalho. (FRANA, 2003).

A norma que rege este elemento a NBR 6023 revisada em agosto de 2002. Para saber mais sobre como fazer as referncias consulte o Manual de Referncias. Glossrio. Elemento opcional, elaborado em ordem alfabtica. Anexo um elemento opcional, e consiste em texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao mas que no se incluem no texto para no prejudicar a seqncia lgica da leitura. (FRANA, 2003). O(s) anexo(s) deve(m) ser citado(s) no texto, entre parnteses, quando vier no final da frase ou sem se inserido(s) na redao. Os anexos devem ser identificados pela palavra ANEXO, travesso e ordem alfabtica, acompanhados de seus respectivos ttulos. Apndice um elemento opcional e consiste em texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao, sem prejuzo da unidade nuclear do trabalho. Segue as mesmas regras do anexo para apresentao. Deve ser identificado pela palavra APNDICE, travesso e ordem alfabtica, acompanhado de seu respectivo ttulo.

2.4 Siglas Quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parnteses.

Exemplo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT)

2.5 Equaes e frmulas

Aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar sua leitura. Na seqncia normal do texto, permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, ndices e outros). Quando destacadas dos pargrafos so centralizadas e, se necessrio, deve-se numer-las. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espao, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adio, subtrao, multiplicao e diviso.

Exemplo
X2 + y2 = z2 (1) (x2 + y2)/5 = n(2)

2.6 Ilustraes

Qualquer

que

seja

seu

tipo

(desenhos,

esquemas,

fluxogramas,

fotografias, grficos, mapas, quadros e outros), sua identificao aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos, do respectivo ttulo e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustrao deve ser inserida o mais prximo possvel do trecho a que se refere, conforme o projeto grfico.

Exemplo

Figura 1: Exemplo de ilustrao.

2.7 Tabelas

Muitos confundem, mas existe diferena entre tabelas e quadros. De acordo com ABNT (2002b, apud FRANA, 2003, p. 95) as tabelas apresentam informaes tratadas estatisticamente enquanto que os quadros contm informaes textuais agrupadas em colunas (grifo nosso). As tabelas e os quadros devem conter um ttulo claro e conciso, sem abreviaes, localizado acima deles. O ttulo deve indicar, alm da natureza do assunto, as abrangncias geogrfica e temporal dos dados numricos. Eles no devem ser fechados lateralmente, nem se colocam traos horizontais separando os dados numricos. (Frana, 2003). A fonte deve ser citada abaixo da tabela ou quadro, em letra maiscula e minscula para indicar a autoridade/informaes da tabela, precedida da palavra Fonte: As tabelas devem ser elaboradas de acordo com a Norma de Apresentao Tabular do IBGE, edio de 1993.

Exemplo

TABELA 1 Produo e distribuio regional das fbricas em operao Brasil - 1980


REGIO TOTAL Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste PRODUO Toneladas 25.347.202 303.034 3.403.709 17.101.891 2.887.727 1.759.801 % 100,00 1,19 13,42 67,47 11,38 6,64

Fonte: Tabulaes Especiais da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, 1981, p. 39.

Fonte: Frana (2003, p. 97)

3 Monografia em formato de artigo

As monografias podem ser feitas em formato de artigo para publicao porm no descartam alguns elementos que so essenciais na apresentao do trabalho, como os elementos pr-textuais obrigatrios como capa; folha de rosto; ficha catalogrfica; resumo e abstract em folhas distintas; sumrio; lista de figuras, de abreviaturas, de quadros, de tabelas, se houverem; e itens ps textuais obrigatrios

como Referncias em folha distinta; Anexo(s) em folha(s) distinta(s); Apndice(s) em folha(s) distinta(s). Estes elementos so elaborados de acordo com a NBR 14724 para Apresentao de Trabalhos Acadmicos. Para maiores informaes utilize o Manual de normalizao e apresentao de trabalhos acadmicos, disponvel no site da FEF (www.fef.unicamp.br) ou consulte-o na biblioteca.

REFERNCIAS

ABNT ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: Artigo em publicao peridica cientifica impressa. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ABNT ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: Referncias elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ABNT ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: Numerao progressiva das sees de um documento. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ABNT ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6028: Resumos. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ABNT ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: Citaes em documentos - apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ABNT ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: Trabalhos acadmicos - apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

FRANA, J. L. et al. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 6.ed. Rev. e ampl. Belo Horizonte: Ed. Da UFMG, 2003.

IBGE INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Normas de apresentao tabular. 2003. Disponvel em: <http://www.sei.ba.gov.br/norma_tabular/normas_apresentacao_tabular.pdf> Acesso em: 20 junho 2006.

BIBLIOTECA PROFESSOR ASDRUBAL FERREIRA BATISTA. Manual de normalizao e apresentao de trabalhos acadmicos. Campinas: FEF/UNICAMP, 2007.

Anda mungkin juga menyukai