Anda di halaman 1dari 22

CONCEITOS BSICOS DE CNCS

Introduo Hoje, controle numrico computadorizado (CNC) so mquinas encontradas em quase todos os lugares, das pequenas oficinas de usinagem as grandiosas companhias de manufatura. Na realidade quase no existem produtos fabris que no estejam de alguma forma relacionados tecnologia destas mquinas ferramentas inovadoras. Todos envolvidos nos ambientes industriais deveriam estar atentos ao que se possvel fazer com estas maravilhas tecnolgicas. Por exemplo, o projetista de produto precisa ter bastante conhecimento de CNC para aperfeioar o dimensionamento e tcnicas de tolerncia das peas produtos a serem usinadas nos CNCs. O projetista de ferramentas precisa entender de CNC para projetar as instalaes e as ferramentas cortantes que sero usadas nas mquinas CNC. Pessoas do controle de qualidade deveriam entender as mquinas CNC usadas em suas companhias para planejar controle de qualidade e controle de processo estatstico adequadamente. Pessoal de controle de produo deveria conhecer esta tecnologia de suas companhias para definirem os tempos de produo de modo realstico. Gerentes, supervisores, e lderes de time deveriam entender bem de CNC para se comunicarem inteligentemente com trabalhadores da mesma categoria. E no precisaramos nem dizer nada sobre os programadores CNC, as pessoas de organizao, operadores, e outros trabalhando diretamente ligados com os equipamentos CNC eles tm que ter um entendendo muito bom desta tecnologia. Neste texto, ns exploraremos os fundamentos dos CNCs, mostrando muito do que envolvido em o se usar estas mquinas sofisticadas. Nossa meta primordial ser lhe ensinar como aprender sobre CNC. Para leitores que trabalham eventual ou diretamente com mquinas CNCs, ns lhe mostraremos os fundamentos de cada uma das principais funes do CNC. Alm disto sugeriremos como voc pode aprender mais sobre cada uma destas funes CNC, como se aplica a sua mquina CNC (em particular). concluso desta apresentao, voc dever ter um entendido bem como e porque CNC funciona, como fazer e entender essas coisas que voc precisa conhecer relativamente bem para trabalhar com qualquer tipo de mquina CNC. Para leitores que no trabalharo diretamente com equipamentos CNCs no futuro prximo, nossa meta secundria ser lhe dar um conhecimento de funcionamento razovel da tecnologia CNC. concluso desta apresentao, voc dever estar o suficiente confortvel com os fundamentos do CNC e dever poder comunicar inteligentemente com outros em sua companhia sobre seu equipamento. Para proceder de uma maneira organizada, usaremos alguns "conceitos" fundamentais que enquadram a maioria das mquinas contempladas com CNC. Todas as funes CNC mais importantes sero organizadas em dez

conceitos chaves. Pense deste modo. Se voc puder entender estes dez princpios bsicos, voc estar a caminho de ser um profissional proficiente com CNC. Nosso foco principal estar nas duas formas mais populares das mquinas CNCs (fresadoras e tornos CNC), estes dez conceitos chaves podem ser aplicados virtualmente qualquer tipo de mquina de CNC. quase impossvel que esta apresentao seja extremamente especfica sobre qualquer mquina CNC em particular com tantos tipos existentes. Os conceitos fundamentais nos permitem ver as caractersticas principais dos CNCs em condies mais gerais, acentuando os detalhes mais tcnicos e mais usuais a qualquer mquina CNC. Com esta base, voc estar apito a reconhecer os princpios especficos de qualquer mquina CNC que esteja trabalhando. Como ainda uma terceira meta, esta apresentao dever ajudar aos instrutores CNCs. Os conceitos fundamentais podero ser demonstrados em tempos propcios para apresentaes em cursos de CNC ao vivo. Este mtodo de apresentao ajudar os instrutores a organizar os conceitos CNC em modo extremamente lgico e fcil para se entender as lies. Fundamentos dos CNCs "Embora a inteno desta apresentao seja lhe ensinar o uso dos CNCs, ajudar tambm a entender por que estas mquinas sofisticadas ficaram to populares. Aqui estaro alguns dos benefcios mais importantes que se oferece atravs de equipamentos CNCs." O primeiro benefcio oferecido por todas as formas de mquinas ferramentas CNC sem duvida a automatizao. A interveno de operador relacionada a peas produto drasticamente reduzida ou eliminada. Muitas mquinas CNC podem rodar sem nenhum acompanhamento humano durante um ciclo de usinagem completo, permitindo ao operador tempo livre para desempenhar outras tarefas. Isto permite ao usurio CNC vrios benefcios que incluem fadiga de operador reduzida, menos enganos causados por erro humano, usinagem consistente e em tempo previsvel para cada produto. Considerando que a mquina estar correndo sob controle de um programa, o nvel de habilidade requerido do operador de CNC (relacionado a pratica de usinagem bsico) tambm reduzido quando comparado a um operador de mquinas ferramentas convencionais. O segundo benefcio principal da tecnologia CNC so peas consistentes e precisas. As mquinas CNC de hoje ostentam preciso incrvel das especificaes e tambm quanto a repetibilidade. Isto significa que uma vez que um programa esteja testado e aprovado, podem ser produzidos dois, dez, ou mil produtos idnticos facilmente com preciso e consistncia adequadas. Um terceiro benefcio oferecido pela maioria das mquinas ferramentas CNC a flexibilidade. Desde que estas mquinas so rodadas sob controle de programas, pois cortar um produto diferente quase to fcil quanto carregar um programa diferente. Uma vez que um programa foi verificado e foi

executado para produo, pode ser substitudo facilmente por um prximo tipo de pea a ser cortada. Isto nos leva a outro benefcio, o de trocas rpidas de "setup". Desde que estas mquinas so muito fceis de se montar e produzir um certo produto, e considerando-se que podem ser carregados programas facilmente, eles permitem tempos de "setup" muito curtos. Isto imperativo com as exigncias de produo dos nossos dias. Controle de movimento - O corao do CNC

Figura 1. O movimento de uma mesa de mquina convencional acionado pelo operador que gira uma manivela (manpulo). O posicionamento preciso realizado pelo operador que conta o nmero de voltas a ser dada na manivela com graduaes no dial (anel graduado) desta forma dependendo exclusivamente da percia do operador.

A funo mais bsica de qualquer mquina CNC o controle de movimento automtico, preciso, e consistente. Todos equipamentos CNC que tenha duas ou mais direes de movimento, so chamados eixos. Estes eixos podem ser preciso e automaticamente posicionados ao longo dos seus movimentos de translao. Os dois eixos mais comuns so lineares (dirigido ao longo de um caminho reto) e rotativos (dirigido ao longo de um caminho circular). Em vez de serem movimentadas virando manivelas manualmente como feito em mquinas ferramentas convencionais, as mquinas CNCs tm seus eixos movimentados sob controle de servo motores do CNC, e guiado pelo programa de pea. Em geral, o tipo de movimento (rpido, linear e circular), Para os eixos se moverem, a quantidade de movimento e a taxa de avano (feed rate) programvel em quase todas mquinas ferramentas CNC. A figura 1 (acima) mostra o controle de movimento de uma mquina convencional. A figura 2 (abaixo) mostra um movimento de eixo linear de uma mquina CNC.

Figura 2. Uma mquina CNC recebe a posio comandada do programa CNC. O servo motor acionado com a quantidade correspondente de giros no fuso de esferas de ao, na velocidade adequada para posicionar a mesa onde foi comandada ao longo de um eixo linear. Um dispositivo de avaliao confirma se a quantidade de giros no fuso guia realmente ocorreu.

Um comando CNC executado dentro do controle (comumente por um programa) diz para o servo motor girar um nmero preciso de vezes. A rotao do servo motor gira o fuso que passa em um suporte da mesa que esta montada sobre barramento, quando o fuso gira os sulcos do mesmo fora a mesa em uma direo e esta desliza sobre o barramento de apoio gerando movimento em uma direo. Este fuso movimenta o eixo linear. Um dispositivo de avaliao no final oposto deste fuso roscado permite o controle para confirmar que o nmero comandado de rotaes aconteceu. Embora uma analogia bastante rstica, o mesmo movimento linear bsico pode ser encontrado em uma mquina convencional. Quando se gira a manivela, voc girar um eixo com rosca (parafuso sem fim), o qual movimenta a mesa em uma direo especfica. Por comparao, um eixo linear em uma mquina ferramenta CNC extremamente preciso. O nmero de rotaes do fuso dirige precisamente o servo motor e controla a quantidade de movimento linear ao longo deste eixo. Como comandado o movimento de um eixo - Entendendo os sistemas de coordenadas. Seria inconcebvel para o usurio CNC gerar movimento de eixo tentando controlar o servo motor de cada eixo, quantas vezes deveria girar este fuso para comandar uma determinada quantidade de movimento linear. (Isto estaria como ter que entender quantas voltas da manivela em um anel graduado para movimentar a mesa em um milmetro exatamente!). Em vez disto, todos os controles CNC permitem comandar o movimento do eixo de um modo muito mais simples e mais lgico utilizando alguma forma de sistema de coordenada.

Os dois sistemas de coordenadas mais populares da maioria usado nas mquinas CNCs o sistema de coordenada cartesiano ou coordenada retangular e o sistema de coordenada polar. Sem dvida, o mais comum o sistema de coordenada retangular, e ns o usaremos para todas as discusses feitas nesta apresentao. Uma aplicao muito comum para o sistema de coordenada retangular so os grficos. Quase todo o mundo j teve que fazer ou interpretar um grfico. Desde que a necessidade para se utilizar grficos to trivial, e isto se assemelha muito ao que exigido para causar movimento de eixo em uma mquina de CNC, revisemos os fundamentos dos grficos.

Figura 3. O grfico ilustra o uso de linhas bsicas, os incrementos usados para cada linha bsica, e a origem pontual para as duas linhas bsicas (horizontal e vertical).

Figura 3 (acima) um grfico da produtividade de uma companhia durante ano passado. Como em qualquer grfico de duas dimenses, este grfico tem duas linhas de base. Cada linha bsica usada para representar algo. O que a linha bsica representa por incrementos, alm do que, cada linha bsica tem seus limites. Em nosso exemplo de produtividade, a linha bsica horizontal est sendo usada para representar tempo. Para esta linha bsica, o incremento de tempo est em meses. Note que esta linha bsica tem inicio em janeiro e final em dezembro. A linha bsica vertical representa produtividade. A produtividade est dividida de dez em dez por cento cada incremento, inicia-se em zero por cento de produtividade e finaliza-se nos cem por cento. A pessoa que fez o grfico observou a produtividade da companhia para janeiro do ano passado e posio de produtividade no grfico durante janeiro, um ponto ento foi apontado no grfico. Isto ento foi repetido em fevereiro, maro, e cada ms do ano. Uma vez que todos pontos foram l colocados, uma linha ou curva passada em cada um dos pontos o que tornar mais claro o desempenho da companhia no ano passado. Tomamos o que sabemos agora sobre grficos e relacionamos ao eixo de

movimento do CNC. Em vez de plotar os pontos tericos para representar idias conceituais, o programador de CNC plotar os pontos do final fsico para cada movimento de eixo. Cada eixo linear da mquina ferramenta pode ser pensado como uma linha bsica do grfico. Como os grficos de linhas bsicas os eixos esto divididos em incrementos. Mas em vez de estar dividido em incrementos de idias conceituais como tempo e produtividade, cada eixo linear do sistema de coordenada retangular de uma mquina CNC est dividido em incrementos mensurveis em mm (medida de distancia). No modo de polegadas modo, o incremento menor pode ser 0.0001 polegada. No modo mtrico, o incremento menor pode ser 0.001 milmetro. (A propsito, para eixo rotativo o incremento 0.001 graus.) Assim como os grficos, cada eixo no sistema de coordenadas da mquina CNC tem que iniciar em algum lugar. Com o grfico, a linha bsica horizontal comeou a janeiro e a linha bsica vertical comeou na produtividade de zero %. Este lugar aonde as linhas bsicas verticais e horizontais se encontram chamado o ponto de origem do grfico. Para propsitos de CNC, este ponto de origem chamado pelo programa comumente: ponto zero (tambm chamado de zero de trabalho, zero pea, ou origem do programa).

Figura 4. O sistema de coordenada retangular para o plano XY. O ponto zero do programa estabelece o ponto de referncia para movimento comandado em um programa de CNC. Isto permite para ao programador especificar movimentos de um local comum. Se o zero de programa for sabiamente escolhido, normalmente podem ser tomadas as coordenadas precisas para o programa diretamente.

Figura 4 (acima) mostra como so comandados os movimentos de eixo comumente em mquinas CNC. Por exemplo, os dois eixos que ns estamos mostrando so chamados de X e Y, mas lembre-se de que no programa o zero pode ser aplicado a qualquer eixo. Embora o nome de cada eixo mude em cada tipo de mquina CNC a outros (outros nomes comuns incluem Z, A, B, C, U, V, e W), este exemplo deveria ser usado para mostr-lo bem como o movimento de eixo pode ser comandado.

Como pode ver, a posio mais baixa no canto e mais a esquerda da pea ser correspondente posio zero para cada eixo. Quer dizer, o canto mais baixo esquerda da pea o ponto zero do programa. Antes de escrever o programa, o programador dever determinar a posio zero do programa. Tipicamente, o ponto zero do programa escolhido como o ponto onde todas as dimenses se iniciam. Com esta tcnica, se o programador deseja enviar a ferramenta a uma posio 10 milmetros direita do ponto zero do programa, X10.0 comandado. Se o programador deseja que a ferramenta mova se a uma posio de 10 milmetros sobre o ponto zero do programa, Y10.0 comandado. O controle determinar quantas vezes automaticamente ira girar o servo motor de cada eixo e assim fazer o eixo alcanar o ponto de destino comandado. Isto faz com que o programador comande o movimento de eixo de uma maneira muito lgica. Com os exemplos dados, todos os pontos aconteceram para cima e direita do ponto zero do programa zero. Esta rea, acima e direita do ponto zero do programa chamado de primeiro quadrante (neste caso, quadrante nmero um). No so raras mquinas CNC que trabalhem em outros quadrantes. Quando isto acontecer, pelo menos um das coordenadas deve ser especificado como negativa. Figura 5 (abaixo) mostra a relao dos quatro quadrantes como tambm as representaes "mais e menos" que requereram para cada. Figure 6 (abaixo) mostra uma aplicao comum onde os pontos finais ocorrem entre os quatro quadrantes e coordenadas negativas devem ser especificadas.

Figura 5. Se um ponto aparecer num programa CNC em qualquer quadrante diferente do primeiro quadrante, um sinal de menos dever ser includo em pelo menos um dos seus eixos.

Absoluto versus incremental Todas as discusses sobre este ponto assumem que o modo absoluto de programar deve ser usado. No modo absoluto, as coordenadas dos pontos de todos os movimentos sero especificadas a partir do ponto zero do programa. Para novatos, normalmente este o melhor e mais fcil mtodo de especificar as posies para comandos de movimento. Porm, h outro modo de especificar os movimentos de eixo. O modo incremental onde se especificado os movimentos a partir da posio atual da ferramenta, no do zero do programa. Com este mtodo de movimento dominante, o programador tem que estar perguntando. "Quo distante eu deveria mover a ferramenta?", so to raras as vezes que este mtodo til que atualmente esta se transformando em coisa do passado, em geral, este mtodo mais incmodo e difcil. importante tomar muito cuidado ao se fazer os comandos de movimento. Os novatos tm a tendncia para pensar incrementalmente. Trabalhando se no modo absoluto (como deveria ser feito), o programador sempre deveria estar perguntando "A que posio a ferramenta deveria ser movida?" Esta posio relativa ao zero do programar, no da posio atual da ferramenta. Figura 6 (abaixo) mostra duas sries idnticas de movimentos, um no modo incremental e a outra no modo absoluto. Movimento absoluto versus movimento incremental

Figura 6. muito fcil de dizer o local preciso da ferramenta em qualquer comando dado pelo modo absoluto. No modo incremental, pode ser muito difcil determinar a posio atual da ferramenta para um determinado comando de movimento.

Alem de ser muito fcil de determinar a posio atual para qualquer comando, outro benefcio de se trabalhar no modo absoluto tem a ver com enganos feito

durante comandos de movimento. No modo absoluto, se um erro de movimento cometido em um comando do programa, s um movimento estar incorreto. Por outro lado, se um erro cometido durante movimentos por incrementos, todos os movimentos a partir deste ponto tambm estaro errados. Lembre se de que o controle CNC precisa saber onde voc definiu o ponto zero do programa assim como se passa informao de uma pessoa para outra. Como isto varia dramaticamente de uma mquina CNC para outra. Um mtodo mais antigo e usual nomear o zero de programa no programa. Com este mtodo, o programador diz ao controle a posio do ponto zero do programa em relao ao ponto zero da mquina. Isto comumente passado ao controle pelo cdigo G92 (ou G50) este comando colocado pelo menos no comeo do programa e possivelmente no comeo de cada ferramenta. Um modo mais novo e melhor para nomear zero do programa por alguma forma de compensao. Fabricantes de controle de centros de usinagem normalmente chamam estas compensaes de "Offsets" do zero de instalao. Fabricantes de centro de torneamento comumente chamam estas compensaes para cada tipo de desenho da ferramenta. Mais modos de como os programas podem ser zerados sero apresentados durante conceito fundamental nmero quatro. Outros pontos sobre movimentos de eixos At este ponto, nossa preocupao primria foi lhe mostrar como determinar o ponto de cada comando de movimento. Como voc pode perceber, enquanto fazendo isto foi requerida uma compreenso do sistema de coordenada retangular. Porm, h outras preocupaes como um movimento acontecer. Por exemplo, o tipo de movimento (rpido, interpolao linear, circular, etc.), e taxa de avano tambm deve ser uma das preocupaes do programador. Ns discutiremos estas outras consideraes durante conceito fundamental nmero trs. Programa CNC Quase todos controles de CNCs atualmente usam um nico formato de endereo de palavra para se programar. (As nicas excees para isto so certos controles sociveis). Atravs deste formato de endereo de palavra, queremos dizer que o programa CNC feito sobre sentenas de comandos. Cada comando composto de palavras CNC e cada qual tm seu endereo de letras e valores numricos. O endereo de letra (X, Y, Z, etc.) diz ao controle o tipo de palavra e o valor numrico diz ao controle o valor da palavra. Usado como palavras e sentenas no idioma portugus, palavras em um comando CNC dizem as mquinas CNCs o que que desejamos fazer com este bloco de comando. Uma analogia muito boa para o que acontece em um programa CNC encontrada em qualquer conjunto de instrues passo a passo. Por exemplo, voc tem algumas visitas de outra cidade que esto chegando para visitar sua companhia. Voc precisa escrever as instrues para se chegar do aeroporto local a sua companhia. Para fazer isto, voc deve primeiro visualizar o caminho do aeroporto at sua companhia. Voc vai ento, em seqncia, escrever cada instruo uma em baixo da outra.A pessoa que segue suas instrues executar a primeira instruo e ento seguir para a prxima at que ele ou

ela chegue a suas instalaes. De modo semelhante, um programador CNC manual deve poder visualizar as operaes de usinagem que devero ser executadas durante a execuo do programa. Ento, passo a passo, o programador dar um conjunto de comandos que fazem a mquina se comportar adequadamente. Embora um pouco fora do assunto, ns desejemos fazer uma observao importante sobre visualizao. Da mesma maneira que a pessoa dirige em uma viagem precisa visualizar o caminho a ser tomado, assim deve o programador CNC poder visualizar os movimentos que mquina CNC estar fazendo antes mesmo do programa ser desenvolvido. Sem esta habilidade de visualizao, o programador poder no desenvolver os movimentos corretamente no programa. Esta uma razo por que os operadores de mquinas fazem os melhores programas de CNC. Um operador experiente deve poder visualizar qualquer operao de usinagem de modo fcil e efetivo. Da mesma maneira que cada instruo de viagem concisa ser composta de uma sentena, assim v cada instruo dada dentro de um programa CNC ser composto de um comando. Da mesma maneira que a orao de instruo de viagem composta de palavras (em portugus), assim o comando CNC composto de palavras de CNC (em linguagem CNC). A pessoa que segue seu conjunto de instrues de viagem os executar explicitamente. Se voc cometer um erro com seu conjunto de instrues, a pessoa se perder a caminho de sua companhia. Em modo semelhante, a mquina CNC executar um programa CNC explicitamente. Se houver um engano no programa, a mquina CNC no se comportar corretamente. A baixo est um exemplo de um programa curto onde se deseja executar dois furos em uma pea em um centro de usinagem CNC. Lembre-se de que ns no estamos acentuando os comandos neste programa (entretanto as mensagens nas descries dos blocos deve deixar relativamente claro sobre o que est acontecendo em cada comando). No entanto nosso principal propsito aqui acentuar a estrutura de um programa CNC e o fato que ser executado em uma seqncia de blocos. Blocos de comando Descrio dos bloco
Bloco O0001 N005 G54 G90 S400 M03 N010 G00 X1. Y1. N015 G43 H01 Z.1 M08 N020 G01 Z-1.25 F3.5 N025 G00 Z.1 N030 X2. N035 G01 Z-1.25 N040 G00 Z.1 M09 N045 G91 G28 Z0 N050 M30 Descrio do bloco Nmero de Programa Seleciona as coordenadas, sistema absoluto e o fuso deve girar no sentido horrio a 400 RPM. Rpido para o local de XY do primeiro furo. Inicia a compensao de comprimento de ferramenta, rpido em Z para posio acima da superfcie para furar, liga o refrigerante. Avance para o primeiro furo a 3,5 polegadas por minutos. Rpido para fora do furo. Rpido para o Segundo furo. Avance para o Segundo furo Rpido para fora do segundo furo,desliga o refrigerante. Retorno para posio de referncia em Z. Fim de programa, rebobinar a fita.

As palavras e comandos neste programa no fazem muito sentidos a voc, portanto nosso intuito acentuar a ordem seqencial na qual o programa CNC ser executado. O controle ler primeiro, interpretar e executar o primeiro comando no programa. S ento ir para o prximo comando. Leia, interprete, execute. Ento seguir para o prximo comando e assim sucessivamente. Novamente, note a semelhana a dar qualquer conjunto de instruo passo a passo. Outras notas sobre programas CNC. Como j foi dito, programas so compostos de comandos e comandos so compostos de palavras. Cada palavra tem um endereo de letra e um valor numrico. O endereo de letra diz para o controle o tipo de palavra. Os fabricantes de controle CNC variam com respeito a como eles determinam os nomes das palavras (letra e direo) e os significados delas. No inicio o programador CNC deve se referenciar pelo manual do fabricante do controle para determinar como deve ser o significado e o endereo de cada palavra. Aqui est uma lista breve de algumas dos tipos de palavras e as especificaes de endereo de letra mais comuns. O - Nmero de Programa (Usado para identificao de programa) N - Nmero de Sucesso (Usado para identificao de linha) G - Funo Preparatria (Veja abaixo) X - Eixo X Y - Eixo Y Z - Eixo Z R - Raio F - Taxa de avano S - Rotao do fuso H - Compensao de comprimento da ferramenta. D - Compensao de raio da ferramenta. T - Ferramenta M - Funo miscelnea Como voc pode ver, muitos dos endereos de letra so escolhidos de uma maneira lgica (T para ferramenta 'tool', S para fuso 'spindle', F para taxa de alimento 'feedrat', etc.). Algumas requerem memorizao maior. H duas letras diretoras (G e M) que permitem designar funes especiais. A funo preparatria (G) especificamente usada para fixar modos de atuao da mquina. Ns j introduzimos modo absoluto que especificado por G90 e modo incremental especificado por G91. Estes so mais duas das funes preparatrias usadas. Voc deve se referenciar no manual de seu fabricante de controle para achar a lista de funes G e M da sua mquina. Como as funes preparatrias, as funes miscelneas (M) permitem uma variedade de funes especiais. Funes miscelneas so tipicamente usadas como interruptores programveis (como liga e desliga do fuso, liga e desliga o refrigerante, e assim por diante). Estas funes tambm so usadas para permitir programao de muitas outras funes das mquinas ferramenta CNC. A um novato, tudo pode parecer requerer muita memorizao para se programar CNC. Porm uma coisa boa precisa ser dita, que existem apenas

aproximadamente de 30 a 40 palavras diferentes usadas em programao CNC. Imagine se voc precisasse aprender programao CNC manual, isto seria como aprender um idioma estrangeiro que tem s 40 palavras, isso no deveria parecer muito difcil. Programao de ponto decimal Certas letras dos programas CNC permitem a especificao de nmeros reais (nmeros que requerem pores de um nmero inteiro). Exemplos incluem eixo X (X), o eixo Y(Y), e raio (R). Quase todos modelos de controles CNC atuais permitem usar um ponto decimal dentro da especificao de cada endereo de letra. Por exemplo, X3.0625 pode ser usado para especificar uma posio ao longo do eixo de X. Por outro lado, alguns endereos de letra so usados para especificar nmeros inteiros. Os exemplos incluem: o nmero da ferramenta (T), sucesso dos nmeros dos blocos (N), funes preparatrias (G), e funes miscelneas (M). Para estes tipos, a maioria dos controles no permite usar um ponto decimal. O programador principiante deve se referenciar nos manuais dos controles CNC do fabricante, onde estaro especificadas as letras que por ventura possuam pontos decimais. Outras funes programveis Todas inclusive as mquinas CNC mais simples tm funes programveis diferentes de apenas movimentos de eixos. Com a exploso da produo dos equipamentos CNC de hoje, quase tudo sobre a mquina programvel. Por exemplo, Centros de usinagem CNC permitem programar a velocidade e a direo de rotao do fuso, refrigerante pelo interior da ferramenta ou misturando-se leo refrigerante e ar comprimido, troca automtica de ferramentas, e muitas outras funes da mquina. E todas as formas de equipamentos CNC tero o prprio conjunto de funes programveis. Adicionalmente, certos acessrios como sistemas de sondas, sistemas que podem medir o comprimento da ferramenta, trocadores de pallets, e sistemas de controle adaptveis que tambm podem estar disponveis e requerero consideraes de programao. A lista de funes programveis pode variar dramaticamente de uma mquina para outra, e o usurio precisa aprender estas funes programveis para cada mquina CNC que fizer um programa. Em conceito fundamental nmero dois, ns daremos uma olhada nas formas diferentes de programao de mquinas ferramentas CNC.

Conhea sua mquina CNC. "Se voc j conhece as praticas de usinagem bsicas e como relacion-las com a mquina CNC que trabalha, voc j sabe o que que voc deseja fazer nesta mquina". Um usurio CNC tem que entender o funcionamento da mquina ferramenta CNC que esta usando. Enquanto isto pode parecer uma considerao bsica,

um usurio CNC deve poder ver a mquina de duas perspectivas distintamente e diferentes. Aqui no conceito fundamental nmero dois, ns estaremos vendo a mquina da perspectiva de um programador. Posteriormente, em conceito fundamental nmero sete, ns olharemos para a mquina do ponto de vista de um operador. Pratica de usinagem a chave do sucesso de QUALQUER mquina CNC. A primeira meta de qualquer novato em CNC deveria ser, entender as prticas de usinagem bsicas que se vai usar na mquina ferramenta CNC. Pense deste modo. Se voc j conhece as praticas bsicas de usinagem e como elas se relacionam mquina CNC que voc estar trabalhando, voc j sabe tambm o que voc quer fazer na mquina. Ser uma questo relativamente simples aprender a dizer a mquina CNC o que voc quer que ela faa (aprender a programar). Isto o motivo porque os operadores de mquinas fazem os melhores programas CNC, operadores, e pessoal de organizao que conhecem o que as mquinas so capazes. Ser uma questo relativamente simples de adaptar o que eles j sabem mquina de CNC. Por exemplo, um novato em torno CNC deveria entender como fazer o desbaste e o acabamento de contorno em torneamento, desbaste e acabamento de furos, etc. Como este tipo de mquina operaes mltiplas podem ser executadas em um nico programa, o novato tambm deveria conhecer os fundamentos de como programar completamente uma pea produto e as sucesso de operaes de usinagem que dever ser desenvolvida para tal pea. Este ponto no pode ser negligenciado. Tentar aprender sobre uma mquina CNC em particular sem entender a prtica de usinagem bsica relativa a esta mquina, seria como tentar aprender a voar um avio sem entender os fundamentos de aerodinmica de vo. Do ponto de vista de um programador, como voc deve comear aprender sobre qualquer nova mquina CNC, voc deveria concentrar em quatro reas bsicas. 1) Voc deveria entender a maioria dos componentes bsicos da mquina. 2) Voc deveria estar confortvel com as direes dos movimentos de sua mquina (eixos). 3) Voc deveria se familiarizar com quaisquer acessrios que equipem sua mquina. 4) Quais funes programveis voc deveria conhecer a fundo e saber como program-las em sua mquina. Componentes de mquina CNC. Como voc no um desenhista de mquina, para trabalhar com equipamento CNC importante saber como sua mquina CNC construda. Isto o ajudar a medir exatamente os limites do que possvel ser feito com sua mquina. Da mesma maneira que o piloto de um carro de rali deveria entender os fundamentos do sistema de suspenso para que quanto este sistema quebre e

precise ser consertado, tambm o funcionamento interno do sistema de combusto (entre outras coisas) para se conseguir o mximo desempenho do carro, desta forma deve o programador CNC entender os funcionamentos bsicos da mquina CNC para obter o mximo da mesma. De modo geral, para inclinar a mesa de um centro de usinagem, por exemplo, o programador deveria conhecer a mesa e seus movimentos limites lineares e angulares, o modo de ao do fuso e dos cabeotes, como esto montados na torre, e seus dispositivos de fixao. Normalmente esta informao publicada no manual de construo da mquina, inclusive os desenhos de montagens. Como voc deve ler o manual, aqui esto algumas questes sobre as capacidades da mquina que deveria saber. Qual a mxima rotao da mquina? Quais so as gamas de velocidade do fuso e o quanto tempo necessita para atingir a rotao solicitada? Qual a potencia do motor do fuso? Quais so os limites de cada eixo? Quantas ferramentas suporta o magazine de ferramentas da mquina? Que tipo de barramento so usados para movimentos desta mquina (encaixes normalmente quadrados, rabo de andorinha, lineares sobre rolamentos,etc). Qual a velocidade em modo "RAPID" da mquina? Qual a mnima e mxima taxa de avano de corte? Estes so algumas das perguntas que voc deveria estar se perguntando quando voc comea a trabalhar com qualquer nova mquina CNC. Verdadeiramente, quanto mais voc souber sobre as capacidades de sua mquina e suas montagens, o mais fcil ser para program-la. Direes dos movimentos (eixos) O programador CNC tem que conhecer as direes dos movimentos programveis (eixos) disponvel para a mquina ferramenta CNC. Os nomes dos eixos variaro de um tipo de mquina ferramenta para outra. Eles sempre sero referidos por um endereo de letra. Os nomes dos eixos mais comuns so X, Y, Z, U, V, e W para eixos lineares e A, B e C para eixos giratrios. O programador iniciante deveria confirmar estes designaes de eixo e direes (mais e menos) no manual do construtor da mquina. Como discutido no conceito fundamental nmero um, sempre que um programador deseja comandar movimento em um ou mais eixos, o endereo de letra que corresponde aos eixos correspondentes como tambm o destino de cada eixo especificado. Por exemplo: X35.00, diz para a mquina mover o eixo de X a uma posio de 35 milmetros do ponto zero do programa em X (assumindo que o modo absoluto de programar seja usado e que o sistema de medida seja dado em mm). O lanamento de eixo rotativo tambm requer um endereo de letra (normalmente A, B ou C) junto com o ponto final do movimento. Porm, o ponto final para um movimento de eixo rotativo especificado em graus (no polegadas ou milmetros). Um comando de eixo rotativo no modo absoluto de B45; Por exemplo, giraria o eixo de B a um ngulo de 45 graus do ngulo zero

do programa. O ponto de referncia para cada eixo. A maioria das mquinas CNC utiliza uma nica posio ao longo de cada eixo como ponto de referncia. Alguns fabricantes de controle chamam esta posio de retorno a zero. Outros chamam isto de "grid" de zeragem. Ainda outros chamam isto "home position". Embora isto seja chamado de vrios modos diferentes, esta posio de referncia requerida por muitos controles como um ponto de referencia preciso. Controles CNC que utilizam um ponto de referncia para cada eixo requerem que a mquina seja enviada a seu ponto de referncia em cada eixo como parte do procedimento de iniciao da mquina quando mesma precisa ser reinicializada aps seu desligamento.Uma vez que o procedimento esteja completo, o controle estar sincronizado com a posio fsica da mquina. A posio de referncia especfica para cada eixo variar de mquina para mquina. A maioria dos construtores de mquinas ferramenta CNC colocam suas referncias posicionadas no lado mais extremo de cada eixo. Voc precisa consultar o manual de seu construtor de mquinas ferramentas para saber se sua mquina incorpora uma posio de referncia e o quanto isto preciso. Acessrios para mquina CNC. A terceira rea que um que o usurio iniciante de CNC deveria se dirigir relacionado a outras possveis adies prpria mquina ferramenta bsica. Alguns destes acessrios so fabricados e recebem suporte do fabricante da mquina, e deve ser bem documentado no manual do fabricante. Outros acessrios podem ser feitos por terceiros e depois disponibilizados no mercado, neste caso as informaes do dispositivo no constaro no manual do fabricante de mquina, neste caso dever haver um manual em separado sobre o dispositivo. Exemplos de acessrios de CNC incluem sistemas de sondas "Probe system", dispositivos de medio de comprimento de ferramenta, sistema de psprocessadores especficos para medio, trocadores de pallets automticos, sistemas de controle adaptveis, e sistemas de automatizao. As listas de dispositivos de acessrios potenciais so incontveis hoje em dia. Funes programveis. O programador tambm tem que conhecer quais as funes da mquina CNC so programveis (como tambm os comandos relacionados). Com a baixa do custo dos equipamentos CNC, muitas vezes so ativadas muitas funes de mquina manualmente. Com algumas fresadoras CNC, por exemplo, as nicas funes programveis so os movimentos dos eixos. Enquanto que a rotao e direo do fuso, ligao e desligamento do leo refrigerante e sistema de troca de ferramenta so ativadas manualmente pelo operador. Por outro lado, com a exploso dos equipamentos CNC, quase tudo

programvel e o operador s ser exigido para carregar e remover a pea produto. Uma vez que o ciclo ativado, o operador fica livre para outras funes. O manual de referncia do construtor de mquinas ferramentas serve para informar quais funes de sua mquina so programveis. Para te dar alguns exemplos de como algumas funes programveis devem ser manuseadas, eles colocam algumas das funes programveis mais comuns junto com as palavras de programao relacionadas delas. Por exemplo:

Controle de rotao do fuso: S seguido de um valor numrico usado para especificar a velocidade do fuso (em RPM em centros de usinagens). M03 usado para girar o fuso sentido horrio. M04 gira o fuso no sentido ante-horrio. M05 desliga a rotao do fuso. Note: Para centros de torneamento tambm existe uma outra caracterstica chamada de velocidade de superfcie constante que permite especificar velocidade de fuso em ps de superfcie por minuto (ou metros por minuto). Trocador de ferramentas automtico (Centros de usinagem). Um "T junto com um nmero inteiro positivo" usada para dizer mquina que estao de ferramenta dever ser colocada no fuso. Na maioria das mquinas, um M06 diz para a mquina executar a mudana de ferramenta de fato. Troca de ferramentas (Em centros de torneamento). Um "T de quatro digitos" usada para comandar mudanas de ferramenta na maioria dos centros de torneamento. Os primeiros dois dgitos do T especificam o nmero de estao na torre e o segundo dois dgitos especificam o nmero de compensao a ser usado com a ferramenta. Por exemplo, T0101 especifica nmero de estao de ferramenta a pessoa com nmero um compensado. Controle de refrigerao. M08 usado para ligar o leo refrigerante no modo "flood" ou seja, injeo de liquido. Se disponvel, M07 usado para ligar o refrigerante no modo "mist" ou seja, nvoa (leo refrigerante com ar comprimido). M09 desliga o refrigerante. Trocador de Pallet automtico. Um comando de M60 usado para fazer mudanas de pallet comumente.

Outras caractersticas programveis Como j foi dito, funes programveis variaro dramaticamente de uma mquina para outra. Os comandos de programao atuais mais necessrios tambm variaro de construtor a construtor. Tenha uma lista de cdigo M (funes miscelneas) determinadas no manual do construtor da mquina ferramenta para conhecer mais sobre que outras funes podem ser programveis em sua mquina em particular. Cdigos M so comumente usados pelo construtor de mquina ferramenta para dar ao usurio a

possibilidade de liga e desliga de algum dispositivo da mquina CNC tal como liga e desliga o leo refrigerante, liga o trocador de ferramenta, etc. Em todo caso, voc precisa saber o que voc tem disponvel para ativar dentro de seus programas CNC. Para centro de torneamento, por exemplo, a ativao e desativao da mandbula de fixao da pea podem ser programveis. Se a mquina tiver mais de uma gama de rotao, comumente programvel. E se a mquina tiver um travador de barra, ser programvel. Voc pode at mesmo ativar e desativar o transportador de cavacos de sua mquina via programa. Tudo isto, claro que, so informao importante ao programador de CNC. Entendendo os tipos de movimentos nos CNCs. "Movimento efetivamente dominante na maioria das mquinas CNC requer mais que descrever como a mquina CNC determina a posio de ponto final de cada movimento". Durante o conceito fundamental nmero um, ns discutimos como so comandados os pontos finais para os movimentos de eixo utilizando o sistema de coordenada retangular. Durante aquela apresentao, porm, ns nos preocupamos apenas com descrever como a mquina de CNC determina a posio de ponto final para cada movimento. Comandar movimento efetivamente na maioria das mquinas CNC requer mais do que posicionar movimentos. Os fabricantes de controle CNC fazem isto to fcil quanto possvel para os comandos de movimento no programa. Para esses estilos de movimento do que preciso normalmente, eles do para o usurio CNC vrios tipos de interpolao. Entendendo as interpolaes. Diga por exemplo, voc deseja mover s um eixo linear em um comando. Voc quer mover o eixo X a uma posio com um avano lento direita do zero do programa. Considerando que o comando fosse X10. (assumindo o modo absoluto e em mm). A mquina removeria uma linha perfeitamente reta neste movimento (desde que s um eixo est movendo). Agora digamos que desejo para incluir um Y eixo movimento a uma posio de 10 milmetros em relao ao zero do programa (e juntamente com o Y atuasse o X voltando a zero). Ns diremos que voc est tentando fazer um chanfro na pea produto com este comando. Para caminhar numa linha perfeitamente reta e chegar ao ponto de destino programado nos dois eixos juntos, tem que haver uma sincronizao dos eixos X e Y neste movimentos. Tambm, se a usinagem ocorrer durante o movimento, uma taxa de movimento (feedrat) tambm deve ser especificada. Isto

requer interpolao linear.

Figura 1. O movimento 2 atual foi gerado com interpolao linear. Saiba que para mquina no ocorreu um nico movimento, mas sim uma serie de movimentos minsculos cujo tamanho do passo igual resoluo da mquina, normalmente 0.001mm.

Durante comandos de interpolaes lineares, o controle precisa e automaticamente calcular uma srie de nicas partidas de eixo muito minsculas, enquanto mantm a ferramenta to perto do caminho linear programado quanto possvel. Com as mquinas CNC de hoje, se aparecer que a mquina est formando um movimento de linha perfeitamente reta. Porm, na figura 1 (acima) mostra o que o controle de CNC est fazendo de fato durante interpolao linear. Em modo semelhante, requerem muitas aplicaes para mquinas CNC, por exemplo, que a mquina possa formar movimentos circulares. Aplicaes para movimentos circulares incluem raio de concordncia entre faces de peas, furos circulares de grandes e pequenos dimetros, etc. Este tipo de movimento requer interpolao circular. Como com interpolao linear, o controle gerar minsculos movimentos que se aproximam o mximo de caminho circular desejado. A figura 2 (abaixo) mostra o que acontece durante interpolao circular.

Figura 2. Este desenho mostra o que acontece durante interpolao circular.

Dependendo da aplicao da mquina, voc pode encontrar ainda outros tipos de interpolao disponvel. Novamente, os fabricantes de controle CNC tentam fazer isto to fcil quanto possvel para programar os controles deles. Por exemplo, em muitos centros de usinagem os usurios executam operaes de fresagem em linha em suas mquinas. Durante o fresamento em linha, a mquina tem que se movimentar em um modo circular ao longo de dois eixos (normalmente X e Y) ao mesmo tempo um terceiro eixo (normalmente Z) se movimenta num modo linear. Isto permite se usinar uma hlice da linha. Este movimento se assemelha a um movimento de espiral (entretanto o raio de uma espiral no constante). Sabendo que seus clientes precisam deste tipo de movimento para fresadoras de linha, fabricantes de centros de usinagem CNC oferecem outra interpolao caracterstica chamada helicoidal. Ainda outro tipo de interpolao pode ser requerido em centros de torneamentos que tm estampagem ao vivo. Por centros de torneamentos que podem girar ferramentas (como fresadoras de acabamento) na torre e tem um eixo de C para girar a pea produto, podem ser usados interpolao de coordenada polar para fresar contornos ao redor da periferia da pea produto. Interpolao de coordenada polar permite para o programador aplainar com o eixo rotativo, enquanto tratando isto como um eixo linear com a finalidade de fazer comandos de movimento. Os trs tipos de movimento mais bsicos. Enquanto sua mquina CNC particular pode ter mais tipos de movimentos (dependendo de sua aplicao), concentremos nos trs mais comuns disponveis em quase todas formas de equipamento de CNC. Depois de introduzir cada tipo de movimento brevemente, ns mostraremos um exemplo de programa que acentua o uso de todos os trs. Estes tipos de movimentos tm em comum duas coisas. Primeiro, eles so todo modais. Isto significa que eles permanecem em efeito at outro comando interromp-los. Por exemplo, se vrios movimentos do mesmo tipo forem usados consecutivamente, o G correspondente s aparecer no primeiro comando.

Segundo, o ponto final do movimento especificado em cada comando de movimento. A posio atual da mquina ser tomada como o ponto de partida. Movimento rpido (Tambm chamado de posicionamento) Este tipo de movimento usado para comandar movimento taxa de avano mais rpida da mquina. usado para minimizar tempos no produtivos durante o ciclo de usinagem. Usos comuns para movimento rpido incluem posicionamento da ferramenta para se iniciar um corte, movimentos de desvios de partes auxiliares tais como grampos, fixadores e outras obstrues, e em geral, qualquer movimento no cortante durante o programa. Voc tem que conferir o manual do construtor da mquina para determinar a taxa de movimentao rpida. Normalmente esta taxa extremamente rpida (algumas mquinas ostentam taxas rpidas de bem mais de 25m/min), significando o operador devem ser cautelosos ao verificar comandos de movimento rpidos. Felizmente, h um modo para o operador anular a taxa rpida durante verificao de programa. O comando que quase todas mquinas CNC usam para iniciar movimento rpido o G00. Dentro do comando de G00, o ponto final para o movimento determinado. Os fabricantes de controle variam com respeito ao que de fato acontece se mais de um eixo includo no comando de movimento rpido. Com a maioria dos controles, a mquina mover to rpido quanto possvel em todos os machados comandados. Neste caso, um eixo alcanar seu ponto de destino provavelmente antes dos outros. Com este tipo de comando rpido, movimento de linha reta no acontecer durante movimentos rpidos neste sentido o programador deve ter muito cuidado se h obstrues para evitar. Com outros controles, acontecer movimento de linha reta entre o ponto inicial e final do movimento, at mesmo nos comandos de movimento rpidos. Movimento em linha reta Este tipo de movimento permite ao programador comandar movimentos de linha reta perfeitamente como discutido anteriormente durante nossa discusso de interpolao linear. Este tipo de movimento tambm permite ao programador especificar a taxa de movimento (taxa de avano) ser usado durante o movimento. Movimento de linha reta pode ser usado a qualquer momento, um movimento cortante reto requerido enquanto se faz uma furao, um faceamento e ao fresar superfcies retas. O mtodo pelo qual a taxa de avano programada varia de um tipo de mquina para o outro. Em geral, centros de usinagens s permitem que a taxa de avano seja especificada em formato de por minuto (polegadas ou milmetros por minuto). Os centros de torneamento tambm permitem se especificar taxa de avano em formato de por revoluo (polegadas ou

milmetros por revoluo). A palavra G01 normalmente usada para especificar movimentao em linhas retas. No G01, o programador incluir o ponto final desejado em cada eixo. Movimento circular Estes tipos de movimento causam a mquina movimentos na forma de um caminho circular. Como discutido anteriormente durante nossa apresentao de interpolao circular, este tipo de movimento usado para gerar raios durante a usinagem. Toda a taxa de avano relacionado e pontos j ditos durante nossa discusso de movimento de linha direto se aplica aqui. Dois cdigos G so usados com movimento circular. G02 usado para especificar movimentos circulares direita (sentido horrio) enquanto G03 usado para especificar os movimentos circulares a esquerda (sentido ante horrio). Para se avaliar o qual usar, voc simplesmente precisa ter uma viso do movimento da mesma perspectiva que a mquina ver o movimento. Por exemplo, se fazendo um movimento circular em XY em um centro de usinagem, simplesmente veja o movimento do ponto de vista do fuso. Fazendo se um movimento circular em XZ em um centro de torneamento, simplesmente veja o movimento de sobre o fuso. Adicionalmente, movimento circular requer que por um meio ou outro, o programador especifique o raio do arco a ser gerado. Com os controles CNCs mais novos isto controlado por um "R" que simplesmente declara o raio. Com controles mais antigos, vetores direcionais (especificado por I, J e K) digam ao controle o local do ponto de centro do arco. Desde que controles variam com respeito a como so programados vetores direcionais, e desde que a palavra de R est ficando mais popular para designao de raio, nossos exemplos mostraro o uso do R. Se voc desejar aprender mais sobre vetores direcionais, recorra ao manual de seu fabricante de controle. Exemplo de programa mostrando trs tipos de movimentos. Neste exemplo particular, ns estamos fresando o contorno externo de uma pea produto. Note que ns estamos usando uma fresa de uma polegada de dimetro para usinar o contorno e ns estamos programando considerando o centro da fresa. Mais tarde, durante conceito fundamental nmero quatro, ns discutiremos um modo para programar a pea produto de modo que seja considerado o contorno da ferramenta (no o caminho de da linha de centro da ferramenta de corte).

Bloco de comando (linguagem de mquina) O0002 N005 G54 G90 S350 M03 N010 G00 X -.625 Y - .25 N015 G43 H01 Z -.25 N020 G01 X5.25 F3.5 N025 G03 X6.25 Y.75 R1.0 N030 G01 Y3.25 N035 G03 X5.25 Y4.25 R1.0 N040 G01 X.75 N045 G03 X - .25 Y3.25 R1.0 N050 G01 Y.75 N055 G03 X.75 Y - .25 R1.0 N060 G00 Z.1 N065 G91 G28 Z0 N070 M30

Descrio do bloco Nmero de Programa Seleciona o sistema de coordenadas, modo absoluto e fuso gira a 350 RPM sentido horrio Rpido para o ponto 1 Ativar a compensao de comprimento da ferramenta, rpido at superfcie de trabalho Mquina em movimento direto para o ponto 2, taxa de avano 3.5 pol/min. Movimento circular no sentido ante horrio CCW para o ponto 3 Mquina em movimento direto para o ponto 4 Movimento circular no sentido ante horrio CCW para o ponto 5 Mquina em movimento direto para o ponto 6 Movimento circular no sentido ante horrio CCW para o ponto 7 Mquina em movimento direto para o ponto 8 Movimento circular no sentido ante horrio CCW para o ponto 9 Rpido ao longo do eixo Z Vai para o ponto de referncia da mquina em Z Fim de programa, rebobinamento da fita

Se voc no conseguiu entender todos os comandos dados neste programa, concentre-se em entender o que est acontecendo no movimento comanda (G00, G01, e G02/G03). Com estudo, voc deveria poder ver o que est acontecendo. Pois as mensagens em parnteses servem para documentar o que est acontecendo em cada comando. Lembre-se que controles CNC variam com respeito a limitaes dos tipos de movimento. Por exemplo, alguns controles tm regras rgidas que regem o quanto de um crculo completo lhe permitem para fazer dentro de um comando circular. Alguns requerem vetores direcionais para comandos de movimento circulares em vez de permitir o "R". Alguns tm ciclos fixos para fazer chanfros e concordncias circulares em cantos, minimizando o nmero de comandos de movimento que devem ser dados. Embora voc deva estar preparado para variaes, e voc sempre deve conferir o manual do fabricante do controle para descobrir mais sobre os movimentos de sua mquina, pelo menos esta apresentao lhe mostrou os fundamentos de comandos de movimentos. Voc deveria estar apto a entender os movimentos bsicos de sua mquina particular e control-la com facilidade relativa.

Anda mungkin juga menyukai