Anda di halaman 1dari 7

1

GESTO ESTRATGICA DE CUSTOS: UM EXEMPLO PRTICO NA ADMINISTRAO PBLICA AUTOR


Antnio Roberto Silva Santos1

RESUMO

Neste artigo ser apresentado de forma bastante prtica, a importncia e a necessidade da gesto estratgica de custos na administrao pblica, destacando a sua aplicabilidade, fator fundamental para o alcance da eficincia e eficcia, ferramentas to necessrias para o crescimento e a constante busca de resultados no setor pblico, uma vez que, a gesto pblica anda carente destas peas propulsoras, que maximizam o produto final na mquina administrativa, produzindo assim, servios de qualidade, com os custos necessrios e evitando posteriores desperdcios desnecessrios, que s alimentam prejuzos administrao pblica. Faz-se necessrio, portanto, que os gestores pblicos, avancem na tomada de deciso, aplicando um planejamento adequado e sempre controlado, o qual permitir de forma ampla uma adequada gesto estratgica de custos. Seu objetivo geral est basicamente fundamentado em apresentar a necessidade da Gesto Estratgica de Custos e sua importncia na Administrao Pblica. Seu principal objetivo especfico ser de apresentar um exemplo prtico que comprove a possibilidade da aplicao da Gesto Estratgica de Custos na Administrao Pblica. Finalizando, vale ressaltar, que torna-se fundamental, que os rgos que exercem atividades fiscalizadoras, assim previstos na Constituio Federal, possam exigir, de forma planejada, que os gestores pblicos, passem a implementar, com uma determinada urgncia a contabilidade de custos governamental, dessa forma, a administrao pblica estar agindo preocupada com a sociedade brasileira, que o seu maior usurio.

Palavras Chaves: Gesto estratgica. Custos. Administrao Pblica. Eficincia. Eficcia. Sociedade.

ABSTRACT

This paper deals with a very practical way, the importance and necessity of strategic cost management in public administration, highlighting its applicability, which is fundamental for achieving efficiency and effectiveness as tools necessary for growth and the constant search for results in the sector public since the public management of these parts goes poor driving, that maximize the final product in the administrative machinery, producing, quality services, the costs involved and avoiding further unnecessary waste, which only feed losses to government. It is necessary, therefore, that public managers, move in the decision-making, applying a proper planning and always controlled, which will broadly adequate strategic cost management. Its general objective is fundamentally to present the need for Strategic Cost Management and its importance in public administration. Its main specific objective is to present a practical example demonstrating the possibility of the implementation of Strategic Cost Management in Public Administration. Finally, it is noteworthy that it is crucial that the agencies engaged in enforcement activities, as provided in the Federal Constitution may
1

Bacharel em Administrao Pblica pela Faculdade Regional da Bahia/UNIRB, CRA/BA n 17884. Cursando psgraduao Especializao em Gesto Pblica - Faculdade Visconde de Cairu/Salvador-BA. Servidor estatutrio da Prefeitura Municipal de Salvador/BA. Sargento do Exrcito no perodo de 1982 a 1990 e Instrutor de Segurana Privada. Email: arsilvasantos@gmail.com MSN: arobertossantos@hotmail.com

require, in a planned manner that public managers, spend to implement, with a particular urgency to government cost accounting thus, the government is acting concerned about the Brazilian society, which is its biggest User. Keywords: Strategic management. Costs. Administration. Efficiency. Effectiveness. Society.

1. INTRODUO

Face ao tema que nos foi colocado disposio pelo ilustre professor da Disciplina Gesto Estratgica de Custos na Administrao Pblica, do curso de Ps-graduao (Especializao em Gesto Pblica), vale ressaltar inicialmente que a LRF2, (Lei de Responsabilidade Fiscal), inserida como Lei complementar, trata-se de uma modalidade de diploma legal, prevista no Direito Positivo Brasileiro a partir da Constituio Federal de 19673, de quorum privilegiado, tendo a misso de normalizar os assuntos que a Carta Magna transfere explicitamente para ela. Partindo da idia principal, que justamente nosso foco essencial para elaborao deste artigo, onde ser apresentado de forma sucinta, a necessidade da Gesto Estratgica de Custos e sua importncia na Administrao Pblica, bem como, ser apresentado tambm um exemplo prtico que comprove a possibilidade da aplicao da Gesto Estratgica de Custos na Administrao Pblica. Portanto, diante da atual situao em que vive a administrao pblica brasileira, torna-se fundamental, que os gestores pblicos, tenham em mente, uma clara separao entre o que pblico e o que privado, pois estes, tero o dever de prestar contas de tudo o que faz, enfim, de todos os gastos.

2. FINALIDADE

um cdigo de conduta para os administradores pblicos brasileiros, que passa a valer para os trs Poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio), nas trs esferas de governo (federal, estadual e municipal). Ela veio para mudar a histria da administrao pblica no Brasil. Atravs dela, todos os governantes passaro a obedecer a normas e limites para administrar as finanas, prestando contas sobre quanto e como gastam os recursos pblicos.
3

Esta Constituio foi votada em 24.01.1967, comeou a vigorar em 15 de maro de 1967. Sendo elaborada pelo Congresso Nacional, este transformado em Assemblia Nacional Constituinte e j com os membros da oposio ja fora do poder, elaborou, sob forte presso dos militares, uma Carta Constitucional semi-outorgada que veio legalizar e institucionalizar o regime militar oriundo da Revoluo de 1964. (Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitucao_brasileira_de_1967), acessado no dia 12 de Maro de 2010.

Este artigo, tem o propsito de estudar as organizaes pblicas atravs da gesto estratgica de custos, uma vez que atuam em ambientes bastantes complexos e turbulentos. Vale salientar que, nesse contexto, as organizaes pblicas, precisam de forma permanente e inovadora, avaliar seus cenrios e tambm a atuao e seus processos de trabalho, principalmente no que refere-se aos gastos pblicos, sem esquecer da sua gesto, que fundamentalmente, estar em busca de resultados e melhoria de seu desempenho. Analisar a gesto estratgica de custos e sua importncia na Administrao Pblica, a finalidade deste artigo, e no seu decorrer ser apresentado um exemplo prtico que comprove a possibilidade da aplicao desta Gesto na Administrao Pblica. Para a elaborao deste artigo, ser usada a metodologia qualitativa, que fundamentalmente, a que se busca entender um fenmeno especfico em profundidade, portanto, assim ser o desenvolvimento deste trabalho, cujo contedo, trar de certa forma, solues prticas, que iro melhorar de forma sensvel o desempenho e o controle na administrao pblica.

2.1 OBJETIVO GERAL

Como trabalho final, da disciplina Gesto Estratgica de Custos na Administrao Pblica do curso de Ps-graduao - Especializao em Gesto Pblica, da Faculdade Visconde de Cairu4, est basicamente fundamentado em apresentar a necessidade da Gesto Estratgica de Custos e sua importncia na Administrao Pblica.

2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS

- Analisar a gesto estratgica de custos e os assuntos trabalhados em sala de aula; - Conceituar Gesto, Custos e Administrao Pblica; - Apresentar um exemplo prtico que comprove a possibilidade da aplicao da Gesto Estratgica de Custos na Administrao Pblica.

A Fundao Visconde de Cairu foi criada em 12 de maro de 1905, por integrantes de Instituies ligadas ao Comrcio da cidade do Salvador, com o objetivo de formao/preparao de mo-de-obra para o comrcio e de cnsules desta cidade. Em 1998, a Fundao implantou a Faculdade Visconde de Cairu (FAVIC) que, atualmente, oferece os cursos de Bacharelado em Administrao e Bacharelado em Turismo. E em 2004, percebendo as novas demandas exigidas pelo mercado e preocupada com a formao do professor, lanou o curso de Licenciatura em Pedagogia. Disponvel no site http://www.cairu.br/institucional/historia.php, acessado no dia 17 de Maro de 2010.

3. DESENVOLVIMENTO

Ressalta-se que, ao iniciarmos nossa fundamentao terica, vale citar, que o princpio bsico que norteou a elaborao da LRF, vem justamente, estabelecer que os gestores pblicos devem buscar o equilbrio entre as aspiraes da sociedade e os recursos que esta coloca disposio do governo, portanto, na administrao, neste caso, a pblica, importante salientar que:

[...] Administrao a atividade do que no senhor absoluto. Tanto na administrao privada como na pblica h uma atividade dependente de uma vontade externa, individual ou coletiva, vinculada ao princpio da finalidade; vale dizer que toda atividade de administrao deve ser til ao interesse que o administrador deve satisfazer. (DI PIETRO, 2008, p. 37)

Compreende-se que, na administrao pblica, os gestores precisam de maneira segura e confivel, atuarem de acordo com os princpios constitucionais, portanto, na gesto estratgica de custos, onde ocorre o planejamento tcnico para a realizao de obras e servios, todo o processo para que a execuo venha de fato ocorrer, deve passar por licitao pblica, dessa forma, no momento das exigncias da qualificao tcnica, surge os efeitos de uma planejada gesto estratgica de custos, neste contexto, vale ressaltar conforme a seqencia:

[...] ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes. (CONSTITUIO FEDERAL, 1988, Art. 37, Inc. XXI)

Destaca-se, nesse contexto, que ao refletirmos quanto questo da prestao dos servios pblicos brasileiros, surge o pensamento da avaliao da Gesto, fator preponderante para a reduo dos gastos pblicos, uma vez que, a preveno de riscos e a correo de desvios, so fundamentais em uma gesto pblica com transparncia, com a adequada aplicao dos recursos pblicos, na busca do controle das receitas e despesas pblicas, conforme descrito:

[...] A responsabilidade na gesto fiscal pressupe a ao planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obedincia a limites e condies no que tange a renncia de receita, gerao de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, concesso de garantia e inscrio em Restos a Pagar. (LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, 2000, Art. 1, 1)

Observa-se, que os gestores pblicos, nem sempre adotam uma postura tica adequada ao cargo, portanto, em determinadas situaes, acabam comprometendo sua responsabilidade, fator essencial para a transparncia pblica, haja vista, que no cargo pblico, o agente deve agir com tica e moralidade, atuando de acordo com os princpios constitucionais, nesse sentido, vale ressaltar:
[...] A responsabilidade pessoal ao agente: I - quanto s infraes conceituadas por lei como crimes ou contravenes, salvo quando praticadas no exerccio regular de administrao, mandato, funo, cargo ou emprego, ou no cumprimento de ordem expressa emitida por quem de direito. (CDIGO TRIBUTRIO NACIONAL, 1966, Art. 137, Inc. I)

Exemplificando um dos objetivos especficos deste artigo, torna-se essencial, apresentar um modelo prtico que comprove a possibilidade da aplicao da Gesto Estratgica de Custos na Administrao Pblica, portanto, usaremos o exemplo de uma Autarquia da Administrao Indireta da Prefeitura Municipal de Salvador5, uma vez que esta autarquia utiliza um produto desenvolvido pela Link Data6, utilizado para automao de procedimentos administrativos em todas as Secretarias, Fundaes e Autarquias vinculadas, com a utilizao de um nico banco de dados, de forma centralizada. Ressalta-se que, na Autarquia pesquisada, usado o software do Sistema ASI7, para pedidos direto ao almoxarifado, onde os materiais j encontram-se catalogados com todas as especificaes para uso nos diversos setores, evitando assim o desperdcio, aumentando a
5

Fundada como So Salvador da Bahia de Todos os Santos, uma cidade brasileira, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes so chamados de soteropolitanos, gentlico criado a partir da traduo do nome da cidade para o grego: Soterpolis, ou seja, "cidade do Salvador". Disponvel no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Bahia, acessado no dia 13 de Maro de 2010.
6

A Link Data Informtica e Servios Ltda, foi fundada em 1988. No decorrer desses anos tornou-se lder nacional no desenvolvimento e implantao de solues de gesto de materiais e de patrimnio. Com sede em Braslia, a Link Data possui filial na cidade de Salvador- Bahia e escritrios regionais no Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Disponvel no site http://www.linkdata.com.br/index.php, acessado nos dias 15 e 16 Maro de 2010.
7

O software ASI flexvel e integrado. Contempla os mdulos de patrimnio mobilirio, patrimnio imobilirio, almoxarifado, compras e contratos. A soluo de gesto oferecida pela Link Data, inclui ainda todo o servio de verificao e consistncia da base de dados, ou seja, o levantamento in loco dos bens permanentes dos rgos, com metodologia e equipe especializada.

eficincia e eficcia, alm do mais, uma poderosa ferramenta de auxlio aos gestores desses setores. Observa-se na rotina de trabalho da Autarquia pesquisada, uma vez que os diversos setores realizam seus pedidos de materiais, que a chefe do setor do almoxarifado no libera tudo que pedido. Por exemplo: num pedido de 10 (dez) resmas de papel, o almoxarifado s libera 04 (quatro), para que o estoque possa ficar sempre balanceado. Ressalta-se que todos os setores j possuem uma cota semanal, portanto, no almoxarifado, a chefe acionada pelo sistema quando existe excesso. Assim, se um determinado setor, precisar de uma quantidade de material, alm do que j foi pedido para toda a semana, ter que ligar para o almoxarifado e explicar o motivo, dessa forma, haver o atendimento das necessidades solicitadas, evitando assim o desperdcio. As figuras 01 e 02, mostram detalhes do Sistema ASI, utilizado pela Autarquia pesquisada.

Figura 01: Tela inicial Software Sistema ASI Fonte: http://www.sigm.salvador.ba.gov.br

Figura 02: Pedido de material - Software Sistema ASI Fonte: http://www.sigm.salvador.ba.gov.br

Compreende-se, que o Sistema ASI permite a coordenao de vrias unidades gestoras, almoxarifados e sub-almoxarifados simultaneamente, dentro das regras da lei pertinente, definindo regras contbeis de movimentao de materiais e sinalizando o excesso de pedidos de uma unidade requisitante, caso seja observado, elevao do consumo mdio mensal, contribuindo para a produo de resultados benficos administrao pblica.

CONCLUSO

Ressalta-se que, ao finalizarmos este artigo, torna-se necessrio afirmar, que os gestores pblicos, atentem para a importncia da gesto estratgica de custos, uma vez que, os

servios oferecidos sociedade, precisam apresentar consistncia, desde o seu planejamento at a execuo, no podendo faltar neste percurso, eficincia, eficcia e determinao para o desenvolvimento de todos os profissionais da rea pblica, principalmente dos envolvidos em obras e prestao de servios. Compreende-se que, os gastos efetuados na fabricao de bens ou de prestao de servios, assim como, a depreciao dos equipamentos e ferramentas, que so considerados custos, devem ser colocados como prioridade na administrao pblica, e levados a srio por todos os gestores. Na elaborao deste artigo, seu subsdio maior, foram as motivadas aulas presenciais, na Disciplina Gesto Estratgica de Custos na Administrao Pblica, ministrada pelo Professor Wellington Lzaro Barreto de Oliveira, no Curso de Ps-graduao - Especializao em Gesto Pblica, da Fundao Visconde de Cairu (CFV) Salvador/BA. Torna-se fundamental, relevar os agradecimentos ao ilustre professor Wellington Lzaro, que com toda sua habilidade e preparao, sendo possuidor de uma imensa carga de conhecimentos na rea pblica, alm disso, dotado de hbitos motivadores, soube usar de um carisma e envolvimento, mostrando a todos suas atribuies e objetivos, voltados para a disciplina em questo. Meus sinceros agradecimentos.

REFERNCIAS

BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do. Constituio da Repblica Federativa do Brasil/organizao Anne Joyce Angher 12. ed. So Paulo: Rideel, 2006. (Coleo de leis Rideel. Srie compacta).

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 21 ed. So Paulo: Atlas, 2008

FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa 2 ed. Rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

LEI COMPLEMENTAR N 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal LRF). NACIONAL, Sistema Tributrio. Cdigo Tributrio Nacional - Lei n 5. 172, de 25 de Outubro de 1966.

Anda mungkin juga menyukai