Anda di halaman 1dari 16

FUNES DA PALAVRA SE

28/06/2011 Ol, Pessoal! Tudo bem? Neste artigo comearemos a discorrer um pouco sobre a palavra se. Este vocbulo, a despeito de seu tamanho diminuto, de grande valia na lngua (eta trocadilho amarelo e chocho! Por favor, riam!!!). So tantas as funes exercidas por ele, que, pedindo licena para recorrer a uma hiprbole e clamando pela iseno de pagamento de direitos autorais, ousamos dizer que ele tem quase mil e uma utilidades. Tudo bem, pessoal, no para tanto! Mas que so vrias, so! Disso no h dvidas. Comecemos, pois, a ver as funes morfolgicas que pode assumir o citado lexema. (No a lei de Sema, minha vizinha, Dona Semramis. Sema para os ntimos. Mas sim um sinnimo para palavra. E l se foi outro trocadilho infame. Pedir que riam de novo abusar da bondade e da boa educao de vocs... Por favor, faam de conta que no fizemos isso.) Sem trocadilhos, doravante (Quase deixamos escapar mais um. Este fica para depois.), vamos ao que interessa. E o SE do ponto de vista morfolgico pode ser:

SUBSTANTIVO - quando vem antecedido por um pronome ou um artigo. Ex.: O se o vocbulo que estamos analisando neste artigo. A falta deste se prejudicou a verso final do texto.

CONJUNO SUBORDINATIVA - nesse caso poder ser uma subordinativa adverbial condicional introduz uma orao subordinada adverbial ou uma conjuno integrante introduz uma orao que exerce um papel tpico de substantivo. Ex.: No sabia se ia a Fortaleza. (Esse exemplo uma quase homenagem ao nosso querido Srgio e aos colegas dessa belssima cidade)

Observe que o se introduz a orao ia a Fortaleza, que exerce a funo de objeto direto do verbo saber, que est na forma sabia. O se assim uma conjuno integrante.

J no exemplo seguinte, o se uma conjuno subordinativa adverbial. Ele inicia uma orao subordinada que tem valor de advrbio para o verbo da orao principal. Ex.: Se estudarmos com afinco, seremos aprovados nos concursos. (E esse um estmulo a todos os nossos caros alunos concurseiros, que esto batalhando para conseguir uma boa vaga)

PARTCULA INTEGRANTE DO VERBO - vem unido a verbos pronominais (queixar-se, arrepender-se etc.) Ex.: O funcionrio queixava-se do desconto em seus vencimentos.

PARTCULA EXPLETIVA OU DE REALCE - quando unido geralmente a verbos intransitivos, para destacar o sujeito, sem que realize funo sinttica alguma. Ex.: Com o tempo, vo-se os arroubos juvenis e, muitas vezes infelizmente , dentes, cabelos, audio e que tais. (Vige, professor!!! O que que isso?)

PARTCULA APASSIVADORA OU PRONOME APASSIVADOR quando unido a verbo transitivo direto ou a verbo transitivo direto e indireto, na terceira pessoa. Ex.: Construram-se vrios estdios de futebol por conta da realizao da Copa do Mundo na frica do Sul.

PRONOME REFLEXIVO OU RECPROCO nesse caso forma a voz reflexiva. Nela o sujeito pratica e sofre simultaneamente a ao. Ex.: O garoto distrado cortou-se com a faca.

No prximo artigo, conversaremos sobre as funes sintticas do referido elemento lingustico.

Um forte abrao a todos e um timo estudo!

COMENTANDO UMA QUESTO SOBRE O VALOR SEMNTICO DAS PREPOSIES


20/06/2011 Ol, Pessoal! Tudo bem? Em nosso artigo postado no dia 30 de maio ltimo, conversamos brevemente sobre os valores semnticos das preposies. Dando continuidade a essa conversa, resolveremos aqui uma questo concernente ao referido tpico. A questo elaborada pela: Fundao Escola de Servio Pblico (Fesp) para o concurso visando ao preenchimento de vagas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) expe sem arrodeios aquilo que deseja do candidato: a identificao da alternativa em que a preposio ?a? tem valor de deslocamento espacial. Vejamo-la: (Alerj/Fesp) A preposio a com valor de movimento no espao foi utilizada na seguinte frase: A) Cumpriu tudo a risca. B) Daqui a um ms falarei tudo. C) Ao anoitecer, avistei um povoado. D) Sua vida de casada vai de mal a pior. E) Do Leme ao Leblon, o passeio fantstico. importante dizer que o emprego da ordem direta (sujeito, verbo e complementos) na construo do enunciado da questo e a brevidade dos perodos constantes nas alternativas facilitam para o concurseiro tanto a compreenso do comando do quesito quanto do sentido das frases das proposies. Na letra ?A?, a preposio ?a? junto com o substantivo feminino ?risca? indica uma relao de modo. A expresso significa exatamente, precisamente, literalmente. Na letra ?B?, a mesma preposio sugere um deslocamento futuro, mas de natureza temporal, circunstncia que no corresponde ao que pede a questo. A alternativa ?C? apresenta uma preposio ?a? com valor de tempo no sintagma adverbial ?Ao anoitecer?. Na proposio ?D?, a j referida palavra relacional tem sentido modal (=modo) na expresso de ?mal a pior?.

Em ?Do Leme ao Leblon? ? locuo adverbial presente na alternativa ?E?- a preposio ?a?indica um deslocamento entre esses dois bairros que so cartes postais do Rio de Janeiro. Portanto, configura-se a uma ideia de movimento no espao. isso a, pessoal! Valeeeuuu! Vamos em frente! Um forte abrao, um timo estudo e at a prxima! Ol, Pessoal! Tudo bem? Como combinado em nossa ltima conversa, vamos agora indicar alguns procedimentos que podem resultar em uma compreenso textual exitosa. Este artigo um quadro sucinto de certas estratgias a serem adotadas no trato com questes de interpretao de texto. bom lembrar que no se est fazendo a promessa de que, seguindo as sugestes propostas, o candidato alcanar o sucesso na inteleco da totalidade das questes. A inteno fornecer alguns indicativos que facilitem a captao das ideias contidas no texto e, dessa forma, atinja-se um melhor entendimento dele. A consequncia esperada ? todavia no garantida ? a reposta apropriada ao que se pede na questo Eis alguns indicativos de que caminhos devem ser trilhados, com o objetivo de chegar resposta correta, na leitura um texto: O ato de ler com a finalidade de responder a uma questo deve estar atrelado ao que pede o enunciado dela. Algo bastante bvio, mas muitas vezes negligenciado por candidatos um tanto desatentos ou vitimados por um excesso de subjetivismo no trato daquilo que leem com o propsito especfico: Acertar a resposta. Assim, uma estratgia se reportar ao enunciado e depois ao texto. Desse modo, o candidato pode evitar perda de tempo, caso a questo conduza apenas a uma parte especfica do texto. E, ainda que tenha de l-lo todo, ou apenas parcialmente, a anlise prvia do comando da questo propiciar uma leitura com o olhar j dirigido ao que realmente importante. Um outro procedimento para uma leitura bem-sucedida do texto o exame atencioso dele, destacando as partes que so reputadas como mais relevantes. Eles devem ser consideradas com calma e relacionadas s demais. necessrio tambm considerar com ateno o valor semntico com que algumas palavras esto aparecendo no texto em anlise. Como os vocbulos so polissmicos, muitas vezes o sentido em que esto sendo usados pode no corresponder expectativa mais comum do leitor. Isso prejudica a compreenso do que est sendo lido. imperioso tambm atentar para os conectivos, em especial as conjunes e locues conjuntivas, que esto sendo usados para articular os diversos segmentos do texto. Os operadores argumentativos estabelecem as relaes de sentido entre as diversas partes do texto, contribuindo assim para explicitar os sentidos pretendidos pelo

redator. Lembre que um mesmo conectivo pode ter sentidos diferentes a depender do enunciado em que est. Sobre isso j falamos em artigos anteriores. (Talvez seja til consult-los!) Urge ainda considerar o emprego de aspectos conotativos e irnicos de um texto, de modo a no ser enganado por uma compreenso meramente denotativa do que est sendo dito. Isso, claro, se o texto recorrer a tais expedientes. Outro fator relevante para a compreenso dos propsitos comunicativos do texto observar, quando possvel, a indicao referente ao veculo em que ele foi divulgado: jornal, revista, blog etc. A publicao em que o texto circulou originalmente pode dizer muito quanto ideologia contida nele. Deve-se observar tambm se o texto faz meno a outros textos, estabelecendo uma relao de intertextualidade. O dilogo entre textos pode esclarecer muito das intenes comunicativas previstas. Atente aos termos modalizadores - advrbios e locues adverbiais -, pois eles costumam relativizar o que dito, evitando a generalizao, aspecto responsvel por muitos equvocos de compreenso textual. Homnimos, sinnimos, antnimos e parnimos precisam ser analisados minuciosamente quando aparecerem, pois instauram gradaes de significado que podem perturbar o adequado entendimento do que se l. Textos multimodais, aqueles que conjugam palavras e imagens, devem ser analisados pela associao entre esses dois elementos. No tocante inferncia, possivelmente operao mais complexa no processo de leitura, ela ter de ser feita pela parceria entre um raciocnio atento aos sentidos latentes ao que est escrito e as sugestes aqui oferecidas. E algo que no deve ser esquecido, sob hiptese alguma, o fato de que as questes no pretendem saber o que pensa o leitor, mas sim aquilo que o texto diz expressamente ou permite concluir. Esperamos que as dicas fornecidas sejam efetivas. Aceitamos tambm comentrios, crticas e sugestes sobre aquilo que foi proposto neste artigo. Caso queiram dividir conosco o resultado da adoo dessas estratgias de leitura, ser para ns bastante til. Ficaremos felizes tambm em receber e analisar outras estratgias que vocs consideram eficientes e no foram citadas aqui. Torcemos por um retorno no tocante a esse assunto e a outros de interesse de vocs, caros leitores! isso a, pessoal!

VALORES SEMNTICOS DAS PREPOSIES

30/05/2011 Ol, Pessoal! Tudo bem? As preposies e as locues prepositivas esto includas na categoria das palavras relacionais porque estabelecem dependncia entre um vocbulo e outro e, em alguns casos, entre uma orao e outra. Embora no tenham funo sinttica, esses lexemas (= palavras) apresentam valores semnticos cuja identificao constitui um aspecto relevante para o correto entendimento de um texto. Tal aspecto costuma ser explorado por muitas bancas examinadoras. Dessa forma, vlido dirigir a ateno para ele. Vamos conhecer alguns dos valores semnticos mais recorrentes em provas: LUGAR OU ORIGEM Ex.: O irmo reside em Pernambuco. Ver de perto. Estar sob a mesa. Descender de famlia humilde. DIREO / DESTINO Ex.: Ele ir a Joo Pessoa hoje. Ir Bahia. MODO Ex.: A me observou o filho com ateno. Entrava na sala com cautela. POSSE Ex.: Pintaram a casa de Laura. Camisa de Fernanda. TEMPO Ex.: Morou em So Paulo por 10 anos. Viajei por cinco longos anos

DISTNCIA Ex.: So trezentos metros daqui ao armazm. De Recife a Caruaru so 130km. INSTRUMENTO Ex.: O fiscal anotava tudo a lpis. Ferir-se com a faca. CAUSA Ex.: Por ter gritado muito, ficou rouco. Com o progresso, tudo mudou radicalmente. Tremer de frio. COMPANHIA Ex.: Dagmar foi praia de Porto de Galinhas com os seus anfitries. Ele saa sempre com os amigos. FINALIDADE Ex.: Estudou muito para passar no concurso. Vir para ficar. Vir em socorro. AUTORIA Ex.: Msica de Djavan. Tela de Renoir. CONTEDO Ex.: Copo de (com) gua. PREO Ex.: Livro de dez reais. Comprou o livro por cem reais.

LIMITE Ex.: Estudar at no poder mais. Ir at a praia. OPOSIO Ex.: O Brasil jogar contra a Argentina hoje. Todos juntos contra a violncia! ASSUNTO Ex.: Conversvamos sobre cultura. Ele falou de tudo o que conhecia. isso a, pessoal!

APRENDA CANTANDO 5 SUING DOS TERMOS


04/10/2010 Ol, pessoal!

Ainda em nossa viagem pelos ritmos brasileiros, vamos quinta msica da srie APRENDA CANTANDO. Agora, uma pardia de um pagode... ax?... sei l! Bom! Acho que vocs conhecer melhor do que eu... rs Ser que vocs conhecem essa? hahaha... SUING DOS TERMOS (Msica original: Liberar Geral Terrasamba) O A-N-P-A-L Determina o adjunto adnominal Que legal! E os advrbios, o adjunto adverbial ! H tambm o predicativo REFRO (BIS)

Que vem do adjetivo E pode ser do objeto Ou do sujeito ativo! Com Marcelo assim! suing, suing pra voc e pra mim! E o vocativo, chama algum assim O aposto um termo vai explicar, Ou enumerar ... E o agente da passiva vem sempre Aps uma locuo verbal! REFRO ah! ah!

(BIS)

(BIS)

(Insert)

(BIS)

I - RESUMO DA TEORIA... TERMOS ACESSRIOSDA ORAO Adjuntos e Aposto 1. ADJUNTO ADNOMINAL A-N-P-A-L (artigo, numeral, pronome, adjetivo e locuo adjetiva). Funo determinante ANP Funo modificadora AL Ex.: As cinco belas modelos chegaram. Aquelas esposas fiis trabalham muito.

2. ADJUNTO ADVERBIAL sempre um advrbio ou uma locuo adverbial! Ex.: Estudamos muito bem, ontem.

Feriu-se com a faca. (de instrumento) Marcos saiu com os amigos. (de companhia) 3. APOSTO Informao adicional, extra, complementar. Ex.: Braslia, capital do Brasil, bela. (explicativo) Tenho dois filhos: Pedro e Fbio. (enumerativo) A cidade do Recife est muito violenta. (especificativo = pessoa, lugar, obra literria) Dinheiro, fama, poder, nada o iludia. (recapitulativo ou resumitivo = pronome indefinido) TERMO INDEPENDENTE DA ORAO 4. VOCATIVO Chamamento; pessoa com quem se fala. Ex.: Menino, venha c! Meu tio, Maria, muito legal. * VALE RELEMBRAR... 1. PREDICATIVO Estudado nos TERMOS ESSENCIAIS, um adjetivo ou palavra com valor de adjetivo utilizada aps o verbo. Ex.: Os alunos so inteligentes. (PDS) Fernanda comprou livros novos. (PDO) 2. AGENTE DA PASSIVA um TERMO INTEGRANTE e indica quem ou o que pratica a ao verbal sofrida pelo sujeito, numa orao com verbo na voz passiva, em que o sujeito paciente. Ex.: O deputado era respeitado por todos. sujeito paciente agente da passiva

Por isso, denominamos como suing dos termos... Um verdadeiro mix! rs

isso a, pessoal!

APRENDA CANTANDO 1 MERENGUE ORTOGRFICO (Letra e Msica)


21/06/2009

Ol, Pessoal! Fiquei muito feliz com os inmeros e-mails de vrias partes do pas que recebi, evidenciando a grata e inestimvel receptividade de todos quanto nossa proposta na srie Aprenda Cantando. Agradeo o carinho e as palavras gentis de todos vocs! A fim de atender aos pedidos de alguns leitores que no conseguiram localizar a letra da msica no artigo anterior, reenvio-lhes - letra e msica - juntos! Um forte abrao bem pernambucano e um bom estudo! Prof. Marcelo Bernardo marcelobernardo@euvoupassar.com.br

APRENDA CANTANDO 1 MERENGUE ORTOGRFICO (Msica original: Preta Beto Barbosa) Fera, olha pra mim! Para a ortografia aprender assim Oi oi oi ooooiiii ! Refro (BIS)

Eu uso H no final de interjeies Compostos com hfen, em dgrafos e seguindo as tradies!

Eu uso S Oso, osa, esa, isa, s, ense gostoso, polons, duquesa, poetisa e maranhense Pr e querer com o S vamos grafar E em depois de ditongos, vamos todos a regra respeitar , fera!

Refro ( Fera, olha pra mim!... )

(BIS)

Eu uso o Z para ez, eza , izar Vrios verbos e substantivos eles iro formar! (Com exceo de analisar, pesquisar e avisar...) E em palavras que vem de primitivas Onde Z l j est!

Eu uso o G Para o a , e , i , o , gio Pedgio, colgio, prestgio, relgio e refgio E nas palavras que vo terminar com -gem Vertigem, coragem... exceto pajem, lajem e lambujem , fera!

Refro ( Fera, olha pra mim!... )

(1 vez)

Eu uso o J Para verbos que terminam em -jar E em palavras indgenas Assim como o (c cedilha)

Sempre use X ps ditongos, me ou en. . . mas, cuidado com mecha, encher, encharcar E todos os seus derivados! , fera! Refro ( Fera, olha pra mim!... ) - BIS ESTUDANDO AS COORDENADAS (Msica original: Na ponta do p Mastruz com leite) E o professor mandou, mandou... Estudar as coordenadas E o professor mandou, mandar... As coordenadas estudar! REFRO (BIS)

Quando a conjuno tiver , de SINdtica eu vou chamar Mas tambm se no tiver, Assindtica ser! Ah, meu bem como gostoso... As coordenadas estudar! REFRO (E o professor mandou, mandou...) J estudei as aditivas: mas tambm, e, mas ainda H tambm as conclusivas: logo, por isso e portanto E as adver-sa-ti-vas: mas, porm, contudo, todavia, no entanto REFRO (E o professor mandou, mandou...) J estudei de todo jeito, Explicativa pois, porque Alternativa tem ou...ou, ora... seja... E quer...quer Ah!, meu bem, como gostoso! (BIS) (BIS)

S no aprende quem no quer! REFRO (E o professor mandou, mandou...) (BIS)

LNGUA PORTUGUESA

1 Compreenso e interpretao de textos

MB - O Cespe mescla bastante compreenso e interpretao de gneros textuais (sobretudo editoriais de grandes jornais e artigos de opinio). H maior nfase para a interpretao, sobretudo com o uso daquelas expresses j bastante conhecidas: inferese/pode-se inferir... e depreende-se. Nesse primeiro tpico do programa, incluem-se o estudo da parfrase (reescrever um texto, dizendo a mesma coisa com outras palavras; compreenso literal ou contextual do sentido de uma expresso ou trecho do texto), bem como de coeso e coerncia textuais. bom relembrar os processos coesivos de referncia (anafrica e catafrica, alm dos diticos), associados lingustica de texto.

2 Tipologia textual

MB - Este tpico aborda as cinco categorias tipolgicas (ou modos de organizao discursiva): descritivo, narrativo, dissertativo, expositivo (instrucional, informativo ou opinativo/expressivo). No somente do texto como um todo, mas tambm a identificao de caractersticas de qualquer um desses tipos textuais em fragmentos extrados do texto proposto. Vale ressaltar que um mesmo texto pode apresentar heterogeneidade tipolgica (mais de um tipo de texto, imbricados).

3 Ortografia oficial 4 Acentuao grfica

MB - So assuntos tm retornado ao cenrio das provas. Muitos candidatos tm descuidado muito de regras simples. Para acentuao: nfase em ditongos e hiatos (u/i), alm dos verbos derivados de ter e vir(acento diferencial). Para ortografia: s, z, x; grafia de algumas palavras como reivindicar (e no, reinvindicar), influi (e no,

influe), identidade (e no, indentidade), nas quais so feitas alteraes muito sutis, como se podem observar.

5 Emprego das classes de palavras 7 Sintaxe da orao e do perodo

MB - Optamos por associar esses dois tpicos do contedo programtico por uma razo bastante simples: o Cespe tem utilizado esses assuntos de forma bastante integrada, atravs da morfossintaxe. Vejamos: * Operadores argumentativos / conectivos (conjuno, preposio, advrbio e palavras denotativas), em processos de coordenao e subordinao, alm de valor semntico (sentido) desses operadores; * Morfossintaxe de termos: a funo sinttica desempenhada pelas classes de palavras; * Verbo: flexes e concordncia * Emprego de algumas formas pronominais, sobretudo oblquas e relativas, alm das palavras QUE e SE;

10 Regncia nominal e verbal 6 Emprego do sinal indicativo de crase

MB - Assuntos igualmente associados, em que um se inter-relaciona profundamente com o outro. A crase, sobretudo, um tpico de extrema relevncia. Estudar bem todos os casos dela!

8 Pontuao

MB - Um show parte... O assunto mais abordado em TODAS as provas! Prioridade meeesmo! No apenas as regras gerais, encontradas com bastantes exerccios em muitas gramticas, mas a flexibilidade no uso desses sinais. Vale a pena fazer vrios exemplos nas prprias provas do Cespe, para ir compreendendo o estilo de abordagem da banca.

9 Concordncia nominal e verbal

MB - Na concordncia nominal, pouco comum nas provas, relembrar a concordncia com o particpio e plural dos nomes (simples e compostos). J na concordncia verbal, essa mais comum nas provas, nfase na concordncia do verbo com o sujeito, alm de expresses coletivas/partitivas e verbos impessoais.

11 Significao das palavras

MB - Outro muuuito importante! Nas gramticas, aparece geralmente com o nome de semntica (sinnimos, parnimos...). Alm da anlise acerca da compreenso de palavras e expresses utilizadas no texto, o Cespe aborda muitssimo o valor semntico (sentido) dos operadores argumentativos / conectivos (conjuno, preposio, advrbio e palavras denotativas), em processos de coordenao e subordinao, como j mencionei.

Ufa! Enfim, conseguimos tecer alguns breves comentrios que, esperamos, sejam de grande utilidade para todos vocs - alunos, amigos e parceiros dessa grandiosa proposta pedaggica -, que so a nossa grande e maior motivao!

isso a, pessoal!

Anda mungkin juga menyukai