Anda di halaman 1dari 1

Unidade Escolar Heschia de Sousa Brito Professor: Genival Brito Disciplina: Biologia Aluno(a): ___________________________ Srie: 3 ano Turma:

____

Data: 05/09/2011 Ens.: Mdio Durao: 50 min N____


5. Sabendo-se que em determinada populao em equilbrio a frequncia de um gene autossmico recessivo de 30%, as frequncias de homozigotos dominantes e de heterozigotos sero, respectivamente: (Dados: p + 2pq + q) a) 9% e 42% b) 70% e 21% c) 49% e 9% d) 49% e 42% 6. (UFF-RJ) Em relao evoluo do homem, assinale a nica opo que NO est correta: a) Os homens primitivos, hoje extintos, evoluram a partir do macaco. b) Homens e macacos atuais possuem algumas estruturas anatmicas muito semelhantes. c) A postura ereta, embora vantajosa, torna o homem propenso a varizes, hrnias e outros problemas orgnicos. d) O homem to fraco em relao a outros predadores que sem inteligncia, dificilmente teriam sobrevivido. e) De 10 mil anos pra c, a evoluo do homem foi muito mais cultural do que biolgica.

Avaliao de Biologia
1. (UFPI) Ao observamos o voo de uma ave e o voo de um inseto podemos deduzir que as asas de cada um funcionam e so utilizadas para o mesmo objetivo. Entretanto, a origem embriolgica das asas de aves e insetos diferente. Essas estruturas so exemplos de: a) Estruturas homlogas. b) Estruturas anlogas. c) rgos Vestigiais. d) Fsseis. 2. (UNIVASF JULHO/2008) Considerando diferentes hipteses evolucionistas, analise as afirmaes abaixo e as respectivas justificativas. 1) O GAFANHOTO VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocnio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa caracterstica para os descendentes. 2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE VERDE! Segundo esse raciocnio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Conseqentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas caractersticas. As afirmaes 1 e 2 podem ser atribudas, respectivamente, a: a) Lamarck e Darwin. b) Hardy-Weinberg e Lamarck. c) Pasteur e Redi. d) Spallanzani e Hooke. e) Oparin e Miller. 3. (UFLA/2003) A teoria sinttica da evoluo se fundamenta basicamente em trs processos: 1. Processo que cria variabilidade, 2. Processo que amplia a variabilidade, e 3. Processo que orienta a populao para maior adaptao. So exemplos desses trs processos, respectivamente: a) recombinao gnica, mutao, seleo natural. b) recombinao gnica, seleo natural, mutao. c) seleo natural, mutao, recombinao gnica. d) mutao, seleo natural, recombinao gnica. e) mutao, recombinao gnica, seleo natural. 4. Em uma populao em equlibrio de HardyWeinberg, que apresenta uma frequncia de indivduos com o gentipo cc de 9%, sendo o gene C o alelo de c e ambos se encontrando em cromossomos autossmicos, as frequncias das classes genotpicas CC, Cc e cc sero respectivamente: (Dados: p + 2pq + q) a) 50%,41% e 9% b) 79%, 12% e 9% c) 70%, 21% e 9% d) 49%,42% e 9%

7. (Vunesp-SP) Trs populaes de insetos, X, Y e Z, habitantes de uma mesma regio e pertencentes a uma mesma espcie, foram isoladas geograficamente. Aps vrios anos, com o desaparecimento da barreira geogrfica, verificou-se que o cruzamento dos indivduos da populao X com os da populao Y produzia hbridos estreis. O cruzamento dos indivduos da populao X com os da populao Z produziam descendentes frteis, e dos indivduos da populao Y com os da populao Z no produzia descendentes. A anlise desse resultados permite concluir que: a) X,Y e Z continuaram pertencendo mesma espcie. b) X, Y e Z formaram trs espcies diferentes. c) X e Z tornaram-se espcies diferentes e Y continuou a pertencer mesma espcie. d) X e Z continuaram a pertencer a mesma espcie e Y tornou-se uma espcie diferente. 8. Comente a especiao por anagnese e por cladognese.

Anda mungkin juga menyukai