Anda di halaman 1dari 2

Custo social

O consumo abusivo de bebida alcolica, todos sabem, altamente prejudicial sade de qualquer pessoa. Mas tem reflexos negativos tambm na sociedade como um todo. Alm dos danos pessoais, o uso excessivo do lcool tem gerado gastos relevantes aos cofres pblicos. Como se no bastassem complicaes de sade, se gasta para reparar danos causados por acidentes de trnsito, sem contar, ainda, a perda de produtividade no ambiente de trabalho, problemas de desestruturao familiar, violncia domstica, violncia urbana, suicdios, entre outros.

So dados preocupantes e que justificam a instituio da lei seca, que j deveria ter sido implantada h muito mais tempo. Muitas vidas teriam sido salvas e muitos transtornos evitados. De acordo com a Organizao Mundial de Sade, o consumo abusivo de bebidas alcolicas gera, por ano, 1,8 milho de mortes. Ao uso abusivo de lcool esto relacionados pelo menos 60 tipos diferentes de doenas, sendo responsveis por 4% dos casos de morte no mundo. O lcool aumenta o risco de desenvolvimento de doenas crnicas como cncer de boca, de esfago e de fgado; doenas cardiovasculares; do aparelho digestivo, como a cirrose; alm de transtornos neuropsiquitricos, principalmente depresso.

Dados do Ministrio da Sade revelam que somente no perodo de 2002 a 2004, os cofres pblicos gastaram mais R$ 143 milhes com o tratamento de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso abusivo de lcool. H, ainda, outras conseqncias, igualmente graves, como acidentes automobilsticos. Consta que no Brasil, 38,4% dos adultos (que tm carteira de habilitao e costumam beber) possuem o hbito de associar bebida direo.

Para esses, fiscalizao dobrada, bafmetro e o rigor da lei. Algum precisa repor o que se gasta dos cofres pblicos em conseqncia da mistura errada chamada direo e lcool. Dirio MS -Quarta-feira, 31 de Agosto de 2011

Educao, o caminho
Apesar de todas as aes sociais adotadas pelos governos, seja municipal, estadual ou federal, o trabalho infantil continua sendo uma questo que desafia as autoridades, em praticamente todos os estados brasileiros. Da a importncia de se adotar polticas eficientes, de forma integrada, com a participao das trs esferas de governo e a constante mobilizao da sociedade. Para enfrentar a explorao da mo-de-obra infantil fundamental que se avance na integrao das polticas pblicas e se busque promover mudanas culturais, de forma que cada uma das regies do pas possa ser contemplada. Assim, estaria garantida a incluso das famlias e diminuindo, cada vez mais, a ocupao de crianas em qualquer tipo de trabalho. dever do Estado criar todas as condies para que nenhuma criana tenha que ser submetida ao trabalho infantil. Por isso, a sociedade deve cooperar e cobrar as decises, apontar eventuais falhas nos programas existentes e, principalmente, ajudar a identificar crianas em situaes de trabalho para que essas possam ser includas em algum dos programas assistenciais existentes. Com a participao mais efetiva da sociedade, seguramente so maiores as chances de se combater o trabalho infantil, melhorar os programas de apoio e, assim, combater com eficcia as injustias sociais e dar populao mais pobre, perspectiva de um futuro melhor, com sade, alimentao e moradia dignas. certo que para atingir condies ideais o governo precisa investir em educao, priorizar a alfabetizao e corrigir as desigualdades sociais. Dados estatsticos revelam que a baixa escolaridade, principalmente no campo, e a injusta distribuio de renda e educao so as principais causas das desigualdades no pas.

Dirio MS - Tera-feira,30 de Agosto de 2011

Exerccios
1- Faa um editorial sobre o seguinte assunto: ENEM 2011 2- Voc foi contratado por um jornal para ser o responsvel pela publicao do seu editorial. Na sua primeira matria procure impression-los. Faa um texto que venha corresponder a confiana que depositaram em seu profissionalismo.

Obs: Ao entregar seus textos sempre faa: a caneta; coloque nome,gnero e assunto; mnimo 20 linhas e mximo 30 linhas;

Anda mungkin juga menyukai