Anda di halaman 1dari 4

1 Avaliao de Qumica 07 de abril de 2010

Aluno:___________________________________________________________ Turma:____

1) Responda as questes:

a) Recentemente, pesquisadores franceses da Universidade de Orleans desenvolveram um reator para produo de biodiesel que reduz significativamente a quantidade de resduos produzidos durante o processo. Para conseguir tal proeza, a equipe utilizou um reator que utiliza um plasma para aumentar a eficincia e reduzir a produo de rejeito durante a produo do biocombustvel (adaptado do site inovao tecnolgica). Explique: O que o plasma? b) Uma amostra de um metal desconhecido colocada em uma proveta que contm gua. A massa da amostra 37,5 g e os nveis de gua, antes e depois da amostra ser adicionada, so vistos na figura a seguir. Qual dos metais apresentados a seguir provavelmente o metal da amostra (d = densidade do metal)?

(I) (II) (III) (IV) (V) (VI)

Mg, d = 1,74 g/cm3 Fe, d = 7,87 g/cm3 Ag, d = 10,5 g/cm3 Al, d = 2,70 g/cm3 Cu, d = 8,96 g/cm3 Pb, d = 11,3 g/cm3

2) cido fluordrico, HF, no pode ser estocado em frascos de vidro porque ele reage com o CaSiO3 do vidro. A equao no-balanceada para a reao ? (Dados: MM (Ca) = 40,08 g/mol; MM(Si) = 28,09 g/mol; MM (O) = 15,99 g/mol, MM (F) = 18,99 g/mol; MM (H) = 1,00) CaSiO3 (s) + HF(l) a. b. c. d. CaF2 (s) + H2O(l) + SiF2 (g)

Equilibre a equao. Quantos mols de gua so produzidos por 1,40 mol de HF? Quantos gramas de HF reagem com 10,0 g de CaSiO3? Quantos gramas de CaF2 so formados no item anterior (item c) supondo 100% de rendimento?

3) A nanotecnologia um campo emergente no qual projetos, como circuitos eletrnicos, so construdos a partir de componentes de tamanho molecular uma molcula por

vez. Suponha que voc se forme e venha a ser um engenheiro de nanotecnologia. Voc est trabalhando em um circuito de um componente que aceite um eltron como parte de um capacitor molecular. Voc escolhe utilizar um tomo de halognio para esta tarefa. Explique seu raciocnio sobre qual tomo de halognio ter a maior afinidade eletrnica (uma caracterstica que voc prefere ter nesse projeto de nanocircuito.) 4) Um engenheiro est projetando uma tubulao para transporte de gua residual contendo alta concentrao de ons Ca2+. Ele observa que a gua alcalina (pH elevado) e decide acrescentar uma soluo cida diluda de cido fsforico (H3PO4) neutralizar o pH da gua. Entretanto, ele observa o gradual entupimento da tubulao com um slido branco.

a) Qual a provvel causa do entupimento da tubulao? Mostre a equao qumica relevante ao processo.

b) Como voc resolveria o problema (neutralizar o pH bsico sem causar o entupimento da tubulao)? 5) O ar que enche os air bags automotivos na realidade gs nitrognio formado pela rpida decomposio da azida de sdio slida (NaN3). 2 NaN3 (s) 2 Na(s) + 3 N2 (g).

Se um engenheiro est projetando um sistema no qual um air bags de 35,0 L deve se encher a 1,25 atm a 25,0 C, que massa de NaN3 deve ser especificada? (dados Massa Molar do sdio: 23,00 g/mol, Massa Molar no nitrognio: 14,00 g/mol e R = 0,08206 L.atm.mol-1.K-1)

6) Numa experincia de laboratrio voc obteve um novo composto de ferro. A frmula do novo composto pode ser K[Fe(C2O4)2(H2O)2] ou K3[Fe(C2O4)3]. (Em cada uma destas frmulas, o on C2O42- o on oxalato). Para achar qual a correta, voc dissolve 1,356 g do composto em cido, o que converte o on oxalato a cido oxlico, 2 H+(aq) + C2O42-(aq) H2C2O4(aq)

E depois titula o cido oxlico pelo permaganato. A equao inica lquida, equilibrada, da titulao : 5 H2C2O4(aq) + 2 MnO4- (aq) + 6 H+(aq) 2 Mn2+ (aq) + 10 CO2(g) + 8 H2O(l)

Na titulao consomem-se 34,50 mL de KMnO4 0,108 M. Qual a frmula correta do composto de ferro? (Dados: Massa Molares: MM(K) = 39,09 g/mol; MM (Fe) = 55,85 g/mol; MM(O) = 15,99 g/mol; MM (C) = 12,01 g/mol; MM (H) = 1,00 g/mol)

7) Critique cada uma das afirmaes: (a) A entalpia padro de formao do Na(l) zero; (b) H (entalpia) = E (energia interna) para todas as reaes; (c) A Lei de Hess vlida porque a variao de entalpia depende do caminho da reao; (d) A variao de Energia Livre de Gibbs G negativo para um processo indica que ele espontneo e que ocorre rapidamente. 8) A entalpia molar padro de formao do Hf , da diborana B2H6(g), no pode ser determinada diretamente pois o composto no pode ser preparado pela reao pela reao direta do boro com o hidrognio. No entanto este valor pode ser calculado considerando-se as seguintes reaes: 4 B(s) + 3 O2(g) 2 H2(g)+ O2(g) B2H6 (g) + 3 O2 (g) 2 B2O3 (s); Hf = - 2543,8 kJ 2 H2O (g); Hf = - 484 kJ B2O3 (s); Hf = - 2032,9 kJ

9) Diga o sinal da variao de entropia, S , para os seguintes processos. Considere o sistema aberto e considere apenas o S nos sistemas (desconsiderando a variao de entropia da vizinhana do sistema) (marque sua resposta com um X no parntese) a) b) c) d) NaCl (s) Na+ (aq) + Cl- (aq) ; S = ( ) positivo; negativo ( ) H2O (g) H2O (l) ; S = ( ) positivo; negativo ( ) CO2 (aq) CO2 (g); S = ( ) positivo; negativo ( ) Na (s) + Cl2 (g); S = ( ) positivo; negativo ( )

10) Considere a dissoluo do cloreto de potssio (KCl); KCl (s) + H2O(l) K+(aq) + Cl- (aq);

Sabendo que este processo endotrmico ( H > 0); e que a energia livre de Gibbs dada por ; G = H - T S; Explique porque este processo espontneo. 11) O modelo atmico de Bohr explica com uma preciso bastante satisfatria o tomo de hidrognio. Entretanto, quando aplicado a tomos com mais de um eltron (como o tomo de hlio) h um erro significativo na previso das propriedades. Em 1926, o fsico alemo Erwin Schrdinger resolveu este erro introduzindo conceitos novos na descrio do modelo atmico de Bohr.

Explique quais os conceitos introduzidos por Schrdinger e por que o modelo atmico de Bohr falhava.

Anda mungkin juga menyukai