Anda di halaman 1dari 3

TJSP SMULAS (2011) Confira a relao das 25 smulas aprovadas relacionadas rea de Falncias e Recuperaes Judiciais.

s. Smula 38: No pedido de falncia, feita a citao por editais e ocorrendo a revelia necessria a nomeao de curador especial ao devedor. Smula 39: No pedido de falncia fundado em execuo frustrada irrelevante o valor da obrigao no satisfeita. Smula 40: O depsito elisivo no afasta a obrigao do exame do pedido de falncia para definir quem o levanta. Smula 41: O protesto comum dispensa o especial para o requerimento de falncia. Smula 42: A possibilidade de execuo singular do ttulo executivo no impede a opo do credor pelo pedido de falncia. Smula 43: No pedido de falncia fundado no inadimplemento de obrigao lquida materializada em ttulo, basta a prova da impontualidade, feita mediante o protesto, no sendo exigvel a demonstrao da insolvncia do devedor. Smula 44: A pluralidade de credores no constitui pressuposto da falncia. Smula 45: Quem no se habilitou, ainda que seja o requerente da falncia, no tem legitimidade para recorrer da sentena de encerramento do processo. Smula 46: A lei falimentar, por especial, possui todo o regramento do pedido e processo de falncia, e nela no se prev a designao de audincia de conciliao. Smula 47: O credor no comerciante pode requerer a quebra do devedor. Smula 48: Para ajuizamento com fundamento no art. 94, II, da lei n 11.101/2005, a execuo singular anteriormente aforada dever ser suspensa. Smula 49: A lei n 11.101/2005 no se aplica sociedade simples.

Smula 50: No pedido de falncia com fundamento na execuo frustrada ou nos atos de falncia no necessrio o protesto do ttulo executivo. Smula 51: No pedido de falncia, se o devedor no for encontrado em seu estabelecimento ser promovida a citao editalcia independentemente de quaisquer outras diligncias. Smula 52: Para a validade do protesto basta a entrega da notificao no estabelecimento do devedor e sua recepo por pessoa identificada. Smula 53: Configurada a prejudicialidade externa, o pedido de falncia dever ser suspenso pelo prazo mximo e improrrogvel de um ano. Smula 54: O registro do ajuizamento de falncia ou de recuperao de empresa no cartrio do distribuidor ou nos cadastros de proteo ao crdito no constitui ato ilegal ou abusivo. Smula 55: Crdito constitudo aps o pedido de recuperao judicial legitima requerimento de falncia contra a recuperanda. Smula 56: Na recuperao judicial, ao determinar a complementao da inicial, o juiz deve individualizar os elementos faltantes. Smula 57: A falta de pagamento das contas de luz, gua e gs anteriores ao pedido de recuperao judicial no autoriza a suspenso ou interrupo do fornecimento. Smula 58: Os prazos previstos na lei n 11.101/2005 so sempre simples, no se aplicando o artigo 191, do Cdigo de Processo Civil. Smula 59: Classificados como bens mveis, para os efeitos legais, os direitos de crditos podem ser objeto de cesso fiduciria. Smula 60: A propriedade fiduciria constitui-se com o registro do instrumento no registro de ttulos e documentos do domiclio do devedor.

Smula 61: Na recuperao judicial, a supresso da garantia ou sua substituio somente ser admitida mediante aprovao expressa do titular.

Smula 62: Na recuperao judicial, inadmissvel a liberao de travas bancrias com penhor de recebveis e, em consequncia, o valor recebido em pagamento das garantias deve permanecer em conta vinculada durante o perodo de suspenso previsto no 4 do art. 6 da referida lei.

Anda mungkin juga menyukai